Sie sind auf Seite 1von 2

Ao Corporal: Matria do Ator *

Roberto Mallet

Quem mais artista do que o ator? A matria plstica a que ele imprime a sua concepo, o seu sentimento criador, no menos digna do que o mrmore, por ser o conjunto das expresses humanas. (Joaquim Nabuco, Escritos e Discursos Literrios, p. 40)

A obra de arte uma complexa composio de forma e matria. A maneira mais simples de ver isto no clssico exemplo do oleiro, que imprime a forma do vaso na argila. Matria tudo aquilo de que alguma coisa feita. Um quadro de Picasso feito, digamos, de madeira, tecido, tintas. Uma sinfonia de Beethoven feita dos sons dos diversos instrumentos e das execues dos msicos. Um filme de pelcula e de luz. (1) Forma a maneira como a matria organizada, sua estrutura. uma forma o que o escultor imprime ao bronze. So formas o que Picasso inscreve com tinta em suas telas. A disposio das palavras a forma do poema. De outro ponto de vista ela o princpio estrutural da obra (a concepo, a idia eidos). A forma no uma figura estanque; ela tem um dinamismo interno que organiza a matria conformando assim a obra. E no caso do ator? O que matria e o que forma na atuao? A matria do ator fundamentalmente seu prprio corpo. As aes que ele realiza conformam esse corpo. Sua matria um organismo vivo, composto por tecidos e rgos, com um crebro capaz de armazenar e processar um nmero incalculvel de informaes. Por no ser exterior ao ator ao contrrio, o corpo o prprio ator , essa materialidade est em constante interao com o psiquismo. Um movimento corporal ter ressonncias na memria e nos sentimentos, assim como uma lembrana ou um pressentimento tm ressonncias corpreas. A forma de uma atuao a composio das diversas aes realizadas. a estrutura de tenses e relaxamentos musculares, o jogo de vetores e contravetores que o ator executa com seu corpo, e que resultam em um texto legvel. Podemos, numa outra instncia, considerar todas as possibilidades de ao corporal como matria para o ator. Essa ao, que era forma no extrato anterior, faz parte agora de um novo composto, o corpo agindo, que passa a servir de matria para a criao potica (2). As diversas maneiras de olhar, por exemplo, apresentam-se ao ator como opes para a composio da cena. Ao realizar uma dessas possibilidades no contexto da cena, ele cria uma nova forma, agora no plano ficcional.

O primeiro extrato concreto, o segundo abstrato; as aes do ator pertencem ao primeiro, as da persona (3) ao segundo. Fazendo uma analogia com a literatura, as aes corporais correspondem s palavras, as aes ficcionais ao significado. Quando por exemplo um ator representa Otelo assassinando Desdmona, o que acontece concretamente uma srie de movimentos e tenses realizados pelo corpo do ator em relao com a atriz e com a corporalidade da cena como um todo. O assassinato de Desdmona (e todas as realidades psquicas que o acompanham) se d num plano ficcional, espectral. Ou, dito de outra maneira, o assassinato se d concretamente na imaginao dos artistas e dos espectadores envolvidos na representao. A forma da obra do ator ento, do ponto de vista da encenao, a composio das aes ficcionais realizadas pela persona; do ponto de vista da atuao a composio das aes corporais realizadas pelo prprio ator ao longo da encenao. Uma vez que a atuao (como todas as artes espetaculares) s existe enquanto est sendo realizada diante de um pblico, a sua materialidade no se limita s aes corporais ela inclui a prpria pessoa do ator. O que o espectador v no apenas a persona agindo. Ele v o ator jogando (realizando) essa ao dentro do contexto potico. E v ainda a relao pessoal que o ator estabelece com a potica e com o contedo da obra, v o sentido que ela faz para ele. A arte da representao reveladora. Todo ao realizada em cena nos fala no apenas dela mesma; ela tambm nos fala do homem que realiza essa ao. O ofcio do ator , como dizia Dostoivski do seu ofcio de escritor, mostrar o homem no homem. Atravs da ao.

* Publicado na Revista do 17 Festival Universitrio de Teatro de Blumenau, 2004, pgs. 4748. [volta] (1) Esta noo de matria corresponde ao que Fayga Ostrower chama de materialidade: Usamos o termo MATERIALIDADE, em vez de matria, para abranger no somente alguma substncia, e sim tudo o que est sendo formado e transformado pelo homem. Se o pedreiro trabalha com pedras, o filsofo lida com pensamentos, o matemtico com conceitos, o msico com sons e formas de tempo, o psiclogo com estados afetivos, e assim por diante. Usamos o termo na qualificao corrente natureza do que material (...), ampliando contudo o sentido de material. (OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criao. Imago Ed. Ltda., Rio de Janeiro, 1957, pg. 31-2. Os grifos esto no original.) [volta] (2) Portanto todo treinamento , por um lado, desenvolvimento e aprimoramento da ao potica, e por outro criao de um repertrio que servir de matria para a criao da cena. [volta] (3) Utilizo persona em vez de personagem pela associao imediata deste ltimo termo com o gnero realista. [volta

Das könnte Ihnen auch gefallen