Sie sind auf Seite 1von 15

Calculo de Custos na indstria grfica.

Clculo de custos na indstria grfica.


Gnesis Sistemas(11) 2088-3069 1

Calculo de Custos na indstria grfica.

ndice remissivo Pgina


Problemas na indstria grfica Sistemas de levantamento de custos Encargos sociais Horas extras Depreciao de equipamentos Despesas de manuteno e materiais auxiliares Despesas diretas e despesas indiretas Mtodo de rateio de despesas Clculo do nmero de horas produtivas (NHP) Criao de centros produtivos Vantagens do segundo e terceiro turno Total do custo fixo X Ponto de equilbrio Alquotas de impostos Clculo do preo de venda Clculo da contribuio marginal Custos na indstria grfica (artigo) Podemos ser alheios aos avanos tecnolgicos (artigo) 3 4 5 6 6 7 7 8 9 11 11 12 12 13 14 26 28

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.

Problemas na indstria grfica


A indstria grfica nacional enfrenta uma srie de problemas de ordem econmica, mas o maior problema o desconhecimento da forma correta do levantamento de custos e formao do preo de vendas. Dentre alguns problemas podemos destacar : Clculo de custos/hora de forma incorreta Por desconhecimento utiliza-se de mtodos errneos e arcaicos de custeio de oramentos. Clculos por milheiro, clculo errado do fechamento de preo de venda etc... Carncia na anlise de custo fixo e ponto de equilbrio. Falta de compreenso bsica de gesto de negcios. Vendas sem anlise de crdito Muitas vezes o empresrio com necessidade de fazer capital v um pedido e sem analisar a idoneidade do cliente simplesmente pega o pedido, comprometendo seu capital de giro no futuro. Super dimensionamento na avaliao da capacidade produtiva(horas/ms). Ao levantar o mapa de custos utiliza um nmero excessivo de horas produtivas esquecendose da ociosidade mdia, feriados, lanches, banheiro, manuteno de equipamentos e outras.
Vendas muito abaixo da capacidade produtiva prevista. Ao se calcular o mapa utiliza-se uma capacidade produtiva prevista acima da capacidade de venda mdia da empresa.

Compra de equipamentos sem necessidade. Sem uma anlise correta das necessidades do mercado e do rol de clientes e trabalhos, compra-se equipamentos que ficaro ociosos por s vezes mais da metade do ms. Isto geralmente feito para evitar terceirizaes, sem avaliar o problema do excesso de imobilizao de capital.
Compra de equipamentos comprometendo o capital de giro. Muitas vezes o empresrio compromete seu capital de giro comprando equipamentos e esperando pag-lo com o lucro obtido do mesmo, sem levar em considerao o tempo necessrio para se abrir novo mercado para o equipamento.

Excesso de estoques. Imobiliza-se grande quantidade de capital em estoques sem anlise do volume mdio de consumo, comprometendo o capital de giro e a capacidade de negociao. Venda acima da capacidade de capital de giro. Vende-se sem possuir capital de giro suficiente para suportar provveis inadimplncias e necessidade de reposio de estoques e compra de matria prima, tendo que recorrer a descontos de duplicatas. Desvio de recursos para fora da empresa de forma no planejada. Muitas vezes o empresrio confunde a empresa com sua vida particular, no estipulando metas para crescimento, reservas de capital para reposio de equipamentos, manuteno, encargos etc., fazendo retiradas fora da possibilidade da empresa, comprometendo o futuro a mdio e longo prazo.

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica. Desconto de duplicatas. Aps o erro do clculo de custo, talvez este seja um dos maiores problemas dos empresrios brasileiros. Alm de comprometerem seu capital de giro com os itens acima citados, recorrem a descontos de duplicatas com taxas de juros astronmicas para fazer dinheiro de forma instantnea, esquecendo-se que o lucro lquido mdio de uma empresa geralmente no ultrapassa 10 a 15%.

Sistemas de levantamento de custos


Existem vrios sistemas de levantamentos de custos para indstria, ABC, Burden, RKW. Os sistemas que mais se adaptou industria grfica foram o Burden e o RKW, sendo o Burden apenas uma variao do RKW. O RKW um sistema de clculo de custos criado na Alemanha e que utilizado amplamente na indstria grfica. Basicamente o sistema de levantamento de custos tem por objetivo levantar o custo hora dos centros de produo de uma empresa, o custo hora obtido ser utilizado no clculo do oramento. Para isto necessrio dividir a grfica em centros produtivos, que so: Arte final, fotolito, gravao, impressoras, acabamento, guilhotina etc.. Para calcular o mapa antes necessrio fazer o levantamento de todas as despesas. Toda indstria possui 3 tipos de custos ou despesas : DESPESAS FIXAS : As despesas fixas so aquelas que no variam de acordo com o volume de produo. Como exemplos destas despesas temos : Aluguel, salrios, vale transporte, telefone etc.. DESPESAS SEMI-FIXAS : So aquelas em que variam de acordo com o volume de produo mas por serem difceis de serem mensuradas a cada oramento, estipulamos um valor fixo baseado na mdia dos ltimos meses. Como exemplo destas temos : Energia eltrica, materiais auxiliares de produo como estopa, gasolina, blanquetas etc. DESPESAS VARIVEIS : Despesas que variam de acordo com o volume de produo e podem ser determinadas com preciso no momento do clculo do oramento. Como exemplo destas despesas temos : Papis, chapas, tinta, impostos, comisses, servios de terceiros etc.. OBS: As despesas variveis NUNCA so utilizadas no momento do levantamento do mapa de custos. Elas devem ser calculadas para cada oramento em questo. As despesas indiretas ou administrativas, sejam elas fixas, semi-fixas ou variveis sero rateadas nos centros produtivos de forma que estes absorvam os valores para compor o custo hora que ser utilizado no oramento. O valor total de despesas diretas produtivas mais as despesas indiretas(rateadas) ser dividido pelo nmero de horas produtivas de cada centro produtivo, calculando assim o custo hora.

Encargos sociais
Sobre os salrios de seus funcionrios o empregador ao governo em benefcios para o

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


empregado uma carga de tributos chamados encargos sociais. Estes ndices variam de acordo com o tipo de indstria, mas podemos de maneira geral classificar a industria grfica no seguinte esquema de encargos sociais : Os ndices abaixo so todos mensais. Empresas NO cadastradas no sistema SIMPLES : Encargo social Percentual Forma Pgto Frias Adicional constitucional Adicional de assiduidade 13o salrio INSS FGTS Seguro acidentes Salario educao SESI/SESC/SENAI SEBRAE Incidncia cumulativa Total 8,96 2,98 2,69 8,96 20,00
8,00 3,00 2,50 2,50

Anual Anual Anual Mensal Mensal Mensal Mensal Mensal Anual Demisso

0,60
8,68

Aviso prvio/resciso(mdia) 6,18


75,05

Empresas cadastradas no sistema SIMPLES : Encargo social Percentual Forma Pgto Frias Adicional constitucional Adicional de assiduidade 13o salrio FGTS Seguro acidentes Salario educao Total 8,96 2,98 2,69 8,96
8,00 3,00 2,50

Anual Anual Anual Mensal Mensal Mensal Demisso

Aviso prvio/resciso(mdia) 6,18


43,27

Os percentuais acima devero ser considerados no mapa de custos como parte integrante do salrio no momento do levantamento do custo hora.

Horas extras
Existem basicamente 2 tipos de horas extras.

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


1) A hora extra para suprir um problema de prazo de entrega motivada por uma deficincia na programao ou promessa para entrega rpida. 2) A hora extra para fazer um trabalho de grande volume que estoura a capacidade produtiva normal da grfica se esta somente trabalhar em horrio normal. Os dois tipos de hora extra acima so radicalmente diferentes. O primeiro pode representar um prejuzo ou diminuio do lucro da empresa porque o trabalho feito em regime de hora extra quando poderia estar sendo produzido em hora normal. Neste caso a empresa trabalha na hora extra e no prximo ou nos prximos dias tem ociosidade de mquina. O segundo benfico e age como um segundo turno porque vem a complementar o quadro produtivo. A empresa continuar trabalhando normalmente no horrio normal. OBS : As horas extras NO devero ser computadas no clculo do mapa de custos.

Depreciao de equipamentos
Existem dois tipos de depreciao : Contbil e Gerencial A depreciao contbil feita de acordo com a legislao em vigor e no interessa para a composio do mapa de custos. A depreciao gerencial a que utilizaremos para a composio do nosso mapa de custos. Devemos avaliar o equipamento e seu tempo de vida para que ao final de um determinado tempo a empresa possa repor ou comprar um equivalente ao equipamento em questo. Lembramos que o equipamento deve ser depreciado sempre pelo seu valor quando novo e ajustes devem ser feitos para atualizar este valor sempre para o valor atual(novo) de mercado dele mudar. Este valor NO deve ser ajustado com o passar do tempo para baixo como muitos imaginam, caso contrrio no final do perodo no haver reservas suficientes para rep-lo. A menos que o equipamento novo sofra um ajuste para cima ou para baixo. Exemplo : Suponhamos que temos um equipamento novo de 300.000 R$ que ter uma durabilidade de 10 anos(120 meses). Aps este perodo ele poder ainda ser vendido por 25% do seu valor atual, este valor chamado de residual. Ento o clculo da depreciao ser feito da seguinte maneira: Depreciao = (Valor Novo Residual) / Tempo Vida(meses) Depreciao = (300.000 25%*300.000) / 120 Depreciao = (300.000 75.000 ) / 120 Depreciao = 225.000 / 120 Depreciao = 1.875,00 Ou seja, todos os meses voc dever contabilizar para este equipamento uma despesa de R$ 1.875,00 para efeito de depreciao. Muitos grficos no utilizam a depreciao nos seus clculos como forma de competitividade no mercado. Este um erro imperdovel que comprometer a empresa a mdio e longo prazo. Pois ao cabo de 5 ou 10 anos a empresa no ter reservas suficientes para repor e modernizar seus equipamentos. O valor da depreciao deveria ser depositado em uma conta especial no final do ms e utilizado com o nico objetivo de repor o parque industrial.

Despesas de manuteno prevista de equipamentos


Todo equipamento necessita de manuteno de tempos em tempos. Ento como fazer para apropriar o valor da manuteno no mapa de custos?. Em um determinado ms pode-se ter um alto valor de manuteno e no prximo ms no

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


haver gasto nenhum. Se apropriarmos o valor gasto cada ms no mapa teremos uma oscilao do custo hora a cada ms, o que no bom. Portanto devemos fazer uma mdia dos ltimos 6 ou 12 meses de valores gastos com manuteno. O ideal que estes valores sejam apurados por equipamento e no no total, desta forma poderemos apropriar na conta de cada mquina o valor mdio de sua manuteno. No mapa voc apropriar o valor mdio de manuteno por ms e independente do valor realmente gasto este valor ser utilizado no mapa. De 12 em 12 meses bom fazer uma reavaliao desta mdia.

Materiais auxiliares de produo


So aqueles materiais que por serem de difcil avaliao no momento do clculo do oramento devem ser apropriados pela mdia mensal, constando assim do custo hora. Os materiais auxiliares devem ser levantados por centro de produo, ou seja, cada centro produtivo dever ter seu valor de material auxiliar mdio calculado. Exemplo : Centro de produo Arte final Gravao de chapas Fotolito Qumicos Impressoras Acabamentos Guilhotina Materiais auxiliares Toner, disquetes, papel, vegetal etc... Reveladores, gomas, qumicos em geral etc.. Durex, restauradores etc.. Estopa, querosene, restauradores, blanquetas, graxas, etc. Cola, Fitas adesivas, grampos, papel para pacotes, rotulos Rgua, Cera, afiao de facas etc..

Despesas diretas da produo


As despesas especficas da produo devero ser separadas por centros produtivos. Elas sero a base para as chaves de rateio que sero explicadas posteriormente. Das despesas diretas de produo temos: Salrios da produo: Arte finalistas, gravadores de chapas, impressores, auxiliares de impresso, brochuristas, cortadores etc.. Depreciao: Depreciao da arte, impressoras, equipamentos do acabamento, guilhotina etc.. Materiais auxiliares: Gastos em cada centro produtivo. Manuteno mdia: Para cada centro produtivo. Alm das despesas supra citadas ainda podem existem despesas diretas com certos centros produtivos como aluguel de equipamentos, contrato de assistncia.

Despesas indiretas (administrativas)


Todas as demais despesas sero consideradas indiretas. As despesas indiretas sero rateadas nos centros produtivos de acordo com critrios que sero explicados posteriormente. Estes critrios de rateio que caracterizam o sistema RKW. Alguns exemplos de despesas fixas e semi-fixas indiretas temos : gua

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


Aluguel Assistncia mdica Associao de classe Brindes e donativos Contratos de assistncia e manuteno Correios Despesas bancrias Energia eltrica Fretes e carretos Honorrios profissionais(Contadores/advogados) Taxas anuais(parcela mensal)(IPTU, Alvars, etc..) Lanches Materiais de escritrio Perdas diversas Retirada de scios Seguros Telefones Transporte (gasolina, leo, ...) Transporte (Manuteno automveis) Vale transporte Outras despesas fixas

Mtodo de rateio de despesas


Existem alguns mtodos bsicos para ratear as despesas indiretas nos centros produtivos. A principal pergunta a ser feita : Quanto cada centro produtivo dever absorver das despesas indiretas? De alguns dos mtodos de rateio que podemos usar destacam-se os seguintes :

Mtodo de rateio Pela rea ocupada

Observaes Cada centro produtivo absorver a despesa de acordo com a reaocupada por ele dentro da fbrica. Pode ser utilizado para ratear por exemplo o aluguel.

Pela potncia eltrica Pode ser utilizado por exemplo para ratear energia eltrica. Pelo valor imobilizado Pode ser utilizado para o rateio de seguros. Pelo subtotal de despesas Soma-se todas as despesas diretas do centro produtivo e utiliza este valor como chave para o rateio das despesas

Mtodo de rateio Observaes Aps anos trabalhando com mapa de custo a concluso a que chegamos que alguns mtodos de rateio apenas dificultam o levantamento do mapa, influindo muito pouco na forma em que o custo hora ser levantado. Portanto aconselho utilizar somente o mtodo do subtotal de despesas que o mais simples e funcional.

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


Os demais mtodos demandam um enorme trabalho extra na prospeco de dados de rea, potncia eltrica etc., e no final o resultado praticamente o mesmo. Exemplo prtico de como ratear valores: Suponhamos 3 centros produtivos: Solna, Gto, KBA Achamos primeiro o subtotal das despesas diretas de cada um dos centros produtivos. Centro prod Salrios Depreciac Manut. Mat.Auxiliar Sub-total Solna Gto KBA 1200,00 800,00 1800,00 400,00 300,00 2000,00 200,00 120,00 300,00 120,00 80,00 240,00 Total 1920,00 1300,00 4340,00 7560,00

Suponhamos agora que o total de despesas indiretas foi R$ 15.000,00. Para saber quanto cada centro produtivo dever absorver fazemos a seguinte conta: Rateado = (Subtotal c.produtivo / Total despesas produtivas) * Total despesa indireta No caso acima Centro produtivo Solna Gto KBA

Conta a fazer (1920/7560)*15000 (1300/7560)*15000 (4340/7560)*15000 Total

Rateado 3809,52 2579,36 8611,12 15.000,00

O valor rateado dever ser somado com o valor do sub-total de despesas de cada centro produtivo para se calcular o total de despesa apropriado para cada centro. Este valor ser dividido pelo nmero de horas produtivas mensal encontrando-se assim o valor hora. Centro produtivo Sub total Rateado Total Solna Gto KBA 1.920,00 1.300,00 4.340,00 3.809,52 2.579,36 8.611,12 Custo fixo 5.729,52 3.879,36 12.951,12 22.560,00

A soma da coluna total mostrar o total de despesas fixas ou custo fixo da grfica. Este nmero ser utilizado posteriormente para mostrar o ponto de equilbrio da empresa.

Nmero de horas produtivas


A determinao do nmero de horas produtivas crucial na preciso do levantamento do custo hora. O total obtido no item anterior Total=(sub-total+rateado), dever ser dividido pelo nmero de horas produtivas para se obter o custo hora do centro produtivo. Entende-se por Nmero de horas produtivas, o nmero de horas efetivamente trabalhadas pelo centro de custo. Para calcular este nmero devemos levar em considerao vrios fatores :
Nmero de dias teis do ano

Nmero de feriados do ano

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

Calculo de Custos na indstria grfica.


Tempo inicial para entrada no trabalho e preparao da mquina (15 mins) Tempo final para sada do trabalho, deixando a mquina limpa p/ prox. dia. Lanche, banheiro, cigarro etc.. Tempo mdio para manuteno de mquina. Folgas, Faltas.

A tabela a seguir demonstra como clcular do nmero de horas produtivos mximo para uma indstria no Brasil. Dias do ano 365 Sbados e domingos do ano Feriados(mdia por ano) Manuteno de mquina mdia em dias/ano Nmero de dias teis no ano Nmero de horas trabalhadas/dia Entrada (10 mins) Lanches (15 mins) Banheiro(10 mins) Ociosidade entre trabalhos(30 mins) Sada/prep.maq. p/prox.dia(15mins) Nmero de horas lquidas por dia Total de horas do ano (245 dias * 7,2h) Nmero de horas mdio/ms ( 1764 / 12) -104 -12 -4 =245 8,5 -0,15 -0,25 -0,15 -0,5 -0,25 7,2 1764 147

Portanto 147 horas o nmero mximo de horas efetivamente produtivas em um turno. Este o nmero de horas que devemos utilizar no mapa de custos. Suponha a tabela anterior que as mquinas solna e gto trabalham apenas 1 turno e que a KBA trabalha 2 turnos, ento poderamos concluir que o custo/hora das mquinas seria: Centro produtivo Sub total Rateado Total NHP Custo/hora Solna Gto KBA 1.920,00 3.809,52 1.300,00 2.579,36 4.340,00 8.611,12 5.729,52 3.879,36 12.951,12 147,00 147,00 294,00 38,90 26,30 44,00

OBS : O segundo turno geralmente no pode ser considerado com o mesmo nmero de horas(147) do primeiro turno. Geralmente a quantidade de horas trabalhadas um pouco menor. Para efeito de simplificao considerei os 2 turnos com 147 horas cada. Por que devemos utilizar o nmero de horas efetivamente produtivas e no podemos usar o tempo integral de trabalho?. Porque quando calculamos um oramento, utilizamos no clculo o tempo que a mquina ou funcionrio estaro produzindo, acerto, impresso etc., sem nos preocuparmos com os tempos ociosos.

Criao dos centros de custo produtivos


Dividir a empresa em centros de custo uma tarefa aparentemente bvia mas que requer

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

10

Calculo de Custos na indstria grfica.


um certo cuidado e anlise. Regras bsicas : a) Procure no criar um centro de custo que no possua pelo menos um funcionrio trabalhando no centro. b) No crie centros de custo para as mquinas de acabamento. Estas sero englobadas em um nico centro chamado Acabamentos. c) Procure englobar as mquinas tipogrficas no centro Acabamentos. Geralmente estas mquinas s so utilizadas para numerar e corte/vinco. d) Junte mquinas com caractersticas similares em um nico centro produtivo. Exemplo : Se voc possui 2 impressoras mono formato folha, crie um centro um centro chamado Mono Formato 2 ao invs de criar um centro para cada uma. Desta forma elas tero o mesmo custo hora. e) Se voc no possuir um sistema de clculo de oramentos informatizado ser mais fcil tratar a guilhotina e suas despesas como administrativas, desta forma ela ser rateada no custo hora dos demais centros de produo e no haver necessidade de se calcular guilhotina no oramento. No exemplo de centros seria: 1) Arte final 2) Gravao de chapas 3) GTO 4) Roland 00 5) KBA 6) Acabamentos 7) Guilhotina

Vantagens do segundo e terceiro turno


Suponha duas grficas com mesmo parque industrial, funcionrios com mesmo nvel salarial e despesas fixas semelhantes. possvel uma delas ter o custo/hora das mquinas menor que a outra? Sim, se uma delas trabalhar dois ou mais turnos. A vantagem dos demais turnos a melhor diluio das despesas indiretas e da depreciao que permanecer praticamente constante. Olhando-se o mapa de custos teramos um acrscimo na coluna salrios dos funcionrios produtivos para o segundo ou terceiro turno. Tambm haveria um acrscimo nas colunas de manuteno e material auxiliar. A coluna de depreciao permaneceria a mesma, pois a depreciao independe do nmero de turnos. As despesas indiretas aumentariam muito pouco, porque a maioria delas independe da quantidade de horas trabalhadas. Por exemplo o aluguel, a depreciao dos bens administrativos e a administrao no necessitar de funcionrios para os 2 ou 3 turnos. Portanto estes valores sero diludos em um maior nmero de horas produtivas. A coluna NHP ter um acrscimo, aumentando o divisor e portanto diminuindo o custo/hora. OBS : Um segundo turno s pode ser considerado se a empresa possuir um volume de vendas para preencher as horas produtivas previstas e ela efetivamente ocorrer.

Total de custo fixo x ponto de equilbrio.


Toda empresa grfica possui um custo fixo, ou seja, um custo que independente do volume de vendas e que dever ser pago.

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

11

Calculo de Custos na indstria grfica.


Estes custos foram explicados anteriormente, que so: Salrios, aluguel, energia, telefone etc.. A empresa s obter lucro quando o volume de vendas for suficiente para cobrir todas estas despesas. At ento a empresa estar trabalhando apenas para cobrir estes custos. Quando a empresa tem um volume de vendas tal que todos os custos mensais fixos foram cobertos, dizemos que a empresa atingiu o ponto de equilbrio ou seja nem lucrativa e nem est em prejuzo. As vendas a partir deste ponto computaro o lucro da empresa, no no valor total mas na soma das contribuies marginais. Baseado neste conceito podemos perguntar : Se a empresa tiver um faturamento no valor dos custos fixos mensais, ento ela atingiu o ponto de equilbrio? NO. Isto se d porque nos custos fixos no mapa no esto computados os valores que dependem do volume de faturamento, que so : Matria prima (papis, chapas, tintas, etc..) Servio de terceiros (plastificaes, corte/vincos, etc..) Comisses (vendedores, agncias) Impostos (ISS, PIS, Cofins, imposto de renda, etc..) Ento fazemos outra pergunta : Quanto necessrio faturar para atingir o ponto de equilbrio? Esta pergunta no tem uma resposta matemtica, porque os fatores acima so totalmente variveis. No possvel saber com antecedncia o valor gasto com matria prima. Cada servio poder utilizar matrias primas diferentes com valores diferentes. Pode ou no haver servio de terceiros. Da mesma forma existem trabalhos com comisses e trabalhos no comissionados. Os impostos tambm variam de acordo com o trabalho em questo. Para se saber se a empresa atingiu ou no o ponto de equilbrio necessrio acompanhar cada trabalho para saber o quanto este contribuiu para atingir os custos fixos. Isto ser explicado posteriormente em Contribuio marginal.

Alquotas de impostos
A legislao brasileira atual permite que a empresa opte por trs tipos de tributao:

Tributao pelo LUCRO REAL


Calcula-se primeiro o lucro operacional = Total receitas Despesas dedutveis
Imposto COFINS PIS/PASEP Cont.Social sobre lucro Imposto de renda Mtodo de clculo 3% do total de receitas 0,65% sobre o total de receitas 12% sobre o lucro operacional 15% sobre o lucro operacional

Impostos COFINS 3% do total de receitas PIS/PASEP 0,65% sobre o total de receitas Cont.Social sobre lucro 12% sobre o lucro operacional Imposto de renda 15% sobre o lucro operacional

Tributao atravs do LUCRO PRESUMIDO.


Neste caso o lucro operacional presumido, independente das despesas operacionais, ou

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

12

Calculo de Custos na indstria grfica.


seja os impostos sero pagos sobre o valor faturado. Existem alquotas de acordo com o faturamento anual da empresa.
Imposto at 120.000 / ano + 120.000/ano COFINS 3% sobre o total de receitas 3% do total de receitas PIS/PASEP 0,65% sobre o total de receitas 0,65% sobre o total de receitas Cont.Social 0,44% que 12% de 12% - 1%(*) 2,88% que 12% de 32% - 1% Imposto de renda 2,4% que 15% de 16% 4,8% que 15% sobre 32%

(*) 1% referente compensao aumento alquota de COFINS de 2% para 3%.

Tributao atravs do SIMPLES


O simples consiste numa alquota nica que engloba os seguintes tributos federais : PIS, COFINS, IRPJ, Cont.Social sobre lucro, IPI. Alm disto fica isento de: Encargos previdncia(parte da empresa), SESI, SEBRAE, SENAE, salrio educao. As alquotas so estipuladas conforme as faixas de faturamento :
Faixa receita anual Alquota p/ grficas Micro empresa At 60.000 3,5% At 90.000 4,5% At 120.000 5,5% Emp. Peq. Porte At 240.000 5,9% At 360.000 6,3% At 480.000 6,7% At 600.000 7,1% At 720.000 7,5% Restante ver IOB

Clculo do preo de venda


O clculo do preo de venda feito atravs da seguinte frmula : Preo de venda = Custo de produo / ( 1 TotIndices/100 ) O custo de produo o clculo da matria prima mais produo e servio de terceiros. Onde TotIndices o total dos percentuais que devero ser aplicados no oramento: Estes ndices so : Impostos, comisses e margem prevista. Exemplo : Total Impostos : ISS(3%), Outros(8,45%) 11,45 Comisses : Vendas(5%), agncia(10%) 15,00 Markup ou margem prevista (15%) 15,00 Total 41,45 Suponha um custo de produo de : R$ 850,00. Para se calcular o preo de venda aplicamos a frmula : Preo de venda = 850,00 / (1 41.45/100) Preo de venda = 850,00 / (1 0.4145) Preo de venda = 850,00 / (0,5855) Preo de venda = 1451,75 Para se provar que a conta est correta basta subtrair do preo de venda calculado os percentuais acima definidos, o valor dever ser o custo de produo. OBS : O Markup ou margem prevista apenas uma previso de lucro porque a empresa s tem lucro real aps atingir o ponto de equilbrio. At ento todo o valor faturado ser para pagar as despesas fixas, impostos, comisses e matria prima.

Determinao do menor preo de venda


Para determinar o menor preo de venda sem comprometer a empresa basta calcular o preo de venda com lucro previsto = 0%. O problema que voc dever vender todas as horas disponveis previstas do ms para ainda assim no ganhar um centavo. Cuidado com esta

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

13

Calculo de Custos na indstria grfica.


abordagem. Os fatores de risco e erros provveis do mapa e de previso de venda mostram que o mnimo deveria ser pelo menos 5% para resguardar a empresa.

Clculo da contribuio marginal


Dado um preo de venda calculado, qual o valor deste preo de venda que sobrar para a grfica para que ela cubra o custo fixo? ou seja, em quanto este oramento contribuir para fechar o custo fixo da grfica?. Este valor chamado de contribuio marginal do oramento. A soma das contribuies marginais dos trabalhos fechados mostrar o quanto a empresa j cobriu do seu custo. No final do ms a somatria das contribuies marginais poder ser: Menor que o custo fixo. Neste caso a empresa teve um prejuzo operacional. Igual ao custo fixo. A empresa atingiu o ponto de equilbrio e no teve nem prejuzo e nem lucro. Maior que o custo fixo. A empresa teve lucro. O lucro ser a diferena entre a somatria das contribuies marginais e o custo fixo. Frmula de clculo: Cont.Marginal = Preo venda Svc.3os Mat.Prima Impostos Comisses Exemplo : Suponha um oramento com os seguintes dados : Preo de venda 1800,00 Servios de terceiros 200,00 Matria prima 350,00 Comisses (15%) 270,00 Impostos (11,45%) 206,00 Cont.Marginal = 1800 200 350 270 - 206 Cont.Marginal = 774,00 R$ 774,00 o valor que sobrar do oramento vendido por R$ 1.800 para cobrir o custo fixo da empresa. Para cada ordem de servio emitida no ms voc dever acumular o valor da contribuio marginal, assim voc saber o dia em que a empresa atingiu o ponto de equilbrio. A partir daquele dia as ordens emitidas computaro lucro para a empresa.

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

14

Calculo de Custos na indstria grfica.

Custos na indstria grfica


As dificuldades enfrentadas pelo setor grfico tem aumentado dia aps dia. Falta de capital de giro. Fluxo de caixa negativo Incapacidade de investimentos em produo e novas tecnologias. Insolvncia com fornecedores. Etc... De onde vm estas dificuldades? Grande parte dos problema da industria grfica so problema comuns a todos os empresrios brasileiros, no s do setor grfico. Ao abrir uma empresa muitos donos so apenas tcnicos e conhecedores na area de produo. Compreendem muito bem todos os processos produtivos desde a pre-impresso, impresso at o acabamentos. Mas ser que isso s e suficiente para fazer com que a empresa funcione plenamente e seja lucrativa? No, ser empresario e muito mais que conhecer a parte tcnica de sua empresa, tambm imprescindvel que se conhea totalmente a administrao de custos. No basta apenas saber produzir, preciso saber por quanto se deve vender o trabalho produzido. A, sim, reside o problema da maior parte do empresariado. Utilizando mtodos arcaicos e sem fundamento, muitas vezes extrados da famosa Experincia adquirida ao longo do tempo, o empresrio cava dia a dia uma cova onde se enterrar ao longo de alguns anos. O mtodo para levantamento de custos para industrias com produo sob demanda foi inventada na Alemanha antes de 1950, e mais de 60 anos depois empresrios Brasileiros continuam

Gnesis Sistemas(11) 2088-3069

15

Das könnte Ihnen auch gefallen