Sie sind auf Seite 1von 4

Experincia 5 Variao do Conjugado do Motor CC 1.

. Aspectos Tericos: Equao de Conjugado: A fora exercida sobre cada condutor da armadura proporcional corrente no condutor e ao campo magntico, logo o conjugado do motor pode ser expresso por:

C = k Ia
Estando o motor trabalhando com velocidade constante, a corrente Ia que circula na armadura depende da carga mecnica ou conjugado resistente aplicado externamente no eixo. Pois nesta situao o conjugado motor igual ao conjugado de carga (acelerao = zero). Assim, a corrente absorvida pela armadura de um motor de corrente contnua depende da carga mecnica ligada ao eixo, ou seja, quanto maior for esta carga maior ser a corrente. A velocidade do motor cc resulta do equilbrio que estabelecido entre o conjugado externo da carga e o conjugado motor, sendo a corrente de armadura estabelecida pela diferena entre a tenso aplicada ao rotor e o valor da f.c.e.m. Funcionamento com carga: Se o motor funciona vazio, seu conjugado resistente pequeno (correspondente ao atrito e ventilao apenas). Quando uma carga mecnica colocada no eixo a velocidade do motor tende a cair, com isso cai tambm a f.c.e.m. Assim, a diferena entre Vt e Ea aumenta provocando um conseqente aumento da corrente da armadura. Esta, por sua vez, produz um maior conjugado motor (C= k. .Ia), fazendo com que a rotao do rotor deixe de diminuir, estabilizando-o e mantendo a velocidade do motor num valor um pouco menor que a anterior ao acrscimo de carga. Partida: No momento de partida a f.c.e.m. zero, ento toda a tenso aplicada ficar sobre a resistncia da armadura. Como esta resistncia tem um valor muito baixo, a corrente assumir valores elevados neste instante, que leva a um conjugado elevado de partida fazendo a mquina iniciar a rotao. Para garantir o torque de partida, deve-se necessariamente excitar o enrolamento de campo da mquina. Caso contrrio, a corrente de armadura permanecer alta pois motor no acelera, podendo levar queima do mesmo.

Comportamento do motor com a variao de carga Motor ligao shunt Este tipo de motor utiliza apenas o enrolamento shunt (C1+, C2-). Quando colocada carga mecnica no eixo a corrente de armadura aumenta, provocando uma queda de velocidade devido a aumento da queda de tenso na resistncia de armadura (Ra.Ia) Motor Srie A corrente de campo a prpria corrente de armadura que uma funo da carga mecnica. A bobina srie (CC1+, CC1-) uma bobina de poucas espiras e, portanto, vazio, como a corrente pequena o fluxo produzido na mesma tambm baixo, o que provoca o disparo do motor com velocidades altssimas tornando-o perigoso nestas condies. Para evitar isto, os motores srie nunca podem funcionar sem carga ou acoplados atravs de correias. Quando aumentamos a carga mecnica a velocidade diminui acentuadamente devido ao aumento da queda RaIa e tambm do fluxo. Motor composto O motor composto utiliza os dois enrolamentos, shunt e srie. O enrolamento shunt limita a velocidade tal como no caso do motor shunt. Nesta ligao no tem o problema do disparo do motor. Quando o campo do enrolamento srie produz campo no mesmo sentido do shunt o motor denominado Motor Composto Adicional. Neste caso, com o aumento da carga haver uma queda de velocidade maior que no motor shunt devido ao aumento do fluxo. Quando os campos esto em sentidos opostos o motor denominado Motor Composto Diferencial. medida que se coloca carga, o campo resultante diminui, fazendo com que a velocidade aumente. Este motor, dependendo do dimensionamento da bobina srie, pode se tornar instvel com a possibilidade de ocorrer uma anulao do campo da mquina e absorver valores altssimos de corrente. 2. Objetivo: Levantamento da caracterstica variao do Conjugado do Motor cc, pelo aumento de carga no eixo, usando um gerador CA alimentando um banco resistncias ligadas em triangulo para simular o aumento de carga no eixo do motor. 3. Procedimento: O ensaio ser realizado para a ligao do motor CC Excitao independente e composto adicional. Antes de comear a montar o esquema de ligao, verifique se as fontes varireis de tenso e corrente esto na posio zero. a) Montar o esquema de alimentao do motor cc excitao independente conforme esquema.

Gerador Sncrono

Motor CC

VCA

R A S Acoplamento mecnico

ACC
0-20 A

VCC
B G

0-220V, 2,5kVA

12V ou 120V

H Excitatriz C 0-220V, 0,5kVA

- Energizar o circuito de campo com a tenso mxima, 180V (para que haja mximo torque de partida do motor CC) . - Verificar se os cabos que alimentam o circuito de campo esto bem conectados, sem a possibilidade de serem desligados acidentalmente. (Explique o motivo de tanto cuidado com o campo do motor cc). - Variar, gradativamente, a tenso de armadura (Va) at que a rotao do motor seja de 1800 rpm . - Anote o valor da corrente de armadura e da velocidade do motor. - Aumente a carga do motor em 5 etapas. Para isso, aumente a corrente de campo da excitatriz da mquina sncrona, com isso a tenso gerada aumenta e aumenta a carga no motor. Para cada valor anote a corrente de armadura e a nova velocidade. - IMPORTANTE: a corrente nominal do motor CC de 1,68 A (No ultrapasse este valor). Carga Inicial 1 Ia(A) n (rpm) Vca Ica 2 3 4 5 Vt = ..............V

- Desligar o motor cc ( basta voltar a tenso de armadura para zero volt e em seguida desligar a tenso de campo). b) Montar o esquema de alimentao do motor cc composto aditivo. - Para isto basta inserir o enrolamento de campo srie CC1+ CC1- em srie com a armadura de modo a obter a ligao composta. As demais ligaes permanecem conforme figura anterior. - Repetir o procedimento anterior, tomando o seguinte cuidado:

Ao aumentar a carga verifique se a velocidade aumentou ou diminuiu com o aumento de carga. Caso tenha aumentado, implica que o motor est ligado como composto diferencial. Neste caso, desligue o motor e inverta a bobina srie. Carga Inicial 1 Ia(A) n (rpm) Vca Ica 2 3 4 5 Vt = ..............V

VELOCIDADE X CARGA EM MOTORES CC

Questes: 1) Determinar o rendimento do sistema a cada situao. Explique onde esto as perdas do processo em cada mquina, comente e avalie o resultado 2) Porque a regulao de velocidade pior (maior) no motor composto aditivo?

Das könnte Ihnen auch gefallen