Sie sind auf Seite 1von 7

NSTITUTO DE

ILOSOFIA &

INCIAS

UMANAS

CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS SOCIAIS 1 Semestre de 2012


DISCIPLINA
CDIGO / TURMA NOME

HZ467 / A-B
PR-REQUISITOS

Antropologia e Estudos de Parentesco

HZ363/ AA200
CARGA HORRIA: (N DE HORAS POR SEMANA)
TEORIA: 02 PRTICA: 02 LABORATRIO: 00 ORIENTAO: 02 CRDITOS: 06 ESTUDO: 00

ATIVIDADE DISTNCIA: 00

HORAS AULA EM SALA: 04

HORRIO:

3-feira- 8h s 12h / 3-feira- 19h s 23h


PROFESSOR(A) RESPONSVEL CONTATO:

Ricardo Cavalcanti-Schiel
EMENTA

riccaval@bol.com.br

A emergncia dos estudos de parentesco na disciplina antropolgica. A teoria dos grupos de unifiliao e a teoria da aliana de casamento. Questes clssicas e recentes, modelos e mtodos.
PROGRAMA

A disciplina visa percorrer, de forma introdutria, alguns dos pontos temticos mais relevantes das teorias do parentesco na antropologia, ou seja, de como o pensamento antropolgico fundou um espao epistmico para os fatos sociais a partir de e em distino aos fatos biolgicos. Elencam-se, assim, os debates fundacionais, o mtodo genealgico, a teoria descedentista, a teoria aliancista, o giro desconstrutivista, a interpelao feminista, o biologicismo nas novas tecnologias de reproduo, o parentesco espiritual (ou ritual), a noo de casa e as inspiraes mais recentes etnologia sul-americana. A par disso, sero arrolados alguns recursos tcnicos para o entendimento bsico da lgebra do parentesco, mas sempre subordinados aos conceitos, e no curso de um movimento histrico das idias antropolgicas. Nesse sentido, o curso no estritamente tcnico, tampouco visa exaurir a abordagem de sistemas terminolgicos, tal como se requer idealmente para a realizao de uma pesquisa etnogrfica extensiva, com uma anlise meticulosa do sistema de parentesco de uma sociedade no-ocidental, coisa que s produzida no nvel da ps-graduao. O curso visa, antes, aproximar-se das idias fora e dos conceitos-chave do campo do parentesco, buscando fornecer as informaes elementares que um futuro antroplogo deve

dispor para postar-se com uma familiaridade interessada diante de um conhecimento tcnico bem mais complexo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO

A bibliografia bsica abaixo especificada (antes da bibliografia suplementar) est dividida em 14 pontos temticos que espera-se sejam cumpridos ao ritmo de um por aula, o que resulta em uma carga de leitura em torno de 50 pginas por semana. Ainda que os pontos temticos no estejam intitulados, eles esto separados por trs asteriscos ao longo do percurso textual da bibliografia. Salvo ocorrncia inusitada ou severa dificuldade de realizao do plano de leituras abaixo, a sequncia bibliogrfica indicada ser seguida linearmente.
BIBLIOGRAFIA

FORMAS DE AVALIAO

A avaliao do acompanhamento do curso e rendimento dos alunos ser continuada, e se basear na sua produo textual. Para isso, duas modalidades complementares sero utilizadas: a avaliao dos fichamentos de leitura e uma prova em sala. No entanto, esta ltima poder ser dispensvel para aqueles alunos que alcanarem (ou ultrapassarem) o mximo de pontos atravs dos fichamentos.

Cada fichamento dever abarcar um ponto temtico, dos 14 separados por trs asteriscos na bibliografia acima. O fichamento de cada ponto temtico acumular de 0 (zero) a 2 (dois) pontos de avaliao, de acordo com a sua qualidade. Os fichamentos devem ser entregues at a segunda aula posterior aula do ponto temtico ou, no caso dos dois ltimos pontos, at o dia da prova. Dois pontos temticos so obrigatrios nos fichamentos: um atinente tradio britnica (teoria descedentista), elegvel entre um dos dois pares de textos Kuper (1988)-RadcliffeBrown (1924) e Ghasarian (1996)-Korsbaek (2011); e outro atinente tradio francesa (teoria aliancista), elegvel entre os textos de Lvi-Strauss (1949) e Dumont (1971). Os demais pontos temticos de fichamento so de livre escolha dos alunos, sem limite de quantidade. A prova dissertativa em sala, ao final do curso, valer um mximo de 6 (seis) pontos. A nota final ser o nmero de pontos obtidos divido por 2 (dois). Por esse sistema nota-se que o mximo de pontos que um aluno pode acumular no 20 (o que seria equivalente nota 10), mas sim 34. Obviamente, pontos excedentes sero descartados. Dessa forma, nota-se tambm que se um aluno obtiver o mximo da pontuao possvel ao longo de 10 (dez) dos seus fichamentos, ser ocioso que ele realize a prova final, pois j ter acumulado pontos para obter a nota mxima. Os critrios para avaliao da qualidade dos fichamentos sero expostos na primeira aula do curso. Salvo em casos excepcionais a serem pontualmente negociados, os textos da bibliografia suplementar no sero objeto de fichamento.
HORRIO DE ATENDIMENTO A ALUNOS

A especificar.

Das könnte Ihnen auch gefallen