Sie sind auf Seite 1von 5

ANEXOS OFICINAS PARA O PROJETO PATRULHEIROS DO MEIO AMBIENTE 1o AULA: Histria infantil que trate da questo do meio ambiente;

; Conversa dirigida a respeito da histria: interpretaes, opinies, o que eles entende por meio ambiente; a situao atual deste meio; Pedir para que os alunos recontem a histria utilizando a escrita e o desenho; Explanao dos seus trabalhos. 2o AULA: Exposio de fotos de demonstrem a degradao do meio ambiente; A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula; Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questo da preservao do meio ambiente. Est visita ao site ser uma atividade de leitura e explorao do site. 3o AULA: Apresentao de um vdeo educativo infantil, que trate da questo do lixo, da preservao do meio ambiente trazendo a importncia da reciclagem; Comentrios sobre o vdeos; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados; 4o AULA: Reciclando e Brincando com a Matemtica. Confeco de um boliche com garrafas de pet; Cada aluno dever levar uma garrafa de pet (garrafa plstica de refrigerante) para a confeco do boliche; Cada um ir pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponder a um nmero; Construir junto como eles o quadro que servir de legenda para identificao da cor com seu respectivo nmero; Inicia o jogo;

Neste jogo pode ser trabalhada adio, subtrao, quantidade. 5o AULA: Aula Passeio. Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas prximas a escola), onde eles sero orientados a observar as formas de degradaes que esto presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades; Aps o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situao de degradao ao meio ambiente que mais lhe chamou ateno. (obs: nesta atividade o professor pode tambm listar com eles as degradaes encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o qu.); Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam solues para o problema que est sendo trabalhado por eles;

6O AULA: Socializao das construes e das pesquisas; Agora eles iro construir um pequeno texto com ilustraes para apresentar as solues que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado; Propor aos alunos a confeco de uma cartilha, feita por eles, onde iro apresentar atravs de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possveis solues para esses problemas; ( obs: a confeco desta cartilha ser feita no software KidPix. Os textos e os desenhos sero trabalhados em duplas.); Apresentar a turma o software KidPix e permitir que eles manusear e conheam.

7o AULA:

Trabalhando com Msica. Apresentar a eles o texto da msica de Chico Csar (Xote da Poluio) e falar um pouco sobre o autor; Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical; Ouvir e cantar a msica; Interpretao da msica (conversas dirigidas pelo professor) Ditado de palavras retiradas do texto.

8o AULA: Iniciar a construo da cartilha; Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos devero arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradao constatado por eles, e transforma-los em apenas um texto para ser digitado no KidPix. ( obs: o professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos produzidos onde os dois alunos tratem do mesmo problema.); Digitao dos textos.

9o AULA:

Reciclando Papel No primeiro momento desta aula o professor ir propor a turma um trabalho de arte no qual ser utilizado papel reciclado; O professor apresenta alguns materiais que foram construdos com papel reciclado e explica para os alunos como se d o processo de reciclagem de papel; Com os materiais, j previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel; Digitao do trabalho.

10o AULA: Depois de seco, papel reciclado, ser usado para pinturas e desenhos; Ilustrao da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustrao deve ser feita de acordo com o seu texto).

11o AULA: Est aula ser dedicada aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos iro apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e tambm fazer a exposio dos trabalhos construdos a partir de reciclagens.

12o AULA: Exposio da Feira do meio ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen