Sie sind auf Seite 1von 67

TURMA INTENSIVO AGENTE POLCIA FEDERAL 2012

DIREITO ADMINISTRATIVO Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes e organizao; natureza, fins e princpios Organizao administrativa da Unio: administrao direta e indireta

Professor Cicero Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio (TCU) Especialista em Concursos Pblicos Aulas, Palestras e Consultorias

Organizao administrativa
Obrigao de fazer Capacidade para fazer Leis

Art. 18/CF. A organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.
2

A organizao administrativa possui correlao com a estrutura do Estado e forma de governo de cada pas. No Brasil, atende ao princpio federativo, da a repartio de funes, de competncias entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

NOES DE ESTADO
O Estado uma pessoa jurdica territorial soberana, formada pelos elementos povo, territrio e governo soberano. Esses trs elementos so indissociveis e indispensveis para a noo de um Estado independente: o povo, em um dado territrio, organizado segundo sua livre e soberana vontade.

ESTADO
POVO TERRITRIO SOBERANIA
4

UNITRIO Centralizao

FORMAS DE ESTADO

FEDERAO Descentralizao

UNITRIO O Estado unitrio marcado pela centralizao poltica, em que um s poder poltico central irradia sua competncia, de modo exclusivo, por todo o territrio nacional e sobre toda a populao, e controla todas as coletividades regionais e locais ( o Uruguai, por exemplo, um Estado unitrio, existe em seu territrio um s poder poltico central.
6

FEDERADO ( COMPLEXO OU COMPOSTO ) a diviso de competncias entre os Entes Polticos pelo espao territorial do pas. Esse espao formado por um conjunto de Estados-Membros com relativa autonomia para se organizar poltica e juridicamente e regular os assuntos compreendidos por suas atribuies, e os municpios.

O Brasil uma Federao Tripartide ou tricotmica, qual seja, formada pela Unio (governo central e soberano), Estados-Membros (governos regionais autnomos) e os Municpios (governos locais autnomos).
7

A DESCENTRALIZAO POLTICA NO BRASIL

GOVERNO CENTRAL UNIO (SOBERANO)

GOVERNOS REGIONAIS ESTADOS-MEMBROS (AUTNOMOS)

GOVERNOS LOCAIS MUNICPIOS (AUTNOMOS)

NOES DE GOVERNO
o conjunto de rgos constitucionais responsveis pela funo poltica do Estado. O governo tem a incumbncia de exercer a direo suprema e geral do Estado, determinar a forma de realizao de seus objetivos, estabelecer as diretrizes que pautaro sua atuao, os planos governamentais, sempre visando a conferir unidade soberania estatal.

MONARQUIA Poder de cima para baixo FORMAS DE GOVERNO


Estabelece a relao entre Governantes e governados

REPBLICA Poder de baixo (povo) para cima

10

PARLAMENTARISMO 2 pessoas no comando (1 CH de Estado; 1 CH de governo

SISTEMA DE GOVERNO
Relao entre os Poderes, Especialmente, Legislativo e Executivo.

PRESIDENCIALISMO 1 s pessoa (CH de Estado e Ch de Governo) presidente da Rep.

11

SISTEMA PARLAMENTARISTA No parlamentarismo h, predominantemente, uma colaborao entre os Poderes Executivo e Legislativo. O Poder Executivo dividido em duas frentes: uma chefia de Estado, exercida pelo presidente da repblica ou pelo monarca; uma chefia de Governo, exercida pelo primeiro ministro ou pelo conselho de ministros. O primeiro ministro normalmente indicado pelo presidente da repblica, mas sua permanncia depende da confiana do parlamento. Se o parlamento retirar a confiana do governo, ele cai, exonera-se, dando lugar formao de um novo governo. Se o governo entender que o parlamento perdeu a confiana do povo, poder optar pela dissoluo do parlamento, convocando novas eleies extraordinrias para a formao de outro parlamento que lhe d sustentao.
12

SISTEMA PRESIDENCIALISTA No presidencialismo, predomina o princpio da diviso dos Poderes, que devem ser independentes e harmnicos entre si. O presidente da repblica exerce a chefia do Poder Executivo acumulando funes de chefe de Estado e chefe de Governo, e cumpre mandato fixo, no dependendo da confiana do Poder Legislativo para sua investidura, tampouco para o exerccio do cargo. Por sua vez, o legislativo no est sujeito a dissoluo pelo Executivo, uma vez que seus membros so eleitos pelo povo para represent-lo em perodo certo de tempo.

13

Da concentrao e desconcentrao CONCENTRAO ADMINISTRATIVA: ocorre quando uma mesma pessoa jurdica realiza suas prprias competncias de forma direta e concentrada. DESCONCENTRAO ADMINISTRATIVA: ocorre exclusivamente dentro da estrutura de uma mesma pessoa jurdica. Trata-se, nesse caso, de mera tcnica de distribuio interna de competncias de uma pessoa jurdica. A desconcentrao se dar por meio dos rgos que compem a estrutura da pessoa jurdica.

14

Hierarquia/subordinao

UNIO PESSOA JURDICA

80% - PRESIDENCIA DA REPBLICA 20%

80% - MINISTRIOS 20%

80% - SECRETARIAS EXECUTIVAS 20%

80% - SUPERINTENDNCIAS -20%

15

Como a desconcentrao administrativa ocorre no mbito de uma mesma pessoa jurdica, surge relao de hierarquia e de subordinao, entre os rgos dela resultante.

Temos a o compreende fiscalizao, conflitos de avocao.

controle hierrquico, o qual os poderes de comando, reviso, punio, soluo de competncias, delegao e

16

SUPERIOR

DELEGAO

AVOCAO

SUBORDINADO
17

Da Delegao de Competncias (lei 9784/99) Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. (princpio da eficincia)
Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.
18

Da Delegao de Competncias ( lei 9784/99) Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.
1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante.

19

Da avocao de competncias (Lei 9784/99) Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

20

Por fim...
Ocorre desconcentrao administrativa quando uma pessoa poltica ou uma entidade da administrao indireta distribui competncias no mbito de sua prpria estrutura ( seus rgos ) a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios. Vale repetir, desconcentrao envolve, obrigatoriamente, uma s pessoa jurdica.
Ex: Unio desconcentra para seus diversos Ministrios; Uma autarquia desconcentra para seus departamentos.

21

Da centralizao e descentralizao CENTRALIZAO ADMINISTRATIVA ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos rgos e agentes integrantes da chamada administrao direta. Nesse caso, os servios so prestados diretamente pelos rgos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa poltica ( U, E, DF e M )

22

DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA ocorre quando o Estado desempenha algumas de suas atribuies por meio de outras pessoas e NO pela a Administrao Direta. A descentralizao pressupe duas pessoas distintas: o Estado e a pessoa que executar o servio. Pode ocorrer por: OUTORGA, DELEGAO ou GEOGRAFICAMENTE.

23

DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA HIERARQUIA outorga ou servios


UNIO
Autarquia INSS Associao pblica

delegao ou colaborao
Ministrio da Previdncia Social Terceiros

geogrfica ou territorial Desconcentrao Administrativa e Centralizao dos servios


Territrios Federais

CONTROLE FINALSTICO OU SUPERVISO MINISTERIAL

24

Ser por outorga quando o Estado cria uma entidade(pessoa jurdica) e a ela transfere determinado servio pblico. A outorga pressupe obrigatoriamente a edio de uma Lei que institua a entidade, ou autorize a sua criao art. 37, XIX/CF , e normalmente seu prazo indeterminado. o que ocorre na criao das entidades da Administrao Indireta: o Estado descentraliza a prestao dos servios, outorgando-os a outras pessoas jurdicas (autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes) que sejam prestadoras de servios pblicos.

25

Ser efetivada por delegao quando o Estado transfere, por contrato ( concesso ou permisso de servios pblicos Lei 8987/95 art 175/CF ) e Lei 11.079/04 lei das parcerias pblico-privadas, ou ato unilateral (autorizao de servios pblicos) unicamente a execuo do servio, para que a pessoa delegada o preste populao, em seu prprio nome e por sua conta e risco, sob fiscalizao do Estado.

26

Em nenhuma forma de descentralizao h hierarquia. Na outorga, a relao entre a Administrao Direta e a Indireta, diz-se que h Vinculao ( e no subordinao ). A primeira exerce sobre a segunda o denominado Controle finalstico ou Tutela administrativa ou Superviso. Para o exerccio do controle finalstico exigida expressa previso legal, que determinar os limites e instrumentos de controle (atos de tutela)

27

O controle exercido pelo poder delegante muito mais amplo que o exercido nos casos de outorga (por exemplo, possibilidade de alterao unilateral das condies de prestao do servio, interveno, aplicao direta de sanes e at mesmo encampao lei 8.666/93. Contudo, tampouco nesse caso h hierarquia entre o poder pblico delegante e a delegatria do servio pblico. Tem-se aqui controle rgido e exorbitante, poderes especiais atribudos ao concedente, mas no hierarquia.
28

ADMINISTRAO PBLICA CONCEITO: administrao Pblica o aparelhamento do Estado destinado realizao de servios, por meio de seus rgos e agentes pblicos, visando satisfao de necessidades coletivas. DIRETA: o conjunto de rgos das pessoas polticas que tm como funo tpica a atividade administrativa do Estado.

29

Lei 10.406/2002 Lei do Cdigo civil Brasileiro Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei.

30

Fazem Leis DIRETA PJ Polticas

ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL

No fazem Leis

INDIRETA PJ Administrativas

UNIO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICPIOS

DIREITO PBLICO AUTARQUIAS

DIREITO PRIVADO

DIREITO PRIVADO OU PBLICO

EMPRESAS PBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

Prestadoras de servios ou em Regime Especial (agncias reguladoras)


Prestadoras de servios ou exploradoras de atividade econmica

FUNDAES E CONSRCIOS

31

PESSOAS POLTICAS tambm chamadas de Entidades Estatais, so pessoas jurdicas de direito pblico interno ( art 41 do cdigo civil ) que integram a estrutura Constitucional do Estado e tm poderes polticos e administrativos. So elas, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios.

32

RGOS PBLICOS so centros de competncia institudos para o desempenho das funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem. ( Hely Lopes Meirelles ). Assim sendo, so resultado da tcnica de organizao administrativa conhecida como DESCONCENTRAO E NO POSSUEM PERSONALIDADE JURDICA.

33

Administrao Indireta

constituda pelas pessoas jurdicas distintas do Estado, cuja funo tpica a atividade administrativa pblica. Excepcionalmente, algumas dessas entidades, sociedades de economia mista e empresas pblicas, exercem atividade econmica que no tpica da Administrao Pblica art 173/CF e 175/CF.
34

ADMINISTRAO INDIRETA
(art. 4, inciso II, alneas a a d, Decreto-lei 200/67) 1) Autarquias 2) Empresas Pblicas 3) Sociedades de Economia Mista 4) Fundaes Pblicas

LEI 10.406/02 CDIGO CIVIL

MAIS AS ASSOCIAES PBLICAS = CONSRCIOS PBLICOS

35

Do ponto de vista da Constituio Federal de 1988, art 37, XIX, abrange:

XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao;

36

AUTARQUIA (servio pblico personificado) Pessoa jurdica de direito pblico. criada por Lei a pessoa jurdica surge da prpria Lei, sem necessidade de registro. No pode ser criada por decreto ato administrativo, mas apenas por lei no sentido formal e material lei do Poder Legislativo. As autarquias so criadas para desempenharem atividades tpicas da administrao pblica e no atividades econmicas. O nosso direito positivo limitou o seu desempenho desde o Decreto-Lei 200.
37

Do Patrimnio da Autarquia
O patrimnio inicial da autarquia formado a partir da transferncia de bens, mveis e imveis, do ente federado que a criou, os quais passam a pertencer nova entidade. Extinguindo-se a autarquia, todo o seu patrimnio reincorporado ao ativo da pessoa poltica a que ela pertencia. Assim, seus bens so pblicos imprescritveis ( no podem ser adquiridos por usucapio ) e impenhorveis. A execuo judicial contra uma autarquia est sujeita ao regime de precatrios, previsto no art. 100 da CF.

38

As principais caractersticas da autarquia so: (a) criao por lei; (b) personalidade jurdica de direito pblico; (c) capacidade de auto-administrao; (d) especializao dos fins ou atividades e (e) sujeio a controle ou tutela.

O Banco Central do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social so exemplos de autarquias. A Ordem dos Advogados do Brasil exemplo de autarquia corporativa. As diversas agncias reguladoras (ANATEL, ANEEL, ANVISA, ANA, ANP, ANS, ANVS, ANTT, ANTAQ, INSS, INCAR, BACEN, INMETRO, CVM, IBAMA, INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTNICO (rj), UFRJ, OAB, CRM, CREA entre outras) foram criadas por lei como autarquias.
39

FUNDAES PBLICAS (patrimnio personificado):

Nos termos do art. 5, inciso IV do Decreto-Lei n. 200, de 1967, fundao pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa. Adquirem personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, no se lhes aplicando as demais disposies do Cdigo Civil concernente s fundaes".

40

A rigor, e com reforo constitucional, o Poder Pblico pode criar dois tipos de fundaes, denominadas em conjunto de governamentais. Um primeiro tipo seria a fundao de direito pblico submetida ao regime jurdico-administrativo. O segundo modelo seria a fundao de direito privado regida por normas do Cdigo Civil com derrogaes por normas de direito pblico.

41

A natureza jurdica de cada fundao deve ser obtida da anlise cuidadosa da lei instituidora e dos atos constitutivos (estatutos e regimentos).
A fundao governamental pblica corresponde a uma modalidade de autarquia. J as fundaes governamentais privadas assumem conotao ou posio institucional idntica a das sociedades de economia mista e das empresas pblicas.
So exemplos de Fundaes Pblicas: IBGE, FUNAI, UNB, CNPQ, IPEA, e praticamente todas as Universidades Federais.
42

Sociedades de economia mista

Estabelece o art. 5., inciso III do Decreto-Lei n. 200, de 1967, que sociedade de economia mista "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, que ter autorizada sua criao, por lei, para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou entidade da Administrao Indireta". So exemplos destas entidades: a PETROBRS e o Banco do Brasil.

43

Empresas pblicas Conforme o art. 5, inciso II do Decreto-Lei n. 200, de 1967, empresa pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio ou de suas entidades da Administrao Indireta, que ter sua criao autorizada por lei, para desempenhar atividades econmicas que o Governo seja levado a exercer, por motivos de convenincia ou contingncia administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito". So exemplos destas entidades: a CEF, a ECT e o SERPRO.
44

Anote-se que as empresas estatais podem tanto executar atividade econmica de natureza privada (art. 173 da Constituio) como prestar servio pblico (art. 175 da Constituio).

As diferenas bsicas entre as sociedades de economia mista e as empresas pblicas esto (a) na forma de organizao e (b) na composio do capital. A primeira, adota, no plano federal, a forma de sociedade annima com a presena de capital pblico e particular. J a segunda, pode assumir qualquer forma de direito com capital totalmente pblico.
45

Agncias Reguladoras A Reforma Administrativa de 1995 previu a criao de autarquias especiais que vo exercer o papel de poder concedente relativamente aos servios pblicos transferidos para particulares atravs do contrato de concesso de servios pblicos. Lei n 9.472/97 criou e regulou a Agencia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL), instituindo pela primeira vez o prego para a aquisio de bens e servios comuns.

46

A figura da autarquia foi utilizada pelo governo na criao das agncias reguladoras, no entanto, essas agncias no so simples autarquias, so autarquias de regime especial, pois possuem maiores privilgios em relao autarquia comum, pela necessidade de maior independncia. Hely Lopes Meirelles esclarece em seus ensinamentos o conceito de autarquia de regime especial: toda aquela que a lei instituidora conferir privilgios especficos e aumentar sua autonomia comparativamente com as autarquias comuns, sem infringir os preceitos constitucionais pertinentes a essas entidades de personalidade pblica.

47

Dentre os privilgios inerentes s autarquias de regime especial esto o da estabilidade de seus dirigentes, autonomia financeira e o poder normativo.

A outorga desses amplos poderes que lhes foi concedida, tem como objetivo primordial a execuo satisfatria dos servios pblicos, dada a grande importncia apresentada por esses no desenvolvimento do pas.

48

As autarquias especiais, apesar de todas essas regalias, no gozam de plena independncia e autonomia, sendo, portanto, relativamente dependente dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio.

49

As Agncias Executivas tambm so autarquias que vo desempenhar atividades de execuo na administrao pblica, desfrutando de autonomia decorrente de contrato de gesto. necessrio um decreto do Presidente da Repblica, reconhecendo a autarquia como executiva.

50

As agncias executivas so apenas uma qualificao a ser reconhecida, mediante decreto, a uma autarquia ou fundao responsvel por servio ou atividade exclusiva do Estado, sendo seus dirigentes de livre nomeao e exonerao pelo Presidente da Repblica. A Lei n 9.649., de 27/05/98, nos artigos 51 e 52, dispe que a qualificao de uma instituio como agncia exige que ela tenha um plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional em andamento e um contrato de gesto com Ministrio superior. No Brasil existe apenas uma agncia qualificada como executiva. Trata-se do INMETRO.

51

Tendo em vista que a criao de uma agncia reguladora representa uma forma discricionria de desestatizao de uma funo regulatria, a lei que dispe a respeito da criao das agncias deve ser de iniciativa privativa de quem detm a direo superior da Administrao (CF, art. 84, II c/c 61, , e). Quanto extino, esta deve ser motivada por um interesse pblico relevante e no pela impossibilidade de o poder concedente interferir nos julgamentos do regulador independente.

52

Dos consrcios pblicos = associaes pblicas


(CF/88)Art. 241. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios disciplinaro por meio de lei os consrcios pblicos e os convnios de cooperao entre os entes federados, autorizando a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos.

Lei 11.107/05 - Art. 1o Esta Lei dispe sobre normas gerais para a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios contratarem consrcios pblicos para a realizao de objetivos de interesse comum e d outras providncias. 1o O consrcio pblico constituir associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado.

53

AO LADO DO ESTADO PJ direito Privado sem fins lucrativos


ENTIDADES PARAESTATAIS OU 3 SETOR

SERVIOS SOCIAIS AUTNOMOS SISTEMA S SESI, SENAI, SENAC,ETC

ORGANIZAES SOCIAIS - OS Contrato de gesto lei 9637/98

ENTIDADES DE APOIO ( fundaes, associaes e cooperativas)

ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO -OSCIP

Termo de Parceria lei 9790/99

54

3 SETOR
As organizaes sociais nascem da necessidade de o Estado diminuir sua funo como prestador de servios. Destarte com a criao da lei 9.637/98 foi institudo que algumas atividades exercidas pela administrao pblica poderiam ser absorvidas por pessoas jurdicas de direito privado. Com esta absoro as pessoas jurdicas de direito pblico seriam extintas determinando assim a descentralizao do Estado em determinados setores.

55

Iro executar, em regime de parceria com a administrao pblica, atravs dos contratos de gesto, os servios outrora prestado pelo Estado; Devem cumprir alguns requisitos bsicos, previsto na lei supra, tais como serem pessoas jurdicas de direito privado, devem ser entidades sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos diversos outros requisitos previstos na mesma lei.

56

OSCIP
OSCIP a sigla para Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico. Lei n 9.790/99, que buscava regularizar o fenmeno das ONGs, instituies no regulamentandas em qualquer dispositivo legal, mas que se proliferavam no cenrio mundial. As OSCIPs so, em resumo, ONGs que, tendo cumprido certos requisitos de transparncia administrativa e gerencial, foram reconhecidas pela Administrao Pblica.

57

O meio escolhido pelo legislador para possibilitar esse controle foi o chamado Termo de Parceria. Por meio desse, a organizao e o Poder Pblico obrigam-se mutuamente, a primeira a prestar contas e a se sujeitar fiscalizao do Tribunal de Contas e ao Ministrio Pblico. Enquanto a organizao prestar seus servios de forma moral, impessoal, legal, pblica, econmica e eficiente, estar apta a receber recursos pblicos.

58

Administrao pblica Dos princpios bsicos constitucionais Para falarmos em princpios, necessrio viajarmos por diversas normas pblicas e ainda assim, no lembraremos de todos. Vamos l... Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:
59

Dos princpios bsicos infraconstitucionais A lei 9784/99 elencou outros princpios Legalidade Finalidade Motivao Razoabilidade Proporcionalidade Moralidade Ampla defesa Contraditrio Segurana jurdica Interesse pblico Eficincia
60

Princpio da Segurana Jurdica art. 5, XXXVI - A lei no prejudicar o direito

adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada . Isto posto, queridos colegas, significa dizer que: no admissvel que o administrado tenha seus direitos flutuando ao sabor de interpretaes jurdicas variveis no tempo.

61

RAZOABILIDADE os poderes concedidos Administrao devem ser exercidos na medida necessria ao atendimento do interesse coletivo, sem exacerbaes. sabido que o Direito Administrativo consagra a supremacia do interesse pblico sobre o particular, mas essa supremacia s legtima na medida em que os interesses pblicos so atendidos. PROPORCIONALIDADE um desdobramento da Razoabilidade. Adotando a medida necessria para atingir o interesse pblico almejado, o Administrador age com proporcionalidade.

62

SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO SOBRE O PRIVADO

a essncia do regime jurdico administrativo da Supremacia do Interesse Pblico. Tambm chamado de princpio da finalidade pblica. Est presente tanto no momento da elaborao da lei como no momento de sua execuo no caso concreto pela Administrao Pblica.
63

Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico

Significa dizer que o interesse pblico no est disposio de interpretaes que no sejam de encontro ao interesse da coletividade.

64

CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO O servio pblico destina-se atender necessidades sociais. com fundamento nesse princpio que nos contratos administrativos no se permite seja invocada pelo particular a exceo do contrato no cumprido. Nos contratos civis bilaterais pode-se invocar a exceo do contrato no cumprido para se eximir da obrigao. Hoje, a legislao j permite que o particular invoque a exceo de contrato no cumprido Lei 8666/93 Contratos e Licitaes, apenas no caso de atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela Administrao. A exceo do contrato no cumprido deixar de cumprir a obrigao em virtude da outra parte no Ter cumprido a obrigao correlata. A existncia dessa clusula decorre da obedincia ao Princpio da Continuidade do Servio Pblico.
65

AUTOTUTELA A Administrao tem o dever de zelar pela legalidade e eficincia dos seus prprios atos. por isso que se reconhece Administrao o poder dever de declarar a nulidade dos seus prprios atos praticados com infrao Lei. Em conseqncia desse Princpio da Autotutela, a Administrao: a) no precisa ser provocada para reconhecer a nulidade dos seus prprios atos; b) no precisa recorrer ao Judicirio para reconhecer a nulidade dos seus prprios atos. SUM.STF 473 : A Administrao tem o poder de reconhecer a nulidade dos seus prprios atos.

66

FIM

MUITO OBRIGADO!!!

PROFESSOR CICERO RIBEIRO professorciceroribeiro@gmail.com

67

Das könnte Ihnen auch gefallen