Sie sind auf Seite 1von 35

1

Cultura da Manga

Introduo
A manga uma das frutas mais procuradas no mundo. Consumida principalmente ao natural, pode, contudo, ser transformada em numerosos produtos: polpa simples, suco, sorvete, gelias, compotas, etc. tima fonte de vitaminas A, B, B2, PP e C. uma fruta deliciosa e nada tem de indigesta, mesmo consumida aps as refeies, quando consumida ao natural. Na ndia, fervem mangas verdes, coam o lquido e o misturam com leite e acar. Quando muito nova, a manga cortada em pedaos pequenos e consumida como salada. Os indianos tambm usam as mangas e as folhas da mangueira no combate ao escorbuto, disenteria e hemorragia. A procura pela manga tem aumentado bastante nos mercados interno e externo, alcanando preos compensadores. Por isso a mangueira (Mangifera indica L.) representa uma opo importante, em matria de frutas, para o Brasil, especialmente para as zonas semiridas do Nordeste. Mas para que se tenha xito na sua cultura preciso adotar prticas de cultivo adequadas, de modo que o produto atenda s exigncias do mercado consumidor. essencial que a fruta tenha boa qualidade e o custo de sua produo seja competitivo. Os portugueses trouxeram a mangueira para o Brasil. Introduziram-na na Bahia, onde depressa se generalizou. Espalhou-se no nosso pas. Hoje, difundidssima, tornou-se quase obrigatria na paisagem do Nordeste mido de aqum e alm Borborema, onde encontra calor e longa estao mida seguida de uma estao seca que lhe indispensvel. A se encontra a maior produo brasileira de manga. Mas a mangueira alarga-se na Amaznia, no Sudeste e no Centro- Oeste, chegando mesmo a ser cultivada no Paran. Apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no figuram nas estatsticas. O Brasil um dos maiores produtores mundiais de manga, talvez unicamente ultrapassado pela ndia. Ademais, produzimos mangas excelentes, graas principalmente aos trabalhos de seleo a s boas condies ecolgicas que a mangueira encontrou na maior parte do pas.

Descrio Botnica
A mangueira (Mangifera indica) uma bela rvore de 15 a 25 m de altura, 2,5 m de dimetro, muito esgalhada e de copa muito densa e frondosa. Folhas alternas, pecioladas, coriceas, lanceoladas, de 10 a 25 cm de comprimento. As flores so pequenas, verdes, polgamas, dispostas em panculas terminais. O fruto a manga suspensa num longo pednculo, uma drupa oblonga, ovide ou mesmo arredondada ou lembrando um S. a forma varia muito com a variedade, o mesmo sucedendo quanto ao tamanho. A colorao da casca tambm varia muito, podendo ser verde, verde com pintas pretas, amareladas, douradas ou ainda rsea, quando madura. A polpa suave, sumarenta, saborosa, amarela ou amarelo-alaranjada, fibrosa em algumas variedades, quase sem fibras ou mesmo totalmente privada de fibras nas melhores variedades selecionadas. O mesmo ocorre quanto ao sabor de terebentina, um tanto acentuado numas variedades, quase inexistente ou praticamente inexistente nas melhores. A semente, de tamanho varivel, chata, de testa delgada, com cotildones plano convexos, geralmente lobados.

Cultivares
Cuidados especiais devem ser tomados na escolha da cultivar a plantar, sabendo-se que so necessrios grandes investimentos na instalao de um pomar de mangueiras e que s a partir do quarto ano elas comeam a dar produo econmica. As cultivares mais indicadas so as que aliam a alta produtividade a qualidade como a colorao atraente do fruto (de preferncia vermelha), bom sabor, pouca fibra, resistncia ao manuseio e ao transporte para mercados distantes. Devem ainda ser tolerantes antracnose e no sujeitas alternncia de produo. At recentemente a cultivar Haden era a mais aceita e difundida em plantios comerciais no Brasil. Outras cultivares, contudo, tem surgido como

promissoras, quanto produtividade e qualidade dos frutos. A seguir, descrevem-se algumas caractersticas de cultivares, que podero ser includas em novos plantios. Tommy Atkins: Frutos mdios a grandes, de 400 a 700 g, cor amarela a vermelha brilhante, superfcie polpa amarelo-escura, de excelente sabor, doce (17% de aucares) e pouca fibra. Semente pequena e monoembrinica. Precoce a meia-estao produo regular e rvore vigorosa. Relativamente resistente antracnose e ao transporte, mas bastante suscetvel ao colapso interno do fruto. Haden: frutos mdios a grandes, 400 a 600 g, cor amarelo-rosada; polpa sucosa, sem fibras, doce (17% de aucares), de cor laranja- amarelada. Semente pequena, monoembrinica. Precoce a meia-estao. A planta, alm de vegetar muito, considerada alternante e suscetvel antracnose e seca da mangueira. Keitt: frutos grandes, 600 a 900 g, cor amarelo-esverdeada com laivos fracos avermelhados; polpa amarelo intenso, sem fibras, sucosa; semente pequena; poliembrinica; planta muito produtiva, com hbito de crescimento tpico, com ramos longos e abertos. Tardia, quanto poca de maturao. Relativamente resistente antracnose e ao transporte. Kent: frutos grandes, 600 a 750 g, ovalados, de casca verde-claro-amarelada, tornando-se avermelhada, quando madura, e de maturao tardia; polpa amarelo-alaranjada, doce, sem fibra, aromtica e sucosa. Semente pequena e monoembrinica. rvore vigorosa e produtiva. Van-Dyke: frutos mdios, 300 a 400 g, cor amarela com laivos vermelhos; polpa firme e resistente ao transporte, sabor agradvel, muito doce. Semente pequena, planta muito produtiva. De meia-estao, quanto poca de maturao. Surpresa: frutos mdios a grandes, 400 a 600 g, cor amarelo intenso; polpa agradvel e sem fibra, sucosa, muito doce, sabor agradvel e sem fibra.

Semente pequena, planta muito produtiva, relativamente resistente antracnose. De meia-estao a tardia, quanto poca de maturao. Variedades mais conhecidas Rosa: Talvez seja a melhor das mangas brasileiras. encontrada no Nordeste mido, principalmente em Pernambuco, Paraba, e Alagoas. Quando madura rsea, aromtica, doce e com poucas fibras, deliciosa, alm de ser muito bonita. Seu tamanho varia um pouco, podendo ser considerada de tamanho mdio. globoide. Carlota: uma manga amarela, quando madura, achatada saborosssima. Tem um sabor delicado, que lhe prprio. Pode ser comida de colher. Em mdia pesa 300 g. Espada: Fruta grande, comprida e estreita com a forma aproximada de um S, esverdeada mesmo madura. Resiste bem a longos transportes. Peso mdio, 400 g. Manguita: uma manguinha pequena, mas muito saborosa. As manguitas de Ipu tem uma certa fama. Coraodeboi: Arredondada, vermelhoescura quando madura, grande, polpa tenra aromtica quase sem fibra. Peso mdio 350 g. Sabina: embora algo fibrosa, a polpa amareloalaranjada, muito saborosa. uma fruta muito grande pesando em mdia 900 g, proveniente do Tringulo Mineiro. Tem o nome da famlia de quem a selecionou. Primavera: Excelente manga, selecionada na Ilha de Itamarac. amarela quando madura, sem fibras, sucosa, muito saborosa. Peso mdio de 250 g.

Clima
O melhor clima para a mangueira o quente e mido, porm com estaes seca e chuvosa bem definidas. O perodo seco deve ocorrer bem antes do florescimento, de modo a permitir a planta um perodo de repouso vegetativo, e prolongar-se at a frutificao para evitar os danos causados pela

antracnose e odio. Aps a frutificao, benfica a ocorrncia de chuva, pois estimula o desenvolvimento dos frutos e impede sua queda. Nas regies semi-ridas, as chuvas deixam de ser relevantes, desde que se possa recorrer a irrigao. Quando se pode contar comum sistema de irrigao, o plantio da mangueira pode ser feito em qualquer poca do ano. Quando no se dispe dele, realiza-se o plantio no perodo das guas. O clima de parte do litoral e dos planaltos e serras do Nordeste e quente e mido muito propicio a produo de manga, da a excelncia de suas mangas: grandes, de pele colorida, brilhante, sadia e com uma polpa muito saborosa. As floraes so pouco atacadas pela antracnose, porque chove pouco ou no chove. As frutas crescem em pleno sol, que impede o desenvolvimento de molstias criptogmicas e da colorido, brilho e sabor as frutas. Tambm encontra ecologia favorvel nos planaltos do Sudeste e do Centro-Oeste, muito principalmente nos mais baixos no sujeitos a geadas nem mesmo a temperaturas muito prximas de 0.

Solo
A mangueira cresce bem em qualquer solo, desde que no seja encharcado, alcalino, rochoso, extremamente raso ou demasiado pobre. Prefere solos profundos, moderadamente frteis e bem drenados. A mangueira vegeta e frutifica bem tanto em solos arenosos quanto em solos argilosos, ligeiramente cidos ou alcalinos. Quando se tem em vista a explorao comercial, sempre que possvel preferem solos areno-argilosos, soltos profundos e de boa fertilidade. As reas que permitem a mecanizao so especialmente indicadas. As operaes de preparo do solo so feitas com antecedncia e consiste na roagem, queima do mato, encoivaramento e destoca. Aps a limpeza da rea, procede-se a arao e depois de 20 a 30 dias procede-se a gradagem, coletando-se, ento amostras do solo para anlise.

Quando se utiliza rea com declive acentuado, alinha-se em curvas de nvel a fim de evitar a eroso.

Preparo da Muda
A muda ou enxerto podem ser feitos na propriedade ou adquiridos de viveiristas idneos. Conquanto todas as cultivares sirvam para porta-enxertos, as mais utilizadas tem sido a Espada, Carlota, Coit, ba, Soares Gouveia, Coquinho, Santa Alexandrina e Itamarac, entre outras. Colhidos os frutos destinados ao preparo de porta-enxertos, procede-se a retirada da polpa, lavagem das sementes e secagem a sombra, em local ventilado. Com o auxlio de uma tesoura de poda retira-se o invlucro coriceo( endocarpo ou casca), que envolve as amndoas. A seguir essas so postas a germinar em sulcos de areia grossa, a espaos de 20cm um do outro. Devido s perdas com a germinao e pegamento do enxerto, deve-se usar 40% a mais de sementes, em relao ao nmero desejado de mudas. Entre 40 e 60 dias aps a germinao, as plantinhas previamente selecionadas, so transferidas para sacos de polietileno de 34 x 17cm, contendo uma mistura de trs partes de terra vegetal, uma parte de esterco de curral bem curtido, 3kg de superfosfato simples e 0,5 de cloreto de potssio por metro cbico de mistura de terra e esterco. Sete meses aps o transplante, os porta-enxertos esto em condies de receberem o enxerto. Os mtodos comumente utilizados para enxertia, com algumas variaes, so a borbulha e a garfagem. O primeiro permite maior economia de material de propagao, no caso de gemas e borbulhas, enquanto o segundo confere desenvolvimento mais rpido do enxerto, o que possibilita transplantlo para o local definitivo trs a quatro meses aps a enxertia.

Plantio
As operaes de plantio propriamente ditas so precedidas pelo preparo, cerca de trinta dias antes, da mistura do solo para reenchimento das

covas, fazer arao e gradagem no terreno do futuro pomar e se possvel faz adubao verde. De preferncia procede-se ao plantio na primavera ou no incio da estao chuvosa, preferem-se os dias midos. Os enxertos sero plantados com o compasso de 7x7 m,

aproximadamente. Se o solo for bastante frtil, convm plantar com compasso de 8x8 m. Os ps-francos tero o espaamento de 10x10 m ou 11x11 m, tambm dependendo da fertilidade do solo. No se deve esquecer que nas regies ecologicamente favorveis as mangueiras se tornam gigantescas. As covas, abertas com o espaamento de 50x50x50 cm, e com bastante antecedncia, s sero adubadas se o solo for muito pobre. Neste caso a adubao ser feita uns dois a trs meses antes do plantio. Aplicam-se uns 5 a 10kg de estrume de curral bem curtido e misturado com terra da superfcie. Podem-se acrescentar 2,5 a 3,5 kg de farinha de ossos ou superfosfato. Lanase dentro da cova metade da terra misturada, e sobre esta acomoda- se a muda, uma vez removido o envoltrio de plstico. Coloca-se a muda de tal modo que fique com seu colo ligeiramente acima do nvel do terreno. A outra metade da mistura usada para completar o enchimento da cova. Finalmente, faz-se uma bacia em torno da muda e irriga-se com 10 a 20 L de gua. Deita-se palha ou capim seco sobre a cova, a fim de evitar o aquecimento excessivo do solo junto a muda recm-plantada. A cobertura da muda, alguns dias aps o plantio com palhas ou outro material disponvel na regio, tambm ajuda a evitar a insolao direta sobre o enxerto.

Tratos culturais
Ao mecnica

O controle de plantas indesejveis pode ser feito atravs de equipamentos motomecanizados, manuais e a trao animal e do pastejo direto de ruminantes no pomar. O controle mecanizado de plantas indesejveis deve estar associado ao mtodo de irrigao, seja ele de superfcie (sulcos e bacias), asperso subcopa fixa ou mvel, ou localizada (gotejamento e microasperso). O uso de equipamentos que promovem a movimentao do solo, como grades, cultivadores, enxadas rotativas, entre outros, no controle de plantas invasoras, deve ser feito de preferncia fora do perodo chuvoso, visando proteger o solo dos processos erosivos, mantendo a menor profundidade possvel (suficiente para eliminar as plantas invasoras), a fim de que os rgos ativos do implemento, no agridam o sistema radicular da mangueira. O ideal manter o solo com uma diversidade de espcies vegetais que favoream a estabilidade ecolgica e minimizem o uso de herbicidas. Nos pomares em produo deve-se manter na fileira da mangueira, uma faixa controle de ervas espontneas, por meio de mulching, roadas ou capinadas.

Ao Qumica
O controle qumico de plantas indesejveis permitido com algumas restries. Utilizar herbicidas preferencialmente no perodo chuvoso e mediante receiturio tcnico, conforme a legislao vigente, e minimizar seu uso para evitar resduos. No so recomendados herbicidas de princpio ativo premergente na linha de plantio. O herbicida deve ser utilizado somente na entrelinha da cultura da mangueira. No sistema de Produo Integrada de Frutas (PIF), o controle qumico de plantas indesejveis na cultura da mangueira, permitido com algumas restries, devendo ser empregado somente como complemento aos mtodos culturais e na faixa de projeo da copa das mangueiras, utilizando, no mximo, duas aplicaes anuais com produtos de ps-emergncia.

10

Tutoramento
Recomenda-se o uso de um tutor (pequeno poste de madeira), que servir para conduzir o caule da planta verticalmente, evitando a ao danosa dos ventos na instalao da muda.

Fig. 1. Tutoramento em planta jovem da cultivar Tommy Atkins, com 18 meses do plantio. Foto: Maria Aparecida do Carmo Mouco.

Poda de Formao

11

A poda de formao proporciona planta uma conformao compatvel com o mtodo de explorao e, pela reduo do porte da rvore, facilita os tratos culturais, do solo, a proteo contra queimaduras do sol e a colheita dos frutos, alm de possibilitar o aumento da densidade de plantio. Para acelerar a maturao dos ramos das mangueiras, necessrio produzir uma estrutura bem ramificada. Isso feito por meio da poda de formao, despontando os brotos vegetativos no primeiro ou segundo entren. A poda de formao consiste em cinco a seis operaes para formar uma planta com esqueleto equilibrado e robusto. A primeira poda feita a uma altura de 60 a 80 cm do solo. O local deve ser abaixo do n, quando o tecido se encontrar lignificado (maduro). Aps a brotao, so selecionados trs ramos, que formaro a base da copa, sendo os demais eliminados. Os cortes devero ser tratados com uma pasta base de benomil ou oxicloreto de cobre.

Fig. 2. Poda de formao na mangueira, 1 poda. Desenho: Embrapa semirido.

12

Fig. 3. Poda de formao na mangueira, 2 poda. Desenho: Embrapa semirido.

Fig. 4. Poda de formao na mangueira, 3 poda. Desenho: Embrapa semirido.


A partir da quarta poda, o corte dever ser feito acima do n, em tecido lignificado, com tratamento dos ramos podados com fungicida, selecionando-se de trs

13

ramos voltados para a parte externa da copa. Essa fase atingida pela planta entre 2,5 e 3 anos de idade.

Podas anuais ou de produo


As podas de produo referem-se s realizadas durante a fase produtiva da planta. Nesta prtica, esto includas as atividades de limpeza, levantamento de copa, abertura central, equilbrio, correo da arquitetura, alm da poda lateral e de topo. Forma piramidal - Uma vez que a rvore tenha alcanado o espao disponvel, necessrio realizar uma poda de manuteno, que permita conservar o mximo da superfcie produtiva. A poda, visando a forma piramidal, recomendada principalmente para espaamentos menores e deve ser feita logo aps a colheita, seletivamente, cortando os brotos situados na parte alta da rvore at o primeiro n (abaixo) e eliminando-se todos os brotos verticais. A variedade Kent se adapta muito bem a este tipo de poda.

Fig. 5. Mangueira podada na forma piramidal. Foto: Embrapa semirido.

14

Forma em vaso aberto - Consiste em abrir espaos no centro da copa, eliminando os ramos que tenham um ngulo de insero menor que 45 com o tronco. Com isso, consegue-se uma melhor iluminao interna.

Fig. 6. Mangueira aps a poda em vaso aberto. Foto: Embrapa semirido.

Podas para manejo da florao


Eliminao da brotao vegetativa - Quando h ocorrncia de brotao vegetativa, prximo poca de aplicao do nitrato para quebrar a dormncia da gema, pode-se manter o estresse hdrico para aumentar o grau de maturao do fluxo vegetativo inferior (folhas quebradias) e, em seguida, podar a vegetao nova e iniciar as pulverizaes com nitrato (potssio ou clcio) para estimular a brotao das gemas axilares. Eliminao da inflorescncia - Quando se quer eliminar a inflorescncia de um ramo sem que haja imediata emisso de novos brotos florais, deve-se cort-la, pelo menos, aos 5 cm do n terminal, quando os frutos esto no estdio denominado de chumbinho (aps a fertilizao). Essa prtica vai estimular a emisso de brotos vegetativos vigorosos. A eliminao da florao terminal em algumas cultivares provoca uma segunda emisso de inflorescncia axilar, que deve produzir um nmero menor

15

de frutos abortados. Essa eliminao deve ser feita acima do n terminal (na base da inflorescncia), no estdio em que a flor estiver aberta (ainda no polinizada). Essa prtica permite retardar a florao por um perodo curto, de at 30 dias.

Fig. 7. Eliminao da inflorescncia antes da polinizao. Foto: Embrapa semirido.

16

Fig. 8. Pancula polinizada, mostrando o local da poda para evitar florao. Foto: Embrapa semirido.

Desfolha
A desfolha na mangueira praticada com a finalidade de melhorar a capacidade produtiva da planta e a colorao dos frutos. Quando h folhagem abundante, o sombreamento traz como

conseqncia a existncia de um material vegetal que atua de forma parasitria e reduz o acmulo de reservas para a produo de frutos. A remoo de 15 a 20% da vegetao velha, incluindo ramos, com a finalidade de melhorar a disposio e o balano da copa da rvore, produz uma melhora significativa na eficincia produtiva. Essa desfolha feita por meio da poda praticada logo aps a colheita.

Fig. 9. Aspecto da mangueira aps a realizao da desfolha. Foto: Maria Aparecida do Carmo Mouco.

17

Manejo do Solo e Adubao


Para o investimento tecnolgico na cultura da mangueira deve-se considerar, alm dos aspctos fitotcnicos, fitossanitrios e de manejo de gua, o manejo do solo e adubao, pois, para a obteno de altas produtividades, torna-se necessrio favorecer as condies fsicas e biolgicas do solo bem como satisfazer as exigncias nutricionais da planta.

Adubao
A adubao da mangueira deve ser baseada nos resultados das anlises de solo e de planta (foliar), bem como nos requerimentos nutricionais da fase em que a cultura se encontra. A seguir, so apresentados os procedimentos para amostragem e anlise de solo e de planta, as fases do manejo da adubao, os principais nutrientes requeridos pela mangueira e a necessidade de calagem.

Amostragem e anlise do solo


O resultado da anlise qumica do solo essencial na recomendao de adubao. No entanto, necessrio que se faa uma amostragem de solo criteriosa, de modo que represente as condies reais do campo. A amostragem em pomares implantados tambm deve ser feita aleatoriamente em pelo menos 20 pontos, na projeo da copa das rvores, evitando a coleta em faixas de terra recm adubadas. Deve-se fazer a amostragem aps a colheita e antes de efetuar a adubao de base, no local onde sero realizadas a calagem e a adubao.

Amostragem e anlise de planta

18

A anlise mineral de planta outra informao importante para se fazer a recomendao de adubao, mas, para isso, necessria uma amostragem adequada. Escolher para a coleta apenas as folhas inteiras e sadias. As folhas devem ser coletadas na parte mediana da copa, nos quatro pontos cardeais, em ramos normais e recm-maduros. Coletar as folhas na parte mediana do penltimo fluxo do ramo ou do fluxo terminal, com, pelo menos, quatro meses de idade. Retirar quatro folhas por planta, em 20 plantas selecionadas ao acaso, e coloc-las em saco de papel. Realizar a coleta antes da aplicao de nitratos ou outro fertilizante foliar para a quebra de dormncia das gemas florais. No amostrar plantas que tenham sido adubadas ou pulverizadas ou aps perodos intensos de chuvas. Aps a coleta, deve-se acondicionar as amostras em sacos de papel, identificando-as e enviando-as, imediatamente, para um laboratrio. Se isto no for possvel, armazen-las em ambiente refrigerado. Realizar amostragem de folhas anualmente, pois os teores foliares de N condicionam as doses de fertilizantes nitrogenados a serem aplicadas.

Recomendao de adubao
O manejo de adubao da mangueira envolve trs fases: 1) 2) 3) Adubao de plantio; Adubao de formao; e Adubao de produo.

Adubao de Plantio Depende, essencialmente, da anlise do solo. Os fertilizantes minerais e orgnicos so colocados na cova e misturados com a terra da prpria cova, antes de se fazer o transplantio das mudas. Adubao de Formao

19

As adubaes minerais devem ser iniciadas a partir de 50 a 60 dias aps o plantio, distribuindo-se os fertilizantes na rea correspondente projeo da copa, mantendo-se uma distncia mnima de 20 cm do tronco da planta. Adubao de Produo A partir de trs anos ou quando as plantas entrarem em produo, os fertilizantes devero ser aplicados em sulcos, abertos ao lado da planta. A cada ano, o lado adubado deve ser alternado. A localizao destes sulcos deve ser limitada pela projeo da copa e pelo bulbo molhado, por ser esta a regio com maior concentrao de razes. Aps a colheita, aplica-se 50% do nitrognio, 100% de fsforo e 25% do potssio. Antes da induo, aplica-se 20% do potssio. Na florao, aplica-se 15% do potssio. Aps pegamento dos frutos, aplica-se 30% do nitrognio e 15% do potssio. Cinquenta dias aps o pegamento dos frutos, aplica-se 20% do nitrognio e 15% do potssio.

Nutrientes
Os nutrientes mais importantes para a cultura da mangueira so nitrognio, fsforo, clcio, potssio, magnsio, boro e zinco. Os requerimentos destes e dos demais nutrientes, bem como a importncia de cada um na produo e/ou qualidade dos frutos so descritos a seguir. Nitrognio O nitrognio (N) um dos nutrientes mais importantes para a mangueira e exerce um importante papel na produo e na qualidade dos frutos. Seus efeitos se manifestam principalmente na fase vegetativa da planta e considerando a relao existente entre surtos vegetativos/emisso de gemas florais/frutificao, sua deficincia poder afetar negativamente a produo. Mangueiras adequadamente nutridas com nitrognio podero emitir

regularmente brotaes que, ao atingirem a maturidade, resultaro em panculas responsveis pela frutificao. Nitrognio em excesso pode aumentar a susceptibilidade a desordens fisiolgicas, tais como colapso interno, a doenas ps-colheita, e, se for aplicado no momento errado, pode

20

prejudicar o florescimento. Altos teores de nitrognio podem, ainda, deixar os frutos verdes, ou manchados de verde, o que diminui o seu valor de mercado. Fsforo O fsforo (P) necessrio na diviso e crescimento celular da planta. especialmente importante no desenvolvimento radicular, comprimento da inflorescncia, durao da florao, tamanho da folha e maturao do fruto. Influencia positivamente na colorao da casca, uma caracterstica de grande importncia para o mercado consumidor. Clcio O clcio (Ca), juntamente com o nitrognio (N), um nutriente exigido em grandes quantidades pela mangueira. O clcio participa do

desenvolvimento celular da planta e dos frutos. Ele influencia na firmeza e na vida ps-colheita dos frutos. Baixos nveis de clcio esto associados com o colapso interno. Os perodos crticos para a absoro de clcio so durante o fluxo ps-colheita e o desenvolvimento inicial dos frutos. O clcio melhor absorvido pelo sistema radicular. Aplicaes foliares de clcio no tm sido eficientes uma vez que ele praticamente imvel na planta. Potssio O potssio (K) exerce um importante papel na fotossntese e produo de amido, na atividade das enzimas e na resistncia da planta a doenas. Ele est estreitamente relacionado com a qualidade dos frutos, em particular cor da casca, aroma, tamanho e teor de slidos solveis. Influencia ainda a regulao de gua na clula, controlando as perdas de gua das folhas atravs da transpirao. o nutriente mais importante em termos de produo e qualidade de frutos. No entanto, o excesso desse nutriente pode causar desbalano nos nveis de clcio e magnsio, causando, ainda, queima nas margens e pice das folhas velhas. Magnsio

21

Embora o magnsio (Mg) no seja exigido em grandes quantidades, sua deficincia poder provocar reduo no desenvolvimento, desfolha prematura e, em decorrncia, diminuio da produo. Adubaes com altas doses de clcio e de potssio diminuem a absoro de magnsio, motivo pelo qual deve ser verificada, antecipadamente, a relao potssio/clcio/magnsio.

Boro O boro (B) importante para a polinizao e desenvolvimento de frutos e essencial para a absoro e uso do clcio. A deficincia de boro resulta em pobre florescimento e polinizao, alm de frutos de tamanho reduzido. Os sintomas de deficincia so mais visveis durante o florescimento, produzindo inflorescncias deformadas, brotaes de tamanho reduzido, com folhas pequenas e coriceas. Poder ocorrer ainda reduo significativa em termos de produo, uma vez que a gema terminal poder morrer ou, ento, baixa germinao do gro de plen e o no desenvolvimento do tubo polnico. A morte de gemas terminais resulta na perda da dominao apical, induzindo assim a emisso de grande nmero de brotos vegetativos, originados das gemas axilares dos ramos principais. Deve-se tomar extremo cuidado com as quantidades de boro aplicadas, uma vez que o limite entre deficincia e toxicidade muito prximo. A toxidez de boro causa queima das margens e queda das folhas. Zinco Plantas deficientes em zinco apresentam encurtamento dos entrens, alm do aumento da espessura do limbo foliar, que se torna quebradio. Os distrbios denominados malformao floral ou embonecamento e

malformao vegetativa ou vassoura de bruxa podem, em parte, serem confundidos com a deficincia de zinco, uma vez que as plantas emitem panculas pequenas, de forma irregular, mltiplas e deformadas.

Calagem

22

A calagem tem a finalidade de corrigir a acidez do solo, elevando o pH e neutralizando os efeitos txicos do alumnio e mangans, concorrendo assim, para que haja um melhor aproveitamento dos nutrientes pelas culturas. Alm da correo da acidez, a calagem eleva os teores de clcio e magnsio do solo, porque o calcrio, que o corretivo normalmente usado, contm teores altos desses nutrientes. A mangueira uma cultura das mais exigentes em clcio, pois possui quase sempre o dobro desse nutriente nas folhas em relao ao nitrognio, que predomina nas folhas da maioria das espcies cultivadas. Tambm so freqentes, no campo, os sintomas de deficincia de magnsio, considerado o quarto nutriente mais importante para a mangueira. Em solos cidos, os problemas de deficincia de Mg so facilmente corrigidos mediante a aplicao de calcrio dolomtico, que uma fonte eficiente e a mais econmica do nutriente. Entretanto, em solos alcalinos, a deficincia de Mg s corrigida pela aplicao de sais solveis de Mg, como sulfato, cloreto ou nitrato, os quais normalmente tm custo elevado, principalmente quando comparados com o calcrio dolomtico. Em pomares corrigidos com calcrio ou naqueles em que o pH elevado no permite a utilizao de calcrio, a concentrao de clcio nas folhas pode ficar abaixo do nvel crtico, predispondo as plantas a distrbios fisiolgicos, como o colapso interno (soft nose). Uma fonte alternativa de clcio o gesso ou o fosfogesso. Nestas situaes, o gesso um material que vem sendo usado para aumentar os teores de clcio, sem alterar o pH do solo. Existem tambm, os produtos quelatizados com cidos orgnicos

(polihidroxicarboxlicos) como fonte de clcio. A calagem dever promover a elevao da saturao por bases (V) a 80% e/ou o teor de Ca2+ a 2 cmolc dm-3 e o de Mg2+ a 0,8 cmolc dm-3. A quantidade dos corretivos deve ser determinada pelo tcnico especialista, com base nos resultados da anlise de solo.

Manejo de Solo

23

Em reas onde a cultura j esteja implantada (conduo do pomar) e para as condies de clima tropical do Nordeste do Brasil, sistemas de manejo adequados conservao do solo e produtividade devem ser basicamente fundamentados na cobertura do solo por culturas ou seus resduos, objetivando proteg-lo das chuvas de alta intensidade e mal distribudas, tpicas da regio semi-rida; aumentar a infiltrao e reteno de gua; aumentar o teor de matria orgnica, com conseqente mineralizao de nutrientes; e diminuir as oscilaes de temperaturas e evaporao no solo, elevando a disponibilidade de gua para as plantas. Espcies vegetais consorciadas entre as plantas uma prtica utilizada na fruticultura da regio. Essa mistura conhecida como coquetel vegetal (leguminosas, gramneas e oleaginosas), cujo resduo deixado como cobertura morta do solo. comum na regio, na conduo dos pomares de manga, roar o mato (das ruas entre as fileiras), deixando-o sobre o solo. Em pomares isentos de problemas fitossanitrios, prtica tambm, depois da poda ps-colheita, deixar os restos dos galhos podados entre as linhas. Depois de secos, estes restos sero roados. Esse manejo, alm dos benefcios j mencionados, protege o solo dos riscos de salinizao, pois evita a ascenso dos sais no perfil do solo. Restos de outras culturas, desde que tambm isentos de problemas fitossanitrios, tm apresentado bons resultados tanto na cobertura do solo como na produo de matria orgnica, como o exemplo de colmos de bananeira. O abaciamento ao redor da planta cultivada tambm deve ser mantido com cobertura de resduos vegetais.

24

Fig. 10. Cobertura do solo com galhos verdes da prpria planta. Foto: Maria Aparecida do Carmo Mouco.

Irrigao
A gua um fator que afeta o metabolismo da mangueira. O manejo adequado da gua est intimamente relacionado com outros fatores como nutrio, aplicao de fito-reguladores, tratos fitossanitrios e principalmente estresse hdrico e induo floral. Nenhum dos fatores mencionados capaz de assegurar alta produtividade, se no for realizado no tempo e na quantidade adequada. Ao se adotar a irrigao, surgem as indagaes relativas aos mtodos mais adequados e as formas mais apropriadas de manejo da gua para atender s necessidades hdricas da cultura para seu desenvolvimento e produo. A escolha do mtodo de irrigao uma questo ligada s condies topogrficas, disponibilidade do recurso hdrico, qualidade da gua, eficincia de irrigao, economicidade do sistema utilizado, entre outros.

Quadro 1: rea cultivada, produo e produtividade dos trs estados brasileiros maiores produtores de manga no ano de 2002. Estado rea Cultivada (ha) Produo (t) Produtividade (t.ha-1)

25

So Paulo Bahia Pernambuco

20.354 16.240 6.632

208.947 252.952 136.488

10,3 15,6 20,6

Fonte: Ministrio da Integrao Nacional (2002).

No Quadro 1, pode-se perceber a importncia do uso da irrigao no incremento da produtividade na cultura da mangueira. No estado de So Paulo, onde a manga cultivada pela maioria dos produtores, em condies de sequeiro, tem-se uma produtividade mdia de 10,3 t.ha-1. J no estado de Pernambuco, onde a mangueira cultivada sob condies cultivada sob condies irrigadas obtm-se uma produtividade mdia de 20,6 t.ha-1, ou seja, o uso da irrigao possibilito a expanso da cultura para novas reas, alm de otimizar a tecnologia de produo, o que permitiu duplicar a produtividade da mangueira quando comparada com os cultivos de sequeiro. Entretanto, para que as tcnicas de irrigao sejam bem sucedidas, de suma importncia o seu manejo adequado, visando maior competitividade econmica e sustentabilidade ambiental, exigidas por um mercado globalizado e consciente da necessidade de preservao do meio ambiente. Vrios mtodos podem ser escolhidos com base na viabilidade tcnicoeconmica e benefcios sociais advindos de seu uso. As diversidades edafoclimticas, econmicas e sociais das regies brasileiras possibilitam o uso dos diferentes sistemas de irrigao, que podem ser agrupados em trs grandes mtodos, conforme apresentado a seguir. a) Irrigao por superfcie: a gua aplicada no perfil do solo, utilizando sua prpria superfcie para conduoa conduo e infiltrao, podendo ser: 1) Por Sulco, que consiste na conduo da gua em pequenos canais ou sulcos, paralelos s fileiras de plantio, durante o tempo necessrio para umedecer o perfil do solo ocupado pelas razes; 2) Por Faixa, onde a aplicao da gua no solo ocorre em faixas de terreno compreendidas entre diques paralelos;

26

3)

Por Inundao, no qual a gua aplicada em bacias ou tabuleiros, que so reas limitadas por diques ou taipas. A inundao pode ser permanente ou temporria;

4)

Por Microbacias, que se caracteriza pela aplicao da gua por meio de mangueiras flexveis em pequenas microbacias em torno da planta;

5)

Subterrnea ou Subirrigao, que significa a manuteno e controle do lenol fretico a uma profundidade pr-estabelecida.

b)

Irrigao por asperso: a gua aplicada ao solo sob a forma de chuva artificial, por fracionamento de um jato de gua, em grande nmero de gotas que se dispersam no ar e caem sobre a superfcie do terreno ou do dossel vegetativo. Destacam-se, nesse grupo, os sistemas, Convencional, Ramal Rolante, Montagem Direta, Autopropelido, Piv Central e Linear.

c)

Irrigao localizada: a gua aplicada na superfcie ou subsuperfcie do solo, prximo planta, em pequenas intensidades e com alta freqncia. Um sistema completo de irrigao localizada consta de conjunto motobomba, cabeal de controle, sistemas de automao, linhas de tubulao (suco, recalque, principal, secundria, derivao e lateral), vvulas e gotejadores os ou microaspersores, de irrigao que por iro constituir, e

respectivamente, microasperso.

sistemas

gotejamento

Segundo Coelho et al. (2000), a microasperso (Figura 3) tem sido o sistema de irrigao localizada mais empregado na cultura da mangueira por promover uma rea molhada superior gerada pelo sistema de irrigao por gotejamento.

27

Fig. 11: Sistema de irrigao por microasperso na cultura da mangueira, utilizando-se dois microaspersores por planta. A escolha de um dos mtodos citados deve ser baseada na viabilidade tcnica e econmica do projeto, bem como dos benefcios sociais advindos. O processo complexo e exige conhecimentos relativos ao solo, topografia, planta, gua, ao clima, ao manejo, energia, aos custos, entre outros.

Pragas e doenas
H doenas que podem comprometer a produo de frutos. As mais danosas, em nossas condies, esto a seguir: Antracnose As folhas apresentam manchas escuras dde tamanho e contorno irregulares, e nessas reas os tecidos morrem. As inflorescncias tambm ficam escuras, tornam-se quebradias e acabam por cair. Nos frutos surgem leses irregulares, deprimidas e escuras, chegando a atingir at a parte interna. O fungo causador da doena (Colletotrichum gloesporioides) permanece nos galhos secos de um ano para outro. A poda deles , por isso, importante medida de controle. Controla-se tambm com uso de fungicidas: benomyl (30 g/100 litros de gua), mancozeb (250 g/100 litros de gua) ou chlorotalonil (250 g/100 litros de gua). Deve-se manter um intervalo mnimo de quinze dias entre a ltima aplicao de benomyl e a colheita, e de sete dias no caso de aplicao

28

dos outros dois fungicidas. As cultivares Tommy atkins e Keitt so consideradas medianamente resistentes. Seca-da-mangueira causada pelo fungo Ceratocystis fimbriata. As folhas da ponta dos ramos atacados amarelecem, murcham e secam. Posteriormente, os ramos tambm secam e a planta chega a morrer. importante inspecionar periodicamente o pomar, cortando (a 40 cm do ponto de infeco) e queimando os ramos atacados. Pincela-se com pasta a base de cobre a face cortada. Alm disso, pulverizam-se as plantas atacadas e vizinhas, com calda contendo 1% a 2% de oxicloreto d ecobre (50%) mais 0,25% a 0,40% de carbbaryl. Marcam-se as plantas tratadas para facilitar nos inspees. As cultivares Tommy Atkis, Keitt e Kent so consiideradas medianamente resistentes. Odio O fungo Oidium magiferae causa srios prejuzos s folhas, flores e frutos. Apresenta-se sob a forma de um p branco-acinzentado, que se deposita sobre a superfcie dos rgos atacados. Estes perdem suas funes e caem. Para seu controle, fazem-se pulverizaes com produutos base de enxofre. A primeira aplicao se alguns dias antes do florescimento; a segunda, aps a queda das flores, e a ltima, depois da formao dos frutos. Botrioploidia O pednculo e a parte basal do fruto assumem a colorao escura e consistncia mole. Os frutos, chegados do campo, so imersos em gua quente (55 oC), em mistura com benomyl (por dois minutos) ou com fungicidas cpricos (por cinco minutos).

Colapso interno do fruto Ocorre o amolecimento da polpa, s vezes, com separao da casca. Como medida de controle, colhe-se o fruto de vez. Efetuar calagem, e se necessrio, aplicar clcio complementar.

29

Malformao As inflorescncias formam uma massa compacta de flores estreis. Nas gemas vegetativas h a formao de brotos curtos e folhas rudimentares. Como medida de controle, eliminam-se os ramos e panculas infectadas. Fazem-se pulverizaes com produtos base de enxofre. Diversas espcies de insetos causam danos mangueira. As principais so as descritas abaixo, onde tambm se indicam os mtodos de controle: Mosca-das-frutas As espcies que mais prejudicam a mangueira so a anestrepha obliqua, A. Fraterculum e Ceratitis capitaata, esta conhecida como mosca-domediterrneo. As principais medidas de controle consistem em evitar plantios prximos s fruteiras muito atacadas pelas moscas, coletar os frutos atacados e enterrlos em covas fundas. O controle direto do insteo se efetua com o uso de iscas txicas, base de trichlorfon (80%, 200 g) ou malathion (200 ml) e 1 litro de protena hidrolisada. Esses produtos so misturados com melao ou acar mascavo (5 kg/100 litros de gua). Aps o preparo uniforme da mistura, borrifam-se as plantas em aproximadamente 1 m2 de copa. O tratamento repetido quinzenalmente e suspenso trinta dias antes do incio da colheita. No caso de exportao, os frutos so mergulhados em um tanque com gua quente (46 oC), circulante, durante 75 minutos (frutos com at 425 g) ou 90 minutos (frutos com 426 a 650 g). Em volta da rea de empacotamento deve-se usar um telado (plstico ou metlico), para evitar uma possvel infestao pelas moscas-das-frutas, aps o tratamento/resfriamento. Faz-se, tambm, obrigatoriamente, o monitoramento do pomar. Cochonilhas A principal espcie a Aucalopsis tubercularis, encontrada nas regies semi-ridas e nos cerrados ( baixa umidade relativa do ar). Essa praga suga a seiva de todas as partes verdes da planta, causando queda de folhas,

30

secamento de ramos e aparecimento de fumagina, em geral, provocando maiores danos em pomares com um a trs anos de idade. O controle dessa praga feito mediante a pulverizao de leo mineral misturado a um inseticida fosforado, evitando-se a aplicao nas horas mais quentes do dia e no perodo de florao. Broca-da-magueira Esse besouro (Hypocryphalus mangiferae) est associado seca-damangueira, como transmissor do Ceratocystis fimbriata, iniciando o ataque pelos ramos mais finos no topo da copa, onde aparecem os ramos secos. Efetuam-se inspees peridicas no pomar e eliminam-se a planta nova ou os ramos atacados de plantas adultas. Aps a poda dos ramos afetados, faz-se a pulverizao ou o pincelamento com carbaril, misturado a um fungicida base de cobre. Besouro-amarelo Os adultos so de cor amarelo-clara brilhante, com a parte ventral alaranjada. Ataca outras plantas (abacateiro, bananeira, cajueiro, goiabeira, etc.), alimentando-se de brotos e folhas novas, causando perfuraes tpicas (redondilhas). O controle se faz com fenitrothion, dilametrina ou permetrina. caros O principal deles o Eriopyes mangiferae, de colorao branca e aspecto de verme. Ataca as gemas terminais e inflorescncias, causando atrofia e morte de brotos terminais de mudas e de plantas adultas. Sua presena, associada malformao da inflorescncia, exige controle rigoroso em viveiros e pomares em formao com acaricidas especficos. Nas plantas adultas, recomenda-se fazer a poda dos ramos e inflorescncias atacados.

Colheita

31

Cuidados antes da colheita


Mesmo durante o crescimento e o desenvolvimento dos frutos, alguns cuidados devem ser observados a fim de que sejam proporcionadas as condies adequadas formao da manga e completa exposio das caractersticas que definem sua qualidade. Determinados tratos culturais e procedimentos realizados ainda no campo podem favorecer essas

caractersticas, principalmente aquelas relacionadas sanidade e aparncia dos frutos. Entre os tratos culturais que influenciam diretamente a qualidade, podem ser citados a limpeza da pancula e o raleio de frutos. Estes cuidados devem ser observados principalmente nas variedades Tommy Atkins e Keitt que receberam aplicaes de paclobutrazol. O procedimento consiste na retirada de restos florais, de folhas em excesso e dos frutos com problemas fitossanitrios, mecnicos e fisiolgicos. A retirada dos restos florais deve ser feita assim que estejam secos e possam ser derrubados atravs da sacudida das panculas. Posteriormente, aps a segunda queda fisiolgica dos frutos, quando esto no estdio ovo (dimetro de aproximadamente 4 cm), realiza-se a limpeza de frutos mumificados, que sofreram absciso ou em excesso. Para a realizao desta prtica, deve-se utilizar tesoura de raleio ou de poda. Em funo das condies climticas da Regio Semi-rida brasileira, a exposio excessiva ao sol pode resultar em problemas de queima da casca dos frutos, desvalorizando-o comercialmente. Por outro lado, o

desenvolvimento da colorao avermelhada, mais atrativa e exigida pela maioria dos mercados, depende da incidncia dos raios solares sobre a superfcie do fruto. Na regio, comum a realizao de desfolha, aproximadamente aos 30 dias antes da colheita, com a finalidade de expor os frutos maior penetrao dos raios solares, desenvolvendo,

consequentemente, uma colorao avermelhada mais intensa. Contudo, a prtica deve ser bem orientada, observando-se os riscos de queima, principalmente daqueles frutos localizados na regio da planta exposta ao sol a partir do meio-dia. Para prevenir o problema, algumas providncias podem ser

32

tomadas. Muitos produtores realizam o pincelamento dos frutos com hidrxido de clcio (cal) a 5 % (1 kg/20 L) ou produtos semelhantes. Outra prtica possvel o ensacamento dos frutos. Existem, ainda, alguns produtos comerciais, conhecidos como filtros ou protetores solares, que podem ser aplicados com esta finalidade. A aplicao destes produtos feita atravs de pulverizao da parte area da planta (frutos e folhas).

Fig. 12. Aspecto da copa de mangueiras aps a desfolha. Foto: Maria Auxiliadora Colho de Lima. Outros aspectos tambm influenciam diretamente a qualidade da manga, como o estado nutricional da planta, os tratamentos fitossanitrios realizados, o manejo da irrigao e os sistemas de poda adotados. Estes fatores influenciam a suscetibilidade a danos e a distrbios de diferentes naturezas.

33

Portanto, todas as prticas adotadas e introduzidas durante o ciclo produtivo devem levar em considerao sua influncia sobre a qualidade dos frutos, observando-se criteriosamente as caractersticas exigidas pelo mercado.

Colheita
As mangueiras enxertadas e conduzidas de acordo com os requisitos tcnicos exigidos pela cultura produzem de 2 a 5 anos aps o plantio. As mangueiras de p-franco custam muito a produzir. Frutificam 10 ou mais anos aps o plantio. A produo aumenta aos poucos, atingindo, nos enxertos, uma produo considerada normal aos 12 anos de idade. Em regra, a produo continua a aumentar at os 20 anos, aproximadamente. No Brasil, o florescimento comea no ms de maio, e a colheita pode ser feita de cinco a seis meses depois, podendo variar entre as cultivares de uma regio para outra. Nas regies secas e quentes, a colheita pode ser feita mais cedo que nas midas e frias. A produo influenciada pela idade da mangueira, o clima, o solo, os tratos culturais que lhe dispensam. Varia bastante de um ano para outro. Aos 6 anos de idade as mangueiras produzem, em mdia aproximada, umas 40 a 70 frutas, nos anos normais. Aos 10 anos, tambm nos anos normais, a produo pode ser de umas 3.500 frutas, em mdia. Naturalmente tais produes so possveis em mangueiras enxertadas, em zonas ecologicamente muito favorveis e muito bem tratadas. Colhem-se as mangas antes de completamente maduras, pois ento caem naturalmente. Colhem-se cuidadosamente, torcendo-se os frutos at que o pednculo se rompa ou cortando o pednculo com uma tesoura de poda. No caso de plantas altas, usa-se uma vara com uma sacola presa em sua extremidade, sempre evitando-se choques, colhidas quando comeam a mudar de cor, acondicionando os frutos cuidadosamente em caixas,que devem ser mantidas sombra.

34

Embalagem e comercializao
Na comercializao de manga, a caixa comumente utilizada a do tipo querosene com as dimenses externas de 52 cm de comprimento, 25 cm de largura e 36 cm de altura. A tampa de ripas, o peso bruto de 27 a 28 kg, o peso lquido, de 22 a 23 kg. Comporta, em mdia, 40 frutos grande e 120 pequenos. O padro ideal de caixa o que diminui o nmero de camadas. De modo geral, frutos grandes devem ser acondicionados em uma nica camada, os mdios em duas, e os pequenos, em trs camadas. A caixa de papelo a embalagem ideal para manga, apresentando uma srie de vantagens sobre os outros tipos. Seu uso, no entanto, ainda limitado, por onerar o produto, restringindo-se a alguns produtores de Minas Gerais, So Paulo, Pernambuco e Bahia. As caixas usadas em Minas Gerais tm as seguintes dimenses externas: 42 x 32 x 12 cm; 42 x 21 x 10 cm e 33 x 21 x 10 cm. Esses trs tipos comportam, respectivamente, quinze, oito e seis mangas. So perfurados na tampa e lateralmente para permitir a ventilao e a eliminao de gs carbnico e etileno, resultantes da respirao dos frutos. Na comercializao da manga a qualidade fundamental. Assim que os frutos oriundos de pomares bem conduzidos, colhidos cuidadosamente, beneficiados e acondicionados em embalagens apropriadas tm a preferncia do consumidor e alcanam maior cotao no mercado.

35

Referncias Bibliogrficas
Gomes, Raimundo Pimentel. Futicultura Brasileira, 13a edio. Ed. Nobel. So Paulo, 2007. Da Cunha, et. al. Plantar manga. Ed. EMPBRAPA, Braslia, DF, 1997. http://www.nutricaodeplantas.agr.br/ - acesso em 24 de maio de 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen