Sie sind auf Seite 1von 17

N

REVISO : 0185-MT-0001-MS 00 DATA REV : 1/17 15/01/01

MANUAL DE TREINAMENTO
FILIAL RIO DE JANEIRO

PGINA:

TTULO:

PPRA - PROGRAMA DE PREVENO AOS RISCOS AMBIENTAIS

COMPANHIA CERVEJARIA BRAHMA


FILIAL RIO DE JANEIRO

PPRA

Programa de Preveno de Risco Ambientais

C.M.V.

Documento Base
Terceira Edio

Reviso 2000 Aplicvel em 2001


Resp. Tcnico : Luiz Alexandre Mosca Cunha CREA 94-1-10332-4
Vnculo Afetivo a Empresa : Engenheiro de Segurana/Coordenador do SSMT. Respaldo Tcnico : Engenheiro Qumico ( UERJ ), Ps-graduado em Engenharia de Segurana do Trabalho ( UFF ) Mestre em Qumica ( PUC-RJ ), Perito, Professor Universitrio.

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

2/17

CAPITULO 1 ( Documento Base )

(Conforme item 9.2 da Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 )

ESTRUTURA DO PPRA

Consideraes Gerais Diretrizes Bsicas (planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma) Estratgia e Metodologia de Ao Forma de Registro Manuteno Divulgao dos Dados Periodicidade Forma de Avaliao

Responsvel da Administrao: RICARDO KHAUAJA


( Gerente de Fbrica )

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS 1.1 - CONSIDERAES GERAIS

00

3/17

Este documento base reflete a anlise dos documentos anteriores (PPRA 97/98/99/00) sendo portanto, um novo direcionador da Estrutura para o Programa de Preveno aos Riscos Ambientais ( PPRA ), verso 2001. Com este documento a Gerncia Fabril da Filial Rio de Janeiro espera agregar valor preveno de perdas, tendo em considerao a proteo ao Meio Ambiente, dos Recursos Naturais e a Preservao da Integridade Fsica e a Sade de seus Colaboradores e Parceiros.

1.2 - DIRETRIZES BSICAS (Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronogramas) O Documento Base verso 1997/1998 trouxe-nos a viso do inter-relacionamento do meio ambiente com o trabalhador fazendo analogia aos diversos postos de trabalho, considerando o mesmo como pontos fixos imutveis. O Documento base do PPRA 1999/2000 traz consigo a metodologia de estudar o ser humano mutvel em relao ao seu posto de trabalho, analisando os diversos parmetros que podem afetar a comunidade atravs de algumas ferramentas. O documento 2001 tem objetivo de consolidar a Auto - Segurana na Filial Rio de Janeiro atravs das seguintes ferramentas. 1) Divulgao e a realizao de metodologia - C.I - Condio Insegura com seu Banco de Dados e 5H - 2H 2) Sistema de Treinamento;

3) Realizao sistemtica do sistema OPAI - Observao Planejada de Atos Inseguros conforme formulrio 185.FQ.0065-MS; 4) Elaborao e cumprimento dos padres internos e corporativos ( prioritrias a prtica de padres corporativos); 5) Anlise dos dados estatsticos dos Exames Mdicos Peridicos 1999 e respectivos plano de Agosto 2001; 6) 7) 8) 9) Elaborao de Laudo de Riscos Ambientais verso 2000/2001 e 5H - 2H; Eliminao das medidas causadoras de doenas ocupacionais; Gerenciamento atravs do sistema SGSSO; Elaborao de APR ( Anlise Preliminar de Risco );

10) Desenvolvimento do Programa Auto - Segurana / Plano Diretor de Segurana. O formulrio da Qualidade intitulado de Planos de Ao corresponde a forma bsica e inicial ao atendimento ao sub-item 9.2.1 alnea a da NR -9 da portaria 3214, referente a Metas e Cronogramas. O Plano de Ao em anexo o direcionador inicial deste trabalho.

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS 1.3 - ESTRATGIA E METODOLOGIA DE AO

00

4/17

A fbrica est dividida em UGBs, onde a superviso e a Gerncia diretamente responsvel pela aplicao das ferramentas de Segurana. 1.4 - FORMA DE REGISTRO Todos os documentos referenciados anteriormente sero arquivados em pasta prpria da rea sob a responsabilidade do supervisor de rea, membro da CIPA ou CMV, conforme legislao em vigor. 1.5 - MANUTENO Os dados das pastas anteriormente citadas sero alvo de avaliao mensal do Engenheiro de Segurana. O relatrio da Auditoria ser submetido a apreciao da Gerncia da rea e Gerncia de Fbrica 1.6 - DIVULGAO DOS DADOS Os dados sero divulgados atravs de Reunies de Segurana - RS e/ou dos Dilogos Peridicos de Segurana ( DPS ).

1.7 - PERIODICIDADE e AVALIAO Anualmente o Engenheiro de Segurana elabora relatrio de avaliao do desenvolvimento do PPRA a ser enviado a CIPA ( Comisso Interna de Preveno de Acidentes ) e Gerncia de Fbrica.

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

5/17

CAPITULO 2 ( Documento Base )

ORIENTAO TCNICO-ADMINISTRATIVA A OPERACIONALIZAO DOS TRABALHOS

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS 2.1 - INTRODUO

00

6/17

O presente PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA), tem como objetivo: Garantir a preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, atravs da correta aplicao de um conjunto de medidas tcnicas, plenamente exeqveis e capazes de manter sob controle satisfatrio os riscos ambientais. Promover a melhoria permanente dos ambientes do trabalho da Empresa, visando criar condies mais favorveis ao desempenho das atividades profissionais, pavimentando o caminho para atingir a excelncia em qualidade e produtividade. Proporcionar a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais at onde a atividade econmica possa afet-lo, por meio de sua utilizao racional e controle tcnico sobre o destino final dos resduos slidos, lquidos e gasosos. Difundir a mentalidade prevencionista entre todos os nveis hierrquicos da Empresa, gerando o comprometimento das pessoas envolvidas, com a aplicao, manuteno e melhoria das medidas de controle dos agentes ambientais. Remover os obstculos ao crescimento da Empresa, preservar a sua imagem e o patrimnio, impedir o surgimento e conter a evoluo de doenas ocupacionais e acidentes do trabalho com seqelas ao trabalhador.

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

7/17

2.1.1 - FUNDAMENTO TCNICO LEGAL DE UTILIZAO DE FERRAMENTAS ETAPAS Antecipao e reconhecimento FERRAMENTAS Anlise Profissiogrfica Laudo de Riscos Ambientais 2000/2001 DSS - Dilogo Dirio de Segurana Banco de Dados de C.I - Condio de Inseguras APR ( Anlise Preliminar de Risco ) Anlise de PCMSO 1998/1999/2000 Anlise de PPRA 1998/1999/2000 Sistema de SGSSO Banco de Dados de condies Anlise Profissiogrfica Resultados APR ( Anlise Preliminar de Risco ) Laudo de Riscos Ambientais DDS - Dilogo Dirio de Segurana Banco de Dados de C0ondies Inseguras OPAI - Observao planejada de Atos Inseguros Laudo de Riscos Ambientais Atravs do Sistema de SGSSO Atravs de TS ( Treinamento de Segurana ) e DDS ( Dilogo Dirio de Segurana ) Atravs de Pasta de UGBs

Estabelecimento de Prioridades e metas de Avaliao e Controle

Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores Implantao das Medidas de controle e avaliao de sua eficcia

Monitoramento da exposio ao riscos Registro e divulgao dos Dados

Todas as etapas podem ser influenciadas ou cumpridas atravs de padres corporativos e internos.

2. 2 - CONCEITUAO

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS 2.2.1 -RISCO

00

8/17

Pode ser expresso, como sendo a razo entre o potencial de perigo oferecido pelos agentes ambientais presentes na atividade produtiva e preveno aplicada, dando a expresso:

R =Agentes Ambientais Medidas de Preveno

Dessa forma, quanto mais abrangentes forem as medidas de preveno implementadas, menor ser o risco de ocorrncia de danos Sade dos Trabalhadores e ao Meio Ambiente. Na linha inversa, quanto menos abrangentes forem as medidas de preveno, maiores as chances de ocorrncia de danos sade e integridade fsica dos trabalhadores e degradao do Meio Ambiente. 2.2.2 -RISCOS AMBIENTAIS So aqueles oferecidos pelos agentes fsicos, qumicos e biolgicos, quando presentes nos ambientes de trabalho, os quais em razo de sua natureza, intensidade, concentrao e tempo de exposio podem causar danos a sade dos trabalhadores expostos.

2.2.3-AGENTES FSICOS So assim classificados todas as formas de energia capazes de se propagarem nos ambientes e atingir os trabalhadores, podendo causar danos sade e/ou integridade fsica tais como: rudo, vibraes, presses elevadas, sobrecarga trmica, frio, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, ultra-som e infra-som. 2.2.4 - AGENTES QUMICOS So assim chamadas as substncias ou produtos de origem orgnica ou mineral, naturais ou artificiais, geradas e dispersas nos ambientes pelas mais variadas fontes, que possam penetrar no organismo dos trabalhadores pela respirao, sob a forma de poeiras, fumos, neblinas, nvoa, gases ou vapores, ou ainda conforme o modo de exposio ou processamento, possam entrar em contato ou so absolvidos pelo organismo atravs da pele ou ainda por ingesto.

2.2.5 - AGENTES BIOLGICOS Esto includos nesse grupo todas as bactrias, fungos, vrus, bacilos, parasitas, protozorios e outros que possam penetrar no organismo dos trabalhadores por meio do aparelho respiratrio, atravs de contato com a pele, (ferida ou no), trato digestivo, ou outros meios inerentes ao

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

9/17

processo do trabalho ou atividade produtiva ou prestao de servios e que possam causar danos sade do trabalhador. 2.2.6 -ESTRUTURA SANITRIA E ALIMENTAR Trata do dimensionamento, higiene e qualidade das instalaes e equipamentos destinados ao atendimento das necessidades fisiolgicas bsicas dos trabalhadores. Volume, qualidade, condies de armazenagem e distribuio de gua potvel e alimentao.

2.3 - PLANEJAMENTO 2.3.1- AVALIAO QUALITATIVA a) Antecipao dos riscos: Trata-se da anlise prvia de todo e qualquer projeto da ampliao ou modificao das instalaes e/ou do processo de produo visando identificar os possveis riscos ambientais e incluir as medidas de controle ou proteo capazes de eliminar ou reduzir o potencial do risco identificado. A Empresa dever sempre que decidir, por ampliar ou modificar suas instalaes fsicas e o processo produtivo, submeter o projeto anlise de profissional especialista em Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho com vistas a previnir a ocorrncia ou agravamento dos riscos ocupacionais. b) Levantamento inicial: Trata-se do levantamento de dados relacionados a: Matrias primas usadas; Matrias auxiliares ou intermedirias utilizadas; Fluxo do Processo produtivo; Funes exercida pelos trabalhadores nas fases distintas do processo; Quantidade de pessoas expostas; Durao de jornada, intervalo e turnos de trabalho. c) Reconhecimento e especificao dos riscos ambientais: Trata-se da observao e anlise tcnica do processo produtivo junto aos posto de trabalho com vistas constatao da ocorrncia dos riscos ambientais proporcionando sua especificao, conforme segue:

Agentes Fsicos Rudo; Vibraes; Frio; Calor; Presses Anormais; Radiaes Ionizantes; Radiaes No Ionizantes; Umidade. Agentes Qumicos

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

10/17

Particulado (Poeira); Nvoas; Neblina; Gases; Vapores; Fumos; Substncias compostas ou produtos qumicos em geral Agentes Biolgicos

Vrus; Bactrias; Protozorios; Fungos; Parasitas; Bacilos Estrutura Sanitria e Alimentar

Dimensionamento das instalaes sanitrias e vestirios; Cozinha e refeitrio Armazenagem de alimentos; Volume de gua potvel armazenado; Forma de distribuio de gua potvel; Controle exercido sobre a qualidade de gua e dos alimentos; Volume de gua para o uso sanitrio armazenada. Conservao dos recursos naturais

Programas de conservao de energia; Racionalizao no uso de gua; Racionalizao do consumo de combustveis; Racionalizao do uso de papis; Emprego de materiais e produtos biodegradveis; Emprego de materiais e produtos reciclveis.

Resduos Industriais

Especificao dos resduos slidos, lquidos e gasosos; Reaproveitamento ou reciclagem Destinao final d) Potencial de danos sade:

Descrio dos dados toxicolgicos das substncias encontradas, dos meios de penetrao no organismo, rgos afetados e possveis danos conseqentes da exposio ocupacional no controlada.
e) Identificao das fontes geradoras dos riscos:

Trata-se da associao dos riscos ao processamento produtivo apontando as fases, os equipamentos ou as operaes dos agentes ambientais. Nessa fase tambm se identifica forma e meios de propagao ou disperso dos agentes nos ambientes de trabalho, possveis de atingir os trabalhadores. f) Medidas de controle existentes: Identificao e descrio das medidas de controle de ordem coletiva, individual, administrativa e de organizao do trabalho associadas ao processo e aos riscos ambientais presentes. 2.3.2 - AVALIAO QUANTITATIVA

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

11/17

Trata-se do emprego das tcnicas de higiene ocupacional com o objetivo de quantificar e avaliar o potencial de dano dos agentes ambientais presentes de acordo com a sua intensidade, concentrao e tempo de exposio.

2.3.3 - AES DE CONTROLE a) Medidas de controle de ordem coletiva: O combate aos riscos ambientais, por influenciar diretamente a preveno de doenas de cunho ocupacional, requerem solues definitivas e preferencialmente que demandam mnimas interferncias dos trabalhadores, para o seu perfeito funcionamento. Desse modo devem possuir prioridades sobre as medidas de proteo de alcance individual. Essas medidas esto relacionadas : Eliminao ou reduo da gerao., disperso ou propagao dos agentes ambientais, atravs de tratamento das fontes; Substituio de produtos txicos (quando possvel); Instalao de dispositivos que removam ou impeam a disperso ou propagao dos contaminantes; Alterao do processo (quando possvel); Treinamento de trabalhadores.

b) Medidas de controle de ordem administrativa: Aps esgotados os recursos tcnicos, economicamente viveis, para controle dos agentes ambientais que sero adotadas medidas de proteo individual. A razo para esse princpio da higiene ocupacional, reside no fato de que a eficincia da proteo individual depende, alm das caractersticas tcnicas, dos equipamentos escolhidos, do nvel de comprometimento dos trabalhadores com a preservao da sua sade, educao, costumes, adaptao, conforto e componentes comportamentais de difcil controle. A aplicao dessa medida, ser obrigatria precedida da aplicao da fase de quantificao dos agentes ambientais, com a finalidade de: Selecionar o Equipamento de Proteo Individual (EPI), tecnicamente adequado ao risco ambiental presente; Identificar as limitaes tcnicas importantes. Para a aplicao dessa providncia, sero previstas as seguintes aes:

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

12/17

Treinamento dos trabalhadores envolvidos, quanto a correta utilizao, conservao, higienizao, guarda e limitaes da proteo oferecida; Estabelecimento de normas escritas quanto ao fornecimento, manuteno, reposio, guarda, higienizao e uso dos EPIs; Disponibilidade dos meios de ajuste individual e testes de desempenho da proteo; Oferecimento de modelos variados para perfeito ajuste s caractersticas fsicas dos trabalhadores; Mapeamento das funes locais, operaes de uso obrigatrio e identificao dos EPIs relacionados. 2.3.4 - MONITORAMENTO PERIDICO Trata-se da aplicao repetida das aes de avaliao quantitativa dos agentes ambientais presentes nos locais de trabalho. Deve-se executar o monitoramento das funes expostas aos riscos ambientais de acordo com a periodicidade estabelecida nas fases de avaliao quantitativa, observando-se as caractersticas operacionais e dispositivos de controle existentes. Sempre que a intensidade ou concentrao do agente ambiental alcanar o nvel de ao, ou seja, atingir um valor correspondente a 50% do valor do Limite de Tolerncia estabelecido, deve-se equacionar o controle sistemtico da exposio, em sintonia com o PCMSO da NR-7.

3) ESTRATGIA E METODOLOGIA A avaliao Qualitativa ocorrer observando o seguinte procedimento: Coleta de informao sobre as matrias primas, materiais auxiliares, processo e organizao dos trabalhos; Descrio dos ambientes, maquinrio, ventilao e arranjo fsico; Descrio das funes e quantidade de empregados em cada fase de processo; Identificao dos riscos ambientais; Anlise das informaes; Identificao das prioridades quanto a avaliao qualitativa; Formulao do protocolo da avaliao quantitativa; Identificao das prioridades para implantao das medidas de controle; Detalhamento do cronograma geral. O estabelecimento das prioridades ser feito a partir do grau de exposio ocupacional aos agentes ambientais e a toxidade ou agressividade da substncia qumica ou do agente fsico envolvido, conforme segue: Para o caso de amostragem de contaminantes qumicos, priorizaremos sempre a tcnica de amostragem ativa. 4) FORMA DE REGISTRO E DIVULGAO DOS DADOS Os registros relativos ao PPRA estaro estruturados conforme segue: Documento bsico do PPRA

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

13/17

Avaliao qualitativa incluindo o reconhecimento inicial, relacionamento da exposio aos riscos, medidas de controle existentes, estabelecimento de prioridades quanto s avaliaes quantitativas e adoo ou melhoria das medidas de controle, detalhamento do cronograma de atividades. Relatrios sobre a implantao das aes de controle Documentos complementares e de alterao do PPRA. Laudos de monitorao peridica da exposio ocupacional aos riscos ambientais. Relatrios de avaliao do PPRA frente ao relatrio anual do PCMSO (NR-7). Todos os documentos sero arquivados na ordem de emisso, de modo que este documento base ser sempre o primeiro no sistema de arquivo. Toda a documentao referente ao PPRA ser arquivada e mantida por esta Empresa por um perodo mnimo de 20 (vinte) anos, a partir da data de sua emisso, conforme previsto no item 9.3.8.2 da NR-9.

5) AVALIAO DE RESULTADOS Anualmente o PPRA sofrer uma avaliao crtica, com base no relatrio Anual do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) e outros indicadores. Os indicadores comumente usados para determinar os resultados da aplicao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais esto associados : Resultados dos controles ambientais obtidos atravs das aes do monitoramento; Doenas profissionais detectadas atravs do PCMSO; Taxa de absentesmo por doena relacionada ao trabalho; Taxa de freqncia de acidentes e doenas ocupacionais; Taxa de gravidade de acidentes e doenas ocupacionais

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

14/17

A te n d eD o c .Ba se ( P P R A ) r

F IL IA L R IO D E J A N E IR O
P LANO DE A E S
O Q U C ria o dS is te m a S G S S O iv u lg a o o d e Q UE M CMV O ND E F ilia l R J Q UA ND O
D ez .00 / Jan.01 D ez .00 / Jan.01

D A T A :3 0 /1 2 /9 R E V IS O : 0 1

C OMO P A R A Q UE - A b rin d o p as tas r UG B c o da d o s e to ss ob reSe g u ra n a e - F a c ilita r G e re n c ia m e n to a d o s do P P R A . p m fa o de S a d e. - A te n d es rie IS S O 1 4 .00 0 e B S - 8 .8 0 0 r - T re in a n dp es so a s o A te n d eD o c u m en to s B a se (P P R A ) r A te n d eD o c um en to Ba s e (P P R A ) r

R ev is aP ad r es te rn os r In

C .M .V

F ilia l R J

C o n tn u o

In tro d u c on tn u a d iv u lg a o o e do OPAI

C .M .V . S u p e rv .

F ilia l R J

T o d os s o m e se s

F a ze n do o O PsA I an a l em P re e nc h e nd o 1 85 -F Q -00 9 5 - M S

C o n s c ie n tiza r/c a liz a r c o ns t nc ia d e A T O S INS E G UR O S fis a R e a liz a r P P Rev ( r tosin s e gu ro s ) A ita a

A p e rfe i o a rlev an tam e n p ro fis s io g rfic o o to

CMV

F ilia l R J

F ev .0 1

P re e nc h e n d o 1 85 -F Q -00 6 7 -M S

A te n d eD o c .Ba se ( P P R A ) r A te n d e r NRite n s 9.3 ,9 .4 ;9 .5 -9 d a p o rta ria 3 21 4 Mo is t. d T ra b . d in o A te n d e r L P irev id en c i ria e P rev e r e S E A NT E C IP A R a d o e n a o cu p ac io n a is s

R ev is alev an tam e n to das pe c tos im p a c to s d e r os e s e g u ra n ase d e. a

CMV / C IP A

F ilia l R J

A t M a r o

A p lic a n d o 5 10 -P S -0 0 42 -Q T

- A te n de r NR ite n s 9 .3 ; 9 .4 ;9da,po rta ria 3 .2 14 d o -9 .5 M in is t rio d o ba lh o T ra - A te n de r Le irev id e nc i ria P P rev e r a S E A NT E C IP A R a a o c up ac io n a is d oe n s

F a ze r o a n ta m en to dosp e c to s im p ac to s d e v o s lev a s e no s e rv i o s

CMV

F ilia l R J

A tM a r o

S e m p re uerea liz a r n o v a sre fa s de a lh oc ritc o s . q ta trab s P re e nc h e nd o 5 10 -P S -00 42 -Q T

- A te n deD oc u m e n to B a se (P P R A ) r - A te n de r NR ite n s 9 .3 ; 9 .4 ;9da,po rta ria 3 .2 14 d o -9 .5 M in is t rio d o ba lh o T ra - A te n de r L P irev ide n c i ria e P rev e r a S E A NT E C IP A R a a o c up ac io n a is d oe n s

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

14/17

FILIAL RIO DE JANEIRO


PLANO DE AES
O QU Gerenciamento de Banco de Dados de Fator causadores de acidentes, doenas ocupacionais. QUEM CMV ONDE Filial RJ QUANDO
Contnuo

DATA:30/12/9 REVISO: 01

COMO - Mantendo Bbanco de Dados atualizado

PARA QUE Para evitar novas doenas ocupacionais

Criao do Plano de Auto Segurana

CMV

Filial RJ

At Jun/2000

Colocar Plano de Auto Segurana

Desentralizar a Segurana

Aplicao do Plano de Auto Segurana

CMV

Filial RJ

Continuo

Aplicando Plano de Auto - Segurana

Evitar doenas ocupacionais

Realizar a APR - Anlise Preliminar de Riscos

CMV

Filial RJ

At Junho 2000

Contratando empresa para execuo do servio

- Atender Doc.Base ( PPRA) - Atender NR-9 itens 9.3,9.4;9.5 da portaria 3214 do Minist. do Trab. Atender Lei Previdenciria Prever e SE ANTECIPAR a doenas ocupacionais

Realizar planejamento de treinamento

CMV

Filial RJ

At Maro

Fazer plano de ao de treinamento para o ano de 2000

- Atender Doc.Base ( PPRA) - Atender Legislao-NR-9 itens 9.3; 9.4; 9.5 da portaria 3.214 do Ministrio do Trabalho.

- Atender Lei Previdenciria - Prever e SE ANTECIPAR a doenas ocupacionais

Analisar os dados estatsticos do PCMSO e confrotar com as atividades laboratrias

CMV

Filial RJ

At Jan 2001

Prevenir doenas ocupacionais

- Confrontando com os riscos - Identificando danos provveis

N:

REVISO:

PGINA:

0185-MT-0001-MS

00

15/17

FILIAL RIO DE JANEIRO


PLANO DE A ES O QU Apresentaa do PPR A 2000 a CIPA QUEM CM V ONDE Filial R J QUANDO COM O

DAT A:30/12/98 REVISO: 01 PARA QUE Atender alegislao NR-9 e NR-7

Jan. 2001 Atravs do formulrio 3G

ElaborarLaudo deRiscosAmbientais

CM V

Filial R J

Jan. 2001 M onitorando e Avaliando Riscos Ambientais

Avaliandoe onitorando R iscos M os Ambientais de acordo com a NR-16, NR 15, NR-9, NR -7, NR-5 portaria da 3.214

OBS.: Asferram entas atuam como elo nocumprim ento do sub-item 9.3.1 Norma Regulam entadora eronove da nm da portaria 3214, portanto, oPlano deAo estabelecido trabalha emfase distinta dopresente sub-item :

N: 0185-MT-0001-MS

REVISO: 00

PGINA: 16/17

6) ELABORADORES Luiz Alexandre Mosca Cunha CMV 7) APROVADORES Ricardo Khauaja Gerncia Fabril Fernada Roitman Gente e Qualidade 8) RESPONSVEL Ricardo Khauaja Gerncia Fabril

Das könnte Ihnen auch gefallen