Sie sind auf Seite 1von 7

Elementos Radioativos

Rdio - Metal de smbolo Ra, nmero atmico 88, massa atmica 226,05, descoberto em 1898 por P. e M.Curie, dotado de intensa radioatividade. O rdio um metal alcalino terroso, que funde a 700 C. Muito raro na natureza, extrado da pechblenda. Desintegra-se com uma vida mdia de 1620 anos, produzindo uma emanao gasosa de hlio e de radnio. Esse ltimo, tambm radioativo, transmuta-se no polnio que, por uma srie de novas desintegraes, conduz finalmente ao chumbo 206. As radiaes alfa, beta e gama emitidas pelo rdio so dotadas de grande poder bactericida e sua ao fisiolgica acarreta a destruio dos tecidos e a suspenso da mitose, donde diversas aplicaes teraputicas (curieterapia). Trio - Metal raro de smbolo Th, nmero atmico 90, massa atmica 232,038,branco, cristalino, de densidade 12,1, e que funde a 1700C, aproximadamente, extrado da torita. Urnio - Metal de smbolo U, nmero atmico 92, massa atmica 238,07, e densidade de 18,7, extrado do xido de urnio. ltimo elemento natural da classificao peridica, o urnio foi isolado em 1841 por Pligot. Trata-se de um slido cinza-ferro, que funde a 1800C e se oxida facilmente. O xido uranoso, ou urano, UO2, um slido negro, de propriedades bsicas, a que correspondem os sais uranosos, verdes. O anidrido urnico, UO3, alaranjado, anftero e produz, em reao comos cidos, sais de uranila (pois contm o radical UO2). Tais sais so amarelos e dotados de fluorescncia verde. O UO3 d tambm, ao reagir com as bases, os uronatos, como o Na2UO4; este, incorporado ao vidro, resulta no vidro de urnio, que se torna fosforescente sob a ao de raios ultravioletas. O minrio de urnio mais importante a pechblenda, ou uraninita, U3O8. Existem, todavia, muitos outros, que vm sendo ativamente extrados. Foi no urnio que Henri Becquerel descobriu a radioatividade. O produto natural uma mistura de trs istopos, entre os quais o U238, mais abundante, gerador da famlia do rdio, e o U235, gerador da famlia do actnio. Sob a ao de nutrons, o urnio 238 pode transformar-se em plutnio, e o urnio 235 pode sofrer fisso nuclear. Em virtude da baixa concentrao do urnio em seus diversos minrios (em geral menos de 1%), os tratamentos metalrgicos compreendem inicialmente uma concentrao fsica e, depois, uma concentrao qumica dos sais de urnio. Aps a purificao do concentrado, o metal elaborado, a partir do tetrafluoreto, por reduo metalotrmica pelo magnsio ou pelo clcio. afinado por refuso vcuo antes de enformado e tratado termicamente. O urnio utilizado sobretudo como combustvel nos reatores nucleares (barras, tubos, anis); seja em estado puro, seja em liga como o molibdnio, ou ainda em compostos refratrios (xido, carboneto). Pode tambm ser enriquecido num istopo fssil, principalmente pelo processo seletivo da difuso gasosa do hexafluoreto atravs de paredes porosas, ou pelo processo de ultracentrifugao. Polnio - Metal de smbolo Po, radioativo, de nmero atmico 84, massa atmica 210, que acompanha geralmente o rdio.

Os Perigos da Radiao
A radiao danifica os tecidos vivos, de modo que as pessoas que trabalham com material radioativo devem se proteger. Os raios alfa e beta so absorvidos mais facilmente, mas os raios gama so muito mais penetrantes. Os elementos de ncleo atmico alto absorvem melhor os raios gama, em comparao com os de baixo nmero atmico. A radiao em excesso pode causar cncer, a multiplicao acelerada e desenfreada de clulas de certas regies do corpo. Os efeitos biolgicos da radiao so diversos, entre eles o desenvolvimento de tumores, leucemia, queda de cabelo, reduo

na espectativa de vida, induo mutaes genticas, malformaes fetais, leses de pele, olhos, glndulas e rgos do sistema reprodutivo.

Tipos de Radiao
Existem trs tipos de radiao: alfa, beta e gama. Becquerel, Ernest Rutherford, da Nova Zelndia, e Marie e Pierre Curie, da Frana, foram os responsveis pela sua identificao. Quando submetemos as emisses radioativas naturais, por exemplo do polnio ou do rdio, um campo eltrico ou magntico, notamos a sua subdiviso em trs tipos bem distintos. Veja a figura abaixo:

A emisso que sofre pequeno desvio para o lado da placa negativa foi denominada emisso alfa. A que sofre desvio maior para o lado da placa positiva foi denominada emisso beta A que no sofre desvio foi chamada de emisso gama Radiao Alfa Os raios Alfa tem uma carga eltrica positiva. Consistem em dois prtons e dois nutrons, e so idnticos aos ncleos dos tomos de hlio. Os raios alfa so emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam atravs da matria. Uma ou duas folhas de papel podem deter os raios alfa. Quando um ncleo emite uma partcula alfa, perde dois prtons e dois nutrons. Por exemplo, a radiao alfa ocorre no U238um istopo do urnio que tem 92 prtons e 146 nutrons. Aps a perda de uma partcula alfa, o ncleo tem 90 prtons e 144 nutrons. O tomo com nmero atmico 90 no mais o urnio, mas o trio. o istopo formado o 12Th234

1- As partculas alfa so ncleos de hlio. Consistem em dois prtons e dois nutrons que se comportam como uma partcula nica. 2- O ncleo do rdio, no qual prtons e nutrons se unem para formar uma partcula alfa. 3- A partcula alfa emitida pelo ncleo. Radiao Beta Alguns ncleos radioativos emitem eltrons comuns, que tem a carga eltrica negativa. H os que emitem psitrons, que so eltrons positivamente carregados. As partculas beta se propagam com

velocidade quase igual da luz. Alguns podem penetrar mais de 1 cm de madeira. Quando um ncleo emite uma partcula beta, tambm emite um neutrino. Um neutrino no tem carga eltrica e quase no tem massa. Na radiao de partculas beta negativas, um nutron no ncleo transforma-se em um prton, um eltron negativo e um neutrino. O eltron e o neutrino so emitidos no instante em que se formam, e o prton permanece no ncleo. Isto significa que o ncleo passa a conter mais um prton e menos um nutron. Por exemplo, um istopo de carbono, o 6C14, emite eltrons negativos. O C14, tem oito nutrons e seis prtons. Quando se desintegra, um nutron se transforma em um prton, um eltron e um neutrino. Aps a emisso do eltron e do neutrino, o ncleo contm sete prtons e sete nutrons. Seu nmero de massa permanece o mesmo, mas seu nmero atmico aumenta de um. O elemento com nmero atmico sete o nitrognio. Assim, o 6C14 transforma-se no 7N14 aps a emisso de uma partcula beta negativa. Quando o ncleo emite um psitron, um prton do ncleo transforma-se em um nutron, um psitron e um neutrino. O psitron e o neutrino so emitidos no mesmo instante da sua formao, e o nutron permanece no ncleo. Um istopo de carbono, o 6C11, emite psitrons. O C11 tem seis prtons e cinco nutrons. Quando emite um psitron, um prton se transforma em um nutron, um psitron e um neutrino. Aps a emisso do psitron e do neutrino, o ncleo contm cinco prtons e seis nutrons. O nmero de massa permanece o mesmo, mas o nmero atmico cai de um. O elemento de nmero atmico cinco o boro. Assim, o 6C11 transforma-se no 5B11 aps a emisso de um psitron e de um neutrino.

1- As partculas beta so eltrons em alta velocidade emitidos por certos tomos radioativos. 2- Os eltrons negativos formam-se pela desintegrao de um nutron. Os eltrons positivos formamse pela desintegrao de um prton. 3- A partcula beta arremessada no instante em que se forma. Um neutrino, uma partcula quase sem peso, tambm emitido. Radiao Gama Os raios gama no tem carga eltrica. So semelhantes ao raio x, mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto. Esses raios so ftons (partculas de radiao eletromagntica) e se propagam com a velocidade da luz. So muito mais penetrantes do que as partculas alfa e beta. A radiao gama pode ocorrer de diversas maneiras. Em um processo, a partcula alfa ou beta emitida por um ncleo no transporta toda a energia disponvel. Depois da emisso, o ncleo tem mais energia do que em seu estado mais estvel. Ele se livra do excesso emitindo raios gama. Nenhuma transmutao se verifica pelos raios gama.

1- Os raios gama so partculas, ou ftons, de energia eletromagntica. 2- Ncleo do radio.

3- Os raios gama so liberados quando um ncleo, aps uma desintegrao radioativa, fica num estado de alta energia.

Istopos
As bombas atmicas, cujo princpio se baseia nas gigantescas quantidades de energia desprendidas durante as reaes de fisso nuclear, utilizam como matria-prima o istopo 235 do urnio. Istopos so tomos de um mesmo elemento que diferem entre si quanto ao nmero de massa (quantidade de prtons e nutrons no ncleo), motivo pelo qual apresentam propriedades fsicas diferentes, mas comportamentos qumicos semelhantes. Consideraes gerais. De acordo com a teoria atmica proposta por John Dalton, no sculo XIX, e desenvolvida, ao longo do sculo XX, com o auxlio da mecnica quntica, os tomos possuem duas regies com propriedades bem diferenciadas. A primeira delas formada de um ncleo pequeno se comparado ao volume atmico, com elevada densidade eletrnica e constituda de partculas denominadas prtons (carregadas positivamente) e nutrons (eletricamente neutros). A constituio do ncleo atmico confere a um elemento suas propriedades fsicas especficas. O ncleo envolvido por eltrons, partculas elementares de carga negativa, distribudos em orbitais com nveis energticos distintos. A configurao eletrnica confere ao elemento suas propriedades qumicas particulares. Um elemento primeiramente identificado pelo nmero de prtons existentes em seu ncleo (nmero atmico), mas nem todos os tomos de um mesmo elemento apresentam o mesmo nmero de nutrons. Essa variao , precisamente, o que distingue os istopos. Histria. A primeira evidncia de que duas substncias com as mesmas propriedades qumicas no apresentam, obrigatoriamente, caractersticas fsicas idnticas resultaram do estudo da radioatividade dos elementos pesados. Em 1906 e 1907, vrios pesquisadores mostraram que a mistura de inio e trio no podia ser separada por nenhum processo qumico. Pelo critrio da indistinguibilidade qumica, comprovou-se que a mistura era na verdade composta de duas espcies radioativas do mesmo elemento: trio 230 (inio) e trio 232. O termo istopo foi criado em 1913 pelo qumico ingls Frederick Soddy para designar as diferentes

espcies do mesmo elemento. Pouco tempo depois, surgiram indicaes de que a isotopia poderia existir tambm no grupo dos elementos estveis. Em 1919, Francis Aston provou que o nenio consistia, principalmente, de duas espcies atmicas. Seguiu-se a descoberta de que o cloro tinha dois istopos, e logo ficou claro que a maioria dos elementos consiste de uma mistura de istopos. A inveno das pilhas atmicas para reaes nucleares e dos aceleradores de partculas abriu a possibilidade de obter istopos de quase todos os elementos qumicos conhecidos. Na maioria dos casos, esses istopos so artificiais e se desintegram espontaneamente, por processos radioativos, para dar origem a istopos estveis do mesmo elemento. Abundncia isotpica. Na natureza, quase todos os elementos qumicos presentes em substncias minerais e na atmosfera so compostos de vrios istopos. O hidrognio, por exemplo, o tomo mais simples do ponto de vista estrutural, apresenta-se com trs istopos distintos: o hidrognio propriamente dito, de massa 1 uma (unidade de massa atmica), com abundncia superior a 99%; o deutrio, com 2 uma, constituinte da gua pesada, empregada na refrigerao de reatores nucleares; e o trtio, com 3 uma, instvel e radioativo. Entre os halognios, o bromo uma combinao praticamente eqitativa de seus istopos 79 e 81, enquanto o flor apresenta uma nica variedade isotpica. Os istopos de urnio desempenham um papel fundamental em todos os processos nucleares e radioativos. De modo geral, para cada elemento, a proporo de istopos fixa, independentemente de seu estado fsico. Aplicaes. Os istopos tm inmeras aplicaes na medicina, na indstria e na pesquisa cientfica. O istopos radioativos so comprovadamente eficazes como traadores em alguns mtodos de diagnsticos. Por serem quimicamente idnticos aos istopos estveis, tomam seu lugar nos processos fisiolgicos e podem ser detectados com equipamentos como o espectrmetro de raios gama. O iodo 131 se emprega para avaliar, por exemplo, a atividade da glndula tireide, onde o istopo se acumula. Usa-se o fsforo 32 para identificar tumores malignos, porque as clulas cancerosas tendem a acumular fosfatos em quantidade maior do que as clulas normais. Istopos radioativos como o cobalto 60 e o csio 137 so usados no tratamento do cncer, para minimizar os prejuzos causados a clulas vizinhas aos tumores. Entre as aplicaes industriais dos radioistopos, a mais importante a gerao de energia a partir da fisso nuclear do urnio, nos reatores nucleares. Os istopos radioativos tambm podem ser usados para medir a espessura de lminas plsticas e metlicas e para induzir mutaes genticas em plantas, com a finalidade de obter espcies vegetais mais resistentes. A pesquisa geolgica e arqueolgica fez sensveis progressos com a utilizao de tcnicas de datao radiomtrica, principalmente com o carbono 14, que ajudou a reconstituir a seqncia de eventos pr-histricos e histricos e a determinar a idade de fsseis e restos arqueolgicos. ISTOPOS RADIOATIVOS Os istopos radioativos, ou seja, aqueles que emitem algum tipo de radiao so tambm ferramentas essenciais na agricultura moderna. No Cena, estudo semelhante ao que feito com o istopo estvel do Nitrognio (N-15), realizado com os elementos no-estveis Fsforo-32, Enxofre-35, Clcio-45, Zinco-65, Mangans-54 e Ferro-59, para entender a absoro destes nutrientes nas culturas. As pesquisas permitem saber, por exemplo, entre as vrias fontes de um determinado nutriente, aquelas que so mais eficientes no aumento da produtividade da planta. Alm disso, pode-se medir o grau de absoro do adubo via folhagem. Para Takashi Muraoka, professor e pesquisador do Cena, os benefcios da pesquisa so, por um lado, a economia em fertilizantes agrcolas e, por outro, a preservao do meio ambiente. Se a planta no aproveita todo o insumo, h desperdcio e um prejuzo econmico. E como adubo um insumo caro, no pode haver perda. O estudo tem tambm o objetivo de evitar a poluio, pois se uma cultura absorve apenas 30% de um determinado fertilizante, o que for colocado a mais corre o risco de atingir o lenol fretico, explica. Recentemente, o Laboratrio de Fertilidade do Solo do Cena est participando, juntamente com a Cnen (Comisso Nacional de Energia Nuclear) e a AIEA (Agncia Internacional de Energia Atmica), de um projeto

para pesquisar o melhor manejo de fertilizantes no Cerrado brasileiro, com o uso de tcnicas nucleares. Participam do projeto, alm do Brasil, Venezuela, Mxico, Cuba, frica do Sul, Benin, Burkina Faso, Alemanha, EUA e Austrlia, estes trs ltimos como colaboradores. Todos esses pases possuem terras com caractersticas semelhantes ao Cerrado brasileiro, como a acidez e a deficincia de Nitrognio e Fsforo, diz Muraoka. No Cena, os radioistopos tambm so usados no estudo da nutrio animal. A finalidade compreender a cintica de alguns minerais, entre os quais esto o Fsforo e o Clcio radioativos, no organismo animal. Como no Brasil h deficincia de alguns minerais, temos que estudar melhor o seu aproveitamento pelos animais, pois o custo de suplementao alto. Para isso, injetamos radioistopos no animal e estudamos a absoro e excreo, ou seja, o metabolismo do mineral. No caso da Europa, em alguns pases, ocorre poluio nos solos devido ao excesso de minerais excretados nas fezes; assim, importante medir esta excreo, para controlar o desperdcio e tambm para evitar poluio, afirma Dorinha Miriam Vitti, pesquisadora do laboratrio de nutrio animal. Outra linha de pesquisa do mesmo laboratrio usa tcnicas in vitro com radioistopos, para medir o crescimento dos microorganismos no rmen do animal. Com essa tcnica podem ser testados, por exemplo, vrios tipos de capim. O objetivo avaliar quais as melhores fontes de alimento. Tambm em andamento, as pesquisas de absoro de metais pesados do Cena pretendem responder se existe algum risco de contaminao destes metais no homem. Isso porque, como os fertilizantes so rochas (minerais) que so trituradas e misturadas s plantas, sempre h o risco de conter pequenas quantidades de metais pesados (cdmio, chumbo, nquel ou crmio). Esses metais so micronutrientes que aumentam a produo agrcola. Mas a margem entre o grau de deficincia registrado pelo solo e a toxicidade muito estreita. Ser que esses metais pesados vo nos causar algum problema? Temos que produzir e, ao mesmo tempo, preocuparmo-nos com a sade humana e com o meio ambiente. Ento, lanamos mo de tcnicas nucleares para responder a essas questes, diz Cassio Hamilton Abreu Junior, responsvel pela pesquisa desses metais no Cena.

O que so radiaes?
No final do sculo XIX, um minrio de urnio foi esquecido em cima de um filme fotogrfico. Dias depois, o filme foi verificado e visualizaram uma marca derivada de "alguma coisa" que saia do minrio de urnio. Na poca, denominaram "essas coisas" de raios ou radiaes. O fenmeno de liberao de radiaes foi denominado de radioatividade e os elementos qumicos que apresentavam esta propriedade foram chamados de elementos radioativos. Atualmente, definem-se radiaes, como sendo: ondas eletromagnticas ou partculas que se propagam com alta velocidade e energia, e que, quando interagem com a matria, podem produzir variados efeitos sobre ela. De onde surgem as radiaes? Geralmente, elas podem ser geradas por fontes naturais (ex.: tomos instveis em decaimento) ou por dispositivos desenvolvidos pelo homem (rdio AM, FM e forno de micro-ondas). Radiao alfa () Radiao beta () Radiao gama() Tempo de meia-vida Luz, micro-ondas, ondas de rdio AM e FM, laser, raios X e raios gama so as formas de radiao

eletromagnticas mais conhecidas. J feixes de eltrons, feixes de prtons, partculas beta, partculas alfa e feixes de nutrons so exemplos de radiao de partculas, ou seja, so radiaes com massa, que podem originar de tomos de elementos qumicos. Todos os elementos qumicos naturais apresentam istopos radioativos, que podem ser, tambm, naturais ou artificiais (criados pelo homem). Neste momento, importante que retomemos o termo istopo. Istopos so tomos de um mesmo elemento qumico, ou seja, possuem o mesmo nmero atmico (mesmo nmero de prtons). No entanto, possuem massas atmicas (soma da quantidade de prtons e nutrons existentes no ncleo atmico) diferentes. Ex.: 1H1, 2H1, 3H1 1H1 - significa, que o tomo possui 1 prton e nmero de massa igual a 1. 2H1 - significa, que o tomo possui 1 prton e 1 nutron, logo, nmero de massa igual a 2. 3H1 - significa, que o tomo possui 1 prton e 2 nutrons, logo, nmero de massa igual a 3.

Das könnte Ihnen auch gefallen