Sie sind auf Seite 1von 4

Nas asas da paz, o guerreiro da liberdade!

MANDELA

A.B.C.

UNIDOS
DO
06.01.1991

A convocao Convocamos todos os homens livres, de corao e alma, homens livres em seus atos! Todos aqueles que buscam sem cessar a Paz, aqueles que, sem descanso, levam a liberdade a romper qualquer fronteira imposta. Convocamos todos os que possuam um esprito guerreiro, que tenham asas para voar alto. Intimamos a todos, a cantar a plenos pulmes, o que ser livre, incondicionalmente apaixonado pela vida, fiel escudeiro da Paz. Arauto da Felicidade! Convocamos enfim, cada um, a extravasar toda a sua energia em forma de alegria! Pela retina da folia, mgica e infinita, dar as mos, unidos por um mesmo ideal, buscando inspirao em um homem que fez da sua ideologia a de muitos, e da sua vida, a maior das lutas. Convocados ento, voaremos o mais alto que pudermos, conduzidos pela felicidade utpica, efmera e democrtica do carnaval. Salve Mandela, a igualdade, o respeito, a unio, a liberdade e a paz! ...Sonho com o dia em que todos levantar-se-o e compreendero que foram feitos para viverem como irmos . Nelson Mandela Fica decretado, em nome do povo, que hoje a expresso da liberdade se traduz pela fora das palavras! Livre das amarras impostas pela falta de viso, nossa festa celebrar com toda intensidade, o sentimento e o estado coletivo de felicidade. A Carta da Liberdade, pela poderosa voz da alegria, ganha vida. Vamos dar asas ao esprito!

O povo governar... E haver um s pavilho, conduzido com nobreza e magia, girando no alto com nosso braso soberano. No bailado da porta-bandeira, sob o olhar zeloso e atento do mestre-sala, afinal estar decretado que, agora chegou a nossa vez. Nossa gente bamba mostrar seu valor. Todos os grupos nacionais tero os mesmos direitos. Trabalhando em harmonia, vamos transformar em ferramenta comum, a igualdade, sambando e cantando a uma s voz, cada um a seu modo, dizendo no p, trazendo no gingado, a expresso definitiva da felicidade. A riqueza nacional ser distribuda pelo povo... E se multiplicar no ritmo da bateria, no corao da escola. Pelo trabalho e suor conjunto, pelo empenho incomum, fruto de uma paixo que no encontra limites. Convenes e leis sero abolidas, tocando cada um de forma singular. Em uma cadncia perfeita, instigando o sorriso farto e o aplauso sincero, folies em xtase, explodem de alegria! A terra ser repartida pelos que trabalham... E ser, aps semeada, o esteio do nosso sustento. Dela vir o alimento do corpo e da alma, rico e abundante, como um belo samba de melodia cativante e poesia mpar, que nutre nossa gente, os filhos da folia. Democrtico, o samba no conhece barreiras e invade desde grandes sales a simples lares, ganhando a avenida e nos carregando em delrio no balano do A.B.C. desfile. Dividido e multiplicado a cada ano, nos serve de identidade, de carto de visita e blsamo. Todos sero iguais perante a lei! Mscaras e fantasias nos sero entregues na concentrao, por onde caminharemos de mos dadas, j ansiosos pelo que est por vir e, ao envergar com naturalidade o traje, o portal da entrada de outro mundo...Esqueamos por horas as amarguras da vida diria. Incorporemos ao personagem a nossa essncia, nossa alma...Vistamos, literalmente, a fantasia, e ento, em verdadeiras ondas de folia, deitar e rolar, extravasando toda a alegria!

UNIDOS
DO

Todos usufruiro dos direitos do homem 06.01.1991 E no ser por meio de cenrios, de alegorias do cotidiano, de peas prontas que no nos permitem cobrar o que de fato nos devido. Ser com graa, com respeito. A liberdade com a garantia de brincar e cantar sem precisar se preocupar com o que vir. o dia da magia, da representao mais ldica da fantasia, onde nossos cenrios fazem parte da catarse que nos toma de assalto, onde somos destaques, reis e rainhas, em um universo que cruza o tempo e o espao, prova capital do que estar vivo.

Av. 17 de Abril, 81 - Canoas escola.unidosdoguajuviras@gmail.com (51) 9333-3125

Haver trabalho e segurana social.. Haver enredo no samba, cor na fantasia, conjunto, trabalho rduo e recompensa na folia...E, sem cessar, numa apoteose sem igual, poder gritar, lembrar do valor do algo mais de cada um. O mundo da fantasia depende de todos ns, sem vaidade. Depende de nossa doao, do sorriso e do pranto, da superao, de acreditar, de se alimentar de samba! Liberdade para a cultura e o ensino Para que eu me expresse... Que eu aprenda primeiramente na minha escola, sendo cativado pela tradio, pelas sementes plantadas pelos meus ancestrais, pura raiz de uma cultura, muitas vezes esquecida, guardada pela paixo e, levada adiante pelo corao, na raa, quase sempre na teimosia. Eles sim, so a cultura viva, incontveis amantes desta magia, no passo do samba do guri, na saia da tia que baiana, em cada componente, no samba enredo, na bateria, na galera das arquibancadas. Haver casas, segurana e conforto. Haver paz e amizade... Daqui da minha comunidade, do meu bairro, meu Territrio de Paz, meu tesouro, minha lio escrita, cantada em ritmo de samba, danada no ritmo da vida, uma instituio, um legado de valor inestimvel. No h fronteiras, paredes ou muros que dividam nosso mundo nem impeam nosso direito felicidade. Da minha casa, com a minha gente, minha mensagem atravessa o planeta e vem da A.B.C. inspirao do ideal de um homem. Minha escola hoje , e sempre ser, a voz maior a gritar, para que todos possam ouvir que, um dia que em breve chegar , a paz, a amizade, o amor e a liberdade abriro suas asas sobre ns. Nosso esprito ser um s, o de unio dos povos pela cultura, pela vida, pelo samba... por Mandela.

UNIDOS
DO

Voc no amado porque voc bom , voc bom porque amado. Nelson Mandela
06.01.1991

Autor do enredo: Jr Schall.

Av. 17 de Abril, 81 - Canoas escola.unidosdoguajuviras@gmail.com (51) 9333-3125

Das könnte Ihnen auch gefallen