Sie sind auf Seite 1von 22

TCNICO DE LABORATRIO / QUMICA

19

INSTRUES
Para a realizao destas provas, voc recebeu este Caderno de Questes e uma Folha de Respostas. 1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: PORTUGUS Questes de 01 a 15 ADMINISTRAO PBLICA Questes de 16 a 30 INFORMTICA BSICA Questes de 31 a 45 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes de 46 a 85 Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questes deve ser imediatamente comunicada ao Fiscal de sala. Neste Caderno, voc encontra apenas um tipo de questo: objetiva de proposio simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. ATENO: Antes de fazer a marcao, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto , voc ganha 1 (um) ponto. A resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos), isto , voc no ganha o ponto da questo que errou e ainda perde, em cada resposta errada, 0,75 (setenta e cinco centsimos) dos pontos ganhos em outras questes que voc acertou. A ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero). Voc no ganha nem perde nada. 2. Folha de Respostas A Folha de Respostas pr-identificada; confira os dados registrados no cabealho e assine-o com caneta esferogrfica de tinta PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESSA FOLHA DE RESPOSTAS. A marcao da resposta deve ser feita preenchendo-se o espao correspondente com caneta esferogrfica de tinta PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim.

O tempo disponvel para a realizao das provas e o preenchimento da Folha de Respostas de 4 (quatro) horas.

PROVA DE PORTUGUS

QUESTES de 01 a 15 INSTRUO:
Para cada questo, de 01 a 15, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTES de 01 a 06
TEXTO: Costuma-se contar a histria do samba em dois momentos opostos. O primeiro, quando os sambistas eram perseguidos pela polcia que reprimia manifestaes culturais dos negros e obrigados a tocar escondidos, em vielas dos morros e fundos de quintal. No segundo momento, acontece o contrrio: o governo passa a incentivar 5 o carnaval e as msicas populares. Em 1995, com a publicao do livro O Mistrio do Samba, o antroplogo Hermano Vianna revelou que a mudana de postura com relao msica no aconteceu assim to de repente. Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos sculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. Em 1802, por exemplo, o comerciante ingls Thomas 10 Lindley escreveu que as festas dos baianos ricos eram animadas pela sedutora dana dos negros, misto de coreografia africana e fandangos espanhis e portugueses. At mesmo em Portugal, os msicos populares brasileiros eram bem recebidos. No fim do sculo 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil, o msico Caldas Barbosa, mestio filho de uma escrava, encantou a corte de 15 dona Maria I, a rainha louca, tocando lundus. Hermano Vianna revelou tambm que o samba, em sua origem, tinha muito pouco de folclrico ou nacionalista. Os estilos europeus fazem parte da raiz ancestral do samba tanto ou mais que a percusso africana. Os primeiros sambistas liam partituras, tocavam instrumentos clssicos, participavam de bandas de jazz, adoravam 20 ouvir tango e conhecer as novidades musicais nos cabars parisienses. A cara que o samba tem hoje, de smbolo da autenticidade brasileira e da resistncia da cultura negra dos morros cariocas, uma criao mais recente, que de certa forma abafou a primeira.
NARLOCH, Leandro. O samba antes do folclore. Guia politicamente incorreto da Histria do Brasil. So Paulo: Leya, 2009. p. 126-127.

Questo 01
Segundo o texto, o negro aparece como o elemento criador do samba autntico do incio do sculo XX.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 1

Questo 02
O enunciador do texto em estudo apropria-se do discurso de Hermano Vianna para contestar as suas ideias sobre as origens do samba.

Questo 03
Questes polmicas sobre o samba, em suas primeiras manifestaes no pas, no so enfatizadas no texto.

Questo 04
Em Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos sculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. (l. 7-9), negros e populares qualificam Estilos, assim como ricos e famosos qualificam sculos.

Questo 05
A expresso At mesmo em Portugal (l. 12) constitui um discurso em que h um juzo de valor preconceituoso em relao cultura brasileira.

Questo 06
Em No fim do sculo 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil (l. 13-14), a vrgula separa adjuntos adverbiais no perodo.

QUESTES de 07 a 15
TEXTO: Muitos pastos e poucos rastos. O tempo provou que Antnio Conselheiro, o anjo da destruio e da morte, sabia o que estava dizendo. Seria o fim? Era isso o que estava vendo, ali, diante dos seus olhos? Casas fechadas, terras abandonadas. Agora o verdadeiro dono de tudo 5 era o mata-pasto, que crescia desembestado entre as ruas dos cactos de palmas verdes e pendes secos, por falta de braos para a estrovenga. Onde esses braos se encontravam? Dentro do nibus, em cima dos caminhes. Descendo. Para o sul de Alagoinhas, para o sul de Feira de Santana, para o sul da cidade da Bahia, para o sul de Itabuna e Ilhus, para o sul de So Paulo Paran, para o sul de Marlia, para 10 o sul de Londrina, para o sul do Brasil. A sorte estava no sul, para onde todos iam, para onde ele estava indo. Uma vez, em Feira de Santana, ficou parado na rodoviria, durante uma manh inteira. Uma zanzao sem comeo nem fim, um entra-e-sai de formigueiro vivo. Ficou embasbacado: Se aqui no nem bem os princpios do sul, imagine como no ser o resto. 15 O sul acaba no Paraguai contou-lhe um tio da sua mulher, que finalmente apareceu no Junco, a passeio, depois de muitos anos sem que ningum soubesse se ainda estava vivo ou morto. Eu sei, porque estive l. Conheo todo esse mundo, palmo a palmo.
TORRES, Antnio. Essa terra. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 89-90.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 2

Questo 07
O texto evidencia a atrao do sul sobre o homem do serto, em sua rota de fuga.

Questo 08
O fenmeno da migrao do homem nordestino aparece no texto, apresentando-o numa trajetria de frustrao, desumanizao e sofrimento.

Questo 09
A percepo da terra apresentada na narrativa a de um ser desolado e impotente diante da realidade geogrfica.

Questo 10
O enunciado Muitos pastos e poucos rastos (l. 1) exprime uma ideia de espao rural abandonado.

Questo 11
Nos seus respectivos contextos, os termos o anjo da destruio e da morte (l. 2) e palmo a palmo (l. 18) exercem funo adjetivadora.

Questo 12
No fragmento Agora o verdadeiro dono de tudo era o mata-pasto, que crescia desembestado entre as ruas dos cactos de palmas verdes e pendes secos, por falta de braos para a estrovenga. (l. 4-6), o termo destacado introduz, no contexto, uma ideia de modo.

Questo 13
Os perodos Onde esses braos se encontravam? (l. 6-7) e Ficou embasbacado (l. 13) apresentam oraes com sujeitos indeterminados.

Questo 14
A expresso um entra-e-sai de formigueiro vivo (l. 12-13) constitui um exemplo de linguagem figurada no contexto da narrativa.

Questo 15
As expresses sem comeo nem fim (l. 12) e palmo a palmo (l. 18) denotam intensidade.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 3

PROVA DE ADMINISTRAO PBLICA

QUESTES de 16 a 30 INSTRUO:
Para cada questo, de 16 a 30, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 16
A Constituio Federal estabelece como obrigatria ao servidor pblico civil a associao sindical.

Questo 17
O servidor estvel, cujo cargo tenha sido extinto ou declarada sua desnecessidade, ficar em disponibilidade remunerada at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Questo 18
Vinculando-se ao Estado, o agente pblico deixa em segundo plano uma srie de laos que o prendiam a outras instituies. Ao pensar e emitir pensamento, ter agora presente a situao em que se encontra. Vigiar a opinio antes de emiti-la, condicionando-a e conduzindo-a paralela aos fins colimados pelo Estado. (CRETELLA JNIOR, 1983, p. 483).

Considerando-se as informaes do texto, pode-se afirmar: Cretella Jnior refora a ideia de que interesses particulares movem o agente pblico, que atuar em conformidade com os seus princpios.

Questo 19
Um servidor concursado e empossado em seu cargo, apresentou-se a sua chefia e identificou-se como estudante de um curso de graduao. Como o horrio das suas aulas coincidia com as suas horas de expediente, solicitou a seu superior um horrio especial para cumprir suas obrigaes contratuais e poder concluir o curso. Com base nessas informaes, pode-se afirmar: Quando o servidor for estudante, uma vez que seja comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, ele dever interromper seu curso superior, para no haver prejuzo do exerccio do cargo.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 4

Questo 20
Para contagem do tempo de servio do servidor, computado, para todos os efeitos, o tempo de servio pblico federal, inclusive o que foi prestado s Foras Armadas.

Questo 21
Um servidor pblico, sentindo dificuldade no desenvolvimento de seu trabalho, atuou vagarosamente no exerccio de suas funes, causando o acmulo de pessoas em filas para o atendimento. O chefe do setor chamava a sua ateno para a necessria rapidez no atendimento, mas o funcionrio, com medo de ser colocado disposio do setor de pessoal, no confessava a sua limitao no desempenho de suas atividades. Em referncia situao apresentada, pode-se afirmar: Esse servidor, ao deixar as pessoas espera de atendimento e permitir a formao de longas filas, est ferindo o Cdigo de tica do Servidor que, em seu conjunto de regras e preceitos, enquadra o servidor no apenas contra a tica ou ato de desumanidade, mas, principalmente, por grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

Questo 22
Um interessado no andamento de um processo ofereceu vantagem pecuniria ao servidor responsvel para que o seu assunto fosse tratado antes dos demais, colocando-o em primeiro lugar na fila. O servidor, mesmo com enfermidades na famlia e carente de recursos, no aceitou a proposta do interessado e denunciou a atitude do cliente subversor. Considerando-se essa situao, pode-se afirmar: O servidor agiu de acordo com o cdigo de tica, que estabelece, como dever do servidor pblico, resistir a todas as presses que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas, em decorrncia de aes morais, ilegais ou aticas.

Questo 23
Os atos do processo devem realizar-se em dias teis e em horrios especiais, com vistas a facilitar seus trmites.

Questo 24
vedado ao interessado do processo, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, pois aqueles que so necessrios para anlise e deciso da Administrao Pblica devem ser fornecidos por ocasio do incio do processo.

Questo 25
As universidades federais so entidades da administrao direta, classificadas como empresas pblicas, com o objetivo de prestar servios de ensino, pesquisa e extenso.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 5

Questo 26

A licitao um procedimento administrativo disciplinado por lei e por um ato administrativo prvio, que determina critrios objetivos de seleo da proposta de contratao mais vantajosa, com observncia do princpio da isonomia, conduzido por um rgo dotado de competncia especfica. (JUSTEN F., 2006, p. 316).

Tomando-se por base essa informao, pode-se afirmar: Os critrios objetivos de seleo da proposta sero conhecidos pelos interessados no processo licitatrio, ao entrarem em contato com a comisso de licitao.

Questo 27
O sistema de controle governamental faz-se necessrio, a fim de que se certifique de que todas as suas aes foram executadas com legitimidade, dentro das normas pertinentes a cada ato e em conformidade com o interesse coletivo.

Questo 28
Compete ao Gabinete Civil da Presidncia da Repblica, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, aplicar aos responsveis as sanes previstas em lei.

Questo 29
O estabelecimento, na UFBA, de polticas gerais e planos globais de ensino, pesquisa, criao, inovao e extenso da Universidade so de competncia do seu Conselho Universitrio.

Questo 30
Escolher, nomear e empossar Pr-Reitores e demais ocupantes dos cargos da Administrao Central da Universidade Federal da Bahia responsabilidade do Diretor das Unidades.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 6

PROVA DE INFORMTICA BSICA

QUESTES de 31 a 45 INSTRUO:
Para cada questo, de 31 a 45, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 31
USB o barramento especialmente desenvolvido para placa de vdeo, que faz a comunicao entre a placa-me e a placa de vdeo.

Questo 32
FTP o protocolo padro da internet, usado para transferir e-mail entre os usurios.

Questo 33
O dispositivo Touch Pad utilizado para conectar dispositivos mveis ao computador.

Questo 34
Uma placa de rede Wi-Fi um dispositivo de entrada e sada.

Questo 35
Se os arquivos forem colocados na lixeira do sistema operacional Windows, no podero mais ser recuperados.

Questo 36
Quando se aumenta a quantidade de pixels apresentados em uma tela, diminui-se o tamanho dos objetos da tela (cones, janelas, menus, entre outros).

Questo 37
Arquivos com extenso ZIP e RAR so normalmente arquivos com contedos compactados.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo INFORMTICA BSICA / Mdio 7

Questo 38
O boto , no MS Word, serve para iniciar uma lista com marcadores.

Questo 39
Quando se seleciona um texto no Word e se pressiona a combinao de teclas Ctrl+I, o texto selecionado alternado entre itlico e no itlico.

Questo 40
Pressionando-se as teclas Ctrl+L, obtm-se uma tela que permite, entre outras aes, localizar palavras no texto.

Questo 41
Ao se digitar uma palavra, pode-se pressionar Ctrl-Z para marc-la com uma outra cor e, aps terem sido marcadas, possivel decidir, mais facilmente, quais devem ser eliminadas ou no.

Questo 42
Uma forma de inserir um desenho em um documento Word atravs da funcionalidade Clip-art.

Questo 43
Aps se adicionar uma ou mais formas no Word, pode-se desenhar nas formas includas, mas no possvel colocar texto.

Questo 44
Ao se solicitar a impresso de um documento no Word, podem-se indicar quais as pginas que sero impressas. Informando-se 1,3,5-12 est sendo solicitada a impresso das pginas 1 e 3 e de todas as seguintes, excetuando-se as contidas entre 5 e 12, inclusive.

Questo 45
Ao enviar um e-mail no Outlook, o campo Cco representa uma lista de destinatrios que tero seus endereos ocultos dos demais.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo INFORMTICA BSICA / Mdio 8

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA

QUESTES de 46 a 85 INSTRUO:
Para cada questo, de 46 a 85, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 46
A densidade e as temperaturas de fuso e de ebulio so propriedades fsicas que caracterizam as substncias qumicas e independem da massa da amostra analisada.

Questo 47
Considerando-se as propriedades dos elementos qumicos, correto afirmar que o carter inico da ligao entre o clcio e o selnio, no CaSe(s), menor que o da ligao entre o zinco e o selnio, no ZnSe(s).

Questo 48
O maior valor da energia de ionizao do carbono, em relao aos demais elementos do grupo peridico 14, explicado pelo menor raio atmico desse elemento em relao aos demais elementos qumicos do grupo.

Questo 49
O sdio e o potssio so metais alcalinos que reagem rapidamente com a gua, liberando hidrognio, gs altamente explosivo, e, por isso, recomenda-se a estocagem desses materiais submersos em querosene, isento de gua.

Questo 50
A amnia, NH3(g), um dos produtos qumicos mais produzidos e utilizados no mundo, se dissocia quando dissolvida na gua e forma uma soluo aquosa de carter cido, de concentrao de ons H+(aq) menor que 1.10-7mol.l-1.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 9

Questo 51
O indicador cido-base azul de bromotimol azul em solues bsicas e amarelo, em solues cidas, de modo que, na presena de uma amostra de soluo aquosa de bicarbonato de sdio, NaHCO3(aq), ter colorao azul.

Questo 52
A decomposio total de 492,0g de clorato de potssio, KClO3(s), de acordo com a equao 2KClO3(s) 2KCl(s) + 3O2(g) produz 73,8l de gs oxignio, O2(g), medidos a 27oC e 1atm.

Questo 53
Substncia qumica Pentano Hexano Heptano Frmula molecular C5H12 C6H14 C7H16 Ponto de Ebulio, oC, 1atm. 36 69 98

O crescimento no valor dos pontos de ebulio dos hidrocarbonetos, apresentados na tabela, justificado pelo aumento da intensidade nas ligaes de hidrognio presentes nas interaes intermoleculares existentes nesses compostos.

Questo 54
O benzeno, C6H6(l) um hidrocarboneto aromtico, utilizado como solvente em laboratrio, e, por ser reconhecidamente carcinognico para o ser humano, deve ser utilizado com cautela.

Questo 55
Cl2(g) + 2NaOH(aq) NaClO(aq) + NaCl(aq) + H2O(l) A reao de obteno do hipoclorito de sdio, NaClO, representada pela equao qumica em destaque, de oxirreduo, e a soluo aquosa desse sal vendida, comercialmente, como gua sanitria, material utilizado no tratamento de gua e na limpeza de ambientes.

RASCUNHO

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo Tcnico de Laboratrio/Qumica / Mdio 10

Questo 56
Fe2O3(s) + 3CO(g) 2Fe(s) + 3CO2(g) Nas indstrias siderrgicas, o ferro metlico obtido nos altos-fornos, em determinadas condies, de acordo com o equilbrio heterogneo representado pela equao qumica, cuja constante de equilbrio, Kc, determinada pela expresso matemtica [Fe]2.[CO2]3 Kc = [Fe2O3].[CO]3

Questo 57
I. HNO2(aq) II. H2CO3(aq) H+(aq) + NO2 (aq) H+(aq) + HCO3 (aq) Ka = 5,0.10-4 Ka = 4,3.10-7

As constantes de equilbrio dos sistemas qumicos representados em I e II indicam que, em solues aquosas 1,0mol.l-1 dos cidos nitroso e carbnico, a concentrao de ctions e de nions maior no sistema I que no sistema II.

Questo 58
Equao da semirreao Au3+(aq) + 3eAu(s) Mn2+(aq) + 4H2O(l) MnO4 (aq) + 8H+(aq) + 5ePotencial padro de reduo, Eo (V) +1,42 +1,49

De acordo com os potenciais padro de reduo apresentados na tabela, a reao entre o ouro e o on permanganato, em meio cido, espontnea, e o Eo desse processo igual a +0,07V.

Questo 59
A converso de energia qumica em eltrica, com o uso de pilhas que utilizam eletrodos de mercrio, cdmio ou zinco, um processo sustentvel de obteno de energia, porque o consumo desses materiais diminui a extrao de matria-prima e no provoca impactos ambientais, quando descartados no ambiente.

Questo 60
O petrleo uma fonte renovvel de hidrocarbonetos, e o craqueamento cataltico de molculas desses compostos realizado sob resfriamento constante e uso de catalisadores com propriedades cidas.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 11

Questo 61

O politereftalato de etileno, PET, um polmero de condensao resistente corroso por cidos e bases, sendo utilizado como embalagem de gua e de refrigerantes.

Questo 62
O conhecimento das propriedades dos materiais, o planejamento adequado e o controle de estocagem de produtos qumicos minimizam os riscos potenciais associados utilizao e ao armazenamento das diversas substncias qumicas utilizadas em um laboratrio.

Questo 63
O perxido de hidrognio, H2O2(aq), um xido cido, estvel na presena de gua e da luz e, por isso, pode ser armazenado em frascos de vidro transparente.

Questo 64
4C3H5N3O9(l) 6N2(g) + 12CO2(g) + 10H2O + O2(g) H < zero Substncias, como a nitroglicerina, C3H5N3O9(l), devem ser armazenadas com cuidado, porque sua decomposio, representada pela equao qumica, muito rpida, exotrmica e explosiva.

Questo 65
HCl(aq) cido Clordrico 220g. l-1 d = 1,10g.cm-3 A interpretao correta dos dados apresentados indica que 25,0ml de soluo aquosa do cido clordrico contm 5,5g de HCl.

RASCUNHO

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 12

Questo 66
O cido clordrico corrosivo e desprende vapores txicos que irritam a pele, os olhos e o sistema respiratrio, sendo, portanto, recomendvel o uso de capela, culos de segurana, luvas e aventais no manuseio desse cido.

Questo 67
O armazenamento de gases inflamveis em cilindros metlicos suficiente para evitar exploses, porque a presso, no interior desses recipientes, no alterada pela temperatura.

Questo 68
I II

As sinalizaes de segurana representadas nas figuras I e II indicam, respectivamente, fontes de radiaes ionizantes, potencialmente cancergenas, e substncias corrosivas.

Questo 69

Para a preparao de 250ml uma soluo 1,0mol.l-1de cido sulfrico, a partir de uma soluo 5,0mol.l-1 , deve-se medir 50ml dessa soluo com uma pipeta volumtrica, representada em I, transferi-la para o balo volumtrico, representado em II, e, em seguida, acrescentar gua destilada suficiente at o trao de calibrao do balo, a 25C.

Questo 70
A pipeta e o balo volumtricos, depois de lavados adequadamente, podem ser secados em estufas, porque o aumento de temperatura no altera a calibrao volumtrica desses recipientes de vidro.
UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 13

Questo 71

Durante a filtrao a vcuo, representada na figura, o volume de ar no interior do kitassato, maior do que na presso atmosfrica, porque a velocidade de escoamento do lquido filtrado aumenta.

Questo 72
A destilao simples e fracionada so processos de separao de misturas homogneas, que consistem na vaporizao de lquido, seguida da condensao de vapor.

Questo 73

No processo de separao de uma mistura contendo acetona, ponto de ebulio igual a 56oC, e gua, ponto de ebulio igual a 100oC, presso de 1atm, representado na ilustrao, a primeira frao coletada de acetona.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 14

Questo 74
Em uma balana de preciso de 0,001g, a leitura de pesagem de 0,5g de uma amostra indicou o valor numrico correto de 0,5000g, com cinco algarismos significativos.

Questo 75
Se a anlise quantitativa de uma amostra de substncia pura revelou a presena de 0,450g de carbono, 0,075g de hidrognio e 0,200g de oxignio, a frmula mnima da substncia C3H6O.

Questo 76
Ag+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s) A quantidade de ons Cl-(aq) presente em um reservatrio de gua pode ser determinada titulando-se uma amostra dessa gua com Ag+(aq), de acordo com a reao representada pela equao qumica em evidncia, e, desse modo, considerando-se que, para a titulao de 50,0ml de amostra, o volume gasto foi de 25,0ml de soluo 0,3mol.l-1 de Ag+, a concentrao de cloreto presente na amostra de 0,6mol.l-1.

Questo 77
A armazenagem de solues de hidrxido de sdio em recipientes de vidro, como bales volumtricos, no aconselhvel, devido reao entre a base e o dixido de silcio do vidro, utilizado na fabricao de objetos de uso volumtricos.

RASCUNHO

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 15

Questo 78

Com base na anlise do grfico de solubilidade do nitrato de potssio e admitindo-se que a densidade da gua 1,0g.cm-3, pode-se afirmar que o resfriamento de 60oC para 25oC, de uma soluo que apresenta 80g de nitrato de potssio, KNO3, dissolvido em 100ml de gua, resulta na precipitao de, aproximadamente, metade da massa do sal que estava dissolvida.

Questo 79

Considerando-se que o bquer I contm iodeto de potssio em soluo aquosa, KI(aq), e o bquer II, a soluo aquosa de nitrato de chumbo (II), Pb(NO3)2(aq), correto afirmar que a reao entre o iodeto de potssio e o nitrato de chumbo (II), em soluo aquosa e - 2 2+ temperatura ambiente, produz o iodeto de chumbo (II) slido, insolvel em gua, se [Pb ] [I ] Kps.

RASCUNHO

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 16

Questo 80
Uma coluna cromatogrfica constituda, basicamente, por uma fase estacionria, o eluente e uma fase mvel, empacotada em um tubo, de modo que o processo de separao dos componentes de uma mistura nesse sistema independe das interaes entre esses componentes e a fase estacionria ou mvel.

Questo 81
A cromatografia pode ser utilizada para a identificao de compostos, por comparao com padres existentes, e na purificao de substncias.

Questo 82
O princpio das tcnicas eletroanalticas se fundamenta nos processos de oxirreduo espontnea, que ocorrem na eletrlise, sistema reacional em que o agente oxidante ganha eltrons do agente redutor.

Questo 83
A calcinao de uma amostra com 40g de mrmore resultou em 20g de xido de clcio, CaO(s), o que permite concluir que o mrmore analisado apresenta 80% de carbonato de clcio, CaCO3(s).

Questo 84
A soluo aquosa de cianeto de sdio, NaCN(aq), tem pH > 7 porque o on cianeto se hidrolisa de acordo com a reao representada por CN-(aq) + H2O(l) HCN(aq) + OH-(aq).

Questo 85
A filtrao simples consiste na utilizao de um funil de Bchner e um kitassato, com sada lateral, acoplada a uma bomba de vcuo.

RASCUNHO

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 17

REFERNCIAS Questo 18 CRETELLA JNIOR, Jos. Direito administrativo brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 1983. Questo 26 JUSTEN FILHO, Maral. Curso de direito administrativo. So Paulo: Saraiva, 2006.

Fontes das ilustraes Questo 61 PERUZZO, F. M.;TITO; CANTO, E. L. do. Qumica: na abordagem do cotidiano. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2007. p. 690. Questo 68 ______. ______. p. 153 e 541. Questo 69 ______. ______. p. 300. Questo 71 ______. ______. p. 31. Questo 73 NBREGA, O. S.; SILVA, E. R. da; SILVA, R. H. da. Qumica. So Paulo: tica, 2008. p. 88. Questo 78 ______. ______. p. 306. Questo 79 PERUZZO, F. M.;TITO; CANTO, E. L. do. Op. cit. p. 42.

UFBA 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo TCNICO DE LABORATRIO/QUMICA / Mdio 18

Das könnte Ihnen auch gefallen