Sie sind auf Seite 1von 4

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Administrativo Prof.: Flvia Cristina Data: 17.10.

2009 Aula n 05

TEMAS TRATADOS EM AULA 1. LICITAO 1.1 Finalidades: a) selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica, de forma a resguardar o princpio da indisponibilidade do interesse pblico. b) assegura o princpio da isonomia e impessoalidade, permitindo que todos particulares participem da licitao (princpio da isonomia) e que no haja favorecimentos (princpio da impessoalidade). 2. Competncia Legislativa A Constituio Federal dispe em seu artigo 22, XXVII, que a competncia para legislar sobre normas gerais de licitao da Unio, cabendo aos Estados e Municpios legislar para suplementar a lei federal, de forma a atender suas peculiaridades. 3. Princpios 3.1 Vinculao ao Instrumento Convocatrio Consiste no fato de que a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital ao qual esteja vinculada. 3.2 Adjudicao Compulsria ao Licitante Vencedor Este princpio veda Administrao atribuir o objeto da licitao a outrem que no seja o licitante vencedor bem como probe a abertura de nova licitao enquanto vlida a adjudicao anterior. So 04 as fases da Adjudicao: a) Edital/Carta convite: o chamamento, pois eu chamo as pessoas para participarem da licitao. b) Habilitao: a Administrao Pblica vai verificar se as pessoas que querem participar da licitao esto qualificadas para isso, ou seja, se preencheram os requisitos constantes em edital. c) Julgamento e Classificao das propostas: a Administrao julga as propostas e faz a devida classificao. Para isso necessrio ter critrios, que so os chamados tipos de licitao: menor preo, melhor tcnica, tcnica/preo, maior lance/oferta e menor lance/oferta. d) Homologao: a autoridade vai declarar se o processo foi regular. Importante: a celebrao do contrato no faz parte da licitao, pois quem ganhou a licitao no tem direito ao contrato, apenas ganha o direito de no ser preterido em uma eventual contratao, ou seja, ganha o direito de no ser passado pra trs. 4. EXCEES AO DEVER DE LICITAR a) Inexigibilidade: aqui a competio invivel, ou seja, no daria pra licitar mesmo que a Administrao Pblica quisesse, por exemplo, no caso de somente uma empresa fabricar determinado produto. O rol exemplificativo est disposto no artigo 25 da lei de licitaes. b) Dispensa, sendo que alguns autores dividem em dispensvel e dispensada. O rol taxativo o artigo 24 da Lei de Licitaes.

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Dir. Administrativo Prof. Flvia Cristina 17.10.2009

- Dispensvel: a lei dispensou, mas o administrador tem discricionariedade, ou seja, s licita se estiver afim. - Dispensada: o administrador no tem discricionariedade, pois a lei o probe de licitar. O rol taxativo 4.1 MODALIDADES a) Concorrncia; b) Tomada de Preos; c) Convite; d) Concurso; e) Leilo; f) Prego: Lei 10520/02 a limitao do prego no est no valor, est no fato de que ele s pode ser usado no bem ou servio comum. - no prego a Administrao Pblica pode gastar quanto quiser desde que dentro do limite de valor. - o prego inverte a ordem procedimental, ele troca a habilitao com julgamento e avaliao das propostas. 5. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 5.1 Caractersticas: a) Clusulas exorbitantes: so prerrogativas que a Administrao tem e as principais esto no artigo 58 da Lei de Licitaes. As clusulas exorbitantes do artigo 58 so: fiscalizar, alterar unilateralmente, rescindir unilateralmente, aplicar sanes e ocupar bens. b) Manuteno do Equilbrio Financeiro e Econmico do Contrato: o equilbrio entre direitos e deveres por ocasio da celebrao do contrato. Deve ser mantido esse equilbrio por todo o perodo em que o contrato estiver sendo executado. c) No se aplica clusula de exceo a contrato no cumprido exceptio non adimpleti contractus: o contrato no pode ser suspenso antes de 90 dias independente de pagamento, ou seja, no posso deixar de cumprir o contrato alegando falta de pagamento por parte da Administrao. 6. CONTRATOS EM ESPCIE a) Consrcios Pblicos Lei 11107/05: um contrato cujas partes s podem ser entes da federao. b) Concesso Lei 8987/95 c) PPP Parceria Pblico Privada Lei 11079/04 7. BENS PBLICOS 7.1 Conceito: pertence a uma pessoa jurdica de direito pblico ou est afetado prestao do servio pblico. 7.2 Regime Jurdico: o bem pblico tem um regime jurdico diferente, pois caracterizado pela: a) Imprescritibilidade: conhecida como sendo absoluta. Por ser imprescritvel no pode ser usucapido uma vez que o Usucapio depende da prescrio. Pegadinha: os bens pblicos no sofrem usucapio mas podem adquirir bens usucapidos. b) Impenhorabilidade: conhecida tambm como sendo absoluta. No pode ser objeto de penhora e os dbitos da Administrao devero ser garantidos por meio de precatrios conforme artigo 100 da CF. Ver tambm smula 655 do STF. c) Inalienabilidade: relativa, portanto admite excees. Para que um bem pblico seja alienado preciso ser desafetado, ou seja, preciso retirar sua destinao especfica. Porm, isso vai depender se o bem mvel ou imvel. Bem imvel: preciso provar que a alienao do bem de interesse pblico (coletividade). Avaliao prvia e autorizao legislativa caso o bem pertena Adm Direta, autarquia ou fundao. Se o bem for da Unio ser

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Dir. Administrativo Prof. Flvia Cristina 17.10.2009

necessria a autorizao do Presidente da Repblica. preciso de licitao, mas na modalidade concorrncia. 7.3 Bem mvel: tambm faz-se necessria a presena de interesse pblico devidamente justificada, Avaliao prvia e licitao. 8. CLASSIFICAO DE BENS PBLICOS necessrio que seja verificada a destinao sendo que classificam-se em: a) Uso Comum do Povo: uso indiscriminado por qualquer do povo a ttulo gratuito ou oneroso. b) Uso Especial: serve como estabelecimento de entidades pblicas ou afetado prestao de servio pblico. As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios so de uso especial. c) Dominical/Dominial: so os bens desafetados, ou seja, no tem destinao especfica.

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Dir. Administrativo Prof. Flvia Cristina 17.10.2009

QUESTES SOBRE O TEMA 1. (OAB CESPE 2008.1) Com base nas modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens abaixo. I Leilo a modalidade de licitao realizada entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. No cabvel, entretanto, para bens semoventes e bens imveis. II Concorrncia a modalidade de licitao que permite a participao de interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para a execuo de seu objeto. III Convite a modalidade de licitao entre, no mnimo, trs interessados do ramo, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e da qual podem participar tambm aqueles que, mesmo no estando cadastrados, manifestem seu interesse com antecedncia de at 48 horas da apresentao das propostas. IV Tomada de preos a modalidade de licitao realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Esto certos apenas os itens (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) III e IV. (OAB CESPE 2008.1) As modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993 no incluem (A) prego. (B) concurso. (C) leilo. (D) tomada de preos.

(OAB CESPE 2008.1) A respeito da disciplina legal relativa aos contratos administrativos, julgue os itens a seguir. I A ilegalidade no procedimento da licitao vicia tambm o prprio contrato, j que aquele procedimento condio de validade deste, de modo que, ainda que a referida ilegalidade seja apurada depois de celebrado o contrato, este ter de ser anulado. II A faculdade que a administrao possui de exigir garantia nos contratos de obras, servios e compras admite que tal exigncia seja feita somente com o licitante vencedor e no momento da assinatura do respectivo contrato, no na fase licitatria. III A subcontratao, total ou parcial, do objeto do contrato, a associao do contratado com outrem, bem como a cesso ou transferncia, total ou parcial, somente so possveis se expressamente previstas no edital e no contrato. IV Entre as normas referentes ao aspecto formal, inclui-se a que exige a publicao, no Dirio Oficial, da ntegra do contrato, no prazo mximo de 30 dias a contar da data da assinatura, como condio para que o contrato adquira eficcia. Esto certos apenas os itens (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) III e IV.

GABARITO 1. C 2. A 3. B

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Dir. Administrativo Prof. Flvia Cristina 17.10.2009

Das könnte Ihnen auch gefallen