Sie sind auf Seite 1von 5

Museu, Memria e Cidadania.

Juliana Monteiro e Valdemar de Assis Lima1

Toda a pessoa tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso cientfico e de seus benefcios. (Declarao Universal dos Direitos Humanos, 1947, Artigo XXVII pargrafo 1).

Na atualidade, muito se tem falado sobre os museus, a cidadania e a memria: so vrios os enfoques dados a esses temas, e muitos estudiosos tm contribuindo no sentido de trazer novos dados e metodologias para sua interpretao. Contudo, o que nos interessa aqui tratar da relao possvel entre essa instituio, o museu que tantos desafios e prticas apresenta e o que se entende por cidadania e por memria. Como primeiro passo, importante dizer que essa relao ser construda a partir de referenciais da Museologia. E ser ela, portanto, que nos guiar ao longo dessa jornada. Para Ana Gregorov, uma importante terica da rea, a Museologia compreendida como: [...] a cincia que estuda a relao especfica do homem com a realidade, que consiste na coleo e conservao intencional e sistemtica de objetos selecionados, quer sejam inanimados, materiais, mveis e principalmente objetos tridimensionais, documentando assim o desenvolvimento da natureza e da sociedade, e deles fazendo uso cientfico, cultural e educacional. (GREGOROV apud VAN MENSCH, 1994, p.12). Vale ressaltar que esta relao entre o ser humano e o real pode ser mediada em vrios espaos scio-culturais, dentre eles o museu entendendo aqui o museu como o lcus onde as pessoas podem encontrar e (re)conhecer valores, smbolos, teorias, entretenimento, etc., atravs do que est exposto ou mesmo do que produzido e realizado como atividades de extenso. Nesse sentido, a instituio-museu pode ser o lugar onde o visitante pode se ver representado, de algum modo, por exemplo, pelo patrimnio ali preservado. Esta
1

Muselogos e membros fundadores do Movimento Museologia Marginal.

representatividade pode criar vnculos entre o que est sendo exposto e as lembranas pessoais, as prprias experincias de vida de cada um, permitindo que se estabeleam conexes com a memria afetiva. Mas o que isso tem a ver com a cidadania? Ou, o que os museus tm a ver com a formao holstica do ser humano? Os museus, como grandes laboratrios para as diversas formas de experincia humana, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da sociedade, criando estratgias que expandam suas aes para alm de seus muros. E ao trabalhar com as diferentes memrias existentes nessa sociedade seja ela a tnica, a poltica, a histrica, etc. pode auxiliar na promoo do sentimento de pertencimento de um cidado a um lugar, um grupo. No que tange ao processo de formao de conceitos do indivduo, h que se contemplar as relaes entre pensamento e linguagem; a questo cultural no processo de construo de significados pelos indivduos; o processo de internalizao e o papel da escola na transio de conhecimento, que de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Partindo do pressuposto da indissociabilidade da relao entre educao e cultura, entendemos que o acesso cultura pode ser um importante catalisador do processo de formao do ser humano cnscio de seus direitos e deveres em sociedade, enquanto ator e autor social. Com efeito, esse o fio condutor que nos convida a uma reflexo sobre o papel dos museus no processo de valorizao da cidadania. A cidadania, portanto, diz respeito aqui no s aos direitos sociais, jurdicos e polticos que algum pode ter ao nascer em um pas e pertencer a uma nao. Ela tambm o direito ao patrimnio, o direito ao acesso efetivo aos museus, o direito a ver e se apropriar de sua histria, da histria de seu grupo ou lugar reconhecidos como bens culturais. E o cidado justamente [...] um ser poltico, ou seja, ele responsvel, individual e coletivamente, por seu presente e por seu futuro. Para isso, precisa reconhecer, respeitar e utilizar o patrimnio

que o define em sua diferena e o inscreve numa continuidade.(VARINE, 2000, p.7) Desse modo, pode-se compreender que os museus possuem um papel fundamental de fomentador desse sentimento de pertencimento e responsabilidade sociocultural. Eles devem desenvolver uma poltica de

atuao (ou mesmo uma poltica cultural), cujos objetivos digam respeito concretizao do seu papel ldico, criativo e educativo. Enquanto instituies destinadas ao fim de preservao, pesquisa, conservao, difuso e exposio do patrimnio cultural, os museus tornam-se importantes espaos de incluso para a concretizao da formao cidad, latu sensu. Entende-se que os espaos museais possuem, assim, uma fora de mobilizao e liderana social. A comunicao entre os museus e o pblico - ou mesmo entre os museus e as comunidades um dos primeiros passos para que o museu se transforme em um instrumento de valorizao da vida. Conforme explica Varine (2000, p.10. Grifo do autor), o museu como um todo deve trabalhar no sentido de [...] fazer o patrimnio falar, com uma linguagem acessvel para todos. Para isso, o museu deve, portanto, [...] ser portador de uma dinmica, de um processo. Nos projetos culturais dos museus, ou em qualquer plano de ao sempre em parceria com a comunidade a equipe de profissionais envolvida deve estar cnscia de que a sua atuao deve ser efetivamente um produto das discusses junto comunidade e da atuao transdisciplinar. Se a ao museal pretende produzir uma exposio, por exemplo, a sensibilidade e a competncia formal dos profissionais envolvidos devem mov-los a problematizar as mensagens propostas pela exposio e construir participativa e interativamente novas significaes a partir das mesmas, sempre priorizando os interesses da comunidade que, de fato, legitima a ao museolgica. O mesmo se d no mbito das outras aes como a documentao, a conservao, a pesquisa e as atividades educativo-culturais.

A poltica museal deve sempre priorizar o respeito diversidade, a preservao das especificidades das instituies e a busca de uma reflexo sria e responsvel acerca da relevncia do museu nas aes dos sujeitos construtores e reconstrutores da sua identidade cultural. Nesse respeito, Maria de Lourdes P. Horta (2000, p.21) ressalta que:
A importncia da anlise e do conhecimento do Patrimnio Cultural para o exerccio da cidadania a ampliao do sentido de comunidade, a percepo do valor e do significado das experincias e vivncias compartilhadas, a conscincia da participao de cada indivduo no processo cultural e poltico de sua coletividade, o domnio dos cdigos sociais vigentes, o dilogo com base em uma linguagem comum, compreendida por todos, a responsabilidade por uma herana cultural que privilgio de todos.

pertinente destacar ainda que o papel do museu na construo e reconstruo identitria compreende o processo da aprendizagem do ser humano, e esta interao pode ser entendida nos termos em que props Vigostsky (1988) para o qual, a cultura e a educao caminham sempre juntas, complementando-se, sendo a cultura o importante conjunto de elementos que concorre para a (re)elaborao de significantes, significados e conceitos pelos indivduos. Como se sabe, o museu no quer ocupar o papel da escola ou servir-lhe de apndice propedutico. No obstante, tambm tem um relevante papel educativo, valendo-se de recursos e discursos prprios, especficos, naquilo que se prope. Nesse contexto, a cultura fornece aos indivduos os sistemas simblicos de representao da realidade, ou seja, o universo de significaes que permitem construir a interpretao do mundo real. Precisamos, evidentemente, construir mecanismos de incluso social mais efetivos, que contemplem a reflexo sobre como, para que e para quem os museus e os profissionais de museus trabalham; principalmente na poca em que vivemos, em que tantos indivduos parecem cada vez mais beira da excluso extrema da vida em sociedade. poca em que comum assistirmos proliferao de diversas formas de violncia como a pobreza, o racismo, a fome, a impunidade, a falta de respeito ao prximo e natureza. claro que

estas so apenas algumas das muitas questes referentes ao temrio proposto no incio de nossa discusso. Os museus e os profissionais da cultura entendem que ainda h muito o que se fazer, individualmente e como grupo, no enfrentamento desse grande desafio imposto pela atual conjuntura do mundo moderno: tornar acessvel ao maior nmero possvel de pessoas, o direito cultura, a valorizao da vida e o respeito dignidade humana. Na atual conjuntura, a poltica de ao cultural e educativa dos museus amplia seu raio de atuao no processo de desenvolvimento social para que cada vez mais pessoas conheam, compreendam, valorizem e se apropriem do seu direito de acesso ao museu, a memria e a cidadania.

__________________________________________________________
Referncias GREGOROV, Ana. ICOM: Museological Working Papers (MUWOP) n.1. HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Patrimnio Cultural e Cidadania. In: Museologia social. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2000. VAN MENSCH, Peter. O Objeto de Estudo da Museologia. In: Pretextos museolgicos. Rio de Janeiro: UNIRIO/Universidade Gama Filho, 1994. VARINE, Hugues de. Patrimnio e Cidadania. In: Museologia social. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2000. VYGOTSKY, Leontiev, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. So Paulo, Icone, 1988.

Das könnte Ihnen auch gefallen