Sie sind auf Seite 1von 2

Assine 0800 703 3000 SAC

BLOG GRTIS

Bate-papo E-mail Notcias Esporte

Entretenimento Mulher Shopping


ESCOLHA UM CONTEDO BUSCAR NO XPG...

BUSCAR
IR

HOSPEDAGEM HTML GRTIS

O sistema sanguneo ABO e o fator Rh

Breve introduo a imunologia A caracterstica fundamental de todo sistema imunolgico a sua capacidade de distinguir e eliminar partes de um corpo estranho, como bactrias, vrus, e at mesmo clulas cancergenas. Quando nos ferimos com uma pequena lasca de madeira, por exemplo, o nosso sistema imunolgico ativa as clulas brancas fagocitrias conhecidas como macrfagos. Estas clulas engolfam e destrem os possveis micrbios invasores, produzindo protenas que ativam outras partes do sistema imunolgico, alm de alertar outros fagcitos. Esta a chamada imunidade natural, presente em todos os animais. O complemento, outro componente do sistema imunolgico, formado por mais de 30 protenas no sangue, que atuam em cascata, identificando e destruindo os invasores. Outro componente do sistema imunolgico, presente apenas nos vertebrados, a chamada imunidade adquirida, formada por clulas brancas especializadas, os linfcitos B e T, que tornam-se ativos e se multiplicam ao encontrarem molculas especficas de organismos estranhos chamadas antgenos. Cada um dos 100 bilhes de linfcitos B, secreta um anticorpo (protena de defesa) que se liga a um antgeno especfico, ajudando a elimin-lo. J os linfcitos T podem reconhecer e eliminar clulas que carregam molculas indesejveis na sua superfcie, por exemplo, bem como ajudar os linfcitos B a produzir anticorpos. A principal caracterstica da imunidade adquirida, a memria imunolgica, surge de mecanismos baseados em DNA que permitem aos linfcitos do corpo reconhecer uma grande diversidade de antgenos. Essencialmente, cada encontro com um organismo invasor estampa uma "fotocpia" gentica dentro das clulas B e T. Numa segunda vez que estas clulas se encontrarem com o mesmo invasor, elas usam a "fotocpia" gentica, o que permite um reconhecimento mais rpido e mais eficiente do organismo invasor.

A reao antgeno-anticorpo. Os stios escuros dos antgenos so os determinantes da especificidade antignica. Os stos na molcula do anticorpo so estruturalmente complementares aos stos determinantes do antgeno. O anticorpo divalente porm o antgeno pode ser multivalente (Lehninger, Bioqumica.)

O Sistema ABO
No caso dos grupos sanguneos humanos ABO sabemos que as hemcias possuem dois tipos de antgenos, chamados de aglutinognios, A e B; e o plasma pode conter dois anticorpos (aglutininas), anti-A e anti-B. Ento existem quatro grupos

www.biologiaviva.xpg.com.br/aborh.htm

1/2

dois anticorpos (aglutininas), anti-A e anti-B. Ento existem quatro grupos sanguneos para este sistema: A, B, AB e O. Os indivduos A possuem os antgenos A e os anticorpos Anti-B. Os indivduos B possuem os antgenos B e os anticorpos Anti-A. Os indivduos AB possuem ambos os antgenos, A e B; e nenhum anticorpo. Os indivduos O, no possuem nenhuma antgeno e possuem os dois anticorpos, anti-A e Anti-B. Ento: Os indivduos A, cujas hemcias apresentam antgenos (aglutinognios) A, apresentam anticorpos (aglutininas) anti-B em seu plasma. Esses indivduos, quando da doao, s podero receber sangue do tipo A. Se o sangue doado for do tipo B, ou AB isso vai provocar uma reao imunolgica, no indivduo A e seus anticorpos anti-B, vo tentar neutralizar as hemcias B do doador, provocando aglutinao das mesmas e podendo levar a morte do indivduo. Os indivduos B, tem anticorpos anti-A em seu soro. Eles s podero receber sangue do mesmo tipo, no caso, B: pois se receberem sangue do tipo A ou AB, seus anticorpos anti-A, provocaro uma reao imune, podendo levar a morte. Os indivduos AB, possuem os antgenos A e B, mas no possuem nenhum anticorpo. Tais indivduos podem receber qualquer tipo sangneo, porm no podem doar nem para os indivduos A e nem para os indivduos B, j que qualquer um de seus antgenos provocaria reaes dos anticorpos destes indivduos. Os indivduos O, como no possuem nenhum antgeno podero doar sangue para qualquer indivduo (A, B ou AB). Isto quer dizer que quando qualquer indivduo recebe sangue do tipo O, ele no vai "constatar" a presena de protenas estranhas (j que O no tem antgeno) e, portanto, no vai produzir anticorpos e nem reao imune. isso que faz os indivduos O doadores de sangue universais. Por outro lado como tais indivduoas possuem os anticorpos anti-A e anti-B, eles no podero receber sangue de ningum a no ser de indivduos O, ou seja, do seu prprio tipo. O sistema ABO apresenta herana que determinada por uma srie de trs alelos mltiplos: IA, IB, i indivduos do tipo A apresentam gentipo IAIA ou IAi indivduos do tipo B apresentam gentipo IBIB ou IBi indivduos do tipo AB apresentam gentipo IAIB indivduos do tipo O apresentam gentipo ii

O Fator Rh
Quanto ao Rh este um fator que foi primeiramente descoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetado em coelhos, provocava a formao de anticorpos antiRh, aglutinando o sangue destes. Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem de humanos (mais ou menos em 85% dos brancos) havia a presena destes antgenos, nas hemcias. Denominou-se tais indivduos de Rh+; os demais, que no apresentavam estes antgenos nas suas hemcias foram denominados de Rh-. Sabemos que o fator Rh um carter mendeliano dominante. Assim, indivduos Rh+ tem gentipo RR (homozigoto) ou Rr (heterozigoto dominante); e indivduos Rhtem gentipo rr (recessivo). Se um indivduo Rh- recebe sangue de um indivduo Rh+, ele produz anticorpos anti-Rh e no mostra, de incio, reao mais sria. Em posteriores transfuses, porm, as reaes podero ser mais srias a ponto de levar a morte. Um fenmeno importante relacionado ao fator Rh a chamada eritrosblastose fetal. Assim podemos ter a seguinte situao: Uma mulher Rh- (rr) casa-se com um homem Rh+ (RR, por exemplo). O seu primeiro filho vai ser Rh+ (Rr), j que se trata de herana mendeliana dominante. Durante a gravidez deste primeiro filho, pode ocorrer que, dada a transfuso de sangue do feto para a me, feita de maneira natural atravs da placenta, esta se torne imunizada pelo sangue do feto Rh+. Assim o sangue da me formar anticorpos (aglutininas) anti-Rh em seu sangue, sem maiores consequncias para ela. Todavia durante uma segunda gravidez, o sangue da me, que j possui os anticorpos (as aglutininas anti-Rh), podero passar atravs da placenta para o sangue do feto Rh+, podendo provocar a hemlise das hemcias do feto, levando-o a morte.

www.biologiaviva.xpg.com.br/aborh.htm

2/2

Das könnte Ihnen auch gefallen