Sie sind auf Seite 1von 9

Andrade Jr., Dahir Ramos et al.

Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares

Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares*


Oxygen free radicals and pulmonary disease
DAHIR RAMOS DE ANDRADE JNIOR, RODRIGO BECCO DE SOUZA, SNIA ALVES DOS SANTOS, DAHIR RAMOS DE ANDRADE

Os radicais livres de oxignio so molculas que apresentam eltrons no pareados em sua rbita externa, capazes de transformar outras molculas com as quais se encontram, como protenas, carbohidratos, lpides e o cido desoxirribonucleico. Essas molculas so geradas em situaes clnicas onde microambientes de hipxia so seguidos por microambientes de reoxigenao. Nesse grupo esto o choque hemodinmico, a septicemia, a resposta inflamatria sistmica, as hepatites fulminantes, o transplante de rgos, e a insuficincia respiratria, entre outras condies. Neste trabalho discutimos os principais conceitos sobre os radicais livres de oxignio: os principais tipos, sua formao e a forma como atuam sobre todas as estruturas celulares provocando leso tecidual significativa. Os principais sistemas de defesa antioxidante existentes para combater o estresse oxidativo so comentados, com destaque para a glutationa, superxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase e N-acetilcistena. A influncia dos radicais livres de oxignio sobre as principais doenas pulmonares tambm discutida, com nfase nos produtos do cigarro, doena pulmonar obstrutiva crnica, asma, apnia obstrutiva do sono e sndrome do desconforto respiratrio agudo.

Oxygen free radicals are molecules that present unpaired electrons in their outer orbit and can transform other molecules such as proteins, carbohydrates, lipids and deoxyribonucleic acid. Oxygen free radicals are produced in various clinical conditions in which hypoxic microenvironments are generated and reoxygenation follows. Such situations include clinical shock, septicemia, systemic inflammatory response, fulminant hepatitis, organ transplant and respiratory failure. In this review, we discuss the main concepts related to oxygen free radicals: the principal types and their formation, as well as the way in which they affect cellular structures and cause significant tissue damage. We present also the main antioxidants that guard against oxidative stress, including glutathione, glutathione peroxidase, superoxide dismutase, catalase, and N-acetylcysteine. The influence of oxygen free radicals on the principal pulmonary diseases are also discussed, with special emphasis given to oxygen free radicals in cigarette smoke, chronic obstructive pulmonary disease, asthma, sleep apnea syndrome and acute respiratory distress syndrome.

J Bras Pneumol 2005; 31(1): 60-8.

Descritores: Radicais livres de oxignio. Substncias antioxidantes. Estresse oxidativo. Pneumopatias.

Key words: Oxygen free radicals. Antioxidant substances. Oxidative stress. Lung diseases.

* Trabalho Realizado no Laboratrio de Investigao Mdica LIM-54, da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, So Paulo, SP. Suporte Financeiro - FAPESP
Endereo para correspondncia: Dahir Ramos de Andrade Jnior, Av. Paes de Barros 701, ap. 101, Moca, CEP 03115-020, So Paulo, SP. Tel: 55-11 3066 7029. E-mail: dahira@uol.com.br Recebido para publicao, em 30/5/2004. Aprovado, aps reviso, em 19/8/2004.

60

Jornal Brasileiro de Pneumologia 31(1) - Jan/Fev de 2005

INTRODUO
O conhecimento sobre os radicais livres de oxignio (RLO) tem despertado grande interesse nas ltimas dcadas, pelo papel desempenhado por essas molculas em vrias situaes clnicas da prtica mdica. As leses teciduais pelos RLO esto presentes em vrias condies, como choque hemodinmico, septicemia, resposta inflamatria sistmica, hepatites fulminantes, hepatite alcolica, transplante de rgos, insuficincia cardaca e respiratria, entre outras. O ponto comum a todas essas situaes clnicas a existncia de microambientes de hipxia seguidos por reoxigenao, ou de isquemia seguidos por reperfuso, condies que propiciam a gerao dos RLO. Os RLO so tomos ou molculas que contm oxignio e apresentam um eltron no pareado na sua rbita externa, e que so capazes de reagir com outras molculas contra as quais colidem, retirando eltrons destas substncias e modificando suas estruturas moleculares (1). A principal via de metabolismo do oxignio no organismo envolve a sua completa reduo gua, incorporando quatro eltrons ao final da cadeia respiratria. Se houver reduo do oxignio com um nmero menor de eltrons, ao longo da cadeia respiratria, haver produo de radicais livres de oxignio intermedirios. Os principais RLO conhecidos so: singlet de O2, hidroxila (*OH), superxido (*O2-) e perxido de hidrognio (H2O2). Gerao de radicais livres de oxignio Como referido anteriormente, a completa reduo do oxignio molecular gua ocorre atravs da recepo de quatro eltrons ao final da cadeia respiratria. Contudo, se ocorrer reduo do oxignio por um nmero menor de eltrons, diferentes RLO podem ser formados, como ilustrado a seguir:

tambm forma o radical *OH(2). Esta reao em particular foi primeiramente observada por Fenton, em 1894. H duas fontes principais do radical hidroxila nas clulas: Decomposio do perxido de hidrognio pela reao de Fenton: Fe+2 + H2O2 Fe+3 + *OH + OHe interao do perxido de hidrognio com o radical superxido atravs da reao de Haber-Weiss: O2- * + H2O2 O 2 + H2O + *OH O radical hidroxila tambm pode ser formado quando uma forma reduzida do cobre entra em contato com o perxido de hidrognio, conforme observado na reao: Cu+ + H2O 2 Cu+2 + *OH + OHEste RLO o mais reativo de todos, e o que apresenta meia vida mais curta(1, 3). importante destacar que quanto mais curta for a meia vida de um RLO, maior ser a instabilidade de sua configurao eletrnica, e portanto, maior ser a rapidez com que ir retirar eltrons de outras molculas. Para o radical hidroxila, por exemplo, a capacidade de difuso antes de reagir estimada ser de dois dimetros moleculares apenas. Este RLO reage amplamente com aminocidos, fosfolpides, cido desoxirribonucleico (ADN), cido ribonucleico e cidos orgnicos. Estas reaes so principalmente de trs tipos: subtrao de tomo de hidrognio (ex. metanol); adio de elementos a um anel aromtico (ex. ADN); e transferncia de eltrons (ex. cloro). Radical superxido O radical superxido menos reativo que o radical hidroxila, e formado a partir da reduo do O2 com um eltron. Em condies fisiolgicas gerado principalmente nas mitocndrias, microsomas e peroxisomas(4). Apresenta meia vida mais longa do que o hidroxila, sendo capaz de reagir com as molculas por mais tempo. As reaes desencadeadas pelo radical superxido podem gerar os radicais hidroxila e peroxil. Em meio cido, este RLO rapidamente forma perxido de hidrognio (H2O2). Em meio neutro ou de alto pH, a dismutao do

O2 + e- > *O 2 - (radical superxido) O2 + H2O > *HO2 + OH- (radical perhidroxila) *HO2 + e- + H+ > H2O2 (perxido de hidrognio) H 2O2 + e- > *OH + OH- (radical hidroxila)

Radical hidroxila O radical hidroxila (*OH) pode formar-se pela fisso homloga da ligao O-O da molcula de H2O2. A simples mistura de H2O2 com sal de ferro (II)

61

Andrade Jr., Dahir Ramos et al. Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares

superxido catalisada pela enzima superxido dismutase (SOD)(5, 6). O radical superxido apresenta pequena reatividade molecular, e duvidosa a sua capacidade de causar danos significativos s estruturas celulares. Este RLO pode reagir com o xido ntrico para formar o peroxinitrito, capaz de oxidar e transferir nitrato para aminocidos de vrias protenas pulmonares, causando a inibio dessas protenas. Perxido de hidrognio formado principalmente pelo radical superxido protonado em meio com baixo pH. Embora o H2O2 no seja um verdadeiro RLO, pode reagir com metais redox-ativos como ferro e cobre, produzindo novos RLO. Alm disso, tem meia vida longa e grande capacidade de se difundir atravs das membranas celulares hidrofbicas (com difuso semelhante da gua), ampliando o efeito txico da reoxigenao. Fontes biolgicas de radicais livres A maior via biolgica de formao do RLO o transporte de eltrons associado s membranas mitocondriais. Acredita-se que a ubiquinonacitocromo b o mais provvel stio de formao de superxido (7) . Grande parte do radical superxido formado nas mitocndrias convertido em H2O 2 pela superxido dismutase mitocondrial, podendo haver sada da molcula de perxido de hidrognio para o citosol. O microsoma e as membranas nucleares tambm contribuem para o sistema transportador de eltrons, atravs dos citocromos P-450 e B5, que podem produzir RLO. A mudana na posio da isoenzima do citocromo P-450 tambm pode influenciar no potencial de formao dos RLO, atravs de um processo ainda no esclarecido. Acredita-se, no entanto, que este fenmeno esteja relacionado com o balanceamento do citocromo P-450, atravs da soma de baixo e alto estados de energia do spin. A mudana para o estado de alta energia poderia resultar em crescimento da produo de superxido e H2O2, pelo aumento da reduo do citocromo P-450(8). Os RLO so formados em ambientes de reoxigenao vindos da cadeia respiratria mitocondrial, bem como de fontes citoplasmticas como a enzima xantina oxidase. A xantina oxidase catalisa a reao da hipoxantina com oxignio, produzindo cido rico e o radical superxido(9). Para que esta reao ocorra necessrio que haja um tempo

mnimo de hipxia, quando existir a degradao completa do ATP em hipoxantina, bem como a converso de xantina desidrogenase em xantina oxidase. Foi demonstrado em modelo de cultura primria de hepatcitos que o tempo mnimo de hipxia prvio reoxigenao, necessrio para gerao significativa dos RLO, situa-se em torno de duas horas(10). As clulas tambm produzem RLO por outras fontes: enzimas oxidantes (aldedo oxidase, flavina desidrogenase, ciclooxigenase, NADPH oxidase e sistema citocromo P450 oxidase); auto-oxidao de pequenas molculas (catecolaminas, flavinas e hidroquinonas); e sistema de carregadores de eltrons microsomais e das membranas nucleares, entre outras(1). Os RLO so difceis de se detectar nos ensaios experimentais pela sua meia vida extremamente curta. Para superar essa dificuldade tcnica, muitos mtodos tm surgido baseados na deteco de produtos estveis formados pela ao dos RLO em substratos especficos. Os hidroperxidos so os produtos estveis formados durante a peroxidao de lipdios insaturados, como cidos graxos e colesterol. Entre os mtodos disponveis para a deteco dos hidroperxidos, destacam-se o TBARS e o mtodo qumico FOX (ferrous oxidation in xylenol orange). O mtodo TBARS um dos mais utilizados para estudos de peroxidao lipdica, e baseado na reao do malondialdedo com o cido tiobarbitrico. um mtodo simples e sensvel para mensurao da peroxidao lipdica, embora no seja muito especfico(11). O mtodo qumico FOX destaca-se pela sua simplicidade, baixo custo, e vrias vantagens tcnicas (12). O mtodo FOX baseado na oxidao do Fe+2 (sulfato ferroso amoniacal) a Fe+3 pelos hidroperxidos em meio cido. Na presena de hidroperxido formase um complexo qumico entre o on ferro e a substncia xilenol orange, produzindo cor azulprpura(13). Este mtodo mostra-se apropriado para estudos com amostras biolgicas, como a medida de hidroperxidos em membranas de eritrcitos, hepatcitos, ou outros tipos celulares. Sistemas de defesa contra a agresso oxidativa O conjunto das substncias que neutralizam os efeitos danosos dos RLO constitui o sistema de defesa antioxidante. Enzimas como SOD, catalase e glutationa peroxidase no esto exclusivamente no citosol, mas tambm nas mitocndrias, onde

62

Jornal Brasileiro de Pneumologia 31(1) - Jan/Fev de 2005

grande parte dos RLO produzida(14). sugeriu, recentemente, uma Davies classificao compreensiva do sistema de defesa antioxidante, que seria dividido em defesa primria e secundria. A defesa primria incluiria complexos antioxidantes, como vitamina E, A e C, glutationa e cido rico, e enzimas antioxidantes varredoras de RLO, como a SOD, a catalase, e as peroxidases. A defesa secundria, por sua vez, seria composta por enzimas lipolticas, fosfolipases, enzimas proteolticas, enzimas reparadoras de ADN, endonucleases, exonucleases e ligases. A glutationa reduzida, um tripeptdeo gamaglutamil-cistena-glicina, o tiol de baixo peso molecular mais abundante presente em virtualmente todos os sistemas celulares dos mamferos. A versatilidade de suas propriedades qumicas faz com que ele sirva como um redutor eficiente, atravs da interao com numerosos componentes oxidantes como *O 2- , H 2O2 e *OH. A glutationa reduzida est presente em altas c o n c e n t ra e s n o l a va d o b ro n c o a l ve o l a r, conferindo proteo ao pulmo contra a injria oxidativa. Sua importncia confirmada em estudos onde a sua depleo tem sido relacionada com risco maior de doena pulmonar(16). A dismutao do superxido a H2O2 pela SOD freqentemente includa na defesa antioxidante primria, porque esta enzima atua diretamente na preveno do acmulo do radical superxido, atravs da reao: SOD *O2- + *O2- H2O2 + O2 A taxa de dismutao do superxido induzida pela SOD aproximadamente 10 4 vezes maior do que a dismutao qumica(17). A superxido dismutase classificada em trs tipos distintos dependendo do metal que contm: Cu/Zn-SOD (citosol), Mn-SOD (mitocndria) e Fe-SOD. A SOD extracelular abundante no tecido pulmonar, e protege o pulmo do estresse oxidativo. Entretanto, seu papel na asma ou em outras doenas das vias areas no est completamente esclarecido(18). A SOD extracelular parece exercer um papel importante na reduo da leso pulmonar provocada por RLO em modelos animais, aps a administrao de bleomicina (19). A enzima catalase considerada o maior componente da defesa antioxidante primria,
(15)

atuando na catlise da decomposio de H2O2 em gua e dividindo esta funo com a glutationa peroxidase. Na presena de baixos nveis de H2O2, os perxidos orgnicos so eliminados preferencialmente pela glutationa peroxidase, enquanto que em altas concentraes de H 2O 2 predomina a ao da catalase. A catalase pode ter um papel protetor contra alguns tumores, como o cncer de pulmo. Em um estudo com 24 pacientes portadores de cncer de pulmo, a atividade de catalase encontrava-se significativamente diminuda no tecido tumoral em comparao com o pulmo normal (20). A N-Acetilcistena uma droga mucoltica, que possui propriedades antioxidantes por ser precursora da glutationa reduzida. O uso dessa substncia em 1219 pacientes que foram internados com doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) descompensados reduziu em 30% o risco de re-internao de uma forma dosedependente (21). Uma meta-anlise concluiu que o uso prolongado de N-Acetilcistena diminuiu o nmero de exacerbaes agudas em pacientes com bronquite crnica (22). O uso crnico de NAcetilcistena tambm foi benfico em reduzir as exacerbaes agudas em pacientes com DPOC moderada a grave (23). Em pacientes com DPOC o uso crnico de N-Acetilcistena diminuiu os nveis exalados de H2O2, sugerindo que o efeito benfico dessa substncia ocorra por este mecanismo (24). Danos celulares causados por radicais livres de oxignio Reao de radicais livres com protenas A oxidao dos aminocidos pelos RLO induz a mudanas fsicas nas protenas que eles compem, que so distribudas em trs categorias: fragmentao, agregao e suscetibilidade digesto proteoltica (25) . O fenmeno da fragmentao devido aos RLO foi documentado com a albumina e o colgeno (26, 27) . As protenas so seletivamente fragmentadas nos resduos de prolina (radical hidroxila), bem como nos aminocidos histidina e arginina (que esto em ntima associao com os metais de transio). O radical hidroxila pode ser o principal responsvel pela agregao das protenas, devido a sua capacidade de formar ligaes cruzadas entre elas. A degradao

63

Andrade Jr., Dahir Ramos et al. Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares

proteoltica o resultado das alteraes grosseiras da conformao protica que podem ocorrer pela ao dos RLO. Reao de radicais livres com lipdios Estudos in vitro tm demonstrado que a peroxidao de cidos graxos poliinsaturados usualmente envolve trs processos operacionalmente definidos: iniciao, propagao e terminao(28). A fase da iniciao ocorre com a formao de um conjugado dieno pela subtrao de um tomo de hidrognio pelo RLO com reatividade suficiente(2). A fase de propagao da peroxidao lipdica decorre da interao do oxignio molecular com o carbono, com formao do radical hidroperxido, que subtrai hidrognio de outras molculas de lipdio, resultando no hidroperxido lipdico(2). Com a ajuda de metais catalticos, a decomposio dos hidroperxidos resulta na formao dos radicais alcoxil e peroxil que podem iniciar uma reao em cadeia, propagando a peroxidao lipdica. A seguinte seqncia de reaes ilustra o fenmeno: Lpide - H + *OH *Lpide + H 2O (fase de iniciao) *Lpide + O 2 *Lpide - O2 (formao de hidroperxido) *Lpide - O2 + Lpide - H *Lpide + Lpide - O2H ( hidroperxido lipdico) A peroxidao lipdica a maior fonte de produtos citotxicos, como os aldedos, produzidos pela decomposio de hidroperxidos (29) . Os principais cidos graxos que sofrem peroxidao lipdica na clula so o linoleico, o araquidnico, e o docosahexanico, alm de outros cidos graxos poliinsaturados(1). Peroxidao de carbohidratos Sagone Jr et al.(30) mostraram que a oxidao da glicose pode ser tanto um meio de varrer os radicais hidroperxidos, quanto tornar-se fonte de RLO. Wolff et al.(31) demonstraram que monossacardeos simples rapidamente sofrem auto-oxidao sob condies fisiolgicas, formando os complexos dicarbonil e H2O2. A glicose oxidada pode reagir com as protenas, em um processo denominado

glicosilao ou glicao. Modificao do genoma Foram observados aproximadamente 20 tipos de alteraes oxidativas do ADN pela ao dos RLO. O nvel de dano estimado atinge de 8 a 83 resduos/ 106 de desoxiguanosina, aumentando com a idade, no fgado, rim e bao, mas no no crebro(32). A leso do ADN mitocondrial merece destaque, pois a mitocndria a fonte mais importante de RLO, e o seu ADN est exposto a nveis altos de radicais livres. Por este motivo, o ADN mitocondrial parece ser o alvo preferencial para muitos xenobiticos qumicos carcinognicos(33, 34). A leso do ADN induzida pelo radical hidroxila inclui alteraes de bases e quebra da molcula. Dos cinco principais componentes do ADN, a timina e a citosina so as bases mais suscetveis aos danos causados pelo ataque do radical hidroxila, seguidas pela adenina, guanina e o acar desoxirribose(35). Doenas pulmonares e o estresse oxidativo Fontes de radicais livres no pulmo Muitas clulas do parnquima pulmonar so capazes de gerar RLO, como as clulas endoteliais, clulas alveolares tipo II, clulas Clara, clulas ciliadas da via area, e os macrfagos alveolares(36). Os sistemas geradores de RLO no pulmo so semelhantes aos de outros tecidos. Relao dos radicais livres com danos pulmonares Na maioria das vezes, as expresses isquemia/ reperfuso e anxia/reoxigenao so correspondentes. Entretanto, no tecido pulmonar h uma diferena entre elas, pois o oxignio est presente nos alvolos durante a isquemia pulmonar. Nesta condio, o oxignio alveolar ajuda a manter o metabolismo aerbico, retardando a hipxia(37). Alm disso, diferentemente de outros tecidos, os pulmes entram em contato com o oxignio por duas vias: perfuso e ventilao. Hipxia ou anxia resultam em queda intensa dos nveis de ATP, com maior degradao desta molcula, levando ao aumento da produo de hipoxantina. Com a reintroduo do oxignio no meio atravs da reperfuso e/ou ventilao, forma-se o radical superxido pela ao da xantina oxidase sobre a hipoxantina. Este fenmeno pode ser bloqueado por inibidores da xantina oxidase, como o

64

Jornal Brasileiro de Pneumologia 31(1) - Jan/Fev de 2005

alopurinol(38). A ausncia de fluxo sangneo no pulmo pode causar peroxidao lipdica e danos oxidantes devidos presena de oxignio(39). Esse tipo de injria no est relacionado depleo de ATP e, portanto, no pode ser bloqueado por inibidores da xantina oxidase(38). O endotlio parece ser uma das fontes predominantes de oxidantes na isquemia pulmonar no hipxica, pela ativao da NADPH- oxidase, do fator NF-kB e pela sntese de xido ntrico dependente de clciocalmodulina(40, 41). O xido ntrico, um gs diatmico simples, gera as espcies mais significativas de nitrognio reativas dos sistemas biolgicos, o peroxinitrito e o cido peroxinitroso. Outras clulas com atividade alta da NADPHoxidase, como macrfagos e neutrfilos, tambm podem contribuir para os danos oxidantes no pulmo. Produtos do cigarro Vrios experimentos comprovam a importncia do cigarro na leso pulmonar por RLO. Em comparao com indivduos no fumantes, os fumantes crnicos apresentam nveis maiores de produtos da peroxidao lipdica no plasma, medidos pelo mtodo TBA-malondialdedo(42). Alm disso, observa-se uma reduo dos antioxidantes nos espaos areos distais dos fumantes, como ocorre com a vitamina E do lavado bronco-alveolar, quando comparados com no fumantes(42). Por causa da propriedade lipoflica do tocoferol, a vitamina E a maior varredora de radicais livres no meio lipoflico, e no meio intracelular est associada com membranas ricas em lipdios, como a do retculo endoplasmtico. H evidncias, tambm, de que os leuccitos de fumantes liberam mais RLO(43). A fumaa do cigarro induz nveis altos de RLO na via area humana (20) , podendo induzir a inflamao e maior liberao de proteases, pela maior produo de RLO. Este fenmeno contrabalanceado por antiproteases que tentam impedir a leso do parnquima pulmonar. A produo inadequada de antiproteases pode no neutralizar as proteases ativadas pelo fumo, o que leva ao desenvolvimento da doena pulmonar obstrutiva crnica(44). Um estudo interessante, em modelo animal, mostrou que a exposio de ratos fumaa do cigarro provocou depleo de vitamina A, fato associado com o desenvolvimento de enfisema. O benzopireno, constituinte da fumaa do cigarro, seria o responsvel pela depleo da

vitamina A (45). Os carotenides protegem lipdios contra a peroxidao por radicais livres e outras espcies reativas de oxignio, principalmente o singlet de oxignio. Doena pulmonar obstrutiva crnica A gerao de radicais superxido por neutrfilos de pacientes com DPOC e exacerbao aguda parece ser significativamente maior do que em indivduos saudveis da mesma idade. Os nveis plasmticos de produtos da peroxidao lipdica, medidos pela tcnica TBARS, so maiores em pacientes com DPOC do que em indivduos normais, e so maiores naqueles pacientes que apresentam exacerbao aguda da doena (44). Os nveis de isoprostano-F2 (ismero de prostaglandinas formadas pela peroxidao lipdica) so significativamente maiores na urina de pacientes com DPOC (mdia de 84 pmol/mmol de creatinina) do que em pacientes controle (mdia de 35,5 pmol/mmol de creatinina) (46) . Esse resultado mais um indcio da participao do estresse oxidativo na fisiopatologia da DPOC. Em pacientes com exacerbaes agudas de DPOC encontramos nveis sricos aumentados de malondialdedo (produto da peroxidao lipdica), que retornam ao normal aps o tratamento(47). Neste sentido, foram encontrados nveis de malondialdedo significativamente maiores no soro de pacientes com DPOC em comparao com indivduos controle, com ou sem exacerbaes agudas(47). Alm disso, os nveis de glutationa dos eritrcitos e a vitamina C srica so menores em pacientes com exacerbao aguda da DPOC em relao aos controles(48). A vitamina C (cido ascrbico) hidroflica e reage com *O2-, H2O2 e vrios lipdios hidroperxidos. Alm disso, pode restaurar as propriedades antioxidantes da vitamina E oxidada. Asma A asma uma doena caracterizada por inflamao crnica das vias areas. A produo de RLO por clulas inflamatrias ativadas provoca muitas alteraes fisiopatolgicas associadas com a asma. As atividades de enzimas antioxidantes e sua relao com a asma ainda no esto bem esclarecidas. Em um estudo realizado com asmtic os leves, a atividade da SOD foi significativamente menor nestes pacientes em

65

Andrade Jr., Dahir Ramos et al. Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares

relao aos controles(49). Em outro estudo, os nveis de glutationa peroxidase extracelular foram maiores na via area de pacientes asmticos, em comparao com os controles(50). Os nveis plasmticos de produtos da peroxidao lipdica, medidos pela tcnica TBAmalondialdeido, foram significativamente maiores em pacientes asmticos crnicos, quando comparados com indivduos normais (41) . Um aumento na carga oxidante pode resultar da liberao de intermedirios reativos de oxignio(41), bem como de xido ntrico nesta doena. O nion superxido e o xido ntrico reagem rapidamente para formar peroxinitrito (ONOO-), que tem forte capacidade oxidante. Apnia obstrutiva do sono H vrias evidncias de que ocorre aumento da liberao de RLO por neutrfilos circulantes na apnia obstrutiva do sono; os RLO podem reduzir o xido ntrico, vasodilatador derivado do endotlio (pacientes com apnia obstrutiva do sono tm nvel srico baixo de derivados do xido ntrico)(51); h aumento da peroxidao lipdica(52); os RLO produzem aumento da agregao plaquetria, fenmeno que tambm ocorre na apnia obstrutiva do sono; os RLO podem aumentar a expresso de vrios genes endoteliais, como aqueles responsveis pela sntese de molculas de adeso, endotelina e o fator de crescimento endotelial vascular. Neste sentido, pacientes com apnia obstrutiva do sono apresentam expresso aumentada de VCAM, ICAM e selectina E(53), bem como maior induo do fator de crescimento endotelial vascular(54). Sndrome do desconforto respiratrio agudo A sndrome do desconforto respiratrio agudo uma doena caracterizada pela inflamao difusa do parnquima pulmonar. Os pacientes com essa sndrome sofrem estresse oxidativo vindo principalmente de duas fontes: neutrfilos ativados e altos nveis de oxignio empregados na teraputica ventilatria. O envolvimento de mediadores inflamatrios na sndrome do desconforto respiratrio agudo tem sido objeto de intensa investigao, e a leso tecidual mediada por substncias oxidantes parece ser importante na patognese da doena. Em resposta a vrios

estmulos inflamatrios, clulas do endotlio pulmonar, clulas alveolares, clulas epiteliais da via area, assim como macrfagos alveolares ativados, produzem xido ntrico e superxido, que reagem formando peroxinitrito (ONOO-). Este radical pode oxidar aminocidos-chave em vrias protenas do pulmo, como por exemplo a protena A surfactante, inibindo suas funes(55). Muitos estudos experimentais sugerem que, tanto os radicais reativos de nitrognio, quanto os RLO, esto envolvidos na patognese da sndrome do desconforto respiratrio agudo (56) . Outras evidncias indicam que o sistema antioxidante defeituoso em pacientes com essa sndrome. Em um estudo, os nveis plasmticos de alphatocoferol, vitamina C, beta-caroteno e selnio estavam reduzidos nos pacientes com a doena(57).

CONCLUSES
Os RLO so molculas que contm oxignio e apresentam eltrons no pareados em sua rbita externa. Essa caracterstica torna os RLO uma fonte de problemas para as clulas e tecidos, pois eles so capazes de reagir e modificar as estruturas moleculares de lpides, carbohidratos, protenas e do ADN. O prprio metabolismo celular pode gerar os RLO atravs da mitocndria (principal geradora de RLO) e de fontes citoplasmticas, mas a taxa de produo aumenta muito se os tecidos forem expostos a microambientes de hipxia seguidos por reoxigenao (ou isquemia seguidos por reperfuso). H um tempo mnimo de hipxia/isquemia prvio reoxigenao/reperfuso necessrio para que se formem RLO em grande quantidade. Como os pulmes entram em contato com o oxignio por duas vias diferentes, perfuso e ventilao, tornamse alvos freqentes dos RLO e muitas doenas pulmonares parecem ser influenciadas por essas molculas. H evidncias da influncia dos RLO nos danos teciduais das seguintes condies: tabagismo crnico, doena pulmonar obstrutiva crnica, asma, apnia obstrutiva do sono e sndrome do desconforto respiratrio agudo, entre outras. Esse conhecimento tem evoludo juntamente com o estudo sobre as substncias antioxidantes capazes de neutralizar os efeitos dos RLO. No futuro, o uso de substncias neutralizantes dos RLO pode fazer parte do arsenal teraputico no combate s principais doenas pulmonares.

66

Jornal Brasileiro de Pneumologia 31(1) - Jan/Fev de 2005

REFERNCIAS
1. Yu BP. Cellular defenses against damage from reactive oxygen species. Physiol Rev. 1994;74:139-62. 2. Guterridge MC, Halliwell B. Oxygen toxicity, oxygen radicals, transitions metals and disease. Biochem J. 1984;219:1-14. 3. Del Maestro RF. An approach to free radicals in medicine and biology. Acta Physiol Scand. 1980;492:153-68. 4. Rosser BG, Gores G J. Liver cell necrosis: cellular mechanisms and clinical implications. Gastroenterology. 1995;108:252-75. 5. Fridovich I. The biology of oxygen radicals. Science. 1978;201:875-80. 6. Gregory EM, Fridovich I. Oxygen toxicity and the superoxide dismutase. J Bacteriol. 1973;114:11937. 7. T y l e r D D . P o l a r o g r a p h i c a s s a y a n d i n t r a c e l l u l a r distribuition of superoxide dismutase in rat liver. Biochem J. 1975;147:493-504. 8 . Morehouse LA, Aust SD. Microsomal oxygen radical generation-relationship to the initiation of lipid p e ro x i d a t i o n . I n : C h o w C K , e d i t o r. C e l l u l a r antioxidant defense mechanisms. Boca Raton: CRC; 1988. p.1-9. 9. M c C o r d J M . O x y g e n - d e r i v e d f r e e r a d i c a l s i n p o s t is c h e m i c t is s u e i n j u r y. N E n g l J M e d . 1985;312:15963. 10. Andrade Jnior, DR. Estudo de hepatcitos de rato em cultura primria submetidos hipxia e reoxigenao: ao dos citoprotetores prostaglandina E1, superxido dismutase, verapamil, alopurinol, clorpromazina e efeito citotxico da actinomicina D [tese]. So Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de So Paulo; 1996. 11. Kappus H. Lipid peroxidation: mechanisms, analysis, enzymology and biological relevance. In: Sies H, editor. Oxidative stress. London: Academic Press; 1985. p.273-310. 12. Kennedy TP, Rav NV, Hopkings C, Pennington L, Tolly E, Hoidal JR. Role of reactive oxygen species in reperfusion injury of the rabbit lung. J Clin Invest. 1989;83:1326-35. 13. Nourooz-Zadeh J. Ferrous oxidation in presence of xylenol orange for detection of lipid hydroperoxides in plasma. Methods Enzymol. 1999;300:58-62. 14. Ji LL, Stratman FW, Lardy HA. Antioxidant enzyme systems in rat liver and skeletal muscle. Influences of selenium deficiency, chronic training, and acute exercise. Arch Biochem Biophys. 1988;263:150-60. 15. Davies KJ. A. Proteolytic systems as secondary antioxidants defenses. In: Chow CK, editor. Cellular antioxidant defenses mechanisms. Boca Raton, Fl: CRC; 1988. p.25-67. 16. Al-Turk WA, Sohs SJ, El-Rashidy FH, Othoman S, Shaheen O. Changes in glutationa, glutationa reductase and glutationa-S-transferase as a function of cell concentration and age. Pharmacology. 1987;34:1-8. 17. Fridovich I. Superoxide dismutases. Annu Rev Biochem. 1975;44:147-59. 18. Deby C, Deby-Dupont G. Mechanism of intervention of uric acid metabolism in PG biosyntesis. Agents Actions. 1981;11:651-2.

19. Bowler RP, Nicks M, Warnick K, Crapo JD. Role of extracellular superoxide dismutase in bleomycininduced pulmonary fibrosis. Am J Physiol Lung Cell Mol Physiol. 2002;282:L719-L726. 20. Chung-Man HJ, Zheng S, Comhair SA, Farver C, Erzurum SC. Differential expression of manganese superoxide dismutase and catalase in lung cancer. Cancer Res. 2001;61:8578-85. 21. Gerrits CM, Herings RM, Leufkens HG, Lammers JW. Nacetylcysteine reduces the risk of re-hospitalization among patients with chronic obstructive pulmonary disease. Eur Respir J. 2003;21:795-8. 22. Grandjean EM, Berthet P, Ruffmann R, Leuenberger P. Efficacy of oral long-term N-acetylcysteine in chronic bronchopulmonary disease: a meta-analysis of published double-blind, placebo-controlled clinical trials. Clin Ther. 2000;22:209-21. 23. Pela R, Calcagni AM, Subiaco S, Isidori P, Tubaldi A, Sanguinetti CM. N-acetylcysteine reduces the exacerbation rate in patients with moderate to severe COPD. Respiration. 1999;66:495-500. 24. Kasielski M, Nowak D. Long-term administration of Nacetylcysteine decreases hydrogen peroxide exhalation in subjects with chronic obstructive pulmonary disease. Respir Med. 2001;95:448-56. 25. Griffiths HR, Unsworth J, Blake DR, Lunec J. Free radicals in chemistry, pathology and medicine. London: Richelieu; 1988. p.439-54. 26. Marx G, Chevion M. Site-specific modification of albumin by free radicals. Reaction with copper (II) and ascorbate. Biochem J. 1986;236:397-400. 27. Wolff SP, Dean ST. Fragmentation of protein by free radicals and its effect on their susceptibility to enzymic hydrolysis. Biochem J. 1986;234:399-403. 28. Girotti AW. Mechanisms of lipid peroxidation. Free Radical Biol Med. 1985;1:87-95. 29. Esterbauer H, Jurgens G, Quehenberger O, Koller E. Autoxidation of human low density lipoprotein loss of polyunsaturated fatty acids and vitamin E and generation of aldehydes. J Lipid Res. 1987;28:495-509. 30. Sagone Jr AL, Greewald EH, Kraut J, Bianchine J, Singh D. Glucose: role as free radical scavenger in biological systems. J Lab Clin Med. 1983;101:97-104. 31. Wolff SP, Crabbe MJC, Thornalley PJ. The autoxidation of gliceraldehydes and other simple monosaccharides. Exp Basel. 1984;40:244-6. 32. Fraga CG, Shigenaga MK, Park JW, Degan P, Ames B. Oxidative damage to DNA during aging: 8hidroxy-2deoxyguanosine in rat organ DNA and urine. Proc Natl Acad Sci USA. 1990;87:4533-7. 33. Backer JM, Weinstein IB. Mitochondrial DNA is a major cellular target for dihydrodiol-epoxide derivative of benzo(a)pyrene. Science. 1980;209:297-9. 34. Niranjan BG, Bhat NK, Avadhai NG. Preferential attack of mitochondrial DNA by aflatoxin B1 during hepatocarcinogenesis. Science. 1982;215:73-5. 35. Saul RL, Gee D, Ames BN. Free radicals, DNA damage, and aging. In: Warnes HR, Butler RN, Sprott RL, Scheneider EL, editors. Modern biological theories of aging. New York: Raven; 1987. p.113-29. 36. Al Mehdi AB, Schuman H, Fisher AB. Intracellular generation of reactive oxygen species during non hypoxic lung ischemia. Am J Physiol. 1997;273:L294-L300.

67

Andrade Jr., Dahir Ramos et al. Os radicais livres de oxignio e as doenas pulmonares

37. Date H, Matsumura A, Manchester JK, Obo H., Lima O, Cooper J, et al. Evaluation of lung metabolism during successful twenty-four-hour canine lung preservation. J Thorac Cardiovasc Surg. 1993;105:480-91. 38. Zhov G, Al Mehdi AB, Fischer AB. Anoxia reoxygenation versus ischemia in isolated rat lungs. Am J Physiol. 1997;273:L1112-L7. 39. Fisher AB, Dodia C, Tan ZT, Ayene I, Eckenhoff RG. Oxygen dependent lipid peroxidation during lung ischemia. J Clin Invest. 1991;88:674-9. 40. Al-Mehdi AB, Zhao G, Dodia C, Tozawa K, Costa K, Muzykantov V, et al. Endothelial NADPH oxidase as the source of oxidants in lungs exposed to ischemia or high K+. Circ Res. 1998;83:730-7. 41. Al-Mehdi AB, Zhao G, Fisher AB. ATP independent membrane depolarization with ischemia in the oxygen ventilated isolated rat lung. Am J Respir Cell Mol Biol. 1998;18:653-61. 42. Rahman J, Morrison D, Donaldson K, Machell W. Systemic oxydative stress in asthma, COPD, and smokers. Am J Respir Crit Care Med. 1996;154:1055-60. 43. Ludwig PW, Hoidal JR. Alterations in leukocyte oxidative metabolism in cigarette smokers. Am Rev Respir Dis. 1982;126:977-80. 44. Barnes PJ. Chronic obstructive pulmonary disease. N Engl J Med. 2000;343:269-80. 45. Li T, Molteni A, Latkovich P, Castellani W, Baybutt RC. Vitamin A depletion induced by cigarette smoke is associated with the development of emphysema in rats. J Nutr. 2003;133:2629-34. 46. Pratico D, Basili S, Vieri M, Cordova C, Violi F, Fitzgerald GA. Chronic obstructive pulmonary disease is associated with an increase in urinary levels of isoprostam Fz III, an index of oxidant stress. Am J Respir Crit Care Med. 1998;158:1709-14. 47. Sahin U, Unlu M, Ozguner F, Sutcu R, Akkaya A, Delibas N. Lipid peroxidation and glutationa peroxidase activity in chronic obstructive pulmonary disease exacerbation: prognostic value of malondialdehyde. J Basic Clin Physiol Pharmacol. 2001;12:59-68.

48. Calikoglu M, Unlu A, Tamer L, Ercan B, Bugdayci R, Atik U. The levels of serum vitamin C, malonyldialdehyde and erythrocyte reduced glutationa in chronic obstructive pulmonary disease and in healthy smokers. Clin Chem Lab Med. 2002;40:1028-31. 49. Tekin D, Sin BA, Mungan D, Misirligil Z, Yavuzer S. The antioxidative defense in asthma. J Asthma. 2000;37:59-63. 50. Comhair SA, Bhathena PR, Farver C, Thunnissen FB, Erzurum SC. Extracellular glutationa peroxidase induction in asthmatic lungs: evidence for redox regulation of expression in human airway epithelial cells. FASEB J. 2001;15:70-8. 51. Schulz R, Schmidt D, Blum A, Lopes-Ribeiro X, Lucke C, Mayer K et al. Decreased plasma levels of nitric oxide derivatives in obstructive sleep apnoea: response to CPAP therapy. Thorax. 2000;55:1046-51. 52. Barcelo A, Miralles C, Barbe F, Vila M, Pons S, Agusti AG. Abnormal lipid peroxidation in patients with sleep apnoea. Eur Respir J. 2000;16:644-7. 53. Ohga E, Nagase T, Tomita T, Teramoto S, Matsuse T, Katayama H, Ouchi Y. Increased levels of circulating ICAM-1, VCAM-1, and L-Selectin in obstructive apnea syndrome. J Appl Physiol. 1999;87:10-4. 5 4 . S c h u l z R , H u m m e l C , H e i n e m a n n S , S e e g e r W, Grimminger F. Serum levels of vascular endothelial growth factor are elevated in patients with obstructive sleep apnea and severe nighttime hypoxia. Am J Respir Crit Care Med. 2002;165:67-70. 55. Lang JD, McArdle PJ, OReilly PJ, Matalon S. Oxidantantioxidant balance in acute lung injury. Chest. 2002;122:314S-320S. 56. Fink MP. Role of reactive oxygen and nitrogen species in acute respiratory distress syndrome. Curr Opin Crit Care. 2002;8:6-11. 5 7 . M e t n i t z P G , B a r t e ns C , F is c h e r M , F r i d r i c h P, Steltzer H, Druml W. Antioxidant status in patients with acute respiratory distress syndrome. Intensive Care Med. 1999;25:180-5.

68

Das könnte Ihnen auch gefallen