Sie sind auf Seite 1von 54

2

Apresentao

Sempre tive a convico de que a poesia era uma arte esotrica. Afinal, o labor do poeta buscar nas profundidades da natureza e de seu ser palavras para exprimir aquilo que, por definio, no deve ser exprimido: as verdades sobre a alma, os sentimentos e a vida. E tudo isso em poucas palavras, mas palavras dotadas de enorme significado; to pesadas so estas palavras, que de fato precisam ser poucas: longos textos poticos, como os poucos que puderam ser criados, custam-nos sculos de civilizao para compreender, ou ao menos alcanar um mdico de compreenso. Gentil a maioria dos poetas, que suprime seu desejo de expresso e limita suas obras a limpos textos, para que o vulgo possa com elas se deleitar. Wellington Melo um verdadeiro poeta. algum especial, no sentido de que algum que sempre tentou ver a vida de um jeito diferente, qual seja, do seu prprio jeito. Dotado de grande autenticidade, daqueles tipos que revelam a verdadeira arte humana de sentir e de se expressar, tudo a que Wellington se dedica se transforma em poesia, pois profundo, colorido e ritmado, desde suas inmeras e variadas criaes artsticas at seus momentos de descontrao, jogando jogos de estratgia com os amigos, alcanando mesmo suas aulas de culinria para seus alunos de espanhol. Nosso poeta tambm descontrado e divertido, como somente os verdadeiramente melanclicos conseguem ser, e tambm s amizades ele dedica o rigor de dedicao previamente referido. Agora, finalmente, decidiu

dedicar-se poesia em si, de modo a constituir sua primeira obra literria. Este livro debutante representa justamente este parto de uma nova era para o escritor, e por isso mesmo um momento confuso e inebriante. Podemos observar que um trabalho repleto de sangue, dor, delrio... e tambm luz, muita luz, aquela presente no mago de toda nova vida. Todo livro de poesia, principalmente o primeiro a ser escrito, um trabalho deveras ousado. Isto porque o poeta nos d a oportunidade de vislumbrar seu esprito, seus anseios e memrias. Cansado de permanecer silencioso e ofuscado, seu daimon finalmente encontra num conjunto de palavras sua esperada liberdade, e como ele se delicia com este momento. Aceitemos, ento, o presente que Wellington nos proporcionou, de partilhar seu brilho e de compreender ao menos uma frao da beleza que seu corao enlaa. Uma viagem fantstica ao mundo das essncias, onde poderemos finalmente presenciar, por um breve momento, o dilogo das coisas.

Recife, janeiro de 2007 Henrique Randau

O dilogo das coisas segundo Wellington Melo

Essa maneira de olhar de forma aguda para alm da imagem e do sentido usual das coisas tem sido a marca do poeta ao longo dos vrios sculos do tempo cronolgico. Essa compreenso de que a expresso verbal pode ser ultrapassada por uma linguagem que exceda os dicionrios e atinja soberana alturas hipotticas flutuantes tanto do Everest como do Himalaia, ao som de mltiplos sinos e mensageirosdo-vento na magia sempre presente no cotidiano dos contos de fada. Essa palavra incisiva a salvar do suicdio os possudos dos apetites mticos atravessados pelo poder que emana das figuras em seu fatal direcionamento ao longo dos milnios, essa cumplicidade silenciosa por sobre as guas da gruta misteriosa a refletir o dilogo da caverna de Plato. Poesia. Cdigo perptuo de completa identificao. O sonho de comunicar calando, de segredar revelando, pensamento e metfora a atrair a terras desconhecidos desde o pgaso da infncia mandrgora subterrnea, do amor imaginrio que dispensa a presena fsica at aquele exaltado da fria at o xtase pacificador. Os objetos/a linguagem/a vida. Na denominao de Wellington Melo, as coisas/a letra/o sangue. Mundo fechado onde papis se acumulam/letra espiral/respira e se verte entre a linha do horizonte, sangue e palavras retorcidas / e um nome derramado de rancor/do que resta do nome, de novo luz/por trs do lbio inquieto/ de novo luz/ a navalha luz retorna. Porque em mim repousa/o insensato e o incongruente/ as

paredes e eu: em algum momento/que j no o meu; esttico/xtase/estase; o real escapa vista/ forma volta o sono em volta envolto em pnico. Uma poesia que s vezes necessita de referncias espaciais, como em Casa Vazia na Rua do Futuro: na solido de um casaro vazio/morreu um pedao do meu passado/na Rua do Futuro/meu nome calado... /a cada foto apagada sorrisos mortos guardo:/ obrigado,obrigado, obrigado. Ou de evocaes intimistas a antigas mestras da infncia: matematicamente Dona Mrcia/enchia a sala de ternura/Dona Jlia provava/cientificamente o amor ao mundo. A letra bebe sangue, afirma, como que imbudo do esprito analtico de Philippe Lejeune em O pacto autobiogrfico. A letra compartilhando o medo na ocultao: a cada espao a sombra de minhas memrias atnitas... /fao-me ler mais no que no digo, palavra gargantilha / que aprisiona pensamentos/num tempo elptico./Ourives? Palavra lmina arde em brasa /pai/me/filha / de ti mesma: queres ser menos/mas no te cabes. Porque a letra essencial / perdeu-se na minha boca de menino/quando minha me olhou para o outro lado. Assim a poesia de Wellington Melo, grave, enxuta, no entrelugar do desespero e do xtase, de Apolo e Dioniso, da memria e da espera, do vazio e da viagem. O amor da palavra entranhado na carne, poeta e mestre, naturalmente, o dom e o preparo. Bem-vindo ao livro como letra impressa, Wellington, que nada lhe acrescentar que j no tenha, mas de cuja sina voc no mais se libertar, nesse cotidiano e mgico percurso inicitico. Abracadabra.

Recife, novembro de 2006 Lucila Nogueira

Minha letra de sangue se alimenta. Se no sangra, dorme.


9

10

A seu Geraldo e dona Iraci, meus pais, pelo sangue. A Lucila Nogueira e a Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, pela letra. A Ana, por todas as coisas.
11

12

O sangue

Correi, correi, oh! lgrimas saudosas, Legado acerbo da ventura extinta, Dbios archotes que a tremer clareiam A lousa fria de um sonhar que morto! Fagundes Varela

13

14

Legado Aceito-te inconcluso como meus dias tua espera tua espreita tua chama. Assumo-me imperfeito enquanto durmo e te esqueo e te lacero e te devoro. - a nsia dos dias que nos separa. ?Onde teu sorriso ?Onde essa estrela Aceito-te inconcluso como imperfeito me morro te mato me sorvo.

15

O sangue No cadafalso de minha lembrana busco o momento em que morreu meu legado. na escurido dessa hora que se esconde minha amargura. A fria de minha juventude ceifou a tola esperana suspensa de querer ser eterno. Por que me nega a palavra confessar de certo meu crime? Minha pena em letra estanque escreve mil vezes: - No vivers alm de ti. E minha dor procura nas coisas a resposta para o horror.

16

Espera Esqueci como queria teu sorriso pois no o conheci. Mas nunca sorrirs No provars as dores do mundo. No agradeas. O silncio de tuas coisas guarda meu pesadelo. No silncio do Nada repousas e esperas o momento do encontro. Nunca vir. Teu algoz, acorrentado, te espera. Espera. Espera. Espera.

17

Tempo Porque o tempo e o dia e a fome sugam tua essncia que te vejo preso em cada brinquedo quebrado que me pego buscando na minha memria teu nome esquecido. porque te desejo que o eterno porto distante me deixas te deixo me esqueces...

18

Acalanto Dorme, dorme que a espera ser para ti meu sonho. Dorme, dorme que teu perdo acalmar minha pena. Dorme, dorme na doce calma do afeto, no silncio a que te condenei. Dorme, dorme Pois todas as canes que te guardei esperam sedentas teu suspiro. Dorme, dorme Um dia, uno comigo e meu sangue, sers todos os que te precederam. Dorme, dorme Que um dia em meu leito de morte esperarei tua lgrima inocente. E dormirei, dormirei...

19

20

A letra

Eu no dei por esta mudana, to simples, to certa, to fcil: Em que espelho ficou perdida a minha face? Ceclia Meireles
21

22

Gnese Se no h sangue que alimente o verso busco na gnese da letra o fruto. ?Como nasce me pergunto e a resposta em letra torna E renasce palavra em peito mudo pelo veio do mundo do tempo escasso. labor da lngua no h cansao A palavra ptala logo ramalhao.

23

Sem mtrica simtrico sinttico sinta-se seu soma o seio semente mas a fria se faz fora sentido fagulha forja a forma.

24

Obviedade O tema teima em fugir torna foge forje o que se queira mas no se tema que o tema fuja. E no fuja do tema.

25

Silncios Busco ritmo feito fera. Afeito forma retumba na soleira do pensamento o ponto certo de que alcance o seio do verso e ressoe surda a pausa perfeita.

26

Letras e nmeros Entre letras e nmeros, as primeiras. Mas as primeiras a tocar-me o peito? Professoras, foram de nmeros. Matematicamente Dona Mrcia enchia a sala de ternura. Dona Jlia provava cientificamente o amor ao mundo. Dona Jlia j se foi. Uniu-se ao cosmos que amava. Dona Mrcia... guardo-lhe a letra e o carinho. Onde anda? Escrevendo vidas em nmeros.

27

A letra bebe sangue Muda o tempo a dor no muda: emudece a forma. Minha letra de sangue se alimenta. Se no sangra, dorme. Como bebeu a pluma sangue e lgrima bebe a tecla a cada toque.

28

S Sibilante soa surdo este som arfante. Serpenteia, precede o silncio espiralado do no. Escorre o verso beija a lngua sorvedouro de som. Sobre meu dente te liberto a dor.

29

Esconderijos Minha letra compartilha meu medo de fazer-me ver. A cada espao a sombra de minhas memrias atnitas, de meus crimes de minhas fomes. Fao-me ler mais no que no digo, no que desejo esconder de olhos acusadores perdidos numa tarde cinzenta, mas que no me abandonam, insistem em perguntar - por qu? Diante da dvida que sangra, fechadas feridas no verso abertas enquanto no peito. Eternamente. Ternamente Na mente Mente. Mentes .

30

Ofcio Ourives? No. A palavra no se doma. Dorme, apenas. A penas. Doce lmina etrea anzol que fisga lembranas perdidas Gargantilha que aprisiona pensamentos num tempo elptico. Ourives? No.

31

Lmina A Lucila Nogueira arde em brasa teu nome e aguarda, fera, onde a lngua se encerra do teu olho (lmina) num suspiro toda carne lacera flamejante tua letra, pletora, pulsa serpente e nos rubros os rios de fmea concreta teu voraz aceno a presa espera pai me filha de ti mesma: despedaas o anjo terrvel em chamas que te espreita
32

Autopoiesis Se me recrio imagem que me negam Em novas vidas Sobrevivo E temo voltar sombra minha Ao que querem que seja Ao papel que acham que me cabe

33

Mnimo A Lourival Holanda sondo minha memria em busca de tua etrea presena. sorvo de tua aura alva e plena a exuberncia de tua simplicidade: queres ser menos mas no te cabes

34

A letra essencial A letra essencial lampejo apenas. Perdeu-se na minha boca de menino quando minha me olhou pro outro lado. A letra essencial a escrevi contra o vidro suado de um nibus com meus dedos de infante. A letra essencial est adormecida no meu silncio entre um flego e outro. A letra essencial a que ainda no escrevi o no-dito que penso antever na linha seguinte. A letra essencial me espera no tmulo onde a escreverei j morto esperando dizer o que o tempo no deixou.
35

36

As coisas

Todas as coisas aterradoras no so mais, talvez, do que coisas indefesas que esperam que as socorramos. Rilke

37

38

Ponto Cada ponto de fuga foge formas, formo uma espiral E teu dente menos forma forma um incio de delrio E papis se acumulam letra espiral respira e se verte entre a linha do horizonte vertical que agora uma rocha rompe em mil gotas ?o olho busca ?o ponto ?busca

39

Fuga do passado nada do passado a dor do passado um ponto escuro o passado e o tempo o passado e um corte o passado e um nome no passado cores no passado letras no passado o que no foi do passado o esquecimento do passado imagem que se vai do passado a fuga.

40

Um nome A imagem e o nome e nada dentro e meu peito minsculo nada em sangue entre o ar cortante que do nada volta que em volta do teu corpo envolto de ira desaba e toca o instante e retumba onde ontem do vento vinha a tua fria o vento via tua fria Retumbam Sangue e palavras retorcidas e um nome derramado de rancor, do que resta do nome do na da

41

Luz A Ana De novo luz Perdido num poo o desejo e uma criana e o sono despertam depois do inverno flamejante De novo luz Um beijo que se esconde na plpebra entreaberta dum pequeno gigante e seu silncio enfurecido De novo luz Por trs do lbio inquieto sublime repousa o medo primordial e um toque trmulo de um recomeo De novo luz Dentro do fio a navalha luz retorna a dor adormece e se detm o corte se a luz se ama
42

Paredes Ainda o som de ser sempre sem sentido e sem norte Porque em mim repousa o insensato e o incongruente E ainda a forma de descer a meu modo ao molde Porque ainda me vem ao ver que s sinto o fim A minha ainda s e sempre substituvel dor. As paredes e eu em algum momento que j no meu: meu sorriso

43

Pedaos de coisas tudo se desfaz e os pelos que caem todos os dias sistematicamente e volta de desejos de ser uno fragmentos meus no cho me mostram horizontalmente o devir ?ou seria o vento que leva pelo, poeira e to s vento e tudo to s imagem mas no, porque me sinto fragmento me desloco, recomeo e nada como no deveria ser ?como deveria ser

44

Ladrilhos Agora, circundo de mim ao redor Eu ro o cho e o vu do que ainda no sonho e mergulho em ladrilhos e levanto para ver rostos no h rostos bem-vindo ao horizonte ou ao comeo de tudo ou eternidade

45

Nmero 1 De anos vm entre sons e esquecimentos as muitas formas de ver-te s De tocar-te em mim a pena de sentir apenas um sussurro sobressai o alento De um sopro vem a que julgava perdida: tua imagem em mim partida.

46

Nmero 2 Pois se me julgo perdidas as falas adormecidas e caladas ?Por que titubeio em lanar ante mim palavras do passado

47

Nmero 3 esttico xtase estamos todos estticos ?ou eu pragmtico esttico esta a verdade estase.

48

Sombra do minuto o real escapa vista forma volta o sono em volta envolto em pnico noto que nada comprova o agora por hora, sou impresso s sem demora meu nome desaparece e no existo

49

Casa vazia na Rua do Futuro A seu Oliveira e Elvira Na solido de um casaro vazio morreu um pedao do meu passado. Na Rua do Futuro, meu nome calado, luminosas sombras ensaiam um adeus. Quanto devo e quanto esqueo. A mo estendida agora jaz no abismo dissoluto de minhalma como uma boa lembrana ou um sorriso na cabeceira da mesa. Quanto tive e quanto ofereci. Olho os degraus da escada esmaecidos. Olho mais uma vez no prenncio do soluo. A cada foto que apagada sorrisos mortos guardo: obrigado, obrigado, obrigado.

50

O dilogo das coisas Teu sorriso e uma gota em algum momento que j no meu Meu sorriso e a noite descendo lquida a noite lgrima A noite empapada de som e um vu escuro de sol um sol ausente, dissoluto, s. Teu sorriso e uma gota em algum momento de sol em uma lgrima que no minha.

51

52

53

54

Das könnte Ihnen auch gefallen