Sie sind auf Seite 1von 14

Modelo de capela velrio

Governo de Minas adota projeto-padro para construo de instalaes com, no mnimo, dois sales. Veja oramento detalhado da obra, em cinco capitais, a partir das composies do Sinapi

Por Tania Pescarini

A Secretaria Estadual de Transportes e Obras Pblicas (Setop) do Governo de Minas Gerais padronizou projetos de edificao de capelas velrio para facilitar e qualificar a implantao desses equipamentos pblicos em pequenas cidades do Estado. "Dentre as obras com maior demanda para os municpios, constam as capelas", explica o subsecretrio do Setop, Bruno Oliveira Alencar. Segundo ele, os projetos apresentam solues de engenharia e arquitetura adequadas aos recursos humanos e materiais disponveis no interior do Estado, em um esforo para elevar qualitativamente os repasses de recursos para o desenvolvimento municipal. Em Minas, mais da metade dos municpios tem menos de 20 mil habitantes, sendo, muitos deles, administrados por gestes municipais reduzidas e carentes de infraestrutura. O projeto-padro de capelas velrio do Setop foi desenvolvido em quatro mdulos, com um, dois ou quatro sales. Os projetos de menor metragem (mdulos 1 e 2, com gabarito de 237,25 m2 e disposies diferentes) reservam uma rea destinada expanso, projetada para exigir o menor esforo e gasto possvel. Como explica Nalia Portugal, superintendente de coordenao tcnica do Setop, a referncia para expanso mxima o mdulo 3, que conta com quatro sales e quatro salas de repouso, cuja metragem (locao para a obra) 350,87 m2. "Quando a demanda supera essa estrutura, construmos uma outra unidade", lembra ela. Por isso, ter em mos um estudo indicativo da expanso populacional permite ao municpio implantar um projeto com maior vida til. Sai muito mais caro ter que demolir estruturas ultrapassadas para reconstruir novas. J o mdulo 4 tem somente um salo e rea total de 155,53 m.

As instalaes dos mdulos 2, 3 e 4 seguem o padro adotado para o primeiro tipo: dois sales, infraestrutura para duas salas de repouso/preparao, administrao, copa, banheiro de funcionrios, sanitrios feminino e masculino, banheiro para pessoas com mobilidade reduzida e rea de circulao. Com capacidade para realizar dois bitos concomitantes, o projeto de mdulo 1 atende s necessidades de municpios pequenos, com reduzido nmero de bitos. O Setop disponibiliza os projetos de arquitetura, projeto estrutural, eltrico e hidrulico da edificao. A aquisio do terreno e a contratao dos projetos de terraplanagem e de fundao ficam a cargo das prefeituras. "Sempre orientamos os municpios a escolherem terrenos planos, simples de construir", lembra Nalia. O tipo da fundao dever ser definido mediante sondagem de solo no terreno. Entretanto, como nem sempre h terrenos ideais disponveis ou recursos municipais para a aquisio, o Setop orienta sobre solues de fundao para cada caso, sem, com isso, assumir a responsabilidade pelos clculos do projeto, a cargo do municpio. Nalia lembra que alguns projetos so devolvidos muitas vezes, com ressalvas, at que se defina o melhor plano de fundao e terraplanagem. A contrapartida municipal de viabilizar o terreno, vale destacar, entra como a contrapartida mnima exigida pela lei que regulamenta repasses pblicos via convnio, categoria na qual se inscreve o programa de repasse via projetos-padro do Setop. No projeto-padro tambm no constam muros externos capela e recuo da construo, j que esses itens esto sujeitos regulamentao municipal. No projeto de arquitetura desenvolvido pela equipe de Nalia, h a especificao de cada material da construo, do ao a itens de acabamento, como cor e tipo da tinta usada na pintura interna e externa, portas, soleiras e janelas. Tudo padronizado e quantificado, para facilitar ao mximo a elaborao da planilha oramentria. A superintendente explica que os critrios para escolha dos materiais em todos os projetos que compem cada um dos mdulos foram: disponibilidade regional, baixo custo, fcil execuo e manuseio. Segundo ela, preciso levar em conta no s a disponibilidade de recursos financeiros, mas tambm problemas como falta de mo de obra e dificuldade com o frete de materiais. A disponibilidade regional motivou tambm a escolha de tijolo cermico e acabamentos em ardsia. Confira a seguir os referenciais tcnicos dos principais sistemas do mdulo 1, elaborado pelo Setop, e o oramento detalhado da obra:

Oramento Paralelamente padronizao de projetos, o governo mineiro desenvolveu algumas ferramentas que visam ajudar as administraes municipais a garantir e agilizar os repasses estaduais para essas obras. Uma delas foi a planilha de preos do Setop, referncia de preos de materiais atualizada e regionalizada, que inclui tambm valores relativos a servio e encargos sociais. A Secretaria desenvolveu tambm modelos de planilha oramentria e cronograma fsico-financeiro, alm de um roteiro para elaborao de convnio. O objetivo organizar as exigncias tcnicas e burocrticas do Estado, em um formato que sirva tambm para orientar os profissionais das prefeituras. Segundo as composies do ndice do governo mineiro, o valor total da construo da capela velrio no Estado girava, em 2010, em torno de R$ 128 mil (sem custos com terreno). Como forma de apresentar referenciais de custo a municipalidades de outras regies do Pas, interessadas na adoo de projeto similar de infraestrutura, a equipe de engenharia da Editora Pini elaborou o oramento detalhado da obra com composies do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices da Construo Civil (Sinapi), da Caixa Econmica Federal, e em cinco regies brasileiras: So Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Amazonas. Acompanhe a planilha a seguir.

Arquitetura O projeto arquitetnico inclui dois sales independentes (de 6 m x 5 m cada) equipados com ar-condicionado, alm de rea de administrao reservada. Os sales so anexados a salas de repouso, para privacidade familiar. Na rea de circulao aberta, prev-se bancos quadrilteros em concreto aparente e acessos laterais copa e aos banheiros masculino, feminino e para pessoas com mobilidade reduzida. A rea frontal do terreno dedicada jardinagem e estacionamento ou para futuras ampliaes da capela. Estrutura e cobertura A estrutura da capela velrio executada em concreto armado (f ck 20 MPa), com fechamento em alvenaria de tijolo cermico, e vergas acima das portas e janelas para evitar trincas nos vos das estruturas. A cobertura da capela prev seis telhados todos de uma gua com telhas cermicas e de fibrocimento ondulados. O sistema de escoamento convencional, feito por calhas de chapa galvanizada. A madeira do tipo "paraju" a especificada para o engradamento da cobertura da capela (vigas, caibros e ripas).

Hidrulica A tubulao de gua fria conta com tubos PVC, soldveis, classe 15, conforme NBR 5648. A caixa-d'gua, de fibras Tinabrs, tem capacidade para 1.750 l. O sistema de drenagem pluvial foi projetado de acordo com prescries da NBR 10844 (Instalaes Prediais de guas Pluviais). O projeto hidrossanitrio estabelece que as paredes e o fundo da caixa de passagem para esgoto sanitrio sejam impermeabilizados, e o fundo, abaulado e sem quinas. A caixa, devidamente ventilada, deve ser vedada com tampa de ferro fundido, chapa metlica ou laje de concreto.

Sistema eltrico A parede das caixas de passagem, de alvenaria de tijolos macios, coberta por tampa de concreto removvel. J o fundo da caixa recebe camada de brita fina. O eletroduto de PVC rgido roscvel semelhante ao aplicado em instalaes prediais de baixa tenso, para acomodao de fios. H tambm ponto de luz no teto, pertencente ao sistema de emergncia.

Ressalvas Os servios de terraplanagem e fundao no foram considerados, neste oramento, porque os valores dependem do local de implantao da obra. Alguns servios listados na planilha original de quantitativos do Setop foram suprimidos, pois esto inclusos na Base Sinapi utilizada na montagem do oramento.

Adaptaes ao projeto

Projeto da capela adaptado pela Prefeitura de Cedro do Abaet manteve nmero de sales do mdulo I, mas eliminou rea de administrao, de circulao interna e partes ajardinadas

importante lembrar que os municpios podem fazer alteraes no projeto-padro disponibilizado pelo Setop, o que no lhes torna inacessveis os repasses via convnio com essa Secretaria. Alteraes podem atender a exigncias da tipologia do terreno, por exemplo, ou simplesmente adaptar melhor o projeto s demandas especficas do municpio. Foi o que aconteceu no projeto da capela velrio de Cedro do Abaet, municpio a Noroeste de Sete Lagoas (MG).

O engenheiro Gelciro Caetano reformulou partes significativas do projeto para que a edificao fosse coerente com a realidade de Cedro do Abaet: a cidade, uma das menores de Minas Gerais, tem somente cerca de dois mil habitantes. "Era uma coisa que fazia falta por aqui", conta Caetano. "As pessoas eram obrigadas a viajar 30 km para velar os parentes", diz. A nova capela velrio de Cedro do Abaet, construda em parceria com o Setop em um projeto diferenciado, deve ser entregue em breve e tem capacidade para dois bitos. Caetano elaborou um projeto significativamente menor que o mdulo 1 da Setop, eliminando a rea de administrao, as reas de circulao interna e partes ajardinadas. "Imagina o desperdcio de tempo e trabalho que seria cuidar de todo aquele jardim, no nosso caso. O nmero de bitos aqui muito reduzido", explica. Segundo ele, pelo mesmo motivo no vale a pena manter uma administrao no local. O interessante que as adaptaes feitas por Caetano mantm dois sales de 6 m x 5 m e duas salas de repouso, com cama de alvenaria. Ou seja, comporta tambm dois velrios concomitantes. O projeto conta com dois sales e duas salas de repouso, cada uma delas com uma cama de alvenaria, banheiros feminino e masculino com barras de apoio e lavatrio de canto para aumentar a acessibilidade. H banheiro para funcionrios, dispensa, copa e uma varanda frontal de 12 m. O recuo em relao via pblica de 6 m. O oramento enxuto abriu espao para balastres no muro e decorao crist (crucifixo) instalado na parede interna da capela. O resultado foi um projeto orado em pouco mais de R$ 100 mil, com incluso de itens de conforto, como dois chuveiros nos banheiros e janelas e blindex verde, melhorando a iluminao interna. "So detalhes que fazem a diferena, por exemplo, no caso de uma pessoa idosa, que viajou horas para velar um parente e precisar descansar antes de comear a viagem de volta", comenta. A construo foi erigida sobre fundao de viga baldame, conta com laje prmoldada e alvenaria em tijolos cermicos de oito furos. A rea da capela de Cedro do Abaet de 171 m.

Das könnte Ihnen auch gefallen