Sie sind auf Seite 1von 8

A integrao do aluno virtual em cursos a distncia

Mra Lcia Fernandes Carneiro1, Ricardo Garcia do Nascimento2 Instituto de Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2 Ncleo de Informtica na Educao Especial NIEE/UFRGS

Resumo. Este artigo apresenta algumas estratgias pedaggicas, que auxiliam na incluso dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. mostrada uma dinmica de apresentao, que busca facilitar a elaborao do perfil do aluno ao ingressar em um curso e uma aplicao do HotPotatoes para incentivar os alunos a explorarem os perfis dos colegas e descobrirem afinidades. O retorno dos alunos comprova que essas estratgias podem facilitar a incluso dos participantes e a realizao das atividades grupais em cursos a distncia.

1. Introduo
Ao iniciarmos um curso a distncia, normalmente os alunos so convidados a elaborar algum tipo de apresentao (em geral, atravs do preenchimento do recurso Perfil no ambiente virtual adotado). Essa uma ferramenta importante nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois auxiliam os docentes e tutores a elaborar um perfil de sua turma e preparar melhor suas intervenes junto ao grupo. Em muitos cursos, o preenchimento do perfil a tarefa inicial, mas muitos se sentem somente treinados no uso da ferramenta e no se preocupam com o que vo escrever em sua apresentao. Outros, no entanto, demonstram dificuldades em elaborar um texto que reflita suas caractersticas e interesses, refletindo cuidadosamente sobre o que gostariam de falar de si mesmos e compartilhar com os novos colegas. H, inclusive, alunos que alegam no querer compartilhar suas informaes pessoais com desconhecidos, esquecendo que sem essa breve apresentao, eles tambm no se tornaro conhecidos aos colegas. Este artigo apresenta estratgias para auxiliar na elaborao da apresentao do aluno e preenchimento do seu perfil, bem como para estimular os alunos a navegarem e conhecerem os perfis dos colegas.

2. A apresentao em cursos a distncia e o recurso Perfil


O recurso Perfil est normalmente presente nos ambientes virtuais de aprendizagem e todos os participantes (alunos, tutores e docentes) so convidados a preench-lo. O objetivo fundamental do Perfil fornecer um mecanismo para que os participantes possam se "conhecer a distncia" visando aes de comprometimento entre o grupo. Alm disso, favorece a escolha de parceiros para o desenvolvimento de atividades do curso (formao de grupos de pessoas com interesses em comum). Segundo Rocha, a ferramenta Perfil do ambiente virtual Teleduc usada para o aluno se apresentar ao grupo de forma bastante pessoal, colocando sua foto, dizendo

quem , do que gosta, o que faz, seus hobbies, sua famlia, sua cidade etc.. (ROCHA, 2002, p. 207). No MOODLE, h um campo Descrio, de preenchimento obrigatrio quando o usurio edita seu Perfil, mas no h nenhuma recomendao especfica sobre como deve ser preenchido. Carneiro (2009, p.16) sugere que o aluno utilize o espao Descrio para apresentar-se ao grupo, contando um pouco sobre sua formao, interesses e hobbies, seguindo a mesma proposta do TelEduc. As questes que surgem ento so: o que escrever? e como estimulo meus alunos a conhecerem-se uns aos outros?.

3. A questo da identidade
Quem voc? Quem sou eu? Estas so perguntas nem sempre simples de serem respondidas e acompanham a histria da humanidade. Como afirmam Bock, Furtado e Teixeira (2008), conhecer o outro um desafio constante, porque ns mudamos e os outros se modificam ao longo do tempo. Para compreender como o sujeito (o ser humano que pensa e se reconhece como algum nico) se constitui, a que a Psicologia construiu o conceito de identidade. Esse conceito tem vrias compreenses e Carlos Brando traz a ideia de sentimento pessoal e conscincia da posse de um eu, de uma realidade individual que torna cada um de ns um sujeito nico diante de outros eus, destacando que essa conscincia traz consigo o reconhecimento individual de nossa exclusividade e a conscincia de nossa continuidade em ns mesmos. (BRANDO, 1986 apud BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2008, p. 208). Ciampa (1984, p. 59-60) diz que Quem voc? uma pergunta que muitas vezes fazemos uns aos outros e a ns mesmos, mas que no fcil de ser respondida. E observa que ao respondermos a esta pergunta, nossa identidade se mostra como a descrio de um personagem ... cuja biografia aparece numa narrativa e destaca que todos ns ... somos os personagens de uma histria que ns mesmos criamos, fazendonos autores e personagens ao mesmo tempo. Essa reflexo nos ajuda a pensar sobre como elaboramos um texto para o Perfil de um ambiente virtual de aprendizagem. Seguindo a ideia de Ciampa, somos sempre autores de uma histria onde somos os personagens, pois costumamos dizer Eu sou a Mra, sou professora, gosto de tecnologia..., como se a Mra no fosse a mesma pessoa que est elaborando a apresentao. Ao mesmo tempo, as questes apresentadas apontam as dificuldades que normalmente os alunos iniciantes se deparam ao ter de decidir sobre o que escrever. As dinmicas e atividades propostas a seguir podem ser utilizadas como disparadoras desse processo, reduzindo a ansiedade inicial e despertando a curiosidade dos alunos sobre os colegas.

3. Dinmicas de apresentao e insero do aluno virtual no curso a distncia


3.1 Quem sou eu? Essa dinmica tem por objetivo facilitar a elaborao desse texto de apresentao e compartilhamento com os colegas. Nos encontros presenciais, ela realizada atravs da

apresentao de um desafio aos participantes: eles devem buscar em sua bolsa (mochila ou pasta) trs objetos que julgam que os representam neste momento. A partir dessa seleo, cada aluno convidado a elaborar uma apresentao por escrito a partir dos objetos selecionados e depois todos so instigados a lerem seus textos perante os colegas, de forma que eles possam ir se apresentando ao mesmo tempo que podem esclarecer eventuais dvidas do grupo. O objeto de aprendizagem Quem sou eu? simula essa dinmica. A Figura 1 mostra a tela de apresentao.

Figura 1 Tela inicial do objeto Quem sou eu?

Ao clicar em Entrar, o usurio tem acesso tela inicial (Figura 2), onde encontra uma explicao sobre o objetivo do objeto de aprendizagem. Ao clicar em Continuar, ele ser solicitado a se identificar, informando seu nome, endereo de correio eletrnico e sexo. Alm disso, no canto superior direito ele pode ter acesso s Instrues, onde o aluno encontra em Instrues para o aluno as orientaes sobre como realizar a dinmica e o professor encontra em Instrues para o professor uma breve fundamentao terica e sugestes para a continuidade da dinmica no ambiente virtual.

Figura 2 Orientaes iniciais e convite para o uso do objeto Quem sou eu?

Na sequncia, o aluno ter acesso Mochila (Figura 3) para escolher, dentre um conjunto de objetos usuais, quais que ele considera que os representa melhor. interessante destacar que o conjunto de objetos proposto foi organizado a partir de levantamento realizado nas diversas dinmicas presenciais, onde a atividade foi testada.

Figura 3 Selecionando os objetos na Mochila

Ao concluir a seleo, o aluno finalmente escrever seu texto de apresentao, que ser visualizado no formato de um carto de visitas (a cor da borda funo da seleo inicial pelo gnero masculino ou feminino), como mostrado na Figura 4. O carto e o texto sero enviados para o endereo de correio eletrnico informado inicialmente e podero ser utilizados posteriormente como apoio ao preenchimento do seu Perfil. O professor poder ento utilizar o texto produzido pelos alunos para realizar uma dinmica de apresentao virtual. Uma sugesto convid-los a publicar os textos em um frum de discusso. Este recurso permite que os colegas faam questionamentos sobre o texto apresentado e os alunos possam refletir, reformular e ampliar sua apresentao original. Aps essa atividade, o professor pode sugerir que os alunos compartilhem o texto reformulado, preenchendo seu Perfil no ambiente virtual de aprendizagem adotado.

Figura 4 Elaborando a apresentao

Esta animao foi elaborada pela equipe do Ncleo de Apoio Pedaggico Educao a Distncia (NAPEAD), rgo vinculado Secretaria de Educao a Distncia da UFRGS, com o apoio do Edital CAPES n 15 - Fomento ao uso das Tecnologias de Comunicao e Informao nos Cursos de Graduao. O objeto est disponvel para uso no endereo http://thor.sead.ufrgs.br/edital13/02Mara/. 3.2 Conhecendo os colegas Esta dinmica surgiu a partir da observao da dificuldade dos alunos ingressantes em constituir-se como grupo (ou turma) no curso Formao continuada de Professores em Tecnologias da Informao e Comunicao Acessveis1, promovido pela UFRGS, sob a coordenao do Ncleo de Informtica na Educao Especial NIEE e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educao CINTED, onde os autores atuaram como formador ou tutor. O desafio foi ento pensar em uma atividade que propiciasse o estabelecimento de vnculos que unisse os alunos e os aproximasse do prprio curso. Surgiu ento a ideia de criar palavras-cruzadas a partir do que havia sido publicado pelos prprios alunos em seu Perfil. O software HotPotatoes (http://hotpot.uvic.ca/) inclui seis aplicaes, permitindo criar atividades interativas de escolha mltipla, respostas diretas, preenchimento de lacunas, palavras cruzadas, combinao de colunas e ordenamento de sentenas. Dentre os aplicativos disponveis do HotPotatoes, o JCross permite a criao de palavras cruzadas e pode ser utilizado como recurso para despertar a curiosidade dos alunos de um curso para ler os perfis dos colegas. O tutor ou docente, a partir da leitura dos perfis de seus alunos, pode selecionar uma ou duas caractersticas mais especficas, compondo a partir da o conjunto de pistas para que as palavras cruzadas possam ser preenchidas. Mas para tornar a atividade mais interessante, o proponente selecionou, como pistas para as respostas das palavras cruzadas, caractersticas pessoais (ao invs de acadmicas ou profissionais), informadas pelos prprios alunos durante a elaborao e publicao dos seus perfis, tais como possuir filhos ou netos, tempo de casamento, passatempos preferidos, onde havia

http://www.cinted.ufrgs.br/niee/FormacaoContinuada/

nascido... A figura 5 mostra um exemplo de palavras cruzadas produzidas com o suporte do JCross.

Figura 5 Interface do JCross (Hotpotatoes)

O software ento gera uma pgina HTML que pode ser acessada pelos alunos, como na Figura 6.

Figura 6 Exemplo de palavras cruzadas elaboradas com o JCross

O resultado foi extremamente positivo, comprovado pelas mensagens de retorno dos alunos aps a concluso da atividade:

Ol Ricardo, de onde surgiu essa idia . Adorei, busquei algumas estratgias antes de comear: contar letras dos nome para ir eliminando entre outras, mas pensei bem e percebi que era una forma de ler e conhecer as colegas. Inclusive retomei a leitura aps a atividade. Muito legal mesmo!O mais interessante que eu demorei para descobrir o nome de uma amigona de Curitiba,a XXX eu convivo com ela diariamente e no falamos de famlia s de trabalho e eu no sabia que a filha dela ia casar. (ES, 26/08/2011, 00h58). Ol Ricardo. Realmente o exerccio foi muito interessante, instigante e fez com que eu fosse rever os perfis e conhecer um pouco mais todas as colegas. Parabns e aguardarei novos exerccios de descontrao. Abraos. (MBS, 26/08/2011, 08h54). Adorei a idia, confesso que no tinha conseguido prestar muita ateno nos perfis das colegas, com este exerccio, conheci melhor cada uma, adorei. (MDF, 26/08/2011). Colegas a criatividade faz a diferena... Mais uma vez vejo o potencial que envolve e desperta para novas aes pedaggicas. Ricardo, vc contemplou o elemento essencial no nosso cotidiano: a criatividade. Essa atividade de descontrao deu uma leveza importante no nosso aprendizado. (MVS, 26/08/2011, 10h54). Vocs j fizeram o quebra-cabea? Adorei... e j passei a ideia para umas colegas minhas que amaram e vo fazer com os alunos. (NMD,

25/08/2011 23h34) A atividade no s despertou o interesse pelos perfis dos colegas, mas permitiu descobertas de vnculos e estabelecimento de outras relaes, que certamente facilitaram a realizao das atividades na sequncia do curso.

4. Consideraes Finais
A insero dos alunos em um ambiente virtual deve envolver mais do que o treinamento no uso do ambiente adotado, principalmente naqueles casos onde no possvel realizar algum encontro presencial inicial. Estratgias e dinmicas que propiciem uma reflexo sobre sua presena no curso, sobre como quer se apresentar aos colegas e com eles conviver e como conhecer uns aos outros podem ser simples e muito eficientes. Esto em estudo outras dinmicas de integrao e trabalho em grupo, como as propostas por Campos e Silveira (2010, 2011), para que possam ser implementadas no formato de animaes, permitindo o acesso a vrios professores em seus cursos.

Referncias
BOCK, A.M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introduo ao estudo da psicologia. So Paulo: Saraiva, 2008.

CAMPOS, M.; SILVEIRA, M. Construindo Relaes, Gerando Conhecimento: dinmicas de trabalho em grupo em ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem. Minicurso. Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao. Joo Pessoa, nov. 2010. CAMPOS, M.; SILVEIRA, M. Oficina: Dinmicas de trabalho em grupo em ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem. SEAD/UFRGS. Porto Alegre, jun. 2011. CARNEIRO, M.L. Instrumentalizao para o Ensino a Distncia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. CIAMPA, A. C.. Identidade. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. Psicologia Social: o homem em movimento. 7. ed. So Paulo: Brasiliense, 1989. p. 58-75. ROCHA, H.V. O ambiente TelEduc para Educao a Distncia baseada na Web: princpios, funcionalidades e perspectivas de desenvolvimento. In: MORAES, M.C. (org.). Educao a Distncia: fundamentos e prticas. Campinas: UNICAMP/NIED, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen