Sie sind auf Seite 1von 11

CAPTULO

CAPTULO 6
Edson Alves de Arajo Joo Carlos Ker Eduardo de S Mendona Ivo Ribeiro da Silva rika K. Oliveira

ALTERAES DO CARBONO ORGNICO DO SOLO APS A SUBSTITUIO DE ECOSSISTEMAS DE FLORESTA NATIVA EM PASTAGEM NO LESTE DO ACRE
ARAJO, E. A. ; Ker, J.C ; Mendona, E.S ; Silva, I.R ; Oliveira, E.K . Alteraes do carbono orgnico do solo aps a susbstituio de ecossistemas de floresta em pastagem no leste do Acre. In: Edson Alves de Arajo; Joo Luiz Lani. (Org.). Uso sustentvel de ecossistemas de pastagens cultivadas na Amaznia Ocidental. Uso sustentvel de ecossistemas de pastagens cultivadas na Amaznia Ocidental. Rio Branco: Secretaria Estado de Meio Ambiente - SEMA, 2012, v. 1, p. 75-85.

1. INTRODUO
O A c r e, c o m r e a t e r r i t o r i a l d e aproximadamente 164.220 km, apresenta cerca de 11,7% (19.200 km) de sua rea total desflorestada (INPE, 2008). O desmatamento tem se concentrado principalmente nos municpios da regio leste do Estado. Do total desmatado, at 2004, em torno de 81% (13.352 km2) eram utilizados como pastagens (OLIVEIRA et al., 2006). A gramnea forrageira mais utilizada tem sido a Brachiaria brizantha cv Marandu (DIAS-FILHO & ANDRADE, 2006). A converso de reas de floresta em pastagem resulta em mudanas na quantidade e qualidade da biomassa area (FEARNSIDE & BARBOSA, 1998), nas caractersticas fsicas e qumicas do solo (LONGO & ESPNDOLA, 2000; MAKEWITZ et al., 2004) e na emisso de gases de efeito estufa durante as operaes de queima da floresta e, ou das pastagens (FEARNSIDE, 2002). Com a introduo da pastagem os estoques de carbono no solo podem decrescer nos primeiros anos da implantao, e aumentar nos anos seguintes, at atingir valores muito prximos ou superiores aos existentes antes da converso (MORAES, 1995; MELO, 2003; SALIMON et al., 2004). Em menor proporo, outros trabalhos tm constatado decrscimo com o tempo de uso no contedo de matria orgnica do solo (DESJARDINS et al., 1994; VELDKAMP, 1994). Este fenmeno pode estar associado
72

s condies ambientais, edficas e de manejo adotado em cada localidade. A diferenciao das fontes de C derivada da floresta e da pastagem, pode ser efetuada com o emprego de tcnicas isotpicas, baseadas na abundncia 3 natural do 1 C (BERNOUX et al., 1998a). Grande parte das espcies de plantas em florestas tropicais possui ciclo fotossinttico do tipo C3. As gramneas de regies tropicais possuem ciclo fotossinttico do tipo C4. As plantas do tipo C4 discriminam menos e so mais enriquecidas em 13C, sendo que os valores de 13C situamse entre - 6 e - 19 (em mdia 13 ); as de tipo C3 discriminam mais e so mais empobrecidas em 13C cujos valores oscilam entre - 20 e - 34 (em mdia 27 ) (SMITH & EPSTEIN, 1971). Esta diferena tem sido utilizada para estudar as modificaes na relao isotpica do C do solo em funo da alterao da cobertura florestal (VELDKAMP, 1994; NEILL et al., 1996; DESJARDINS et al., 2004). A substituio de sistemas florestais naturais por ecossistemas de pastagens na Amaznia altera, tambm, a distribuio das fraes humificadas do solo (FERNANDES et al., 1999). Apesar disso, na Amaznia, poucos so os trabalhos que evidenciam as alteraes da composio isotpica do C nas substncias hmicas do solo (cidos flvicos, cidos hmicos e humina) decorrentes de mudanas de uso da terra.

O presente captulo tem o intuito de apresentar o impacto da mudana de floresta para pastagem no contedo e na dinmica das fraes da matria orgnica do solo (MOS) para distintos pedoambientes da regio leste do Acre.

queima nos ltimos 10 anos; no foi gradeada e no se utilizou corretivo, nem fertilizante. A mesma apresenta pouca ou nenhuma infestao de invasoras. 2.1 Amostragem do Solo e Mtodos Analticos Em cada ambiente (FA, P3A, P10A, FB e P20B) foram abertas trs minitrincheiras de 1 m de profundidade, distanciadas aproximadamente 500 m uma da outra e retiradas amostras de aproximadamente 1 kg de solo nas profundidades de 0-5; 5-10; 10-20 e 20-40 cm da superfcie. As amostras foram secas ao ar e peneiradas. As determinaes fsicas consistiram de: anlise textural (propores de areia, silte e argila), argila dispersa em gua, densidade do solo, densidade de partculas, condutividade hidrulica e macro e microporosidade do solo (EMBRAPA, 1997). As anlises qumicas incluram: pH em gua e em KCl; teores de clcio, magnsio, potssio e alumnio trocveis e fsforo disponvel de acordo com Embrapa (1997); fsforo remanescente (P-rem) foi determinado segundo Alvarez V. et al. (2001). A extrao e fracionamento das fraes cidos hmicos (AH), cidos flvicos (AF) e huminas (HUM), foi realizada conforme metodologia preconizada pela Sociedade Internacional de Substncias Hmicas (SWIFT, 1996). Na determinao do carbono orgnico contido nas substncias hmicas (AF, AH e HUM) e no solo, utilizouse o mtodo da dicromatometria com aquecimento proposto por Yeomans & Bremner (1988). O nitrognio total do solo foi determinado de acordo com Bremner e Mulvaney (1982). A frao leve da matria orgnica (MOL) foi extrada por densimetria em gua (ANDERSON & INGRAM, 1993) e a quantificao de C por combusto a seco em analisador elementar (CHNS, Perkin Elmer, Optima 2400). Os estoques de C para cada profundidade foram obtidos multiplicando-se o teor de C (g kg-1), pela densidade do solo (kg m-3) e pela espessura h (m) e os resultados expressos em t ha-1. Para anlise isotpica subamostras de solo at 1 m de profundidade (0-5, 5-10, 10-20, 20-40, 40-60 e 60-10 cm) e das fraes da MOS foram maceradas em almofariz de gata at granulometria de p. A razo isotpica 13C/12C das amostras foi determinada em espectrmetro de massas de razo isotpica (ANCA-GSL, Sercon, UK), no Laboratrio de Istopos Estveis do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viosa (UFV).
73

2. ESTUDO DE CASO
Procurou-se estudar uma rea localizada na regio leste do Acre, nos municpios de Rio Branco e Senador Guiomard (Figura 1). No municpio de Rio Branco, o estudo foi realizado na Fazenda Batista, na altura do km 50, da rodovia Transacreana (AC-090). No local predominam Argissolos Vermelho-Amarelos plnticos e Plintossolos. Em geral, apresentam solum raso a pouco profundo, imperfeitamente drenados a mal drenados e, por vezes, com argila de atividade alta e fertilidade natural varivel (eutrficos, epieutrficos e distrficos) (BRASIL, 1976). A vegetao dominante do tipo Floresta Tropical Aberta, com ocorrncia frequente de bambus (ACRE, 2000; SILVEIRA, 1999). O relevo varia de suave ondulado a ondulado. A mdia anual da precipitao pluviomtrica varia de 1.877 a 1.982 mm e a temperatura mdia anual de 25 C (ACRE, 2000). A sucesso estudada inclui a floresta original (FA) e duas pastagens de Bracharia brizantha, implantadas h 3 e 10 anos (P3A e P10A, respectivamente). A primeira foi implantada em 2001 aps a derrubada e queima da floresta; no foi utilizado corretivo ou adubo. A segunda em 1994; no foi utilizado corretivo ou adubo; a rea foi queimada aps o desmate (1994) e, novamente, em 1999 (cinco anos depois). O Braquiaro (B. brizantha) foi semeado simultaneamentecom a Puerria (Pueraria phaseoloides). Observou-se a ocorrncia de plantas invasoras como o Assa-peixe (Vernonia spp.), Jurubeba (Solanum crinitum), Malva (Urena lobata spp.), e Tiririca (Cyperus spp.). No municpio de Senador Guiomard, o estudo foi conduzido na Fazenda Ouro Verde, distante 10 km da sede do municpio. No local, predominam Latossolos Vermelho-Amarelos, em geral, caulinticos, profundos, bem drenados em ambientes de relevo plano a suave ondulado (BRASIL, 1976; IBGE, 2001; ACRE, 2006). A floresta nativa predominante a do tipo Floresta Tropical Densa (ACRE, 2000; 2006). A precipitao pluviomtrica e a temperatura mdia anual so similares as da regio de Rio Branco. As reas estudadas incluem a floresta original (FB) e uma pastagem de B. brizantha de 20 anos (P20B), implantada em 1984; em que no foi realizada

A abundncia natural de C foi expressa em 13C em partes por mil ( ), usando como referncia o padro internacional PDB (Pee Dee Belemnita), de acordo com a seguinte equao:
13

C=

Ramostra

R padro

R padro

1000

Em que: Ramostra a razo isotpica 13C/12C da amostra e Rpadro a razo isotpica 13C/12C do padro certificado internacional. A participao do C remanescente da floresta (Cf) e o introduzido pela pastagem (Cp) na MOS e nas substncias hmicas, foram calculados conforme as equaes abaixo:

baixos e concentram-se principalmente nos primeiros centmetros da superfcie (0-5 cm). Isso sugere que os maiores valores de somas de bases (SB) e P disponvel so devidos ao processo de ciclagem de nutrientes favorecidos pela serapilheira e razes. Esse fato corroborado pela correlao positiva e significativa encontrada entre o C e SB (r = 0,76, p < 0,05, n = 20) e C e P (r = 0,80, p < 0,05, n = 20). Isso sugere que a MOS a principal varivel que controla os teores de P e bases trocveis nesses ecossistemas. Chama ateno o teor mais elevado de P no ambiente P10A (13 mg dm-3). Como essa pastagem encontra-se em ambiente de solos que ficam encharcados boa parte do ano, alm do processo de compactao, isso cria uma zona de reduo (com cores acinzentadas) em superfcie, podendo favorecer o acmulo de matria orgnica e a liberao de P ligado ao ferro (PONNAMPERUMA, 1972; LIMA et al., 2005). Os solos so mais cidos na floresta primria do que nas reas de pastagens, provavelmente pelo efeito da adio de cinzas ao solo no processo de converso (derruba e queima) da floresta em pastagem. Alguns estudos evidenciam que durante o processo de queima antropognica da floresta so disponibilizados (para o solo e atmosfera) quantidades considerveis de C e nutrientes provenientes da queima da biomassa acima e abaixo do solo (KAUFFMAN et al., 1995; MARKEWITZ et al., 2004). A l m d i s s o, d u ra n t e o p ro c e s s o d e encharcamento do solo, nos ecossistemas da sucesso FAP3A-P10A, possivelmente, ocorrem mudanas substancias, tais como: a depleo de O2, NO3-; formao de Fe2+, Mn2+ e H2S, dentre outros, os quais requerem H+ durante estes processos, fazendo com que ocorra incremento nos valores de pH (PONNAMPERUMA, 1972). As maiores propores de C orgnico para o ecossistema de mata FB em profundidade pode estar associado a maior interao da MOS com minerais de argila, com a pobreza qumica e teores de alumnio trocvel, considerado txico planta, fatores que favorecem o acmulo de matria orgnica no solo (VOLKOFF & CERRI, 1981). As menores propores de argila da primeira sucesso (FA-P3A-P10A) em relao segunda sucesso (FB-P20B) devem favorecer as perdas de MOS nos processos de oxidao microbiana, lixiviao e eroso do solo, em decorrncia da menor proteo fsica dos agregados e, portanto, menor tempo de residncia da MOS no solo (KOUTIKA et al., 2000). Alm disso, os

C p (%) =

0 0

100
Cp

C f (%) =100

Em que: = 13C da amostra de solo sob pastagem; c = valor de 13C da planta C4 B. brizantha (13 ); o = valor de 13C do solo sob floresta.

3. RESULTADOS OBTIDOS
3.1. Caractersticas Fsicas e Qumicas dos Ambientes Estudados Os solos dos ambientes de floresta (FA e FB) diferem entre si principalmente quanto ao teor de C orgnico, quanto textura e em termos de fertilidade (Quadro 1). Tanto o ambiente de floresta (FA) como as pastagens (P3A e P10A) pertencentes primeira sucesso, apresentam maiores propores da frao silte. Esta caracterstica marcante em alguns solos do Acre que tiveram os processos de pedognese diminudos em virtude da natureza peltica do material de origem sedimentar (argilitos e siltitos) (BRASIL, 1976) e de evidncias atuais de clima rido no passado, tais como a ocorrncia de veios de gipsita (gesso) e material carbontico da Formao Solimes (KRONBERG & BENCHIMOL, 1993). Os teores de P disponvel e C orgnico foram
74

ambientes de pastagem P3A e P10A, pertencentes primeira sucesso, quando desnudos, pelo fato de apresentarem as maiores propores da frao silte, tendem a tornarem-se tambm suscetveis ao encrostamento e selamento da camada superficial do solo (LADO & BEN-HUR, 2004). Esse fenmeno tende a se manifestar mais intensamente com o incremento da densidade da camada superficial do solo medida que a permeabilidade do solo se reduz. A densidade do solo variou de 1,09 a 1,43 kg dm , com amplitude de 1,09 a 1,35 kg dm-3 nos
-3

ecossistemas de mata (FA e FB) e 1,17 a 1,43 kg dm-3 nas pastagens (P3A, P10A e P20B). A densidade do solo de ambas as sucesses tende a aumentar com a idade da pastagem, principalmente nos 20 primeiros centmetros da superfcie, sendo mais acentuado na sucesso FBP20B, com percentuais de aumento na pastagem de 20 e 26% para as camadas de 0-5 e 5-10 cm, respectivamente. Esse incremento deve estar relacionado com o pisoteio do gado (MULLER et al., 2004), a exposio do solo a ciclos de umedecimento e secagem (PACHECO et al., 2001; ARAJO et al., 2004), a

Quadro 1. Principais caractersticas fsicas e qumicas dos solos dos ecossistemas estudados.

Prof. --- cm ---

Areia

Silte
-1

Argila

pH H2O

SB

Al 3+
-1

C g kg
-1

V %

P mg dm
-3

Ds kg dm-3

------------g kg ---------Floresta 510 550 530 500 523 610 640 570 540 590 500 510 490 350 463

---- cmolc.kg ---

---------------------------------------------- Seqncia 1 municpio de Rio Branco ------------------------------------------0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio 0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio 0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio 270 250 260 230 253 140 130 150 150 143 310 320 300 180 278 (FA) Argissolo Vermelho-Amarelo altico plntico 210 5,4 5,1 0,5 17,00 200 5,4 2,7 0,4 9,93 210 5,3 2,2 0,4 7,97 280 5,0 2,9 1,4 7,18 225 250 230 280 310 268 200 180 210 470 265 5,3 3,2 0,7 Pastagem de 3 anos (P3A) 6,0 8,2 0,3 5,7 5,4 0,4 5,4 4,3 0,9 5,1 3,1 1,9 5,6 5,3 0,9 Pastagem de 10 anos (P10A) 7,1 11,8 0,2 7,2 8,9 0,1 6,6 8,3 0,5 6,0 13,6 3,3 6,7 10,7 1,0 10,52 15,34 9,04 6,71 4,96 9,01 32,05 16,52 6,76 6,64 15,49 52 40 32 29 38 68 54 46 29 49 89 86 75 66 79 5 2 2 6 4 4 2 1 1 2 13 6 3 2 6 1,09 1,22 1,35 1,20 1,22 1,17 1,37 1,38 1,25 1,29 1,31 1,42 1,44 1,18 1,34

--------------------------------------------- Seqncia 2 municpio de Senador Guiomard ----------------------------------Floresta (FB) Latossolo Vermelho-Amarelo distrfico 0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio 0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio 590 520 440 430 495 560 500 450 420 483 170 170 170 180 173 150 150 150 130 145 240 310 390 390 333 290 350 400 440 370 4,6 4,2 4,2 4,3 4,3 Pastagem de 4,6 4,4 4,4 4,4 4,5 1,4 0,8 0,5 0,3 0,6 1,3 1,6 1,8 30,98 17,77 12,98 9,51 17,81 33,19 14,23 11,57 9,52 17,13 18 10 6 4 10 16 9 5 1 8 2 2 1 1 2 3 1 1 0 1 1,21 1,17 1,33 1,18 1,22 1,4 1,43 1,3 1,22 1,34

0,8 1,3 20 anos (P20B) 1,5 0,9 0,8 1,2 0,5 1,4 0,1 1,2 0,7 1,2

Notao: SB = soma de bases; Al3+ = alumnio trocvel; C = carbono orgnico; V = saturao de bases (SB + H+Al); P = fsforo; Ds = densidade do solo.

75

formao de camada selante e o encrostamento do solo em superfcie devido ao impacto direto das gotas de chuva e do pisoteio do gado (ASSOULINE, 2004; LADO & BEN-HUR, 2004). 3.2. Estoques de Carbono no Solo Os estoques de C no solo variaram de 4,77 a 22,86 t ha-1 at 40 cm da superfcie (Figura 2). Os maiores estoques totais encontram-se em ambiente de pastagem mais antiga (P10A e P20B), devido ao acmulo de matria orgnica superfcie e em profundidade. O ecossistema de pastagem P3A teve decrscimo nos estoques totais de C equivalente a 6,5 t ha-1. Esse fato pode estar relacionado ao cessar do aporte de C proveniente da floresta, alm do aumento das perdas de C por intermdio das queimadas e do incipiente aporte pela gramnea nos primeiros anos da implantao da pastagem. Outros fatores podem estar contribuindo para a diferenciao dos estoques de C nos pedoambientes, dentre eles, destacam-se as diferenas em termos de contedo de argila do sistema (em funo da gnese do solo), drenagem, fertilidade natural, aporte de material vegetal (quantitativamente e qualitativamente), relevo, e outros fatores. Em Latossolos da Amaznia Central, Desjardins et al. (2004) encontraram estoques de C superiores aos do presente estudo; em camadas de 0-5, 5-10 e 10-20 cm, o contedo de C foi de 4,9, 2,7 e 1,9 kg m-2 respectivamente, em pastagem de Brachiaria humidicola. A tendncia de incremento da densidade do solo e do contedo de C tambm ocorreu no estudo de Bernoux et al. (1999) em rea de Latossolo Vermelho Amarelo distrfico com pastagem de 4 anos no Par. Devido s condies de restrio de drenagem interna dos solos da sequencia do municpio de Rio Branco, a expectativa era a de que o contedo de C contido no solo fosse mais elevado. Melo (2003) sugere que a principal decorrncia para este fenmeno seja em razo dos ciclos de umedecimento e secagem do solo, comuns nos solos do Acre, que favoreceriam a mineralizao do carbono e nitrognio. Outro fator que poderia estar associado a baixa precipitao efetiva, devido ao carter de semi-impedimento de algumas argilas do Acre e aos processos erosivos (TRICART, 1985; RESENDE & MACHADO, 1988). Outro fator que pode estar contribuindo para esse fenmeno seria a expressiva ocorrncia de espcies de bambus (Guadua spp) no Acre, cuja biomassa atinge 13 t ha-1 (TOREZAN & SILVEIRA, 2000). Essa biomassa
76

inferior maioria das florestas encontradas na Amaznia brasileira, que podem variar de 108 a 607 t ha-1 (FEARNSIDE et al., 1993; KAUFFMAN et al., 1995). Isso sugere que em ambientes onde predomina o bambu os estoques de C tendero a ser mais baixos em virtude da reduzida produtividade primria (aporte) e de condies climticas desfavorveis ao acmulo de C no solo. 3.3. Substncias Hmicas O carbono contido nas substncias hmicas variou de 0,36 a 20,38 g kg-1 (Quadro 2). A exemplo do contedo de C, em todos os ecossistemas as maiores propores de C e N concentram-se na camada de0-5 cm da superfcie. De maneira geral, a maior parte do C das fraes hmicas se encontra alocado na frao humina, considerada a mais recalcitrante e com maior interao com a matriz mineral coloidal do solo (STEVENSON, 1994). Entretanto, na pastagem de 3 anos, essa proporo se altera nas camadas de 5-10 e 10-20 cm onde as fraes AF e AH possuem entre 41 e 52%, respectivamente, do somatrio de C das fraes hmicas (FAF, FAH e HUM) e, a relao HM/(FAF+FAH) atinge os menores valores (Quadro 2) . Isso pode estar relacionado aos maiores teores de silte nesse solo (Quadro 1), uma vez que esse local foi tambm submetido a queima h cinco anos e que pode ter favorecido a maior disponibilizao de fraes do C considerada mais lbil, como o caso da FAF. A relao C/N menor para as FAF e FAH demonstra a maior facilidade de oxidao dessas estruturas. A relao C/N mais elevada em rea de floresta do que nas reas de pastagem atribudo ao incremento no contedo de folhas, ramos e galhos, que so de difcil decomposio (MOREIRA & COSTA, 2004). Os valores da relao C/N foram mais elevados para o ambiente de mata FB, fato que deve estar associado intensidade da associao de minerais de argila com a MOS. Os solos de mata possuem valores mais elevados da relao HUM/(AF+AH) que os ecossistemas de pastagem, com valores mais destacados a partir dos 5 cm da superfcie (Quadro 2). Isso sugere que a matria orgnica proveniente de ecossistemas de mata nativa seja, a princpio, de maior estabilidade estrutural, principalmente em subsuperfcie. 3.4 - Distribuio do Carbono Derivado de Solos Sob Floresta e Pastagem Os valores de 13C foram utilizados para calcular a

contribuio relativa do C derivado da floresta (Cf) e do C proveniente da pastagem (Cp). A porcentagem de C derivado de pastagem (Cp) at 1 m de profundidade variou de 0,0 a aproximadamente 70%, com as maiores propores mais freqentes at 20 cm da superfcie. O Cp foi mais expressivo no solo de ecossistema de pastagem de 20 anos (P20B), em que a contribuio do C chegou a 70% na camada superficial (Figura 3). O C oriundo da pastagem decresce com a profundidade. Para a pastagem de 3 anos (P3A) essa contribuio foi pequena e s se refletiu nas profundidades de 10-20 e 40-60 cm. Isso se deve ao fato de ainda conter predominantemente C disponibilizado na queima da biomassa florestal remanescente. As contribuies de aproximadamente 12% e 7% de C proveniente da pastagem (P3A) nas camadas de 10-20 e 40-60 cm podem estar relacionadas com a contribuio de razes de B. brizantha. Valores de 4 a 38% foram constatados para a pastagem de 10 anos (P10A) at 1m da superfcie. Os resultados demonstram que com o tempo o C proveniente da pastagem tende a superar o C oriundo da mata, principalmente em superfcie. Essa tendncia de incremento de C derivado da pastagem com o tempo de utilizao tambm tem sido constatada em outros estudos dessa natureza no Acre (MELO, 2003; SALIMON et al., 2004, 2007), Amazonas e Par (DESJARDINS et al., 2004) e Par (BERNOUX et al., 1999). 3.5. Valores de 13 C na MOS e nas Fraes Hmicas

maior proporo de C derivado da gramnea em p r o f u n d i d a d e, o q u e p o d e c o n t r i b u i r substancialmente para o seqestro de CO2 em formas mais estveis da MOS em longo prazo. Houve incremento em 13C no ambiente de mata das duas sucesses (FA e FB), sendo mais acentuado em profundidade para a FB. A hiptese mais provvel que esse carbono poderia ser remanescente de matria orgnica antiga e estvel, proveniente de uma vegetao anterior mais rica em 13C que a atual (MARTINELLI et al., 1996; LUCAS et al., 1993). Em razo do clima seco pretrito (KRONBERG & BENCHIMOL, 1993), provavelmente a regio possa ter sido coberta por uma espcie de savana em que predominavam gramneas de ciclo fotossinttico C4 (DESJARDINS et al., 1991, 1996; LUCAS et al., 1993). Estudos realizados na regio no corroboram com o presente estudo (MELO, 2003; SALIMON et al., 2004). Contudo, alguns estudos na Amaznia brasileira utilizando a abundncia natural do 13C tm constatado enriquecimento de 13C com a profundidade em reas atualmente ocupadas por florestas, denotando que esses locais passaram por mudanas climticas pretritas e, por conseguinte, na cobertura florestal (DESJARDINS et al., 1996; PESSENDA et al., 1998; FREITAS et al., 2001).
A matria orgnica leve (MOL), por conter restos de vegetais ainda em decomposio reflete a cobertura vegetal existente em ambiente de mata e de pastagem (Quadro 3). O maior enriquecimento em 13C foi constatado para o C da MOL, e os menores para o C da frao HUM. Esse enriquecimento foi mais evidente nas pastagens mais antigas, com pouco material da braquiria na pastagem mais nova (P3A). O maior enriquecimento do C da MOL ocorre em decorrncia do grande aporte de C via sistema radicular ramificado e com rpida ciclagem da braquiria (FERNANDES et al., 1999; XAVIER et al., 2006). A baixa proporo de C derivado da gramnea na MOL da pastagem mais jovem (P03A), provavelmente, se deve ao grande aporte de material vegetal particulado em vrios estdios de carbonizao aps a queima dos resduos da floresta, alm da incorporao de razes mortas das plantas da floresta at camadas mais profundas (Quadro 3). Para as substncias hmicas (SH) at 1m de profundidade os valores de 13C variaram de - 8,83 a - 29,21 , indicando que as SH originaram-se tanto de plantas do tipo C3 como C4. Dentre as fraes hmicas ocorreu maior enriquecimento em C derivado da pastagem nos AH, seguido pelos AF e HUM (Quadro 3). A
77

Em ambientes de floresta, os dois solos tiveram valores de C da MOS similares e variaram de - 25,97 a - 21,31 , com enriquecimento em 13 C com a profundidade (Figura 4). Esse enriquecimento em 13C atribudo ao efeito do fracionamento durante a decomposio da matria orgnica ao longo do perfil (MARTINELLI, 1996). Os resultados demonstram o efeito da mudana da cobertura florestal (plantas do tipo C3) para pastagem de B. brizantha (planta C4). Porm, na pastagem de 3 anos (P3A), o enriquecimento em 13C no foi detectado, sugerindo a predominncia de C remanescente da floresta nativa.
13

Para os ecossistemas de pastagem P10A e P20B o enriquecimento em 13C pode ser percebido, sendo mais acentuado na pastagem de 20 anos. Esses resultados indicam que a diferena deve estar relacionada ao maior tempo de utilizao e a menor infestao de plantas invasoras. Na pastagem mais antiga (P20B) h tambm

menor proporo de C derivado da pastagem na frao HUM era esperada, devido a forte interao dessa frao com os compostos minerais do solo (CANELLAS et al., 2000; CORRA et al., 2003), resultando em menor taxa de ciclagem e, consequentemente, menor substituio do C antigo da floresta pelo mais recente, derivado da pastagem (Quadro 4). A maior proporo de C derivado da gramnea nos AH (valores mdios variaram de -12,19 a 17,57 ) em relao aos AF (em mdia -21,40 a -

27,05 ) indica que as rotas de humificao tradicionais (STEVENSON, 1994), no so contempladas plenamente. Nelas, os produtos da quebra de resduos vegetais (principalmente polifenis) so transformados inicialmente em AF, que por vezes so polimerizados e condensados para originar os AH e ento, a frao HUM. Isso sugere que a FAH pode estar sendo formada independentemente da passagem dos compostos orgnicos pela FAF, numa rota alternativa de humificao.

Quadro 2. Substncias hmicas em solos de duas sucesses floresta-pastagem da Amaznia Ocidental, Acre.
FAF P rof undidade
C N C/N C

FAH
N C/N C

HUM
N C/N

AH/AF

HUM/ ( AF+ AH )

cm - -------- g kg -1----- ------- - g kg -1---- ----- g kg-1 ----

Seqncia 1
0-5 5-10 10-20 20-40 0-5 5-10 10-20 20-40 0-5 5-10 10-20 20-40 2,73 1,63 1,13 0,84 2,48 1,79 1,24 0,81 2,57 0,79 0,91 1,09 0,54 0,35 0,23 0,16 0,56 0,36 0,27 0,18 0,38 0,18 0,19 0,2 5,05 4,65 4,91 5,25 4,42 4,97 4,59 4,5 6,76 4,38 4,78 5,45 2,33 0,74 0,7 0,5 2,38 1,62 1,25 0,95 4,05 0,51 0,8 0,82

municpio de Rio Branco Floresta (FA)


0,41 0,2 0,2 0,16 0,56 0,48 0,26 0,19 0,93 0,13 0,08 0,16 5,68 3,7 3,5 3,12 4,25 3,37 4,8 5 4,35 3,92 10 5,12 11,26 9,18 8,49 6,7 10,15 1,96 0,34 2,28 20,38 2,13 3,36 3,04

0,99

11,37 14,57 15,43 11,96 9,14 2,8 0,6 4,65 10,03 4,73 5,79 3,49

0,86 0,46 0,62 0,6 0,96 0,91 1,02 1,17 1,58 0,65 0,88 0,76

2,23 3,87 4,66 5,01 2,09 0,57 0,14 1,3 3,08 1,63 1,97 1,59

0,63 0,55 0,56 1,11 0,7 0,56 0,49 2,03 0,45 0,58 0,87

P asta gem 3 a nos (P 3A)

Pasta gem 10 a nos (P 10A)

Seqncia 2
0-5 5-10 10-20 20-40 0-5 5-10 10-20 20-40 2,93 2,22 2,15 1,71 3,34 2,4 2,18 1,89 0,47 0,35 0,32 0,25 0,36 0,29 0,3 0,23 6,23 6,34 6,71 6,84 9,27 8,27 7,26 8,21

3,72 1,28 0,66 0,36 5,24 2,08 1,4 1,01

municpio de Senador Guiomard Floresta (FB)


0,43 8,64 8,53 0,55 0,24 0,17 0,08 1,14 0,49 0,35 0,24 5,33 3,88 4,5 4,59 4,24 4 4,2 9,18 7,88 4,65 11,87 5,62 4,44 2,18 0,41 0,38 0,33 0,96 0,64 0,57 0,45

15,5 22,39 20,73 14,09 12,39 8,78 7,78 4,84

1,27 0,58 0,31 0,21 1,57 0,87 0,64 0,53

1,28 2,62 2,81 2,24 1,38 1,26 1,24 0,75

Pastagem 20 a nos (P 20B )

78

Quadro 3. Variao do 13 C na MOL e fraes hmicas com a profundidade em ecossistemas de mata e pastagem do Acre
Seqncia 1 Profundidade Floresta (FA) Pastagem (P03A) Pastagem (P10A)
13

Seqncia 2 Floresta (FB) Pastagem (P20B)

cm

-----------------------------------------------

C(

) --------------------------------------

0-5 5-10 10-20 20-40 Valor mdio

-28,48 -27,8 -28,24 -27,69 -28,05

Matria Orgnica Leve (MOL) -26,25 -18,22 -25,74 -17,24 -25,17 -18,15 -25,74 -17,14 -25,73 -17,69 Frao cido Flvico (FAF)

-27,34 -26,84 -27,42 -27,29 -27,22

-13,61 -14,85 -14,08 -18,17 -15,18

0-5 5-10 10-20 20-40 40-60 60-100 Valor mdio

-23,58 -20,55 -24,09 -23,95 -19,51 -20,69 -22,06

-24,84 -25,28 -25,68 -29,21 -28,82 -28,45 -27,05

-17,92 -25,69 -20,51 -25,17 -25,27 -22,54 -22,85

-25,28 -24,13 -23,16 -25,31 -24,96 -21,01 -23,98

-18,85 -18,88 -21,55 -22,75 -22,59 -24,00 -21,44

0-5 5-10 10-20 20-40 40-60 60-100 Valor mdio

-18,49 -17,59 -15,65 -16,05 -15,12 -16,21 -16,52

Frao cido Hmico (FAH) -11,75 -15,73 -11,15 -10,26 -11,19 -13,89 -8,83 -13,86 -15,01 -15,20 -12,19 -14,62 -15,54 -13,98

-18,06 -16,6 -16,19 -17,87 -17,57 -19,15 -17,57

-16,05 -15,84 -15,37 -13,52 -17,71 -16,96 -15,91

0-5 5-10 10-20 20-40 40-60 60-100 Valor mdio

-26,54 -22,61 -24,13 -20,59 -24,15 -18,17 -22,70

Frao Humina (HUM) -26,04 -20,64 -24,45 -21,01 -23,75 -22,93 -17,09 -23,24 -20,73 -19,60 -21,94 -20,11 -18,71 -21,11

-23,68 -26,48 -23,81 -23,37 -23,81 -25,03 -24,36

-17,00 -17,61 -20,76 -21,80 -21,04 -25,74 -20,66

79

Figura 1. Localizao das reas de estudo em relao Amrica do Sul, ao Estado do Acre e a sede municipal dos municpios de Rio Branco e Senador Guiomard, Acre.

ACRE

80

Figura 2. Estoques de carbono do solo em duas seqncias FlorestaPastagem na Amaznia Ocidental, leste do Acre.

cp cp cf cf cf cp

Pastagem de 3 anos (P3A)

Pastagem de 10 anos (P10A) Pastagem de 20 anos (P20B)

Figura 3. Distribuio percentual do carbono originrio da floresta (Cf) e do carbono originrio da pastagem (Cp) at 100 cm (1m) de profundidade em pastagens de B. brizantha de 3, 10 e 20 anos no Estado do Acre, Amaznia Ocidental.

81

Prof. --- cm ---

FAFp

FAFf

FAHp

FAHf

HUMp

H UMf

-------------------------------------------% ---------------------------------------------Pastagem de 3 anos (P03A)

0-5 5 -10 10-20 20-40 40-60 60 -100

0 0 0 0 0 0

100 100 100 100 10 0 10 0

100 100 100 100 5 31

0 0 0 0 95 69

4 0 3 46 31 0

96 100 97 54 69 100

Pastagem de 10 anos (P1 0A) 0-5 5 -10 10-20 20-40 40-60 60 -100 53 0 32 0 0 0 47 100 68 100 10 0 10 0 50 100 66 72 24 21 50 0 34 28 76 79 44 17 11 0 36 0 56 83 89 100 64 1 00

Quadro 4. Distribuio das fraes hmicas do carbono provenientes de ambientes de floresta (FAFf, FAHf, HUMf) e da pastagem (FAFp, FAHp,HUMp).

Pastagem de 20 anos (P20B) 0-5 5 -10 10-20 20-40 40-60 60 -100 52 47 16 21 20 0 48 53 84 79 80 100 40 21 26 89 0 36 60 79 74 11 1 00 64
Figura 4. Variao de 13C da matria orgnica do solo at 1 m de profundidade em duas seqncias floresta-pastagem da Amaznia Ocidental, Acre.

63 66 28 15 26 0

37 34 72 85 74 100

4. CONSIDERAES FINAIS
A converso de florestas nativas em pastagens de B. brizantha alterou de maneira distinta os estoques e a dinmica de C nos pedoambientes estudados, ou seja, em Argissolo (moderadamente a imperfeitamente drenado) e Latossolo (bem drenado). Nos dois ambientes, a transformao de reas sob mata nativa em pastagens favoreceu o aumento nos estoques de C do solo e acrscimo de C de origem C4. Sendo mais expressivo no Latossolo, indicando que, esse solo est armazenando mais C do que o Argissolo. Os estoques de C encontrados foram inferiores aos encontrados em outros ecossistemas de floresta e pastagem da Amaznia brasileira. Constatou-se incremento nos valores de 13C do solo com o tempo de utilizao da pastagem, em ambas as sucesses, sendo mais expressivo para pastagem de 20 13 anos. Os valores de C para as substncias hmicas indicaram que a frao cido hmico (FAH) apresentou maior participao de C derivado de plantas C4. O uso do solo com pastagem alterou a proporo relativa das fraes hmicas do C orgnico, com tendncia de diminuio da estabilidade estrutural do carbono.

82

Das könnte Ihnen auch gefallen