Sie sind auf Seite 1von 13

1

ACERCA DO DIREITO NEGOCIAO COLETIVA DAS CATEGORIAS DIFERENCIADAS

Luiz Felipe Monsores de Assumpo I- INTRODUO

Em razo do ofcio, comum recebermos demandas de mediao de conflitos coletivos de interesses, por ocasio das datas-bases de categorias diferenciadas, em face de empresas, normalmente de grande porte, cujos trabalhadores, em razo do critrio da preponderncia da atividade econmica, so representados por sindicatos diversos. No menos comum a conduta dessas empresas, rejeitando as tratativas, sob o argumento de que a obrigao em negociar se restringe categoria preponderante, e a mais nenhuma outra. Vezes h em que tais argumentos convencem o prprio Ministrio Pblico do Trabalho, quando provocados pelas representaes de categorias diferenciadas. Na prtica, o que se v com indesejvel frequncia a mera extenso administrativa dos benefcios e regulaes conferidas s categorias preponderantes atravs dos acordos coletivos, sem considerar as singularidades que caracterizam as categorias diferenciadas. Desse modo, o presente artigo pretende ofertar alguns bons argumentos em favor da garantia do direito negociao, cujo exerccio pelas agremiaes de categorias obreiras diferenciadas nos parece defensvel, e necessrio. II- O DIREITO NEGOCIAO COLETIVA E O DEVER DE NEGOCIAR. O art. III da Constituio da OIT (1946), que elenca os fins e objetivos desta organizao internacional, determina que a entidade fomente:
Luiz Felipe Monsores de Assumpo Auditor-Fiscal do Trabalho, especialista em direito do trabalho e legislao social e mestrando em direito e sociologia pela Universidade Federal Fluminense.

(...) o reconhecimento efetivo do direito de negociao coletiva, a cooperao de empregadores e de trabalhadores para melhorar continuamente a eficincia na produo e a colaborao de trabalhadores e empregadores na preparao e aplicao de medidas sociais e econmicas. (grifo meu).

Em 1948, a Declarao Universal dos Direitos do Homem proclamou que: Todo homem tem direito de organizar sindicatos e neles ingressar para a proteo de seus interesses (art. XXIII, n.4). Em 1949, a Conveno n. 98 da OIT estabeleceu o direito de sindicalizao e de negociao coletiva. Adiante, em 1981, a Conveno n. 154 conclamou o fomento da negociao coletiva em todos os ramos da atividade econmica. A CF/88, em seu ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Captulo II Dos Direitos Sociais, dispe sobre o reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho (art. 7, inc. XXVI). Mais adiante, no art. 114, 1 e 2, a CF/88 estabelece que as partes podero eleger rbitros, nos casos em que a negociao coletiva restar frustrada; outrossim, que da recusa negociao resultar a promoo do competente dissdio coletivo. Por sua vez, o art. 616, caput, da CLT firma que:
Os sindicatos representativos de categorias econmicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que no tenham representao sindical, quando provocados, no podem recusar-se- negociao coletiva.

De outro modo, o enunciado da Smula n 374, do TST, estabelece que:


N 374 NORMA COLETIVA. CATEGORIA DIFERENCIADA. ABRANGNCIA. (converso da Orientao Jurisprudencial n 55 da SDI-1) - Res. 129/2005 - DJ 20.04.2005 Empregado integrante de categoria profissional diferenciada no tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa no foi representada por rgo de classe de sua categoria. (ex-OJ n 55 - Inserida em 25.11.1996)

A Lei 7.783/89, que regulamenta o direito de greve, condiciona o seu exerccio frustrao das negociaes (art. 3). J a Lei 8.542/92, que dispe sobre a poltica nacional de salrios, estabelece expressamente, em seu art. 1, que a poltica nacional de salrios, respeitado o princpio da irredutibilidade, tem por fundamento a livre negociao coletiva (...). Por fim, a Lei 10.192/01, que trata das medidas complementares ao Plano Real, estabelece que direito dos trabalhadores ter os seus salrios e demais condies referente ao trabalho fixados e revistos atravs de negociao coletiva (art. 10). No mbito doutrinrio, DLIO MARANHO1 ensina que:
O Estado liberal e individualista deixara o trabalhador isolado e enfraquecido, diante do empregador economicamente poderoso e que, por reunir sob o seu controle os meios de produo funcionalmente organizados, j representada, no dizer de Adam Smith, em si mesmo, uma coalizo. Da resultou, como sabemos, que o contrato de trabalho se resumia na adeso forada do trabalhador s clusulas que lhe eram impostas pelo contratante mais forte e que constavam do regulamento da empresa. A conveno coletiva surgiu para substituir este regulamento unilateral, ou seja, nas palavras de La Cueva, para democratizar a economia e romper a farsa do contrato individual.

Ainda sobre as convenes coletivas, LEWIS COSER2 afirma que o processo histrico de amadurecimento social dessa espcie de contrato coletivo obedeceu s seguintes etapas: 1- a da proibio; 2- a da tolerncia; 3- a da justificao pelo direito civil; 4- a do reconhecimento pelo direito comum; 5- a da regulamentao por leis especiais; 6- a da elevao ao nvel de garantia constitucional. MAURCIO GODINHO DELGADO3 relata que entre os princpios regentes das relaes entre os seres coletivos trabalhistas situa-se o princpio da intervenincia sindical na normatizao coletiva. Segundo o autor, assumido pela CF/88 (art. 8, III e VI), o princpio visa a assegurar a existncia de efetiva equivalncia entre os sujeitos contrapostos, evitando a negociao informal do empregador com grupos coletivos obreiros estruturados apenas de modo
1

MARANHO, Dlio e CARVALHO, Luiz Incio B. Direito do Trabalho. 17 Ed. Rio de Janeiro. FGV: 1993, p. 328. 2 COSER, Lewis. Nuevos aportes a la teoria del conflito social. Trad. Esp. Buenos Aires. Amorrortu, 1967. p. 96/97. 3 DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 6 Ed. So Paulo. LTr: 2007, p. 1314.

episdico, eventual, sem a fora de uma institucionalizao democrtica como a propiciada pelo sindicato. Ainda segundo o notrio jurista:
A presente diretriz atua, pois, como verdadeiro princpio de resistncia trabalhista. E corretamente, pois no pode a ordem jurdica conferir a particulares o poderoso veculo de criao de normas jurdicas (e no simples clusulas contratuais) sem uma consistente garantia de que os interesses sociais mais amplos no estejam sendo adequadamente resguardados. E a presena e a atuao dos sindicatos tm sido consideradas na histria do Direito do Trabalho uma das mais significativas garantias alcanadas pelos trabalhadores em suas relaes com o poder empresarial.

HUGO GUEIROS BERNARDES4, tambm abordando os princpios norteadores na negociao coletiva, destaca o princpio da boa-f ou lealdade, cuja consequncia o dever formal de negociar, consubstanciado na obrigatoriedade do exame de propostas recprocas e na formulao de contrapropostas convergentes. Antecipando-se ao advento da E.C. n 45, o mestre ARNALDO SSSEKIND5 ensinava que:
Em 1992, ratificamos a Conveno n 154 da OIT, que dispe sobre o fomento negociao coletiva; mas os j mencionados efeitos da globalizao da economia nas relaes de trabalho dificultam, tambm entre ns, o xito da negociao coletiva. Demais disto, a facilidade com que qualquer das partes pode ajuizar o dissdio coletivo concorre, inquestionavelmente, para o malogro da composio dos interesses das partes em conflito. Entendemos, e j propusemos em Congresso, que a instaurao judicial do dissdio coletivo s deveria ser admitida: a) Por consenso das partes, que podero optar entre a arbitragem ou a via judicial; b) Pelo Ministrio Pblico do Trabalho, em caso de greve capaz de afetar substancialmente as necessidades inadiveis da comunidade; c) Por qualquer das partes, aps o malogro da negociao direta e com mediao efetivamente praticada durante o prazo fixado por uma lei que disporia sobre o tema.
4

BERNARDES, Hugo Gueiros. Princpios da Negociao Coletiva Relaes Coletivas de Trabalho. Estudos em Homenagem ao Ministro Arnaldo Sssekind. So Paulo. LTr: 1989, p. 357. 5 SSSEKIND, Arnaldo. Direito Constitucional do Trabalho. Rio de Janeiro. Renovar: 2001, p. 404/405.

A negociao coletiva deve ser facilitada e fomentada, a fim de que possa, em maior escala, ampliar o nvel imperativo da proteo legal ao trabalhador brasileiro.

Analisando a constitucionalidade do art. 617, CLT, MOZART VICTOR RUSSOMANO6 nos brinda com o seguinte comentrio:
H quem entenda que, dessa forma, o art. 617 da CLT foi derrogado pelo constituinte. E, aparentemente, na verdade, o que acontece. Se se exige, sempre, a presena do sindicato em todas as formas de negociaes coletivas, razovel entender-se que a hiptese de negociao direta dos trabalhadores na celebrao de acordos coletivos heterodoxos, ficou impedida pela lei Maior. No pensamos assim, porm, porque entendemos que o art. 8, inc. VI, da CF/88, pela sua formulao e por sua natureza, no self executing: ele carece de regulamentao por lei ordinria, que at hoje no existe. Desse modo, os preceitos consolidados a propsito do tema continuam ntegros e eficazes. Se se concluir de forma diversa, teremos, ento, que admitir que os acordos coletivos diretos (trabalhadores + empresa) deixaram de ser possveis e, igualmente, deixaram de ser necessrios: a obrigatoriedade da presena do sindicato na negociao, prevista naquela norma constitucional, no envolve, apenas, exigir-se que o sindicato, sempre, tenha a iniciativa de toda e qualquer negociao coletiva. Ela alcana, coativamente, tambm o prprio sindicato. Este no se poder furtar taxativa ou indiretamente a atuar no processo da negociao, sob pena de faltar s suas obrigaes fundamentais. (grifo meu).

Coube a JOO LIMA TEIXEIRA FILHO7, atualizando uma das mais completas obras da doutrina juslaboral brasileira, fazer a defesa definitiva da negociao coletiva, no mbito do direito sindical ptrio. De incio, o mestre prope uma crtica acerca da forma tangencial com que a doutrina brasileira trata a negociao coletiva. Modo geral, ele observa que as tratativas negociais so mencionadas de regra quando se examinam os instrumentos normativos e sua natureza jurdica. Isto , costuma-se analisar a negociao coletiva de costas, a partir de seus sub-produtos: acordos e convenes coletivas. A prpria CLT s tratou diretamente da negociao coletiva em um nico artigo, o 616 (j mencionado). Para o autor, a negociao coletiva seria
6

RUSSOMANO, Mozart Victor. Princpios Gerais de Direito Sindical. 2 Ed. Rio de Janeiro. Forense: 2002, p. 44. 7 SSSEKIND, Arnaldo et al. Instituies de Direito do Trabalho. 22 Ed. Atualizada por Arnaldo Sssekind e Lima Teixeira. Vol. 2. So Paulo. LTr.: 2005, p. 1193/1195.

uma preciosa fonte de Direito do Trabalho, e sobre ela a Constituio Federal irradia um facho de luz, reconhecendo-a como o processo mais eficaz e democrtico de soluo dos conflitos coletivos trabalhistas. Nesse sentido, LIMA TEIXEIRA rene o que seriam os princpios da negociao coletiva, encabeados pelo princpio da inescusabilidade negocial. Conforme o autor:
A funo precpua dos atores sociais vocalizar e debater os reais interesses do grupo que representa, objetivando alcanar uma composio consensual. Essa finalidade, imanente s entidades representativas, de que so exemplos conspcuos os sindicatos, obsta que a negociao coletiva seja rechaada ao primeiro aceno. Neg-la corresponde a negar a prpria existncia do ente coletivo e a desprestigiar exatamente o dilogo social que a Carta Poltica de 88 valorizou como nenhuma outra fez. A Constituio vigente foi a primeira a tratar da negociao coletiva em seus mltiplos aspectos: a) como espcie do gnero soluo pacfica das controvrsias para alcanar a harmonia social e comprometida (Prembulo); b) quanto a seus atores (art. 8, VI); c) reconhecendo a autonomia privada coletiva (art. 7, XXVI); d) como mecanismo exclusivo para a flexibilizao de direitos (art. 7, VI, XIII e XIV); e d) aludindo s formas de heterocomposio, quando fracassado o dilogo direto (art. 114, 1 e 2). To inigualvel quantidade de comandos sobre o tema, sistematicamente interpretados, leva o operador do direito e os agentes coletivos a captar a sinalizao emitida pelo legislador constituinte no sentido de valorizar a negociao coletiva na determinao das condies de trabalho e exercit-la como forma democrtica de entendimento harmnico e comprometido. certo que a Constituio Federal prev o dissdio coletivo, recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem (art. 114, 2). Sucede que a recusa pressupe uma negociao tentada. No se recusa o que inexiste.

O professor AIRTON PEREIRA PINTO8, ao tratar do conceito de direitos humanos sociais, menciona o reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho em sede constitucional, destacando o efeito social e jurdico no mundo sindical, mormente no que tange criao de uma cultura negocial com civilidade e razoabilidade entre as partes que negociam, alm de amadurecer as

PINTO, Airton Pereira. Direito do Trabalho, Direitos Humanos Sociais e a Constituio Federal. So Paulo. LTr: 2006, p. 140 e 194.

instituies de empregados e empregadores na democracia social do mundo do trabalho. Chega-se, por fim, ao reconhecimento da negociao coletiva enquanto direito fundamental do trabalhador9. Na mesma linha, JOO ROBERTO CESRIO10 ensina que a greve um direito de natureza fundamental e instrumental, que visa, numa perspectiva mais ampla, viabilizar outro direito no menos fundamental dos trabalhadores, que o de negociar coletivamente os seus direitos. Alis, nesse sentido que a OIT se manifesta sobre o direito negociao coletiva:
La Conferencia Internacional Del Trabajo (...) declara que todos los miembros, aun cuando no hayan ratificado los convenios aludidos, tienen un compromiso que se deriva de su mera pertenencia a la Organizacin de respetar, promover y hacer realidad, de buena fe y de conformidad con la Constitucin, los principios relativos a los derechos fundamentales que son objeto de esos convenios, es decir: (a) la libertad de asociacin y la libertad sindical y el reconocimiento efectivo del derecho de negociacin colectiva11. (sem grifo no original).

III- NEGOCIAO COLETIVA E ENQUADRAMENTO SINDICAL. De tudo que foi exposto, tem-se que no mbito

infraconstitucional, a negociao coletiva de salrios e demais condies de trabalho direito dos trabalhadores e dever dos sindicatos e empresas. No plano constitucional, a CF/88 elevou a negociao coletiva ao status de direito fundamental social. Neste mesmo sentido, a OIT desde 1946 j vinha proclamando a negociao coletiva como condio de efetivao dos direitos fundamentais. A ONU reconhece a negociao coletiva de condies de trabalho como mbil assegurador dos direitos humanos, em sintonia com o princpio da dignidade da pessoa humana.
9

SANTOS, Jonbio Barbosa dos. Liberdade Sindical e Negociao Coletiva como Direitos Fundamentais do Trabalhador. So Paulo. LTr: 2008. 10 CESRIO, Joo Humberto. O direito constitucional fundamental de greve e a funo social da posse. Um novo olhar sobre os interditos possessrios na Justia do Trabalho brasileira. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1604, 22 nov. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10683>. Acesso em: 12 jan. 2010. 11 Excerto extrado da Declarao dos Direitos Fundamentais do Trabalhador. OIT, 1998.

Porm, bvio que a regulao da estrutura sindical brasileira pressupe uma condio antecedente ao exerccio do direito negociao coletiva, que a legitimidade representativa de categorias profissionais ou econmicas. Sem adentrar profundamente na discusso da personalidade sindical das agremiaes obreira e patronal, tem-se que o princpio da inescusabilidade da negociao coletiva atua a partir do momento em que o empregador enquadra seus funcionrios a determinada categoria profissional, em simetria com o denominado autorreconhecimento da categoria econmica. Portanto, estritamente no mbito da legitimidade representativa, a recusa patronal negociao coletiva s se justifica quando houver controvrsia quanto condio de representante da categoria profissional. Nem se comente o argumento de que a obrigatoriedade da negociao est adstrita categoria preponderante, uma vez que esse critrio no vlido, em se tratando de categorias diferenciadas, visto que, neste caso, o enquadramento sindical laboral se orienta excepcionalmente pelo exerccio da atividade profissional, independentemente da atividade econmica preponderante do empregador. A esse respeito, a doutrina de ARION SAYON ROMITA12 revela que:
Por isso, com razo, escrevem Arnaldo Sssekind e Dlio Maranho: Em regra, o enquadramento do trabalho decorre da atividade preponderante da empresa de que empregado; mas h excees, restritas aos profissionais liberais, trabalhadores autnomos e empregados integrantes de categorias profissionais diferenciadas. Todavia, o vnculo social bsico determinante do enquadramento sindical das empresas e entidades empregadoras que lhes so equiparadas sempre ditado pela natureza do respectivo empreendimento, o qual estabelece a solidariedade e os interesses comuns configuradores da categoria econmica. (grifo meu).

Em sentido idntico, CASSIO MESQUITA BARROS13:


Assim, o enquadramento da atividade econmica se d segundo a atividade preponderante da empresa, exceo
12

ROMITA, Arion Sayo. O Conceito de Categoria. In: FRANCO FILHO, Georgenor de Souza. (Coord.). Curso de Direito Coletivo do Trabalho. Estudos em Homenagem ao Ministro Orlando Teixeira da Costa; So Paulo: LTr, 1998, p. 203. 13 BARROS, Cssio Mesquita. Categorias Econmicas e Profissionais. In: PRADO, Ney. (Coord.). Direito Sindical Brasileiro. Estudos em homenagem ao prof. Arion Sayo Romita. So Paulo: LTr, 1998, p. 91.

feita aos profissionais liberais, trabalhadores autnomos e empregados integrantes de categorias profissionais diferenciadas, excees nas quais o enquadramento sindical guarda correlao com a profisso exercida. (grifo meu).

Deste modo, inexistindo controvrsia acerca de quem seja o legtimo representante de determinada categoria profissional ou, noutros termos, em havendo o reconhecimento de determinada representao sindical pelo empregador, este atrai para si a obrigao de negociar condies de trabalho e reviso salarial dos seus empregados. Essa obrigao, como dito, inescusvel. Por sua vez, dever do sindicato representativo de determinada categoria profissional diferenciada chamar a empresa e/ou sua representao patronal s tratativas, sob pena de no garantir, aos seus representados, os direitos fixados em instrumento normativo prprio (v. Sm. 374, TST). Portanto, a obrigao de negociar inafastvel, bastando que se reconhea a legitimidade representativa das categorias; fato que se d com o enquadramento sindical espontneo. A desobrigao das tratativas se admite, apenas, na hiptese de uma desutilidade, como se v de regra quando j existe uma conveno coletiva em vigor. Mesmo assim, a doutrina e a jurisprudncia no costumam excepcionar esse dever de negociar, quando os interesses em conflito so particularizados14, isto , no abarcados por norma autnoma genrica, mormente quando o direito negociao particularizada constituiu-se pelo costume (CLT, art. 8). IV- CONCLUSO. A negociao coletiva um direito fundamental dos

trabalhadores, para o qu a legitimao dos sindicatos tem assento constitucional (CF/88, art. 8, III). Por outro lado, no se justifica a tese de que a liberdade sindical, proclamada pela Norma pice, tenha revogado a garantia ex lege de enquadramento sindical exclusivo, atribudo s categorias diferenciadas. Alis, o entendimento pacificado pela jurisprudncia, inclusive a da Corte Constitucional, no sentido de que a CF/88 recepcionou o 3 do art. 511, da CLT:

14

Expresso empregada na revogada IN 04, do TST, inc. IV.

10

CATEGORIA DIFERENCIADA CF/88 REGULAMENTAO COLETIVA ESPECFICA CRITRIO PARA OBTENO - EXEGESE. Categoria diferenciada - Atuao na sistemtica introduzida pela Carta Poltica de 1988: Uma vez que o legislador constituinte confirmou a manuteno do critrio de organizao dos setores econmico e profissional das categorias - o que leva permanncia do paralelismo e da correlao estabelecidos no art. 577 da CLT e anexo -, poder-se-ia considerar incompatvel com a nova ordem jurdica o instituto da categoria diferenciada, por equivaler, na verdade, a um sistema de organizao por profisso. Considerado, porm, o princpio constitucional da liberdade associativa, admite-se, genericamente, que as antigas categorias diferenciadas logrem xito em obter regulamentao coletiva especfica, mas desde que a busquem junto a cada setor especfico da economia, sem o que inviabiliza-se por completo a negociao - que tambm imperativo constitucional. Processo que se extingue, sem julgamento do mrito, por ausncia de processo negocial efetivo. (Ac da SDC do TST - RO DC 488.270/98.6-2a R - Rel. Min. Armando de Brito - j 07.12.98 - Rectes.: Sindicato da indstria da Fabricao do lcool do Estado de So Paulo e outros; Recdos.: Sindicato dos Empregados Desenhistas, Tcnicos Artsticos, industriais Copistas, Projetistas Tcnicos e Auxiliares do Estado de So Paulo e outros - DJU 1 05.02.99, pp 24/5 - ementa oficial). ENQUADRAMENTO SINDICAL. DEFINIO. REGRA GERAL. ATIVIDADE PREPONDERANTE DA EMPRESA. OBJETO SOCIAL. INDUSTRIALIZAO DE EMBALAGENS DE PAPELO. A figura jurdica do enquadramento sindical sobrevive como decorrncia da adoo pelo nosso ordenamento jurdico da organizao sindical por categorias econmicas e profissionais e do princpio da unicidade sindical (CF/88, art. 8, II e CLT, art. 570). A categoria econmica definida em razo da atividade preponderante da empresa (art. 511, 1 da CLT). A categoria profissional, por sua vez, definida em razo do trabalho do empregado em favor de empresa de determinada categoria econmica (art. 511, 2 da CLT), exceto em se tratando de categoria profissional diferenciada, a qual composta de empregados que exeram profisses ou funes diferenciadas por fora de estatuto profissional especial ou em consequncia de condies de vida singulares (art. 511, 2 e 3, da CLT). Sendo o objetivo social do reclamado a industrializao de embalagens personalizadas por meio de impresso off set de altssima qualidade, integra a categoria econmica das indstrias grficas e seus empregados, a categoria profissional dos empregados em indstrias grficas. Assim, tem legitimidade para representao sindical o sindicato autor. Recurso no provido. (TRT 15 Regio (Campinas/SP) RO 12920-2005-144-15-00-4 (Ac. 80/09PADC, SDC) Rel. Jos Antonio Pancotti. DOE 6.3.09, p. 55.).

11

RECURSO EXTRAORDINRIO. CRIAO DE NOVO SINDICATO NA MESMA BASE TERRITORIAL. PLURALISMO SINDICAL. AFRONTA AO ART. 8, DA LEI MAIOR. DESMEMBRAMENTO DE CATEGORIA DIFERENCIADA. DECRETO - LEI 9295/96. REGISTRO DO ATO CONSTITUTIVO ARQUIVADO NO MINISTRIO DO TRABALHO. PRECEDENTES DA SUPREMA CORTE. ........................................................................................... Acresce notar que, segundo entendimento esposado pela Excelsa Corte, somente o Ministrio do Trabalho tem condies de avaliar, com base nos dados contidos em seus arquivos, a observncia desses requisitos (nesse sentido: RE - 146822, Segunda Turma, eminente Ministro Relator PAULO BROSSARD, in DJ de 15.04.94, pp. 05049, dentre outros). 18. Postas essas consideraes, verifica-se, primeiramente, que o acrdo recorrido, ao decidir que o registro de ato constitutivo de entidades sindicais far-se- no ofcio do Registro Civil das Pessoas jurdicas (fls. 556), contrariou o entendimento do Supremo Tribunal Federal. 19. Por outro lado, a deciso impugnada inobservou a regra inscrita no inciso II do art. 8, da Lei Maior, j que o tcnico em contabilidade faz parte da categoria geral de contadores por fora do art. 2 do Decreto-lei 9.295/46, que regulamenta atividade profissional na rea contbil, cujo teor se reproduz: A fiscalizao de exerccio da profisso de contabilista, assim entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e tcnicos em contabilidade... . 20. O fato do acrdo recorrido ter decidido que para o contador se exige, necessariamente, diploma de curso superior e para o tcnico em contabilidade apenas o de nvel mdio, cada um com atribuies exclusivas, o que tornaria vivel a criao de um novo sindicato deste ltimo, no parece a melhor exegese do art. 2 do Decreto-lei 9.295/46, uma vez que inexistem, na espcie, duas categorias de trabalhadores que possam ensejar o seu fracionamento. Destarte, a profisso ora em anlise tem que ser vista pelo gnero e no pela especialidade porquanto ambas fazem parte do ramo das cincias contbeis. 21. Sobreleva notar, ainda, o disposto no art. 511, 3, da C.L.T, recepcionado pela Constituio Federal, que define a categoria profissional diferenciada como sendo a que se forma de empregados que exeram profisses ou funes diferenciadas em razo de estatuto profissional especial ou em conseqncia de condies de vida singulares. 22. Ora, considerando que a profisso de contador constitui uma categoria nica, com regulamento prprio, dela fazendo parte, como visto, os tcnicos em contabilidade, seria invivel o seu desdobramento sem ofensa ao princpio da unicidade sindical. ........................................................................................... RECURSO EXTRAORDINRIO 291.822-9 (487) PROCED.: RIO GRANDE DO SUL. RELATOR : Rel. MIN. CELSO DE MELLO (Julgado em 17/03/2006 e publicado no DJ em 29/03/2006)

12

Desse modo, o reconhecimento da representao sindical das categorias diferenciadas permanece como uma obrigao legal dos empregadores, a despeito de o Estado no mais exercer o controle administrativo do enquadramento sindical, que hodiernamente s se admite em sede jurisdicional (CF/88, art. 114, III). De qualquer forma, essa discusso pode se tornar despicienda, bastando que o empregador reconhea espontaneamente a representao da categoria diferenciada. Quer pela via da compulsoriedade, ou espontaneidade, o fato que o enquadramento dos trabalhadores representao de categoria diferenciada independe de qual seja a atividade econmica preponderante do empregador. Nesse sentido, uma vez superado o eventual conflito em torno do enquadramento sindical dos trabalhadores pertencentes categoria diferenciada, desaparece qualquer argumento que justifique a recusa negociao, muito menos o que vincula a obrigao de negociar apenas categoria profissional preponderante. V- BIBLIOGRAFIA. BARROS, Cssio Mesquita. Categorias Econmicas e Profissionais. In: PRADO, Ney. (Coord.). Direito Sindical Brasileiro. Estudos em homenagem ao prof. Arion Sayo Romita. So Paulo: LTr, 1998 BERNARDES, Hugo Gueiros. Princpios da Negociao Coletiva Relaes Coletivas de Trabalho. Estudos em Homenagem ao Ministro Arnaldo Sssekind. So Paulo. LTr: 1989. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Organizao de Guilherme Pea de Moraes. 6 Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. BRASIL. Consolidao das Leis Trabalhistas. Organizao de Armando Casimiro Costa, Irany Ferrari e Melchades Rodrigues Martins. 36 Ed. So Paulo: LTr, 2009. CESRIO, Joo Humberto. O direito constitucional fundamental de greve e a funo social da posse. Um novo olhar sobre os interditos possessrios na Justia do Trabalho brasileira. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1604, 22 nov. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10683>. Acesso em: 12 jan. 2010.

13

COSER, Lewis. Nuevos aportes a la teoria Del conflito social. Trad. Esp. Buenos Aires. Amorrortu, 1967. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 6 Ed. So Paulo. LTr: 2007. MARANHO, Dlio e CARVALHO, Luiz Incio B. Direito do Trabalho. 17 Ed. Rio de Janeiro. FGV: 1993. PINTO, Airton Pereira. Direito do Trabalho, Direitos Humanos Sociais e a Constituio Federal. So Paulo. LTr: 2006.RUSSOMANO, Mozart Victor. Princpios Gerais de Direito Sindical. 2 Ed. Rio de Janeiro. Forense: 2002. ROMITA, Arion Sayo. O Conceito de Categoria. In: FRANCO FILHO, Georgenor de Souza. (Coord.). Curso de Direito Coletivo do Trabalho. Estudos em Homenagem ao Ministro Orlando Teixeira da Costa; So Paulo: LTr, 1998. SANTOS, Jonbio Barbosa dos. Liberdade Sindical e Negociao Coletiva como Direitos Fundamentais do Trabalhador. So Paulo. LTr: 2008. SSSEKIND, Arnaldo. Direito Constitucional do Trabalho. Rio de Janeiro. Renovar: 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen