Sie sind auf Seite 1von 27

1

ndice
BATERIA.............................................................................................................3 ORIGEM DO INSTRUMENTO........................................................................3 TEORIA BSICA ...............................................................................................3 NOTAAO MUSICAL.......................................................................................4 FIGURAS MUSICAIS.........................................................................................6 COMPASSO.........................................................................................................8 O TEMPO NA MSICA....................................................................................10 APLICAO NA PRATICA............................................................................14 COMO EXECUTAR OS EXERCCIOS.........................................................16 PRATICANDO.................................................................................................16 LEITURA RTMICA 1 - EM SEMNIMAS..................................................17 LEITURA RTMICA 2 - EM COLCHEIAS.................................................18 LEITURA RTMICA 3 - EM SEMICOLCHEIAS......................................19 COMO PRATICAR.........................................................................................20 BATIDAS 1.......................................................................................................20 EXERCCIOS RTMICOS (colcheias)..........................................................21 BATIDAS 2.......................................................................................................23 EXERCCIOS RTMICOS.............................................................................23 BATIDAS 3.......................................................................................................24 BATIDAS 4......................................................................................................25 BATIDAS 5......................................................................................................26 BATIDAS 6......................................................................................................27

BATERIA

um instrumento de percusso, constitudos por vrias peas (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma s pessoa. A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de percusso de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por vrias pessoas. Com base nisso, foi atribudo o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma s pessoa, a BATERIA.

ORIGEM DO INSTRUMENTO A bateria um instrumento de percusso, inventada pelos americanos no comeo do sculo XX. Antigamente, as peas que hoje a compem, eram tocadas separadamente, como se podem observar nas bandas marciais onde os conjuntos dos pratos, das caixas e dos bumbos so tocadas individualmente. A inveno do pedal do bumbo e do trip de sustentao da caixa viabilizando o agrupamento das peas em um nico instrumento, dando origem ao primeiro kit da historia da bateria (inicialmente chamado de trap set), que desenvolveu ate chagar nas formas que conhecemos hoje.

TEORIA BSICA

A MSICA uma arte universal. a mais sublime criao humana. a arte de nos expressarmos atravs dos sons. Os elementos que compe a msica so: Som, Ritmo, Melodia e Harmonia. SOM - tudo aquilo que impressiona o ouvido. o resultado da vibrao dos corpos. E a qualidade pela qual distinguimos os sons : altura, durao, intensidade e timbre. altura - so os sons mdios, graves e agudos. So representados pelas notas musicais: d, r, mi, f, sol, l e si. No caso da bateria, no utilizamos notas musicais, e sim, peas da bateria (Chimbal, caixa, bumbo, pratos, etc.). durao - o maior ou menor tempo produzido pelo som. Na msica a durao do som representada pelas Figuras de Notas (veremos abaixo). intensidade - refere-se ao volume do som. Na msica so representados pelos sinais de dinmica. Vejam alguns deles: pp (muito fraco); p (fraco); mp (meio

fraco); f (forte); ff (fortssimo). timbre - a caracterstica prpria de cada instrumento. pelo timbre que distinguimos um som da mesma altura, durao e intensidade, produzida por instrumentos ou vozes diferentes (se uma msica est sendo executada por um piano, ou por um violino, ou por uma flauta, etc.).

RITMO - conhecido tambm como CADNCIA. O ritmo est presente em todas as coisas (na batida do corao; nos ponteiros do relgio; numa marcha militar; no sistema solar; etc.), portanto ele uma lei universal. O ritmo completamente independente da msica, mas a msica no dispensa o ritmo. Para ficar mais clara a assimilao sobre o ritmo, observe, por exemplo, o ponteiro de segundos de um relgio, nele tem um movimento contnuo e uniforme. A cada segundo, o ponteiro se desloca precisamente. Agora tente acompanh-lo batendo palmas. Ao fazer isso, voc estar acompanhando o RITMO do relgio. O ritmo pode ser lento, mdio ou rpido. Denominamos a velocidade do ritmo de ANDAMENTO. Por exemplo: o andamento dos segundos do relgio tem uma velocidade de 60 batidas por minuto (bpm), essa velocidade considerada lenta. O andamento pode ter 80, 120, 200 bpm! Para marcarmos esses andamentos com preciso, utilizamos um aparelho chamado de metrnomo. MELODIA - um conjunto de sons sucessivos. Quando voc canta: "parabns pra voc, nesta data querida...", voc est cantando a melodia da msica. HARMONIA - uma combinao de sons simultneos. Por exemplo: um acorde; ou quando tocamos bumbo e prato ao mesmo tempo.

NOTAO MUSICAL

A notao musical composta por elementos que constituem a escrita musical, tais como: notas, pausas, claves, sinais, etc. E com esses elementos que escrevemos uma partitura. Mas para escrevermos uma partitura utilizando os elementos da notao musical, necessrio uma pauta, ou um pentagrama. Os sinais e convenes usados na notao musical da bateria constituem uma linguagem de fcil aprendizado e garante a assimilao rpida dos exerccios. A seguir, so abordados os smbolos mais utilizados.

PAUTA OU PENTAGRAMA o conjunto de cinco linhas e quatro espaos, contados de baixo para cima, onde se escreve a linguagem dos instrumentos musicais. Obs.: A Pauta pode conter espaos suplementares inferiores e superiores. Antes de comearmos a tocar qualquer instrumento, devemos aprender a notao musical, forma universal, pela qual a msica escrita, e que proporciona um total aproveitamento do estudo.
5 4 3 2 1 4 3 2 1

CLAVE Esta clave no tem o mesmo uso das demais. Sua utilizao no permite determinar a altura da linhas e espaos da pauta. Serve apenas para indicar que a clave ser utilizada para representar instrumentos de percusso de altura no determinada, como uma bateria.

INDICADORES DE MOS Indicam com qual das mos a figura rtmica deve ser executada, determinando, assim o baquetamento. A letra D representa a mo direita, e a E, representa a mo esquerda. So aplicadas acima Ou abaixo das figuras e usadas somente para bateria ou percusso.

RITORNELO A repetio de compassos pode ser abreviada por sinais. Quando muitos compassos se repetem usamos a barra dupla com dois pontos chamados de ritornelo para voltarmos ao comeo da msica. Ao encontrarmos o terceiro ritornelo, voltamos para o segundo conforme o exemplo.

FIGURAS MUSICAIS

Figuras musicais so valores que indicam a DURAO DO SOM. atravs delas que sabemos, se um determinado SOM (nota) ou SILNCIO (pausa) tem uma durao longa ou curta. Tambm so conhecidas como FIGURA DE VALORES. As figuras musicais podem ser FIGURAS DE NOTAS (positivas), ou FIGURAS DE PAUSAS (negativas).

FIGURAS DE NOTAS, tambm so conhecidas como valores positivos, figuras positivas ou ainda durao, so figuras que indicam a durao do SOM. O som musical representado no papel por um sinal chamado figura de nota. A figura da nota varia, de acordo com a durao do som. As partes que compem uma figura de notas so:

FIGURAS DE PAUSAS, tambm so conhecidas como valores negativos, figuras negativas ou pausas. Elas determinam a durao do SILNCIO, ausncia de som.

As pausas obedecem mesma proporo das figuras, isto , cada qual vale duas da seguinte. Cada figura positiva (de nota) tem uma figura negativa (de pausa) equivalente. O nome utilizado por ambas o mesmo, a nica diferena entre elas que, a figura de nota exige uma execuo que emita som; j a figura de pausa, exige um espao de tempo em silncio, conforme o valor de durao da figura.

Veja abaixo as principais Figuras Musicais:

Nenhuma figura tem uma durao pr-determinada, o que existe uma relao de "metade e dobro" entre uma figura e outra. Ex.: A semibreve a figura de maior durao, ela equivale a durao de 2 mnimas. A mnima equivale a durao de 2 semnimas, e assim por diante. Veja essa comparao no quadro abaixo.

O nmero de referncia (veja no quadro acima) utilizado para representar a figura musical em uma frmula de compasso. Entenderemos um pouco melhor a sua utilidade, estudando o assunto frmulas de compasso. essa frmula que ir determinar a durao exata das figuras e quantos tempos ter o compasso. Obs.: Para facilitar a leitura, podemos agrupar os colchetes das notas. Veja:

COMPASSO

uma diviso da msica em partes iguais ou variveis, e constitudo por tempos. O compasso o responsvel pela cadncia rtmica da msica. Quando escutamos uma msica, e a acompanhamos, batendo com o p no cho ou batendo palmas, ns estamos simplesmente acompanhando os tempos do compasso. Os compassos podem ser: binrios (2 tempos), ternrios (3 tempos), ou quaternrios (4 tempos). Existem ainda outros tipos de compassos com 5, 6, 7 tempos, mas no so muito utilizados na msica popular. Ex.: Imaginem que os asteriscos abaixo algo sem compasso: ************************************* Agora vejam os asterisco abaixo com compasso: |****|****|****|****|****|****|****|****| Para separar um compasso do outros, utilizamos a BARRA DE COMPASSO.

FRMULA DE COMPASSO um sinal que indica a unidade de compasso e a unidade de tempo. Em outras palavras quer dizer: quantos tempos tero o compasso, e qual figura de nota (ou pausa) equivaler a um tempo. Escrevemos a frmula de compasso geralmente no comeo da pauta. A frmula de compasso indicada atravs de dois nmeros sobrepostos, separados pela 3 linha do pentagrama. O primeiro nmero (numerador) indica a unidade de compasso. O segundo nmero (denominador) indica a unidade de tempo. Exemplo de uma frmula de compasso:

Numerador - indica quantos tempos ter o compasso. Denominador - indica qual figura equivale a 1 tempo. (ver n de referncia no quadro das figuras musicais). Analisando a frmula de compassos acima, podemos dizer que o compasso ter 4 tempos, e a figura que equivale a 1 tempo a semnima (o denominador "4" refere-se a semnima. Veja no quadro das figuras musicais). Exemplo: Segundo a frmula acima, cada compasso ter "2 tempos". A nota que equivale a "1 tempo" a semnima. Ento um compasso equivale a "2 semnimas". Veja abaixo:

Tambm podemos utilizar, figuras que equivalem a "2 semnimas", para preencher o compasso (veja o quadro comparativo das figuras musicais). Exemplo:

Aps entender os exemplos acima, voc estar apto a usar qualquer figura, que as somando, equivalem a 2 semnimas por compasso (inclusive as pausas). Veja:

NMERO REPRESENTATIVO OU SMBOLO NUMRICO DAS FIGURAS O Nmero Representativo equivale a proporo das figuras em relao a semibreve, tomada como unidade de valor das outras figuras. O Nmero Representativo ser sempre o mesmo e servir de smbolo da figura, como por exemplo, na representao do numerador e/ou denominador da frao de tempo dos compassos. Ateno: o Nmero Representativo no o tempo. Refere-se ao nmero de figuras necessrias para igualar seu valor ao de uma semibreve, tida aqui, como dito antes unidade de valor das figuras. (1 por 64 por exemplo, precisamos de 64 fusas para preenchermos o valor e uma semibreve).

COMPASSOS SIMPLES E COMPOSTOS Os compassos que vimos at agora so chamados de Compassos Simples. Nos compassos simples, cada unidade de tempo subdividida em duas metades (por exemplo, uma semnima dividida em duas colcheias). Porm, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo dividida em trs. Alguns pontos importantes que devemos considerar com relao a estes compassos so: 1. Reconhecemos os compassos compostos porque o nmero superior da frmula de compasso 6, 9 ou 12. 2. Obtemos quantidade de tempos por compasso dividindo nmero superior da frmula de

compasso por 3. Por exemplo, em um compasso 6/8 o compasso tem 2 tempos (6 dividido por 3). 3. Precisamos acrescentar um ponto de aumento s figuras que ocupam a unidade de tempo. 4. O nmero inferior da frmula de compasso indica a figura que ocupa um tero do tempo. Por exemplo, em um compasso 6/8 a colcheia ocupa um tero do tempo, uma vez que a unidade de tempo ocupada por trs colcheias ou uma semnima pontuada. A tabela abaixo resume estes pontos: Compasso Pulsao 6 8 9 8 12 8 Binria Ternria Quaternria Unidade de Tempo Unidade de Compasso

O TEMPO NA MSICA

REPRESENTAO DO COMPASSO O Compasso representado atravs de nmeros em forma de frao que aparecem no incio da msica. Exemplo:

Para podermos entender a representao do compasso precisamos lembrar os Nmeros Representativos ou Smbolos Numricos (O Tempo na Msica - Parte II). Veja abaixo os Nmeros Representativos das figuras, incluindo as com o ponto de aumento:

Lembre-se que o Nmero Representativo no o Tempo das figuras apenas a proporo delas em relao semibreve e que este nmero servir de smbolo na representao do compasso, por isso tambm recebe o nome de Smbolo Numrico.

10

FRMULA DA REPRESENTAO DO COMPASO O smbolo da representao do compasso o resultado matemtico da multiplicao do nmero de tempos do compasso com o nmero representativo da figura que ser a Unidade de tempo (*).

(*) Unidade de tempo a figura indicada na representao do compasso atravs de seu nmero representativo que valer 1 tempo. Quando indicamos na representao do compasso o nmero representativo de uma figura estamos determinando que ela valer 1 tempo, por isso a chamamos de unidade de tempo. COMPASSO SIMPLES E COMPOSTO Compasso Simples aquele em que a figura indicada a valer um tempo (unidade de tempo) for uma figura simples, ou seja, no pontuada. Todas as figuras simples so divisveis por 2 (O Tempo na Msica - Parte II) Exemplo:

Neste compasso binrio (de dois tempos) a semnima valer 1 tempo e assim proporcionalmente podemos calcular o tempo das outras figuras em relao a ela.

Compasso composto aquele em que a figura indicada a valer 1 tempo (unidade de tempo) for uma figura com um ponto de aumento. As figuras com um ponto de aumento so divisveis por 3 (O Tempo na Msica - Parte II). Exemplo:

11

Neste compasso ternrio (de trs tempos) a semnima pontuada valer 1 tempo, por isso este compasso composto. Veja abaixo o tempo das figuras em relao a semnima pontuada como a unidade de tempo.

Tempo: uma parte do compasso. Os compassos podem ter tempos diferentes: Compasso binrio: tem 2 tempos Compasso ternrio: tem 3 tempos Compasso quaternrio: tem 4 tempos Unidade de tempo: a nota que representa um tempo do compasso. As mais usadas so a mnima, a semnima e a colcheia. Exemplos: Unidade de tempo de mnima:

Unidade de tempo de semnima:

Unidade de tempo de colcheia:

12

Compasso simples: aquele em que a unidade de tempo tem um valor simples. Exemplo:

Compasso composto: aquele em que a unidade de tempo tem um valor composto. Exemplo:

Frmula do compasso: so dois nmeros que indicam a unidade de tempo e o nmero de tempos do compasso. escrita no incio da msica, logo aps a clave.

Fala-se: dois por quatro, seis por oito. O nmero inferior da frmula, tanto nos compassos simples como nos compostos, representa as seguintes notas:

No compasso simples o nmero inferior indica a unidade de tempo e o superior o nmero de tempos.

13

No compasso composto, o nmero inferior indica as notas em que se subdivide a unidade de tempo e o superior, o total dessas notas num compasso.

APLICAO NA PRATICA

Antes de comear, no esquea observar e de recordar alguns detalhes:

POSTURA A posio para tocar exatamente a mesma que se usa para digitar no computador.

Sente em uma cadeira baixa. Os ps devem ficar inteiramente apoiados no cho. Deixe os braos soltos ao lado do corpo, com as mos abertas apoiadas em suas coxas, palma da mo para baixo. O movimento bem simples. Basta bater com a palma da mo na coxa e pisar no cho, imitando os movimentos feitos em uma bateria de verdade. Bata com a mo direita na coxa direita, mo esquerda na coxa esquerda. No precisa bater forte, o importante executar o movimento. A pisada como no acelerador do carro, o calcanhar fica no cho e a ponta do p se movimenta. Somente o p direito usado.

Vamos aos exerccios


Para cada exerccio abaixo, temos quatro tempos (1, 2, 3 e 4), que serviro como referncia, e devem ser contados com cadncia, REPETIDAMENTE. E para cada tempo, devemos executar um toque na caixa*, utilizando a baqueta correspondente (D=direita ou E=esquerda). Exerccio 1
Tempos Mos 1 D 2 E 3 D 4 E

14

Exerccio 2 Tempos Mos Exerccio 3 Tempos Mos Exerccio 4 Tempos Mos

1 E

2 D

3 E

4 D

1 D

2 D

3 E

4 E

1 E

2 E

3 D

4 D

OBSERVAES: 1. Veja no quadro, a figura da bateria, com o nome de suas respectivas peas.

Pratos

Tambores e Efeitos

2. Geralmente, escrevemos a cabea da nota com um "X", quando a pea da bateria de metal, tais como pratos e aros. 3. Existem ainda, outras peas de bateria, como pratos de efeitos (Splash, chinas), agogs (cowbell), e conseqentemente cada pea tem sua respectiva representao no pentagrama. Preparao Para Batidas Abaixo temos alguns exerccios utilizando apenas dois membros. Um deles, a MO

15

DIREITA e MO ESQUERDA.

COMO EXECUTAR OS EXERCCIOS

Analisando os exerccios abaixo, note que a MO DIREITA (no chimbal fechado) est marcando todos os tempos (1, 2, 3, 4), isso em todos os exerccios. (Essa marcao deve ser precisa), ou seja, todas as notas de chimbal tm que ter o mesmo intervalo de durao (assim como os segundos do relgio). As notas que estiverem abaixo do chimbal, devero ser tocadas simultaneamente (ao mesmo tempo), podendo ser: chimbal e bumbo; ou chimbal e caixa. Como exemplo, vamos analisar o primeiro exerccio: No 1 tempo, temos: chimbal e bumbo ao mesmo tempo; e no 2, 3 e 4 tempos, temos somente o chimbal.

Leitura Rtmica
A Leitura Rtmica refere-se leitura das notas e pausas existente em uma determinada pauta ou partitura, de acordo com a sua durao. PRATICANDO 1 ESTUDO: Primeiramente, vamos praticar CANTANDO as notas em voz alta (taaaa) e marcando os tempos do compasso (1, 2, 3, 4) com PALMAS. Esse estudo chamado de solfejo rtmico. Veja a representao abaixo:

OBSERVAES: Quando aparecer as pausas, a marcao do tempo deve continuar normalmente, porm devemos respeitar a sua durao em silncio, pois como o prprio nome diz: so PAUSAS. 2 ESTUDO: Depois de assimilar e praticar o 1 estudo (solfejo rtmico) vai estudar a leitura rtmica executando as notas com as baquetas na caixa (ao invs de cant-las) usando toques alternados e contando os tempos dos compassos em voz alta. Lembre-se que as pausas so pausas, a contagem dos tempos continua normalmente.

16

LEITURA RTMICA 1 - EM SEMNIMAS

Abaixo, temos uma pauta com 20 compassos, com figuras de SEMNIMAS (pausas e notas). Pratique primeiramente uma linha por vez. Somente aps se sentir confortvel com a leitura, pratique do comeo ao fim, sem parar. Comece marcando os tempos com cadncia, em um andamento (velocidade) lento!

17

LEITURA RTMICA 2 - EM COLCHEIAS

Vamos comear a dividir os tempos do compasso, utilizando figuras com duraes diferentes. De acordo com a frmula de compasso do exerccio (4/4), a COLCHEIA preencher apenas MEIO TEMPO, ou seja, para preencher um tempo inteiro precisamos de duas delas. Veja o quadro ao lado. Vamos aos estudos: Abaixo, temos uma pauta com 20 compassos, com figuras de SEMNIMAS e COLCHEIAS.

18

LEITURA RTMICA 3 - EM SEMICOLCHEIAS S para exemplificar, imagine que UM TEMPO seja igual a UM SEGUNDO. Tendo como referencia a frmula de compasso em estudo (4/4), a SEMNIMA equivaler a um segundo; a COLCHEIA, meio segundo; e a SEMICOLCHEIA, um quarto de segundo. Veja o quadro ao lado.

Abaixo, temos uma pauta com 20 compassos, com figuras de SEMNIMAS, COLCHEIAS e SEMICOLCHEIAS.

19

COMO PRATICAR

1. Primeiramente, comece tocando somente as notas de CHIMBAL (mo direita), em um andamento LENTO, contando os tempos do compasso em (1 e 2 e 3 e 4 e). Veja a representao ao lado. 2. Ao se sentir confortvel com a conduo do chimbal, acrescente mais um membro, o BUMBO. Veja como exemplo a 1 batida, o bumbo ser executado simultaneamente com as notas de chimbal nos tempos 1 e 3.

3. Aps passar pelas duas etapas acima, toque a batida acrescentando o terceiro membro, a CAIXA. Pronto! J est tocando a batida.

BATIDAS 1 Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em semnimas. Vamos aos Exerccios:

20

Exe.1 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas.

Exe.2 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo juntos no 2 e terceiro tempo em semnimas.

Exe.3 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas.

Exe.4 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas.

Exe.5 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas.

Exerccios Rtmicos (colcheias)


COMO PRATICAR Primeiramente, comece tocando somente as notas de CHIMBAL (com p), contando os tempos do compasso (1 e 2 e 3 e 4 e), em um andamento lento. Veja:

Aps se sentir confortvel com a marcao do chimbal, acrescente as notas de CAIXA. Veja:

21

VAMOS AOS EXERCCIOS Caixa em Colcheias

22

BATIDAS 2 Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em semnimas (com pausas).

Vamos aos Exerccios:

Exe.6 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com pausa no 3 tempo.

Exe.7 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo juntos em semnimas com pausa no 2 e 4 tempo.

Exe.8 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com pausa no 2 tempo.

Exe.9 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com pausa no 2 e 4 tempo.

Exe.10 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com pausa no 4 tempo.

EXERCCIOS RTMICOS Note que o chimbal est marcando todos os tempos do compasso, pois ento o acompanhei tocando as notas de caixa com sincronismo e cadncia.

Caixa em Semicolcheias:

23

Caixa em Colcheias e Semicolcheias:

BATIDAS 3 Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS 2). Pratique os exerccios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por ltimo, acrescente o bumbo. Vamos aos exerccios:

Exe.11 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com colcheias no 3 tempo.

Exe.12 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no com 1 e 3 tempo.

24

Exe.13 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2 tempo.

Exe.14 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2 e 4 tempo.

Exe.15 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no1 e 4 tempo. BATIDAS 4

Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS (continuao)

Exe.16 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com colcheias no 3 tempo.

Exe.17 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no com 1 e 3 tempo.

Exe.18 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2 tempo.

Exe.19 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2 e 4 tempo.

Exe.20 tocando o chimbal em colcheias

25

e caixa e bumbo em colcheias no 1 e 2 BATIDAS 5

Continuando com os estudos de batidas, agora vamos enfatizar a aplicao das PAUSAS nas notas de BUMBO. Antes de comear a praticar, analise atentamente cada

Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em colcheias (com pausas). Obs.:

Vamos aos Exerccios: Exe.21 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com colcheias no 3 tempo.

Exe.22 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnima com colcheias no com 2 tempo.

Exe.23 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2 e 3 tempo.

Exe.24 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no1, 2 e 3 tempo.

Exe.25 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 2, 3 e 4

26

BATIDAS 6 Agora vamos tocar a CAIXA em CONTRATEMPO (no "e").

Descrio dos Exerccios: Batidas com o chimbal em colcheias. Notas de caixa e bumbo em colcheias (com pausas).

Vamos aos Exerccios:

Exe.26 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em semnimas com pausa de colcheias no 2 tempo.

Exe.27 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo com pausa de colcheias no 2 tempo.

Exe.28 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo com pausa de colcheias no 2 e no 3 tempo.

Exe.29 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo com pausa de colcheias no 3.

Exe.30 tocando o chimbal em colcheias e caixa e bumbo em colcheias no 1, 3 e 4 com pausa de colcheia no 4 tempo

27

Das könnte Ihnen auch gefallen