Sie sind auf Seite 1von 234

REFLEXO INICIAL Dizem que a vida curta, mas isso no verdade.

e. A vida longa para quem consegue viver pequenas felicidades. E essa tal de felicidade anda por a, disfarada... Como uma criana traquina brincando de a disfarada esconde-esconde. Infelizmente, s vezes no percebemos isso e passamos a nossa existncia colecionando nos: a viagem que no fizemos; o presente que no demos; a festa a qual no fomos. A vida fomos mais emocionante quando se ator e no espectador; quando se piloto e no passageiro; pssaro e no paisagem. E como ela feita de instantes no pode, nem deve, ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. APROVEITEM OS MOMENTOS QUE PASSAREMOS JUNTOS PARA VIVEREM SITUAES NICAS, POIS O APRENDIZADO ADQUIRIDO AQUI, NO SER TIRADO DE VOCS NUNCA E POR NINGUM.... ENTO, VAMOS L?! Vamos nos divertir APRENDENDO!!!! avernini@fatecbt.edu.br Prof Esp. Adolfo Alexandre Vernini 2012

Logstica Informtica

EMENTA: Escopo da funo logstica; Principais atividades e interfaces com funes da organizao; Projeto de rede logstica; Armazenamento e manipulao de materiais; Tecnologia de informao aplicado na logstica; Relao entre rede e transporte.

Logstica I f L ti Informtica ti

CRITRIOS DE AVALIAO Ao longo do curso o aluno ser avaliado por meio de: 2 provas tericas. Freqncia de 75%. A mdia final ser calculada a partir da expresso: MF = P1(0 4) + P2 (0 6) P1(0,4) (0,6) Atividades Trabalho(o valor do Trabalho ser somado a mdia final num valor at 1,0 ponto. Os alunos sero considerados aprovados se obtiverem mdia final igual ou superior a 6,0. (MF 6,0). Ser aplicada uma avaliao substituta, caso o aluno falte em uma das avaliaes oficiais. Nota: Caso o Aluno no obtenha a mdia final de aprovao, o mesmo poder realizar a prova P3 para substituir a menor nota da prova ( P1 ou P2 ). Obs.: O Aluno deve obter no mnimo a nota 2,0 em uma das Provas ( P1 ou P2 ) para poder realizar a prova P3 para substituir a menor nota da prova ( P1 ou P2 ).

Prof Esp. Prof Esp Adolfo Alexandre Vernini

Logstica I f L ti Informtica ti
O transporte de informao tem sido o grande trunfo da humanidade, uma vez que h id d com sua ajuda chegamos ao patamar de tecnologia e d desenvolvimento atual. l im t t l

Origem da Logstica O i d L ti

Os princpios de gerenciamento logsticos originaram-se das atividades militares e das estratgias de guerra ao longo da Histria do homem. A capacidade de suprimentos, munio, equipamentos e socorro mdico para as proximidades dos p p campos de batalha, no tempo certo, a medida em que os exrcitos em que se deslocavam, foram parmetros decisivos para vitrias em muitas guerras.

Origem do Termo e Misso da Logstica

O termo logstica de origem francesa, do verbo loger (alojar), e tem razes na rea militar, tendo sido utilizado inicialmente para expressar a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Porm, devido sua aplicao mais recente distribuio de bens, passou a abranger a estocagem, estocagem a armazenagem e a movimentao movimentao.

Vem do grego LOGISTIKOS, do qual o latim LOGISTICUS derivado, ambos significando clculo e i ifi d l l raciocnio no sentido matemtico.

O produto certo, na O quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possvel.

MISSO DA LOGSTICA

Fundamentos da Logstica

Logstica a parte do processo de Supply Chain que planeja implementa e planeja,


controla, eficientemente, o fluxo e armazenagem de bens, servios e informaes do ponto de origem ao ponto de consumo de forma a atender s necessidades dos Clientes Council of Logistics Management ( 1999) Logstica a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, servios e informaes relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores q NOVAES( 2001) A logstica o processo de gerenciar estrategicamente a aquisio, movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados (e os fluxos de informaes correlatas) atravs da organizao e seus canais de marketing, marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura atravs do atendimento dos pedidos a baixo custo. Christopher (1999)

CONCEITOS E DEFINIES

Logstica o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, g p , , cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (Council of Logistics Management).

Manufatura (Produo) ( ) Concepo de um produto, passando pela sua formulao e projeto e a conseqente aplicao de mo-de-obra, energia, material e tecnologia, transformaro a idia num produto comercializvel (Slack 1997) (Slack, 1997).

CONCEITOS E DEFINIES
Manufatura de Classe Mundial o termo que caracteriza as melhores indstrias do mundo. Indstrias que reconhecem a importncia da estratgia, baseada em regras para manter a satisfao do cliente atravs de elementos de qualidade custos flexibilidade cliente, qualidade, custos, flexibilidade, confiana e inovao (Slack, 1997).

Logstica da Produo Atividade que administra a movimentao para abastecer os postos de conformao e montagem, segundo ordens e cronograma estabelecido pela programao d t d d t b l id l da produo. o planejamento e a operao dos sistemas fsicos, informacionais e gerenciais, necessrios para que insumos e matrias-primas venam condicionantes espaciais e temporais de forma econmica. p p

CONCEITOS E DEFINIES
Sistema Logstico uma combinao especfica de mtodos, espao, mo-de-obra e equipamentos, funcionado sobre um nico conjunto de condies operacionais e objetivos que possam ser expressos em termos econmicos. Est dividido em duas reas, a saber: Fluxo de Informao como controlamos os materiais; Fluxo Fsico como movimentamos e estocamos os materiais. Engenharia Logstica g g a concepo de um sistema que integra todas as atividades do fluxo de materiais e de informaes desde a etapa de projeto at o uso ou consumo do produto. produto A engenharia logstica dever avaliar todas as incertezas que estaro sujeitas s peas e o produto evitando as surpresas ao longo do ciclo de vida. Logo ela deve focalizar novos produtos e novos processos.

CONCEITOS E DEFINIES

Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management SCM) p ( pp y g ) a integrao dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo at os fornecedores iniciais, gerando produtos, servios e informaes que agregam valor para o cliente (Novaes 2001) (Novaes, 2001).

Nvel de Servio um processo cujo objetivo fornecer benefcios significativos de valor agregado cadeia de suprimento de maneira eficiente em termos de custo.Esta definio mostra a tendncia de se considerar o nvel de servio ao cliente como uma atividade d ti id d decorrente d t de um processo sujeito aos conceitos d j it it de gerenciamento da cadeia de suprimentos (Bowersox, 1999).

Exemplo de uma Rede Logstica

Oferecer um grupo de Produtos ou Servios que os consumidores percebem atender as suas necessidades.. p

Consumidor

Mercado

Consumidor exigente; Mercado amplo amplo.

Martimo Cabotagem Rodovias Ferrovias Hidrovias

GESTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

SUPRIMENTOS

PRODUO

DISTRIBUIO

REVERSA

CLIENTE

LOGSTICA EMPRESARIAL

TECNOLOGIA DA INFORMAO T.I.

INFORMAES

Logstica do Suprimento: Planejamento e controle de estoques, compras , transporte e armazenagem de materiais e componentes destinados fabricao de produtos finais. p Logstica da Produo: Planejamento, programao e controle da produo , produtos em processo e embalagem embalagem. Logstica g da Distribuio: Planejamento j dos recursos da distribuio.Armazenagem, transporte e movimentao de produtos acabados no canal de distribuio. Gerenciamento das Informaes: Registros e compartilhamento das informaes geradas dentro do processo . Sistemas de comunicao e tecnologias aplicadas.

Logstica da Empresarial: A logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o p ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final, assim como q p p , dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de prover nveis de servio adequados aos clientes a um custo razovel. Isto conseguido com uma administrao adequada das atividades primrias e de suporte. Nesse contexto, a logstica de suprimento, produo, distribuio e a gesto das informaes ( TI ) integram-se para formar o que se chama hoje de Logstica Empresarial.

Logstica: Entradas Recursos naturais, t t i terras, instalaes, equipamentos Recursos Humanos Recursos Financeiros Recursos de Informaes

Ao Gerencial Planejamento Implementao Controle

Logstica: L ti Sadas Orientao ao Marketing (vantagem ( t competitiva) Clientes Utilidade de Momento e Lugar Direcionamento eficiente ao cliente Ativo da empresa

Fornecedores

MatriasPrimas

Estoque em Processo

Produto Acabado

Distribuidores

Atividades da Logstica Servio ao cliente


Previso de volume de pedidos Comunicaes Distribuio Controle de estoque Movimentao de materiais Processamento de pedidos Suporte servio e peas de reposio

Escolha local fbrica e


armazm Compras Embalagem Manuseio de devolues Remoo lixo industrial Trfego e transporte Armazenagem e estocagem

SISTEMAS DE GESTO INTEGRADA

Sistemas de Gesto do Conhecimento


Conhecimento da soluo

Pessoal de Apoio Tcnico

Engenheiros de Desenvolvimento

Clientes

Intranet

A Internet
Outros Vendedores

Gerentes de Produto

Evoluo do Conceito Logstica

Do campo ao mercado At os anos 40

O foco estava nas questes de transporte para o escoamento da produo agrcola uma vez que a agrcola, demanda existente, na maioria dos casos, superava a capacidade produtiva das empresas.

Do Campo ao M D C Mercado d

Busca da especializao Dos D anos 40 at t os anos 60

A nfase estava nos aspectos relativos ao fluxo de materiais, e em especial nas questes de armazenamento e transporte tratadas transporte, separadamente no contexto da distribuio de bens.

Busca da Especializao Busca Especializao

Evoluo do Conceito Logstica

Busca da Integrao Dos anos 60 at os anos 70

Busca da Integrao

Estabelecimento de viso integrada das questes logsticas, explorando-se aspectos como custo total e uma abordagem sistmica do processo produtivo. O foco deixa de recair na distribuio fsica para abranger um leque mais amplo de funes, sob a influncia da economia industrial. O foco estava no cliente, com nfase na produtividade e nos custos de estoques. Surgem modelos matemticos sofisticados para tratar as q questes estocsticas, prticas de Melhoria Contnua ,p e a Gesto da Qualidade Total, conceitos como JIT, Kambam, clulas de produo, estoque zero, novas abordagens para a questo dos custos no s dos g p q processos logsticos mas, ainda, da questo contbil

Busca da eficincia Dos D anos 70 at os anos 80

Busca da Eficincia

Evoluo do Conceito Logstica

Com a Globalizao, consolidao dos blocos econmicos, dos negcios internacionais entre as empresas, as operaes e mercados tornam-se globais d t l b i Busca da com consequncias nos nveis de competio e Diferenciao diminuio no ciclo de vida do produto.Os desafios Dos anos 80 at os anos 90 logsticos nesta fase so mais complexos e envolvem outras variveis antes inexistentes como barreiras culturais, geogrficas, religiosas, etc. Retoma-se, com maior nfase, a viso da logstica integrada e inicia-se nfase Busca da Diferenciao a viso da administrao da cadeia de , abastecimento (Supply Chain Management) cujo pano de fundo a globalizao e o avano da tecnologia da informao TI.

Evoluo do Conceito Logstica

Busca da Estratgia Dos anos 90 at os dias atuais

Apresenta um enfoque mais estratgico em que a estratgico, logstica passa a ser vista como um elemento diferenciador para as organizaes. Surge o conceito de Supply Chain Management (SCM), com a (SCM) utilizao das ferramentas disponibilizadas pela tecnologia da informao -TI.

Busca da Estratgia

Depsito de Produtos Produo Materia prima

Cliente

Cliente Componentes PreManufatura Produo Depsito de Produtos

Materia prima Produo Centro de Distribuio

Cliente

Sistemas de informaes na logstica


Sistemas de Gesto empresarial Sistemas Si t transacionais Sistemas de apoio a deciso

Controle gerencial Sistemas para Integrao da cadeia

Planejamento estratgico

Aplicativos SCM p EDI eletronic data interchange. Estratgias Logsticas APO Advanced Planner and Integrao funcional/poltica optimizer Diretrizes Responsvel p EIS (Executive information Systems ( y Planejamento de longo prazo Internet, intranet e extranet. pela Logstica E-commerce - Comrcio eletrnico. (Diretor ou Gerente) Liderana e Gesto de conflitos Tomada de deciso CRM Customer relationship management. g SRM Supplier relationship management. Sistemas de Sistemas p/ integrao Gesto empresarial da cadeia.

Estrutura da Logstica

Sistemas Transacionais

Controle ontro gerencial

Apoio a p deciso Simulao J Jogos de d empresas (Forecast game, Jogo LOG, jogo da Cerveja) d C j )

Planejamento j m estratgico GIS (Geographic Information S t I f ti Systems). ) Geografia de mercado Localizao de fbrica Roteamento A li Anlise sistemas l ti i t logsticos

Ciclo do pedido, Relatrios. checagem h Indicadores. de crdito, alocao de Projetos estoque, expedio, transporte e entrega.

Sistemas de Informao (solues) f ( )


Qualidade e Velocidade de Informaes
Desempenho D h Sistema de Informao

Reduo de Erros ao Cliente

Reduo do Tempo de Atendimento

Reduo de Custos de Mo-deObra

Racionalizao de Espao e Equipamentos

Aumento de Capacidade

Melhoria do Nvel de Servio

Reduo dos Custos Operacionais

Melhoria dos Indicadores de Desempenho

Qualidade, Qualidade Produtividade e Competitividade

Automao do Processo Logstico


O Princpio da Automao diz que devemos i d investir em automao d um ti t de p processo sempre que for vivel p q f tcnica e economicamente. Mas cuidado no investimento nas atividades que no agregam valor ao produto.

SOFTWRES SCM - Supply Chain Management : ( Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos ). SCD - Supply chain design: ( Modelo de Cadeia de Suprimentos ). ERP / ERP II - E t ERP Enterprise R i Resources Pl Planning: ( Pl i Planejamento d R j t de Recursos E Empresariais ) i i ). TMS - Transportation Management System: ( Sistema de Gerenciamento de Transportadoras ). WMS - Warehouse Management System: ( Sistema de Gerenciamento de Armazns ). VMI - Vendor Managed Inventory Systems : ( Inventrio Gerenciado pelo Fornecedor ). GPS - Global Positioning System: ( Sistema de Posionamento Geogrfico ) ).

MRP Materials Requirement Planning: ( Planejamento das Necessidades de Materias ). MRP MPS - Master Program Scheduling : ( Programa Mestre de Produo ). CRP ( Continuous Replenishment Program: ( Programa de Reposio Contnua ). EDI ( Eletronic Data Interchange ): ( Intercmbio Eletrnico de Dados ). q y ) q ) RFID ( Radio Frequency Identification ): ( Sistema de Rdio Frequncia ). GIS ( Geographycal Information Suystem ): ( Sistema de Informao Geogrfica ). EIS ( Executive Information System ): ( Sistema de Informaes Executivas ). KPI ( Key Performance Indicators ): ( Indicadores Chaves de Performance ). IMS ( Inventory Managament Sustem ): ( Sistema de Gerenciamento de Inventrio ). y g ) )

DRP ( Distribution Resource Planning ): ( Planejamento dos Recursos de Distribuio ).

CPFR ( Collaborative,Planning,Forecasting and Replenishment ): ( Planejamento Colaborativo da Demanda e Ressuprimento ).

ECR ( Efficient Consumer Response: ( Resposta Eficiente ao Consumidor ).

QR ( Quick Response): ( Resposta Rpida ).

Gesto de Materiais.

Suprimentos

Matria Prima

Estoque em Processo

Produto Acabado

Distribuio

PRODUO

Gestor de materiais

rea de Atuao

Planejar

Forn necedo or

Cliente
Distribuir

Comprar

Produzir

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores i F t importantes: t t


A cadeia de suprimentos inclui todas as atividades e processos necessrios para fornecer um produto ou servio a um consumidor final; Qualquer nmero de empresas pode ser ligada em uma cadeia de suprimentos; Um cliente pode ser o fornecedor de outro cliente de modo que a cadeia total possua muitas relaes do tipo fornecedor-cliente; Embora o sistema de distribuio possa dar-se diretamente do fornecedor para o cliente, dependendo dos produtos e dos mercados, poder tambm conter diversos intermedirios ( (distribuidores), como atacadistas, depsitos e varejistas; ) p j Produtos ou servios geralmente fluem de um fornecedor para o consumidor, enquanto demanda e projeto geralmente fluem de um cliente para o fornecedor. Raramente isso no acontece.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores i F t importantes: t t


Embora esses sistemas variem de setor para setor e de empresa para p p p empresa, os elementos bsicos so os mesmos: suprimento, produo e distribuio. A importncia relativa de cada um depende dos custos desses trs elementos.

Conflitos dos sistemas tradicionais


No passado, os sistemas de suprimento, produo e distribuio eram organizados segundo funes separadas que se reportavam a diferentes departamentos d uma empresa. d de Muitas vezes, polticas e prticas dos diferentes departamentos maximizavam os objetivos d i i bj ti departamentais sem considerar o efeito que t t i id f it poderiam ter outras partes do sistema.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais


Enquanto cada sistema tomava d i que eram as melhores d i decises lh para si mesmos, os objetivos gerais da empresa eram prejudicados.

Por exemplo: O departamento de transporte poderia enviar as maiores quantidades possveis, para minimizar os custos de transporte. , p q Entretanto, esse procedimento fazia os estoques crescerem e resultava em maiores custos de estoque e de carregamento.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais


Para obter o mximo de lucro, uma empresa deve ter pelo menos quatro objetivos principais:

1. 1 2. 3. 4.

Prover o melhor servio ao cliente; Prover os mais baixos custos de produo; Prover o menor investimento em estoque; Prover os menores custos d di ib i P de distribuio.

Esses objetivos criam conflitos entre as reas de marketing, produo e finanas, porque cada uma delas possui responsabilidades diferentes nessas reas.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Conflitos dos sistemas tradicionais

Um modo eficiente de resolver esses objetivos conflitantes prover uma coordenao estreita das funes de fornecimento, produo e distribuio. O problema b l bl balancear os objetivos conflitantes para bj ti flit t minimizar o total dos custos envolvidos e maximizar o servio ao cliente consistentemente com os objetivos da organizao. Isso requer algum tipo de administrao integrada de materiais ou de uma organizao logstica que seja responsvel pelo fornecimento, produo e distribuio.

SUPRIMENTOS

PRODUO

A empresa dividida em vrios setores, que atuam isoladamente, cada um com sua funo;
T. I.

O negcio da empresa no visto num conjunto s;

MARKETING

Ocorre de haver disputas e atritos entre interesses de diferentes setores; princpio, a informatizao no mudou a estrutura.
DISTRIBUIO FINANAS REVERSA

SUPRIMENTOS

PRODUO

Cada rea (antes denominado setor) da empresa trabalha trocando e disponibilizando informao para ter conhecimento das reais necessidades do conjunto;
T. I.

Ou seja, manter e controlar o fluxo de materiais e informao para fortalecer a empresa e procurar se adaptar melhor ao MARKETING meio em que ela se encontra; Cada rea, com sua funo, deve atender da melhor maneira as demandas do fluxo, e entender a empresa com um interesse s, em comum para todos.
DISTRIBUIO FINANAS REVERSA

O modelo de Logstica Integrada est baseado em 2 conceitos principais o conceito de marketing mix e o conceito de sistema. GERA DEMANDA

Modelo Conceitual de Logstica Integrada


Produto

Marketing Mix M k ti Mi

Preo

Promoo

Praa

ATENDE A DEMANDA
Servio ao Cliente Compras ou Vendas

Poltica de canais de distribuio Poltica Padres de servio por canal disponibilidade de produtos, prazos, etc.

Transporte

Sistema Logstico
Estoques Armazenagem

Processamento de Pedidos

Misso da Logstica Cumprir os padres de servio dos canais de distribuio de forma eficiente

EVOLUO DA LOGSTICA

Suprimentos

Materias Primas

Estoque em Processo

Produtos Acabados

PRODUO Fornecedor Distribuio Clientes

Logstica de entrada (inbound): fluxo de matrias-primas entregues sua empresa para entrar no processo produtivo; g p , p p Logstica interna: circulao das matrias-primas, dos produtos sendo fabricados e dos produtos acabados dentro de sua empresa; Logstica externa (outbound): transporte dos produtos acabados (envolvendo embalagem, expedio, manuteno e transporte).

Nova Viso da Logstica

Fornecedor

Fbrica

Cliente

Logstica de Abastecimento sistema transporte etc

Logstica Interna PCP estoques etc

Logstica de Distribuio sistema transporte etc

Logstica Integrada

Parte inicial do processo de logstica da empresa O profissional de compras precisa ter viso sistmica, saber negociar no apenas com fornecedores, mas com clientes internos. Precisa tomar decises com base em indicadores de desempenho e estar atento ao ambiente externo, de modo a adotar estratgias de g negociao coerentes com a conjuntura econmica

Procedimentos fundamentais de administrao de materiais


PROCEDIMENTO O que deve ser comprado Como deve ser comprado Quando deve ser comprado Onde deve ser comprado De quem deve ser comprado Por que preo deve ser comprado Em que quantidade deve ser comprado ESCLARECIMENTO Implica a especificao de compra, que traduz as necessidades da empresa. Revela o procedimento mais recomendvel. Identificar a melhor poca. Implica o conhecimento dos melhores segmentos de mercado. Implica o conhecimento dos fornecedores da empresa. Evidencia o conhecimento da evoluo dos preos no mercado. Estabelece a quantidade ideal, por meio da qual haja economia na compra.

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COMPRA 1. Assegurar d 1 A descrio completa i l t das necessidades; 2. Selecionar fontes de suprimentos; 3. Conseguir informao de preos; 4. Colocar os pedidos (ordens de compras); 5. Acompanhar os pedidos (follow up); ) 6. Verificar Notas Fiscais; 7. Manter registros e arquivos; 8. Manter relacionamento com vendedores

OBJETIVOS DA COMPRA 1. 1 Permitir continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produo; 2. Coordenar os fluxos com o mnimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento dos programas; 3. Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificaes predeterminadas em qualidade prazos e qualidade, preos; 4. Evitar desperdcios e obsolescncia de materiais por meio de avaliaes e percepo do mercado; 5. Permitir empresa uma posio competitiva, mediante negociaes justas de credibilidade, 6. Manter parceria com os fornecedores para crescer junto com a empresa.

CUS STO DE UM PRO U ODUTO

PRODUO PRODUO MO-DE-OBRA DIRETA

MO-DE-OBRA DIRETA MATRIA-PRIMA MATRIA-PRIMA ONTEM HOJE

Tempo decorrido entre o momento de pedido do cliente, a ordem de compra ou requisio do servio, e aquele da entrega do produto ou servio ao cliente. i li

Tempo total do ciclo do pedido

Transmisso do pedido

Processamento e montagem do pedido

Tempo de aquisio de estoque adicional

Tempo de entrega

TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS IDEAL PARA ORGANIZAO

Passos para o Pedido Perfeito


Gerao do Pedido certo Pedido capturado sem erro Informaes cadastrais corretas Produto, Preo & Promoo certos Produto Disponvel Especificaes claras de entrega Pedido no CD a tempo Expedio a tempo Transporte eficiente Recebimento completo NF correta Comprovante de Entrega Pagamento correto g Margem esperada

Mtodo e projeto de transmisso do pedido; Poltica de estoque; Procedimentos do processamento do pedido; P di t d t d did Modais de transporte escolhidos; Mtodos de programao.

O tempo do Ciclo do Pedido uma caracterstica de qualidade crtica para o Servio Logstico (SL/SC); p g ( ) Estimativas mostram que as atividades tpicas do Processamento de Pedidos consomem entre 50 e 70% do tempo do Ciclo do Pedido; Erros de Processamento de Pedidos podem resultar em queda do nvel de servio (NS), levando a reclamaes, aumento de custos (NS) reclamaes custos, perda de vendas etc.; Processamentos de Pedidos rpidos, precisos e completos tm grande potencial para aumentar a satisfao dos clientes.

BALLOU refere-se a 5 atividades: 1) 2) 3) ) 4) 5) Preparao d pedido P do did Transmisso do pedido Recebimento do pedido p Atendimento do pedido Acompanhamento da situao do did d pedido 1) 2) 3) 4) 1) 2) ) 3)

KOTLER cita 3 fases: Pedido; P did Expedio; e Faturamento.

LANGLEY cita 4 componentes: Colocao do pedido; Processamento do pedido; Preparao do pedido; e Expedio do pedido.

TIPOS DE ARRANJO FSICO - LAYOUT


Estudos de layout industrial visam solues com o intuito de melhorar o processo de trabalho, usar eficientemente a mo de obra, promover o conforto e a segurana d f t do empregado, minimizar a movimentao de materiais e pessoas, normalmente pela aproximao de equipamentos e pontos de estocagem, fazer uso econmico da rea,maximizar a flexibilidade e a produtividade produtividade. Estudos de layout industrial se aplicam otimizao de instalaes existentes existentes, expanses, transferncia de instalaes ou projeto de novas instalaes.

O arranjo fsico deve ser estabelecido a partir do estudo planejado do sistema de informaes relacionado com a distribuio de mveis, equipamentos e pessoas pelo espao disponvel, da forma mais racional possvel.

O arranjo fsico acaba por influir na motivao, gerando maior ou menor eficincia no trabalho

Mau aproveitamento do espao: a) Demora excessiva na obteno de informaes; ; b) Fluxo confuso de trabalho; c) M distribuio espacial pode gerar acmulo de pessoas e documentos; d) M projeo de locais de trabalho; e) Perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra.

Obter um fluxo eficiente de comunicaes administrativas dentro i d i i t ti d t da organizao; Obter Obt um fluxo d trabalho eficiente; fl de t b lh fi i t Facilitar a superviso; Reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa; Impressionar favoravelmente clientes e visitantes; Aumentar a flexibilidade para as variaes necessrias.

Detalhes do trabalho executado em cada unidade; Quantidade de pessoal empregado; Necessidade de comunicaes entre as pessoas includas no campo da anlise; Necessidade de arquivamento e armazenagem; Isolamento auditivo e visual; Isolamento fsico.

Intensidade de iluminao; Portas e Janelas; Status obtido pela localizao de mesas e cadeiras; Quantidade e tipos de mquinas e equipamentos.

Calcular a rea (necessria ou existente); Fazer a planta baixa; Verificar o fluxo materiais e papis; de pessoas,

Determinar a quantidade natureza t dos d mveis i equipamentos;

e e

Determinar a extenso e localizao das instalaes eltricas e hidrulicas

Preparar e dispor as miniaturas de mveis e equipamentos; apresentar as alternativas do novo Layout; implantao observando: e acompanhamento,

o transtorno causado em funo de mudanas f i d fsicas; adaptao do pessoal ao novo espao; adaptao do corpo social no espao modificado; quais os novos fluxos de trabalho e as repercusses na distribuio do trabalho.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE LAYOUT SO:


Layout Posicional ( Posio Fixa )
aplicvel quando o produto a ser fabricado consideravelmente grande ou pesado pesado. Neste caso, o produto deve ser processado ou montado em local fixo pr determinado. As mquinas se deslocaro ao redor deste equipamento, conforme seja necessrio. Este tipo de layout e encontrado frequentemente em fabricantes de turbinas hidreltricas, avies, hidreltricas avies grandes transformadores de tenso navios etc A fabricao de tenso, navios. etc. tais produtos controlada pelo projeto e a posio do maquinrio muda de acordo com a evoluo do Projeto
Vantagens g Reduzida movimentao do material; Oferece oportunidades de trabalho; Maior flexibilidade; Adapta as mudanas do produto e do volume de produo.

Limitaes Maior movimentao dos movimentos dos operadores do equipamento; Resulta no aumento do equipamento; Requer grande habilidade dos operadores; Requer supervisionamento; Resulta num aumento do espao de trabalho, bem como num melhor work-in-process; Requer controle e uma produo sincronizada.

Layout p Processo ou Funcional y por


O layout de Processo agrupa mquinas que executam atividades semelhantes em um nico departamento. Assim, em uma planta com layout por processo, encontraremos um setor de torneamento um setor de furadeiras um setor de plainas um setor de torneamento, furadeiras, plainas, retfica e assim por diante. tais layouts so corriqueiros em indstria mais antigas e em "job-shops". Este layout requer o manuseio de grande quantidade de material enquanto as partes se movem entre os departamentos com diversas operaes. Tal layout permite que os operrios e supervisores possam se especializar em seu processo it i i i li especfico.
Vantagens Melhor utilizao d mquinas; lh ili das i Maior flexibilidade em afectar equipamentos e operadores; Reduo do tratamento dos materiais; p ; Variar as tarefas em cada posto de trabalho; Superviso especializada. Limitaes Aumentar o tratamento do material; O controle da produo mais difcil; Aumentar work-in-process; Produes em linha mais longas; Requer maior competncia nas t R i t i tarefas f exigidas.

Layout Celular ( em Grupo )


O Layout por agrupamento aplicvel quando uma famlia de componentes ser processada por uma pequena clula de fabricao. Neste arranjo, um encadeamento de mquinas e equipamentos f i i t forma a clula. cada clula possui seu prprio sistema d l l d l l i i i t de manuseio de materiais, tipicamente um rob ou sistemas de transporte. Se ainda possvel, a parte em questo completamente processada em apenas uma clula. Os diversos componentes oriundos das respectivas clulas sero ento direcionados para as reas de montagem.
Vantagens Agrupamento de produtos proporciona uma maior utilizao das mquinas; Fluxos de linhas suaves e mnimas distncia percorridas; id Melhor ambiente de trabalho. Limitaes Requer um supervisor; Os operadores necessitam de maior habilidades nas operas; Dependncia critica no fluxo de controle n produo atravs de clulas individuais; Diminui a possibilidade de utilizar equipament para fins especiais.

Layout por Produto,Linha ou Linear


Este tipo de layout utilizado quando um nico produto ou um determinado grupo de produtos semelhantes sero produzidos em grande volume. Mquinas/Postos de Operao so posicionados em uma li h d produo/montagem.A sequncia d O i i d linha de d / t A i dos equipamentos obedece sequncia das operaes s quais os produtos estaro submetidos. A determinao deste tipo de layout est frequentemente relacionada com a obteno da melhor combinao de tarefas/atividades a serem executadas em cada posto operativo, o que chamamos de "balanceamento de linha de produo".
Vantagens O manuseamento do material reduzido; Os operadores no necessitam de muitos conhecimentos profissionais; Controlo simples da produo. p p Limitaes Se uma mquina parar toda a linha de produo para; O posto de trabalho mais lento marca o ritmo da linha de produo; q p ; Requer um supervisor; necessrio investir em equipamento de alta qualidade.

Layout Mistos ou Combinados


Combinam elementos de alguns ou de todos os tipos bsicos de layout.

Relao entre o layout e o sistema de produo


Volume Projeto Jobbing Varied dade Posicional Funcional Celular Lote Massa Continuo Linear

Baixo Alto

Alto

B Baixo

Relao Layout x Processo

Componentes da Operao de um Armazm

Sistemas d informao Si t de i f

Espao

Recursos Humanos

Equipamentos de movimentao e armazenagem

Layout de Armazm

O layout de armazm a forma como as reas de armazenagem de um armazm esto organizadas, de forma a utilizar todo o espao existente da melhor forma possvel, verificando a coordenao entre os vrios operadores, equipamentos e espao. O layout ideal aquele que procura minimizar a distncia total percorrida com uma movimentao eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possvel e com custos d armazenagem reduzidos. l t de d id

Objetivos do Layout de Armazm


O planjeamento do layout de armazm tem com principais objetivos: Utilizar o espao existente com maior eficincia possvel; Providenciar uma movimentao eficiente dos materiais; Minimizar os custos de armazenagem quando so satisfeitos os g q nveis de exigncia; Providenciar flexibilidade; Facilitar a arrumao e limpeza. Nota: Para satisfazer estes objetivos deve existir uma coordenao entre operadores, equipamentos e espao.

Princpios da rea de Armazenamento


Para que os objetivos do planeamento do layout de armazm possam q j p y p ser cumpridos, convm integrar os vrios princpios a que deve obedecer a rea de armazenamento, tais como: populariedade, semelhana, tamanho, caractersticas e utilizao do espao..

Populariedade
Num armazm os materiais podem ser guardados em reas de g p p armazenagem em profundidade e posicionados de forma a minimizar a distncia total percorrida. Se os materiais mais populares forem guardados em reas de armazenagem em profundidade a distncia total percorrida ser menor. Os materiais mais populares podem estar distribudos dentro do armazm de diferentes formas, no entanto, aqueles que apresentam um tempo de recepo/expedio elevado devem estar localizados prximos do ponto de entrada, ao longo do caminho mais perto entre a entrada e sada dos materiais.

Semelhana
Os materiais que so recebidos e expedidos ao mesmo tempo devem ser arma enados juntos armazenados juntos.

Tamanho
O espao de um armazm deve ser organizado tendo em conta a popularidade e o tamanho dos materiais pois, se isso no acontecer, pequenos materiais podem ser armazenados em espaos que foram desenhados para armazenar grandes materiais, havendo desperdcio de espao.

Caractersticas
As caractersticas dos materiais a serem armazenados devem seguir um mtodo diferente de armazenamento relativamente aos princpios acima referidos.

Utilizao d espao Utili do


O planejamento do espao deve ser feito tendo em conta o espao necessrio para a armazenagem d i dos materiais. O l t i i layout d armazm t de deve maximizar o espao utilizado bem como, o nvel de servio fornecido. O desenvolvimento do layout deve ter em conta alguns fatores como: a conservao do espao as limitaes do espao e a sua espao, acessibilidade.

Os passos para desenvolver um layout de armazm so:


Traar a rea global a escalar; Abranger todos os obstculos fixos (colunas, elevadores, escadas, instalaes de servios); Localizar as reas de recepo e envio; Localizar os vrios tipos de armazenagem; Atribuir a cada material a sua localizao de armazenagem.

Os passos para desenvolver um layout de armazm so:


Traar a rea global a escalar; g ; Abranger todos os obstculos fixos (colunas, elevadores, escadas, instalaes de servios); Localizar as reas de recepo e envio; Localizar os vrios tipos de armazenagem; Atribuir a cada material a sua localizao de armazenagem.

Tipos de Materiais e a forma de Moviment-los; Objetivos a serem alcanados com a movimentao de materiais; Problemas oriundos de uma movimentao de materiais; Equipamentos de Movimentao e Armazenagem de Materiais; Caractersticas e Tipos de Armazns (Depsitos); Modulao de Cargas.

Para que as mercadorias possam ser trabalhadas com eficincia, deve-se manter em movimento um dos trs elementos bsicos da produo: Homem Mquina ou Material Homem, Material.

Na maioria dos processos industriais, o principal elemento de movimentao o material, porm, salvo alguns casos como na construo pesada,de avies e navios, haver maior movimentao por parte do homem e da mquina.

Granel destinados desde sua extrao at o armazenamento de materiais a granel, incluindo gases, lquidos e slidos; Cargas Unitrias Trata-se de cargas contidas em um recipiente de paredes rgidas ou individuais ou apoiadas em estrados; Embalagem utilizada no projeto, utilizao e seleo de p p p p ; recipientes para o transporte de produtos; Armazenamento corresponde ao recebimento, empilhamento ou colocao em prateleiras;

Vias de Transporte Carregamento, fixao no transporte, desembarque e transferncia de qualquer tipo de material; Anlise de Dados Abrange os aspectos analticos da movimentao, como levantamento de mapas de movimentao, treinamento, organizao, segurana e outras tcnicas para o desenvolvimento de um sistema eficiente de movimentao de materiais. Observao: importante ressaltar que os custos da movimentao das mercadorias e do produto agregam diretamente no seu custo final.

Custos C t com Mo de Ob U de equipamentos que substituam o M d Obra Uso d i t b tit servio braal, reduz o tempo de operao e a fadiga do operrio; Custos de Materiais Uma melhor estrutura de acondicionamento e de transporte reduzir o risco de perdas; Custos dos Equipamentos Ateno na hora de escolher os equipamentos de movimentao dos materiais nmero e tipos que atendam a sua necessidade; ; Aumento da Produtividade Processos de transporte racionais e estocagem dos materiais fazendo com que os materiais cheguem materiais, mais rapidamente s linhas de produo; Localizao Locali ao Estratgica dos Almoxarifados facilitam a comunicao e o suprimento dos materiais.

Obedincia ao Fluxo das Operaes; Mnima Distncia; Mnima Manipulao; Segurana e Satisfao; Padronizao; Mxima utilizao do equipamento; Mxima utilizao da gravidade; Mtodo do espao disponvel; Mtodo alternativo; Menor Custo Total.

A movimentao de material implica que sejam projetados corredores com espao suficiente para que a movimentao das matrias-primas, produtos em processamento ou produtos acabados, acabados no interfira com os processos de fabricao e cause atrasos na produo ou engarrafamentos dentro da fbrica ou armazm. A quantidade, tipo e forma, ou configurao, do espao influenciam a escolha dos equipamentos de movimentao de material. material A movimentao transporta fsicamente os produtos de onde so produzidos para onde so requisitados. Esta movimentao acrescenta valor aos produtos. interessante que antes de se efetuar compras de equipamentos, seja feito um estudo para avaliar as reais necessidades de tipos e quantidades destes equipamentos, para se proceder um investimento adequado e que atenda plenamente s reais necessidades da empresa.Outra avaliao que deve ser observada a possibilidade de locao destes equipamentos.

EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAO
CLASSIFICAO E SELEO PARA USO

ROTEIRO

PROGRAMAO REPETITIVA PROGRAMAO ALEATRIA

MONOVIA EMPILHADEIRAS CORREIA TRANSPORTADORA TRATORES MOVIM. HORIZ. EMPILHADEIRAS COMBOIOS TRACIONADOS EMPILHADEIRA ELTRICAS TRATORES (GLP OU DIESEL) TRATORES INDUSTRIAIS ELEVADORES DE CARGA PALETEIROS EMPILHADEIRAS E TRATORES

FREQUNCIA DE MOVIMENTAO DISTNCIAS PERCORRIDAS AMBIENTE FABRIL DIREO DO FLUXO ACIONAMENTO

FLUXO CONTNUO DE MATERIAIS FLUXO INTERMITENTE DE MATERIAIS CURTAS E FREQUENTES LONGAS E SISTEMTICAS INTERNO EXTERNO HORIZONTAL VERTICAL MANUAL MOTORIZADO

Piso levar em considerao o estado de conservao do p piso da fbrica e sua capacidade de carga; Vo examinar as dimenses das portas e dos corredores; P direito observar a altura do teto e do p direito, pois pode haver vigas transversais que limitam a altura mxima; i t i li it lt i Adequao evitar a utilizao de equipamentos motorizados em armazns de produtos alimentcios; Acidentes atender a todas as normas de segurana; Energia examinar todos os tipos de energia disponvel e a capacidade de suprimento suprimento.

Classificao de Equipamentos de Movimentao de Material

Existem cinco tipos de equipamentos de movimentao de materiais:

Veculos industriais; Equipamentos de elevao e transferncia; Transportadores contnuos; Embalagens; g ; Recipientes e unitizadores e estruturas para armazenagem.

Veculos Industriais: So equipamentos, motorizados ou no, usados para movimentar cargas intermitentes,em percursos variveis com superfcies e espaos apropriados, onde a f i i d d funo primaria f i i transportar e ou manobrar. Classificao: Energia......................manual, eltrica ou a combusto. Controle ...................operador (sentado ou em p), pedestre ou sem operador. Deslocamento...........uni. bi ou multidirecional, deslocamento dirigido, repuxo fronto-horizontal.

Caractersticas e tipos: Carrinhos Industriais; Paleteiras; Empilhadeiras; Autocarrinhos (AGV); Guindastes autopropelido.

Usos e aplicaes: Muito difundidos, podem ser encontrados em qualquer produo ou armazm. So bastante recomendados em plantas que possuem muitos cruzamentos, so bastante rpidos e flexveis em relao a percurso e a carga/descarga. /d Podem transportar cargas mito variadas e possuem uma facilidade muito grande de manobras e em alguns casos podem ser controlados remotamente. Desvantagens: Dependem na maioria dos casos da habilidade do Dependem, casos, operador, requerem o uso de corredores largos e de superfcies muito regulares e resistentes, alm de perderem eficincia em caso de congestionamentos congestionamentos.

Carrinhos Industriais
Os mais simples equipamentos; Consistem em plataformas com rodas e um timo direcional; Baixo custo, versatilidade, manuteno quase inexistente; Capacidade de carga limitada, baixa velocidade e produo, exigem mo-de-obra. g

Carrinhos Industriais

Carrinhos Industriais

Paleteiras
Carrinhos com braos metlicos em forma de garfo e um pisto hidrulico para a elevao da carga (pequena elevao); Podem ser motorizadas ou no;

Paleteira Eltrica

Paleteiras
Carrinhos Eltricos Paleteira Eltrica

Paleteira Eltrica

Paleteira Eltrica

Selecionadora De Pedidos

Empilhadeiras

Podem ser eltricas ou de combusto interna (verificar ventilao); Usadas U d quando o peso e as di i so maiores ( d distncias i (se comparadas com o carrinho); As A mais comuns so as f i frontais de contrapeso. t i d t Vantagens: livre escolha do caminho, exige pouca largura dos corredores, corredores segurana ao operrio e carga diminui a mo de carga, mo-deobra. Desvantagens: retornam quase sempre vazias exige operador vazias, especializado, exige paletizao de cargas pequenas.

Empilhadeiras

De uso interno e externo, com combusto interna e , rodagem pneumtica, possui capacidade de 2.000, 2.500, 3.000 e 3.500 kg, respectivamente. Disponvel nas verses GLP e diesel.

Empilhadeiras trilaterais p

Empilhadeiras Eltricas

Empilhadeiras Eltricas

Rebocadores

Autocarrinhos (AGV)

Guindastes Autopropelidos

Guindastes Autopropelidos

Equipamentos de elevao e transferncia: So equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma rea fixa, onde a funo principal transferir.So aplicados onde se deseje transferir materiais pesados, volumosos e d d l desajeitados em curtas di i d j i d distncias dentro de uma fbrica. Os tipos mais comuns so: Talhas; ; Guindastes fixos; Pontes rolantes; Prticos e Semi Prticos Semi-Prticos.

Usos e aplicaes:
Transferir dentro de uma distncia curta materiais muito pesados, p , ou volumosos e muitas vezes desajeitados; como de navios para o cais, canteiros de obras, carregamento de veculos industriais, etc.

Vantagens : Grande capacidade de transporte, versatilidade quanto ao tipo de material a ser transportado, em condies ideais agilizam o fluxo e ocupam pouco espao no piso.

Desvantagens : Muito caros no geral, raio de ao limitado, requerem infra estrutura muito cara etc infra-estrutura cara, etc.

Equipamentos de elevao e transferncia


Eletroms Elevadores de carga Monta-cargas

Manipuladores industriais p

Plataforma niveladora de docas

Plataforma hidrulica veicular

Equipamentos de elevao e transferncia


Talhas Troles Pontes rolantes

Vista explodida de uma talha de corrente

Formas de utilizao das cintas

Cabo d C b de ao d exemplo do l

Equipamentos de elevao e transferncia

elevadores Plataformas pantogrficas p g

talhas

elevadores

Equipamentos de elevao e transferncia


Prticos

Equipamentos de elevao e transferncia


ponte rolante

Guindaste fixo E sobre esteira

grua

grua

monovia

Transportadores Contnuos: So mecanismos destinados ao transporte de graneis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou no e com posio de d operao fi fixa. S f So formados por um l it onde o material d leito, d t i l desliza em um sistema de correias ou correntes sem fim acionadas por tambores ou polias. Principais tipos so: Correias planas ou cncavas, Elemento rolantes: rodzios, rolos ou esferas, Correntes : areas ou sob piso, Elevador de caamba contnuo.

Usos e aplicaes:
Utilizados d haja Utili d onde h j grandes fl d fluxos contnuos ou montagens t t seriadas em percursos fixos. Vantagens : Baixo custo por unidade transportada, conectvel a outros sistemas de movimentao, podem ser automatizados, podem ser instalados acima do nvel do piso e no dependem da habilidade de um operador. Desvantagens : Exigem um alto investimento inicial, so onerosos em caso de reforma ou modificao, so pouco flexveis na variao do tipo de carga e de peso, etc.

Transportadores Contnuos

De Escada

Inclinados

Elevadores de caneca ou de corrente

De Caixa Transportadores de Roscas

Transportadores Contnuos

Transportadores Contnuos
Pista transportadora c/ Roletes livres

Pista transportadora c/ Esteira

Transportadores Contnuos
Correias cncavas Transportadores extensveis

Correias planas

Transportadora de correia vista lateral

Transportadores Contnuos correias i transportadoras esteiras t i transportadoras

Estrutura Porta Palete

Estrutura Porta Palete

Estrutura Porta Palete

Estrutura Porta Palete

Estrutura Porta Palete

Estrutura Porta Palete Alto Verticalizada -Transelevador

Estruturas

Transelevador Transportador

Estao de picking

Estrutura Mini- Loads

Estanterias para Estocagem/Separao Dinmica Fl Di i Flow R k Rack

Estrutura Cantilever

Mezaninos, Divisrias e Estanterias Leves

ARMAZNS AUTO PORTANTES

MODAIS DE TRANSPORTES

TIPOS DE MODAIS: AQUAVIRIO, TERRESTRE AQUAVIRIO TERRESTRE, AREO E DUTOVIRIO Aquavirio: Martimo, Fluvial ( Hidrovirio ) e Lacustre. Terrestre: Rodovirio, Ferrovirio e Dutovirio. Areo:

MODAIS DE TRANSPORTES

Martimo Cabotagem Rodovias Ferrovias Hidrovias

Matriz de Transporte de Cargas no Brasil

0,4% 13,6% 4,2% Rodovirio Ferrovirio Aquavirio 20,7% 20 7% 61,1% Dutovirio Areo

As opes disponveis devero ser comparadas em termos de performance relativa considerando os seguintes critrios: Velocidade total (considerar ainda se a distncia a percorrer inferior ou superior a 500 Km); Custo C t por t tonelada e por quilometro; l d il t Possveis estragos e perdas; Versatilidade da carga; Capacidade; Fiabilidade do servio; Continuidade do servio. Resta acrescentar que, em termos de velocidade real, os vrios meios de transporte esto confinados a determinados intervalos. O transporte rodovirio est compreendido num intervalo de [0 a 90] Km/h, o ferrovirio num intervalo de [0 a 80] Km/h, o areo num intervalo de [0 a 900] Km/h, o martimo (e mesmo o fluvial) num intervalo de [0 a 32] Km/h e o Dutovirio num intervalo de [0 a 6] [ ] [ ] Km/h

Alto Aerovirio

Rodovirio

Valor
Ferrovirio

Hidrovirio Dutovirio D t i i Baixo Alto

Baixo

Volume

Transporte Rodovirio Conceito C it Transporte Rodovirio aquele que se realiza em estradas de rodagem, rodagem com utilizao de veculos como caminhes e carretas carretas. O transporte rodovirio pode ser em territrio nacional ou internacional, inclusive utilizando estradas de vrios pases na mesma viagem viagem.

Caractersticas do Modal Cremos que entre todos os modais de transporte o rodovirio seja transporte, rodovirio, o mais adequado para o transporte de mercadorias, quer seja internacionalmente na exportao ou na importao, quer seja no transporte nacional bem como nos deslocamentos de curtas e nacional, como, mdias distncias. O transporte rodovirio bastante recomendado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado ou perecvel. Este modal perde em muito sua competitividade para produtos agrcolas a granel, visto que seu valor muito baixo, onde acaba encarecendo o seu custo final.

No modal rodovirio O espao no veculo pode ser fretado em sua totalidade (carga completa) ou apenas fraes de sua totalidade (carga fracionada). O fracionamento do espao de carga do veculo possibilita a di ibilit diversificao d embarcadores num mesmo ifi de b d embarque, diluindo desta forma, o custo entre os clientes na frao de sua utilizao.

Vantagens No caso de pases com dimenses continentais como o Brasil o transporte rodovirio apresenta-se como um dos mais flexveis e geis no acesso s cargas, pois, possibilita interagir diferentes g g p p g regies, mesmo as mais remotas, assim como os lugares mais ermos dos pases. Cabe mencionar que esta praticidade torna-se mais visvel no caso de no haver outros modais a disposio nestes pontos. Outra qualidade de grande valia desta modalidade a simplicidade de d seu f funcionamento e a rapidez d sua d d de disponibilidade quando bld d d exigida pelo embarcador.

Vantagens

Agilidade e rapidez na entrega da mercadoria em curtos espaos a percorrer; A unidade de carga chega at a mercadoria, enquanto nos outros modais a mercadoria deve ir ao encontro da unidade de carga; Vendas V d que possibilita a entrega na porta d comprador; ibilit t t do d Exigncia de embalagens a um custo bem menor.

Vantagens

A mercadoria pode ser entregue diretamente ao cliente sem p g que este tenha que ir busc-la; Uma movimentao menor da mercadoria, reduzindo assim, os riscos de avarias. As qualidades acima enumeradas so apenas algumas das vantagens que este modal apresenta em relao aos demais, basta uma perfunctria anlise e certamente poderemos encontrar mais.

Desvantagens: Seu custo de fretamento mais expressivo que os demais p q concorrentes com prximas caractersticas; Sua capacidade de trao de carga bastante reduzida; Os veculos utilizados para trao possuem um elevado grau de poluio ao meio ambiente; A malha rodoviria deve estar constantemente em manuteno ou em construo, gerando custos ao errio ou a contribuinte, visto que, existem estradas privatizadas que cobram pedgio. i t t d i ti d b d i

Caminhes So veculos fixos monoblocos so constitudos em uma nica fixos, monoblocos, parte que traz a cabine junto com o motor e a unidade de carga (carroceria). Pode variar o tamanho e a capacidade de trao, chegando a t h d transportar at 23 t t t toneladas. l d

Carretas
So veculos articulados, onde possuem unidades de trao e de carga separadas. A parte encarregada da trao denomina-se cavalo mecnico e a de carga semi-reboque. Os semireboques podem ser f h d (b ou siders) abertos ( b d fechados (bas id ), b t (carga seca), cegonheiros ( ) h i (cargas d de veculos), taques (cargas liquidas) e plataformas (carregar maquinrios). Os semi-reboques so acoplados ao cavalo mecnico por um eixo que se denomina quinta roda. d Os conjuntos (cavalos e semi-reboques) de 05 eixos podem carregar at 30 toneladas de mercadorias e este o modelo mais utilizado. A capacidade de trao aumenta na medida que se aumenta o nmero d eixos no conjunto. t de i j t

Bi-Trem Bi Trem Tambm so veculos articulados s que especiais, sendo composto d d i semi-reboques. t de dois i b Podem carregar at 40 toneladas de mercadorias.

Treminhes Assim como as carretas, os bi-trenm so veculos articulados e especiais, sendo composto de um semi-reboque e um reboque. Podem carregar at 50 toneladas de mercadorias. No caso de veculo dotado de chassis para o carregamento de containers poder carregar de forma simultnea dois de 20 ps de forma mais segura. uma tima alternativa para carregar containers para ova, j que podem ser estacionados de forma independente.

Peso bruto mximo autorizado pelo CONTRAN De acordo com a legislao brasileira estes so os pesos brutos por tipo de caminho. Figura Tipo de Caminho Toco Truck Carreta 2 eixos Carreta Ba Carreta 3 eixos Carreta Cavalo Truckado Peso Bruto mximo 16.000 16 000 kg 23.000 kg 33.000 kg 41.500 kg 41.500 kg 45.000 45 000 kg

Carreta Cavalo Truckado Ba 45.000 kg Bi-trem(Treminho) - 7 eixos 57.000 kg

Transporte Ferrovirio O Transporte ferrovirio realiza-se tanto dentro de um pas quanto realiza se entre pases limtrofes, podendo ser realizado tambm entre pases que no faam fronteiras entre si, mas que apresentem condies para tal, tanto em relao distncia quanto viabilidade de custos e condies das ferrovias, cujo trnsito realizado atravs de um terceiro ou terceiros pases. O transporte ferrovirio no to gil quanto o rodovirio no acesso s cargas j que as mesmas devem, em geral, ser levadas a ele. Em compensao, pode transportar grandes quantidades de carga de uma s vez, pois cada vago tem capacidade entre 25 e 100 toneladas e uma composio chega a at 204 vages.

O ferrovirio um modal apropriado para transporte de mercadorias agrcolas a granel, como acar, gros, etc., assim como minrios derivados de petrleo e produtos siderrgicos que minrios, siderrgicos, so os produtos mais transportados, pois apresentam grandes volumes e preos baixos e necessitam ter um frete competitivo. adequado para viagens de curta e mdia distncias, onde os demais modais no so to convenientes, em face do tempo e custos, sendo que sua utilizao no pode ser descartada em distncias mais longas e para mercadorias de baixo custo, justamente em virtude g p , j das tarifas mais baixas que este modal oferece. O Brasil tem aproximadamente 30.000 km de ferrovias o que pouco para um pas com nossas dimenses territoriais.

Vantagens Ele no flexvel e gil no acesso s cargas porm permite cargas, porm, integrar regies, mesmo as mais afastadas, bem como o interior dos pases; Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia eltrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; p ; Frete mais barato em relao ao rodovirio, s perdendo para o Hidrovirio. Est livre de congestionamento, tendo normalmente caminho livre frente, podendo executar as viagens sem problemas.

Vantagens Pode ter terminais particulares dentro de, ou prximos s unidades p produtoras; ; Propicia o transportes de grandes quantidades de cargas com vrios vages, j que um vago pode transportar entre 25 e 100 toneladas, porm sempre dependendo do tipo de carga e de locomotiva para suport-la; Menor custo de infra-estrutura; Podemos citar, como exemplo, o transportes realizado pelas mineradoras, em composies d at 204 vages, com capacidade i d i de t id d de cerca de 100 toneladas cada, o que significa transportar, de uma s vez, cerca de 20.000 toneladas de minrio.

Desvantagens D t modal de transporte mais lento do que o rodovirio, gastando mais tempo para a entrega da carga; No tem flexibilidade de trajeto, devendo ater-se sua linha frrea. frrea Enfrenta problemas de bitola, tanto dentro do pas qunro nos demais pases sul-americanos, no podendo realizar trasnportes diretos entre todos os pontos desejados; Exige transbordo constante de carga para que esta seja levada a seu destino final.

Tipos de vages Para granis slidos, ensacados, caixarias, cargas unitizadas e transporte de produtos em geral que no podem ser expostos ao tempo:

Vages Tipo Gndola: para granis slidos e produtos diversos que podem ser expostos ao tempo:

Vages tipo hopper : fechados para granis corrosivos e granis slidos que no podem ser expostos ao tempo e abertos para os granis que podem ser expostos ao tempo:

Vages tipo isotrmico : produtos congelados em geral:

Vages tipo plataforma: contineres, produtos siderrgicos, grandes volumes, madeira, peas de grandes dimenses:

Vages tipo tanque: cimento a granel, derivados de petrleo claros e lquidos no p q corrosivos em geral:

Vages g especiais: p p produtos com caractersticas de transporte bem distintas das anteriores:

Vago fechado Nitrofrtil

Transporte Martimo O transporte martimo aquele realizado por navios a motor, de grande porte, nos mares e oceanos, e pode ser dividido em duas categorias, categorias de acordo com sua finalidade: Longo curso: Que uma navegao internacional, isto , o transporte de cargas entre portos de pases diferentes. Cabotagem: Que uma navegao nacional, e significa o transporte de cargas entre portos martimos nacionais, ou entre portos g p p martimos nacionais e portos interiores do pas localizados em rios. Pode-se notar que esta diviso nada tem a ver com a distncia a ser percorrida, mas com as caractersticas da navegao, isto , nacional ou internacional.

Vantagens V t Maior capacidade de carga; Carrega qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte transporte.

Desvantagens Necessidade de transbordo nos portos; Distncia dos centros de produo; Maior exigncia de embalagens; Menor flexibilidade nos congestionamentos nos portos. servios aliados a freqentes

Navegao de Cabotagem Navegao de cabotagem a navegao que liga os diversos portos brasileiros entre si. Essa navegao s pode ser feita por navios nacionais, seguindo di i i i i d dispositivos constitucionais. C iti tit i i Caso a navegao ocorra entre dois portos fluviais no considerada cabotagem e sim navegao interior.

As principais vantagens da navegao de cabotagem so: Pontualidades nas entregas; Reduo de custos de avarias das cargas transportadas; Poluem menos que os demais modais; Garante boas estruturas de armazenagem e controle das informaes atravs de rastreamentos, desde a chegada da mercadoria at seu destino final; Por todas as vantagens competitivas oferecidas pelo modal martimo, fica a certeza de que a cabotagem tem potencial de sobra para crescer de maneira contnua no B i t Brasil e romper com a cultura rodoviria no il lt d i i transporte de cargas de longa distncia. O futuro do transporte de cargas est na "BR Martima", que no exige investimentos e manuteno com operaes tapa buraco alm de ser mais segura e muito mais eficiente tapa-buraco, para os usurios e para o Pas.

As principais desvantagens da navegao de cabotagem so: Problemas relacionados aos navios; Frota com idade mdia avanada e navios inadequados para atender s necessidades do mercado; Dificuldades para a renovao da frota, em funo da situao financeira dos estaleiros nacionais; Alto custo do diesel martimo na costa brasileira; Problemas relacionados aos portos Falta de tratamento prioritrio de acesso aos navios empregados na cabotagem, em alguns portos; Baixa produtividade em operaes de embarque e desembarque de cargas; Altos custos porturios com reflexo sobre o valor do frete martimo.

Tipos de Navios p Navios de passageiros

Navios de Carga Geral

Porta Contineres

Os navios de operao por rolamento (Ro-Ro)

Navios Tanque

Navios Graneleiros

Navios Gaseiros

Navios Qumicos

Navios Ore-oil ou petroleiros

Navios Rebocadores

Navios Aerovirios ou Porta-avies

Navios militares

Transporte Hidrovirio

O Brasil possui cerca de 25.000 Km de rios navegveis que esto aguardando p g q g utilizao como uma soluo de transporte barato). Porm, este um assunto ao qual est sendo dada muita ateno, tendo em vista suas possibilidades e significativa reduo de custos de transporte em relao aos modais rodovirio e ferrovirio, graas ao interesse que vem despertando quanto ao transporte de produtos agrcolas, especialmente no que diz respeito produo do CentroOeste brasileiro. O grande volume de mercadorias transportadas por este modal de produtos agrcolas, fertilizantes, minrios, derivados de petrleo, lcool e assemelhados. Entretanto, no caso da Bacia Amaznica, o transporte de mercadoria manufaturada bastante praticado, juntamente com madeiras da regio, pois, a navegao fluvial feita tambm de forma internacional, ligando diversos fl i l f it t b d f i t i l li d di portos brasileiros no Amazonas, Par, Amap, Roraima a portos no Peru e Colmbia.

Bacias Hidrogrficas: As principais bacias nacionais so: Bacia Amaznica; Bacia Araguaia-Tocantins; Bacia do Nordeste; Bacia do So Francisco; Bacia do Paran; Bacia do Uruguai.

Vantagens O modal hidrovirio considerado mais seguro do que os modais de transporte terrestres; Outra vantagem deste modal reside no fato de que ele muito menos poluente do que o modal rodovirio, apresentando um baixo ndice de agrao ao meio ambiente. Segundo estudos realizados na Alemanha, o custo de manuteno da qualidade do meio ambiente das hidrovias so quatro vezes menores que a lid d d i bi d hid i ferrovia e, vinte vezes menores que a rodovia.

Desvantagens Investimentos: insuficincia de investimentos pblicos no setor; Infra-estrutura insuficiente nas hidrovias onde a navegao depende de melhorias; Incertezas decorrentes dos aspectos ambientais; Conexes i C internacionais: poucas opes, limitando as solues em termos de i i li i d l d logstica de transportes; Embarcaes: inadequao das embarcaes construdas e utilizadas; inadeq ao constr das tili adas;

Subutilizao: transporte martimo e fluvial subutilizados, predomnio do modal rodovirio em um pas-continente; Tributao: imposto sobre operaes intermodais onera as operaes; Regulao deficiente: emaranhado de leis e burocracia; g ; Geografia: Maior parte na Amaznia, porm com menor poder econmico; Gerao de energia: construo das usinas sem levar em conta a possibilidade futura de navegao.

Embarcaes Tursticas

Alvarenga ou Ponto.

Batelo

Barca

Barcaa

Chata

Draga

Rebocador

MODAL LACUSTRE Transporte Lacustre aquele realizado em lagos, portanto, da mesma forma que o Fluvial, tambm uma navegao interior. Pode ser nacional, se realizado em lagos internos do pas, ou internacional, ligando pases. e do e gos e os p s, e c o , g do p ses.

Lagos Navegveis Todos os lagos, a princpio, podem ser navegveis, porm a sua utilizao comercial vai depender de sua caractersticas como tamanho, profundidade, localizao e viabilidade econmica. Alguns lagos navegveis, em nvel de transporte de cargas so: Os grandes lagos na fronteira entre os Estados Unidos e o Canad. No Brasil, a Lagoa Mirim, que liga o Brasil ao Uruguai e a Lagoa dos Patos ligando li d o Rio Grande a Porto Alegre. i d l Na Bolvia, o Lago Titicaca que liga a Bolvia ao Peru.

Transporte Areo
O transporte areo um dos setores mais dinmicos da economia mundial. Ele cumpre importante papel estimulando as relaes econmicas e o intercmbio de p p p p pessoas e mercadorias (tanto dentro do pas quanto com outros pases) intra e entre as naes. O fenmeno da globalizao vem provocando mudanas profundas nos padres da demanda por mobilidade em escala mundial e alterando o comportamento de consumidores, aumentando continuamente os nveis de trfego e levando a uma segmentao cada vez maior do transporte areo. Dois so os vetores da globalizao: a tecnologia da informao e o avio! O areo um modal de transporte gil e recomendado para mercadorias de alto valor d ld il d d d i d l l agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. competitivo para produtos eletrnicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rpido em funo do seu valor, bem como de sua i d t t id f d l b d sensibilidade a desvalorizaes tecnolgicas (Keedi e Mendona, 2000). mais adequado para viagens de longas distncias e intercontinentais.

Aeroportos Internacionais p

Vantagens Usado com eficcia no transporte de amostras; Ideal Id l para transporte de mercadorias com urgncia na entrega; d d i i Por ter sua emisso antecipada, o documento de transporte obtido com maior rapidez; id Os aeroportos, normalmente esto localizados prximos dos centros de produo, produo industrial ou agrcola j que encontram-se em grande nmero e agrcola, encontram se distribudos praticamente por todas as cidades importantes do mundo ou por seus arredores. Como exemplo cita-se o caso das cargas importadas por empresas situadas na regio metropolitana de Porto Alegre. Nesse caso, o Alegre caso aeroporto Salgado Filho situa-se na prpria cidade, enquanto o porto mais prximo (Rio Grande), est a uma distncia de 330 Km da capital. Isto representa um custo adicional nas importaes via martima, o que pode, dependendo da situao e do tipo de mercadoria, tornar mais interessante o uso do modal areo (Vieira, 2003).

Os fretes internos, para colocao de mercadorias nos aeroportos, so menores, e o tempo mais curto, em face da localizao dos mesmos; Possibilidade de reduo ou eliminao de estoques pelo exportador, uma vez que possvel aplicar mais agressivamente uma poltica de just in time, propiciando reduo dos custos de capital de giro pelo embarque contnuo, podendo ser at dirio ou mais vezes ao dia, dependendo dos destinos; Aplicando o just in time, possvel a racionalizao das compras pelos importadores, j que no tero a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento dirio das mercadorias que necessitam;

Possibilidade de utilizao das mercadorias mais rapidamente em relao produo, principalmente em se tratando de produtos perecveis, de validade mais curta, moda etc.; curta de moda, etc ; Maior competitividade do exportador, pois a entrega rpida pode ser bom argumento de venda; Reduo de custo de embalagem, uma vez que no precisa ser to robusta, pois a mercadoria menos manipulada; O seguro de transporte areo mais baixo em relao ao martimo, podendo variar g , p de 30% a 50% na mdia geral, dependendo da mercadoria.

Desvantagens Frete relativamente alto em relao aos demais modais; Capacidade de carga bem menor que os modais martimo e ferrovirio, ganhando apenas do rodovirio; Impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minrios, petrleo, gros e qumicos; Custo elevado da sua infra-estrutura; Impossibilidade de absoro do alto valor das tarifas areas por produtos de baixo I ibilid d d b d lt l d t if d t d b i custo unitrio, como por exemplo, matria-prima, produtos semifaturados e alguns manufaturados; Existncia de severas restries quanto ao transporte de artigos perigosos.

Aeroportos Brasileiros AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS SO PAULO

AEROPORTO DE CONGONHAS SO PAULO

AEROPORTO INTERNACIONAL MAESTRO TOM JOBIM / GALEO RIO DE JANEIRO

AEROPORTO DE BELO HORIZONTE / PAMPULHA

AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA CURITIBA

AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO PORTO ALEGRE

AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS FORTALEZA

AERONAVES DE CARGA Tipos As aeronaves subdividem-se em: All Cargo ou Full Cargo: uso exclusivo para transporte de carga, pois apresenta uma C F ll C l i t t d i t capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.

Avies All Cargo ou Full cargo

Combi: transporte misto Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, misto. cargas podendo ser tanto no andar inferior quanto no superior.

Avies Combi

Full Pax: avio de passageiros. O deck superior utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espao preenchido com carga.

Avies Full Pax

Antonov An 225 An-225

Antonov An 225 An-225

Transporte Dutovirio Entende-se por transporte dutovirio aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos realizado por presso sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste meio de um elemento transportador. Assim, toda dutovia deve ser constituda de trs elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulso do produto; os tubos e as juntas de unio destes

Neste N t modal, diferena dos demais, o veculo que efetua o transporte fixo d l dif d d i l f t t t fi enquanto que o produto a ser transportado o que se desloca, no necessitando assim, na maior parte dos casos, de embalagens para o transporte. Os dutos oferecem um transporte eficiente, econmico, seguro e freqentemente de baixa interferncia com a ocupao do solo. So construdos com chapas que recebem vrios tratamentos contra corroso e passam por inspees freqentes, freqentes atravs de modernos equipamentos e monitoramento distncia. Entre os dispositivos de segurana esto vlvulas de bloqueio, instaladas em vrios intervalos das tubulaes para impedir a passagem de produtos, em caso de anormalidades. Desta forma um duto permite q grande quantidade de p p que g q produtos seja deslocada j de maneira segura, diminuindo o trfego de cargas perigosas por caminhes, trens ou por navios.

Vantagens: Permite que grande quantidade de produtos seja deslocada de maneira segura. o ideal e o mais barato para deslocar grandes quantidades em altas distncias; Alta confiabilidade; Poucas interrupes, evitando variabilidade nos tempos de entrega; p , p g ; Raramente h danos nos dutos ou perdas devido a vazamentos; Dispensa armazenamento; Simplifica carga e descarga;

Pequena necessidade de mo-de-obra; Diminui custos de transporte; i i i d Mnima influncia das condies climticas sobre os produtos movimentados nos d t dutos; Menor probabilidade de perdas e roubos; Transporta produtos 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Desvantagens: Acidentes bi t i A id t ambientais; Vazamento de leo e combustvel do duto; Nmero de produtos que podem transportar limitado; necessrio alto investimento na instalao das linhas; Transporte vagaroso (cerca de 4 a 6 km por hora).

Classificao dos dutos pela sua construo Segundo o tipo de construo os dutos podem ser classificados em terrestres (subterrneos, aparentes e areos) e submarinos. Dutos subterrneos: So aqueles que se encontram soterrados para ficarem protegidos contra intempries, acidentes provocados por outros veculos e mquinas agrcolas, e tambm, para afastar a curiosidade e vandalismo por parte de moradores vizinhos linha dutoviria. Os dutos subterrneos esto mais seguros em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado, pois a poro de terra que envolve e cobre a tubulao funciona como um invlucro, que amortecer o impacto da presso criada pelo acidente. i d l id

Dutos aparentes: So aqueles visveis o que normalmente acontece nas chegadas e visveis, sadas das estaes de bombeio, nas estaes de carregamento e descarregamento e nas estaes de lanamento/recebimento de PIGs, que so aparelhos utilizados na limpeza e deteco de imperfeies ou amassamentos na tubulao. Quando a tubulao atravessa macios rochosos ou terrenos muito acidentados, a abertura de valas para a colocao da mesma difcil e onerosa. Neste caso, a linha fixada em p q pequenas estruturas constitudas de uma sapata e uma coluna de concreto, p , denominadas beros, que serviro de sustentao e amarrao para a tubulao.

Dutos areos: Este tipo de duto construdo em locais onde h vales, cursos d gua, vales dgua pntanos ou terrenos muito acidentados. Tornam-se viveis com a construo de torres metlicas nas extremidades do obstculo e quando, necessrias, torres intermedirias que serviro de suporte para a tubulao que ficar presa a elas por meio de cabos. Esta tcnica j utilizada em pontes estaiadas - onde a estrutura que recebe o leito da rodovia fica presa aos pilares por cabos de ao. Tambm so necessrias prximas a pontes ou viadutos que devem ser transpostos atrelando-se a p p q p tubulao lateral da ponte ou viaduto por meio de fixadores especiais denominados ganchos ou cabides.

Dutos submarinos: So assim denominados devido ao fato de que a maior parte da tubulao est submersa no fundo do mar. Este mtodo geralmente utilizado para o transporte da produo de petrleo de plataformas martimas para refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra. Tambm so utilizadas para atravessar baas ou canais de acesso a portos. Os emissrios so considerados dutos submarinos.

Figura 5. Transporte tubular para gs natural. 1 Gs natural proveniente dos poos existentes no solo; 2 Sistemas tubulares; 3 Instalaes de armazenamento de gs; g ; 4 Gs natural proveniente de plataformas martimas; 5 Instalaes de armazenamento e de tratamento de gs natural liquefeito; 6 Gs natural liquefeito transportado por navios tanque; 7 Fbricas de processamento e de tratamento do gs; 8 Estaes de compresso; 9 Tubulaes de transmisso do gs natural; 10 Instalaes de armazenamento de gs; 11 Estaes de compresso; 12 Instalaes de produo de energia elctrica; 13 Cli Clientes com grande poderio industrial; d d i i d i l 14 Pequenas fbricas; 15 Portes da cidade; 16 Distrib io local de gs natural; Distribuio nat ral; 17 Clientes comerciais; 18 Consumidores em zonas habitacionais; 19 Abastecimento a veculos movidos a gs. gs

ACIDENTES Mesmo construdos e operados dentro dos padres mximos de segurana internacional, os dutos esto sujeitos eroso, deslizamentos de terra, corroso, queda de rochas, rochas atos de vandalismo ao de terceiros, os quais podem ocasionar os vazamentos vandalismo, terceiros e, em funo da alta presso com que os produtos so bombeados e da periculosidade das substncias transportadas, os danos ambientais e scio-econmico raramente so pequenos.

TRANSPORTE INTERMODAL aquele que requer trfego misto ou mltiplo, envolvendo mais de uma ou vrias modalidades de transporte, indicado para atingir locais de difcil acesso. transporte acesso Por exemplo, o transporte de cargas pode ter incio dentro de uma cooperativa de produtores de gros, ainda na cooperativa o gro industrializado e embalado por embalagens primria (sacos plsticos) e secundria (fardos de papel pardo), aps isso o transporte iniciado com uso de caminhes que levam o produto nestas embalagens at um terminal ferrovirio sendo a mercadoria acondicionada em container que p sua ves descarrega em outro terminal q por g ferrovirio em um grande centro onde para a sua entrega ao consumidor ser novamente necessrio um novo meio de transporte capaz de desenvolver a entrega com agilidade e preciso. g g p

Assim tivemos primeiramente um transporte rodovirio, aps um ferrovirio e por i i i i d i i f i i fim outro transporte rodovirio constituindo um transporte intermodal (modalidades de transporte).

INTERMODALIDADE Sistema onde a mercadoria transportada por mais de um modo de transporte p p p (modal), por diferentes operadores que so responsveis, cada qual, pelo seu trecho.

TRANSPORTE MULTIMODAL aquele que a articulao entre vrios modos de transportes, de forma a tornar mais rpido e eficazes as operaes de transbordo. O transporte Multimodal aquele em que sero transbordo necessrios mais de um tipo de veculo para conduzir a mercadoria at seu destino final, assim sero utilizados desde caminhes, avies ou outro tipo de conduo necessrio para a entrega. Assim para a mercadoria chegar at seu destino final ela necessitar passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faa essas mudanas, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas

Multimodalidade Sistema onde a mercadoria transportada por mais de um modo de transporte (modal), sob responsabilidade de um nico operador, legal e contratual.

Das könnte Ihnen auch gefallen