Sie sind auf Seite 1von 15

Fundamentos da teologia da Igreja

Carlos Ribeiro Caldas Filho

memria de meu pai, Carlos Ribeiro Caldas (1931-2007). Com minha me, ele me levou igreja quando eu ainda era beb e me ensinou a amar e a valorizar a comunho com o povo de Deus.

Sumrio

Agradecimentos 9

Introduo 11

1. As bases da eclesiologia 15

2. As marcas da igreja 23

3. A dinmica da igreja 45

4. O crescimento da igreja 63

5. O governo da igreja 73

6. A igreja, o reino de Deus e o mundo 85

Concluso 95

Bibliografia de consulta sugerida 97

Bibliografia 99

Sobre o autor 105

Agradecimentos

Expresso minha gratido aos professores doutores Ricardo Quadros Gouva e Hermisten Maia Pereira da Costa, ambos colegas de docncia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em conversas informais, mas proveitosas e oportunas, esses amigos telogos me deram indicaes bibliogrficas de alguns temas tratados neste livro e sugestes de como abord-las.

Introduo

Poucas frases expressam to bem o que a Igreja como esta: "A Igreja como a arca de No se no fosse a tempestade l fora, no seria possvel suportar o cheiro dentro dela".1

Ao contrrio do que alguns pensam, a Igreja no o agrupamento de pessoas perfeitas, mas a reunio de pecadores salvos pela graa de Deus. No so salvos porque deixaram de pecar, nem deixaram de pecar porque foram salvos. Para muitos, contudo, o que sobressai o fato de ainda serem pecadores.

Nesse ajuntamento h mescla de joio e trigo, que, embora parecidos, so essencialmente diferentes. Como diziam antigos telogos, a Igreja um corpus permixtum: um corpo em que santos e pecadores se misturam. Isso explica o carter paradoxal da Igreja ao longo dos sculos: ao mesmo tempo que responsvel por denunciar o mal e a injustia e por prestar servios humanitrios, tambm acusada de ser violenta e de cometer erros crassos.

Diante disso, uma reflexo teolgica crtica a respeito da Igreja se faz necessria. Outra razo relevante: ela preciosa e importante para Deus: "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). Ele a comprou com seu sangue (At 19:28; 1Pe 1:17-21).

H muitas metforas ou expresses relativas Igreja nas Escrituras: "sal da terra", "luz do mundo", "carta de Cristo", "ramos da videira verdadeira", "noiva de Cristo", "Israel de Deus", "remanescente", "raa

01 Texto medieval citado por Bruce Shelley em A igreja: povo de Deus, p. 31.

eleita", "sacerdcio real", "nao santa", "povo de propriedade exclusiva de Deus", "corpo de Cristo", "casa de Deus", "coluna e baluarte da verdade", "igreja do Deus vivo", "servos de Cristo", "lavoura e edifcio de Deus" etc. Essas imagens apontam para a importncia da Igreja, no como instituio, mas como comunidade dos chamados por Deus para serem seguidores de Jesus Cristo no mundo.

No perodo patrstico, pastores e pensadores cristos criaram estas metforas: "numerosa descendncia de Abrao" e "nica comunidade da f" (Ireneu), "santurio do Esprito Santo" (Orgenes) e "barca da f" (Gregrio Nazianzeno). Os escolsticos cunharam a expresso "congregao (ou assemblia) dos fiis". Joo Calvino, influenciado por Cipriano de Cartago, via a Igreja como "me" dos crentes. No de admirar que os antigos tenham elaborado a frase Unus christianus nullus christianus (um cristo no cristo), que pode ser parafraseada: "Um cristo desvinculado de uma comunidade de f no cristo", ou seja, no existe cristianismo sem igreja.

Este livro apresenta os fundamentos da eclesiologia (a doutrina da Igreja). uma reflexo crtica luz das Escrituras.

Os textos que pretendem pensar teologicamente a Igreja em perspectiva evanglica so escassos. Algumas vezes h divrcio entre Igreja e reflexo teolgica, o que contradio de termos, pois uma teologia saudvel deve nascer na Igreja e ser formulada com base em suas necessidades. O modelo fundamental o do apstolo Paulo, que jamais produziu teologia desvinculada das situaes e necessidades contextuais, concretas e especficas das igrejas s quais suas epstolas eram dirigidas. O mesmo ocorre com as demais epstolas e Apocalipse.

preciso superar a desconfiana em relao reflexo teolgica e aos telogos da parte de alguns pastores e membros de igrejas, bem como o desprezo de alguns telogos Igreja. O telogo deve se envolver e se comprometer com a Igreja, e esta, com a reflexo teolgica. Que este livro contribua, ainda que modestamente, a esse debate.

O mtodo empregado simples. Em primeiro lugar, parte-se do texto bblico. Em segundo, vem a opinio dos pais da Igreja, dos reformadores e de telogos contemporneos. uma tentativa de dilogo entre as Escrituras e a tradio teolgica produzida em dois

milnios do pensamento cristo. Ouvir a voz dos que pensaram a Igreja e outras questes da vida crist com temor de Deus, seriedade e profundidade um exerccio de vivenciar a comunho dos santos.

A perspectiva teolgica desta reflexo crist e evanglica. A inteno apresentar os fundamentos da teologia da Igreja da forma mais "ecumnica" possvel (no no sentido caricato e popular de "ecumnico": a defesa da unio das igrejas em uma nica superestrutura; nem no sentido de "teologicamente liberal"). Emprego esse termo no bom sentido: apresentar fundamentao bblica que possa ser til aos membros de diversas denominaes. O que se pretende que anglicanos, batistas, congregacionais, luteranos, metodistas, presbiterianos e outros possam encontrar orientao biblicamente embasadas sobre os fundamentos teolgicos da Igreja.

Este livro no tem a inteno de esgotar o tema. No aborda assuntos como a estrutura organizacional da Igreja ou a relao IgrejaEstado, ou ainda o problema do relacionamento IgrejaIsrael. Questes polmicas como a defesa de determinado modelo de governo eclesistico ou de determinada forma de batismo foram evitadas. Trata-se de uma obra seletiva, que apresenta o essencial, e com isso mantm coerncia com os propsitos da Coleo Teologia Brasileira.

bvio que essas questes so importantes, e por isso foram mencionadas por alto ao longo do livro, mas devido ao carter polmico no foram desenvolvidas e esmiuadas. A perspectiva aqui mais construtiva que beligerante, e tem por princpio o respeito alteridade e conscincia de que, no decorrer da histria, o Senhor da Igreja tem abenoado ministrios aspersionistas e imersionistas, pedobatistas e antipedobatistas, de igrejas administradas pelas mais variadas formas de governo.

Poucos assuntos teolgicos demandam estudo srio, e, quem sabe, at mesmo uma reviso, como o tema Igreja. A confuso impressionante devido ao admirvel crescimento das igrejas evanglicas.

Falta tambm uma proposta clara sobre o que significa ser igreja luz das Escrituras. Isto no atinge apenas comunidades que nasceram "ontem". Aquelas associadas s denominaes "histricas" acabam sucumbindo a vrias tentaes e abrem mo da identidade confessional

e litrgica, aderindo a modismos e a tendncias. Tambm visvel que muitas dessas comunidades so orientadas mais por princpios mercadolgicos e empresariais que por princpios bblicos.

Diante desse cenrio, prope-se uma soluo simples: retomar o que as Escrituras ensinam sobre a Igreja. No se trata de reinventar a roda nem de querer ser indito.

A fim de atingir esse objetivo, o livro est organizado da seguinte maneira:

O captulo 1 apresenta as bases da teologia da Igreja. A partir da metfora da Igreja como Corpo de Cristo, desenvolve-se uma reflexo eclesiolgica com base no ensino bblico sobre a pessoa e a obra de Jesus e do Esprito Santo.

O captulo 2 aborda as marcas teolgicas da Igreja, conforme a definio do Conclio de Constantinopla e de acordo com a viso dos reformadores protestantes do sculo XVI.

O captulo 3 trata da dinmica da Igreja e prope, luz das Escrituras, como ela deve desempenhar sua misso.

O captulo 4 discorre a respeito do crescimento da Igreja e expe a histria do Movimento de Crescimento de Igreja (MCI), alm de uma crtica a esse sistema. A Teoria do Crescimento Integral da Igreja, formulada pelo telogo Orlando Costas, posta em evidncia.

O captulo 5 versa sobre o governo da Igreja. So apresetadas diferentes possibilidades de entendimento em relao a como deve ser esse governo, com destaque para pontos positivos e potenciais pontos problemticos de cada modelo.

O captulo 6, por ltimo, apresenta consideraes acerca de como deve ser o relacionamento da Igreja com o reino de Deus e o mundo.

Carlos Caldas

Captulo 1

As bases da eclesiologia

Eclesiologia a modalidade da teologia que estuda os assuntos concernentes igreja.

A igreja no um clube ou um ajuntamento social (se fosse, a sociologia e o estudo da administrao de empresas seriam suficientes para interpret-la). Ela uma realidade espiritual. Por isso, preciso um referencial transcendental para explic-la. Esse referencial, em sentido bblico, a

cristologia (doutrina sobre a pessoa e a ao de Deus Filho, Jesus Cristo) e a pneumatologia (doutrina acerca da pessoa e da ao de Deus Esprito Santo).

Outro ponto importante a metfora da Igreja como Corpo de Cristo. A expresso no aparece nos evangelhos nem em Atos, mas em vrios textos do apstolo Paulo (Rm 12:5; Ef 1:22-23; 5:30; Cl 1:18,24 etc.). Ser o "Corpo de Cristo" no mundo no apenas um privilgio, mas uma grande responsabilidade.

Mas, luz das Escrituras, o que exatamente significa ser "Corpo de Cristo"? o que veremos a seguir.

Unidade orgnica na qual todos tm uma funo

O ensino apostlico sobre o aspecto orgnico da igreja encontra-se em 1Corntios 12:12ss. Com base no funcionamento dos membros e rgos do corpo humano, Paulo ensina o ideal divino para a igreja: todos os cristos devem trabalhar; individualmente, cada um tem uma funo ou responsabilidade a cumprir. De maneira inovadora, ele afirma que no somos membros de qualquer corpo, mas do Corpo de Cristo (v. 27; cf. tb. Ef 4:12,1516; 5:29b-30).

Nesse Corpo, no h membro mais importante que outro; nenhum dispensvel, nem mesmo os considerados mais fracos ou at mesmo desprezveis (v. 14-22). Em Romanos 12:5, Paulo segue a mesma linha de raciocnio: as capacidades so diferentes, mas todas so importantes, porque so originadas na mesma fonte: Cristo. A diversidade produz inestimvel riqueza e, como diz certa expresso contempornea, "agrega valor" ao Corpo.

A Igreja precisa (re)descobrir isso com urgncia. Onde no se enfatiza o ensino bblico da Igreja como Corpo de Cristo, os cultos so transformados em shows, megaigrejas so valorizadas (nestas, praticamente impossvel o crescimento espiritual de todos os membros, bem como falta espao para todos trabalherem) e apenas o carisma do lder valorizado.

Contra essas tendncias que seguem uma lgica mais mundana e secularizada que bblica e espiritual, preciso ressaltar com veemncia o ensino da Igreja como organismo vivo, cujo cabea o Senhor Jesus, e no como organizao mercantilista.

fato que nem todos executam funes na igreja. Todavia, inegvel que cada membro tem um papel a desempenhar, visando ao bem-estar e sade do corpo de Cristo.

Alguns, mesmo sinceros na f, se dizem incapacitados de cumprir tarefas na Igreja. Quem pensa assim precisa descobrir sua verdadeira capacidade. Como? Pelo servio e no mediante testes psicotcnicos e preenchimento de formulrios, como alguns especialistas em crescimento de igreja sugerem. Basta se envolver em um ministrio ou uma atividade da igreja. Na ocupao que se sentir bem, ser aquela, provavelmente, para que foi comissionado por Cristo. Quando todos trabalham, o Corpo desenvolve sade, e a ento pode crescer de maneira integral. Conforme o pensamento de John Mackay:

Quando todos os "santos" tomam a srio a sua chamada santidade, expressando no pensamento e na vida tudo quanto implicado no pertencerse a Jesus Cristo, verdadeiramente ser edificada a Igreja, que o Corpo de Cristo. Cada um dos membros estar de sade perfeita e perfeitamente desempenhar a sua funo especial. Ento,

sob a direo dos lderes por Cristo indicados, e pela congregao reconhecidos, para conduzirem a vida da Igreja, o Corpo, como um todo, funcionar harmoniosamente, em obedincia a Cristo, e estar equipado para o servio coletivo de Cristo.1

"A plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas"

A expresso Corpo de Cristo tambm aparece em Efsios 1, mas seu emprego difere completamente de Romanos e 1Corntios (e mesmo de Efsios 45). Em Romanos e 1Corntios a nfase incide sobre o aspecto comunitrio da Igreja, mas em Efsios 1 parece que recai na perspectiva csmica do Corpo de Cristo: "E [Deus] ps todas as coisas debaixo dos ps e, para ser o cabea sobre todas as coisas, o deu [isto , Cristo] igreja, a qual o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" (v. 22-23). Essa afirmao de difcil compreenso (no de admirar as diversas tentativas de interpret-la). O biblista Lus Alonso Schkel aponta algumas:

a) A Igreja sujeito plenifica, completa Cristo, como o corpo completa a cabea; Cristo plenifica tudo. b) A Igreja est cheia de Cristo, o qual [plenifica tudo]. c) A igreja est cheia daquele que Deus plenificou com sua plenitude (Jo 1,14.16; Cl 1,18-19).2

No pretendemos oferecer uma explicao definitiva dessa passagem. Antes, indicamos pistas para a interpretao desse texto-chave para a compreenso do conceito bblico de Corpo de Cristo.

O que est claro no texto o senhorio de Jesus Cristo sobre toda e qualquer realidade, visvel ou invisvel, material ou espiritual, celeste ou terrestre, anglica ou demonaca, boa ou m. O Messias apresentado como Senhor absoluto, acima de tudo e de todos, superior a toda e qualquer autoridade em cada rea do universo. Ele o cabea tanto do cosmos como da igreja. Nas palavras do telogo John Stott:

01 A ordem de Deus e a desordem do homem, p. 119.

02 A Bblia do Peregrino (comentrio a Efsios 1:22-23).

... aquele pois a quem Deus deu igreja para ser seu cabea, j era cabea do universo. Logo, tanto o universo quanto a igreja tm em Jesus Cristo o mesmo cabea.3

Ele tambm sugere que Efsios 1:23, ao associar o Corpo de Cristo com sua plenitude, faz "descries sucessivas da igreja":

Estando estes dois quadros em aposio, natural esperar que os dois ilustrem pelo menos uma verdade semelhante, a saber: o governo de Cristo sobre a sua igreja. A igreja o seu corpo (ele a dirige); a igreja sua plenitude (ele a enche). Alm disso, os dois quadros ensinam o duplo domnio de Cristo sobre o universo e sobre a igreja. Se por um lado Deus deu Cristo igreja como cabea-sobre-todas-as-coisas (v. 22), por outro a igreja enchida por Cristo que tambm enche todas as coisas (v. 23).4

A igreja, ao longo da histria, tem sido perseguida e humilhada. No obstante, sua honra maior que se pode imaginar, maior que qualquer outra instituio na terra poderia dispor; afinal, a Igreja tem como cabea aquele que o cabea do cosmos.

O Esprito e a igreja

Com a cristologia, a pneumatologia base para a produo da teologia eclesiolgica. A igreja formada por seguidores de Jesus, que se submetem ao seu senhorio, e ningum confessa a Jesus Cristo como Senhor da sua vida a no ser pela ao do Esprito Santo (1Co 12:3). Por isso, a Igreja uma comunidade pneumatolgica.

Na teologia contempornea, Jrgen Moltmann se destaca por sua reflexo sobre a igreja como comunidade pneumatolgica:

A igreja como comunidade de pecadores justificados, a comunho dos libertados por Cristo, que experimenta a salvao e vive em ao de graas, est a caminho de cumprir o significado da histria de

03 A mensagem de Efsios, p. 37.

04 Idem, p. 41.

Cristo. Com seus olhos fixos em Cristo, [ela] vive no Esprito Santo e ento em si mesma o incio e o desejo ardente do futuro da nova criao. [Ela] proclama a Cristo somente; mas o fato de a igreja proclam-lo j sinal de esperana [...] Na ceia do Senhor a igreja relembra a morte de Cristo e a faz presente, o que leva vida, e esse fato uma antecipao da paz por vir. A igreja confessa Jesus, o crucificado, como Senhor, mas o reino de Deus antecipado nessa confisso [...] A comunidade e a comunho de Cristo [com a] igreja acontecem "no Esprito Santo" [...] Como comunidade histrica de Cristo, por conseguinte, a igreja a criao escatolgica do Esprito.5

A ao do Esprito Santo como doador de dons espirituais (carismas) aos membros do Corpo de Cristo especialmente apresentada em 1Corntios 12. O dom espiritual a capacitao para a realizao de um ministrio no Corpo. Essa ao tem objetivo duplo:

1. Promover a sade do corpo a sade no est diretamente relacionada ao saldo bancrio, nem depende dele, ou imponncia arquitetnica do templo onde a Igreja se rene; est associada, sim, ao pleno exerccio dos ministrios pelos membros, e s acontece quando os dons do Esprito so vivenciados.

2. Glorificar a Cristo, Senhor da igreja Cristo glorificado quando seus seguidores vivenciam a experincia de ser igreja com base nos direcionamentos bblicos. Uma das possibilidades est na prtica dos dons do Esprito (cf. Jo 16:13-14a).

A igreja evanglica brasileira sofreu com muitas discusses e debates sobre o tema dos dons espirituais nos anos 1970 e parte da dcada de 1980. Era candente e intensa a discusso sobre que dons seriam os mais importantes,

sobre a contemporaneidade ou a cessao de alguns dons e sobre temas relacionados. Evanglicos carismticos ou pentecostais e evanglicos "tradicionais" acusavam-se mutuamente de incorreo teolgica e de praticarem uma interpretao bblica

05 The Church in the Power of the Spirit, p. 33.

equivocada. Atualmente no se v a mesma polmica. A ascenso do neopentecostalismo a partir da dcada de 1990 deslocou o foco da discusso para a busca de bnos materiais, por influncia da teologia da prosperidade. Pentecostais e carismticos clssicos perderam muito de sua visibilidade.

A discusso teolgica e o debate sobre mtodos corretos de interpretao bblica tm o seu lugar, caso objetivem orientar o povo de Deus na melhor maneira de seguir e servir a Jesus, e, evidentemente, desde que no promovam a glria de homens nem descambem para agresses desnecessrias. Muito mais importante usar os dons do Esprito Santo para a edificao do corpo de Cristo, o servio aos necessitados, a promoo da justia e a glria do Senhor da igreja.

Uma reflexo sobre a pneumatologia como base para a eclesiologia no pode deixar de mencionar a ao do Esprito como motivador, incentivador e energizador da ao missionria da igreja. Ele a fonte de poder para o testemunho dos seguidores de Jesus a respeito de seu Senhor (At 1:8). Alm disso, o Esprito guia e orienta a igreja no exerccio da misso (cf. At 13:1-3). A direo e a capacitao do Esprito so muito mais importantes que recursos financeiros ou tecnolgicos.

Refletindo sobre essa questo, David Watson afirma:

O Esprito Santo nunca ser preso ou encapsulado nas minsculas categorias de nossa mente pequenina. Ele o Esprito do Deus eterno, cuja preocupao primria consiste em que o povo de Deus se envolva com a tarefa da misso; e lamentavelmente essa preocupao ou iniciativa nem sempre ser encontrada entre a liderana da igreja. Em seu lugar pode haver reprovao ou at mesmo oposio ao zelo missionrio do Esprito. No de admirar que muito da motivao e dos mtodos da evangelizao de hoje deixem a desejar. Mas precisamos uma vez mais da perspectiva da igreja primitiva, que estava to inflamada pelo Esprito da misso, que se regozijavam sempre que Cristo era proclamado (Fp 1:18).6

06 I Believe in the Church, p. 174.

Recapitulando

1. O que eclesiologia?

2. Quais so as bases da eclesiologia?

3. Do ponto de vista bblico, o que significa a expresso "Corpo de Cristo" aplicada igreja?

4. Qual a importncia da cristologia para a formulao da eclesiologia?

5. Qual a importncia da pneumatologia para a formulao da eclesiologia?

6. Comente sobre a ao do Esprito como motivador e capacitador para o exerccio da misso da igreja.

Das könnte Ihnen auch gefallen