Sie sind auf Seite 1von 17

CONSTRUINDO UM PROJETO DE VOLUNTARIADO

ExpedieNte

TEXTO Ktia Regina Gonalves Paulo de Camargo Priscila Cruz

COORDENAO DO PROJETO Slnia Nunes Martins Prado

PROJETO GRFICO Linea Creativa

ILUSTRAO DA CAPA Design com Z

ILUSTRAES Pinguim Produes

REVISO DE TEXTO Ftima Couto

COLABORADORES Maria Eugenia da Costa Sosa Neide Cruz Telma Lcia Lomonico Ramos

IMPRESSO Grfica Editora Modelo Ltda.

REALIZAO Editora Fundao EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br Instituto Faa Parte - Brasil Voluntrio www.facaparte.org.br

Ano da publicao: 2003 Tiragem: 50.000 exemplares

CoNstruiNdo um projeto de voluNtariado

Este guia Construindo um projeto de voluntariado, parte integrante da Coleo FAA PARTE, foi desenvolvido para auxiliar professores e alunos na elaborao de projetos de voluntariado educativo, portanto grupos de amigos que desejarem montar um projeto social dentro ou fora da escola tambm podem utilizar este material. Aes de voluntariado tm permitido discusses sobre valores como tica e cidadania, alm de estimular a solidariedade e cultura da paz. Na escola, enriquece o processo de ensino e de aprendizagem, complementando o trabalho em sala de aula e proporcionando uma compreenso mais aprofundada dos contedos abordados pelas matrias, uma vez que permite relacionar teoria e prtica. Desejamos com esta publicao exemplificar e nortear a construo de projetos sociais em sete etapas, didaticamente apresentadas, que podem ser desenvolvidas a partir de discusses de temas transversais. Eles serviro como um fio condutor, permitindo escola ou grupos de voluntrios fazerem as devidas adaptaes realidade local. Vamos conhec-las?

INdice

Convocao ..................................................... 07 Diagnstico ....................................................... 08 Elaborao do projeto ................................. 09 Ao .................................................................... 11 Reflexo.............................................................. 13 Registro .............................................................. 14 Reconhecimento e comemorao ......... 15 Consideraes finais ..................................... 16 Fundao EDUCAR ....................................... 17 FAA PARTE ...................................................... 18 Programa Jovem Voluntrio, Escola Solidria ............................................... 19

~ CONVOCACAO ,

A primeira etapa a convocao. Para a realizao de um projeto, necessrio obtermos apoio tanto dentro da escola (coordenadores, professores, alunos e funcionrios) como fora dela (vizinhana, ONGs, comrcio e imprensa locais, associao do bairro, etc.). Convocar convidar, chamar, informar, conquistar o interesse e o apoio, integrar e comprometer escola e comunidade em um s objetivo. Podemos convocar de diferentes formas: Convidando pais, educadores, alunos e vizinhana para fazerem parte da elaborao do projeto; Distribuindo cartazes e folhetos pelo bairro e pela escola para que o projeto ganhe visibilidade; Realizando seminrios e palestras para esclarecer e divulgar o projeto; Pedindo que a mdia local faa a divulgao; Indo de sala em sala, enviando e-mails ou at mesmo divulgando boca-a-boca para que todos possam tomar conhecimento e participar das aes que sero desenvolvidas.

DIAGNOSTICO

Diagnosticar identificar quais so as reais necessidades daquela pessoa, grupo ou organizao social que receber a ao voluntria. nesta etapa tambm que (re)conhecemos o perfil dos participantes, identificando qual ser o tempo, trabalho e talento que os voluntrios podero dispor ao projeto, para que possamos consider-lo posteriormente no plano de ao. A partir desta primeira anlise ser possvel identificar quais sero as aes, os recursos necessrios, o tempo previsto, as ferramentas e os meios para a implantao do projeto. Existem muitas maneiras de diagnosticar: entrevistando pessoas da comunidade, das instituies locais que possam ajudar a traar o perfil das necessidades locais; fazendo e distribuindo questionrios, com perguntas abertas ou fechadas para mapear as condies atuais; conversando com moradores antigos, com a imprensa, polticos e lideranas locais, para pesquisar o histrico da comunidade.

eLABORACAO , DO PROJETO
Uma vez definido que iniciaremos um projeto de voluntariado em nossa escola, quem ir participar e quais so as necessidades da escola e comunidade, podemos planejar nossa ao. Existem muitas formas possveis de se realizar um projeto e o grupo deve discutir e decidir como ir faz-lo. Para tanto, fundamental refletirmos sobre algumas questes norteadoras. Justificativa: por que fazer? O que move o grupo a tomar esta iniciativa? Objetivo: O que fazer? Quais so os objetivos e metas a serem alcanados? Grupo de trabalho: quem est disposto a fazer parte? Pblico alvo: a quem se destina este projeto de voluntariado? Plano de ao: como fazer? Quais so as aes e fases necessrias? Cronograma: quando? Qual o tempo necessrio e que ser previamente reservado para cada fase? Recursos: Quanto necessrio para a realizao do projeto em recursos materiais, humanos e financeiros? Quais sero os parceiros envolvidos?

Antes de passarmos para a etapa seguinte, esperamos que o grupo possa decidir em que rea ir atuar: meio ambiente, educao, cultura, sade, assistncia social, lazer, defesa de direitos, cidadania. Tambm pode ter considerado diferentes pblicos como crianas, jovens, idosos e comunidade Bernardo Toro ressalta aprendizagens de convivncia social, que devem ser contempladas quando desenvolvemos projetos de voluntariado educativo: aprender a conviver com a diferena; aprender a comunicar; aprender a interagir; aprender a decidir em grupo; aprender a zelar pela sade; aprender a cuidar do ambiente; aprender a valorizar o saber social.

10

acao ,

Existem muitas aes que podem ser desenvolvidas por projetos de voluntariado educativo, considerando os diferentes pblicos e reas de atuao. O trabalho com projetos, alm dos benefcios que traz a comunidade, promove a cultura do voluntariado, envolvendo alunos e educadores em discusses poltico-sociais, de cidadania, sade, habitao, artes, lazer, etc. A partir da anlise, diagnstico e planejamento das aes, os alunos envolvidos tornam-se parte de um projeto que beneficiar toda uma comunidade, em pequenas ou grandes aes, com responsabilidade, criticidade, autonomia, favorecendo diretamente o desenvolvimento das inteligncias interpessoais e intrapessoais, essenciais na formao de cidados conscientes.

11

12

reflexao

Refletir uma ao essencial que deve permear todas as etapas do projeto. Sempre que necessrio o grupo deve trocar impresses, idias, para ver se o resultado da ao corresponde ao esperado. fundamental que o projeto seja constantemente avaliado por meio de uma reflexo conjunta sobre os seus resultados. Existem inmeras formas de refletir em grupo, mas importante considerar o dilogo como fundamental no processo educacional. Dialogar envolve dizer, ouvir e refletir sobre o que foi dito e feito para reconstruir e ressignificar; estes movimentos de troca de impresses, avaliaes constantes e reflexo mtua possibilitam a criao de uma nova viso.

13

registro

A experincia pode ser divulgada, ampliada, analisada, revisada e reeditada se houver o registro das aes realizadas. A partir dele ser formada uma base de dados comum de conhecimento, disponvel para todos que necessitarem conhecer as etapas, os impactos, os resultados, as dificuldades e conquistas do projeto. O registro pode se dar de diferentes maneiras: fazendo memrias das reunies, relatrios, pautas; arquivando banco de dados e pesquisas que sero feitas ao longo do projeto; fotografando a comunidade atendida em atividade, buscando registrar o antes e o de pois das aes, alm de eventos, campanhas, os envolvidos, reunies, etc. filmando entrevistas, palestras e apresentaes promovidas com o pblico atendido. gravando reunies, entrevistas ou depoimentos para que no seja perdida nenhuma informao, o que posteriormente pode at ser transcrito e arquivado.

14

recoNhecimeNto ~ e comemoracao ,

Reconhecer e comemorar so procedimentos que nem sempre so lembrados e so fundamentais em projetos sociais. Valorizar, estimular e reconhecer aes de voluntariado so gestos que promovem o comprometimento. Existem muitas maneiras de reconhecer e apoiar a participao em projetos sociais educativos: certificado. A escola pode registrar no histrico escolar ou emitir certificados que atestam a participao dos envolvidos, contendo o nome do aluno, nome da escola bem como o do projeto, a carga horria, o perodo e o tipo de atividade realizada, entre outras informaes. homenagem. Realizar celebraes simples de concluso de etapas que culminem em homenagem aos participantes pode ser simples e extremamente gratificante, alm de ser um procedimento que reconhece e convoca a todos para dar continuidade as etapas seguintes, ou a nova edio do projeto. publicao em jornais locais. Alm da visibilidade e envolvimento da comunidade com o desenvolvimento do projeto, reconhece e estimula voluntrios a continuarem suas atividades. Enfim, cada escola saber a melhor forma de reconhecer e comemorar o trabalho voluntrio de seus jovens.

15

CONSIDERACOES , FINAIS
O projeto de voluntariado educativo se insere no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, na medida em que promove a interdisciplinaridade, possibilitando relacionar contedos a atividades, projetos de estudo, pesquisa e ao, poder ser uma prtica pedaggica e didtica adequada aos objetivos do ensino mdio e tambm aplicvel no ensino fundamental. A interdisciplinaridade supe um eixo integrado que pode ser o objetivo do conhecimento, um projeto de investigao, um plano de interveno. O projeto de voluntariado educativo difere-se de outros projetos curriculares porque tem a inteno de envolver uma prtica social que deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos para intervir e promover a transformao da realidade local.

16

FuNdacao , EDUCAR

S se constri uma nao com cidados. S se constroem cidados com educao.

Desde seu incio, em 1949, a DPaschoal acredita em valores ticos e cidados. Em 1989, resolveu concentrar suas atividades de filantropia em uma fundao de carter estratgico voltada educao. A Fundao EDUCAR desenvolve programas que destacam exemplos de sucesso em projetos de incentivo leitura, tica, cidadania, reconstruo social, medidas socio educativas, voluntariado e protagonismo juvenil.

17

Faca pARTE, INstituto bRASIL vOLUNTARIO

Criado em 2001 para gerir o AIV Ano Internacional do Voluntrio o FAA PARTE, desde 2002, promove o programa JVES Jovem Voluntrio, Escola Solidria cujo objetivo central estimular o voluntariado educativo. Alm disso, possui outros projetos de promoo da cultura do voluntariado em todo o territrio brasileiro.

18

PROGRAMA JOVEM VOLUNTARIO ESCOLA SOLIDARIA

O Programa uma parceria entre o Ministrio da Educao MEC, o Conselho Nacional dos Secretrios de Educao CONSED e a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao UNDIME e conta com o apoio da UNESCO, ONU e outros representantes da comunidade educacional. Trata-se de uma proposta e no um projeto a mais, na medida em que se coloca como um programa de apoio e mobilizao para divulgao e reconhecimento de escolas solidrias e de grupos de jovens que, utilizando seus conhecimentos e habilidades, buscam exercer cidadania elaborando e executando projetos de interveno social.

19

Das könnte Ihnen auch gefallen