Sie sind auf Seite 1von 6

Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenao Geral de Educao a Distncia

Legislao Aplicada Logstica de Suprimentos


Verso para impresso

MDULO 2: A LEI DE LICITAES

Atualizado em: julho/2008 Copyright 2006 Enap e Uniserpro Todos os diretor reservados

Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenao Geral de Educao a Distncia

SUMRIO

MDULO 2: A LEI DE LICITAES ................................................................................... 11 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9. OBJETIVOS .................................................................................................................. 11 INTRODUO............................................................................................................... 11 COMO COMPRAR ........................................................................................................ 11 A LEI N 8.666/93 ...................................................................................................... 12 CONCEITO ................................................................................................................... 12 POR QUE LICITAR? ..................................................................................................... 13 PLANEJAMENTO .......................................................................................................... 13 EXCEES .................................................................................................................. 13 RELEMBRANDO NOSSOS OBJETIVOS PARA ESSE MDULO ..................................... 14

Coordenao geral de educao a distncia Legislao Aplicada Logstica de Suprimentos

MDULO 2: A LEI DE LICITAES


2.1. OBJETIVOS
Ao final desse mdulo, espera-se que voc seja capaz de: apontar o objetivo da Lei n 8.666/93 e o que ela instrui; conceituar Licitao, conforme disposto na Lei n 8.666/93.

2.2. INTRODUO
A Administrao Pblica, em funo de seus processos de trabalho, necessita adquirir bens1 e contratar obras2 e servios3 de terceiros. Porm, no pode faz-lo de forma aleatria, muito menos para atender interesses pessoais de agentes pblicos.

2.3. COMO COMPRAR


COMO A ADMINISTRAO PBLICA COMPRA OS SEUS BENS? No Brasil, as aquisies pblicas so realizadas por intermdio de Licitao, procedimento regido pela Lei n 8.666/93.

1 Materiais permanentes ou de consumo. 2 Construo, reformas, recuperao ou ampliao 3 Demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno,
transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-profissionais e outros semelhantes.

11

Coordenao geral de educao a distncia Legislao Aplicada Logstica de Suprimentos

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 37, Inc. XXI - Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes (...)

2.4. A LEI N 8.666/93


A Lei de Licitaes e Contratos Administrativos como conhecida a Lei n 8.666/93 tem como objetivo instituir normas para promover licitaes pblicas e celebrar contratos administrativos no mbito da Administrao Pblica. Ela instrui os agentes pblicos4 responsveis por: - compras de material; - execuo de obras e servios a respeito de como eles devem proceder para necessidade da Administrao e com base na lei.

Alm da Lei Federal n 8666/93, atualmente as licit aes tambm so disciplinadas pela Lei Federal n 10.520/02 . Esta lei regulamenta o Prego, uma modalidade de licitao que pode ser utilizada especificamente para aquisio de bens e servios comuns. O Prego ser estudado detalhadamente no Mdulo 13 deste Curso.

2.5. CONCEITO
O QUE LICITAO? Licitao o procedimento administrativo preliminar5, mediante o qual a Administrao, baseada em critrios6 prvios, seleciona, entre vrias propostas referentes a compras, obras ou servios, a que melhor atende ao interesse pblico7, a fim de celebrar contrato com o responsvel pela proposta8 mais vantajosa.

4 Agente pblico a pessoa incumbida, definitiva ou temporariamente, do exerccio de alguma funo estatal (exemplo: membros da Comisso de Licitao). 5 Preliminar porque anterior ao contrato. 6 Regras decorrentes das especificaes tcnicas do objeto a ser licitado. 7 Interesse pblico aquele que se traduz como de proveito coletivo ou geral, ou que se imponha por uma necessidade de ordem coletiva. Dessa forma, se o objeto da licitao no estiver calcado nessas caractersticas, a aquisio se torna viciada e passvel de nulidades, pois, em momento nenhum, o Estado promove licitao para atender a interesses particulares. 8 A proposta mais vantajosa para o Estado aquela que preenche no s o interesse econmico, mas tambm o tcnico ou jurdico. Nem sempre o menor preo se caracteriza como a proposta mais vantajosa, em funo do tipo de licitao.

12

Coordenao geral de educao a distncia Legislao Aplicada Logstica de Suprimentos

2.6. POR QUE LICITAR?


As aquisies feitas pela Administrao Pblica obedecem a disposies legais e normativas a fim de que haja regularidade no gasto pblico.

2.7. PLANEJAMENTO
As aquisies da Administrao Pblica devem estar em conformidade com prvio planejamento. Assim, os bens, obras e servios somente podero ser adquiridos e/ou contratados se: previstos recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes assumidas;

executados no exerccio financeiro em curso; em consonncia com o respectivo cronograma, previamente elaborado e aprovado pela autoridade competente.

Adote o sistemtico planejamento de suas compras, evitando o desnecessrio fracionamento na aquisio de produtos de uma mesma natureza e possibilitando a utilizao da correta modalidade de licitao, nos termos do art. 15, 7, II, da Lei n 8.666/93.

Acrdo 79/2000 Plenrio

As atividades executadas pela Administrao Pblica, embora previamente programadas, so passveis de se defrontar com eventos no esperados, ao longo de um exerccio. Quando isso ocorre, nada impede a promoo de licitao em qualquer tempo, ainda que no prevista em programao. A prpria Lei de Licitaes prev a possibilidade de aquisies emergenciais9.

2.8. EXCEES
SEMPRE NECESSRIO LICITAR? No. H casos em que no necessrio licitar. Voc ver esses casos em detalhe no mdulo 5.
9 Aquelas adquiridas em funo da urgncia que pe em perigo vidas ou equipamentos.

13

Coordenao geral de educao a distncia Legislao Aplicada Logstica de Suprimentos

2.9. RELEMBRANDO MDULO

NOSSOS

OBJETIVOS

PARA

ESSE

Chegamos ao final do segundo mdulo do curso. AGORA QUE VOC CONCLUIU O MDULO, VEJA SE EST APTO A:

apontar objetivo da Lei n 8666/93 e o que ela inst rui; conceituar Licitao, conforme disposto na Lei n 8 666/93.
Muito bem! Caso no tenha assinalado todos os objetivos, aconselhamos retornar ao(s) tpico(s) referente(s) ao(s) objetivo(s) em questo e revisar o contedo.

No prximo mdulo, voc ter oportunidade de conhecer Tipos de Licitao. Fim deste mdulo!!

14

Das könnte Ihnen auch gefallen