Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC DEPARTAMENTO DE CINCIAS JURDICAS DCIJUR COLEGIADO DE DIREITO

MARCOS VINCIUS SANTANA SILVA

LEGITIMIDADE ATIVA PARA RESTITUIO DE INDBITO TRIBUTRIO DO ICMS: CASO EMBASA

Ilhus Ba 2012

MARCOS VINCIUS SANTANA SILVA

LEGITIMIDADE ATIVA PARA RESTITUIO DE INDBITO TRIBUTRIO DO ICMS: CASO EMBASA

Projeto de pesquisa apresentado Professora Wilma Vivas, para a obteno de crdito referente disciplina Monografia I;. rea: Direito Pblico; Subreas do conhecimento: Direito Tributrio; Direito Constitucional. Professor Orientador: Prof. Harrison Leite

Ilhus Ba 2012

SUMRIO 1 INTRODUO............................................................................................................................3 2 PROBLEMA.................................................................................................................................4 3 HIPTESE....................................................................................................................................4 4 JUSTIFICATIVA.........................................................................................................................5 5 OBJETIVOS.................................................................................................................................5 5.1 OBJETIVO GERAL..............................................................................................................5 5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS................................................................................................5 6 MARCO TERICO.....................................................................................................................6 7 METODOLOGIA.........................................................................................................................7 7.1 MTODO DE ABORDAGEM.............................................................................................7 7.2 MTODO DE COLETA DE DADOS.................................................................................7 7.3 MTODO DE PROCEDIMENTO.......................................................................................7 8. PROPOSTA DE SUMRIO.......................................................................................................8 9 CRONOGRAMA..........................................................................................................................9 10 REFERNCIAS..........................................................................................................................9

1 INTRODUO O artigo 165 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN) prev que O sujeito passivo tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento, ressalvado o disposto no 4 do artigo 162, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na edificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. O pargrafo 4 do artigo 162 faz ressalva somente a perda ou destruio da estampilha, ou o erro no pagamento por esta modalidade [...], sendo que, esta modalidade de pagamento no mais usada no nosso sistema tributrio ficando somente o resqucio da palavra. Tanto a nossa jurisprudncia como a doutrina classificam como contribuinte de direito aquele que o sujeito passivo da obrigao tributria e responsvel pelo recolhimento dos seus tributos, por outro lado, chama de contribuinte de fato o consumido por ser ele o que suporta o nus financeiro da exao repassado pelo contribuinte de fato. A redao do art. 166 do CTN, por sua vez, determina a restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo (ou seja, aquele que pagou o tributo), ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. A Empresa Baiana de guas e Saneamento (EMBASA), empresa pblica pertencente administrao indireta do Estado da Bahia a responsvel pelo abastecimento de gua encanada a vrios municpios do Estado. Ao cobrar pelos servios de distribuio de gua repassa aos consumidores o nus financeiro do ICMS, a EMBASA se recapitaliza e injeta nos cofres pblicos receitas que so usadas pela administrao, contudo, caso haja ilegalidade na cobrana do tributo a mesma no tem interesse em agir de forma a diminuir o nus para o contribuinte por ser uma faceta do estado nessa relao.

A constitucionalidade da cobrana do Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS) nas contas de gua encanada esta sendo discutida, hoje a gua canalizada entendida como bem dotado de valor econmico, ao contrrio da gua em estado bruto encontrado na natureza, j que necessria a utilizao de produtos qumicos para os seu tratamento para consumo humano. Porm h entendimentos de alguns doutrinadores que defendem a gua como bem pblico e indissocivel do meio ambiente, sendo a sua distribuio questo de sade pblica. (Silva, 2012) A questo foi suscitada em Recurso Extraordinrio (RE) 607056, da relatoria do ministro Dias Toffoli, e foi dada repercusso geral, na qual discute-se a constitucionalidade da cobrana de ICMS no fornecimento de gua encanada. O consumidor ao se sentir lesado por uma cobrana indevida de ICMS na distribuio de gua encanada se v impedido de requerer a repetio de indbito pois no contribuinte de direito da exao, sendo ilegtimo, diante da atual redao do CTN.

2 PROBLEMA A ilegitimidade do consumidor para a restituio de indbito tributrio, visto que o Cdigo Tributrio Nacional s prev a possibilidade do contribuinte de direito requerer o restituio quando assume o nus financeiro ou repassa terceiro consumidor estando expressamente autorizado por este a faz-lo. Por outro lado, na Bahia, o instituidor do tributo o Estado da Bahia, e o contribuinte de direito uma empresa da administrao indireta do prprio Estado a EMBASA. Quais remdios estariam disponveis ao consumidor na supervenincia de declarao de inconstitucionalidade da cobrana de ICMS no fornecimento de gua canalizada, para eximir-se do nus financeiro do ICMS?

3 HIPTESE Na supervenincia da declarao do STF pela no incidncia do ICMS no fornecimento de gua canalizada, ou em caso de ilegitimidade da cobrana em nada

reverter em favor do consumidor (contribuinte de fato), pois o mesmo no possui ferramentas judiciais para se eximir do nus financeiro da exao. 4 JUSTIFICATIVA A gua classificada na Constituio como bem de uso comum do povo e o seu fornecimento servio pblico essencial e no pode ser transformado em produto mercantil, podendo, inclusive, excluir do acesso as camadas mais carentes da populao. No se coaduna com a destinao do tributo a mercantilizao de bens essenciais a vida e a dignidade das pessoas, criando obstculos ao seu consumo. Segundo Roberval Rocha Ferreira Filho (2012, p.27) o ICMS um imposto classificado no contexto econmico como tributo regressivo, em que a carga tributria maior para as classes de renda mais baixa, j que a exao incide sobre alimentos da cesta bsica, energia eltrica com alquotas iguais para ricos e pobres. Uma vez que os mais pobres consomem quase toda sua renda em alimentos, enquanto que o rico poupa o excedente, a carga tributria aferida a pesa muito mais sobre o pobre que sobre o rico.

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL Verificar quais os remdios jurdicos existentes que possam estar dispostos aos contribuintes de fato para se eximirem da cobrana de ICMS no fornecimento de gua canalizada pela EMBASA.

5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Identificar como se d o processamento da repetio de indbito os tributos indiretos Demonstrar que no h remdios disponveis para o consumidor escusar-se do nus financeiro do ICMS sobra a gua canalizada.

6 MARCO TERICO O nosso ordenamento prev tributos que por sua natureza comportam a transferncia do seu encargo financeiro, o caso dos tributos indiretos, que recaem sobre o consumidor nos preos das mercadorias. O art. 166 do CTN diz que a restituio somente ser possvel a quem prove haver assumido tal encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. A Smula 546 do STF determina que a legitimidade ativa da repetio de indbito no caso do tributos indiretos do contribuinte de direito como mostra in verbis: cabe a restituio do tributo pago indevidamente, quando reconhecido por deciso, que o contribuinte "de jure" no recuperou do contribuinte "de facto" o "quantum" respectivo. Indo de acordo com o que preceitua o artigo 166 do CTN corroborando a ideia de que o contribuinte de fato no seria legtimo para figurar ativamente na ao de restituio de indbito. Na mesma direo so os ensinamentos de Brando Machado (1984, p.87) que corrobora com a ilegitimidade do contribuinte de fato alegando a tese de que o mesmo no parte da relao jurdica tributria. Continua tributo a apenas o nome de uma parcela dentre outras tantas que compem o preo, mas que no paga pelo terceiro a ttulo de tributo, uma vez que o terceiro nada deve a este ttulo [...] no h, portanto, como possa o solvens enriquecer injustificadamente como o recebimento do tributo, se o terceiro somente lhe paga preo de bens ou de servios, e no de tributo que no lhe compete a pagar. Marco Aurlio Greco, por sua vez, defende que a relao entre o contribuinte de fato e o poder pblico derivada da prpria lei tributria que j definiu o tributo transferindo o encargo financeiro ao contribuinte de fato no dando espao a vontade das partes. (Greco, 1991) O que Machado chama de terceiro que tem uma relao de direito privado alheio a relao jurdica tributria, na realidade sujeito passivo da relao jurdica nos casos de tributos indiretos. Ricardo Lobo Torres apud - GUSSO, 2005, baseando-se no conceito de que a legitimidade ativa a repetir o indbito daquele que suportou o nus da cobrana, ou seja, daquele que sofreu reduo em sua capacidade contributiva, aponta como legitimado para os casos de tributos indiretos o sujeito que suportou a carga fiscal o contribuinte de fato.

7 METODOLOGIA A presente pesquisa classificada como exploratria, tendo em vista que seu objetivo explorar remdios dispostos ao consumidor como parte legtima a interpor repetio de indbito no caso de superveniente declarao de inconstitucionalidade da cobrana de ICMS na gua canalizada. Para GIL (2002, p.41), as pesquisas exploratrias [...] tm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo mais explcito ou a constituir hipteses. Pode-se dizer que estas pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de ideias [...].

7.1 MTODO DE ABORDAGEM Para a execuo da pesquisa, utilizar-se- o mtodo de abordagem dedutivo, na medida em que partir de uma generalizao, que o sistema Tributrio no que concerne aos contribuintes, tributos diretos e indiretos, para uma questo particularizada, que no caso se refere repetio de indbito e o caso da EMBASA. O mtodo dedutivo um mtodo cientfico que considera que a concluso est implcita nas premissas. Por conseguinte, supe que as concluses seguem necessariamente as premissas.

7.2 MTODO DE COLETA DE DADOS A monografia ser desenvolvida atravs de pesquisa bibliogrfica, com a leitura de livros, artigos, jurisprudncias e outros meios de informao em peridicos, de modo a dar embasamento terico e cientfico ao objeto de estudo.

7.3 MTODO DE PROCEDIMENTO Como mtodo de procedimento ser adotado o mtodo comparativo, de modo que haja o confronto entre os elementos, a promoo do exame dos dados a fim de obter diferenas ou semelhanas que possam ser constatadas.

8. PROPOSTA DE SUMRIO 1. Introduo 2. Contribuinte 2.1. Conceito 2.2. Classificao 3. Tributos 3.1. Tributos diretos 3.2. Tributos indiretos 4. Repetio de indbito 4.1. Repetio de indbito de tributos diretos 4.2. Repetio de indbito de tributos indiretos 4.3. Sujeito ativo da repetio de indbito 5. Caso Embasa 5.1. Constitucionalidade da cobrana de ICMS nas contas de gua encanada da EMBASA 5.2. A vedao ao no-confisco 5.3. Impossibilidade do pedido de restituio do ICMS indevido pelo consumidor 5.4. Ausncia de remdio constitucional 6. Concluso 7. Referncias

9 CRONOGRAMA ANO DE INCIO: 2012 ANO DE CONLUSO: 2012 Especificaes Levantamento Bibliogrfico Leitura e Fichamento de obras Coleta e seleo de dados Reviso Bibliogrfica Anlise Crtica do Material Elaborao preliminar do texto Entrega ao orientador Reviso e redao final Entrega ao Coordenador Defesa da Monografia 10 REFERNCIAS BRASIL. Constituio da Repblica de 1988. Dirio Oficial da Unio, 05.10.1988. _______. LEI N 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966. FERREIRA FILHO, Roberval Rocha. Direito Tributrio, coleo OAB. Editora Juspodivm. 2012 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2002. Jul X X Ago Set Out Nov Dez

X X X X X X X X X

10

GRECO, Marco Aurlio. Repetio do Indbito. In: Martins, Ives Gandra da Silva. (Coord.) Repetio do Indbito. Caderno de pesquisas tributrias. Vol. 8. So Paulo: Resenha Tributria, Centro de Estudos de Extenso Universitria, 1991. GUSSO, Ligia Maria. Repetio do Indebito Tributrio e Legitimidade Ativa na Lei Geral de Telecomunicaes n 9.472, de 16 de Julho De 1997. Dissertao de mestrado. Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Maro de 2005. disponvel em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_arquivos/1/TDE-2005-05-24T133103Z139/Publico/LigiaDto.pdf Acessado em: 16/05/2012 MACHADO, Brando. Repetio do Indbito no Direito Tributrio. In: _____. (Coord.) Direito Tributrio: Estudos em homenagem a Ruy Barbosa Nogueira. So Paulo: Saraiva, 1984. SILVA, Alisson Vincio Freitas. A inconstitucionalidade da incidncia do ICMS no consumo de gua encanada disponvel em: .http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/inconstitucionalidade-da-incid %C3%AAncia-do-icms-no-consumo-de-%C3%A1gua-encanada-0 Acessado em: 16/05/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen