Sie sind auf Seite 1von 14

A histria das limas

O primeiro registro que se tem da utilizao de limas pelo homem est na Bblia e remonta ao ano 1090 a.C. As limas teriam sido utilizadas para a afiao de variadas ferramentas primitivas. As limas atuais evoluram de uma simples pedra para desbaste para limas primitivas com dentes picados em ngulo reto por meio de mquinas rudimentares de picar. Essas primeiras mquinas de picar limas surgiram a partir de uma inveno de Leonardo Da Vinci, por volta do ano 1490. Apenas em 1750 foi construda a primeira mquina eficiente de picar limas. Fabricada por Chopitel, ela produzia limas em ao doce, dispensando o recozimento. Para produzir superfcies duras, os dentes da lima tinham de passar por vrios mtodos de cementao. A qualidade superior das limas e sua produo em grande escala s foi atingida muitos anos mais tarde, com as invenes de Bernot, Nicholson, Whipple e Weed.

Como feita uma lima


Hoje, vrios tipos de materiais, produtos, acabamentos e condies de trabalho tornam a produo e o desenvolvimento de limas uma cincia industrial. A fabricao de limas envolve o estudo dos tipos de aos quanto composio, temperabilidade e resistncia, bem como exige profundas anlises para a determinao de tipos e formatos necessrios para adequar as limas s diferentes aplicaes.
1

Ao para limas - Ao especial de alto carbono, em bobinas ou barras de diferentes dimenses e perfis (retangulares, quadradas, triangulares, redondas e meia-canas), cortadas nos comprimentos apropriados. Forma bruta - O "blank" aquecido e forjado em martelos para formar a espiga e a ponta. Recozimento - O "blank" forjado aquecido e resfriado lentamente sob condies controladas de temperatura para uniformizar sua estrutura interna e diminuir a dureza do ao, permitindo a picagem dos dentes. Formato final - Os "blanks" recozidos so retificados para eliminar possvel descarbonetao e produzir a superfcie necessria formao uniforme dos dentes. Formao dos dentes - Os dentes so formados por uma picadora que movimenta rpida e alternadamente um chisel. Esta ferramenta de grande dureza penetra no "blank" amolecido, formando os dentes da lima por deformao. Tmpera - A lima endurecida pelo aquecimento em fornos especiais, seguido de resfriamento muito rpido. Com isso, se obtm mxima dureza nos dentes. Acabamento - A lima limpa e afiada por meio de um jato de areia. A espiga temperada no leo, proporcionando resistncia sem fragilidade.

2 3

7
70

Como escolher a lima certa para sua necessidade


C o m p r i mento
O comprimento medido do ombro da lima at a ponta. O tipo de material e o tamanho da rea a ser trabalhada determinaro o comprimento desejado da lima.

Perfil

A rea a ser limada determinar o perfil da lima a ser usado. 1 Redondo: para ajustar formas redondas ou cncavas. 2 Quadrado: para ajustar furos retangulares ou cantos. 3 Triangular: para ngulos internos agudos, por exemplo, afiao de serras, serrotes, etc. 4 Chato: uso geral para superfcies planas ou convexas. 5 Meia-Cana: dupla finalidade, lado chato para superfcies planas ou convexas e lado curvo para superfcies redondas ou cncavas.
Redondo Quadrado Triangular Chato Meia-Cana Faca

T i p o s d e Corte

O trabalho a ser executado, de desbaste ou acabamento, determinar o tipo de dente e de corte para cada aplicao. As limas tipo bastarda so ideais para remoo mais agressiva de material e as limas tipo mura so utilizadas para acabamento final.
Bastarda Mura

T i p o s d e Dentes

Classifica-se o picado das limas, com referncia s caractersticas dos dentes em: simples, duplo e grosa.

Corte Simples

Os dentes so diagonais paralelos. As limas de corte simples so usadas para afiar facas, tesouras, serras, enxadas, faces, entre outros.

Corte Duplo

Dois grupos de dentes diagonais. O segundo grupo de dentes picado na direo diagonal oposta e sobre o primeiro grupo de dentes. As limas de corte duplo so usadas com presso maior do que as de corte simples com a finalidade de desbastar o material.

Grosa

A grosa apresenta uma srie de dentes individuais formando um corte agressivo que usado principalmente em madeiras, cascos de animais, alumnio e chumbo.
71

Como utilizar corretamente a lima


Para atingir o resultado desejado no trabalho, a lima deve ser utilizada corretamente. Para cada tipo de servio existe um modelo de lima, assim como uma forma de manej-la.

A ao de limar

Basicamente, h trs formas de trabalhar com a lima: Limagem reta: movimento de vaivm longitudinal. A lima empurrada sobre a pea diretamente para frente ou ligeiramente na diagonal. Translimagem: com as mos segurando as extremidades, a lima empurrada e puxada sobre a pea. Limagem em torno: a lima movimentada contra a pea, que gira num torno. Para peas que possam ser danificadas devido presso no torno, devem ser colocados protetores de zinco, cobre ou alumnio entre elas e as garras do torno.

O modo de segurar

O cabo deve ficar acomodado na palma da mo, mais prximo da base do dedo mnimo. O polegar deve segurar o cabo em posio paralela ao comprimento deste. Na outra mo, a ponta da lima deve ficar presa entre o polegar e os dedos indicador e mdio. Se o movimento no exigir muita presso, o polegar da mo que segura a ponta pode ficar num ngulo reto em relao ao comprimento da lima. O posicionamento da mo depende da presso necessria para cada trabalho.

Quando a lima for utilizada com as duas mos:

Quando apenas uma das mos segurar a lima:

Para limar peas que no esto presas a um torno ou a uma morsa, geralmente o dedo indicador colocado sobre o cabo, em linha com a lima.

A movimentao da lima

Para uma limagem plana, os movimentos devem ser para frente, numa linha praticamente reta. O curso deve ser modificado apenas o suficiente para evitar sulcos na pea. Deve-se evitar o movimento de vaivm, pois este produzir superfcies arredondadas. O movimento para trs deve ser leve, para no prejudicar a estrutura dos dentes da lima.

Como manter a lima cortando

A aplicao excessiva ou insuficiente de presso na lima durante o trabalho reduz rapidamente sua vida til. Cada material necessita de uma presso diferente. E isso se obtm com a utilizao da lima correta. intil e contraproducente tentar alcanar um desbaste maior com excesso de presso, por exemplo. Para isso, deve ser utilizada uma lima mais resistente.

72

Aplicaes especiais
Para um trabalho eficiente e produtivo necessrio utilizar a lima exata para cada aplicao. A seguir voc encontrar informaes essenciais para as principais aplicaes de limas:

Translimagem
A translimagem consiste em segurar a lima em ambas as extremidades e alternadamente empurr-la e pux-la transversalmente pela pea de trabalho. Sendo as limas feitas para cortar em movimentos longitudinais para a frente, uma lima de ngulo de corte agudo (< 45) nunca dever ser usada, pois marcar e riscar em vez de raspar e cortar. Quando bem feita, a translimagem produz um acabamento melhor do que a limagem normal.

Limagem em torno
Ao limar peas em rotao num torno, a lima no deve ser mantida rigidamente ou permanecer estacionria, mas ser movimentada constantemente. Um rpido movimento de deslizamento ou em sentido lateral ajuda a lima a livrar-se das limaduras e evita a formao de salincias e sulcos. Embora seja possvel usar uma lima de serra de engenho para trabalhos de limagem em torno, existe uma lima chata especial para torno, com dentes picados em ngulo maior. As bordas lisas dessa lima protegem as partes do trabalho que no devem ser limadas e as peas que o prendem. A limagem em torno geralmente usada para ajuste de eixos. Para o desbaste indicado o uso de limas chatas de torno de 12/305 mm ou 14/355 mm. Limas chatas muras e limas de serra de engenho tambm so usadas na limagem em torno para melhor acabamento da superfcie. Algumas pessoas preferem no usar limas novas para trabalhos de limagem em torno que exige acabamento extremamente fino. Usando-se a lima chata para torno, deve-se tomar cuidado nas extremidades dos eixos, pois esta lima de corte rpido poder desbastar o material em excesso. Outro cuidado que deve ser tomado o de no passar a mo sobre o trabalho no torno, pois gordura e umidade podem cobrir a superfcie, dificultando o trabalho da lima. Para trabalhos em torno, com formas ovais, elpticas ou arredondadas irregulares, limas especiais de corte mais fino so recomendadas.

Afiao de serras e serrotes


A lima deve ter desenho, corte e tamanho corretos para o tipo de serra/serrote e dentes a serem afiados. O movimento da lima precisa ser absolutamente em nvel, pois a menor variao afetar a borda de corte do dente da serra/serrote. Para afiar os dentes de uma serra ou serrote necessrio que esta esteja presa em uma morsa para evitar vibraes e trepidaes, pois isto pode encurtar a vida til da lima. preciso verificar se os dentes tm a mesma altura. Isto feito passando-se a lima longitudinalmente, com leve presso, ao longo das pontas dos dentes. Alguns talvez estejam achatados, outros quase no so tocados. Os dentes achatados exigiro mais limagem para deix-los no formato certo. Os dentes dos serrotes cortam por meio de suas bordas e pontas. As bordas precisam estar chanfradas e afiadas. A operao de afiao deve ser iniciada na ponta do serrote seguindo em direo ao cabo. De acordo com o nmero de dentes por polegada (2,54 cm), as seguintes limas devem ser usadas:

73

Dentes/Polegadas de Serras e Serrotes


6 7 8 9 10 11 12 13, 14 15, 16

Lima Triangular recomendada


7" ou 8" Delgada 6" ou 7" Delgada 6" Delgada 5" Delgada 4" e 5" Delgada 4" Delgada 4" Delgada 4" Delgada 4" Extradelgada

Afiao de dentes de motosserras


Esta aplicao exige limas redondas, especificamente projetadas para a afiao de motosserras. Estas limas so dimensionadas com dimetro exato para perfeita ajustagem aos dentes das motosserras. A lima colocada contra a superfcie chanfrada de corte dos dentes que se estendem para ambos os lados e asseguram sua prpria folga a um ngulo de 20 a 45 em relao lmina da serra, dependendo das especificaes do fabricante. A direo do movimento de limagem para fora da borda de corte. essencial que a lima seja mantida em nvel, devendo ser pressionada na parte posterior e ligeiramente para cima durante o movimento de limar. Cada segundo dente limado e em seguida a posio da motosserra invertida. Os calibres de profundidade para este tipo de serra controlam a profundidade do corte que a lmina comporta. Na medida em que so afiados, os dentes de corte tornam-se mais baixos e necessrio abaixar os calibres de profundidade por uma distncia igual. A diferena na altura entre os dentes cortadores e o calibre de profundidade deve ser entre 0.020 (0,5 mm) e 0.030 (0,75 mm).

Afiao de ferramentas e implementos


Existem muitas ferramentas e implementos na indstria, agricultura e jardinagem que exigem afiaes regulares. Para gumes cortantes de ao bruto, como enxada, arados, machados etc., so utilizadas limas de enxada, bem como limas de serra de engenho ou triangulares regulares. Para bordas de corte mais duras, de ao carbono, como facas, cortadores em geral, tesouras etc., as limas chatas muras proporcionam corte firme e uniforme. Tambm para estas aplicaes podem ser utilizadas as limas de serra de engenho. Em qualquer aplicao, porm, necessrio que se elimine a superfcie vitrificada durante os primeiros movimentos de limagem, ou seja, aplicando mais presso com movimentos lentos e deliberados.

74

Manuteno e Cuidados Especiais


Manuseio
O operador deve segurar a lima sempre pelo cabo e, se necessrio, tambm pela ponta. Deve ser evitado sempre o contato com a superfcie picada. A gordura e a umidade das mos podem prejudicar a rea de corte, reduzindo a vida til da lima.

Limpeza

ERRADO

CERTO

A limpeza da superfcie picada fundamental para a durabilidade e a eficincia da lima. Aps cada dia de trabalho ou quando houver o empastamento dos dentes, devem ser utilizados os limpadores de lima. Para a limpeza geral utiliza-se a Carda e para limas de picado mais fino, a Escova.

Armazenagem

O principal cuidado que se deve ter na armazenagem das limas com sua rea de corte. Uma vez que o picado da lima se constitui de dentes agudos e afiados, que so fundamentais para a eficincia da ferramenta, eles devem ser protegidos de quedas e choques. Por isso, recomenda-se que as limas sejam armazenadas suspensas, com as reas de corte livres no ar.

Embalagens
A CooperTools oferece as limas Nicholson e K&F em embalagens diferentes, para atender s diversas necessidades de nossos clientes. As tradicionais caixas K&F agora possuem lacre de segurana e contm 12 limas embaladas individualmente em saquinhos plsticos que protegem o produto contra oxidao. Esses saquinhos tambm possuem furo para gndola e cdigo de barras. As cartelas so outra opo para exposio no ponto de venda e so utilizadas para limas com cabo e trazem informaes sobre o produto no verso. H ainda uma caixa exclusiva para limas para motosserras que pode se transformar em um display expositor para balco.

Caixa K&F

Cartelas Caixa Nicholson Displays para lima para motosserra

Saquinho individual K&F

Sufixo nos cdigos de produtos: B = Embalagem em Cartela BC = Embalagem em Cartela + Cabo

Referncia para as prximas tabelas: C = Comprimento


75

Limas para Afiao Li ma par a E n x a d a


perfil
Com corte simples nas faces e nas bordas. Originalmente fabricada para afiao de enxadas, faces e diversas ferramentas agrcolas. Hoje amplamente utilizada como lima de uso geral.
CAIXA CARTELA

sigla pol/mm C HO 8/200

cdigo

cdigo barras

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

08992 7891645000080 08990

7891645100087

12

08992BC

7891645001988

08990BC 7891645101985

12

0,074

Li mas pa r a M o t o s s e r r a

perfil
Especialmente desenhadas para afiao dos dentes da corrente de motosserras, estas limas tm uma construo de dentes especiais que proporciona acentuada ao cortante.

CAIXA

CARTELA

sigla

pol

mm

cdigo

embalagem cdigo barras cdigo cdigo barras qtd./ps.

cdigo

cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

01692 CS 8x5/32 200x4,0 CS 8x3/16 200x4,8 01767 7891645031831 01755 01798 CS 8x13/64 200x5,2 CS 8x7/32 200x5,6 01890KF 7891645031879 01878

7891645000172 7891645131838 7891645000233 7891645131876

60 60 60 60

01755BC3 7891645024338 01878BC3 7891645021467

12 12

0,016 0,027 0,032 0,032

Li mas pa r a S e r r a d e En g e n h o

perfil

Usadas para afiao de serras de engenho e serras circulares, tm corte simples nas faces e bordas. A borda arredondada e utilizada para afiao dos vos arredondados entre os dentes da serra e para manter o raio de concordncia.

Bastarda
CAIXA

sigla

pol/mm
C

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

MI1RE MI1RE
76

8/200 10/250

09099 09179

7891645000882 7891645000936

12 12

0,100 0,195

Limas p a r a S e r r a d e T b u a

perfil

Usadas principalmente em serrarias para afiar serras de tbua e dentes de serras circulares. Para perfeita adequao aos trabalhos, esta lima fabricada com um dos cantos arredondado, para respeitar o arredondamento do vo entre os dentes da serra.
CAIXA
sigla pol/mm cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg 12 12 12 0,086 0,104 0,145

C
BR BR BR 8/200 9/225 10/250 10703 10724N 10745 7891645001193 7891645001209 7891645001216

Limas T r i a n g u l a r e s D e l g a d a s

perfil

Usadas para afiar todos os tipos de serrotes com dentes em ngulo de 60. Estas limas de corte simples possuem o picado das bordas dimensionado para afiar os vos entre os dentes do serrote.
CAIXA CARTELA

sigla pol/mm C ST ST ST ST ST ST 4/100 4.1/2 /114 5/125 6/150 7/175 8/200

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

14120 14148KF 14176KF 14236KF 14269 14302KF

7891645006044 7891645001544 7891645001568 7891645001582 7891645019105 7891645001629

14106 14139 14162 14224 14255 14290

7891645106041 7891645001537 7891645001551 7891645001575 7891645001599 7891645001612

12 12 12 12 12 12

14106BC 14139BC 14162BC 14224BC -

7891645000486 7891645107932 7891645107956 7891645107963 -

12 12 12 12

0,013 0,014 0,018 0,032 0,064 0,091

Limas T r i a n g u l a r e s E x t r a d e l g a d a s

perfil

Usadas para afiar todos os tipos de serrotes com dentes em ngulo de 60. Estas limas de corte simples possuem o picado das bordas dimensionado para afiar os vos entre os dentes do serrote.
CAIXA
sigla pol/mm cdigo cdigo barras cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
XS 4/100 14560KF 7891645001681 14547 7891645001667 12 0,009

Limas T r i a n g u l a r e s C a n t o s R e d o n d o s

perfil

Usadas para afiao de serras de fita. As bordas so arredondadas para afiar os vos entre os dentes da serra. Feitas das mesmas sees de ao usadas na fabricao das limas para serrotes, tm dimenses menores devido aos cantos arredondados. Corte simples nas faces e bordas.
CAIXA
sigla pol/mm cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg 12 12 12 0,068 0,100 0,159

C
BS BS BS 6/150 7/175 8/200 00626 00648 00668 7891645000509 7891645000530 7891645000578
77

Limas Tr i a n g u l a r e s D e l g a d a s D u p l a s

perfil

Corte simples nas faces e bordas. No tm espigas, permitindo ao usurio a utilizao integral da lima. Os dentes so picados das extremidades para o centro. fornecido um cabo para cada lima.
CAIXA

sigla pol/mm C DE 8/200

cdigo

cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

02926 7891645000677

12

0,054

Limas Mecnicas Li mas Ch a t a s


perfil
So utilizadas por profissionais e nas indstrias para trabalhos gerais em ao, ferro fundido, etc. Bastante utilizadas em superfcies chatas e curvas. Levemente afiladas na largura, tm corte duplo em ambas as faces e corte simples em ambas as bordas. As limas chatas bastardas so utilizadas em mecnica e ferramentaria para desbaste ou remoo rpida de metais e as muras, para acabamento.

B a s tarda
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem qtd./ps. cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

FB FB FB FB FB FB

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300 14/350

03381 03481 03580 03679 03778 03877

7891645001780 7891645001834 7891645001896 7891645001964 7891645002046 7891645002091

03367 03467 03566 03665 03764 03863

7891645001773 7891645001827 7891645001889 7891645001957 7891645103125 7891645002084

12 12 12 06 06 06

03367BC* 03467BC 03566BC 03665BC 03764B -

7891645103941 7891645103965 7891645103989 7891645103903 7891645002039 -

12 12 12 12 12 -

0,018 0,054 0,104 0,204 0,345 0,594

* item disponvel sob encomenda

M u r a
CAIXA CARTELA

sigla pol/mm

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
FS FS FS FS FS FS
78

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300 14/350

03448 03547 03646KF 03745 03844KF 03943

7891645001810 7891645001872 7891645001933 7891645002015 7891645002077 7891645002121

03434 03533 03632 03731 03830 03929

7891645001803 7891645001865 7891645001926 7891645002008 7891645002060 7891645002114

12 12 12 06 06 06

03434BC* 03533BC 03632BC 03731BC 03830B* -

7891645105945 7891645105969 7891645105983 7891645105907 7891645105129 -

12 12 12 12 12 -

0,018 0,054 0,104 0,204 0,354 0,590

* item disponvel sob encomenda

Limas P a r a l e l a s

perfil
Para utilizao geral em superfcies planas. So paralelas na largura. Tm corte duplo em ambas as faces e simples somente em uma das bordas, podendo assim ser usadas em peas angulares sem danific-las.
CAIXA

Bastarda
sigla pol/mm
C

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

PB PB PB

8/200 10/250 12/300

05853 05968 06084

7891645002510 7891645002572 7891645002633

12 06 06

0,135 0,224 0,395

Limas C h a t a s p a r a T o r n o

perfil
Limas de ngulo longo para tornos. So limas agressivas que desbastam rapidamente. Projetadas para desbastar materiais moles como alumnio, lato, bronze ou composies destes, deixando acabamento mais liso, so usadas tanto em tornos como em bancadas. As bordas so lisas para manter cantos vivos e proteger as peas e evitar danos s castanhas do torno.Tm corte simples.

CAIXA

sigla

pol/mm
C

cdigo

cdigo barras

embalagem peso/produto qtd./ps. Kg 06 06 0,207 0,363

LL LL

10/250 12/300

07657 07688

7891645002909 7891645002923

Limas M e i a - C a n a

perfil
Para utilizao geral em superfcies convexas, cncavas, planas e para desbaste rpido de metais. O perfil arredondado de um lado e chato do outro, sendo afilada na largura e na espessura. O corte da face (lado chato) igual ao das limas chatas e paralelas. O corte da costa (lado arredondado) duplo nas limas meia-cana bastardas e simples nas limas meia-cana muras.

Bastarda
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem qtd./ps.
cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

HB HB HB HB HB

4/100 04709KF 7891645002152 04695 7891645002145 6/150 04809 7891645002206 04795 7891645002190 8/200 04908 7891645002251 04896 7891645126087 10/250 05007 7891645002312 04995 7891645002305 12/300 05106 7891645002367 05094 7891645002350

12 12 12 06 06

04695BC* 04896BC 04995BC 05094B*

7891645127947 7891645127985 7891645127909 7891645127121

12 12 12 12

0,023 0,054 0,127 0,220 0,317

* item disponvel sob encomenda


79

M u r a
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem cdigo qtd./ps. cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

HS HS HS HS HS

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300

04776 04875 04974 05073 05173

7891645002183 7891645002244 7891645002299 7891645002343 7891645002404

04762 04861 04960 05059 05158

7891645002176 7891645002237 7891645002282 7891645002336 7891645002398

12 12 12 06 06

04861BC 7891645129965 04960BC 7891645129989 05158B* 7891645129125

12 12 12

0,023 0,054 0,127 0,231 0,404

* item disponvel sob encomenda

Limas Re d o n d a s
Bastarda
CAIXA
sigla pol/mm cdigo
C
RB RB RB RB RB 4/100 11540 7891645003159 6/150 11728KF 7891645003258 8/200 11916 7891645003319 10/250 12031 7891645003371 12/300 12146 7891645003432 11526 11716 11904 12019 12134 7891645003135 7891645003241 7891645003302 7891645003364 7891645003425

perfil
Tm o perfil circular, levemente afiladas. So muito utilizadas para ajustar e aumentar aberturas circulares ou em desbaste de superfcies cncavas. Tm corte simples.
CARTELA
cdigo barras
embalagem qtd./ps. cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

cdigo barras

cdigo

12 12 12 12 06

11526BC* 11716BC 11904BC 12019BC 12134B

7891645133948 7891645133962 7891645133986 7891645133900 7891645133122

12 12 12 12 12

0,018 0,032 0,059 0,118 0,249

* item disponvel sob encomenda

M u r a
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem qtd./ps. cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

RS RS RS RS RS

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300

11606 11795 11983 12093 12213

7891645003197 7891645003296 7891645003357 7891645003418 7891645003470

11592 11781 11969 12084 12199

7891645003180 7891645003289 7891645003340 7891645003401 7891645003463

12 12 12 12 06

11592BC* 11781BC 11969BC 12084BC 12199B*

7891645135942 7891645135966 7891645135980 7891645135904 7891645135126

12 12 12 12 12

0,005 0,027 0,059 0,118 0,254

* item disponvel sob encomenda

Li mas Qu a d r a d a s

perfil
As limas quadradas so utilizadas principalmente para limar rasgos de chaveta, ranhuras e superfcies em geral. Em tamanhos maiores, elas podem ser utilizadas no lugar das limas chatas, por serem mais pesadas e terem quatro faces limadoras. Levemente afiladas, possuem corte duplo.

B a s tarda
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem qtd./ps. cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

80

SB SB SB SB SB

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300

12804 12981 13095 13210 13324

7891645003524 7891645003623 7891645003678 7891645003722 7891645003777

12790 12967 13081 13196 13310

7891645003517 7891645003616 7891645003661 7891645003715 7891645003760

12 12 12 12 06

12790BC* 12967BC 13081BC 13196BC 13310B*

7891645137946 7891645137960 7891645137984 7891645137908 7891645137120

12 12 12 12 12

0,009 0,036 0,073 0,150 0,318

* item disponvel sob encomenda

Mura
CAIXA
sigla pol/mm
C

CARTELA
embalagem qtd./ps. cdigo cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. kg

cdigo

cdigo barras cdigo cdigo barras

SS SS SS SS SS

4/100 6/150 8/200 10/250 12/300

12871 13047 13161 13276 13390

7891645003579 7891645003654 7891645003708 7891645003753 7891645003807

12857 13033 13147 13262 13376

7891645003562 7891645003647 7891645003692 7891645003746 7891645003791

12 12 12 12 06

13033BC 7891645139964 13147BC 7891645139988 -

12 12 -

0,009 0,036 0,073 0,150 0,304

Limas T r i a n g u l a r e s p a r a M e c n i c a

perfil

Estas limas tm medidas e formatos idnticos aos das limas para serras, porm tm cantos vivos e corte duplo nas faces e corte simples nas bordas. Usadas para afiao de ngulos agudos internos e para acabamento fino de ngulos retos.

Bastarda
CAIXA CARTELA

sigla pol/mm

cdigo

cdigo barras embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
TB TB TB TB 4/100 6/150 8/200 10/250 15814 15925 16036 16147 7891645003821 7891645003913 7891645003999 7891645004040

12 12 12 12

15925BC 7891645018610 16036BC 7891645018665 16147BC 7891645018863

12 12 12

0,023 0,061 0,138 0,257

Mura
CAIXA CARTELA

sigla pol/mm

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras

embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
TS TS TS TS 4/100 6/150 8/200 10/250 15880 7891645003869 12 15991 7891645003951 12 16102 7891645004026 12 (*) item disponvel sob encomenda 16213 7891645004071 12 16102BC 7891645018832 16213BC 7891645018634 12 12 0,023 0,061 0,138 0,241

Limas F a c a

perfil
Tm o perfil de lminas de faca e so usadas principalmente por fabricantes de ferramentas e matrizes em trabalhos que tenham ngulos agudos. Possuem corte duplo nas faces e simples na borda menor. Sua borda maior lisa.

B a s t arda
CAIXA

Mura
CAIXA
cdigo barras embalagem peso/produto Kg qtd./ps.

sigla pol/mm

cdigo

sigla pol/mm

cdigo cdigo barras

embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
KB KB KB KB 4/100 6/150 8/200 10/250 06711 06804 06898 06992 7891645002688 7891645002732 7891645002800 7891645002848 12 12 12 06 0,015 0,037 0,073 0,154

C
KS KS KS KS 4/100 6/150 8/200 10/250 06773 06867 06961 07054 7891645002718 7891645002787 7891645002824 7891645002879 12 12 12 06 0,018 0,036 0,082 0,142

81

Grosas Ca b in e t R eg u l a r

perfil
Usadas principalmente por marceneiros e carpinteiros. Tm um lado meia-cana e outro chato. Corte simples especial (regular) nas bordas e nas faces.

CAIXA

CARTELA

sigla pol/mm

cdigo cdigo barras

embalagem qtd./ps.

cdigo

cdigo barras

embalagem peso/produto qtd./ps. Kg

C
GR GR GR 8/200 10/250 12/300 17615 7891645144081 17683 7891645144104 17751 7891645144128

12 06 06

17615BC 7891645145989 17683BC 7891645145903 17751B* 7891645145125

12 12 12

0,108 0,186 0,257

* item disponvel sob encomenda

Grosa par a Ca sc o d e C a v a l o

perfil

Usada para desbastar com facilidade cascos de animais e dar acabamento nos cravos rebitados.

EMBALAGEM VAREJO

sigla

pol/mm

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

C
HR 14/350 17903B 7891645145149

06

0,700

Grosa par a Ca sc o d e C a v a l o c o m Es p i g a

perfil

Usada para desbastar com facilidade cascos de animais e dar acabamento nos cravos rebitados.

EMBALAGEM VAREJO
sigla pol/mm
C

cdigo

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

GCE 14/350

18156B 7891645053659

06

0,605

Protetor p ar a li m a d e e n x a d a
Usado para proteger a lima: enquanto um lado est em uso, o outro fica protegido pelo suporte. Possui aba de proteo. Possui sistema de regulagem retrtil no verso que permite usar a lima em partes.
CAIXA
cdigo
82

cdigo barras

embalagem qtd./ps.

peso/produto Kg

PL500

7891645053758

12

0,110

Das könnte Ihnen auch gefallen