Sie sind auf Seite 1von 18

A DISCIPLINA JURDICA DA COOPERATIVA NO DIREITO BRASILEIRO

RODRIGO POLOTTO DE LIMA Aluno do 2 ano do curso de Direito da UNESP (campus de Franca-SP)

Sumrio: Introduo. Parte I - Cooperativismo 1. Definio e Aspectos histricos. 2. Posio ideolgica. 3. Fins e Objeto 4. Diferenciao do Trust e do Cartel. Parte II Aspectos Jurdicos 1. Caractersticas. 2. Classificao. 3. Distino com demais entes associativos. 4. Scios. 4.1. Nas cooperativas singulares. 4.2. Nas federaes ou cooperativas centrais. 4.3. Perda da condio de scio. 4.4. Votao e deliberaes. 4.5. Responsabilidade. 5. Capital. 6. O Estatuto Social. 7. rgos. 7.1. Assembleia Geral 7.1.1. Da convocao 7.1.2. Da prescrio 7.2. Conselho da administrao ou Diretoria 7.2.1. Conselho Fiscal 8. Fundos. 9. Relao com os associados. 10. Das cooperativas de crdito. 11. Aspectos tributrios atinentes cooperativa. 12. Panorama geral do cooperativismo brasileiro. Concluso. Referncias Bibliogrficas.

Resumo: Trabalho que visa apresentar o cooperativismo no sistema jurdico brasileiro, perpassando desde a parte da discusso ideolgica com uma pequena apresentao histrica, no Brasil e no mundo, sua real posio e diferenciao dos grandes conglomerados econmicos, fixando-se na ideia de um por todos, todos por um e dando nfase disciplina jurdica, suas relaes internas, sociais e com o Estado assim como seu funcionamento, finalizando com um panorama geral da situao das cooperativas no Brasil.

Introduo Neste trabalho o aluno apresenta as linhas gerais do cooperativismo no direito brasileiro, principalmente aps a reforma do Cdigo Civil em 2002. D mais nfase disciplina jurdica sem deixar de apresentar uma pequena discusso acerca do tema, to polmico em determinados nichos acadmicos. O sistema cooperativo baseia-se no princpio da solidariedade e regeu as relaes econmicas durante muito tempo (refletindo inclusive nas relaes sociais), tendo seu auge durante a Idade Mdia. Nem mesmo o surgimento e fortalecimento das Instituies Financeiras e o desenvolvimento do chamado Capitalismo Selvagem conseguiram apagar esse sistema da histria.

No Brasil, fez parte do processo colonizatrio, especialmente pelos padres jesutas nas chamadas Redues, na bacia do Prata. Hoje em dia, verifica-se uma grande quantidade de cooperativas dos setores do trabalho e agropecurio, principalmente.

PARTE I - COOPERATIVISMO

1. Definio e aspectos histricos Segundo Walmor Franke, a palavra cooperativismo pode ter duas acepes. Se por um lado poderia designar um sistema de organizao econmica que visaria a eliminar os desajustamentos sociais oriundos dos excessos da intermediao capitalista, por outro lado significaria a doutrina corporificada no conjunto de princpios que deveriam reger o comportamento do homem integrado naquele sistema1. Como aplicao particular do princpio da solidariedade, afirma ainda o autor que tal sistema traduz-se num lema: Um por todos, todos por um. um contraste, portanto, com o capitalismo na sua forma mais extremada, que tem carter nitidamente individualista. Segundo GIDE (APUD FRANKE), essa doutrina do solidarismo voltou estar em destaque no fim do sculo XIX e foi muito defendida por Len Bourgeois como reao s tendncias anti-reformistas que caracterizavam a poltica francesa poca2. Nota-se ainda a excessiva ligao com as velhas estruturas do liberalismo econmico, no mais sustentada devido s inquietaes sociais geradas por este sistema e a incapacidade do poder pblico para superar a crise. Ainda para Franke, o solidarismo cooperativista acha-se vinculado, por igual, concretizao de um ideal superior de justia, inspirador do direito positivo, e que no plano da ordem cooperativa se traduz no respeito pessoa humana, na abolio do lucro capitalista, na remunerao de cada qual na proporo do trabalho realizado, no reconhecimento do valor da propriedade e ainda no amor liberdade, tudo, evidentemente, dentro da moldura de um regime de responsabilidade de auxlio mtuo3. Nas palavras do mestre italiano Rosrio Labadessa: Il fondamento morale e sociale della cooperazione dunque in um sentimento di mutua e reciproca solidariet degli uomini in um virile sforzo di autodifesa dei pi deboli, Che cercano nellunione la forza4

FRANKE, Walmor. Direito das sociedades cooperativas. So Paulo: Saraiva, Ed. da Universidade de So Paulo, 1973, pg. 1. 2 Ibid., p. 1. 3 Ibid., p. 6. 4 LABADESSA APUD BULGARELLI, Waldirio. Natureza jurdica das sociedades cooperativas. So Paulo, Editora Clssico-cientfica: 1961. p. 55.

As cooperativas poderiam ser igualadas e at mesmo confundidas com outras sociedades existentes, j que uma reunio de pessoas com um fim comum. No entanto, ela tpica e nica, muito diferente das comerciais e civis, seja em sua forma, em seu objeto, em seu capital, em seu funcionamento e nas suas relaes com o Estado, com os scios e com terceiros interessados e, principalmente, no fim a que busca, ela se destaca completamente do quadro das sociedades conhecidas5. Afirma ainda o mestre italiano que, ideologicamente, poder-se-ia dizer que se trata de um movimento de revolta do mais fraco econmica e socialmente contra o seu opressor, extinguindo o lucro da operao.

1.1 No Brasil

Hoje, as cooperativas so realidade amplamente atuantes (ver item 11 da Parte II, o quadro geral das cooperativas no Brasil), mas sua presena histrica no Brasil data de muitos sculos. Remontando no tempo, o incio da construo de um estado cooperativo em bases integrais, encontra-se pautada em 1610, com a fundao das primeiras misses jesuticas no Brasil. um modelo que perdurou como exemplo de sociedade solidria fundamentada no bem-estar do indivduo e da famlia que se sobrepunha ao interesse econmico da produo e da concentrao de renda modernas. A ao dos padres jesutas baseou-se na persuaso, movida pelo amor cristo e pelo princpio do auxlio mtuo, prtica encontrada entre os indgenas brasileiros e em quase todos os povos primitivos, desde os primeiros tempos da humanidade6, no sendo portanto algo novo ou ingnuo, mas que demonstrou no tempo a eficcia de seu modelo.

2. Posio ideolgica Uma das caractersticas fundamentais do movimento cooperativista sua posio equidistante do individualismo capitalista e das diversas formas de coletivismo. Como afirma o Prof. Dr. Hanz-Jrgen Seraphim, o mais alto princpio ao qual se subordina, inalteradamente, a ao cooperativa, o de que a cooperativa no existe para explorar servios no seu prprio interesse, individuais, mas para prest-los desinteressadamente aos seus membros, os cooperados. Essa atitude bsica pressupe um iderio scio-econmico, a que se tem chamado, com muito acerto, de Solidarismo, entendido como expresso de um comportamento comum em que o interesse da cooperativa se identifique com o do cooperado. exatamente esse iderio que distingue as cooperativas, por forma inequvoca,

5 6

BULGARELLI, op. cit., pg. 55. GONALVES, Jackson Eduardo. Histrico do movimento cooperativista brasileiro e sua legislao: um enfoque sobre o cooperativismo agropecurio, p. 2.

de outras orientaes econmicas, tais como o individualismo lucrativista e o coletivismo comunista, e, bem assim, do altrusmo econmico7.

A cooperativa precisa, portanto, observar os valores ticos dominantes tanto na ordem associativa interna (com os seus membros), quanto no palco das atividades externas (em face do mercado). Esse solidarismo tambm antiespeculativo. Precisa garantir a todos os cooperados, indistintamente, as vantagens do empreendimento comum. Igualmente externamente associao, no pode usar de sua posio no mercado para fazer variaes em preos de mercadoria. Mas evidente que a cooperativa uma empresa e no uma obra de benfeitorias ou caridade, como afirma VERRUCOLI: non umopera di beneficienza, o instituzione caritativa, ma um impresa economici in modo econmico8. Por isso, hoje, elas se veem desvinculadas das razes que motivaram seu nascimento. Como afirma HENTZ9 na prtica, as cooperativas derivam da necessidade de fortalecimento econmico individual, inspirado em sentimentos de fraternidade, de igualdade e de justia social. A juno das foras pessoais visa a melhoria das condies econmicas de uma determinada classe social ou categoria econmica. Os princpios cooperativos so pregados em todo lugar e as cooperativas e organizaes similares tm sido um sucesso mundial.

3. Fins e Objeto Para se evitar confuso com outros tipos de associaes e estabelecer a tipificao da sociedade cooperativa, preciso distinguir entre o fim (causa final) e o seu objeto. Como elucida Walmor Franke, o fim da cooperativa a prestao de servios ao associado, para a melhoria do seu status econmico. A melhoria econmica do associado resulta do aumento de seus ingressos ou da reduo de suas despesas, mediante a obteno, atravs da cooperativa, de crditos ou meios de produo, de ocasies de elaborao e venda de produtos, e a consecuo de poupanas10. Esclarece ainda LANG-WEIDMLLER que objeto do empreendimento cooperativo o ramo de sua atividade empresarial; o meio pelo qual, no caso singular, a cooperativa

FRANKE, op. cit., p. 7. FRANKE, op.cit., p. 9. 9 HENTZ, Luiz Antonio Soares. Direito de empresa no cdigo civil de 2002. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2005, p. 147. 10 WESTERMANN, Harry APUD FRANKE, op. cit., p. 15.
8

procura alcanar o seu fim, ou seja, a defesa e melhoria da situao econmica do cooperado11. O fim, portanto, pode-se dizer que se identifica com o da clientela-associada. H o que a doutrina chama de Princpio de Identidade. O objeto caracteriza-se com o tipo da sociedade cooperativa, o seu ramo de atuao (Cooperativa de produtores, de trabalho, de habitao, de crdito, etc.)

4. Diferenciao do Trust e do Cartel A concentrao vertical de empresas no sistema capitalista, conhecida por Trust tambm se diferencia da concentrao empresarial no setor cooperativo. No caso do Trust (ou Konzern), como elucida Franke, nestas formas de concentrao capitalista, o comando das decises se exerce de cima para baixo12. O comando nesses casos est nas mos da entidade-chefe, que controla as demais por fora de sua posio majoritria. O mesmo acontece com a repartio dos lucros auferidos. No Cartel tambm h controle de empresas, mas com o objetivo de restrio da concorrncia. Segundo Benjamin M. Shieber, os membros do cartel no so dirigidos ou controlados por uma administrao central. Cumpre-lhes apenas submeterem-se ao estatuto do cartel. Alm disso, elucida Pontes de Miranda que o cartel serve aos interesses de membros do cartel, no ao da empresa cartlica13. No sistema cooperativo no h verticalizao na concentrao, mas solidariedade (relacionando-o ao Trust). E mesmo que s vezes o cartel se revista da estrutura de cooperativa (no retorno e distribuio dos lucros), essa situao no se confunde com esta que tem como ltimo e verdadeiro destinatrio o homem-pessoa fsica, na sua qualidade de consumidor, agricultor, arteso, etc., e no a empresa capitalista como ocorre naquela.

PARTE II ASPECTOS JURDICOS No Brasil, a Sociedade Cooperativa regida diretamente pela lei n 5.764 de 16 de dezembro de 1971, conhecida como Lei das Cooperativas, e pelo Cdigo Civil de 2002 (arts. 1.093 a 1.096), alm da previso Constitucional, com algumas alteraes importantes na CF de 1988.

11 12

LANG-WEIDMLLER APUD FRANKE, op. cit., p. 15-16. FRANKE, op. cit., pg. 43. 13 PONTES DE MIRANDA APUD FRANKE, op. cit., p. 43-44.

1. Caractersticas Pela anlise de Rubens Requio, os traos que distinguem a Sociedade Cooperativa no Cdigo Civil de 2002 e no art. 4 da lei n 5.764/71 das outras sociedades so: I variabilidade ou dispensa do capital social; II concurso de scios em nmero mnimo necessrio para compor a administrao da sociedade, sem limitao de nmero mximo; III limitao do valor da soma de quotas do capital social que cada scio poder tomar; IV intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos sociedade, ainda que por herana; V quorum, para a assemblia geral funcionar e deliberar, fundado no nmero de scios presentes reunio, e no no capital social representado; VI direito de cada scio a um s voto nas deliberaes, tenha ou no capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participao; VII distribuio dos resultados, proporcionalmente ao valor das operaes efetuadas pelo scio com a sociedade, podendo ser atribudo juro fixo ao capital realizado; VIII indivisibilidade do fundo de reserva entre os scios, ainda que em caso de dissoluo da sociedade14.

Existem vrias diferenas que foram alteradas pelo novo Cdigo Civil em relao lei anterior. As mais acentuadas, na anlise do mestre da UFPR, so em relao15: a) ao capital, que pode existir ou no, pelo Cdigo Civil e era necessrio na lei especial, embora pudesse variar; b) aos scios, em nmero mnimo necessrio para organizar os rgos sociais, segundo o Cdigo Civil, e de vinte, no mnimo, pela lei especial; c) ao nmero ilimitado de scios, segundo o Cdigo Civil, e limitado capacidade de prestao de servios, de reunio, controle e operaes, pela lei especial.

No site da Receita Federal ainda, obtemos a informao de que a sociedade cooperativa dever tambm16 (Princpios Cooperativos):

a) ser constituda pelo nmero mnimo de associados, conforme previsto no art. 6o da Lei no 5.764, de 1971 (v. pergunta 635), ressaltando-se que as cooperativas singulares no podem ser constitudas exclusivamente por pessoas jurdicas, nem, tampouco, por pessoa jurdica com fins lucrativos ou com objeto diverso das atividades econmicas da pessoa fsica;
REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1 Vol. So Paulo: Saraiva, 2003, p. 407-408. Idem. 16 RECEITA FEDERAL. Sociedades Cooperativas. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2005/PergResp2005/pr634a646.htm>, questo 634.
15 14

b) no distribuir qualquer espcie de benefcio s quotas-partes do capital ou estabelecer outras vantagens ou privilgios, financeiros ou no, em favor de quaisquer associados ou terceiros, excetuados os juros at o mximo de doze por cento ao ano atribudos ao capital integralizado (Lei no 5.764, de 1971, art. 24, 3o, e RIR/1999, art. 182, 1o); c) permitir o livre ingresso a todos os que desejarem utilizar os servios prestados pela sociedade, exceto aos comerciantes e empresrios que operam no mesmo campo econmico da sociedade, cujo ingresso vedado (Lei no 5.764, de 1971, art. 29 e ); d) permitir a cada associado, nas assemblias gerais, o direito a um voto, qualquer que seja o nmero de suas quotas-partes (Lei no 5.764, de 1971, art. 42).

2. Classificao A doutrina faz a classificao de trs tipos de cooperativas. Expostas por Rubens Requio, so elas17:

I sociedades cooperativas singulares, formadas por pessoas fsicas, preferencialmente; II cooperativas centrais ou federaes de cooperativas, formadas por, no mnimo, trs cooperativas singulares, admitidos por exceo, associados individuais; III confederaes de cooperativas, constitudas por, pelo menos, trs federaes de cooperativas ou cooperativas centrais, com a mesma ou vrias modalidades.

As singulares so aquelas voltadas para a prestao de servios aos associados. J as centrais ou federaes tero por objetivo organizar os servios econmicos e assistenciais de interesse das filiadas, facilitando a utilizao recproca de servios. As confederaes de cooperativas tm por objetivo coordenar a atividade das filiadas nos casos em que o vulto dos empreendimentos ultrapassar o mbito e a capacidade ou convenincia de atuao das centrais e federaes. Rubens constata ainda18 que elas podem ser classificadas ainda pela natureza das atividades aglutinadas por elas e exercidas pelos associados. Podem ser, por exemplo, agrcolas, de servios, artesanais, de consumo, de crdito, de compra ou venda comuns, de eletrificao, de telecomunicaes, de irrigao, de pesca, etc. Ou ainda mistas, quando tiverem mais de um objetivo. Nota ainda que somente as cooperativas agrcolas podero manter seo de crdito.

17 18

REQUIO, op. cit., p. 408. REQUIO, op. cit., p. 409.

3. Distino com demais entes associativos Juridicamente falando, para Alfredo de Assis Gonalves Neto, o trao de distino entre a cooperativa e os demais tipos de sociedades empresrios se fixa no momento em que nessas o scio investe para buscar resultados lucrativos proporcionais aos riscos (normalmente tendo como referencial o valor de sua participao no capital social), enquanto na cooperativa o mvel que atrai a filiao do cooperado no obteno de lucros, mas a possibilidade de utilizar-se dos servios da sociedade para melhorar a sua prpria situao econmica19.

4. Scios O regime dos associados disciplinado, na lei 5.764/71, do art. 29 ao art. 37.

4.1. Nas Cooperativas Singulares Nas cooperativas singulares os scios devero ser pessoas naturais, com plena capacidade civil, em nmero suficiente para compor os rgos sociais previstos no estatuto. Podem ser de nmero ilimitado, condicionado apenas capacidade tcnica de prestao de servios pela cooperativa, possibilidade de reuni-los, controlar suas relaes com os associados, como afirma Rubens Requio20. Ilustra ainda o referido autor que estas condicionantes no esto relacionadas no Cdigo Civil, pois este estipula como ilimitado, mas prevista na Lei das Cooperativas, devendo ser adotadas pelo critrio da razoabilidade, visto que no faria sentido admitir um nmero tal de associados que no pudessem ser assistidos, reunidos, organizados pela cooperativa. Pode-se faz-la ainda por via indireta, estipulando ainda aportes de capital de tal valor que iniba o ingresso de uma parcela do grupo interessado. Segundo o 1 do art. 29 da Lei 5.764/71, os scios devero ter atividade no ramo de atuao da cooperativa, sendo excepcional a admisso de pessoas jurdicas. Essas excees esto previstas no referido artigo, no 2 e no 3. Eles sero titulares de quotas-partes do capital ou, possuindo o status prprio, direito de interveno na administrao por meio de voto e fiscalizao, alm do direito patrimonial de participar do retorno das sobras lquidas do exerccio, e usufruir dos servios que forem prestados na cooperativa. Acontece que nem todos as cooperativas tm capital; isso depende da natureza delas. Nas que tiver, elucida Requio, a participao do scio no capital pode ser limitada, conforme o estatuto.

19 20

GONALVES NETO APUD REQUIO, op. cit., p. 409. REQUIO, op. cit., p. 409.

Sobre esse status de scio da cooperativa, condizente com esse tipo de associao, fornece ao associado, alm de ser participante do organismo como associado, poder usufruir dos servios que ela preste. scio o usurio dos servios da cooperativa, ao mesmo tempo. a prtica do objeto de colaborao recproca entre os seus membros, e do propsito de afastar a ideia do lucro como objetivo da cooperativa. Nos demais tipos de sociedades comuns, o usufruto de bens e servios da sociedade pelo scio objeto de srias restries, inclusive de ordem fiscal21.

Como diz ainda o 4 do art. 29 da Lei j citada, no podero ingressar no quadro das cooperativas os agentes de comrcio e empresrios que operem no mesmo campo econmico da sociedade.

4.2. Nas Federaes ou Cooperativas centrais Nestas os scios sero as cooperativas simples, podendo ter objetos variados. Aqui a presena de associados individuais que excepcional e como ensina Requio, seu conjunto dar margem, no futuro, a transformao em cooperativas singulares associadas s de grau superior22.

4.3. Perda da condio de scio Conforme o art. 32 da Lei das Cooperativas, a demisso do associado ser unicamente a seu pedido. Mas poder, segundo o art. 33 da mesma lei, ser eliminado em virtude de infrao legal ou estatutria, ou por fator especial previsto no estatuto, formalizando-se por termo no Livro de Matrcula. O art. 35 da referida lei dispe ainda causas para excluso: dissoluo da pessoa jurdica; morte da pessoa fsica; incapacidade civil superveniente no suprida; perda dos requisitos previstos no estatuto para ingresso e permanncia na cooperativa.

4.4. Votao e Deliberaes Recorramos novamente ao jurista Rubens Requio: O associado da cooperativa ter, sempre, direito de debater a poltica administrativa e os negcios sociais. A deliberao a respeito deles estar
21 22

REQUIO, op. cit., p. 410. REQUIO, op. cit., p. 410.

sempre condicionada sua iseno. O associado que tiver particular interesse em matria a ser resolvida, deve abster-se de votar, embora possa debat-la. Trata-se de impedimento, alis comum, aos diversos tipos de sociedades. (REQUIO, 2003, pg. 410).

A deliberao dos negcios sociais nas assemblias deve ainda ser por maioria de scios presentes (com direito de votar), no podendo o capital representado ter influncia nas deliberaes, como exige o art. 1.094 inc. V do Cdigo Civil. Requio elucida ainda que o scio que se tornar empregado da cooperativa perder o direito de voto e de ser votado, at que sejam aprovadas as contas do exerccio em que se despediu do emprego23.

4.5. Responsabilidade Conforme a Lei n 5.764/71, nos seus artigos de 11 a 13, e o Cdigo Civil no art. 1.095 e , o estatuto deve dispor entre responsabilidade ilimitada ou limitada dos scios. No primeiro caso, a responsabilidade do scio perante terceiros ser pessoal e no ter limite mas, como afirma Requio, ser subsidiria, pois somente poder ser invocada depois de esgotada, judicialmente, a responsabilidade da cooperativa, ou seja, a sua capacidade de atender s suas obrigaes24. No segundo caso, a limitao dar-se- no limite do valor do capital pelo scio subscrito. O art. 36 da Lei das Cooperativas estabelece ainda que para o cooperado que se demitiu, foi eliminado ou excludo, perdura a responsabilidade perante terceiros por compromissos da sociedade, at a aprovao das contas do exerccio em que ocorreu o seu desligamento. Mas explica Requio que no caso de falecimento do scio, a responsabilidade por obrigaes prprias, contradas com a cooperativa, e a responsabilidade perante terceiros, por obrigaes da sociedade, passam aos herdeiros, mas prescrevem no prazo de um ano a contar do dia da abertura da sucesso, com exceo para o caso da eletrificao rural e cooperativas habitacionais25.

Quanto s despesas da sociedade, o art. 80 da Lei estabelece que sero cobertas em rateio entre os scios, na proporo direta da fruio de servios.

23 24

REQUIO, op. cit., p. 411. REQUIO, op. cit. 25 REQUIO, op. cit., p. 411.

5. Capital Estabelece o art. 3 da Lei das Cooperativas que o capital, quando previsto, ser formado por bens ou servios prestados pelo scio. Os bens devem ser avaliados em assembleia e o capital dividido em quotas-partes de igual valor, no superior ao valor do salrio mnimo. Ilustra ainda Requio que o scio no pode subscrever mais de um tero do valor do capital, salvo quando nos casos em que a subscrio deva ser proporcional ao movimento financeiro ou de produtos a serem comercializados (2003, pg. 411). Mas esse limite no existe para cooperativas de eletrificao, irrigao e telefonia. Apesar de o Cdigo Civil permitir cooperativas sem capital, este existindo ser varivel, oscilando conforme o ingresso e retirada dos scios. Mas as quotas-partes no podem gerar qualquer espcie de benefcio ou privilgio, salvo gerar juros at o valor de 12% ao ano, que incidiro sobre a parte integralizada.

6. O Estatuto Social A cooperativa se constitui por deliberao dos fundadores, reunidos em assembleia geral, da qual se lavra a ata, ou por declarao de vontade contida em instrumento pblico. O ato constitutivo, para ser eficaz, deve conter:

I a denominao, sede e objeto social; II identificao e qualificao completa dos fundadores, incluindo domiclio e idade; III o nmero e o valor das quotas-partes assumidas pelo fundador; IV a declarao de aprovao do estatuto da entidade; V a eleio dos membros dos rgos de administrao, fiscalizao e outros, com indicao de sua identificao e qualificao completas.

Pela Lei das Cooperativas deveria ser registrado no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, operado pelas Juntas Comerciais. Mas o novo Cdigo Civil, no art. 1150, tendo classificado a cooperativa como sociedade simples, atribui competncia ao Registro Civil de Pessoas Jurdicas para o lanamento dos atos relativos a tais entidades. E antes de iniciar suas atividades, dever tambm ser inscrita na Organizao de Cooperativas Brasileiras, ou rgo estadual correspondente. O art. 21 da Lei das Cooperativas estabelece todos os requisitos do estatuto. Mas alguns foram alterados pelo Cdigo Civil. Portanto, h que ser considerados os arts. 4, 15, 16 e 21

da Lei n 5.764, e o art. 1.094 do Cdigo Civil. Na pgina 412 de seu livro (2003, vide Referncias Bibliogrficas) o mestre Rubens Requio faz uma nova redao do referido art. 21, que no nos compete reproduzir aqui. Mas reproduzimos algumas ltimas consideraes sobre o Estatuto Social: assemblia de constituio deve preceder o projeto dos estatutos. A assemblia deve ser convocada por edital, que anteceder em dez dias a data da sua instalao. So atos a cargo dos fundadores. O quorum para deliberao de dois teros dos subscritores. O projeto de estatuto poder ser alterado pelo voto unnime dos subscritores. Aprovados os estatutos segue a eleio dos membros dos rgos da cooperativa26.

Quanto denominao, ela livre, desde que seja composta com a palavra cooperativa. E assim como s demais pessoas jurdicas, esse nome criado goza de exclusividade de uso.

7. rgos O Captulo IX da Lei. 4.764/71, que compreende do art. 38 ao art. 56, rege os rgos das Cooperativas, que so constitudos de dois bsicos: a Assemblia Geral (ordinria e extraordinria) e o Conselho de Administrao ou Diretoria, do qual faz parte o Conselho Fiscal.

7.1. Assembleia Geral o rgo supremo da cooperativa. Como afirma Requio (2003, pg. 413), com poderes limitados pela lei e estatuto, podendo decidir os negcios contidos no objeto da sociedade e tomar as decises convenientes ao desenvolvimento e defesa da cooperativa. Suas decises vinculam a todos os scios, ainda que discordantes ou ausentes.

7.1.1. Da convocao Sua convocao dever ser de iniciativa do Presidente, pelo Conselho Fiscal, por outros rgos da sociedade ou por um quinto dos associados, em gozo de seus direitos, se no atendido um seu pedido especfico. Editais e circulares, com prazo de dez dias, em primeira convocao, distribudos pessoalmente, fixados nos pontos de reunio comuns dos associados e publicados em jornais, daro o toque de reunir os associados.

26

REQUIO, op. cit., p. 412-413.

Dispe ainda o art. 40 da Lei n 5.764/71, que deve ser observado o quorum de instalao: I dois teros do nmero de associados, em primeira convocao; II metade mais um dos associados em segunda convocao; III mnimo de dez associados na terceira convocao ressalvado o caso de cooperativas centrais e federaes e confederaes de cooperativas, que se instalaro com qualquer nmero.

No se admite a representao de scio por mandatrio, salvo representao por delegado sob algumas condies segundo dispe o art. 41 da referida lei. Mas neste caso, o associado no ter voz e voto na assembleia. A Assembleia Geral poder ser de dois tipos: I ordinria, reunida at o terceiro ms aps o fim do exerccio social ou; II extraordinria, reunida a qualquer tempo para deliberar sobre assuntos de interesse da sociedade.

7.1.2. Da Prescrio Conforme dispor o art. 43 da Lei das Cooperativas, prescreve em quatro anos, a ao para anular as deliberaes da Assemblia Geral viciadas de erro, dolo, fraude ou simulao, ou tomadas com violao da lei ou do estatuto, contado o prazo da data em que a Assemblia foi realizada, contando-se o prazo da data da assembleia.

7.2. Conselho de Administrao ou Diretoria Segundo o art. 47 da Lei das Cooperativas, a sociedade ser administrada por uma Diretoria ou Conselho de Administrao, composto exclusivamente de associados eleitos pela Assemblia Geral, com mandato nunca superior a quatro anos, sendo obrigatria a renovao de, no mnimo, um tero do Conselho de Administrao. Os rgos desta administrao podem ainda contratar gerentes tcnicos ou comerciais, desde que no pertenam ao quadro de associados (art. 48). Eles somente podero ser individualmente responsabilizados pelos prejuzos resultantes de seus atos, solidariamente, se procederem com culpa ou dolo (art. 49). Ressalta ainda o pargrafo nico do art. 51 que no podem compor uma mesma Diretoria ou Conselho de Administrao, os parentes entre si at segundo grau, em linha reta ou colateral.

O art. 55 diz ainda que os empregados de empresas que sejam eleitos diretores de sociedades cooperativas pelos mesmos criadas, gozaro das garantias asseguradas aos dirigentes sindicais pelo artigo 543 da Consolidao das Leis do Trabalho (Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943). uma garantia de estabilidade estendida aos trabalhadores dessa categoria.

7.2.1. Conselho Fiscal Segundo o art. 56 da Lei das Cooperativas, dever haver fiscalizao Administrao da sociedade. E ser feita assdua e minuciosamente por um Conselho Fiscal. Ele ser constitudo de trs membros efetivos e trs suplentes, todos associados eleitos anualmente pela Assemblia Geral, sendo permitida apenas a reeleio de um tero dos seus componentes. Para esse conselho, dispe claramente o 1 do referido artigo que no podem fazer parte, alm dos inelegveis enumerados no artigo 51, os parentes dos diretores at o segundo grau, em linha reta ou colateral, bem como os parentes entre si at esse grau. O 2 probe ainda aos associados a cumulao de cargos nos rgos de administrao e de fiscalizao. Conforme o art. 51 da referida lei, so inelegveis, alm das pessoas impedidas por lei, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos; ou por crime falimentar, de prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato, ou contra a economia popular, a f pblica ou a propriedade. Ilustra por fim Rubens Requio que os administradores, conselheiros fiscais e liquidantes de cooperativas tero responsabilidade penal equivalente dos administradores das sociedades annimas (art. 140 da Lei n 6.404/76)27.

8. Fundos H ainda uma exigncia de existncia de fundos que nos demonstra Requio, ao afirmar que para suportar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades, as cooperativas so obrigadas a manter fundos de reserva, constitudos de 10%, no mnimo, das sobras lquidas do exerccio. H tambm o fundo obrigatrio, de Assistncia Tcnica, Educacional e Social, destinado a financiar a assistncia aos associados, e seus familiares, constitudo de 5% das sobras lquidas do exerccio. Outros fundos, facultativos, podero ser criados, devendo o estatuto determinar-lhes a finalidade, forma de aplicao e liquidao28.

27 28

REQUIO, p. 415. REQUIO, op. cit., p. 415.

9. Relao com os associados O cdigo tratou de reservar um artigo na Lei 5.764/71 para tratar da relao da Associao com seus associados. Segundo o art. 90, qualquer que seja o tipo de cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados. Por isso, os atos praticados pelas cooperativas e seus associados, reciprocamente, dizem-se atos cooperativos. Mas h que constar que o regime de trabalho dos empregados da cooperativa o da Consolidao das Leis do Trabalho.

10. Das cooperativas de crdito Atenta o Dr. Luiz Antonio Soares Hentz a uma peculiaridade no sistema brasileiro. Aqui, as cooperativas podem atuar como se fossem bancos junto aos seus cooperados, no se sujeitando a restries nesse particular, apesar do controle exercido por intermdio da concesso de cartas-patentes aos bancos e demais instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional SFN. evidente, no que concerne s operaes de crdito, que as cooperativas, atuando na captao de recursos para atender s suas diversas funes, obedecero aos atos baixados pelas autoridades monetrias29. Mas importante notar que a cooperativa no um banco, devendo-se aniquilar a tentativa de identidade entre essas duas instituies. No entanto, deve-se considerar a razo de ser da cooperativa de crdito, que facilitar o acesso do cooperado ao crdito (...) sem as exigncias e burocracias que caracterizam a atividade bancria comercial30. Sem embargo, o 3 do art. 10 da Lei 5.764/71 limita as operaes de seo de crdito, nas cooperativas mistas, somente s cooperativas agrcolas. um assunto polmico e com muita resistncia, como avalia Hentz, mas essa a posio da jurisprudncia. Em relao plena equiparao das cooperativas s demais entidades do SFN, o STJ decidiu que a cooperativa de crdito rural est livre da limitao da taxa de juros estabelecida pelo Decreto n. 22.626/33, como esto as demais instituies financeiras31. Uma deciso bastante coerente com a funo solidria da cooperativa. E para que no haja no povo uma confuso entre Cooperativas de Crdito e Bancos, vedado o uso do nome Banco s denominaes de Associaes de Cooperativas, onde obrigatoriamente deve conter o nome Cooperativa.

11. Aspectos tributrios atinentes cooperativa

29 30

HENTZ, op. cit., p. 153. BULGARELLI APUD HENTZ, op. cit., p. 153. 31 HENTZ, op. cit., p. 154.

Segundo o nico do art.79 da lei 5.764/71, o ato cooperativo (os praticados entre a cooperativa e seus associados) no implica operao de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria o que, por definio, no seriam atos sujeitos incidncia tributria (art. 4 co-analisado com o art. 114, ambos da Lei n. 5.172/66 CTN). Porm, como elucida HENTZ, pode, ainda, praticar tambm atos no cooperativos, em circunstncias necessrias para atingir os seus fins (arts. 85, 86 e 88 da Lei n. 5.764/1971), ensejando hiptese de incidncia tributria, de modo que sero considerados como renda tributvel os resultados positivos obtidos pelas cooperativas com a prtica de tais atos (art. 111). So, basicamente, os mesmos atos cooperativos, porm praticados mediante o fornecimento de bens e servios a no associados, na aquisio e armazenamento de produtos rurais ou de pescados para cumprimento de contratos e suprimento de capacidade ociosa das suas prprias instalaes industriais e em participaes de sociedades no cooperativas, pblicas e privadas, em carter excepcional, para atendimento de objetivos acessrios ou complementares32. Por conta do art. 89 da Lei das Cooperativas que diz que os prejuzos sero cobertos com os recursos do Fundo de Reserva ou, sendo insuficiente esse, mediante rateio entre os associados, a alta carga tributria acaba corroendo, como bem analisa HENTZ, o fundo de reserva, o que obriga os associados na razo direta dos servios usufrudos (HENTZ, 2005, pg. 155). Isso amplamente discutido no STF, que j deu parecer no sentido da no tributao pelo ICMS nos atos praticados pelas cooperativas de consumo com seus associados (APUD HENTZ, 2005, pg. 156). Inclusive discusses em mbito constitucional foram feitas a esse respeito. Como finaliza o assunto HENTZ, resta dizer somente que o tratamento tributrio diferenciado ao ato cooperativo praticado pelas cooperativas foi incorporado CF/1988, no art. 146, III, letra c, dependendo de lei complementar, fixando as normais gerais a serem seguidas pela Unio, Estados e municpios33.

12. Panorama Geral do Cooperativismo Brasileiro

32 33

HENTZ, op. cit., p. 155. HENTZ, op. cit., p. 157.

Fonte: GONALVES, Jackson Eduardo. Histrico do movimento cooperativista brasileiro e sua legislao: um enfoque sobre o cooperativismo agropecurio. Disponvel em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/955.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2010.

Concluso Verifica-se a importncia do sistema cooperativo no desenvolvimento das relaes sociais brasileiras. Mas tambm, o aluno percebeu a pouca bibliografia a respeito do tema. Inexiste no Brasil, por exemplo, um manual completo sobre o tema. Os doutrinadores ou fazem uma rpida apresentao do assunto ou focam apenas um aspecto, pra no citar aqueles que ficam somente com a parte histria e/ou ideolgica. Mas foi um trabalho frutuoso. No completo, sem dvida, mas permitiu ao menos se fazer uma apresentao sobre os principais aspectos pertinentes ao cooperativismo como instituto e como realidade brasileira.

Referncias Bibliogrficas BULGARELLI, Waldirio. As sociedades cooperativas e a sua disciplina jurdica. 2 ed. Rio de Janeiro So Paulo: Renovar, 2000. BULGARELLI, Waldirio. Direito Empresarial Moderno. Rio de Janeiro, Forense: 1992. BULGARELLI, Waldirio. Natureza jurdica das sociedades cooperativas. So Paulo, Editora Clssico-cientfica: 1961. BULGARELLI, Waldirio. Sociedades Comerciais: empresa e estabelecimento. So Paulo, Atlas: 1991.

FRANKE, Walmor. Direito das sociedades cooperativas. So Paulo: Saraiva, Ed. da Universidade de So Paulo, 1973. GONALVES, Jackson Eduardo. Histrico do movimento cooperativista brasileiro e sua legislao: um enfoque sobre o cooperativismo agropecurio. Disponvel em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/955.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2010. HENTZ, Luiz Antonio Soares. Direito de empresa no cdigo civil de 2002. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2005. RECEITA FEDERAL. Sociedades Cooperativas. Disponvel em:

<http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2005/PergResp2005/pr634a646.ht m>. Acesso em: 17 mai. 2010. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1 Vol. So Paulo: Saraiva, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen