Sie sind auf Seite 1von 3

DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTENS

A engenharia de software baseada em componentes consiste em um modelo genrico de desenvolvimento de software que se baseia em componentes de software reusveis padronizados e um middleware de integrao desses componentes. O middleware serve justamente para realizar a abstrao e manter a independncia entre as linguagens dos componentes. Um componente que esteja no estgio de reuso deve necessariamente manter um nvel de confiabilidade alto, mantendo-se genrico o suficiente, encapsulado e padronizado o suficiente, documentado e testado o suficiente. Caso contrrio, o componente "instvel" oferece risco a todos os projetos que o utilizarem. O Modelo de Desenvolvimento Baseado em Componentes incorpora muitas das caractersticas do modelo espiral. Evolucionrio por natureza, demanda uma abordagem iterativa para a criao de softwares. As atividades de modelagem e construo comeam com a identificao de componentes candidatos. Esses componentes podem ser projetados como mdulos de software convencional ou como classes ou pacotes de classes orientadas a objetos. O Modelo de Desenvolvimento Baseado em Componentes incorpora os seguintes passos: produtos baseados em componentes disponveis so pesquisados e avaliados para o domnio da aplicao em questo; tpicos de integrao de componentes so considerados; uma arquitetura de software projetada para acomodar os componentes; componentes so integrados arquitetura; testes abrangentes so realizados para garantir a funcionalidade adequada. O Modelo de Desenvolvimento Baseado em Componentes leva ao reuso de software, e a reusabilidade fornece aos engenheiros vrios benefcio mensurveis. O custo de um componetne para reso ser diludo nos projetos seguintes que necessitarem do seu uso, gerando economia de recursos e tempo. O custo de integrao menor que o custo do desenvolvimento do componente. Um componente que esteja no estgio de reuso deve necessariamente manter um nvel de confiabilidade alto, mantendo-se genrico o suficiente, encapsulado e padronizado o suficiente, documentado e testado o suficiente. Caso contrrio, o componente "instvel" oferece risco a todos os projetos que o utilizarem. Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC) d nfase ao paralelismo entre tarefas; A atividade de Engenharia de Domnio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados. O modelo de troca de dados um dos ingredientes arquiteturais necessrios para a atividade de composio de componentes. Dada a especificao de requisitos, feita uma busca por componentes para implementar essa especificao. Em geral, no h correspondncia exata, e os

componentes que podem ser usados apenas fornecem alguma funcionalidade necessria. Esse o estgio da Anlise de componentes. Lembrando que, tipicamente, em termos tcnicos, os componentes utilizam Orientao a Objetos. No estgio da Modificao de requisitos, requisitos so analisados usando-se informaes sobre os componentes que foram descobertos. Em seguida, estes sero modificados para refletir os componentes disponveis. No caso de modificaes impossveis, a atividade de anlise de componentes pode ser reinserida na busca por solues alternativas. O modelo orientado a reuso visa o desenvolvimento de sistemas tendo como base uma gama de componentes reutilizveis e sistemas COTS (sistemas comerciais de prateleira ) disponveis no mercado. Partes do software que no puderem ser comprados so desenvolvidos e integrados a estes componentes. Este modelo se diferencia dos outros j citados por possuir atividades especficas:

Anlise de Componentes - Com base na especificao dos sistemas, os componentes disponveis que possam ser utilizados so selecionados e analisados.

Modificao de Requisitos - Os requisitos so analisados com base nos componentes que foram encontrados e se necessrio so adaptados de tal forma que os componentes possam ser utilizados e que o sistema cumpra satisfatoriamente com as necessidades do cliente. Caso no seja possvel, a anlise de componentes pode ser refeita.

Projeto de Sistemas - A infra-estrutura do sistema projetada (podendo reutilizar de uma j existente) tendo em vista integrar os componentes reutilizveis e softwares a serem desenvolvidos.

Desenvolvimento e integrao - Partes do sistema so desenvolvidas e integradas com os componentes e sistemas COTS. A integrao pode ser parte do desenvolvimento. Este modelo tem a vantagem de reduzir a quantidade de software a ser desenvolvida e assim reduzir custos e riscos, e geralmente propicia a entrega mais rpida do software. Porm as adequaes nos requisitos so inevitveis, podendo resultar em um sistema que no atenda s reais necessidades dos usurios. Alm disso, quando os componentes reutilizveis no esto sob o controle da organizao que os utiliza, perde-se o controle sobre a evoluo do sistema. O middleware serve para realizar a abstrao e manter a independncia entre as linguagens dos componentes. O custo de um componetne para reso ser diludo nos projetos seguintes que necessitare m do seu uso, gerando economia de recursos e tempo. O custo de integrao menor que o custo do desenvolvimento do componente.

Um componente que esteja no estgio de reuso deve necessariamente manter um nvel de confiabilidade alto, mantendo-se genrico o suficiente, encapsulado e padronizado o suficiente, documentado e testado o suficiente. Caso contrrio, o componente "instvel" oferece risco a todos os projetos que o utilizarem.

Das könnte Ihnen auch gefallen