Sie sind auf Seite 1von 134

Igrejas Multiplicando Igrejas

Hstorias para plantar as igrejas simples

International Mission Board Churches Multiplying Churches Igrejas Multiplicando Igrejas V ao mundo alcanar os povos na colheita do Brasil Interativo Hstorias para plantar as igrejas simples: verso em portugus

Phillip L. Kesler e Nolen Pridemore Editor Pablo Neves Agosto de 2006 pkesler@pobox.com

Sumrio
Pgina
Orientao geral Ensin-los a obedecer - esboo Conjunto de evangelismo Como ter uma vida vitoriosa (9 histrias) Aprender a contar sua histria andando com Jesus (11 histrias) As primeiras lies para a igreja nova (22 hstorias) Voltar a sumrio 4 5 7 33 64

Orientao geral
As histrias neste manual so colocadas numa sequncia especial. As primeiras histrias tm o propsito de evangelizar. As seguintes ensinam os novos convertidos como compartilhar seus testemunhos de maneira simples e sem demora para estimular o evangelismo dentro de grupo alvo. As histrias feitas para a igreja simples ensinam o grupo as lies bsicas da vida crist. essencial que as igrejas simples e seus membros comecem a se arpoximar mais e mais da imagem de Cristo Jesus, e as lies nesta parte foram escolhidas para ajudar os novos discpulos a entender melhor o estilo de vida crist. Se possvel seria melhor ter algum que consiga contar as histrias dentro do grupo. Quando isto no for possvel, usar os CDs que acompanham este manual. No contexto do grupo, o facilitador deve liderar o louvor, orao, etc, e no momento de reflexo bblica, usar o CD para que todos possam ouvir a histria, duas vezes se necessrio, e desligar. Depois, conversar sobre a histria. Pode-se fazer perguntas. Sempre podem-se fazer dois tipos de perguntas: O que aconteceu na histria? (para verificar se todos entenderam bem) O que voc acha que Deus est dizendo hoje? (Para ver como o grupo ou cada pessoa deve responder a Deus) No tem nada errado em repetir uma lio, especialmente as lies da segunda parte, quando os irmos esto aprendendo como testemunhar. Sempre encorajar todos para ensinar as lies aos outros que eles encontram. As histrias neste manual so escritas para ler em voz alta e em suas prprias palavras, sendo fiel ao texto bblico. Mesmo sendo com pessoas que no consigam ler ou escrever, sempre voc deve levar sua Bblia e deix-la aberta enquanto voc conta a histria ou tocar o CD num aparelho de som. Voc vai perceber que as instrues para usar o CD esto em negrito, ento no precisa ler isso.

Voltar a sumrio

Ensin-los a obedecer o esboo


Selecionar qualquer passagem bblica. Pedir que o grupo leia o trecho vrias vezes se for necessrio. Se o grupo for analfabeto, precisa-se ler (ou ouvir) o trecho oralmente vrias vezes at todos entenderem bem o contedo do trecho. Orar com o grupo. Pea que o Esprito Santo seja o professor e sabedoria para conhecer a verdade que Deus apresenta no trecho (Joo14:26; Tiago 1:5). Usar as perguntas seguidas, deixando todos uma oportunidade para responder.

O que o trecho disse? A pergunta ajuda os membros do grupo repetirem o que eles entenderam que o trecho disse usando suas prprias palavras. As respostas devem focar sobre o que foi dito, no na interpretao.

O que significa o trecho? O nfase para deixar que o Espirito Santo revele a importncia do trecho aos membros do grupo. importante que o lder do grupo no domine a conversa. Cada membro do estudo deveria ter uma oportunidade para compartilhar o que ele ou ela acha que o Espirito Santo est dizendo a ele ou ela sobre o trecho. Cada participante deve falar at que cada um tenha tido chance de compartilhar. Neste ponto, o lder do grupo deveria perguntar aos participantes se algum saberia outros versculos nas Escrituras que destacam o mesmo tema e que podem explicar melhor o texto sendo estudado. O que eu faria? O alvo para ajudar o grupo a comear a pensar sobre como as verdades do estudo podem ser aplicadas em suas vidas cotidianas de forma prtica. Pea que os participantes respondam s sete perguntas seguidas uma pergunta de vez com respeito ao trecho bblico: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. H um louvor para ofercer a Deus? H uma orao para orar? H uma promessa para revindicar? H um mandamento para obedecer? H um pecado para evitar? H um exemplo para seguir? H sabedoria para obter?

Nem todos os trechos levero um SIM como resposta. De fato, a maioria dos trechos contm uma ou duas aes para realizar. Se fizer a primeira pergunta H um louvor para ofereer a Deus? e a resposta NO, ento continua com a prxima pergunta. Cada vez que a resposta pergunta for SIM, ento faa ao grupo mais duas perguntas: i. ii. O que (o louvor para ofereer, a orao para orar, etc) ? Qual ao especfica voc pretende fazer para obedecer esta semana?

O facilitador do grupo responsvel por dar a cada crente uma oportunidade para expressar claramente como ele obececer as Escrituras durante a semana (prxima). Cada pessoa poderia ter uma resposta diferente conforme a maneira que o Espirito Santo est agindo nelas. Cada resposta deveria ser recebida como um compromisso que aquele indivduo guardar diante de todo grupo. O grupo continuar respondendo as perguntas e destacando como obedecer at terminar a lista, e usar as duas perguntas para cada pergunta que receba uma resposta afirmativa.

Voltar a sumrio

Conjunto de evangelsmo Como ter uma vida vitoriosa (9 histrias)


TTULO 1A. A Criao e a Queda do Homem 2A. Deus Prova a F de Abrao 3A. Deus entrega a sua Santa Lei - Os Dez Mandamentos IDIAS PRINCIPAIS O amor de Deus pelo homem. O Pecado traz separao de Deus. Pecado seguir nosso prprio caminho. Seguir a Deus requer total confiana nele. Deus abenoa os que so fiis Deus santo e misericordioso. Deus quer um povo santo. A lei mostra os nossos erros. O homem no consegue seguir a lei perfeitamente. Ilustrao: Jesus tira o nosso pecado. Profecias e anjos falam quem Jesus. Deus fiel s suas promessas. O plano de salvao em Jesus existe desde o incio. Para ser salvo, preciso nascer de novo. Famlia, riqueza, posio social e religio no salvam. necessrio nascer fisicamente e espiritualmente. Ao nascermos de novo, o Esprito Santo entra em ns, sendo percebido por ns e pelos outros. Se esforar para cumprir a lei no salva. Jesus quer verdadeiro amor ao prximo e a Deus. Quem ama Jesus segue com sacrifcio. Rejeitando Jesus, perdemos tudo. Busque a Deus em f Jesus liberta. O poder de Jesus maior do que qualquer fora do mal. O crente tem a orao como fonte de f, poder e bno. Cristo morreu pelos pecadores Efsios 3.12 A morte de Jesus eliminou a separao que o pecado criou entre ns e Deus. Temos acesso direto a Deus. Tito 2.14 Jesus nos resgatou da morte, pagando o preo para nos libertar. Pertencemos a Ele, pois Ele nos comprou. Na ressurreio de Jesus temos a vitria completa para viver para sempre. Jesus vive e est conosco. VERSCULO Romanos 3.23 Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. Salmo 37.5 Ponha a sua vida nas mos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudar. 2 Corntios 5.17 Quem est unido com Cristo uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e j chegou o que novo. Romanos 6.23 Pois o salrio do pecado a morte, mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Joo 3.16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna.

4A. O Nascimento de Jesus, o Salvador Prometido

5A. Nicodemos e o Novo Nascimento

6A. O Jovem Rico

Efsios 2:8 Pois pela graa de Deus vocs so salvos por meio da f. Isso no vem de vocs, mas um presente dado por Deus. Hebreus 11.6 Sem f ningum pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhec-lo melhor. Romanos 5.8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ainda vivamos no pecado.

7A. A cura de um Jovem Possesso

8A. A Crucificao de Jesus

9A. A Ressurreio

Romanos 10:9 Se voc disser com a sua boca: Jesus Senhor e no seu corao crer que Deus ressuscitou Jesus, voc ser salvo.

Voltar a sumrio

1. A CRIAO E A QUEDA DO HOMEM Nossa histria bblica de hoje est em vrios lugares no livro de Gnesis (captulos 13); no livro de Isaas (59.2); no evangelho de Joo (8.44); e o livro de Romanos (3.23) O ttulo de nossa meditao hoje sobre A CRIAO E A QUEDA DO HOMEM. Voc j ficou curioso quanto a perguntas que parecem no ter respostas? Por exemplo, de onde vem nosso conhecimento sobre Deus? Deus existe? Ele fala conosco? Ele se preocupa conosco? possvel obter respostas para estas perguntas? Existem muitas respostas diferentes para estas perguntas, mas precisamos de respostas em que possamos confiar. H muito tempo, o Deus que criou este mundo e os primeiros povos, o Deus que tem respostas para todas as nossas perguntas, comeou a fazer com que um relato sobre Ele e Seu relacionamento com o homem fosse escrito. Deus escolheu homens que foram chamados de profetas para escrever as palavras que Ele orientou. Ento, a Bblia a palavra do prprio Deus, inspirada por Ele mesmo. A mensagem foi direcionada primeiramente para os povos que viveram naqueles tempos. Mas Deus preservou a mensagem, porque ela tambm para ns hoje. A Bblia uma histria de amor do incio at o fim a histria entre Deus e o homem. A Bblia levou 1600 anos ou 30 geraes para ser escrita. Ela fala sobre o plano de Deus para nos perdoar de todos os nossos pecados e sobre uma pessoa especial que Deus enviou para tornar isto possvel. A partir de hoje, vamos ver verdades que tm tudo a ver conosco, sobre Deus, o homem e a vida. Nestas lindas histrias da Bblia, vamos encontrar a mensagem central da Palavra de Deus. Pense a respeito destas questes: 1. Como seria o mundo hoje, se ele fosse perfeito? 2. Sua vida seria diferente, se no houvesse a influncia do mal no mundo? Vamos conversar sobre isso com o grupo um pouco. Pode apertar PAUSA no seu aparelho e ento PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Apertar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar com a histria) No comeo, Deus criou o cu e a terra. Ele criou um mundo perfeito. Agora vamos ver o que aconteceu para que vivssemos num mundo com tanta maldade. A nossa histria de hoje fala sobre Ado e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher. Na criao, o homem recebeu prioridade da parte de Deus. O homem foi feito imagem de Deus. Ado e Eva eram alegres e felizes no jardim do den, onde Deus os colocou para morar. O Senhor Deus vinha conversar com eles. Quando ouviam a voz de Deus, eles ficavam muito contentes! Cuidavam do belo jardim e podiam comer de todos aqueles frutos bons quando quisessem. A serpente era o mais astuto de todos os animais que Deus havia feito. Ela serviu de mscara para um ser hostil a Deus e inimigo do homem. Um dia, Eva estava passeando sozinha pelo jardim, at que chegou perto da rvore cujas frutas eram proibidas para comer. A serpente lhe disse: " verdade que Deus

mandou que vocs no comessem as frutas de nenhuma rvore do jardim?" A serpente j sabia a resposta certa e estava testando Eva para poder engan-la. Eva respondeu: "No, ns podemos comer de todas as rvores, menos a fruta da rvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse: "No comam dela, nem nela toquem, sob pena de morte". A serpente afirmou: "No! Vocs no morrero coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocs comerem a fruta dessa rvore, os seus olhos se abriro, e vocs sero como Deus, conhecendo o bem e o mal". Eva olhou para as frutas. Viu que a rvore era bonita e que as suas frutas eram gostosas. Ela pensou como seria bom ter conhecimento. A apanhou uma fruta da rvore, comeu e deu a seu marido, que tambm comeu com ela. No mesmo instante, Ado e Eva souberam que foram enganados. Ficaram com medo e com vergonha, pois notaram que estavam nus. Ento costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas. Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz de Deus, que estava passando pelo jardim e se esconderam entre as rvores. Deus chamou o homem: "Onde que voc est?" Ado respondeu: "Eu ouvi a tua voz quando estavas passeando pelo jardim e fiquei com medo, porque estava nu, e me escondi." Deus perguntou: "E quem foi que lhe disse que voc estava nu? Voc comeu a fruta da rvore que eu disse para no comer?" Ado respondeu: "A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi." Deus perguntou mulher: "Por que voc fez isso?" Eva se defendeu, dizendo: "A serpente me seduziu, me enganou; e eu comi.". Deus castigou a serpente, a mulher e o homem. Deus fez roupas para Ado e Eva com peles de animais. Deus falou: "Agora o homem conhece o bem e o mal. Ele no deve comer a fruta da rvore da vida e viver para sempre". Por isso Deus expulsou Ado e Eva do jardim do den e eles tiveram de trabalhar para se sustentar. Eles no poderiam mais voltar ao jardim, pois anjos com uma espada de fogo estavam de guarda na entrada, e ningum podia entrar. Ns acabamos de ouvir uma histria da Bblia que voc pode achar no livro de Gnesis captulo 3, versculos 1-24. O melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir para tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Agora, conversar com seu grupo sobre estas trs perguntas: 1. Voc j se sentiu atrado a fazer alguma coisa que voc sabe que no certo? 2. Voc culpou alguma pessoa por alguma coisa que voc fez no passado? Por qu? 3. Por que Deus no forou o homem e a mulher a obedec-Lo?

Pode tocar PAUSA no seu aparelho e apertar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar no seu grupo. Botar PLAY quando o grupo est pronto para continuar com a histria) Cada semana, ns vamos tentar decorar um versculo da Bblia. Nosso versculo para decorar est no livro de Romanos, captulo 3, versculo 23 Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. Vamos ler juntos o versculo duas vezes. Queremos tentar lembrar isso durante a semana. Vamos tentar decorar isso um pouco em grupo antes de terminarmos hoje. Pode desligar o CD agora. (Coloque o CD no STOP) Voltar para o conjunto de evangelismo

10

2. DEUS PROVA A F DE ABRAO Semana passada, ouvimos a histria da criao e a queda do homem. Se tiver algum no grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. Nossa histria de hoje sobre como DEUS PROVA A F DE ABRAO. Pode ler sobre isso na Bblia em Gnesis (12.1-4, 15.1-21, 18.1-15, 21.1-7, 22.1-18); Isaas (53.5-6); e Glatas (3.13) Antes de comearem, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Apertar PAUSE e tentar decorar o versculo. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto. Apertar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar com a histria) Depois de tudo que Ado e Eva passaram, poderamos imaginar que os seres humanos iam melhorar e comear a obedecer a Deus, buscando a sua presena e bno. Muito pelo contrrio, gerao aps gerao, as pessoas foram rebeldes contra Deus. Poucos foram os indivduos que se importaram com Deus. A maioria continuou sem levar em conta a vontade de Deus, o que resultou em imoralidade, maldade e violncia. Nem mesmo a destruio de todos os seres vivos no dilvio, salvando-se apenas No e a sua famlia, fez qualquer diferena. A maioria dos descendentes de No logo se esqueceu da vontade de Deus. Ento Deus comeou um novo relacionamento com a raa humana, por meio de um homem, Abro. Deus chamou Abro para sair da sua terra e deixar a sua parentela. Ele prometeu abenoar Abro e fazer dele uma bno. Deus prometeu que os descendentes de Abro iam formar uma grande nao. Abro obedeceu e andou no caminho que Deus planejou para ele. A Bblia nos diz que Abro ps a sua confiana no Deus Eterno e por isso recebeu Sua aprovao. Deus mudou o nome de Abro para Abrao. No livro de Gnesis, captulo 21, versculos 1-3, vemos que de acordo com a sua promessa, o Senhor Deus abenoou Sara. Ela ficou grvida e, na velhice de Abrao, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, e Abrao ps nele o nome de Isaque. Certo tempo depois, Deus provou Abrao. Ele disse a Abrao: Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu nico filho, a quem voc tanto ama, e v at a terra de Mori. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifcio. (Um sacrifcio era um animal, cereal ou bebida oferecida a Deus como parte da adorao.) No dia seguinte, Abrao se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifcio e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram juntos. No terceiro dia, Abrao viu o lugar, de longe. Ento disse aos empregados: --Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco ns voltamos. Abrao pegou a madeira e a colocou nos ombros de Isaque. Abrao pegou a faca e o fogo. Isaque perguntou a seu pai: Pai, a madeira e o fogo esto aqui, mas onde est o cordeiro para o sacrifcio? Abrao respondeu: Deus dar o que for preciso; Ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifcio, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. No local do sacrifcio, Abrao construiu um altar e colocou madeira nele. Depois amarrou Isaque e o colocou no altar, em cima da lenha. Em seguida, pegou a faca para mat-lo. Mas nesse instante, l do cu, o anjo do Deus Eterno o chamou, dizendo: Abrao! Abrao! No machuque o menino e no lhe faa 11

nenhum mal. Agora sei que voc teme a Deus, pois no me negou o seu filho, o seu nico filho. Abrao olhou e viu um cordeiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Ele ofereceu o cordeiro no lugar de seu filho Isaque. No final de captulo 22, versculos 16-18, Deus chamou Abrao e disse Porque voc fez isso e no me negou o seu filho, o seu nico filho, Eu juro pelo meu prprio nome diz Deus, o Senhor que abenoarei voc ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam to numerosos como as estrelas do cu ou os gros de areia (da praia) do mar; e eles vencero os inimigos. Por meio dos seus descendentes Eu abenoearei todas as naes do mundo, pois voc fez o que Eu mandei. O melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo est pronto) Agora, conversar com seu grupo sobre estas trs perguntas: 1. O que Abrao fez quando Deus lhe mandou oferecer seu filho como sacrifcio? 2. Voc estaria disposto a obedecer a Deus, mesmo que para isso voc perdesse algo muito precioso? 3. Voc acredita que Deus tem um plano para sua vida? Que ele sabe o que melhor para voc? Pode tocar PAUSA no seu aparelho e apertar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Apertar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar) Hoje nosso versculo para decorar o Salmo 37.5 Ponha a sua vida nas mos do Senhor, confie nele, e ele o ajudar. (NTLH) Tentam lembrar nosso versculo. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP) Voltar para o conjunto de evangelismo

12

3. DEUS ENTREGA A SUA SANTA LEI Semana passada, ouvimos a histria de Abrao. Se tiver algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. Nossa histria hoje sobre como DEUS ENTREGA A SUA SANTA LEI. Pode ler sobre isso na Bblia em xodo (19.1 20.17; 24.12 32.24) Antes de comearem, tentem se lembrar de nosso versculo semana passada. Apertar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso dos versculos para decorar: 1. Romanos 3.23 Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. (NTLH) 2. Salmos 37.5 Ponha a sua vida nas mos do Senhor, confie nele, e ele o ajudar. (NTLH)) (Apertar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar com a histria) Algum aqui j ficou com muito medo de alguma coisa? Voc acha que devemos ter medo de Deus? Na Bblia, a frase temer a Deus significa reconhecer sua grandeza e santidade. Temor a Deus no quer dizer simplesmente ter medo de Deus; , antes, respeito, amor, obedincia e adorao a Ele. Semana passada, vimos que Abrao mostrou temor a Deus e confiava totalmente nEle. Agora, vamos ouvir nossa Histria Bblica: Um dos descendentes de Abrao, Jos, assumiu uma posio de poder sobre toda a terra do Egito e salvou o pas de uma grande seca. Durante a seca, a famlia de Jos foi morar com ele no Egito. Jos e seus irmos, com suas famlias, continuaram morando no Egito depois que a seca acabou, e tinham tudo de que precisavam. Mas, quando reis do Egito que no se lembravam mais de Jos assumiram o poder, as coisas mudaram. Um dos novos reis do Egito teve medo dos israelitas e planejou acabar com eles. Ele ento escravizou os descendentes de Abrao. Os israelitas passaram mais ou menos 400 anos no Egito. Deus escolheu e preparou Moiss para libertar os descendentes de Abrao da escravido. A histria da libertao e sada do Egito uma histria de vitria, e vamos aprend-la numa outra oportunidade! A nossa histria bblica de hoje aconteceu depois que eles foram libertos, quando estavam acampados ao p de um monte chamado Sinai. No incio da histria, vemos Moiss subindo ao monte para se encontrar com Deus. Na Bblia lemos no livro de xodo, captulo 19, versculos 4-6, que Deus deu para Moiss uma palavra especfica para o povo: Diga aos descendentes de Jac, os israelitas, o seguinte Vocs viram com os seus prprios olhos o que eu, o Senhor, fiz com os egpcios e como trouxe vocs para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma guia. Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliana vocs sero o meu povo. O mundo interio meu, mas vocs sero o meu povo, escolhido por mim. Vocs so um povo separado somente para mim e me serviro como sacerdotes. 13

Deus convidou o povo a fazer um pacto com Ele. A resposta dada pelo povo foi: Ns faremos tudo o que o Deus Eterno ordenou. (19.8) Deus prometeu abenoar os israelitas se eles lhe obedecessem perfeitamente. Deus planejou mostrar a Sua glria, poder e santidade diante dos israelitas e mandou que se preparassem para ador-lo. Eles deveriam se purificar, lavar suas roupas, estabelecer um limite ao redor do monte e evitar que algum chegasse perto ou tocasse nele. Se um israelita ou um animal tocasse no monte quando Deus descesse, seria morto. O povo teria que fazer conforme Deus mandou, do contrrio todos morreriam (19.10-15). No dia marcado, houve trovoadas e relmpagos, uma nuvem escura apareceu no monte e ouviu-se um som muito forte de trombeta; o monte soltava fumaa e todo o povo que estava no acampamento tremeu de medo (19.16-20). Deus entregou para o povo a sua lei. Ao comear a entregar os Dez Mandamentos, Deus se apresentou: Eu, o Eterno, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde voc era escravo (20.1-2). Ento, Moiss subiu ao monte para receber de Deus os dez mandamentos (20.1-17): (O lder pode ter uma lista dos mandamentos em mos para entregar ao grupo se quiser). 1o No ter outros deuses diante de mim. Adore somente a mim. 2o No far para si imagem de escultura; no as adorar. No faa imagens de nenhuma coisa que h l em cima no cu, ou aqui embaixo na terra ou nas guas debaixo da terra. No se ajoelhe diante de dolos, nem os adore, pois eu sou o seu Deus e no tolero outros deuses. 3o No tomar o nome do Senhor seu Deus em vo. No use o meu nome sem o respeito que ele merece. 4o Lembre-se do dia de sbado, para o santificar. Seis dias trabalhar e far todas as suas obras. Em seis dias eu, Deus, fiz o cu, a terra, os mares e tudo o que h neles, mas no stimo dia descansei. Foi por isso que eu abenoei o sbado e o separei para ser um dia santo. 5o Honre ao seu pai e sua me para que voc viva muito tempo na terra que estou lhe dando. 6o No matar. 7o No adulterar. 8o No furtar. 9o No dir falso testemunho contra ningum. 10o No cobiar. No cobice a casa de outro homem. No cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele. Depois de haver dado a Moiss os dez mandamentos, Deus entregou outras leis para serem obedecidas. Os israelitas responderam todos juntos: Ns faremos tudo o que o Senhor Deus ordenou. Mas, triste contar, quando Moiss subiu de novo para estar com Deus e permaneceu l por 40 dias, Aro, seu irmo, a pedido do povo, fez um bezerro de ouro para eles adorarem como se fosse o seu Deus. Como resultado deste pecado muitos morreram, ou pela espada ou pela doena. A histria do homem com Deus continua. Deus, na sua misericrdia, mostrando o caminho, mas o homem sempre querendo seguir a sua prpria vontade. Tudo que acabamos de ouvir, podem ler em suas Bblias nos captulos 19 a 32 de xodo.

14

A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo est pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Quem foi usado por Deus para libertar os israelitas do Egito? 2. Qual foi a reao do povo quando Moiss desceu a primeira vez com os mandamentos? 3. Nesta histria, o que Deus mais queria do povo? Pode tocar PAUSA no seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar se quiser, fazer a illustrao especial embaixo antes) (Ilustrao especial: (Mostre ao grupo um papel branco coberto com marcas escuras) Esta pgina representa a nossa vida. As marcas escuras representam nosso pecado cada coisa que fizemos e que quebra a lei de Deus. A gente continua vivendo, pecando, e as marcas do pecado aumentando. (Coloque mais marcas.) As nossas vidas ficam cada vez mais escuras. Mesmo quem tem uma s marca escura, culpado. Voc e eu somos culpados de quebrar a lei de Deus e merecemos o castigo de Deus. A Bblia diz que o salrio do pecado a morte. Agora, a boa nova que o final desse versculo diz: mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Mostre um outro papel, branco sem marcas.) Deus mandou o seu filho, Jesus Cristo, que viveu uma vida que este papel representa - sem marcas escuras sem pecado. Ele morreu e pagou o preo, no pelo pecado dEle, porque ele no tinha pecado, mas pelo nosso. O grande presente de Deus que se confiarmos em Jesus para nos salvar, aceitando-o como Senhor, Ele tira o nosso pecado. (Cubra o papel marcado com o papel limpo.) Para Deus esta vida velha (mostre o papel marcado) no existe mais. Est morta. Cristo vive em ns! Sua perfeio, sua justia, dentro de ns, faz com que o nosso relacionamento com Deus seja restaurado. um presente que Deus nos oferece. Explique para o grupo que sua tarefa pensar em qual papel representa melhor sua vida diante de Deus) Hoje nosso versculo para decorar : Quando algum est unido com Cristo, uma nova pessoa. Acabou-se o que velho, e o que novo j veio. 2 Corntios 5.17 (NTLH) Tentem lembrar nosso versculo. Apertar PAUSE e tentar decorar o versculo. (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP) Voltar para o conjunto de evangelismo

15

4. O NASCIMENTO DE JESUS, O SALVADOR PROMETIDO Semana passada, ouvimos a histria sobre Moiss e a Lei. Se tiver algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria hoje sobre O NASCIMENTO DE JESUS, O SALVADOR PROMETIDO. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Lucas (1.26-38; 2.7), Mateus (1.18-25) e Joo (1.1-5, Cl 1.16-17) Hoje vamos falar de milagres. Pois quando Deus mandou seu filho Jesus Cristo como o nosso Salvador, foi um momento de grandes milagres! Deus orientou os israelitas sobre o que fazer quando eles quebrassem a lei. Eles tinham que trazer um animal para ser sacrificado para demonstrar a sua confisso de culpa e sua f na proviso e perdo de Deus. Acreditando e seguindo as instrues de Deus, os pecados deles eram perdoados. H 2000 anos, Jesus Cristo veio como ser humano para morrer como sacrifcio pelo nosso pecado. Ento, hoje no precisamos mais trazer animais para serem sacrificados para cobrir os nossos pecados. Podemos fazer o que a Bblia nos orienta, e orar a Deus, admitindo o nosso pecado e pedindo a Jesus que seja o nosso Salvador. Deus quer fazer um milagre na sua vida, libertando voc do poder do pecado e dando a voc a vida nova de que temos falado. Antes que continuem, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Apertar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. Reviso do Versculo da Semana Passada: 2 Corntios 5.17 Quando algum est unido com Cristo, uma nova pessoa. Acabou-se o que velho, e o que novo j veio. (NTLH) (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Entre o tempo em que Moises recebeu os dez mandamentos e o nacimento de Jesus, passaram 1400 anos. Durante todo est tempo o povo tinha sacerdotes para ajudar com o culto e os sacrifcios, tinha reis que s vezes seguiam a Deus, mas na maioria das vezes no seguiam, e tinha profetas que falavam em nome de Deus. Deus se comunicou com o povo atravs destes lderes, mas o povo continuou a quebrar a lei e desprezar a Deus e a sua vontade. Mais de 200 profecias do Antigo Testamento falam da vinda de um Salvador. No tempo certo, Deus cumpriu a promessa. Em Lucas 1.26-38 est escrito: Quando Isabel estava no sexto ms de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galilia chamada Nazar. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento marcado com um homem chamado Jos, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: Que a paz esteja com voc, Maria. Voc muito abenoada. O Senhor est com voc. 16

Porm Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Ento o anjo continuou: No tenha medo, Maria! Deus est contente com voc. Voc ficar grvida, dar luz um filho e por nele o nome de Jesus. Ele ser um grande homem e ser chamado de Filho do Deus altssimo. Deus, o Senhor, vai faz-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele ser para sempre rei dos descendentes de Jac, e o Reino dele nunca se acabar. Ento Maria disse para o anjo: Isso no possvel, pois eu sou virgem! O anjo respondeu: O Esprito Santo vir sobre voc e o poder do Deus Altssimo a envolver com a sua sombra. Por isso o menino ser chamado de santo e Filho de Deus. Maria respondeu: Eu sou uma serva de Deus; que acontea comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora. Em Mateus 1:18-25 est escrito: O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua me, ia casar com Jos. Mas antes do casamento ela ficou grvida pelo Espirito Santo. Jos, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele no queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ningum saber. Enquanto Jos estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: Jos, descendente de Davi, no tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela est grvida pelo Esprito Santo. Ela ter um menino, e voc por nele o nome de Jesus, pois ele salvar o seu povo dos pecados dele. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: A virgem ficar grvida e ter um filho que receber o nome de Emanuel. Emanuel quer dizer Deus est conosco. Quando Jos acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porm no teve relaes com ela at que a criana nasceu. Ento Maria deu luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois no havia lugar para eles na penso. E Jos ps no menino o nome de Jesus. O melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixar alguns membros de grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Onde vemos a ao sobrenatural de Deus nesta histria? 2. Que caractersticas de Maria e Jos, nesta histria, teriam agradado a Deus? 3. Quais so os milagres nesta histria? Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar.) Nesta semana, faa uma orao de louvor a Deus por tudo que voc est aprendendo que Ele j fez por voc.

17

Hoje nosso versculo para decorar : Vamos decorar juntos Romanos 6.23, que diz: Pois o salrio do pecado a morte, mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Tentem lembrar nosso versculo. Apertar PAUSE e tentar decorar o versculo. (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP. Voltar para o conjunto de evangelismo

18

5. NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO Semana passada, ouvimos a histria sobre Jesus, o Salvador, e seu nascimento. Se tiver algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria hoje sobre NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Joo (3.1-21, 1.12-13, 7.50-51, 19.38-40) e a carta de 2 Corntios (5.17) Antes que comecem, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso do Versculo para decorar: Romanos 6.23, que diz: Pois o salrio do pecado a morte, mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor.) (Opcional: Pergunte se eles avaliaram o que esto aprendendo, e se fizeram uma orao de louvor. Ensine uma msica simples de gratido. Por exemplo, Agradeo a Ti, Senhor.) Com 30 anos de idade, Jesus comeou o seu ministrio, sendo batizado por Joo Batista, mais uma vez sendo nosso exemplo em tudo, mas sem pecado. Quando Jesus comeou o seu primeiro ano de ministrio, Ele era desconhecido fora da cidade de Nazar. Mas logo a sua fama e popularidade comearam a crescer, e tambm a oposio. Um noite, Jesus tinha um encontro com algum que queria conversar. Ns achamos isso no Evangelho de Joo, captulo 3. Havia um fariseu (que era um homem religioso), chamado Nicodemos, quer era lder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: Rabi, ns sabemos que o Senhor um mestre que Deus enviou, pois ningum pode fazer esses milagres se Deus no estiver com ele. Jesus respondeu: Eu afirmo ao que senhor que isto verdade: Ningum pode ver o Reino de Deus se no nascer de novo. Nicodemos perguntou: Como que um homem velho pode nascer de novo? Ser que ele pode voltar para a barriga da sua me e nascer outra vez? Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto verdade: ningum pode entrar no Reino de Deus se no nascer da gua e do Esprito. Quem nasce de pais humanos um ser de natureza humana: quem nasce do Esprito um ser de natureza espiritual. Por isso no fique admirado porque eu disse que todos vocs precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas no se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Esprito. Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? 19

Jesus criticou Nicodemos: O senhor professor do povo de Israel e no entende isso? No entanto, eu declaro o seguinte: Estou plenamente ciente daquilo que estou falando e estou dando meu testemunho daquilo que tenho visto. Mas, assim mesmo, muitos de vocs no esto aceitando meu testemunho. Se no acreditam quando falo das coisas que acontecem aqui na Terra, como vo acreditar quando eu falar das coisas que acontecem no cu? Como Moiss levantou numa estaca a serpente de bronze no deserto, assim o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todo o que nele cr tenha a vida eterna. (Pode contar depois de forma breve a histria da cobra de bronze no poste (Nmeros 21.4-9). Explique que no era um dolo, mas um teste de obedincia.) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele cr, no morra, mas tenha a vida eterna (Joo 3.1-16). Numa ocasio depois, Nicodemos defendeu Jesus quando os lderes do povo estavam querendo conden-lo falsamente por causa dos seus ensinamentos. Nicodemos disse: De acordo com a nossa lei, no podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez. A ltima vez que Nicodemos aparece na histria de Jesus depois da crucificao. Ele foi com Jos de Arimatia para o lugar da crucificao, levando uns trinta e cinco quilos de uma mistura de alos e mirra. Os dois homens pegaram o corpo de Jesus e o enrolaram em lenis nos quais haviam espalhado essa mistura. Enterraram Jesus no tmulo novo de Jos. A Bblia no afirma diretamente que Nicodemos nasceu de novo, mas seus atos de coragem apontam para uma vida entregue a Jesus. E sabemos que Jesus deixou claro o que ele precisava fazer. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Quem era Nicodemos? 2. Em que Jesus criticou Nicodemos? 3.Vamos ler Joo 3.16 para ver se entendemos o sentido desse texto para ns. (Fale de todos, crer, e eterna. Para ajudar, vejam juntos Romanos 10.910.) Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar.) Hoje nosso versculo para decorar : Joo 3.16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna. Tentem lembrar nosso versculo. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. (Tarefa opcional: pergune ao grupo: O que que as pessoas dizem que tm que fazer para ir ao cu, ou para ver o Reino do Cu? De acordo com a Bblia, o que tm 20

que fazer? Pense especificamente em Joo 3.16 e na histria de Nicodemos para dar esta resposta.) (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP. Voltar para o conjunto de evangelismo

21

6. O JOVEM RICO Semana passada, ouvimos a histria sobre Nicodemos e Jesus, e o novo nascimento. Se tiver algum de grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria hoje sobre O JOVEM RICO. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Mateus (19.16-22), Marcos (10.17-27), Lucas (18.18-30), e Joo (1.12) (Outras referncias que vamos usar hoje tambm so 1 Joo 5.13; 2 Corntios 5.17; Efsios 2:8) Antes de comearmos, tentem se lembrar de nosso versculo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Versculo de reviso -- Joo 3.16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna.) (Opcional: Faa um papel com 2 colunas sobre O que necessrio para ir ao cu. Numa coluna, coloque o que outros dizem. Na segunda coluna, o grupo vai colocar o que temos visto nos versculos e nas histrias at agora.) Todos os anos, Jesus ia a Jerusalm para participar da Festa da Pscoa. Nossa histria comea em Marcos 10:17 quando nesta viagem ele se encontra com um jovem que tem uma pergunta urgente: Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: Por que voc me chama de bom? S Deus bom, e mais ningum. Se voc quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos. Perguntou o homem: Que mandamentos? Jesus respondeu: No mate, no cometa adultrio, no roube, no acuse os outros com falsidade, no engane os outros, respeite o seu pai e a sua me e ame os outros como voc ama a voc mesmo. Respondeu o jovem: Mestre, desde pequeno tenho obedecido a todos esses mandamentos. Jesus olhou para ele com amor e disse: Voc precisa somente de uma coisa: v, venda tudo o que tem e d o dinheiro aos pobres, e assim ter riquezas no cu. Depois, venha e siga-me. Quando o homem ouviu isso, ficou aborrecido; e, porque era riqussimo, foi embora triste. Jesus ento olhou para os discpulos que estavam em volta dele e disse: Como difcil os ricos entrarem no Reino de Deus!

22

Os discpulos estranharam isso, mas Jesus continuou: Meus filhos, como difcil entrar no Reino de Deus os que confiam nas riquezas! mais difcil o rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Quando ouviram isso, os discpulos ficaram muito admirados e perguntavam uns aos outros: Ento, quem pode se salvar? Jesus respondeu: Para os seres humanos, isso no possvel; mas, para Deus, tudo possvel. O que impossvel para os seres humanos possvel para Deus. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros de grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Como foi o encontro de Jesus com o jovem rico? 2. O jovem estava pronto para fazer as mudanas necessrias para seguir a Jesus? 3.Para muitas pessoas, h somente uma coisa que as impede de seguir a Deus. Para o jovem rico, era o dinheiro. Que outras coisas as pessoas colocam acima de Deus? (Pea respostas.) O que VOC est colocando antes de Deus? (Deixe as pessoas s refletirem.) Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar.) Hoje nosso versculo para decorar : Efsios 2:8 -- Pois pela graa de Deus vocs so salvos por meio da f. Isso no vem de vocs, mas um presente dado por Deus. (Tarefa opcional: Continue a completar a coluna que relaciona o que a Bblia diz que precisamos fazer para ter Jesus no corao e ter vida eterna. Acrescente novos fatos de Efsios 2:8 e a histria do jovem rico.) (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP. Voltar para o conjunto de evangelismo

23

7. A CURA DE UM JOVEM POSSESSO Semana passada, ouvimos a histria sobre o Jovem Rico. Se tiver algum no grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria hoje sobre A CURA DE UM JOVEM POSSESSO. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Marcos (9.14-29), Mateus (17.14-21), e Lucas (9.37-43). (Outros versculos chaves tambm so Hebreus 11.6; 1 Timteo 2.5-6; Atos 4.12) Antes de comearem, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso do Versculo e da Tarefa: Citem juntos Efsios 2:8 -- Pois pela graa de Deus vocs so salvos por meio da f. Isso no vem de vocs, mas um presente dado por Deus. Pea que o grupo explique qual a importncia das seguintes aes para a vida eterna: nascer de novo, receber, seguir,amar e crer em Jesus.) Jesus teve trs anos de ministrio. A histria de hoje acontece no segundo ano, quando a popularidade de Jesus estava crescendo muito entre as multides. Enquanto crescia a sua popularidade, aumentava o conflito com a liderana religiosa. Jesus e seus discpulos viviam momentos de perseguio e de vitrias. No meio de tudo, os discpulos tiveram experincias profundas com Jesus, crescendo na f. Logo antes da histria de hoje acontecer, Jesus, Pedro, Tiago e Joo subiram a um monte alto. Enquanto Jesus orava, a aparncia dele mudou diante deles. Moiss e Elias apareceram e comearam a falar com Jesus. Uma voz do cu falou com os discpulos, dizendo: Este o meu Filho querido, que me d muita alegria. Escutem o que Ele diz! Em Marcos 9:14-29, lemos que quando Jesus e os trs discpulos desceram do monte, chegando perto dos outros discpulos, viram uma multido em volta deles conversando com alguns mestres da Lei. Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. Jesus perguntou seus discpulos: O que que vocs esto discutindo com eles? Um homem chegou perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: Senhor, eu trouxe o meu filho para o senhor ver, porque est dominado por um esprito mau e no pode falar. O esprito o machuca e no o solta de jeito nenhum. Sempre que o esprito o ataca, ele tem ataques to fortes que muitas vezes comea a espumar, a ranger os dentes e cai no fogo ou na gua. Eu o trouxe aos seus discpulos, mas eles no conseguiram cur-lo. Jesus respondeu: Gente sem f e m! At quando os suportarei? Tragam o menino aqui! Quando o trouxeram, o esprito viu Jesus e sacudiu com violncia o menino. Ele caiu e rolou no cho, com a boca espumando. O pai disse: Se o senhor pode, ento nos ajude. Tenha pena de ns!" Respondeu Jesus: Se eu posso? Tudo possvel para quem tem f.

24

Gritou o pai: Eu creio! Ajuda a minha incredulidade! Jesus deu uma ordem, o demnio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado. Depois os discpulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram: Por que que ns no pudemos expulsar aquele demnio? Respondeu Jesus: Foi porque vocs no tm bastante f. Este tipo de esprito s pode ser expulso com orao. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Quando desceram do monte, em que situao viram os outros discpulos? Quem estava discutindo com eles na frente de toda a multido? 2. Quem tem maior poder, como foi visto nesta histria: Jesus ou os demnios? 3. O que faltava na vida dos discpulos para eles terem poder nesta situao? Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e converse com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar.) Hoje nosso versculo para decorar : Hebreus 11.6 Sem f ningum pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhec-lo melhor. (Tarefa opcional: Para refletir: Em que as pessoas tm f? Em quem a Bblia diz que devemos ter f? Responda de acordo com Atos 4.12 e 1 Timteo 2.5. A histria desta semana mostrou a necessidade de se ter f em quem?) (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP. Voltar para o conjunto de evangelismo

25

8. JESUS, CRUCIFICADO POR INIMIGOS, SEPULTADO POR AMIGOS Semana passada, ouvimos a histria sobre a cura do jovem possesso. Se tiver algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria hoje sobre JESUS, CRUCIFICADO POR INIMIGOS, SEPULTADO POR AMIGOS. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Lucas (23.20-23.56) e Joo (19.17-42). (Outros versculos chaves so Romanos 5.8; Hebreus 10.10; Efsios 3.12; Tito 2.14; Atos 4.12; 1Tm 2.5) Antes de comearmos, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso de versculo e tarefa -- Hebreus 11.6 Sem f ningum pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhec-lo melhor. Para refletir: Em que as pessoas tm f? Em quem a Bblia diz que devemos ter f? Responda de acordo com Atos 4.12 e 1 Timteo 2.5. A histria da cura do jovem mostrou a necessidade de f em quem?) Algum j fez algo bem difcil para ajudar voc? Voc j fez algo especial com grande sacrifcio para uma outra pessoa? A Escritura Sagrada diz que Deus mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ainda vivamos no pecado. Que valor temos diante de Deus? O valor de alguma coisa determinado pelo preo que algum quer pagar para compr-la. Vamos ver o preo que Deus pagou para nos salvar! Depois de um julgamento ilcito e uma condenao traioeira, Jesus foi espancado, zombado, e pregado na cruz. Nossa histria fala sobre a crucificao, com os detalhes contados nos Evangelhos de Lucas e Joo. Em Joo 19, comeando no versculo 16, lemos que Pilatos, o governador romano, entregou Jesus aos soldados para ser crucificado, e eles o levaram. Jesus saiu carregando ele mesmo a cruz para o lugar chamado Calvrio. Ali os soldados pregaram Jesus na cruz. Dois ladres foram crucificados, um de cada lado de Jesus. O letreiro acima da cruz dizia: Jesus de Nazar, Rei dos Judeus. Quando os chefes dos sacerdotes reclamaram, dizendo que deveria dizer: Este homem disse, Sou Rei dos Judeus, Pilatos respondeu, O que escrevi, escrevi!. Jesus falou da cruz, Pai, perdoe-lhes. Eles no sabem o que esto fazendo. As pessoas que passavam por ali caoavam. Os lderes dos judeus e os soldados zombavam. Todos diziam, Se voc mesmo o Filho de Deus, desa da cruz e salve-se a si mesmo. Se descer agora ns creremos nele! Confiou em Deus, disse que era filho de Deus, vamos ver se Deus quer salv-lo agora! 26

At os ladres crucificados com Jesus o insultavam. Um deles disse: Salve a voc mesmo e a ns! Porm, o outro disse: Voc no teme a Deus? O nosso sofrimento justo, mas ele no fez nada de mau! Disse a Jesus: Jesus, lembre-se de mim quando o Senhor entrar em seu reino! E Jesus respondeu quele malfeitor arrependido: Eu afirmo que hoje voc estar comigo no paraso. Ao p da cruz os soldados dividiram as roupas de Jesus, rasgando cada pea em quatro partes. Mas no rasgaram a tnica, resolvendo tirar a sorte para ver quem ia ficar com ela. Assim, se cumpriram as Escrituras Sagradas que dizem: Repartiram entre si as minhas roupas e fizeram sorteio da minha tnica. Jesus viu a me dele perto da cruz ao lado do seu amado discpulo, Joo. Este o seu filho, disse a ela. Em seguida disse a Joo: Esta a sua me. E esse discpulo levou a me de Jesus para morar dali em diante na casa dele. De repente, ao meio-dia, comeou a escurecer e toda a terra ficou trs horas na escurido, at s trs horas da tarde. s trs horas, Jesus clamou: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? De novo, cumprindo as Escrituras Sagradas, Jesus disse: Estou com sede! Encostaram uma esponja, com vinho comum na boca dele. Quando Ele tomou o vinho, disse, Tudo est completado! Jesus gritou bem alto: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito. Ento baixou a cabea e morreu. A pedido dos lderes dos judeus, as pernas dos dois ladres foram quebradas, adiantando a morte deles para poder tir-los da cruz antes do sbado comear. Mas Jesus j estava morto, ento no foi necessrio. Porm, um soldado furou o lado de Jesus com uma lana. No mesmo instante, saiu sangue e gua, provando a morte dele. Assim, cumpriram-se as Escrituras Sagradas que dizem: Nenhum dos seus ossos ser quebrado, e eles olharo para aquele a quem atravessaram com a lana. Jos de Arimatia, que seguia a Jesus secretamente, e Nicodemos, aquele que tinha ido falar com Jesus noite, pegaram o corpo de Jesus e o prepararam para o sepultamento. Havia um jardim com um tmulo novo onde puseram o corpo dele. O tmulo foi fechado com uma pedra grande e um selo para ningum tirar o corpo. Pode ler os demais detalhes deste histria em Lucas 23 e Joo 19. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo est pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas trs perguntas: 1. Quando Jesus foi colocado na cruz, que palavras ele disse que mostrou um grande poder de perdoar? 2. Quais foram as diferentes reaes apresentadas pelos dois ladres crucificados, com relao pessoa de Cristo? 3. Voc cr que Jesus tem o poder para libertar voc? Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora. 27

(Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar.) A cruz vitria: A morte de Cristo na cruz o ponto decisivo na batalha entre Deus e Satans pela posse de nossas vidas. No decorrer da sua vida, Cristo foi vitorioso em cada situao. Por um momento, pareceu que Ele tivesse sido vencido, mas atravs da ressurreio vemos a cruz como vitria. As foras do mal receberam um golpe mortal do qual nunca se recuperaro. Hoje nosso versculo para decorar : Romanos 5.8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ainda vivamos no pecado. (Tarefa: Antes de terminar hoje, agendar um horrio especial para assistir com todo o grupo ao filme Jesus. (Lder: Mostre o filme a partir de Zaqueu at o fim. O comprimento bom, e destaca a crucificao.) (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Tentem lembrar os versculos anteriores tambm. Quando o grupo terminar, pode pressionar STOP. Voltar para o conjunto de evangelismo

28

9. A RESSURREIO Semana passada, ouvimos a histria sobre o morte de Jesus na cruz. Se tiver algum de grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Nossa histria de hoje sobre A RESSURREIO. Voc pode ler sobre isso nos Evangelhos de Lucas (23.55-24.9) e Joo (20.1-29). (Outros versculos chaves so Apocalipse 3.20; Romanos 10:9) Antes de comearmos, tentem lembrar nosso versculo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versculo. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso de versculo Romanos 5.8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ainda vivamos no pecado.) Os discpulos, convictos que Jesus foi morto, estavam escondidos atrs de portas trancadas, em grande tristeza. As mulheres esperavam a manh de domingo, no prevendo uma vitria, mas esperando a hora de prestar a ltima homenagem pessoa a quem amavam, seguiram e em quem colocaram toda a f e esperana. Para os seguidores de Jesus, aquele que antes falava de vida eterna, agora estava morto. Comeamos nossa histria bblica em Lucas 24. Era domingo, bem cedo, as mulheres foram ao tmulo, levando os perfumes que haviam preparado. Era hora de luto. Elas viram que a pedra tinha sido tirada da entrada do tmulo. Porm, quando entraram, no acharam o corpo do Senhor Jesus e no sabiam o que pensar. De repente apareceram diante delas dois homens vestidos com roupas muito brilhantes. As mulheres ficaram com medo, se ajoelharam, e encostaram o rosto no cho. Ento os homens disseram a elas: --Por que que vocs esto procurando entre os mortos quem est vivo? Ele no est aqui, mas foi ressuscitado. Lembrem que, quando estava na Galilia, ele disse a vocs: O Filho do Homem precisa ser entregue aos pecadores, precisa ser crucificado e precisa ressuscitar no terceiro dia. Ento, as mulheres se lembraram das palavras dele e, quando voltaram do tmulo, contaram tudo isso aos onze apstolos e a todos os outros. Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi at o tmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Ento foi correndo at o lugar onde estavam Simo Pedro e Joo, e disse: -- Tiraram o Senhor Jesus do tmulo, e no sabemos onde o puseram! Depois, ela voltou e ficou perto da entrada do tmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos ps. Os anjos perguntaram: -- Mulher, por que voc est chorando? Ela respondeu: -- Levaram embora o meu Senhor, e eu no sei onde o puseram! 29

Depois de dizer isso, ela se virou para trs e viu Jesus ali de p, mas no o reconheceu. Ento Jesus perguntou: -- Mulher, por que voc est chorando? Quem que voc est procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: -- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei busc-lo. -- Maria! disse Jesus. Ela se virou e respondeu em hebraico: -- Rabni! (Esta palavra quer dizer Mestre) Jesus disse: -- No me segure, pois ainda no subi para o meu Pai. V se encontrar com os meus irmos e diga a eles que eu vou subir para aquele que o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles. Ento Maria Madalena foi e disse aos discpulos de Jesus: -- Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito. Naquele mesmo domingo, tarde, os discpulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos lderes judeus. Ento Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: -- Que a paz esteja com vocs! Acontece que Tom, um dos discpulos, que era chamado de o Gmeo, no estava com eles quando Jesus chegou. Ento os outros discpulos disseram a Tom: -- Ns vimos o Senhor! Ele respondeu: -- Se eu no vir o sinal dos pregos nas mos dele, e no tocar ali com o meu dedo, e tambm se no puser a minha mo no lado dele, no vou crer! Uma semana depois, os discpulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tom estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: -Que a paz esteja com vocs! Em seguida disse a Tom: -- Veja as minhas mos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mo e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia! Ento Tom exclamou: -- Meu Senhor e meu Deus! --Voc creu porque me viu. Disse Jesus. Felizes so os que no viram, mas assim mesmo creram! O Apostolo Joo nos disse no final do seu Evangelho, estes palavras: Jesus fez diante dos discpulos muitos outros milagres que no esto escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocs creiam que Jesus o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixar alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos conversar em grupo sobre estas quatro perguntas: 1. Quais foram as primeiras testemunhas da ressurreio de Jesus? 2. Qual foi a reao de Tom ao testemunho dos outros discpulos de que Jesus havia ressuscitado? 3. Qual foi a reao de Tom depois de ver Jesus e tocar nas suas mos e no seu lado? O que ele disse? 4. Jesus vive hoje para nos dar uma vida abenoada e vitoriosa. Qual deve ser a nossa resposta? Pode tocar PAUSA em seu aparelho e botar PLAY aps sua conversa. Pode parar agora.

30

(Coloque o CD na pausa e conversar no seu grupo. Botar PLAY quando o grupo est pronto para continuar.) Hoje nosso versculo para decorar : Se voc disser com a sua boca: Jesus Senhor e no seu corao crer que Deus ressuscitou Jesus, voc ser salvo. Romanos 10.9 (Coloque o CD na pausa e deixe o grupo treinar. Volte um pouco para ouvir o versculo de novo se quiser. Quando o grupo estiver pronto, tocar PLAY novamente) Agora a histria a sua. Temos visto o que Deus fez por ns. Vamos revisar o que temos aprendido sobre nossa salvao.
1. 2.

3.

4.

5.

"Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus." Romanos 3: 23 Isso significa que todos ns somos pecadores. "Pois o salrio do pecado a morte, mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor." Romanos 6:23 Isso significa que o resultado do nosso pecado a morte espiritual que a separao de Deus, mas Jesus pagou o preo para que pudssemos viver unidos para sempre com Deus. Desde que Jesus pagou o preo, morrendo por ns, a vida eterna para ns um presente. "Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ainda vivamos no pecado." Romanos 5: 8 Este versculo nos ajuda a entender que mesmo que somos pecadores Jesus nos ama e morreu na cruz por ns. Pois pela graa de Deus vocs so salvos por meio da f. Isso no vem de vocs, mas um presente dado por Deus. Efsios 2:8-9 Este trecho nos ensina que no podemos nos salvar com as nossas boas obras. Precisamos confiar somente nele ou ter f nele, para resolver o problema de nossa separao de Deus. "Se voc disser com a sua boca: Jesus Senhor e no seu corao crer que Deus ressuscitou Jesus, voc ser salvo." Romanos 10: 9 necessrio colocar Jesus numa posio de senhoria em nossas vidas para sermos salvos de uma morte eterna.

Voc gostaria de receber Jesus como Salvador e Senhor de sua vida? Voc pode fazer isso hoje. O processo simples. Voc somente precisa fazer uma orao. (Lder: Pode parar o CD aqui se quiser e dirigir um orao de salvao. Instru-los que eles devem repitir as suas palavras oralmente. Se quiser deixar o CD continuar, o grupo pode seguir a orao na forma udio) Vamos orar com reverncia ao Senhor neste momento: Senhor Jesus, eu sei agora que sou um rebelde contra ti. Sou pecador. Me perdoe Senhor. No quero mais viver assim. Quero pedir que o Senhor Jesus entre na minha vida hoje como meu nico Senhor e Salvador. Obrigado Jesus por ter morrido na cruz para que eu possa ter vida eterna. Quero viver uma vida reta e honesta. Me ajude Senhor. Obrigado Deus porque agora eu sei que eu tenho o Esprito Santo habitando em 31

mim. Me ajude, Senhor, a ler minha Bblia, orar, e fazer o que o Senhor deseja de mim. No nome de Jesus, Amm. Algum aceitou Jesus? Se for SIM, parabns pois agora voc um novo seguidor de Cristo Jesus! A Bblia nos diz em 2 Corntios 5:17 que agora voc uma nova pessoa! Se voc ainda no tem certeza, converse com seu lder sobre isso. Esta a concluso dos primeiros 9 estudos. Quando seu lder estiver pronto para os prximos estudos, coloque o CD chamado Aprender a contar a histria nas suas prprias palavras e andando com Jesus no aparelho de som. (Pode pressionar STOP) (Lder: Se a resposta for Sim, verificar se a pessoa realmente orou com sinceridade e que eles entenderam os prximos passos. 1. Diga para o novo convertido Voc acabou de tomar a deciso mais importante de sua vida. Agora gostaria que voc pensasse em duas pessoas para quem pode contar aquilo que aconteceu com voc aqui e v falar com eles to logo quanto possvel. (Pea a ele os nomes das pessoas) 2. Marque o primeiro encontro de discipulado com ele. Marque para o prximo dia se possvel. No deixe Satans ter tempo para confundi-lo Depois faa uma orao agradecendo a Deus pela deciso da pessoa a aceitar Cristo e pelo fato dEle salvar a pessoa. Se a resposta for No, tente esclarecer qualquer dvida que a pessoa tenha, mas no insista. Mantenha contato com as pessoas e esteja sempre pronto a ajud-las em sua deciso. Deixe a porta aberta para mais estudos. O ideal j deixar o prximo encontro combinado. (Termine com uma orao em grupo e pea que Deus continue a guiar o grupo nos prximos estudos) (Observao1: Neste ponto, pode ser necessrio rever algumas lies ou responder as perguntas de alguns membros antes de prosseguir como um grupo, mas aqueles que j aceitaram Jesus podem continuar com as prximas lies.) (Observao2: Ns desejamos que o novo convertido comece, o mais rpido possvel, a compartilhar Jesus com seus familiares, amigos, etc. No importa se ele no for batizado, ou no passou para os prximos estudos ainda. Deixe Deus agir na vida deles.) Voltar para o conjunto de evangelismo

32

Aprender a contar a sua histria e andando com Jesus (11 histrias)


Lio 1B 2B 3B 4B 5B 6B 7B 8B 9B 10B 11B Tema Como eu aceitei Jesus Ajudar uma outra pessoa a ter um encontro com Jesus Segurana do crente Como os discpulos obedeceram -- Batismo A igreja Seguindo Jesus: Um tempo a ss com Jesus Seguindo Jesus -- Orao Concertando os relacionamentos quebrados Alcanando nosso Oikos (crculo de influncia) Perseverana atravs de dificuldades Uma fundao firme

Voltar a sumrio

33

Lio1B Como eu aceitei Jesus


Hoje ns vamos estudar como voc pode contar para algum sobre o que Jesus fez na sua vida. Todos ns somos diferentes mas cada um de vocs ouvindo minha voz chegou num momento quando voc aceitou Jesus no seu corao. uma coisa maravilhosa! Seria uma pena se sua boas notcias permanecessem em segredo! Devemos contar aos outros. Vamos ouvir uma histria sobre uma pessoa que aceitou Jesus. Pode achar esta histria na Bblia no livro de Atos (9) e 1 Corntios (15). Era um homem pelo nome de Saulo. Ele tinha uma carta das autoridades para prender todos que seguiram o caminho de Cristo. Ele estava viajando para a cidade de Damasco para entregar sua carta e procurar os seguidores de Jesus quando uma luz brilhou em seu redor. Ele caiu na cho e ouviu uma voz dizendo Saulo, Saulo, por que voc me persegue? Saulo respondeu dizendo Quem s tu, Senhor? A voz respondeu Sou Jesus, a quem voc persegue. Levante-se, entre na cidade, e algum vai te dizer o que voc deve fazer. Saulo ficou cego por trs dias at que Deus chamou um seguidor de Jesus chamado Ananias que ps mos sobre Saulo e orou por ele, e ele passou a ver novamente. Imediatamente, Saulo foi batizado, voltou a comer e recuperou suas foras. Ele deixou de ser chamado Saulo logo depois foi conhecido depois como Paulo. Logo ele comeou a pregar nas sinagogas (igrejas dos judeus) que Jesus o Filho de Deus. Todos que ouviram Paulo ficavam perplexos e perguntavam No ele que procurava destruir em Jerusalem aqueles que invocaram este nome? Paulo se fortelecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus o Cristo. Cada um de ns temos um momento, um motivo que nos levou a aceitar Jesus quando percebemos que ramos perdidos, sem esperana. Talvez Deus tinha falado contigo quando voc ouviu aquele versculo Romanos 3:23 -- Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. Talvez algum no grupo ou um outro ajudou a entender que Jesus nossa nica esperana e nossa salvao. Pense um pouco sobre isso: O que estava acontecendo na sua vida quando voc percebeu que voc precisava de Jesus? Como voc O aceitou? O que Jesus fez na sua vida? Como est sua vida agora? importante que ns compartilhemos nossas histrias com os outros que ainda no conhecem Jesus. Cada um no grupo deve compartilhar. Vamos parar o CD e compartilhar com os outros no grupo nossas histrias. Pode parar agora. (Coloque o CD na pausa e conversar com seu grupo. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar com a histria)

34

Vamos ouvir Paulo, no 1 Corntios 15, versculos 1-10, falando nas suas prprias palavras Agora, irmos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocs, o qual vocs aceitaram e no qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocs o evangelho, por meio do qual vocs so salvos, se continuarem firmes nele. A no ser que no tenha adiantado nada vocs crerem nele. Eu passei para vocs o ensinamento que recebi e que da mais alta importncia: Cristo morreu pelos nossos pecados, como est escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como est escrito nas Escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apstolos. Depois apareceu, de uma s vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns j morreram. Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apstolos. Por ltimo, depois de todos, ele apareceu tambm a mim, como para algum nascido fora de tempo. De fato, eu sou o menos importante dos apstolos e at nem mereo ser chamado de apstolo, pois persegui a Igreja de Deus. Mas pela graa de Deus sou o que sou, e a graa que ele me deu no ficou sem resultados. Mesmo que Jesus tinha perdoado Paulo pelos pecados que ele cometeu antes de seu encontro com Cristo na estrada, Paulo nunca lembrou o fato que ele no mereceu salvao, mas Jesus lhe perdoou. Isso motivou Paulo a testemunhar para muitos outros, exortando, encorajando e at implorando as pessoas que ele encontrou a confiarem em Jesus! Confessar seus pecados! Crer em Jesus como seu Salvador e Senhor! Paulo nos ensina as coisas mais importantes sobre o que Cristo fez: 1. Cristo morreu pelos nossos pecados como foi escrito nas Escrituras. 2. Ele foi sepultado, e no terceiro dia, foi ressuscitado, como foi escrito nas Escrituras. 3. Ele apareceu aos seus seguidores. Agora, coloque o CD na pausa, e em grupos de dois, tentem lembrar as trs coisas importantes. Pode fazer isso agora. (Coloque o CD na pausa e treinar nos grupos de dois. Botar PLAY quando o grupo estiver pronto para continuar com a histria) Para resumir, todos pecaram e precisamos reconhecer este fato. Vocs so perdoados agora, mas um dia no passado voc percebeu isso e pediu que Jesus lhe perdoasse. Vocs ouviram o Evangelho, que simplesmente que: 1. Cristo morreu pelos nossos pecados como foi escrito nas Escrituras. 2. Ele foi sepultado, e no terceiro dia, foi ressuscitado, como foi escrito nas Escrituras. 3. Ele apareceu aos seus seguidores. Vocs so seguidores de Cristo porque vocs crem nisso. Nossa tarefa esta semana decorar 1 Corntios 15:3-5 -- Eu passei para vocs o ensinamento que recebi e que da mais alta importncia: Cristo morreu pelos nossos pecados, como est escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressucidado, como est escrito nas Escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apstolos.

35

Tambm, vamos orar para duas pessoas que voc conhece, que ainda no conhecem Jesus. Pea a Deus para Ele dar uma oportunidade a compartilhar com elas sobre o que Jesus fez em sua vida. Vamos terminar a reunio hoje com oraes. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. Terminar sua reunio com orao pela salvao das pessoas que so mencionadas pelos membros. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Lder voc pode repetir esta lio mais vezes para treinar se for necessrio, para que todos fiquem confortveis compartilhando seus testemunhos) Voltar para a lista de lies

36

Lio 2B

Ajudar uma outra pessoa ter um encontro com Jesus

Semana passada, ns lembramos o tempo em que aceitamos Jesus, e aprendemos tambm, atravs do exemplo do Apstolo Paulo, o que significa o Evangelho. Lembramos que ele citou trs coisas que achamos nos versculos que aprendemos em 1 Corntios 15:3-5. Todos conseguiram? Vamos lembrar nossos versculos da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar os versculos. Pressionar PLAY quando voc tiver acabado de resumir a histria. Parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) (Reviso de versculos 1 Corntios 15:3-5 -- Eu passei para vocs o ensinamento que recebi e que da mais alta importncia: Cristo morreu pelos nossos pecados, como est escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como est escrito nas Escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apstolos. IMPORTANTSSIMO Lder lhes ajudar a lembrar as trs coisas mesmo que eles no consigam lembrar cada versculo perfeitamente) Em Atos 9, comeando com versculo 18, vimos que aps uma refeio e sendo batizado (um outro passo de obedincia que ns vamos tratar nos prximos estudos), ele imediatamente comeou a anunciar Jesus nas sinagogas (que so templos dos judeus). Nem todos queriam ouvir at alguns judeus ficavam bravos pois um dos mais fiis deles aceitaram Jesus e eles tentaram matar Paulo. Mas Paulo pregou mensagens de Jesus to poderosamente que ele tinha logo um grupo dos discpulos e o mesmo grupo ajudou Paulo a fugir da cidade uma noite dentro de um cesto que eles desceram por uma abertura que havia na muralha da cidade. Os discpulos de Jesus no confiavam em Paulo, pois ele era o inimigo da igreja, mas um discpulo chamado Barnab ouviu Paulo pregando e depois levou Paulo para apresentlo aos discpulos, testificando em favor dele, e como ele pregou o Evangelho corajosamente. Depois deste encontro, Paulo comeou seu ministrio com o apoio dos irmos, e foi levado para vrias cidades, comeando com Cesaria e Tarso. Um outro discpulo de Jesus, Pedro, foi usado por Deus como um instrumento para levar muitas pessoas a Jesus. Em Atos captulo 2, Pedro pregou uma mensagem to poderosa que, no versculo 37, os ouvintes ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apstolos: Irmos o que devemos fazer? Pedro explicou o Evangelho, e quase 3.000 pessoas aceitaram Jesus naquele dia. Em Atos 10, Pedro visitou um oficial do Exrcito Romano chamado Cornlio, sua famlia e amigos no lar. Pedro destacou o Evangelho que Cristo morreu pelos nossos pecados, que ele ressuscitou no terceiro dia e que ele apareceu. Ele concluiu sua mensagem dizendo que todos os que crem nele recebam, por meio dele, o perdo dos pecados (versculo 43). O resultado era que o Esprito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem, e eles aceitaram Jesus e foram batizados.

37

Ns vimos que: 1. Quando temos Jesus em nossos coraes, devemos contar aos outros. 2. Quando compartilhamos que Cristo morreu pelos nossos pecados, que ele ressuscitou, e que ele apareceu para que podemos ter perdo e vida eterna com os outros, o Espirito Santo ajuda as pessoas a entender e muitas vezes elas querem aceitar Jesus tambm. 3. Nem todos ficam felizes ao ouvir especialmente algumas pessoas de outras religies mas precisamos lembrar que Paulo era considerado o inimigo nmero um da igreja de Cristo Jesus, mas se converteu. Ento, devemos compartilhar com todos sobre o que Jesus fez em nossas vidas e aguardar para ver o que o Esprito Santo faria na vida deles depois. Agora, ns vamos treinar compartilhar nossos testemunhos com mais uma pessoa. Formar grupos de dois e praticar compartilhando com seu parceiro ou com sua parceira como Jesus lhe salvou. Vamos compartilhar: Como sua vida era, e como Cristo fez uma diferena em sua vida agora. As trs coisas importantes o Cristo morreu pelos nossos pecados o foi sepultado o e ressuscitou no terceira dia Perguntar a pessoa se ela ou ele quer Cristo no seu corao e esteja pronto para orar com ele ou ela depois. Quando o grupo estiver pronto. Pode parar o CD aqui e treinar. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio hoje com oraes. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. Terminar sua reunio com orao pela salvao das pessoas que so mencionadas pelos membros, e que cada membro tenha uma oportunidade de compartilhar com pelo menos uma pessoa antes da prxima reunio. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Lder voc pode repetir esta lio mais vezes para treinar se for necessrio para que todos fiquem confortveis compartilhando seus testemunhos) Voltar para a lista de lies

38

Lio 3B Segurana do crente


Parabns, pois agora vocs j foram reconectados com Deus nosso Pai! Agora que vocs so filhos de Deus, queremos compartilhar como ficar conectado com Ele. Ns vamos continuar nossas reunies semanalmente para ensin-los como crescer em seu relacionamento com Deus. Isso muito importante para seu bem-estar espiritual. Deus tambm desejar que voc ajude aos outros serem reconectados a Ele. Atravs de voc, mais e mais pessoas podem ser conectadas novamente a Deus. Ns vamos ensinar os fundamentos do Novo Testamento. Durante cada reunio, ns teremos uma histria bblica, um versculo para decorar, e uma maneira especfica para obedecer a Deus. Cada reunio devemos comear com louvores para adorar nosso Deus, pois Ele maravilhoso. Temos pequenos livros que podemos usar (Lder tenha um livro que possa ser modificado e usado pelo seu grupo disponvel, ou pode providenciar seu preferido) Talvez vocs tenham alguns cnticos para ensinar ao grupo, ou querem colocar os versculos que ns aprendemos com a msica. Ento, no momento vocs devem colocar o CD na pausa e ter um perodo de louvores, oraes por motvo de gratido e as necessidades, e reviso de nossa lio anterior. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Esta semana queremos conversar sobre o assunto de uma conexo firme com Deus. Desejamos que vocs sigam Cristo e que esta conexo seja forte. Vamos examinar o que Jesus disse sobre a segurana que vocs j tm nEle. Talvez alguns de vocs j foram batizados que um sinal que vocs desejam seguir Cristo. Quero lhes contar o que Jesus disse sobre salvao no Evangelho de Jao, captulo 10, versculos 1-30. Vamos ver que quando vocs aceitam Jesus, vocs podem ter certeza que vocs pertencem a Jesus para sempre e nada pode tirar isso de vocs. Um dia, Jesus estava ensinando aps ter curado um homem cego. Os lderes religiosos dos judeus perguntaram se Ele tinha o direito de curar no sbado. Como uma resposta, Jesus contou esta histria: As ovelhas reconhecem a voz do pastor. Elas o seguem porque Ele lhes conhece e Ele as chama pelo nome. O pastor chegar no currral procurando suas ovelhas. Ele abre a porta por seu rabanho. Ele cuida dele noite. Ele vai em frente delas quando elas esto do lado de fora, e elas O seguem. As ovelhas no seguem a voz de estranhos.

39

Jesus contou a histria sobre Ele. Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas. Ele disse que todos os outros que chamam as ovelhas so ladres e as ovelhas no respondem a eles. Jesus disse: Eu sou a porta. Quem entrar por mim ser salvo, e poder entrar e sair e achar comida. O ladro s vem para roubar, matar e destruir, mas eu vim para que as ovelhas tenham vida eterna uma vida completa. Jesus disse: Eu sou o bom pastor e eu dou minha vida pelas ovelhas. Ele disse que um empregado no quer dar sua vida pelas ovelhas. Quando um lobo chega, ele sai correndo. Eu sou o bom pastor e eu conheo minhas ovelhas e elas me conhecem. Jesus disse que ele tem ovelhas nos outros lugares e que ele precisa busc-las e lev-las para ser um parte de um s rebanho. Jesus falou sobre o Pai: Meu pai me ama porque eu dou minha vida pelas ovelhas. Ningum tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha prpria vontade. Tenho o direito de d-la e de tornar a receb-la. Meu Pai me deu esta autoridade. Quando os judeus ouviram o que Jesus tinha dito, eles estavam divididos. Alguns queriam ouvir mais e outros dizeram que Jesus estava louco. Alguns judeus perguntaram se Jesus era o Messias, o Salvador prometido nas Escrituras. Jesus respondeu que suas aes confirmaram sua identidade mas eles no O reconheceram pois eles no eram suas ovelhas. Jesus disse: Minhas ovelhas conheem a minha voz e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e eu as protejo daquele que quer lhes destruir. Ningum pode lhes tirar de mim. Meu Pai lhes deu a mim e Ele mais poderoso que aquele que quer lhes roubar de mim. O Pai e eu somos um. Quando os judeus ouviram o que Ele disse, eles procuraram pedras para lhe apedrejar. Eles tentaram prend-lo, mas Jesus atravessou o Rio Jordo. O melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir entar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Quando conhecemos Deus, temos o Esprito Santo que habita em ns. Ele nos ajuda a entender a Palava de Deus. Conversar um pouco em grupo e responder s perguntas: O que voc gostou na a histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e conversar. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

40

Sua tarefa esta semana decorar 1 Joo 5:12 Quem tem o Filho tem vida; quem no tem o Filho de Deus no tem vida. Vamos treinar isso um pouco e terminar nossa reunio de hoje com orao. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Lder opcional: Pedir que um membro do grupo coloque suas mos juntas como se fosse em orao. Coloque suas mos em volta deles para mostrar como Deus protege cada um de ns como o Pai nos ama e nos protege e nada pode tirar isso, por causa de Cristo Jesus. Pedir que cada um faa isso um pouco no grupo antes de sair) Voltar para a lista de lies

41

Lio 4B Como os discpulos obedeceram Batismo


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a segurana do crente. Se tiver algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso de versculo 1 Joo 5:12 Quem tem o Filho tem vida; quem no tem o Filho de Deus no tem vida.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Lembra que Jesus, aps sua ressureio, aparecia vrias vezes na presena dos seus discpulos. Ele lhes ensinava e encorajava enquanto Ele estava com eles. A Bblia disse que Jesus levou seus discpulos no limite de cidade e lhes disse que Seu Pai lhe deu toda autoridade sobre a criao. Com esta autoridade, Jesus enviou seus seguidores para fazer discpulos de todas as naes, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando a obedecer tudo que Jesus tinha mandado. Jesus tambm encorajou os discpulos quando disse que Ele estaria com eles para sempre. Lucas, um dos discpulos, disse que Jesus tinha mandado que eles esperassem em Jerusalm alguns dias at o Espirito Santo descer sobre eles. Jesus tambm disse que quando eles recebiam o poder do Espirito Santo, eles deveriam ser testemunhas em Jerusalm, Juda, Samaria e at os confins da terra. Aps esta conversa, Jesus foi levado ao cu at as nuvens o esconderem e os discpulos no consiguiram Lhe ver mais. Enquanto eles assistiram, dois homens em branco apareceram ao lado deles. Os homens perguntaram aos discpulos por que eles estavam olhando para cima. Os dois tambm disseram que Jesus voltaria para a terra na mesma forma que ele foi levado. Ento os discpulos obedeceram Jesus e voltaram a Jerusalm. Aps dez dias de orao juntos, o Esprito Santo desceu sobre eles. Eles ensinavam a Palavra de Deus nas ruas de Jerusalm em todos os idiomas dos estrangeiros presentes nas festas. Os estrangeiros estavam surpresos, pois eles conseguiram ouvir a Palavra de Deus na sua prpria lngua. Algumas pessoas disseram que os discpulos estavam bbados. Mesmo assim, Pedro pregou dizendo que o que estava acontecendo eram profecias antigas sendo cumpridas. As profecias diziam que os filhos e as filhas profetizariam. Pedro tambm pregou sobre Jesus, sua crucificao, sua ressurreio e como tudo demonstrou o poder de Cristo Jesus. Muitos judeus perguntaram o que devemos fazer? Pedro respondeu: Arrepender-se e ser batizado. No mesmo dia, 3.000 pessoas se arrependeram, foram batizadas, e se tornaram membros da igreja.

42

Algum tempo depois, Felipe, um discpulo de Cristo, dirigido pelo Espirito Santo, foi para o deserto onde ele encontrou um eunuco da Etipia. O homem era o tesoureiro de Candice, rainha dos etopes. Ele tambm acreditou em Deus. Na viagem, ele estava lendo os pergaminhos (livros em rolo) do profeta Isaas. Ele encontrou um trecho que ele no entendia bem. Falava sobre como um servo de Deus sofreria pelo o povo. O Esprito Santo dirigiu Felipe para falar com o eunuco e lhe perguntar se ele entendia o trecho. O eunuco respondeu no e pediu que Felipe explicasse a profecia. Felipe ento entrou na carruagem do eunuco e destacou que Jesus era o Servo de Deus que sofreu pelo povo. Enquanto eles estavam viajando, a carruagem se aproximou da gua e o eunuco perguntou se ele poderia ser batizado. Felipe respondeu se o senhor cr de todo seu corao, claro que pode (Atos 8:37). Ento Felipe e o eunuco entraram nas guas e Felipe batizou o eunuco. Em outra hora, Paulo e Silas foram mal-tratados pelos Filipenses. Foram jogados dentro da priso uma noite aps serem espancados brutalmente. Mesmo assim, tanto Paulo quanto Silas cantavam louvores, glorificando a Deus enquanto eles estavam dentro da cela. Durante a madrugada o Senhor enviou um terremoto que abriu as portas das celas. O carcereiro tinha medo que todos os prisoneiros fugiram. Ele estava pensando em se suicidar quando Paulo gritou: No se machuque! Estamos aqui! O carcereiro correu para a cela de Paulo e Silas e lhes perguntou como ele poderia ser salvo. Eles lhe disseram que ele precisava crer no Senhor Jesus. O carcereiro fez exatamente isso. Depois ele levou Paulo e Silas para sua casa para lavar suas feridas, e depois o carcereiro e sua famlia foram batizados. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir para recontar a histria. Coloque o CD em pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conversar um pouco em grupo e responder s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD em pausa e conversar. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo est pronto) Sua tarefa esta semana decorar Atos 2:38 Pedro respondeu -- Arrependam-se, e cada um de vocs seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seu pecados sejam perdoados, e vocs recebero de Deus o Esprito Santo. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

43

Batismo no lhe salva. Batismo mostra que voc tem colocado sua f e confiana em Cristo. Batismo demonstra a sua famia e amigos que voc decidiu seguir a Cristo. uma forma de mostrar o que Deus fez no seu corao, e para afirmar sua deciso. Na Bblia, pessoas foram batizadas imediatamente, pois elas tinham confiana em suas decises a seguir Cristo. De forma geral, at uma pessoa ser batizada, ela poderia ter duvidas na sua deciso ou ter medo que outros descubram que ela crente. Por isso, nosso versculo chave de Atos 2:38 associa batismo com um relacionamento com Deus. Batismo por imerso por que ele um smbolo do fato que voc enterrou sua vida anterior e est vivendo uma vida nova. Quando voc coloca sua f em Cristo, sua vida antiga morre e voc inicia uma nova vida como um filho de Deus. Voc j foi batizado? Voc est pronto? Quando voc quer ser batizado? Pode ser esta semana! Convida sua famlia e amigos. Deixe seu batismo ser um testemunho pblico, declarando o que Deus fez em sua vida. Na hora do batismo, a pessoa batizando voc vai te fazer quatro perguntas: Voc aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador? Voc cr que Ele vai perdoar todos os seus pecados? Voc quer dizer para todos aqui que voc pretende seguir Cristo e nunca vai olhar para trs? Voc pretende seguir a Cristo mesmo que sua casa se queime, sua luz e gua so cortadas ou at ameaado de morte? importante que antes de ser batizado, voc renuncie seus dolos. Algum pode lhe ajudar a tirar os dolos de sua casa e depois orar para seu lar em nome de Cristo Jesus. Se voc prestar culto aos dolos, isso um sinal de obedincia parcial. No livro de Juizes (6:7-32), Gideo quebrou todos os seus dolos na sua aldeia mesmo tendo medo ele obedeceu o Senhor. Se voc estiver pronto para seguir Jesus completamente, voc pode ser batizado. Se Deus lhe chamar para batizar os outros, deve seguir o mesmo procedimento. Vamos parar e orar para todos na reunio hoje que querem ser batizados. Orem para que todos tenham a coragem de ser batizados durante esta semana prxima. Depois termine a reunio com um cntico de louvor. Pode parar o CD agora. (Pode pressionar STOP) Voltar para a lista de lies

44

Lio 5B A Igreja
Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre o batismo. Se algum do grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo Atos 2:38 Pedro respondeu -- Arrependem-se, e cada um de vocs seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seu pecados sejam perdoados, e vocs recebero de Deus o Esprito Santo.) Agora, vamos entrar em nosso perido de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Esta semana ns vamos estudar mais um maneira de seguir Jesus. Vamos examinar o que o apstolo Paulo falou com respeito igreja. Nossa histria hoje est na Bblia, no livro de Atos, captulo 2, versculos 41 at 47. Um pouco tempo antes que Jesus ascendeu ao cu, ele enviou seus discpulos para Jerusalm e pediu que eles esperassem Deus enviar o Esprito Santo. Naquela poca, aproximatamente 120 pessoas j acreditavam que Jesus era o Filho de Deus. Dez dias antes de Jesus subir ao cu, os 120 seguidores estavam reunidos num lugar escondido quando Deus enviou seu Esprito Santo para habitar em cada um deles. O Esprito Santo realizou muitas maravilhas naquele dia. O Esprito Santo deu-lhes ousadia para anunciar Jesus aos outros. O Esprito Santo tocou os coraes de 3.000 homens e eles aceitaram Jesus e foram batizados no mesmo dia. O Esprito Santo juntou os 120 seguidores com os 3.000 novos crentes. A Bblia nos disse que os 120 seguidores comearam a se reunir com os novos crentes. Cada reunio se compe de: Ensinamento os ensinamentos dos apstolos (aqueles que estavam com Jesus) Confraternizao os crentes, cheio de alegria, participavam das atividades juntos A ceia do Senhor eles compartilhavam po juntos Orao eles oravam juntos Os novos crentes venceram seus medos aps vir todas as maravilhas que Deus realizou atravs dos apstolos. Eles conviveram em harmona, compartilhando seus bens com os que tinham necessidades. Alguns venderam seus bens para entregar dinheiro aos discpulos para que eles pudessem ajudar os pobres ao seu redor. Diariamente eles se encontraram no templo judaico (chamado sinagoga) para adorar a Deus. Muitas pessoas confessaram Jesus como Senhor e Salvador e o novo grupo comeava ser chamado de a igreja. 45

Podemos lembrar um acrstico da palavra PESCA: Proclamao que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no corao de vocs! O que vive em nossos coraes, vamos proclamar aos outros! Ensinamento -- Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Jesus disse tambm em Mateus 28.18-20 que devemos ensinar tudo que Ele ensinou aos Seus discpulos aos outros. Servio -- E tudo o que vocs fizerem ou disserem, faam em nome do Senhor Jesus. Quando servimos a Deus ou qualquer um devemos lembrar que um servio a Deus! Comunho Lembremos isso com a frase uns aos outros no corpo de Cristo fazemos as coisas assim escute a frase nos versculos de hoje -- Animem uns aos outros com salmos, hinos e canes espirituais; ensinem e instruam uns aos outros; sejam obedientes uns aos outros pelo respeito que tm por Cristo. Adorao Cantem salmos, hinos e canes espirituais; louvem a Deus, com gratido no corao; Cantem, de todo corao, hinos e salmos ao Senhor. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, agradeam sempre todas as coisas a Deus, o Pai. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixar alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conversar um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar Atos 2:42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apstolos, vivendo em amor cristo, partindo o po juntos e fazendo oraes. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O grupo pode celebrar a Ceia do Senhor juntos na mesma forma que os primeiros crentes fizeram. Pode fazer isso domingo ou qualquer outro dia que quiser. Para saber mais sobre isso, pode ouvir lio 22 que destaca esta celebrao especial. (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois resumir a seqncia na prxima semana)

46

Termine a reunio hoje com oraes e cnticos de agradecimento cada um pode falar uma frase ou um motivo de louvor a Deus ou cantar seus louvores espontaneamente. Pode parar o CD agora. (Pode pressionar STOP) Voltar para a lista de lies

47

Lio 6B Seguindo Jesus -- Um tempo a ss com Jesus


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a igreja. Se algum do grupo no ouviu essa histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo de Atos 2:42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apstolos, vivendo em amor cristo, partindo o po juntos e fazendo oraes.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD em pausa at o grupo estar pronto) Esta semana ns vamos aprender mais sobre seguir Jesus como discpulo. Ns vamos aprender como ter um tempo a ss com Jesus. Nossa histria hoje est no Evangelho de Joo, captulo 8 (especialmente versculos 31-32) Um dia Jesus estava ensinando no templo em Jerusalem, e alguns lderes judeus que estavam l ouvindo, buscaram provas contra Ele atravs dos ensinamentos dEle. Eles desejavam lhe condenar por que eles no concordavam com aquilo que Jesus ensinava. Eles acusavam Jesus de ser um impostor, uma pessoa que fingia ser alguma coisa que no era. Os lderes disseram que Jesus mereceu morrer por que Ele declarou que era o Filho de Deus. Enquanto eles murmuravam contra Jesus, Jesus conversou com os judeus que acreditavam nEle. Jesus disse que eles realmente eram seus seguidores se eles aprendessem e colocassem em prtica as coisas que Ele lhes ensinava. Aqueles que Lhe obedecem desta maneira conhecem a verdade, e a verdade lhes libertar. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros de grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Pause o CD e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) 48

Muitos crentes conhecem a verdade e so libertos como resultado de passar um tempo a ss com Deus e colocando em prtica o que Deus lhes ensina. Alguns crentes escreveram cnticos de louvor sobre suas experincias com Deus. Um crente no Salmos 42 escreveu que sua alma tinha sede de Deus na mesma forma que uma cora deseja as guas do ribeiro. Um seguidor de Jesus escreveu sobre a Palavra de Deus. Ele disse que a Palavra de Deus viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois gumes. Ela vai at o lugar mais fundo da alma e do esprito, vai at o ntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do corao delas. (Opcional: Corte uma ma na presena do grupo e abra-a. Explique que Deus faz a mesma coisa conosco quando ns ouvimos sua Palavra. A Palavra tem o poder de abrir nossas almas para que possamos entender a verdade e pensar sobre o que Deus est dizendo) O Apstolo Paulo em 2 Timteo, captulo 3, versculos 16-17 declara que tudo que achamos na Bblia vem diretamente de Deus. Tudo que achamos ali til para nos ensinar a verdade nos mostrar onde desobedecemos nos mostrar como corrigir nossa desobedincia e nos direcionar a fazer a vontade de Deus Sua tarefa esta semana ser decorar Joo 8: 31-32 Ento Jesus disse para os que crearam nEle: Se vocs continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, sero, de fato, meus discpulos e conhecero a verdade, e averdade os libertar. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD em pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Se quisermos colocar Jesus em primeiro lugar em nossas vidas, precisamos deixar Ele tomar o primeiro lugar cada dia. Cada manh quando acordamos, devemos ter um tempo a ss com Jesus. Chamamos isso nosso tempo silencioso com Deus ou tempo a ss com Deus. Como podemos comear? Uma maneira comear com 15 minutos sozinho com Deus e fazer duas coisas: Comear a ler sua Bblia um pouco. Caso que voc no saiba ler, pea para algum ler ou lhe ajudar a ler. Voc deve lembrar alguns versculos que voc j decorou ou uma histria bblica. Deixe Deus falar com o seu corao. Aps ouvir Deus atravs da Bblia, fale com Deus atravs do orao. Fale com Ele como se fosse um amigo ou seu pai. Compartilhe suas preocupaes e pea a Sua ajuda. Agradea a Ele pois Ele sempre est ao seu lado. Pea que Ele direcione seu dia. Lembre que Ele morreu por ns ento devemos viver por Ele! Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. 49

Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP)

Voltar para a lista de lies

50

Lio 7B Seguindo Jesus -- Orao


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre um tempo a ss com Deus. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo de Joo 8: 31-32 Ento Jesus disse para os que creram nEle: Se vocs continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, sero, de fato, meus discpulos e conhecero a verdade, e a verdade os libertar.) Agora, vamos entrar em nosso perido de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades de grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje queremos falar sobre como seguir Jesus atravs da orao. Nossa histria est no Evangelho de Mateus, captulo 6, versculos 5 at 15. Um dia uma multido de pessoas estava subindo um monte. Elas procuraram um lugar sossegado e isolado para ouvir os ensinamentos de Jesus. Jesus ensinava muitos assuntos. Um assunto importante que ele ensinou era sobre orao. Jesus disse que devemos tomar cuidado sobre oraes em pblico. Alguns lderes religiosos gostaram de orar com a voz alta na praa para que todos pudessem v-los e ficar admirando suas oraes longas e bonitas. Jesus disse que a ateno que eles recebiam do pblico era a nica recompensa que eles conseguiriam. Ao contrrio, quando voc orar, deve procurar um lugar isolado e tranqilo. Neste lugar, voc pode orar ao Pai Celestial que ouvir suas oraes. Jesus tambm disse que no devemos repetir as oraes ou palavra vrias vezes como algumas pessoas que prestam culto aos deuses falsos. Com tantas palavras eles tentam atrair a ateno das pessoas. Seu Pai no cu sabe o que voc precisa. Voc deve orar usando esta orao como um modelo de suas prprias oraes: Pai Nosso, que ests no cu, Que todos reconheam que o teu nome santo Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como feita no cu! D-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas Como tambm ns perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E no deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu o Reino, o poder e a glria, para sempre. Amm!

51

A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Pause o CD e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar Filipenses 4:6 No se preocupem com nada, mas em todas as oraes peam a Deus o que vocs precisam e orem sempre com o corao agradecido. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Cada dia voc deve conversar com Deus como se fosse seu melhor amigo. Quando voc passa um tempo com Deus, ouvindo ou meditando num versculo bblico, voc est ouvindo Deus falar. Atravs da orao, voc pode responder a Ele. Conforme o que Jesus ensinou, podemos orar por cinco motvos: Louvor e Adorao pois Deus grande e Ele nos deu muitas bnos Soberania Deus est no controle de cada circunstncia em sua vida Intercesso pode pedir que Ele providencie para as necessidades dos outros, de si mesmo, e de sua famlia. Perdo devemos pedir perdo de nossos pecados Proteo pode pedir proteo de cada tipo de perigo, especialmente da tentao. Ento, faa um compromisso de ter um tempo a ss com Deus e use uma parte somente para orar. Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. Pode pressionar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) Voltar para a lista de lies

52

Lio 8B Concertando os relacionamentos quebrados


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre orao. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo de Filipenses 4:6 no se preocupem com nada, mas em todas as oraes peam a Deus o que vocs precisam e orem sempre com o corao agradecido.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar: Hebreus 12:14 Procuram ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ningum o ver. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Esta semana queremos falar sobre relacionamentos quebrados e como concert-los. Nossa histria de hoje est na Bblia no Evangelho de Mateus nos captulos 5 (23-25) e 18 (15-18). Jesus estava andando entre as comunidades de Galila pregando o Evangelho, curando os doentes e ensinando. Muitas pessoas vieram de longe para v-Lo. Jesus subiu um monte para ensinar a multido onde ele destacou muitos assuntos. Um dos assuntos importantes que ele ensinou era sobre os relacionamentos quebrados. Jesus disse que, se voc estivesse fazendo um oferta para Deus no altar na igreja e voc lembrasse que seu irmo tem alguma coisa contra ti, devia deixar sua oferta no altar de Deus e ir para seu irmo e buscar um reconciliao com ele. Quando voc estiver reconciliado com seu irmo, somente depois ir e apresentar sua oferta a Deus. Jesus ensinou que quando seu irmo peca contra ti, voc tambm tem uma responsibilidade para concertar o relacionamento. Ele disse que voc deve aproximar de seu irmo sozinho e contar para ele o que ele fez contra ti. Se ele se arrepender, voc lhe ajudou a abandonar seu pecado. Caso que ele no se arrependa, voc deve voltar com um ou dois irmos contigo que podem ser testemunhas de que voc est tentando concertar o relacionamento quebrado. Caso que ele ainda no queira se arrepender, voc deve levar a situao para a reunio de todos os crentes buscando a ajuda deles para

53

restaurar o relacionamento quebrado. Caso que ele no escute o grupo dos crentes, a igreja deve lhe tratar como um descrente ou cobrador de impostos. Jesus disse que tudo que um grupo dos crentes faz na terra reconhecido no cu. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Durante seu tempo a ss com Deus cada dia voc deve pensar: H um relacionamento com Deus que precisa ser concertado? Se sua resposta for SIM, voc j foi conversar com aquela pessoa? Voc tentou concertar o relacionamento quebrado? Se no, faa um compromisso para ir resolver isso. O Evangelho espalha atravs dos relacionamentos. Quando os relacionamentos so quebrados, o Evangelho est impedido na mesma forma que os trilhos que so quebrados impedem um trem de chegar ao seu destino. O que voc pode fazer? Quando voc peca contra uma outra pessoa, pea a Deus que Ele te lave de qualquer pecado e atitude de superioridade antes que visite uma outra. No fale mal da pessoa. Confie no Esprito Santo que lhe convenceu a concertar este relacionamento quebrado. Ele vai lhe ajudar. Procure um lugar particular para conversar com a pessoa. Confesse o que voc fez contra a outra pessoa. No importa se a outra inciou o problema. Se pecar, confesse. Pea que a pessoa lhe perdoe. Se a outra pecou contra ti: Procure um lugar particular para conversar com a pessoa. Compartilhe seus sentimentos com esta pessoa num esprito de amor. Se a pessoa no confessar seu pecado e voc no sentir uma convio de que alguma coisa mudou, leve mais dois crentes que desejam concertar relacionamentos quebrados. Converse com ele novamente. Se ainda ele no confessar seu pecado, tanto voc quanto as testemunhas devem levar o assunto igreja para que durante uma reunio os crentes possam tratar o problema. No importa como tudo seja resolvido, voc deve orar para a reconciliao com a pessoa. 54

H algum com quem voc deva buscar concertar um relacionamento quebrado esta semana? Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar, especialmente se for alguns relacionamentos quebrados. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista de lies

55

Lio 9B Alcanando nosso Oikos (crculo de influncia)


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre concertar os relacionamentos quebrados. Se h algum no grupo que no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em Hebreus 12:14 Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ningum o ver.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Nossa alvo como crentes em Cristo glorificar a Deus, mostrar amor e expandir Seu Reino, conectando pessoas com Cristo em todo lugar e formando grupos novos que fazem a mesma coisa. Nesta forma cada novo crente estar envolvido nas conexes que estendero o Reino para cada aldeia, cidade e bairro. Nossa histria hoje est na Bblia em Atos 10 (1-48). Cada pessoa que chegar a Cristo chegar por mais algum que lhe ajudou a conhecer a Cristo e a ser conectado a Deus. Escute esta histria sobre como o Reino de Deus expandiu atravs das conexes com Deus. Havia um homem temente a Deus. O nome dele era Cornlio. Ele morava na cidade de Cesaria. Ele era um lder de cem soldados romanos. Cornlio e toda sua famlia temiam a Deus, ajudando os pobres da cidade e oravam bastante. Um dia, numa viso um anjo apareceu a ele e lhe disse que suas oraes e sua ddivas aos pobres foram recebidas no cu como um oferta memorial a Deus. O anjo tambm lhe disse para mandar homens cidade de Jope para trazer um homem chamado Simo, tambm conhecido como Pedro, que estava hospedado com Simo, o curtidor de couro, que tinha uma casa perto do mar. Aquele Simo Pedro diria o que ele faria. Cornlio chamou dois servos fiis e um soldado confivel e lhes enviou para Jope. No dia seguinte enquanto os trs estavam indo para Jope, Pedro subiu no teto para orar. Pedro teve uma viso o cu se abriu e uma coisa parecida com um tapete grande desceu para a terra. No tapete estava todo tipo de animal com quatro ps, e tambm rpteis da terra e pssaros do ar. Uma voz falou com Pedro dizendo Levante-se Pedro, mate e coma. Pedro respondeu Senhor, no. Nunca comi nada impuro ou sujo. A voz falou a segunda vez no chama alguma coisa suja que Deus fez limpa. Isso aconteceu trs vezes e repentinamente o tapete subiu para o cu. Enquanto Pedro estava contemplando a viso, os homens enviados por Cornlio acharam a casa de Simo e chamaram Pedro. O Esprito Santo falou com Pedro Trs homens esto te procurando. V com eles sem hesitao pois Eu lhes enviei. Pedro obedeceu e perguntou os homens por que eles queriam lhe procurar. Eles 56

contaram como Cornlio era um homem temente a Deus, comandante de cem soldados romanos e que ele recebeu as instruces de um anjo dizendo que Cornlio devia trazer Pedro para sua casa para lhe ouvir. No dia seguinte, Pedro, junto a alguns judeus crentes, acompanhou os homens at Cesaria. Era uma viagem de mais de um dia para chegar na casa de Cornlio. Quando eles chegaram, Cornlio estava lhes esperando. Ele caiu aos ps de Pedro e lhe prestou culto. Pedro lhe fez levantar, dizendo que ele era somente um homem igual a Cornlio. Quando Pedro entrou na casa ele achou uma sala cheia de pessoas. Pedro lhes disse que a lei judaica no permitia que ele entrasse numa casa de estrangeiros. Mas tambm Pedro lhe disse que Deus tinha dito que ele no devia chamar uma pessoa comum ou sujo. Pedro perguntou a Cornlio por que ele lhe chamou. Cornlio contou a Pedro o que o anjo tinha dito. Pedro lhe disse que era verdade que Deus no mostra favoritismo mas aceita homens de todas as naes que Lhe temam e faam o que certo. Pedro lhes disse que Jesus de Nazar era um homem cheio do Esprito Santo e que Ele estava fazendo boas obras e curando todos que estavam oprimidos pelo diabo. Mas os judeus Lhe mataram, Lhe pregaram num madeiro. Aps trs dias, Ele ressurgiu dos mortos e nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Jesus Aquele que Deus colocou como Juiz sobre os vivos e os mortos. Aqueles que crem nEle recebero perdo de seus pecados atravs do Nome dEle. Enquanto Pedro falou o Esprito Santo desceu sobre todos que lhe ouviram. Eles comearam a falar em lnguas. Os crentes judaicos que estavam com Pedro maravilhavam pois os gentios receberam Jesus na mesma forma que eles o tinham recebido. Pedro disse Algum pode impedir essas pessoas a serem batizadas nas guas? Eles receberam como ns! Ento ele mandou que eles fossem batizados em nome de Cristo Jesus. E o grupo pediu que Pedro ficasse mais alguns dias. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar: 2 Timteo 2:2 -- Tome os ensinamentos que voc me ouviu dar na presena de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiana, que sejam capazes de ensinar outros. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

57

Voc tem relacionamentos com muitas pessoas em sua volta. Pense sobre sua famlia, vizinhos e pessoas com quem voc trabalha que precisam ouvir o Evangelho e ser conectadas a Deus. Para quem voc deve contar as notcias maravilhosas sobre o que Jesus fez para voc e o que ele poderia fazer por eles tambm? Talvez seja mais fcil voc ir para casa e fazer uma lista numa folha de papel. Escreva os nomes de sua famlia, amigos, vizinhos e funcionrios ou colegas de trabalho ou escola. Dentro desta lista, orar e pedir a Deus para lhe orientar e lhe mostrar pelo menos cinco pessoas com quem voc pode pedir para lhe encontrar uma vez por semana por quatro semanas. Cada semana compartilhar uma histria e depois seu testemunho. Depois voc vai ped-los para aceitar Jesus e ser conectado a Deus. Voc ser um pescador de homens. Continue a convidar as pessoas na sua lista at que pelo menos cinco concordem em lhe encontrar. Voc ter um parceiro no grupo que tambm far a mesma coisa. Juntos vocs vo encontrar com dez descrentes para quem vocs podem compartilhar o Evangelho. Quando eles aceitarem Jesus, vocs sero seus treinadores como ns aprendemos em 2 Timteo 2:2. Escolha um parceiro no grupo com quem voc vai trabalhar junto e conectar as pessoas com Deus. Determinar um tempo esta semana para jejuar e orar para que as pessoas em suas listas ouam e aceitem Jesus. Orar cada dia juntos por suas listas para que pelo menos dez pessoas vo a suas reunies cada semana. Concordar sobre quando e onde vocs tero suas reunies pode ser num lar, ao ar livre, num restaurante, numa apartmento, ou na loja no final de tarde cada semana. Convidar seus contatos para participar de quatro reunies devem ter pelo menos cinco para comear. Vocs podem fazer estas coisas porque uma outra pessoa fez isso convosco. Seu treinador vai lhes ajudar com as histrias e com seus testemunhos. Quando vocs encontrarem as pessoas em suas listas tm trs coisas que so importantes lembrar: Presena Estas pessoas so seus familiares e amigos. Eles lhe conhecem bem. Quanto mais eles conseguirem ver sua vida mudando e a forma que voc lhes ama profundamente, mais eles sero convencidos que Cristo verdade, pois eles vero Jesus atravs de voc. Ore para que Deus lhe ajude a ter um vida que reflita Cristo para todos que lhe conhecem. Poder Deus quer provar a todos os seus amigos que Ele lhes ama e deseja ser conectado a eles. Cada vez que voc est reunido com eles, ore em voz alta sobre qualquer necessidade que eles tenham (tipo cura, problemas, etc.) Ore e vej Deus agindo. Proclamao Quando voc compartilha o Evangelho e seu testemunho, Deus falar aos seus coraes. Eles vero uma nova esperana e mudana em voc. Eles vero Deus agindo na suas prprias vidas. Agora eles precisam que voc explique como ser conectado a Deus. Enquanto voc faz, isso Deus convencer seus coraes e muitos deles crero. Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar, especialmente se forem alguns 58

relacionamentos quebrados. Antes de sair, determine quem ser seu parceiro neste obra especial. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista de lies

59

Lio10B Perserverana atravs de dificuldades


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre alcanar nosso OIKOS ou crculo de influncia. Se h algum do grupo que no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em 2 Timteo 2:2 -- Tome os ensinamentos que voc me ouviu dar na presena de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiana, que sejam capazes de ensinar outros.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs esto prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Quando uma pessoa receber Jesus, muitas vezes sua famlia e sua comunidade no concordam com sua deciso. s vezes uma famlia e a comunidade comeam perseguir um novo crente, esperando que eles renunciem sua f evanglica. Agora veremos como podemos ficar firmes no Senhor mesmo quando as perseguies vierem. Nossa histria de hoje est na Bblia na carta de 1 Pedro, captulo 2, versculos 13 at 25. O Apostolo Pedro escreveu uma carta para ser lida nas igrejas. Na carta ele nos ensina a importncia de perseverana em meio s dificuldades. Pedro disse que devemos nos submeter s autoridades dos governos humanos. Deus estabeleceu os governos para punir aqueles que fazem mal e abenoar aqueles que fazem bem. Deus deseja que faamos bem para que possamos silenciar a conversa tola dos ignorantes. Pedro nos disse que devemos viver como aqueles que so livres. No deve usar sua liberdade para fazer o mal mas para servir a Deus. seu dever a honrar todos, amar seus irmos e suas irms em Cristo, temer a Deus e honrar o rei. Com respeito ao ltimo, deve lhe tratar com todo respeito sendo bondoso ou difcil. Quando voc sofre injustia mas se submete ao seu mestre, Deus recebe a glria pela sua obedincia. Quando voc sofre por motivo de seus pecados uma coisa. Quando recebe castigo fazendo o que certo, voc glorifica a Deus. Fomos chamados para seguir nos passos do Senhor, quem, como um exemplo para todos, morreu por ns. Jesus no cometeu nenhum pecado e no abriu sua boca no meio de seu sofrimento. Enquanto ele foi maltratado sem motivo, Jesus confiou nAquele que julga com justia. Jesus carregou nossos pecados cruz para que pudssemos viver com justia. Foi atravs de suas ferridas que fomos curados. Antes, voc era como uma ovelha perdida, mas agora voc voltou ao Pastor e Protetor de sua alma.

60

A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar : 1 Pedro 2:21 Pois foi para isso que Ele os chamou. O prprio Cristo sofreu por vocs e dexou o exemplo, para que sigam os seus passos. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Devemos perceber que Jesus nos deixou um exemplo de sofrimento. Ele sofreu injustia nas mos dos homens sem abrir sua boca em oposio. Deus recebeu a glria pois Jesus dependeu dEle. Deus Lhe abenoou com a ressureio e Lhe deu o Nome acima de todos os nomes. Quando voc agenta injustia por parte das autoridades, voc pode confiar que Deus que vai abenoar. O perdo que voc recebeu e a vida nova que voc tem em Jesus valem mais do que todas as dificuldades e perseguies que voc poderia ter. Fique firme nas coisas do Senhor, dependente da graa dEle no meio da perseguio. Ele vai lhe ajudar! Durante a semana, abene algum que magoou voc. Pode ser feito com as palavras ou atravs de um ato de bondade. Na prxima reunio venha e compartilhe como voc conseguiu fazer o bem para algum que fez alguma coisa contra voc. Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. Ore pela coragem de fazer o bem para aqueles que nos magoaram. Antes de sair, determine quem ser seu parceiro nesta obra especial. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) Voltar para a lista de lies

61

Lio 11B Uma fundao firme


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre perserverana quando temos dificuldades. Se h algum no grupo que no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso de versculo 1 Pedro 2:21 Pois foi para isso que Ele os chamou. O prprio Cristo sofreu por vocs e dexou o exemplo, para que sigam os seus passos.) Agora, vamos entrar em nosso periodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje ns vamos aprender como cristos fazem parte de um edifcio que Deus est edificando. Vamos aprender muitas coisas maravilhosas a respeito de nossa vida com Jesus. Nossa histria de hoje est na Bblia em 1 Corntios, captulo 3, versculos 9 at 17. O Apostolo Paulo escreveu uma carta para uma igreja nova na cidade de Corinto. Na carta dele, ele fez um comparao entre uma igreja e um edifcio. Ele disse que ele, junto a outros missionrios, eram cooperadores com Deus e que os novos crentes representam o campo de Deus e edifcio dEle. Paulo era um arquiteto que colocou uma fundao mas outros vieram depois para construir em cima desta fundao. No h outra fundao alm de Cristo Jesus. Cuidado! Ningum pode pr mais uma fundao. Materiais diferentes podem ser utilizados para construir a fundao. Uma pessoa pode construir com ouro, prata e pedras preciosas. Tambm existem outros materiais de qualidade inferior e frgeis para construir como madeira ou palha. O tipo de material que usamos para construir uma fundao importantssimo. Haver um dia em que todo nosso trabalho ser julgado. Ser como se nosso edifcio fosse testado com fogo. Se nosso trabalho ficar aps o fogo, recebemos nosso prmio. Caso o fogo consuma nosso edifcio, perderemos sim, mas no nossa salvao, nunca. Voc junto com os outros crentes compe o templo de Deus. O Esprito de Deus habita em voc. Caso algum destrua o templo de Deus, Deus mesmo vai destruir aquela pessoa. O templo voc e os demais crentes santo!

62

A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conversar um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar : 1 Corntios 3:16. Certamente vocs sabiam que so o templo de Deus e que o Esprito de Deus vive em vocs? Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Cada dia quando voc aprende alguma coisa de Deus no seu tempo ss com Deus, coloque-a em prtica. H alguma coisa que Deus mostrou para voc? Compartilhe com seu parceiro como voc pretende coloc-la em prtica esta semana. Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. Antes de sair, determine quem ser seu parceiro nesta obra especial. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista de lies

63

As primeiras lies para a igreja nova (22 histrias)


Nmero 1C 2C 3C 4C 5C 6C 7C 8C 9C 10C 11C 12C 13C 14C 15C 16C 17C 18C 19C 20C 21C 22C Voltar ao sumrio Tema Roupas novas Desonestidade (Parte 1) Desonestidade (Parte 2) Furto Ira Conversa indecente Seu corpo morto para o pecado Amargura Fornicao Impureza Avareza Embriaguez Quando a igreja se encontra Relacionamentos: O marido e a esposa Relacionamentos: Os pais e os filhos Relacionamentos: O chefe e o funcionrio Relacionamentos: Afeies incorretas Relacionamentos: O crente e as autoridades Relacionamentos e a disciplina na igreja Permanecer firme Os cargos da igreja A Ceia do Senhor um encontro especial

64

Lio 1C Roupas novas


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou como ter uma fundao firme. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em 1 Corntios 3:16: Certamente vocs sabem que so o templo de Deus e que o Esprito de Deus vive em vocs?) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Esta semana vamos aprender alguma coisa muito importante que vai nos ajudar a continuar andando com o Senhor, tanto como uma igreja quanto com cada membro. Hoje vamos entender sobre novas aes e hbitos que devem ser parte de nossas vidas agora, pois Cristo nosso Senhor. Um novo crente igual a uma pessoa que vai tirar as roupas antes de tomar banho, e aps o banho se vestir com roupas novas. Um novo crente est tirando os hbitos velhos e maus para se vestir de hbitos novos e bons. Nossa histria hoje est na Bblia, no livro de Efsios, captulo 4, versculos 22 at 27. O apstolo Paulo ensinou os mesmos ensinamentos s igrejas para que elas crescessem e fossem fortes, em obedincia ao Senhor. Paulo disse que quando recebemos Jesus como nosso Senhor, ns nos tornamos pessoas novas. como o velho voc que morreu e hoje existe um novo voc que est pronto para obedecer ao Senhor. O velho estava corrompido pelos desejos enganosos mas agora sua mente e seus pensamentos esto sendo renovados pelo poder do Esprito Santo. Voc agora tem a semelhana de Deus e deve ter roupas novas, no aquelas roupas velhas de sua vida anterior. Igual a uma pessoa que tira suas roupas sujas, na mesma forma deveramos descartar nosso estlo de vida anterior. Vamos tirar as peas velhas e troc-las agora com roupas novas! Vamos tirar Mentiras e colocar no seu lugar Verdades faladas em amor. Vamos tirar o Roubo e colocar no seu lugar Trabalhos honestos para ajudar os outros Vamos tirar a Ira e colocar no seu lugar Resolvendo seus problemas com paz e sem pecar Vamos tirar a Amargura e colocar no seu lugar Perdo Vamos tirar os Palavres e colocar no seu lugar Palavras encorajadoras Escute bem mais uma vez nossas substituies: Vamos tirar Mentiras e colocar no seu lugar Verdades faladas em amor. Vamos tirar o Roubo e colocar no seu lugar Trabalhos honestos para ajudar os outros Vamos tirar a Ira e colocar no seu lugar Resolvendo seus problemas com paz e sem pecar 65

Vamos tirar a Amargura e colocar no seu lugar Perdo Vamos tirar os Palavres e colocar no seu lugar Palavras encorajadoras A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar: 2 Corntios 5.17 Quem est unido com Cristo uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e j chegou o que novo. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos formar duplas agora. Lembrando as roupas velhas que tm que ser trocadas com as roupas novas, compartilhe com seu parceiro as coisas que ainda existem dentro de voc que precisam ser tiradas. Se ainda voc se sentir tentado por um pecado em particular, orem juntos pedindo que o Senhor lhe d fora para ganhar a vitria futuramente. Talvez seja necessrio que voc pessa perdo a algum pelo mal que voc fez. Faa isto agora! Orem com seus parceiros antes de prosseguir. Pode pressionar pausa at voc estar pronto. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies 66

Lio 2C Desonestidade (Parte 1)


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou como podemos ter roupas novas. Se h algum no grupo que no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em 2 Corntios 5.17 Quem est unido com Cristo uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e j chegou o que novo.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Lembra quando aprendemos sobre os hbitos maus que deveramos deixar e os novos hbitos que deveramos nos vestir? Agora ns vamos estudar a coisa mais importante que deveramos largar. J estudamos os Dez Mandamentos? Algum se lembra do penltimo mandamento? Deus disse que ns no devemos mentir. o primeiro hbito mal para eliminar de nossas vidas. Vamos aprender ento como obedecer a Deus falando a verdade em todos as circunstncias. Nossa histria hoje est na Bblia, no livro de 2 Reis, captulo 5, versculos 1-27. Naam, capito do exrcito do rei da Sria, era um guerreiro corajoso, respeitado demais pelo seu rei por motivo das vitrias numerosas. Naam era muito importante, mas ele contraiu uma doena de pele sria que era chamada de lepra (hoje chamamos isso de Hansenase.) Anteriormente, o exrcito de Naam capturou alguns israelenses durante um ataque. Entre o povo estava uma menina que servia a mulher de Naam. A moa disse que Naam deveria ir para Samaria para que o profeta Eliseu pudesse cur-lo. Aps ouvir o conselho da moa, Naam pediu licena para visitar o profeta. O rei deu-lhe permisso para a viagem e escreveu uma carta para o rei de Israel, pedindo que eles curassem seu servo. Naam trouxe presentes para entregar ao profeta dinheiro, ouro e roupas caras. Quando Naam entregou a carta ao rei de Israel, o rei rasgou suas roupas dizendo que no era possvel cumprir seu pedido. O rei achava que Naam queria uma briga. Quando Eliseu ouviu o que aconteceu, ele mandou que algum trouxesse Naam a ele para que todos pudessem ver que ainda existia um profeta de Deus na terra de Israel. Naam foi para a casa de Eliseu com todos seus cavalos e carruagens. Eliseu no saiu de casa, mas mandou um servo para lhe dizer para ir ao rio Jordo e lavar-se sete vezes para ser curado. Naam ficou bravo pois ele achou que o profeta deveria orar por ele e pr mos sobre ele para lhe curar. Ele saiu bravo pois ele achou que tinham rios melhores na sua ptria do que o rio Jordo. Um dos servos lhe convenceu que o que Eliseu pediu era fcil para se fazer. Ento Naam foi para as guas e deitou no rio Jordo sete vezes. Ele saiu das guas com a pele parecida com a de um nen! 67

Ele voltou para a casa de Eliseu e lhe disse Agora eu sei que no h outro Deus na terra alm do Deus de Israel. Eu imploro receba um presente de seu servo. Mesmo que Naam insistisse, Eliseu se recusou a receber um presente pois foi Deus que fez a cura. Quando Naam voltou para seu pais, Geazi. o servo de Eliseu, decidiu que ele seguiria Naam e receberia uma parte das riquezas que Naam trouxe. Ele correu at ele e alcanou a carruagem. Naam desceu da carruagem e perguntou Geazi se tudo estava em ordem. Geazi respondeu que Eliseu lhe mandou para pedir o dinheiro e as roupas pois dois visitantes acabaram de chegar enquanto Naam saiu. Dois servos de Naam levou os presentes para a casa de Geazi onde ele os escondeu. Mais tarde, Geazi entrou na presena de Eliseu. Eliseu perguntou Onde voc estava, Geazi? Geazi respondeu Seu servo no saiu para algum lugar. Eliseu disse que seu corao acompanhou Geazi quando ele foi para Naam com sua mentira. Ele tambm disse que no era a hora para receber dinheiro, roupas e coisas de luxo. Eliseu declarou Ento a lepra de Naam vai atingir voc e seus descendentes para sempre Geazi saiu de presena de Eliseu, leproso como neve. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentarem recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos formar duplas e conversar sobre o que aprendemos. Deus castigou o mentiroso. Como um discpulo de Jesus, sua obrigao Lhe obedecer em cada momento. H mentiras na sua vida? Voc est mentindo para algum? Se ainda voc continuar mentindo, confesse isso na presena de Deus e de seus colegas cristos. Pea perdo e faa um compromisso para deixar de lado este pecado srio. Seus irmos em Cristo vo lhe ajudar. Eles podem perguntar sobre isso durante a prxima semana. Faa um compromisso ento para no mentir esta semana e esteja pronto para prestar contas durante a prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos.

68

(Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode aperttar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

69

Lio 3C Desonestidade (Parte 2)


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou a primeira lio sobre desonestidade. Se h algum no grupo que no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso de versculos anteriores desde semana passada no teve um versculo bblico, tentam lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Ainda hoje vamos continuar aprendendo sobre o primeiro hbito que devemos tirar de nossas vidas quando seguimos Jesus. Estamos falando sobre as mentiras. Nos dias antes de Jesus, Deus falou com seu povo, dizendo: Os lbios dos mentirosos so vergonhosos ao Senhor, mas ele adora aqueles homens que falem a verdade. Vamos aprender o que Deus disse. As primeiras pessoas que creram em Deus fizeram um cntico com estas palavras para que pudssemos lembr-las. Vocs conseguem fazer um cntico com estas palavras? Vamos tentar! Vamos aprend-las e depois faremos um cntico. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Agora vamos estudar mais um exemplo das mentiras que achamos na Palavra de Deus. Vamos ver novamente que existem conseqncias srias quando mentimos. Nossa histria hoje est na Bblia, no livro de Atos, comeando em 4:32 at 5:11. Os primeiros dos discpulos de Jesus em Jerusalm tinham visto o poder de Deus atravs dos milagres que os apstolos realizaram. Todos que acreditavam em Deus estavam unidos em um corao e uma alma. Ningum dizia que seus bens eram somente dele, mas todos os bens estavam sendo compartilhados com todos. Quando havia um necessitado entre os crentes, aqueles que tinham casas ou terra vendiam seus bens e levavam o valor recebido para os apstolos para ajudar aqueles necessitados. Um exemplo era Barnab. Ele vendeu seu terreno e trouxe o dinheiro aos apstolos. Um casal Ananias e Safira vendeu seu terreno mas Ananias trouxe somente uma poro do dinheiro aos apstolos (mas apresentou o dinheiro como se fosse o valor total de uma oferta). O apstolo Pedro 70

disse a Ananias Ananias, por que Satans encheu seu corao para voc mentir ao Esprito Santo e guardou uma poro do dinheiro que voc recebeu da venda de seu terreno? Ele disse que o terreno pertencia a Ananias e ele no precisava entreg-lo a eles. Por que ele decidiu fazer uma coisa assim? Ele no mentiu ao homens, mas a Deus. Enquanto Pedro estava falando, Ananias caiu no cho e morreu. Todos que viram o que aconteceu estavam cheios de medo. Alguns dos homens levaram seu corpo e lhe enterrou. Trs horas depois, Safira entrou, sem saber o que aconteceu. Pedro lhe perguntou Diga-me este valor era o preo que voc recebeu quando o terreno foi vendido? Ela respondeu Sim, foi esse preo mesmo. Pedro disse Como voc pode concordar em testar o Esprito do Senhor? Aqueles que enterraram o corpo de seu marido esto vindo e vo levar voc tambm! Naquele momento Safira caiu no cho e morreu. Os mesmos jovens que levaram Ananias para o sepultamento levaram Safira e lhe enterrou perto de seu marido. Um grande medo passou sobre a igreja e todos que ficaram sabendo o que aconteceu com Ananias e Safira. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD em pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Na lio anterior vimos como um homem mentiu ao outro e sofreu as conseqncias. Na mesma maneira um homem e uma mulher acharam que eles estavam mentindo aos homens mas na realidade acabaram mentindo a Deus mesmo. Deus sabe todas as coisas -- nada pode ser escondido de Deus. Lembra-se o que ns decoramos. Lbios mentirosos so uma vergonha ao Senhor. No uma coisa pequena mentir. Nalgumas culturas, pessoas acham que melhor mentir do que parecer uma pessoa m, ou que voc pode mentir vontade se ningum lhe pegar na mentira pode enganar outros comerciantes para ganhar mais, por exemplo. At existem pessoas que dizem que Cristo Jesus Senhor mentem para evitar algum parecer mal nalgumas situaes. Deus disse que tudo isto pecado, um pecado srio. Ele disse que uma vergonha! Como na lio anterior, vamos formar duplas e conversar sobre o que ns aprendemos. Deus castiga o mentiroso. Como um discpulo de Jesus, sua obrigao Lhe obedecer em cada instncia. H mentiras na sua vida? Voc est mentindo a algum?

71

Se ainda voc continua mentindo, confesse isso na presena de Deus e seus colegas cristos. Pea perdo e faa um compromisso de deixar de lado este pecado srio. Seus irmos em Cristo vo lhe ajudar. Eles podem perguntar sobre isso durante a prxima semana. Paulo disse Cada um de vocs deve falar a verdade com seu vizinho pois somos membros de um corpo somente. Faa um compromisso ento para no mentir esta semana e esteja pronto para prestar contas durante a prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

72

Lio 4C Furto
Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou a segunda parte sobre desonestidade. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso de versculo -- desde semana passada no tinha um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje vamos aprender sobre o segundo mau hbito que precisamos eliminar quando desejamos seguir Jesus o furto roubando os bens dos outros. Quem se lembra dos Dez Mandamentos? O que eles falam sobre o furto? Vamos ouvir uma narrativa sobre o assunto do furto. Preste ateno nas conseqncias de roubar de algum. Nossa histria de hoje est na Bblia, nos livros de 1 Reis, captulos 21 (1-29), 22 (34-37), e 2 Reis captulo 9 (30-37). Havia um homem chamado Nabote, de Jezreel. Ele tinha uma plantao de uvas perto do palcio de Acabe, rei de Samaria. Acabe queria comprar a plantao para que ele pudesse ter um jardim mais perto de seu palcio. Ele fez um proposta a Nabote ele queria comprar sua plantao ou troc-la por uma plantao melhor. Nabote respondeu ao rei que por causa do Senhor, ele no podia entregar sua herana. Acabe voltou para sua casa, aborrecido por no poder ter a plantao de Nabote. Ele foi para a cama resmungando e se recusou de comer. Sua mulher, a rainha Jezabel, veio at a ele e lhe perguntou porque ele estava to triste. Ele explicou que Nabote no queria vender sua plantao. Ela mandou que ele sasse de sua cama e comer pois ele era o rei de Israel e ela obteria a plantao para ele. Jezabel ento escreveu cartas em nome do rei, selando todos com o selo oficial do rei. Ela enviou as cartas para todos os lderes e nobres da cidade de Jezreel. As cartas anunciaram um dia de jejum em que todos os lderes principais concordaram se encontrar. Ela mandou que Nabote se sentasse na mesa no lugar de honra. Na carta ela conspirou contra Nabote dizendo que eles deviam colocar Nabote entre dois homens maus que estavam dispostos a testemunhar que Nabote blasfemou contra Deus e o rei. Aps a acusao eles deviam levar Nabote para lhe apedrejar at a morte. Os lderes e nobres concordaram em fazer o que a rainha mandou. No dia de jejum, Nabote estava sentado no lugar de honra. Os dois homens maus entraram e sentaram cada um ao lado de Nabote. Durante a reunio eles testemunharam que Nabote amaldioou e xingou Deus e o rei. Ento eles levaram Nabote ao limite da cidade e lhe apredrejou at a morte. O grupo mandou uma carta para a rainha Jezabel dizendo que Nabote tinha sido morto. Quando Jezebel ouviu que Nabote foi apredrejado, 73

ela disse ao seu marido Levante-se, toma posse de plantao de Nabote que ele lhe recusou a vender, pois Nabote no est vivo mais. Ele morreu. Acabe se levantou e foi tomar posse da plantao de Nabote. A Palavra de Deus veio ao profeta Elias. O Senhor enviou Elias para ir e encontrar o rei Acabe na plantao de Nabote na hora que ele foi tomar posse dela. Quando Elias encontrou Acabe, o profeta disse ao rei que, por motivo do assassinato de Nabote, no lugar onde os cachorros lamberam o sangue de Nabote, eles lamberiam tambm o sangue de Acabe. Elias disse que Deus traria um desastre sobre a casa de Acabe. Ele disse tambm que nenhum descendente de Acabe sobreviveria em Israel. O mundo inteiro falaria sobre a queda de Acabe. Ele disse que os cachorros comeriam o corpo de Jezabel. Qualquer membro da famlia de Acabe que morresse dentro da cidade seria comido pelo cachorros. Qualquer membro da famlia que morresse no interior seia comida das aves. Alguns anos depois Acabe morreu na batalha. Ele morreu em sua carruagem. Ele foi levado a Jezreel, e como Elias tinha dito, os cachorros lamberam seu sangue. Um pouco depois, Je, o novo rei de Jud, conquistou Israel. Quando ele entrou na cidade de Jezreel ele viu Jezabel, com seus olhos pintados e seu cabelo arrumado, olhando em frente de uma janela num andar elevado. Jezabel xingou o rei de seu lugar ali em cima. Je ento comandou seus servos irem l e jog-la para fora da janela. Eles fizeram o que o rei mandou. Os cachorros comeram todo seu corpo alm de sua caveira, seus ps, e suas mos. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Existem dez hbitos maus que o Senhor deseja que tiremos de nossas vidas e coloquemos em seu lugar bons hbitos. Aprendemos sobre um deles na lio anterior. O que era? (Mentiras) Agora aprendemos que devemos deixar de lado o ato de furtar.

Sua tarefa esta semana decorar o que Paulo disse em Efsios 4.28: 74

Quem roubava que no roube mais, porm comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar o pobres. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Como na lio anterior, vamos formar duplas e conversar sobre o que ns aprendemos. hora agora de confessar se voc roubou alguma coisa de algum. No importa de quem. Se furtou alguma coisa que pertena a um outro, confesse aos seus irmos e irms em Cristo. Pea perdo ao Senhor. V quela pessoa e pear seu perdo. Voc deve devolver o que voc roubou. Se for impossvel devolver o que voc roubou, deve devolver alguma coisa que tenha o mesmo valor. Aproveite a oportunidade para explicar pessoa que voc uma pessoa diferente agora e que voc no vive como anteriormente. Explique que esta mudana aconteceu atravs de receber Cristo Jesus na sua vida! Vimos no versculo que, em vez de roubar, devemos usar nossas mos que temos para ajudar os necessitados. Como voc poderia ajudar um necessitado? Pense em algum com necessidades. Ajude aquela pessoa esta semana. Na prxima reunio, compartilhe o que voc fez para ajudar aquela pessoa. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

75

Lio 5C Ira
Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre o furto. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em Efsios 4.28: Quem roubava que no roube mais, porm comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar o pobres.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje vamos aprender sobre o terceiro mau hbito que deve ser tirado de nossas vidas. Tambm vamos aprender como colocar um bom hbito no seu lugar. Nosso versculo chave para decorar esta semana Paulo escreveu na carta aos Efsios 4.26-27 Se vocs ficarem com raiva, no deixem que isso faa com que pequem e no fiquem o dia interio com raiva. No dem ao Diabo oportunidade para tentar vocs. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Muitas coisas esto escritas na Bblia sobre ira ou raiva essencialmente, a ira pertence a Deus. Temos muitas ocorrncias na Bblia onde a ira de Deus derramada sobre as pessoas que Lhe desobedecem. As conseqncias nunca so desejveis. Quando uma pessoa est com raiva, normalmente a pessoa acaba cometendo um pecado. melhor deixar a ira nas mos de Deus. como um fogo ardendo que quase impossvel controlar. Nossa histria de hoje est na Bblia, em 1 Samuel, comeando no captulo 18 at captulo 22, versculo 19. Nos tempos antigos o povo de Israel seguiu o rei Saul. Saul era o primeiro rei de Israel. Durante as demais batalhas que envolveram Israel, um soldado em particular se mostrou ser um grande guerreiro. Ficou evidente que ele foi abenoado por Deus. O nome dele era Davi. Davi e o filho de rei, Jnatas, tornaram-se os melhores amigos, tanto que Davi foi convidado a morar no palcio do rei. Davi tambm foi encarregado da liderana do exrcito. Davi sempre foi vitorioso contra os inimigos de Israel. Logo as mulheres de Jerusalm encheram as ruas da cidade para celebrar as vitrias. Elas danaram e cantaram das vitrias numerosas de Davi. Elas cantaram que Saul matou milhares dos inimigos, mas Davi matou dezenas de milhares. Esta adorao deixou o rei furioso. A partir deste dia Saul olhou Davi com suspeita. Um dia a raiva de Saul queimou com tanto furor que ele pegou uma lana e tentou matar Davi ali no palcio. Isto aconteceu duas vezes, mas Davi conseguiu fugir. Saul tinha medo de Davi pois ficou evidente que Deus 76

estava com Davi e no mais com ele. Saul mandou seus servos e seu filho Jnatas irem matar Davi. Jntatas era o melhor amigo de Davi. Por este motivo, Jnatas foi at seu pai e implorou que a vida de Davi fosse poupada. Saul percebeu que Davi nunca fez alguma coisa contra ele e decidiu que Davi no precisava morrer. Tudo continuava bem por pouco tempo. Davi ficou no palcio e continuou na presena de Saul sem problemas. Chegou mais uma guerra. Davi batalhou pelo Rei Saul e ganhou mais uma vitria. Mais uma vez Saul estava furioso com Davi. Ele tentou novamente sem sucesso pendurar Davi ao muro com sua lana. Desta vez Davi fugiu da cidade. Ele foi at o profeta Samuel e ficou l algum tempo. Saul, quando descobriu que Davi estava com Samuel, saiu imediatamente do palcio em busca de Davi. Novamente Davi fugiu e buscou a ajuda de seu amigo Jnatas. Davi e Jnatas concordaram que Jnatas deveria ir e conversar com seu pai enquanto Davi ficou num esconderijo. Se, aps uma conversa com seu pai, ficasse claro que Saul no machucaria Davi, Jnatas lanaria trs flechas num lado do esconderijo como se fosse tentando alcanar um alvo. Se Jnatas enviasse seu servo para buscar as flechas e dissesse As flechas esto neste lado seu significaria que Davi poderia voltar para o palcio. Caso Jnatas dissesse As flechas esto atrs de voc significaria que Davi deveria fugir pois ainda haveria perigo. Israel comeava a celebrar uma das festas tradicionais quando Saul percebeu que Davi no estava presente, mas no pensou muito sobre isto. No segundo dia da festa Davi perguntou a Jnatas se sabia onde Davi estava. Jnatas disse que Davi estava visitando a famlia. Quando Saul ouviu isso, ele ficou bravo com Jnatas. Saul exigiu que Jnatas o levasse at Davi a fim de mat-lo. No dia seguinte, Jnatas foi para o interior e atirou trs flechas. Ele disse para o seu servo As flechas esto atrs de voc. Quando o servou saiu Davi saiu de seu esconderijo. Com lgrimas Jnatas e Davi se despediram, pois a ira de Saul era grande. Davi buscou os sacerdotes de Nobe, pois tinha fome. Enquanto ele estava em Nobe, Doegue, o servo de Saul viu Davi. Os sacerdotes deram po para Davi. Quando Saul recebeu a notcia de que Davi estava com os sacerdotes de Nobe, ele foi para Nobe com muitos soldados. Davi se escondeu numa caverna. Saul chamou o lder dos sacerdotes e sua famlia. Ele acusou o lder dos sacerdotes de rebeldia, pois ele ajudou Davi. Saul mandou seus soldados matar todos os sacerdotes. Quando os soldados se recusaram, Doegue lhes matou. Ele matou 85 sacerdotes naquele dia em Nobe. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana?

Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. 77

(Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu. A ira no para os homens. De fato existe castigo para a ira. O Apstolo Paulo disse numa traduo de nosso versculo que no devemos terminar o dia enquanto ainda temos ira. A ira nos leva a pecar. Como um discpulo de Jesus seu compromisso Lhe obedecer em todos os assuntos. Voc tem raiva de algum? Confesse seus pecados a Deus e seus amigos crentes. Pea perdo e faa um compromisso de largar estes pecados. Procure uma maneira de fazer alguma coisa boa para uma destas pessoas de quem voc tenha raiva ou ira. Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar! Eles podem prestar contas de voc pedindo que voc compartilhe como voc melhorou as coisas na prxima reunio. Lembre-se ira, dio, vingana contra uma outra pessoa um pecado contra Deus. Estas emoes fazem mal para ns tambm. Deus vai lhe abenoar e lhe perdoar enquanto voc perdoa e faz alguma coisa boa para aquela pessoa que lhe deixou bravo. Venha para a reunio pronto para compartilhar o que voc fez. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

78

Lio 6C Conversa indecente


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a ira. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso de versculo Efsios 4.26-27 Se vocs ficarem com raiva, no deixem que isso faa com que pequem e no fiquem o dia interio com raiva. No dem ao Diabo oportunidade para tentar vocs.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O quarto mau hbito que o Senhor deseja tirar do crente o hbito de falar palavres ou palavras que no edificam. Em nossa histria de hoje, ns vamos ouvir como isso um pecado que machuca a vida da pessoa. Primeira ns vamos decorar o versculo chave de Efsios 4.29 No digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na f e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocs dizem faam bem aos que ouvem. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Seres humanos usam suas bocas com freqncia para causar o sofrimento dos outros, Escute bem hoje, porque depois vamos conversar mais sobre isso. Nossa histria de hoje est na Bblia em Tiago 3 (1-12) e Joo 9 (1-34). Tiago falou sobre conversa indecente que sai de nossas bocas. Ele usou trs exemplos para ilustrar como uma coisa to pequena pode controlar nossas vidas. Ele disse que homens colocam um freio na boca do cavalo para gui-lo sem isso, o cavalo iria aonde quisesse. Uma coisa to pequena pode controlar um animal muito grande. A lingua do homem tem o poder de dominar sua vida. Ele deu um outro exemplo. O leme do navio pequeno em comparao ao restante do navio mas mesmo assim ele controla a direo do navio inteiro da mesma forma que a lngua do homem. O terceiro exemplo o fogo. Uma chama pequena tem o potencial de queimar uma floresta completamente. Quando a conversa indecente sai de nossas bocas como fascas que iniciam um fogo que pode causar danos incrveis.

79

Vamos ver um exemplo de conversa indecente na Bblia e como ela feriu aos outros. Enquanto Jesus estava andando, ele viu um homem cego de nascena. Seus discpulos perguntaram Mestre, quem pecou o homem ou seus pais? Nem o homem nem seus pais -- respondeu Jesus -- tudo isso aconteceu para que a obra de Deus pudesse ser demonstrada em sua vida. Enquanto dia, precisamos fazer a obra dAquele que me enviou. A noite est chegando, quando ningum pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou o luz do mundo. Tendo dito isto, Jesus cuspiu no cho, fez um pouco de lama com sua saliva, e colocou a mistura nos olhos do cego. Jesus disse ao homem V lavar-se no tanque de Sile (Sile significa Aquele que Foi Enviado). Ento o homem lavou seu rosto e voltou vendo. Seus vizinhos e aqueles que lhe tinham visto mendigando perguntaram No o mesmo homem que ficou sentado e mendigando? Outros disseram No ele parecido com ele. Mas o homem disse Sou eu. Eles exigiram saber Diga como que seus olhos foram abertos? O homem respondeu O homem chamado Jesus fez lama e colocou um poro em meus olhos. Ele me mandou lavar, ento eu fiz, e depois eu consegui ver. Onde est este homem? o grupo perguntou. No sei respondeu o homem. Eles trouxeram o homem que era cego aos fariseus. O dia em que Jesus fez lama e abriu os olhos do cego era sbado. Ento os fariseus tambm perguntaram ao homem como ele recebeu sua vista. Ele colocou lama nos meus olhos o homem disse e eu lavei, e agora eu vejo. Alguns fariseus disseram Este homem no de Deus, pois ele no guarda o sbado. Outros disseram Como um pecador pode realizar milagres assim? Eles ficaram divididos. Finalmente, eles voltaram para conversar com o homem O que voc tem a dizer sobre ele foi voc que teve seus olhos restaurados. O homem respondeu ele profeta. Os judeus ainda no acreditavam que o homem era cego de nascena e recebeu sua viso at eles chamarem os pais de homem. Ele seu filho? eles perguntaram aquele que vocs disseram que nasceu cego? Como ento ele consegue ver? Sabemos que ele nosso filho eles responderam sabemos que ele nasceu cego. Mas como ele consegue ver agora, ou quem abriu seus olhos, no sabemos. Pergunte a ele mesmo. Ele um adulto. Ele pode falar por si mesmo. (Seus pais tinham falado assim pois eles tinham medo dos judeus, j que eles decidiram que qualquer um que confessasse que Jesus Cristo seria expulsos da sinagoga. Por isso eles responderam desta forma.) A segunda vez os fariseus chamaram o homem que era cego. D glria a Deus eles disseram ao homem sabemos que este homem um pecador. O homem que era cego respondeu Se ele pecador, no sei. Uma coisa eu sei nasci cego, e agora vejo! 80

Ento eles lhe perguntaram O que ele fez contigo? Como ele abriu seus olhos? O homem que era cego respondeu J lhes contei e vocs no ouviram. Por que vocs querem ouvir isso novamente? Vocs queram ser seus discpulos tambm? Ouvindo isso eles comearam a insultar o homem voc que o discpulo deste homem. Somos discpulos de Moiss. Sabemos que Deus falou com Moiss, mas este homem nem mesmo sabemos de onde ele . O homem respondeu Que coisa esquisita Vocs no sabem de onde ele , mas ele me curou. Sabemos que Deus no atende aos pecadores. Ele atende os que respeitam e fazem sua vontade. Desde que o mundo existe, nunca se ouviu dizer que algum tivesse curado um cego de nascena. Se este homem no fosse enviado por Deus, no teria feito nada. Eles disseram Voc nasceu cheio de pecado e voc que quer nos ensinar? E o homem foi expulso de sinagoga pelos fariseus. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixar alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Paulo disse: No deixa qualquer conversa indecente sair de suas bocas. No existe um motivo bblico para falar mal de uma outra pessoa. Devemos falar bem dos outros. O nico momento que devemos mencionar que algum fez alguma coisa m quando estamos na presena daquela pessoa e quando estamos tentando retificar uma situao ou sarar um relacionamento quebrado. Lembre-se de nossa lio anterior sobre como curar os relacionamentos quebrados. Existem trs tipos de conversa indecente. 1. No devemos usar o nome do Senhor sem respeito No use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocs, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome xodo 20.7. No devemos usar o nome de Deus para expressar nossa frustrao ou raiva. Muitas pessoas usam o nome de Deus no momento de raiva. O nico momento que devemos usar seu nome quando ensinamos, oramos ou testemunhamos. Seu nome no uma palavra comum para usar em vo. A Bblia tambm disse que devemos honrar o nome de Deus (Malaquias 3.16)

81

2. No devemos amaldioar os outros. Falando de boca, Paulo escreveu Com nossas lnguas louvamos nosso Deus e Pai, e com ela ns amaldioamos os homens que foram feitos imagem de Deus. (Tiago 3:9) No devemos amaldioar aos outros. Jesus disse Abenoe aqueles que lhe amaldioam, e orar pelos que lhes maltratam. (Lucas 6:28). Almaldioar outros quando voc deseja que o mal acontea com eles ou que eles sejam castigados. 3. No devemos falar palavres Paulo escreveu No usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso no convm a vocs. Pelo contrrio, digam palavras de gratido a Deus (Efsios 5:4) Muitas pessoas tinham o hbito de falar palavres (palavras indecentes ou sujas) antes de serem crentes. Elas contavam piadas sujas e suas bocas estavam cheias de palavres. Quando elas ficavam bravas todo tipo de palavra feia saia de suas bocas. Este tipo de comportamento no tem lugar na vida crist. Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu. Conversa indecente um pecado contra Deus. um hbito sujo que Deus quer tirar de nossas vidas. Como um discpulo de Jesus, seu compromisso com Ele lhe obeceder em tudo. Voc tem conversa indecente em sua vida? Lembre-se falar mal do outro um pecado. Tambm usar o nome de Deus sem respeito, contando piadas sujas, ou falando palavres pecado. Se tiver culpa disso, confesse ao Senhor e aos outros para receber perdo e apoio para evitar isso futuramente. Pea que o Senhor lhe ajude a eliminar este hbito ruim. Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar! Eles podem prestar contas de voc pedindo que voc compartilhe como voc melhorou as coisas na prxima reunio. Deus te ama e vai lhe ajudar. H grande alegria nEle! Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode botar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

82

Lio 7C Seu corpo morto para pecado


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a conversa indecente. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo Efsios 4.29 No digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na f e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocs dizem faam bem aos que ouvem.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Esta semana vamos continuar a aprender sobre as aes novas ou hbitos que devem ser parte de nossas vidas crists. Temos coisas que devemos deixar de fazer e outras coisas que devemos fazer. O quinto mau hbito que precisamos eliminar so os pecados do corpo. Nossa histria de hoje est na Bblia, nos livros de Colossenses 3 (5) e Efsios 5 (4) O Apstolo Paulo compartilhou o mesmo ensinamento em todas as igrejas para que elas fossem fortes, sempre obecedendo a Deus. Existem cinco hbitos maus que precisam morrer para termos vidas transformadas. Vamos tirar a Fornicao (que um relacionamento sexual antes do casamento) e colocar no seu lugar casamento ou castidade. O nico relacionamento sexual aceitvel na Bblia o casamento; ento alm do casamento, o crente deve se manter puro. Vamos tirar a Impureza (pensamentos impuros e conversas de sexo fora de casamento) e colocar no seu lugar Pensamentos puros. Pensar sobre as coisas de Deus a chave. Vamos tirar as Paixes (desejos difceis de controlar) e colocar no seu lugar Domnio prprio deixe o Esprito Santo lhe ajudar a controlar as paixes. Vamos tirar a Inveja (que o desejo de possuir os bens ou as pessoas que outros tm) e colocar no seu lugar o Ser Contente com as coisas ou as pessoas que Deus nos deu. Muitas pessoas andam infelizes sempre procurando ter o que um outro tem. Vamos tirar Palavras Indecentes e colocar no seu lugar Palavras Edificadoras usar sua boca para agradecer a Deus e encorajar aos outros Paulo disse que todos estes hbitos maus so formas de idolatria. Vamos tentar lembrar os hbitos maus e a cura para eles vou repet-los mais uma vez e depois formar duplas e tentar lembrar. 83

Vamos tirar a Fornicao (que um relacionamento sexual antes do casamento) e colocar no seu lugar casamento ou castidade. O nico relacionamento sexual aceitvel na Bblia o casamento, ento alm do casamento, o crente deve se manter puro. Vamos tirar a Impureza (pensamentos impuros e conversas de sexo fora da casamento) e colocar no seu lugar Pensamentos puros. Pensar sobre as coisas de Deus a chave. Vamos tirar as Paixes (desejos difceis de controlar) e colocar no seu lugar Domnio prprio deixar o Esprito Santo lhe ajudar a controlar as paixes. Vamos tirar a Inveja (que o desejo de possuir os bens ou as pessoas que outros tm) e colocar no seu lugar o Ser Contente com as coisas ou as pessoas que Deus nos deu. Muitas pessoas andam infelizes sempre procurando ter o que um outro tem. Vamos tirar as Palavras Indecentes e colocar no seu lugar Palavras Edificadoras usar sua boca para agradecer a Deus e encorajar aos outros Tentar lembrar o hbito ruim com sua cura em duplas. Pode parar os CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e conversar. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Sua tarefa esta semana decorar o que Paulo disse em Colossenses 3.5 Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocs, isto , imoralidade sexual, a indecncia, as paixes ms, os maus desejos e a cobia, por que a cobia um tipo de idolatria. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Formar duplas agora e converse sobre o que voc aprendeu. Talvez nossa lio hoje deixe voc perceber que existe um pecado na sua vida ento confesse isso a Deus e a seu parceiro. Orem juntos para que Deus lhes ajude a aplicar a cura para aquela tentao ou pecado que voc ainda tem. Ore para que seu comportamento traga honra a Deus. Talvez seja necessrio pedir perdo ao outro. No espere -- faa isso agora! Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos.

84

(Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora de seqncia das lies, e depois voltar a seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

85

Lio 8C Amargura
Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre seu corpo morto ao pecado. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo de Colossenses 3.5 Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocs, isto , imoralidade sexual, a indecncia, as paixes ms, os maus desejos e a cobia, por que a cobia um tipo de idolatria.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O sexto mau hbito que o Senhor deseja tirar de nossas vidas a amargura. O apstolo Paulo escreveu Livre-se de toda amargura. Vamos descobrir como perigoso andar com amargura. Nossa histria de hoje est na Bblia, no livro de 2 Samuel, captulos 2 e 3. J vimos numa outra histria como Saul queria matar Davi por motivo de dio e inveja. No muito tempo depois, Saul foi morto numa batalha contra os filisteus. Aps a morte dele, um de seus filhos se tornou o rei de Israel no norte e Davi se tornou o rei de Jud no sul. O general do exrcito de Israel se chamava Abner o tio de Saul. O general do exrcito de Jud se chamava Joabe. Um dia os dois generais e seus exrcitos se encontraram no interior. Abner desafiou Joabe. Abner fez uma proposta uma luta entre os doze melhores soldados de cada exrcito. Joabe concordou. Quando a batalha comeou, cada soldado dos exrcitos pegou seu inimigo pela cabea e enfiou sua faca no lado dele num instante, todos os 24 soldados morreram. Vendo isto, os exrcitos comearam a lutar. A batalha durou quase um dia com o exrcito de Joabe claramente vencendo. Percebendo que eles estavam perdendo, o exrcito de Abner comeou a fugir. Um irmo de Joabe, Asael, perseguiu Abner. Abner avisou Asael para parar, mas ele no ouviu. Aps vrios avisos, Abner perfurou o estmago de Asael com sua lana num golpe para trs com tanta fora que a lana saiu de suas costas e Asael morreu no lugar no mesmo instante. Abner conseguiu fugir mas Joabe e seu exrcito iniciaram uma luta aps a morte de Asael.

86

A guerra entre os dois exrcitos durou muito tempo. Jud finalmente ganhou muitas vitrias que enfraqueceu o poder de Israel. Aps tantas derrotas, os lderes de Israel comearam a resmungar. Eles comearam a pensar se seria melhor se submeterem a Davi como o rei. Abner foi visitar Davi no interior para entrar em negociaes. Enquanto ele estava com Davi, Joabe e seu exrcito estavam no interior. Davi e Abner conseguiram um acordo entre si que unificou Israel e Jud. Quando as negociaes terminaram, Abner saiu e estava indo visitar os lideres de Israel quando Joabe chegou. Ele ficou furioso por Davi negociar com Abner e enviou seus homens para chamar Abner. Abner voltou e encontrou com Joabe. Davi no de sabia nada das aes de Joabe. Joabe pediu uma reunio particular com Abner. Joabe aproximou-se de Abner, e para vingar a morte de seu irmo Asael, esfaqueou Abner no estmago. Abner morreu num instante. Quando Davi ouviu o que aconteceu, ele disse Eu e meu reino somos inocentes diante do Senhor com relao morte de Abner. Que seu sangue caia sobre a cabea de Joabe e sobre a casa de seu pai. Que a casa de Joabe nunca encontre alvio de doena, fome, sofrimento e morte pela espada. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu. Amargura no somente um pecado contra os homens, mas tambm contra Deus. um habito que precisa ser eliminado de nossas vidas. Amargura leva a pessoa a um crculo vicioso de pecado, e o nico jeito de ser liberto atravs de arrependimento genuno. Como um discpulo de Jesus, seu compromisso com Ele lhe obeceder em tudo. H amargura na sua vida? Voc tem amargura contra algum? Quando voc ouve o nome de algum, voc sente o ressentimento surgindo na sua mente e no seu corao? Caso sim, confesse isso ao Senhor e aos seus amigos crentes. Pea perdo e faa um compromisso de que, cada vez que voc pensar naquela pessoa, voc vai orar por ele ou ela, pedindo a beno do Senhor sobre ele ou ela. Tente fazer alguma coisa boa por ele ou ela tambm. Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Eles podem prestar contas de voc pedindo que voc compartilhe como voc melhorou as coisas na prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

87

Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

88

Lio 9C Fornicao
Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a armagura. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O stimo mau hbito que Deus deseja tirar de nossas vidas a fornicao. Muitos que no so cristos cometeram este pecado. Portanto, muitos homens e mulheres, antes de conhecerem a Jesus como seu nico Salvador e Senhor, cometeram fornicao. Vamos ouvir a histria da Bblia e depois vamos conversar mais. Queremos entender melhor o que fornicao. Agora que somos crentes em Cristo, queremos ter uma vida diferente de antes e esta lio vai nos ajudar a entender melhor esta nova vida. Nossa histria est na Bblia, no livro de 2 Samuel, captulo 13, comeando do versculo 1 at o versculo 19. O rei de Israel, Davi, teve muitas mulheres na sua vida. Ele tambm teve muitos filhos. Um dos filhos de Davi era Absalo ele tinha uma irm muita bonita chamada Tamar. Davi, com uma outra mulher, teve um filho chamado Amnom. Amnom se apaixonou por Tamar. Ele estava to frustrado por causa de seu desejo por Tamar que ele ficou doente. Um primo lhe viu sofrer e veio para lhe dar conselhos. O primo se chamava Jonadabe. Ele disse Por que voc, filho do rei, anda to cansado toda manh? Amnom respondeu Sou apaixonado por Tamar, a irm de meu irmo Absalo. Ento Jonadabe disse V para a cama e finja que voc est doente. Quando seu pai vier para lhe ver, diga a ele quero que minha irm Tamar venha e traga alguma coisa para comer. Deixe que ela prepare a comida na minha presena para que eu possa v-la e depois comer de sua mo. Amnom fez o que seu primo lhe ensinou. Quando seu pai, Davi, chegou para lhe ver Amnom perguntou se Tamar poderia fazer um po especial na sua presena para que ele comesse de sua mo. Davi ento ordenou que sua filha Tamar fosse casa de Amnom preparar a comida. Tamar foi para a casa de Amnom. Quando ela chegou, Amnom estava deitado. Tamar fez uma massa e preparou o po na sua presena. Ela levou para ele a panela, mas ele se recusou e no comeu. Ele disse mande todos os outros para fora! Quando todos tinham ido embora, Amnom pediu que Tamar lhe acompanhasse para seu quarto para que ele 89

pudesse comer de sua mo. Tamar levou o po que ela preparou para o quarto de seu irmo. Quando ela deu o po a ele, Amnom lhe agarrou, dizendo Venha para a cama comigo, minha irm. Ela se recusou e pediu que ele no a forasse a se deitar com ele, pois uma coisa desse tipo no devia ser feita em Israel. Ela disse que ela seria uma desgraa e que ele seria visto como um tolo malvado. Tamar tambm pediu que ele falasse com seu pai, pois ele no permitia um casamento entre eles. Mesmo assim, Amnom no lhe escutou, e como ele era mais forte que ela, ele a estuprou. Aps o estupro, Amnom odiou Tamar com um dio intenso. De fato ele acabou a odiando mais do que ele lhe tinha amado. Ento Amnom disse a ela Levante-se e saia! Ela respondeu no mandar-me embora seria um erro maior do que o que voc j fez contra mim! Mas Amnom chamou um servo para lev-la embora. Depois isso, Tamar colocou as cinzas na sua cabea e rasgou sua vestida para indicar que no ela mais era uma virgem e chorou em alta voz com a mo na sua cabea. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) A Bblia nos ensina que fornicao um pecado. Mas o que fornicao? Atualmente existem quatro tipos deste pecado: Em primeiro lugar, fornicao so relaes sexuais com uma pessoa do sexo oposto fora dos laos matrimoniais. Nalgumas culturas considerado normal fazer isso antes do casamento. Em nossa sociadade, bastante comum um homem fazer sexo com uma mulher sem estarem casados. No importa o que a cultura nossa diz Deus chama isso de pecado! Em segundo lugar, fornicao so relaes sexuais com uma pessoa do sexo oposto que est casada com outra. A Bblia chama isso de adultrio. bastante comum em nossa cultura hoje em dia ver um homem ter sexo com uma mulher casada (ou vice-versa). Mesmo assim pecado! Em tereiro lugar, fornicao so relaes sexuais para ganhar dinheiro. Tambm a Bblia chama isso de prostituio. H pessoas em todos os pases que pagam para ter sexo ou que recebem dinheiro para fazer sexo. um pecado contra as leis de Deus pois est fora dos laos matrimoniais.

90

Em ltimo lugar, fornicao so relaes sexuais com uma pessoa do sexo oposto que um membro ntimo da famlia, com quem a lei probe um casamento. Tambm isso chamado de incesto. Deus probe qualquer relao sexual entre um homem e sua me, madrasta, irm, irm de sua madrasta, filha, filha (de sua cunhada), neta, ou tia. A Bblia disse que as naes pags praticam estas coisas to ms mas que Deus probe seu povo de pratic-las. Vimos que na histria de hoje, Amnom foi culpa de ter tido relaes sexuais com uma mulher fora dos laos matrimoniais. Tambm, ela era sua irm atravs de casamento, ento foi um caso de incesto. Deus deseja que todos as relaes sexuais ficam entre o homem e sua mulher dentro do casamento. A Bblia disse que o homem deixar seus pais e se unir com sua mulher no casamento. Eles se tornaro uma s carne. Relaes sexuais so to ntimas que elas atingem a pessoa completamente fisicamente, emocionamente e espiritualmente. Formar duplas e conversar um pouco sobre o que voc aprendeu. Fornicao um pecado contra Deus. um hbito que precisa ser eliminado de nossas vidas. Como um discpulo de Jesus, seu compromisso com Ele lhe obeceder em tudo. Cometeu fornicao? Voc confessou ao Senhor? Seno, faa isso agora. Quando ns confessamos, existe perdo em Jesus. Pea perdo e faa um compromisso para no faz-lo novamente. Pea que Deus lhe ajude a manter sua promessa. Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Eles podem prestar contas de voc pedindo que voc compartilhe como voc ficou firme em sua promessa na prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

91

Lio 10C Impureza


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a fornicao. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O oitavo mau hbito que precisamos tirar de nossas vidas a impureza. Impureza mais um pecado de relaes sexuaism, onde um homem e uma mulher so envolvidos na fornicao. Impureza inclui orgias e relaes sexuais com homossexuais. O Senhor nos mandou eliminar todo tipo de impureza de nossas vidas antes de nos envolvermos e acabemos praticando este pecado. Vamos examinar um exemplo de homens vivendo uma vida de impureza. Vamos tentar entender este assunto bem. Nossa histria est na Bblia, no livro de Juizes, captulo 19, versculos 1 at 30. Antes que comecar, precisamos definir uma palavra. A palavra concubina. Nos tempos antigos, um homem podia ter mais que uma mulher. Aconteceu especialmente quando a primeira mulher no conseguiu ter filhos. Uma concubina, ento, qualquer mulher que se casou com um homem que j tinha uma mulher. Muitos anos antes de Jesus vir para a terra, um homem religioso que morava nas montanhas de Israel tomou uma concubina de cidade de Belm. Ela no foi fiel a ele. Ela lhe deixou e voltou para a casa de seu pai em Belm. Aps quatro meses, o marido voltou para lhe convencer a voltar a ele. A concubina levou seu marido para dentro da casa de seu pai, o que deixou seu pai muito feliz. Ento o marido ficou ali na casa de seu sogro trs dias. Durante trs dias os trs comeram e beberam. No quarto dia, o marido acordou cedo para sair com sua mulher. Mas seu sogro lhe convenceu a comer antes de sair. Eles comeram e beberam e o tempo passou. Antes que o marido pudesse sair, o sogro lhe convenceu a ficar, e ele ficou. No quinto dia o marido se levantou para sair, e sogro lhe convenceu a ficar at tarde. No final do dia, seu sogro lhe persuadiu a ficar novamente. Desta vez, o marido no ficou, mas saiu com sua concubina. Ento o homem saiu com sua concubina, seu servo e duas mulas. Quando o grupo chegou na cidade de Jebus, era quase pr do sol. O servo perguntou a seu mestre se eles no poderiam ficar na cidade dos jebuseus. O homem se recusou, dizendo que no era uma cidade de Israel. Ele queria continuar para uma outra cidade. Eles continuaram at eles chegarem a Gibe na regio de Benjamim, uma tribo de Israel. Chegou o pr do sol e foi decidido que o grupo devia procurar um lugar para dormir uma noite ali. 92

Entraram a cidade e foram para a praa da cidade, onde era costume os viajantes ir para l e esperar at algum oferecer sua casa para se hospedar. Ningum chegou para oferecer um lugar de descanso. Depois de algum tempo, um homem velho voltou para sua casa aps um dia trabalhando no campo. O homem morava em Gibe, mas era da regio de Efraim. O homem perguntou ao marido aonde ele ia e de onde ele era. O marido respondeu que eles estavam viajando de Belm para um lugar remoto de Efraim. Ele tinha palha e comida para suas mulas e po e vinho suficiente para ele, sua concubina e seu servo. Por isso, eles poderiam dormir na praa. Mas o velho lhes ofereceu paz que incluiu um lugar na sua casa para comer e beber. Quando eles estavam dentro da casa do velho, alguns homens muito maus rodearam a casa e bateram na porta. Eles disseram ao velho Tragam o homem que veio a sua casa para que possamos ter sexo com ele. O homem voltou para dentro da casa e pediu que eles parassem de ser to malvados pois o marido era um convidado em sua casa. Ele tambm pediu que eles no fizessem uma desgraa dormindo com seus hspedes. O homem disse aqui est minha filha virgem, e a concubina dele. Vou traz-las agora e vocs podem fazer o que quiserem com elas. Mas com respeito a este homem, no faam nada com ele. Ento o marido entregou sua concubina para os homens malvados. A concubina foi estuprada e abusada durante a noite inteira. Quando ela foi solta, ela foi para a casa do homem, caiu perto da porta, e morreu. Ao amanhecer, o marido viu sua concubina morta na porta com sua mo na entrada. Ele disse Vamos embora. Ela no respondeu. Ele colocou o corpo dela na sua mula e foi para sua casa em Efraim. Quando ele chegou em casa, o marido cortou seu corpo em doze pedaos e enviou um pedao para cada uma das doze tribos de Israel. Qualquer um que viu o que aconteceu com a concubina reagiu dizendo Nada parecido aconteceu ou foi feito, desde o dia que os israelitas fugiram do Egito. Como resultado guerreiros de todas as tribos de Israel que tinham visto o que aconteceu em Gibe de Benjamim se ajuntaram. Eles levantaram um exrcito que foi para a regio de Benjamim. Quando chegaram, os lderes exigiram que os lideres de Benjamim entregassem os homens diablicos para que eles pudessem ser castigados. Em vez de cooperar os lideres de Benjamim levantaram seu prprio exrcito para lutar. A batalha durou trs dias e milhares de homens morreram. A cidade de Gibe foi queimada todos os moradores foram mortos, e a maioria dos homens e mulheres da tribo de Benjamim foram mortos. Um pequeno grupo de Benjamim fugiu para o deserto onde eles ficaram quatro meses. Todos as outro tribos de Israel juraram nunca mais entregar suas filhas para um homem sobrevivente da tribo de Benjamim. Era um dia triste pois uma das tribos de Israel quase foi eliminada. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? 93

Coloque o CD na pausa e conversar. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) A Bblia nos diz que relaes sexuais entre as pessoas do mesmo sexo um pecado. to terrvel que Deus enviou Israel para castigar a tribo inteira por motivo de seu comportamento em Gibe. Deus chama estas relaes sexuais de impureza. Impureza inclui orgias. Orgias eram praticadas nos paises pagos. Numa orgia, homens tm relaes sexuais com vrias mulheres numa festa. s vezes, as orgias eram praticadas com um propsito religioso para satisfazer alguma deusa da fertilidade. A Bblia condena esta prtica. Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu. Impureza (relaes sexuais perversas) um pecado contra Deus. um hbito que o Senhor no quer em nossas vidas. Como um discpulo de Jesus, seu compromisso com Ele lhe obeceder em tudo. Cometeu algum tipo de impureza? Caso sim, pode se arrepender e receber o perdo de Deus. Pea perdo e faa um compromisso para no faz-lo novamente. Pea que Deus lhe ajude a manter sua promessa. Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Eles podem prestar contas de voc pedindo que voc compartilhe como voc ficou firme em sua promessa na prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

94

Lio 11C Avareza


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a impureza. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tente lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O nono mau hbito que o Senhor quer tirar de nossas vidas o hbito da avareza. Em nossa histria podemos ver como a avareza um pecado que pode destruir a vida de algum. Depois vamos conversar sobre isso. Nossa histria de hoje est na Bblia, no livro de Gnesis, captulo 4, versculos 1 at 16. Voc lembra da histria de Ado e Eva, como Deus tinha colocado o casal no Jardim do den e deu-lhes o domnio sobre todos as criaturas da criao? Lembra como Deus disse que eles podiam comer da fruta de todas as rvores menos daquela no centro do Jardim a rvore do conhecimento do bem e do mal? O que Ado e Eva fizeram? Eles comeram daquele rvore e seus olhos foram abertos e eles souberam o que era o bem e o mal. Eles pecaram contra Deus. Por isso eles sofreram e hoje sofremos as conseqncias de seus pecados. Deus lhes forou a sair e nunca mais voltar ao Jardim do den. Nossa histria comea um pouco depois que Ado e Eva foram expulsos do Jardim. Ado deitou com sua mulher Eva, e ela ficou grvida e deu luz um filho chamado Caim. Ela disse com a ajuda do Senhor recebi um homem. Algum tempo depois ela deu luz mais um filho chamado Abel. Abel cuidou do rebanho e Caim cuidou da terra. Durante um tempo Caim trouxe algumas frutas da terra como uma oferta ao Senhor. Mas Abel trouxe algumas pores de gordura dos primognitos os melhores de seu rebanho. O Senhor olhou para Abel e sua oferta com favor, mas com respeito a Caim e sua oferta o Senhor no teve prazer. Ento Caim ficou muito bravo, sua face revelando ira, olhando para baixo. Ento o Senhor disse a Caim Por que voc est bravo? Por que voc est olhando para baixo. Se fizesse o que certo, no seria aceito? Mas se no fizer o que certo, pecado estar sua porta o pecado deseja lhe controlar, mas voc precisa domin-lo.

95

Depois da conversa com Deus, Caim falou com seu irmo Abel Vamos para o campo. Enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmo Abel e lhe matou. O Senhor chamou Caim Onde est seu irmo Abel? No sei repondeu Caim Sou responsvel pelo meu irmo? O Senhor disse O que voc fez? Escute! O sangue de seu irmo no cho est me chamando! Agora voc est sob uma maldio expulso da terra, que abriu sua boca para receber o sangue de seu irmo de sua mo. Quando voc trabalhar na terra, ela no dar mais seu fruto para voc. Voc ser um nmade permanente sem descanso na terra. Caim disse ao Senhor Meu castigo to grande eu no vou aguentar isso. Agora voc vai me expulsar da terra, e eu vou ser banido de tua presena. Vou ser um nmade permanente e sem descanso, e qualquer um que me achar, vai me matar. O Senhor respondeu No seja assim qualquer um que matar Caim, sofrer vingana sete vezes mais. O Senhor colocou uma marca no corpo de Caim para que ningum que o achasse lhe matasse. Ento Caim saiu da presena do Senhor e morou na terra de Node, leste do den. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) J vimos como a avareza pode entrar na vida de algum inclusive um seguidor de Jesus, e Deus deseja tirar isso de ns. A avareza pode tomar uma forma to forte que uma pessoa quer possuir alguma coisa ou algum que no pertena a ela. No caso de Caim, isso aconteceu. Quando a oferta de Caim no foi bem recebida, Caim ficou com cimes, inveja, avareza, e sua raiva se tornou amargura, que se tornou depresso e o levou a matar seu irmo. H um versculo na Bblia escrito por Tiago, meio-irmo de Jesus, que disse Pois, onde h inveja e egosmo, h tambm confuso e todo tipo de coisas ms. (Tiago 3:16) O ltimo dos Dez Mandamentos nos diz em xodo 20:7 No cobice a casa de outro homem. No cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.

96

Se quiser ganhar a vitria contra este pecado na sua vida, escute o que o apstolo Paulo disse em Filipenses 4: 12-13 Sei o que estar necessitado e sei tambm o que ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situao, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a fora que Cristo me d, posso enfrentar qualquer situao. H dois passos para vencer este pecado Confesse seu pecado o primeiro passo reconhecer que voc tem o pecado da avareza na sua vida. Pea perdo a Deus por isso. Arrependa-se ou mude seu jeito de pensar Para colocar em prtica o que Paulo disse precisamos ser gratos pelas nossas vidas e pelos outros ao nosso redor. Trocar sua atitude antiga por uma atitude de louvores. Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu hoje. Se avareza ou cobia entraram em suas vidas, ser bom confessar isso e fazer um compromisso de mudar. Deus lhe ama e ele vai te ajudar! Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Venha pronto para testemunhar como Deus lhe ajudou a ficar firme em sua promessa durante nossa prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

97

Lio 12C Embriagez


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a avareza. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O dcimo mau hbito que o Senhor quer eliminar da vida dos crentes o hbito da embriagez. Escute o que os profetas falam sobre beber ou consumir lcool. Muitos homens e mulheres pecaram contra Deus por causa do lcool. Vamos ouvir as conseqncias tristes de um caso deste tpo. Vamos ouvir alguns versculos da Bblia, nos livros de Provrbios (20.1), Isaas (5.11, 28.7-8), e depois ouvir uma histria do livro de Gnesis 19 (29-38) O Rei Salomo, que conhecido como o rei mais sbio de todo tempo, escreveu o livro de Provrbios. Neste livro ele fala sobre a embriagez ou seja, beber muito lcool at ficar bbado. Escute a suas palavras Quem bebe demais fica barulhendo e caoa dos outros; o escravo da bebida nunca ser sbio. O profeta Isaas expressou a vontade de Deus escute o que Deus falou atravs do profeta Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho, desde a madrugada at tarde da noite, e ficam completamente bbados! Nas suas festas h msica de harpas e de liras, de pandeiros e de flautas e muito vinho para beber. Eles no se importam com os planos de Deus, o Senhor, nem levam em conta o que ele est fazendo. Portanto, por causa da sua desobedincia, o meu povo ser levado prisoneiro para fora do pas. O povo e as autoridades morrero de fome e de sede. O profeta tambm disse em outra ocasio -Mas h outros que tambm andam tontos por terem bebido muito vinho, que no podem ficar de p por causa das bebidas; so os sacerdotes e os profetas, que vivem ebriagados e tontos. Os profetas, quando recebem vises de Deus, esto bbados, e os sacerdotes tambm, quando julgam os casos no tribunal. As suas mesas esto cobertas de vmito, no h um s lugar que esteja limpo. 98

Agora, vamos ouvir uma histria na Bblia como um homem sofreu as conseqncias da embriagez. Muitos anos antes de Cristo, Deus destruiu as cidades no vale onde L, o sobrinho de Abrao morava. Deus as destruiu por motvo da imoralidade que Ele encontrou no vale. Mas Deus amou Abrao tanto que Ele salvou L e suas filhas. Depois de tudo isto, L teve medo de ficar no vale e saiu com suas duas filhas para uma regio nas montanhas e acabou morando dentro de uma caverna. Um dia, a filha mais velha falou com a filha mais nova nosso pai velho agora, e no tm homens na regio para nos casarmos. Ento, vamos deixar nosso pai bbado e depois podemos dormir com ele para ter filhos. Na mesma noite elas deram vinho ao seu pai e depois a filha mais velha dormiu com ele. L estava to bbado que ele no sabia quando ela foi para a cama ou quando ela se levantou. No dia seguinte a filha mais velha encorajou a filha mais nova a fazer a mesma coisa com seu pai. Naquela noite eles deram vinho ao seu pai que bebeu e depois a filha caula dormiu com ele. Novamente, L estava to bbado que ele no percebeu nada. Ento as duas filhas de L ficaram grvidas atravs de seu prprio pai. A mais velha teve um filho chamado Moabe que se tornou o pai dos moabitas. A caula teve um filho chamado Ben-ami que se tornou o pai dos amonitas. Os dois grupos tanto os moabitas quanto os amonitas futuramente se tornaram os inimigos dos israelitas. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Uma vida dedicada ao lcool e s festas no uma vida que o Senhor deseja para ns. Ele quer livrar nossas vidas de qualquer dependncia do lcool. J vimos como fcil deixar o lcool nos dominar. Quando uma pessoa est sob a influncia do lcool, uma pessoa pode fazer qualquer coisa feia ou suja contra o Senhor, seus amigos, sua famlia ou contra si mesma! Um filho de Deus no deve agir desta forma! Se j bebeu lcool, agora seria uma boa hora para tomar uma deciso. Agora voc pode decidir nunca mais beber lcool. Se o lcool lhe fez pecar, ser melhor nunca mais beber pois a tendncia para beber virou uma fraqueza na sua vida. O lcool um instrumento que o diabo usa para lhe destruir. No deixe isso tomar conta de voc! Deixe o lcool e ande com Cristo! 99

Sua tarefa esta semana decorar o que Paulo escreveu em Romanos 13:13-14 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecncia, nem brigas ou cimes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e no procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocs. Vamos treinar isso um pouco em duplas. Coloque o CD na pausa agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Formar duplas e conversar sobre o que voc aprendeu hoje. Se embriagez tiver sido uma parte de sua vida, seria bom confessar isso e fazer um compromisso de mudar. Pea que Deus lhe perdoe. Faa um compromisso de no participar das festas que servem lcool ou ser controlado por uma bebida alcolica. Deus lhe ama e ele vai te ajudar! Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Venha pronto para testemunhar como Deus lhe ajudou a ficar firme em sua promessa durante nossa prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

100

Lo 13C Quando a igreja se encontra


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre a embriagez. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo em Romanos 13:13-14 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecncia, nem brigas ou cimes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e no procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocs. ) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) J estudamos alguns ensinamentos sobre o que o apstolo Paulo disse que devemos tirar de nossas vidas e as coisas que devemos colocar em nossas vidas. Ele ensinou todas estas coisas em cada igreja nova onde ele estava. Como era importante naquela poca, importante hoje entender tudo isto para que nossas vidas possam ser fortes em Cristo e nossos testemunhos dados corajosamente e com ousadia. Agora vamos ver mais um ensinamento importante que o Apstolo Paulo deu s igrejas. Ele ensinou, em poucas palavras, o que uma igreja deve fazer, ou seja, a congregao, quando ela se encontrar para louvar a Deus. Vamos examinar isso. Nossa histria de hoje est na Bblia, nas cartas de Paulo aos Colossenses, captulo 3, versculo 16 e Efsios, captulo 5, versculos 19 at 21. Paulo ensinou a todas as igrejas assim que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no corao de vocs! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canes espirituais; louvem a Deus, com gratido no corao. E tudo o que vocs fizerem ou disserem, faam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeam a Deus, o Pai. Na outra ocasio ele tambm ensinou Animem uns aos outros com salmos, hinos e canes espirituais. Cantem, de todo corao, hinos e salmos ao Senhor. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, agradeam sempre por todas as coisas a Deus, o Pai. Sejam obedientes uns aos outros pelo respeito que tm por Cristo. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir para recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) 101

Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Uma igreja muito simples! Quando dizemos que uma igreja simples no queremos dizer que no tem valor queremos dizer que bonita e no complicada reproduzir. O plano de Deus no criar uma instituio to complicada que no pudesse ser copiada entre pessoas normais como ns. No incio, quando a igreja nasceu em Jerusalm e alguns anos depois, a igreja era simples na sua estrutura e funo. A igreja primitiva se encontrava nas casas com lderes locais igual a ns. Ela se espalhou aos diversos lugares no mundo durante os prximos 300 anos. Durante este perodo o imperador Constantino se tornou um crente. Como imperador ele tinha a autoridade mxima entre os homens naquela regio do mundo. Ele decidiu organizar a igreja de Cristo seguindo um modelo humano. Seu modelo era semelhante a seu governo ou um governo militar. Cada igreja tinha presbteros, tambm conhecidos como pastores ou bispos, nas casas onde as igrejas se encontravam periodicamente, juntas, para louvar a Deus. Paree que nalguns casos eram bispos (ou pastores) que supervisionavam as igrejas numa cidade. Constantino designou um lder especial para ser o lider de todos os bispos das cidades no seu imprio um homem que ele chamou de Papa. Os lderes ento comearam a construir grandes catedrais para que todos os membros das igrejas-lares pudessem se reunir dentro de um s lugar. Para atrair os pagos (descrentes) eles destruiram os lugares dos dolos (templos gregos/romanos especialmente) e construram catedrais no mesmo lugar. Crentes naquela poca comearam a sepultar os corpos dos crentes que morreram pela f dentro destes lugares construidos em cima dos lugares sagrados dos pagos. Como conseqcia, muitos romanos descrentes continuaram a ir aos mesmos lugares como sempre buscando outros deuses e curas. Em vez de que pedir a um de seus deuses pagos para lhes curar eles comearam a pedir que os espritos dos mrtires mortos o fizessem. Ento, muitos que eram descrentes se juntaram s congregaes das igrejas e comearam a prestar culto no para Jesus mas aos santos uma coisa que os prprios mrtires nunca desejaram, que algum orasse a eles! Desde aquela poca at hoje a Igreja Catlica Romana existiu com um sistema de lderes com santos e seu ritos. Podemos ver que no o modelo que a Bblia destaca! s vezes muitos crentes em Jerusalem foram para o templo judaico (chamado sinagoga) e se encontraram num lugar separado dos judeus. Os lderes eram crentes locais, iguais a ns hoje, e em muitos casos, novos crentes da mesma casa. Uma vez que eles se encontravam nos lares eles no precisavam usar o dinheiro do Senhor para construir um templo ou catedral nem pagavam salrios aos lderes. Era possvel ento para as igrejas 102

nos lares usaram o dinheiro para ajudar aqueles necessitados da igreja e de vez em quando os necessitados fora das igrejas tambm. Uma poro do dinheiro eles usavam para apoiar os missionrios enviados aos lugares distantes do mundo. Podemos ver como a organizao da igreja do Senhor mudou bastante! Ns desejamos seguir o modelo que o Senhor Jesus e seus apstolos deixaram. Sabemos o modelo bem pois achamos o padro na Bblia. Foi bem destacado atravs de nossos versculos bblicos em nossa lio hoje. Podemos lembrar com um acrstico da palavra PESCA. Proclamao que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no corao de vocs! O que vive em nossos coraes, vamos proclamar aos outros! Ensinamento -- Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Jesus disse tambm em Mateus 28.18-20 que devemos ensinar tudo que Ele ensinou aos Seus discpulos aos outros. Servio -- E tudo o que vocs fizerem ou disserem, faam em nome do Senhor Jesus. Quando servimos a Deus ou qualquer um devemos lembrar que um servio a Deus! Comunho Lembremos isso com a frase uns aos outros no corpo de Cristo fazemos as coisas assim escute a frase nos versculos de hoje -- Animem uns aos outros com salmos, hinos e canes espirituais; ensinem e instruam uns aos outros; sejam obedientes uns aos outros pelo respeito que tm por Cristo. Adorao -- Cantem salmos, hinos e canes espirituais; louvem a Deus, com gratido no corao; Cantem, de todo corao, hinos e salmos ao Senhor. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, agradeam sempre por todas as coisas a Deus, o Pai. Ento, quando a igreja se encontra, o que devemos fazer? Lembre-se de PESCA! Vamos tentar decorar isso. Vou repetir novamente cada palavra: P E S C A Proclamao Ensinamento Servo Comunho Adorao

Coloque o CD na pausa e em duplas tentem se lembrar da palavra PESCA e o que ela significa. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Viu como fcil ser a igreja de Cristo quando obedecemos as instrues do Apstolo Paulo na Bblia? Quando a igreja se encontra, ela deve fazer tudo isso! No complicado. to simples que voc um crente fiel pode abrir uma igreja quando voc segue os passos simples que ns destacamos hoje. Uma igreja pode fazer outras coisas quando ela se une? Claro que sim. Pode convidar alguns membros para cantar um cntico especial. Pode recolher uma oferta especial para uma necessidade. Os membros devem celebrar o batismo dos novos convertidos e a ceia do Senhor regularmente. Os membros devem entregar seus dzimos ao Senhor para cuidar das necessidades daqueles que as tm. Ns vamos estudar isso numa lio mais para frente. 103

No se esquea quando uma igreja se encontra, PESCA! Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

104

Lio 14C Relacionamentos: O marido e a esposa


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre quando a igreja se encontra. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, mas teve o acrstico PESCA para lembrar. Tentam relembrar o que significa isso em relao igreja.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Na ltima lio aprendemos sobre a igreja e o que ela faz quando ela se encontra em grupo. Hoje vamos comear estudando relacionamentos e os ensinamentos da Bblia sobre eles. Paulo nos ensinou muito sobre relacionamentos pois uma igreja forte uma igreja que entende bem e pratica relacionamentos retos e corretos. Em todas as cartas de Paulo, mais especificamente nas cartas aos Efsios e Colossenses, ele escreveu aos crentes com respeito aos relacionamentos: Entre maridos e esposas Entre pais e filhos Entre os donos e escravos (que hoje so donos e empregados ou chefes e funcionrios) Entre crentes e descrentes Entre crentes e as autoridades O foco deste estudo ser o marido e esposa. Nossa histria de hoje est na Bblia, nas cartas aos Colossenses, captulo 3, versculos 18-19, e Efsios captulo 5, versculos 22 at 33. O apstolo Paulo escreveu muitas cartas s igrejas, nas cartas aos Colossenses e Efsios ele escreveu sobre o relacionamento entre o marido e sua esposa. Vamos comear em Colosenses. Ele escreveu Esposa, obedea ao seu marido, pois o que voc deve fazer por ser crist. Marido, ame a sua esposa e no seja grosseiro com ela. Na carta aos Efsios ele escreveu que uma esposa deve obedecer seu marido na mesma forma que ela se submete e respeita ao Senhor. Por qu? Na famlia crist, o homem a cabea da mulher na mesma forma que Cristo a cabea da igreja. Ento, as mulheres devem honrar e respeitar seu marido, alm de lhe amar.

105

Paulo disse que o homem deve amar sua mulher na mesma maneira que Cristo ama a igreja. Este tipo de amor um amor sem condies no importa o que ela faa o homem deve amar sua mulher. Cristo deu sua vida na forma sacrificial em favor da igreja para que ela seja purificada e santificada uma igreja aperfeioada. O homem deve se sacrificar ento pela sua esposa. Paulo repetiu trs vezes homens amem suas esposas. Tambm, ele falou que quando um homem ama sua esposa, ele ama a si mesmo. Ningum odeia seu prprio corpo, mas cuida dele. O homem deve cuidar de sua mulher como Cristo cuida da sua igreja pois somos membros de seu corpo espiritual. por esta razo que o homem deixar seu pai e sua me e se unir com sua esposa e eles se tornam uma s carne. Tudo isto um grande mistrio quando falamos sobre Cristo e sua igreja. Cada homem deve amar sua esposa como ele ama si mesmo e a mulher deve respeitar seu marido. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conversar um pouco em grupo e respondar s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O casamento que obedee aos ensinos bblicos que Paulo nos ensinou ser um casamento firme que fortalecer a igreja. Uma igreja forte baseada nos relacionamentos cristos fortes. O que significa submeter-se ao seu marido? Significa que a mulher no faz as decises sozinhas ou contrrias das decises de seu marido. Significa que ela no uma rebelde contra seu marido fazendo o contrrio do que ele deseja para sua famlia. Mas no significa que a mulher no tem uma voz ou uma opinio prprias significa que o marido tem a palavra final quando tem desacordo. O que acontee quando a mulher fala mal atrs das costas do marido? Constitui desobedincia palavra de Deus. Se ela fala mal contra seu marido e no mostra respeito por ele, ela ser um modelo ruim de vida crist. Em muitas igrejas onde existe falta de respeito das mulheres a seus maridos, a igreja fraca e seus membros no sentem respeito por Cristo como a cabea da igreja. A igreja anda em pecado pois ela no tem respeito por Cristo e isto pode ser visto atravs da atitude das esposas. O que acontecer se o marido no ama sua mulher como Cristo ama sua igreja? Quais so alguns exemplos? 106

Existem alguns maridos que nunca consultam com suas esposas sobre como gastar o dinheiro que eles ganham. Eles no fazem as decises com suas esposas. Eles amam suas esposas como Cristo ama sua igreja? Os versculos no esto dizendo que o marido pode fazer o que ele quer com sua esposa. No assim. Existem maridos que ficam bravos e espancam suas esposas. H lugar para isso na vida crist? De jeito nenhum! Para am-la como Cristo ama sua igreja significa que o marido tem um relacionamento mais elevado com respeito a sua mulher. Seu relacionamento com ela deve ser um onde ele se sacrifica pelo bem-estar dela. Ele nunca deve ser egocntrico, mas deve pensar nas necessidades de sua mulher. Tome alguns minutos para compartilhar com o grupo. Quais so algumas maneiras que podemos tornar nosso relacionamento com nosso marido ou com nossa esposa melhor? Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conclumos a lio de hoje com um trecho da primeira carta do apstolo Pedro, captulo 3, versculos 5 at 7. Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperana nEle. Elas eram obedientes ao seu marido. Sara foi assim; ela obedecia a Abrao e o chamava de meu senhor. Voc ser agora sua filha se praticar o bem e no tiver medo de nada. Tambm voc, marido, na vida em comum com sua esposa, reconhea que a mulher o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa tambm vai receber, junto com voc, o dom da vida, que dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as oraes de vocs. Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhar suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode aperttar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

107

Lo 15C Relacionamentos: Os Pais e os filhos


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos entre o marido e a esposa. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores. Tambm podem relembrar o que significa PESCA com respeito igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Na ltima lio aprendemos como o relacionamento entre os maridos e as esposas deve ser. Por que to importante que os casais tenham um relacionamento forte? Como a igreja ser impactada quando os casais no obedecem a Deus? Vamos conversar um momento em grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje vamos aprender sobre o relacionamento entre os pais e os filhos. um relacionamento muito importante. Nossa histria est na Bblia, nos livros de Colossenses, captulo 3, versculos 20-21, e Efsios, captulo 6, versculos 1 at 4. Vamos ouvir o que o apstolo Paulo disse sobre o relacionamento entre os pais e seus filhos, comeando no livro de Colossenses Filhos, o dever cristo de vocs obedecer sempre ao seu pai e sua me porque Deus gosta disso. Pais, no irritem os seus filhos, para que eles no fiquem desanimados. Agora, vamos olhar o que Paulo escreveu no livro dos Efsios Filhos, o dever cristo de vocs obedecer ao seu pai e sua me, pois isso certo. Como dizem as Escrituras: Respeite o seu pai e a sua me. E esse o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual : Faa isso a fim de que tudo corra bem para voc, e voc viva muito tempo na terra. Pais, no tratem os seus filhos de um jeito que faa com que eles fiquem irritados. Pelo contrrio, vocs devem cri-los com a disciplina e os ensinamentos cristos.

108

A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Conversem um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) A Palavra de Deus claramente nos ensina que precisamos obedecer aos nossos pais. Paulo disse que fazemos isso por dois motivos. Primeiro, a vontade de Deus. Segundo, justo e razovel. H dois motivos para obececer aos nossos pais. Uma vez que somos filhos que moram na casa de nossos pais que so nossos guias razovel que lhes obedeamos. Mas o que acontecer quando o filho crescer e ele sair de casa? Ele continua lhes obedecendo em tudo que fizer? Vamos examinar o que a Bblia disse no Evangelho de Matteus, captulo 19, versculo 5: Por isso o homem deixa o seu pai e a sua me para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma s pessoa. O que Jesus disse neste versculo? Ele disse que quando um filho ou uma filha sair de casa, a obrigao para com seu cnjuge, no aos seus pais. Em muitos casos possvel um filho continuar a obedecer e respeitar seus pais mesmo sendo casado. Mesmo assim, claro que sua primeira aliana ser com sua esposa. Por exemplo, o que o filho deve fazer quando ele quiser fazer uma deciso financeira na sua famlia? Conversar com sua mulher primeiro ou com seus pais? O que voc acha? Se sua me quiser que seu filho casado v almoar domingo tarde, mas a esposa dele deseja que ele almoce com sua prpria famlia, o que voc faria? Obedincia aos seus pais mudar quando voc entra num compromisso de casamento. Paulo disse que precisamos honrar nossos pais. No devemos falar mal deles, mesmos que eles tomem as decises erradas. Devemos lhes respeitar mesmo no concordando com eles. Aos pais Paulo disse que no devemos provocar nossos filhos. Alguns pais pensam erroneamente que isso significa que no devemos disciplinar nossos filhos, ou dizer No! e correr o risco de deix-los bravos conosco. Isso no o que Paulo disse. Provrbios 13:24 disse Quem no castiga o filho no o ama. Quem ama o filho castigao enquanto tempo. No o que ns no devemos fazer? No devemos atacar nossos filhos verbalmente ou fisicamente. No devemos procurar os motvos para provoc-los. Talvez algum possa

109

dar um bom exemplo de como um pai ou uma me pode provocar seus filhos seria um tpico importante para todos conversar e entender o que devemos fazer. Finalmente, Paulo disse que devemos educar nossos filhos e disciplin-los na instruo do Senhor. Ento, nossa guia para educar, ensinar e disciplinar deve ser a Bblia. O livro de Provrbios uma riqueza de sabedoria para a famlia --- pode ser que voc pode usar isso na sua famlia de manh ou noite e l-lo juntos. Os pais e os filhos que escutam o que a Palavra de Deus diz sobre os relacionamentos familiares e a igreja, que a famlia de Deus, se tornaro fortes e dignos de respeito. Vamos parar e conversar sobre o que ns aprendemos esta semana. Pais e filhos devem responder a esta pergunta: O que eu pretendo fazer esta semana para obedecer o Senhor com respeito lio de hoje? Ser que voc precisa pedir perdo a seu cnjuge? Talvez voc precise pedir perdo a seu filho ou sua filha? Filhos precisam pedir perdo a seus pais? Ore especificamente para que todos possam fazer a vontade de Deus dentro de nossos lares. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

110

Lo 16C Relacionamentos: O chefe e o funcionrio


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos entre os pais e os filhos. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e o versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores. Tambm podem relembrar o que significa PESCA com respeito igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos continuar nosso estudo sobre os relacionamentos com o tererio relacionamento que Paulo mencionou que tem uma influncia muito grande na igreja e na comunidade. A igreja se compe de pessoas que trabalham nas fbricas, companhias e escritrios. Tambm existem pessoas nas igrejas que so donos, chefes ou lideres das empresas ou dos consultrios. No importa se a compania grande e poderosa ou pequena; dentro delas temos donos e funcionrios que conhecem o Senhor. Nas cartas de Paulo aos Efsios e Colossenses, Paulo nos ensina como devemos tolerar e se relacionar. Observe que ele usa as palavras escravos e donos ou mestres, mas hoje ns entendemos isso como donos e funcionrios. Nossa histria est na Bblia, em Efsios 6:5 at 9, e Colossenses 3:22 at 4:1. Vamos ouvir o que a Palavra de Deus diz nestes versculos, comeando em Efsios. Paulo escreveu Escravos, obedeam com medo e respeito queles que so seus donos aqui na terra. E faam isso com sinceridade, como se estivessem servindo a Cristo. No obedeam aos seus donos s quando eles estiverem vendo vocs, somente para conseguir a aprovao deles. Mas, como escravos de Cristo, faam de todo o corao o que Deus quer. Trabalhem com prazer, como se vocs estivessem trabalhando para o Senhor e no para pessoas. Lembrem que cada pessoa, seja escrava ou livre, ser recompensada pelo Senhor de acordo com o que fizer. Donos de escravos, tratem o seus escravos com respeito e parem de amea-los com castigos. Lembrem que vocs e os seus escravos pertencem ao mesmo Senhor, que est no cu, o qual trata a todos igualmente. Paulo escreveu em Colossenses assim Escravos, em tudo obedeam queles que so seus donos aqui na terra. No obedeam s quando eles estiveram vendo vocs, procurando com isso conseguir a aprovao deles. Mas obedeam com sinceridade, por causa do temor que vocs tm pelo Senhor. O que vocs fizerem faam de todo o corao, como se estivessem servindo ao Senhor e no s pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dar como recompensa aquilo qeu ele tem guardado para o seu povo, pois o 111

verdadeiro Senhor que vocs servem Cristo. E quem faz o mal, seja quem for, pagar pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele no faz diferena entre pessoas. Donos de escravos, sejam justos e honestos na maneira de tratar os seus escravos. Lembrem que vocs tambm tm um Senhor no cu. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Podemos ver que Paulo falou sobre o trabalhador e o supervisor. Numa frase simples, o que Paulo disse? Ele disse que todos ns devemos trabalhar como se estivssemos trabalhando diretamente para Jesus. Quando sua atitude estiver transformada para servir Jesus em todos os seus trabalhos, no importa se voc for o chefe ou o empregado, voc vai agradar a Jesus. Quais so alguns exemplos de um dono maltratando seu funcionrio? O que um supervisor deve fazer? Quais so as atividades que o dono deve parar de fazer? Quais so os exemplos de um empregado maltratando seu chefe? O que o empregado ou funcionrio deve fazer? Por que o funcionrio deve se esforar e trabalhar com todo o seu corao? J estudamos trs relacionamentos o relacionamento entre os maridos e as esposas; o relacionamento entre os pais e seus filhos. Este terceiro relacionamento entre donos e seus funcionrios super importante! Imagine como uma igreja seria se todos os membros praticassem o que a Bblia ensina sobre estes relacionamentos? Teramos uma igreja forte, cheia do Esprito Santo e capaz de levar o Evangelho aos outros como ela deve ser! Vamos parar e conversar sobre o que ns aprendemos esta semana. Trabalhadores e donos devem responder a esta pergunta: O que eu pretendo fazer esta semana para obedecer ao Senhor com relao a lio de hoje? Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

112

Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhem suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no CD agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

113

Lo 17C Relacionamentos: afeies incorretas


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos entre o chefe e os funcionrios. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores. Tambm pode relembrar o que significa PESCA com respeito igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Existe um tipo de relacionamento que no deve existir na vida dos crentes um relacionamento baseado nas afeies incorretas. Em nossa histria ns vamos ver como as emoes e afeies incorretas podem tomar posse de ns e nos dominar facilmente e como evitar esta armadilha sutil. Nossa histria est na Bblia, no livro de 2 Samuel, captulo 11, versculo 1 at captulo 12, versculo 23. Na primavera, quando os reis acostumavam ir para a guerra, Davi enviou Joabe com seus homens e o exrcito de Israel. Eles destruiram os amonitas e cercaram a cidade de Rab. Mas Davi ficou em Jerusalem. Uma tarde Davi se levantou de sua cama e andou no terrao do palcio. Do terrao ele viu uma mulher tomando banho. A mulher era muita bonita, e Davi mandou alguns mensageiros para saber mais sobre ela. O homem disse -- No Bate-Seba, filha de Eli e esposa de Urias, o heteu? Ento Davi enviou mensageiros para busc-la e traz-la a ele. Ela foi at Davi, e ele dormiu com ela. (Ela acabou o ritual de purificao que era necessrio cada ms). Depois ela voltou para sua casa. A mulher ficou grvida e enviou uma carta para Davi dizendo --Estou grvida. Davi enviou uma carta para Joabe Me envie Urias, o heteu. Ento Joabe lhe enviou a Davi. Quando Urias chegou, Davi lhe perguntou como Joabe estava, como os soldados estavam e como a guerra estava progredindo. Depois Davi disse a Urias Volte para sua casa e lave seus ps. Ento Urias saiu do palcio, e um presente enviado pelo rei lhe seguiu depois. Mas Urias dormiu na entrada do palcio com todos os servos de seu mestre e no foi para casa. Quando Davi ouviu que Urias no foi para sua casa, ele perguntou a Urias Voc no viajou bastante tempo? Por que voc no foi para sua casa? Urias respondeu a Davi A arca e Israel e Jud esto em tendas, e meu mestre Joabe e seus homens esto acampados no campo aberto. Como eu posso ir para minha casa 114

para comer e beber e dormir com minha esposa? Juro pelo que sagrado, eu no vou fazer isso! Ento Davi disse a Urias Fique aqui mais um dia, e amanh vou lhe mandar embora. Urias ficou em Jerusalem naquele dia e no outro. Davi convidou Urias para comer e beber com ele, e Davi fez tudo para que Urias ficasse bbado. Quando a noite chegou Urias saiu para dormir (em seu cobertor) no quarto onde os servos de Joabe estavam hospedados, e no foi para sua casa. Ao amanheer Davi escreveu uma carta para Joabe e a enviou com Urias. Na carta ele escreveu Coloque Urias na linha de frente onde a luta mais violenta. Depois, retire suas foras de linha e deixe que ele seja morto. Enquanto Joabe tinha a cidade de Rab cercada, ele colocou Urias no lugar onde ele sabia que os defesores eram mais fortes. Quando os homens da cidade sairam e lutaram contra Joabe, alguns dos homens do exrcito de Davi caram mortos, e tambm Urias o heteu morreu. Joabe enviou a Davi um relatrio da batalha. Joabe instruiu o mensageiro Quando voc terminar seu relatrio, o rei pode ficar bravo, e ele pode lhe perguntar: Por que voc chegou to perto da cidade para lutar? Voc no sabia que eles atiram flechas do muro? Quem matou Abimelque filho de Jerubesete? No era uma mulher que atirou de cima da muralha uma pedra de moinho e o matou, para que ele morresse em Tebes? Se ele lhe perguntar assim, responda desta forma: Urias, seu oficial, foi morto. O mensageiro at o rei. Quando chegou ele fez seu relatrio e contou a Davi tudo que Joabe lhe instruiu. O mensageiro disse a Davi Os homens eram mais fortes que ns e sairam contra ns no campo aberto, mas lhe foramos a voltar para o porto da cidade. Ento eles atiraram flechas do alto contra ns, e alguns dos homens do rei morreram. Tambm, seu oficial Urias o heteu, foi morto. Davi disse o mensageiro Diga isso a Joabe: No fique preocupado ningum sabe quem vai morrer na batalha. Ataque com mais fora, at conquistar a cidade. Anime Joabe com estas palavras. Quando a mulher de Urias ouviu que seu marido foi morto, ela chorou por ele. Aps o tempo de luto acabar, Davi trouxe Bate-Seba para sua casa, e ela se tornou sua mulher e lhe deu um filho. Mas o Senhor no gostou do que Davi fez. O Senhor enviou o profeta Nat a Davi para conversar. Nat disse a Davi Haviam dois homens numa cidade, um rico e o outro pobre. O homem rico tinha rebanhos repletos com ovelhas e gados, mas o homem pobre somente tinha um ovelha que ele comprou. Esta ovelha ele criou, e cresceu com ele e seus filhos. Compartilhava sua comida e tomava de seu copo at dormiu nos braos dele. Era como uma filha para ele. Um dia um viajante chegou na casa do homem rico, mas o homem rico no sacrificou uma de suas ovelhas ou gado para preparar uma refeio que ele pudesse servir ao viajante. O homem rico tomou a ovelha do homem pobre e matou-a para servir a seu hspede. Quando Davi ouviu isso, ele ficou bravo com o homem e disse a Nat Eu juro pelo Senhor, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto! Ele deve pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa to cruel!

115

Ento Nat disse ao Davi -- Esse homem voc! E isto o que diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu tornei voc rei de Israel e o salvei de Saul. Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei voc rei de Israel e de Jud. E, se isso no bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais. Por que que voc desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa to horrvel? Voc fez com que Urias fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e ento ficou com a esposa dele. Ento a espada nunca sair de sua casa, porque voc me desobedeceu e tomou a mulher de Urias o heteu para voc. Sempre na sua famlia voc ter descendentes que morrero de forma violenta. Afirmo que farei uma pessoa de sua prpria famlia causar a sua desgraa. Voc ver como eu tirarei as suas esposas e as darei a outro homem, e ele vai dormir com suas esposas em plena luz do dia. Voc pecou escondido, mas eu farei com que tudo isso acontea em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver. Davi disse Eu pequei contra Deus, o Senhor. Nat repondeu O Senhor perdoou o seu pecado voc no morrer. Mas, por fazer isso, voc mostrou tanto desprezo pelo Senhor, e o seu filho morrer. A Nat foi para casa. Logo depois o Senhor fez com que o filho de Davi e a mulher de Urias ficasse muito doente. Davi orou a Deus para que o filho sarasse e jejuou, deitado no cho. Os funcionrios tentaram fazer Davi se levantar, mas ele se recusou. No stimo dia o filho morreu. Os servos de Davi no queriam lhe contar, pois eles tinham medo de que ele fizesse alguma coisa louca e desesperada. Davi viu que eles estavam sussurrando e percebeu que o filho morreu. Ele perguntou logo Meu filho morreu? Sim os servos reponderam ele est morto. Ento Davi se levantou, se lavou, penteou seus cabelos e trocou suas roupas. Depois ele foi para a casa do Senhor e o adorou. Aps o louvor ele foi para sua casa, pediu comida, foi servido, e ele comeu. Seus servos perguntaram No entendemos quando seu filho era vivo, voc jejuava e chorava, mas agora que o filho est morto, voc se levantou e comeu? Davi respondeu Enquanto o filho estava vivo, eu jejuava e chorava. Eu pensei: Quem sabe? O Senhor poderia ter pena de mim e no deixar que ele morresse. Agora que ele est morto, por que jejuar? Ser que eu poderia faz-lo voltar a viver novamente? Um dia eu irei para o lugar onde ele est, mas ele nunca voltar para mim. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) 116

A Bblia nos ensina que devemos largar as afeies incorretas. O que o pecado de afeies incorretas? Quando Davi viu Bate-Seba ele teve uma oportunidade de virar suas costas e sair da situao de parar de olhar e pensar nela. Quando ele comeou a andar na direo de pensar, imaginar, desejar ele no conseguiu parar. Ele exigiu que seus servos lhe trouxessem-na e cometeu o pecado de adultrio com ela. Por causa da gravidez de BateSeba, Davi no conseguiu esconder seu pecado. Uma vez que Urias nunca voltou para sua casa para dormir com sua esposa, Davi procurou uma outra saida o assassinato de Urias disfarado numa batalha de guerra. Davi cobiou Bate-Seba ele queria tomar posse da mulher do outro. Jesus disse no Evangelho de Matteus 5:28 Eu lhes digo, quem olhar para uma mulher e desejar possu-la j cometeu adultrio no seu corao. Cobiar uma mulher vem de afeies incorretas. No podemos pensar que somente homens tm esta tendncia, pois uma mulher pode olhar um homem e lhe cobiar tambm. claro que a tendncia maior entre os homens, mas uma mulher pode cometer o pecado tambm quando ela deixa as emoes incorretas entrarem na porta de seu corao. Deus deseja que tenhamos uma mente pura.No deixe as paixes incorretas lhe dominar. Faa um compromisso com seus olhos e seus irmos em Cristo para no deixar seus olhos lhe dirigirem cobia que pode resultar em coisas piores. Vamos formar os grupos de dois ou trs e conversar sobre o que voc aprendeu. Afeies incorretas so pecados contra Deus. Como seguidor de Jesus seu compromisso Lhe obedecer em tudo. Cometeu este pecado? Caso sim, deve confess-lo ao Senhor. Pea a Deus que lhe perdoe. Faa um compromisso de no participar nas festas que servem lcool ou ser controlado por uma bebida alcolica. Deus lhe ama e ele vai te ajudar! Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Venha pronto para testemunhar como Deus lhe ajudou a ficar firme em sua promessa durante nossa prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies 117

118

Lo 18C Relacionamentos: O crente e as autoridades


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos com afeies incorretas. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso do versculo -- desde semana passada no teve um versculo bblico, tentem lembrar alguns versculos anteriores. Tambm podem relembrar o que significa PESCA com relao igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Estudamos quatro relacionamentos nas lies anteriores vamos tentar lembr-los. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje vamos estudar o quinto relacionamento importante o relacionamento entre o crente e as autoridades. Nossa histria est na Bblia, na carta de Paulo aos Romanos, captulo 13, versculos 1 at 8, e na primeira carta de Pedro, captulo 2, versculos 13 at 17. O apostlo Paulo nos ensinou sobre a importncia dos relacionamentos entre os crentes e as autoridades na carta que ele escreveu aos Romanos no captulo 13. Ele disse Obedeam s autoridades, todos vocs. Pois nenhuma autoridade existe sem a permisso de Deus, e as que existem foram colocadas em seus lugares por ele. Assim, quem se revolta contra as autoridades est se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo sero condenados. Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e no os que fazem o bem. Se voc no quiser ter medo das autoridades, ento faa o que bom, e elas o elogiaro. Porque as autoridades esto a servio de Deus para o bem de voc. Mas, se voc faz o mal, ento tenha medo, pois as autoridades, de fato, tm poder para castigar. Elas esto a servio de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem mal. por isso que voc deve obedecer s autoridades; no somente por causa do castigo de Deus, mas tambm porque a sua conscincia manda que voc faa isso. por isso tambm que vocs pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas esto a servio de Deus. Portanto, paguem ao governo o que devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades. No fiquem devendo nada a ningum. A nica dvida que vocs devem ter de amar uns aos outros. Quem ama os outros est obedecendo lei. 119

O apstolo Pedro tambm escreveu sobre o assunto. Ele disse Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana; ao Imperador,que a mais alta autoridade; e aos governantes, que so escolhidos por ele para castigar os criminosos e elogiar os que fazem o bem. Pois Deus quer que vocs faam o bem para que os ignorantes e tolos no tenham nada que dizer contra vocs. Vivam como pessoas livres. No usem a liberdade para encobrir o mal, mas vivam como escravos de Deus. Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmos na f, temam a Deus e respeitem o Imperador. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Que uma autoridade para ns? O que significa ser desobediente s autoridades ser rebelde? Todas as autoridades so boas? Por que precisamos obedec-las? Por que precisamos pagar tributos e impostos ao governo? Devemos ter dvidas, conforme a palavra que Paulo nos deu? Por que devemos nos submeter s autoridades? O que Pedro quer dizer quando ele disse -- Vivam como pessoas livres. No usem a liberdade para encobrir o mal? Os dois apstolos nos ensinam que no devemos fazer o que queremos pois estamos sob as autoridades deste mundo. Alguns cristos acham que eles no precisam obedecer s autoridades pois eles esto em baixo da autoridade de Jesus. por isso que devemos entender claramente o que a Bblia diz a respeito disso. Na realidade, o Senhor nossa autoridade suprema. Caso haja um conflito entre a vontade de Deus e a vontade dos governantes, somos obrigados a obedecer a Deus. Devemos lhe obedecer no importam as conseqncias. O livro de Daniel nos ajudar a entender como enfrentar um conflito deste. Quando os amigos de Daniel entraram em conflito entre louvar a Deus e louvar a esttua do imperador eles desobedeceram no que dizia respeito ao imperador. A atitude de Daniel e seus colegas era obedec-lo quando fosse possvel. Quando a vontade das autoridades no est em conflito com a vontade de Deus, o que devemos fazer? Podemos fazer o que queremos?

120

Os dois apstolos, Paulo e Pedro disseram que no podemos fazer tudo que queremos. Devemos obedecer aos governantes de nosso pas. Tudo que o crente faz deveria ser um bom testemunho para que os descrentes conheam nosso Senhor Jesus como Salvador. Quando a palavra evanglico est associada com a palavra rebelde por no estarmos submissos s autoridades ningum mais vai querer conhecer nosso Jesus que ensinamos. A igreja precisa de famlias e indivduos que do bons testemunhos do Senhor. Quem se submete aos governantes demonstra f total no Senhor e sua providncia, e no em si mesmo. Voc est pronto para obedecer a Deus obedecendo s autoridades? Vamos formar grupos de dois ou trs e conversar sobre o que voc aprendeu. Como podemos seguir as autoridades melhor? Seus irmos em Cristo podem lhe ajudar nisso. Venha pronto para testemunhar como Deus lhe ajudou a ficar firme em sua promessa durante nossa prxima reunio. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana prxima) Voltar para a lista das lies

121

Lco 19C Relacionamentos e a disciplina na igreja


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos entre o crente e as autoridades. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso dos cinco tipos de relacionamentos. Tambm pode relembrar o que significa PESCA com relao igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Agora vamos examinar a importncia que Deus coloca em relao aos outros dentro da igreja. Muitos crentes no se comportam como crentes com relao a seus relacionamentos. Elas deixam-nos ficar quebrados. O Senhor deseja que tenhamos relacionamentos bons uns com os outros pois somos membros de seu corpo espiritual. justo ento que, uma vez que somos um s corpo, o Senhor nos ensine disciplina na igreja. O que devemos fazer quando um crente peca contra ns? Lembre-se da lio sobre concertar os relacionamentos quebrados? Lembre os passos que devemos tomar para restaurar um relacionamento quebrado: Passo 1 para procurar um lugar particular para conversar com a pessoa cara a cara onde pode compartilhar seus sentimentos com esta pessoa num esprito de amor. Espere que neste passo possa ver a pessoa pedir perdo. Passo 2 Caso a pessoa no confesse seu pecado e voc no sinta uma convico de que alguma coisa mudou, leve mais dois crentes que desejam concertar relacionamentos quebrados. Converse com ele novamente. Mais uma vez, queira ver o relacionamento restaurado aqui, se for possvel. O terceiro passo o que nossa lio de hoje vai destacar quando a pessoa ainda no confessa seu pecado, tanto voc quanto as testemunhas devem levar o assunto igreja para que durante uma reunio os crentes possam tratar do problema. O desejo da igreja sempre deve ser de reconciliao que o pecador se arrependa e seja restaurado ao corpo de Cristo. Todos devem orar para a reconciliao com a pessoa. Se um esprito de pecado e rebelio existe entre um crente e os outros membros do corpo, no haver unio dentro da igreja unio que Deus sempre deseja de ns. Vamos examinar ento o que a igreja deve fazer nesta situao. Vamos ouvir o que Paulo disse sobre o assunto.

122

Nossa histria da Bblia est em 1 Corntios, captulo 5. Paulo escreveu uma carta para a igreja em Corinto. Na carta Paulo mencionou vrios pecados acontecendo entre os membros da igreja. Um pecado srio era um pecado sexual. Os membros sabiam que o pecado existia e sabiam quem participava, s que eles no fizeram o que o Senhor exigiu tirar o pecado de meio deles. Em sua carta ele mencionou um pecado sexual. Ele disse que um dos homens na igreja estava cometendo fornicao com sua madrasta. Paulo disse que nem os pagos praticavam este tipo de pecado. Paulo acusou a igreja de ser arrogante pois os membros no se entristeceram e tiraram de seu meio aquele que cometeu o pecado. Paulo ensinou igreja o que ela devia fazer. Ele disse que eles deviam se reunir no nome (ou seja na autoridade) e poder do Senhor Jesus Cristo e entregar este homem sem arrependimento a Satans. Paulo disse que Jesus mesmo estava presente em esprito quando a igreja se uniu. A igreja fez o que ela devia fazer e os membros deixaram o homem sob o controle de Satans para ser destrudo na carne. No final das contas, o esprito do homem seria salvo no dia que ele se encontrasse com Senhor (ou seja, quando ele morresse ou caso o Senhor voltasse antes de sua morte). Paulo disse que a arrogncia dos corntios no era boa. Eles tinham muito orgulho entre eles. Ele disse que o pecado era igual a um pouco de fermento que fazia efeito numa massa de po inteira. Por causa disso Paulo disse que eles deviam se limpar de todo o fermento velho para que a igreja pudesse se tornar como massa nova. Eles deviam fazer isso porque Jesus morreu como sacrifcio por todos os pecados do mundo. Ento, quando ns participamos da ceia do Senhor, o fazemos com po branco (sem pecado) para demonstrar sinceridade e a verdade. Paulo disse que est escrito que no devemos nos juntar com aqueles que cometem fornicao. No significa que no vamos ter absolutamente nada a ver com fornicadores, adlteros, idlatras, bbados, ladres, etc. impossvel viver no mundo sem estar na presena do pecado dos descrentes. O mundo est cheio de pessoas assim. O que Paulo disse que no podemos chamar os no-crentes de irmos nem devemos participar do comportamento deles. Irmos na igreja no devem julgar os descrentes pois quem no cr j est sob o julgamento de Deus. Irmos de f somente devem julgar aqueles que fazem parte da igreja. Paulo disse que os corntios deviam tirar todas as prticas perversas da igreja. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? 123

Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Quando achamos ensinamentos na Bblia que so difceis de aprender ou aplicar em nossas vidas, s vezes evitamos obedecer o Senhor. Comeamos a pensar e nos dizer que o que a Bblia disse no razovel ou praticvel. Quando pensamos assim, estamos colocando nosso entendimento e razo acima do Senhor. Mas Ele tem um entendimento e uma razo melhor que as nossas, no ? Sempre devemos obedecer o que o Deus disse atravs da Bblia. Quando chegamos no assunto de disciplina na igreja, muitos crentes tm a tendncia a desobedecer o Senhor e no confrontam o pecado. Voc lembra o que Jesus disse em Mateus 18:15-17 Se o seu irmo pecar contra voc, v e mostre-lhe o seu erro. Mas faa isso em particular, s entre vocs dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, ento voc ganhou de volta seu irmo. Mas, se no ouvir, leve com voc uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: Qualquer acusao precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas. Mas, se a pessoa que pecou no ouvir essas pessoas ento conte tudo igreja. E se ela no ouvir a igreja, trate-a como um pago ou como um cobrador de impostos. Quando voc no confronta seu irmo e seu pecado como Jesus ensinou, voc mostra mais duas coisas: A primeira que uma vez que voc desobedeceu Jesus, voc no Lhe ama. A segunda que voc no ama o pecador. Sentir-se feliz no seu corao mais importante que o esprito do seu irmo. A igreja deve ser um grupo de crentes que se arrependeram de seus pecados. A igreja no perfeita. Somos pecadores que precisam do perdo de Deus. Quando pecamos aps aceitar Jesus, ainda estamos salvos. No perdemos nossa salvao. Na mesma maneira a Bblia nos disse que Deus vai nos disciplinar. Quando um cristo peca, melhor ele pedir o perdo de Deus para que ele possa andar limpo e ser til ao Senhor. Caso ele no se arrependa e um membro da igreja sabe sobre este pecado que est acontecendo, o membro ter a responsibilidade com Deus, com o pecador e com a igreja para confrontar seu irmo em Cristo, com amor, conforme Jesus ensinou em Mateus 18. Precisamos julgar o crente que est em rebelio contra Jesus. Sempre comece o processo conversando com o crente que errou e deixe que ele tenha um momento para confessar. Se no confessar, lhe encoraje a confessar. Sempre lembre que o propsito deste processo a restaurao deste irmo. Caso no se arrependa, deve levar duas ou trs testemunhas para confrontar o irmo com amor. Caso ele ainda no se arrependa, deve levar o caso aos membros da igreja para que eles possam enviar um grupo que representa todos os irmos e que podem confrontar o irmo mais uma vez para que ele possa confessar e ser restaurado em comunho com a igreja. Se ainda ele no se arrepender, ele deve ser tratado como se fosse uma pessoa perdida sem Jesus no corao que no deve participar da vida da igreja. Ainda a igreja tem a reponsibilidade de tentar lhe salvar orando por ele e alguns irmos podem ir e testemunhar a ele com exortaes esperando que um dia ele v se arrepender.

124

Quando uma pessoa expulsa da igreja, um tipo de castigo. Os irmos da igreja no vo se associar com ele como antes. Caso algum faa uma visita na casa dele ou onde ele trabalha, ele deve ser considerado como algum que possivelmente nunca aceitou Jesus no passado e precisa muito de salvao. Nunca devemos tratar a pessoa expulsa com desprezo ou falar mal deles. Mas significa que ela no participa da igreja nem celebra a Ceia do Senhor. O objetivo que a pessoa se arrependa e volte para o nosso Deus. Como est sua igreja? saudvel? Est praticando disciplina bblica? Se no, precisa comear agora. V at aquele irmo que precisa de sua visita e comece o processo de reconciliao que Deus mandou. Vamos formar grupos de dois ou trs e conversar sobre o que voc aprendeu. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

125

Lio 20C Permanecer firme


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre os relacionamentos e disciplina na igreja. Se algum do grupo no ouviu aquela histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso dos trs passos necessrios quando existe pecado na igreja. Tambm pode relembrar o que significa PESCA com relao igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) J estudamos sobre os relacionamentos bblicos que devemos ter e a disciplina na igreja que vai deixar nossas igrejas mais fortes. Hoje vamos estudar como podemos permanecer fortes com Jesus! Nossa histria est na Bblia, no livro de Efsios, captulo 6, versculos 10 at 17. Paulo nos ensinou que precisamos ficar firmes no poder do Senhor pois estamos envolvidos numa guerra espiritual. Satans quer ser vitorioso nesta batalha e no mundo inteiro. importante que saibamos que estamos lutando numa batalha particular tambm. Como parte do exrcito de Deus, temos como nosso objetivo destruir Satans e seu exrcito maldito. Deus sabe como preparar seus soldados com a armadura certa e equipamento para ganhar a batalha. Paulo nos disse que devemos colocar a armadura completa de Deus para que possamos ficar firmes contra os planos diablicos de Satans. Por que ele nos disse para fazer isso? porque nossa batalha no contra os seres humanos mas contra os lderes, autoridades, poderes do mundo tenebroso, e contra as foras espirtuais ms nos lugares celestiais. Por isso Paulo nos disse que devemos vestir da armadura completa de Deus e ficar firmes contra o mal. Como podemos fazer isso? Cada um de ns deve colocar o cinto da verdade em volta de nossa cintura. Cada um de ns deve colocar a couraa da justia Cada um de ns deve colocar os sapatos, para ficar na prontido e levar o evangelho da paz. Cada um de ns deve segurar o escudo da f para apagar os dardos de fogo do maligno. Cada um de ns deve colocar o capacete da salvao Cada um de ns deve colocar a espada do esprito, que a Palavra de Deus. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) 126

Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) O que significa cada pea da armadura? Um pastor chamado Avery Willis nos ensina sobre a armadura de Deus. Quando analizamos cada pea, vimos que trs so feitas para a defesa e trs so feitas para atacar! Vamos ento examinar cada pea e depois falar sobre como podemos vestir da armadura de Deus. Paulo comea falando sobre as peas que fazem parte de nossa defesa. Primeiro, devemos colocar o cinto da verdade estamos dizendo que devemos andar com integridade e moral. Devemos ser honestos com ns mesmos e com Deus quando ns oramos. No tente negar os pecados Deus sabe tudo! Fique firme na verdade. Satans o pai das mentiras e quer lhe enganar. A Palavra de Deus a verdade. Devemos obedecer tudo que ela ensina! Segundo, devemos colocar a couraa da justia que protege o corao. O corao representa a vontade da pessoa. Pea a Deus sondar seu corao e ver se ainda existe algum pensamento ou aes malignos. (Salmos 139: 23-24) Confesse cada pecado (I Joo 1:9) Creia que a justia de Deus cobriu seus pecados e lhe deu o direito de estar na presena de Deus. (2 Corntios 5:21) Terceiro, devemos colocar o capacete da salvao. O capacete protege a cabea. Ele simboliza a segurana que temos em Jesus. Agrada a Deus por voc ser Seu filho. D-lhe graas por sua salvao! I Joo 4.4 diz Meus filhinhos, vocs so de Deus e tm derrotado os falso profetas. Porque o Esprito que est em vocs mais forte do que o esprito que est naqueles que pertencem ao mundo. Louvem a Deus por lhe ter dado a vida eterna. A segurana que voc nunca pode perder sua salvao, representada pelo capacete, merece seus louvores. Ter a mente de Cristo 1 Corntios 2:16 Como dizem as Escrituras Sagradas: Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem capaz de lhe dar conselhos? Mas ns pensamos como Cristo pensa. Depois, Paulo citou as peas da armadura que so feitas para a postura ofensiva. Primeiro, devemos segurar o escudo da f. O escudo do soldado romano era longo e feito de madeira. Quando os dardos de fogo do inimigo baterem no escudo, o fogo se apaga. Creia que a vitria sua! 1 Joo 5:4 diz Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa f conseguimos a vitria sobre o mundo. Avance com o escudo da f. Tiago 2:20 diz Seu tolo! Vou provar-lhe que a f sem aes no vale nada.

127

Segundo, devemos segurar a espada do Esprito que representa a Palavra de Deus. Voc deve tirar um tempo cada dia para ficar a ss com Deus quando voc estuda a Palavra de Deus. Quando voc faz isso Ele vai falar contigo. Jesus nos disse em Joo 8:31-32 Se vocs continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, sero, de fato, meus discpulos e conhecero a verdade, e a verdade os libertar. Tome a Palavra de Deus em suas mos. Use-a como uma arma ofensiva contra Satans e seus poderes. Use-a mesmo que o inimigo no a veja como autoridade de Deus. Hebreus 4:12 nos diz Pois a Palavra de Deus viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai at o lugar mais fundo da alma e do esprito, vai at o ntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do corao delas. Baseie suas oraes na Palavra de Deus. Analize-as para verificar que todas elas so Cristocntricas e no egocntricas. Terceiro, devemos colocar em nossos ps os sapatos que levaro o evangelho da paz. Ningum vai para a batalha sem os sapatos corretos fazer assim estar despreparado. Voc sempre precisa estar preparado preparado para compartilhar sua f em qualquer oportunidade que se apresenta. Saber como explicar o Evangelho claramente. Voc tem a esperana de Cristo! Caso voc ainda no sabe como compartilhar seu testemunho, pea que algum no grupo lhe ajude. Compartilhe o Evangelho com sua famlia, seus amigos, seus colegas, seus funcionrios e seus vizinhos. Faa uma lista de cinco pessoas para quem voc pode testemunhar durante esta semana. Vamos formar grupos de dois ou trs e conversar sobre o que voc aprendeu. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana prxima) Voltar para a lista das lies

128

Lio 21C Os cargos da igreja


Semana passada, ouvimos a histria que nos ensinou sobre como permancer firmes na f e na igreja. Se algum do grupo no ouviu a histria, pode deix-lo ouvir depois da reunio de hoje. (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) (Reviso das seis peas da armadura que usamos para ficar firmes em nossa f crist. Tambm pode relembrar o que significa PESCA com relao igreja simples.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) J estudamos sobre os relacionamentos bblicos que devemos ter e a disciplina na igreja que vai deixar nossas igrejas mais fortes. Hoje vamos estudar como nossas igrejas simples podem ser ainda mais fortes com Jesus! Nossa histria est na Bblia, nos livros de Atos, captulo 6, versculos 1 at 7, e Efsios, captulo 4, versculos 11 at 13. No passou muito tempo e os apstolos (os seguidores originais de Jesus) tinham um problema. Eles estavam ensinando, pregando e muitos milagres estavam sendo realizados. As vivas greg\s estavam reclamando porque elas no recebiam a distribuio das cestas bsicas que as mulheres judaicas recebiam. Os apstolos perceberam que eles no podiam dedicar o tempo necessrio pregando e servindo as necessidades sociais ao mesmo tempo, ento decidiram selecionar sete homens que tinham uma boa reputao e confiana, cheios do Espirito Santo e de sabedoria, para ajudar nesta tarefa. Eram os primeiros diconos homens que auxiliam os pastores lderes a cumprir e multiplicar seus ministrios. Um deles era Estevo, que morreu por sua pregao da f em Jesus feita na praa, no muito tempo depois de sua seleo. O resultado da seleo dos diconos foi que a Palavra de Deus se espalhou, mais pessoas aceitaram Jesus cada dia e um grande nmero dos sacerdotes judeus aceitaram a f crist! Paulo nos ensina em Efsios que existem alguns dons especiais para guiar e preparar o povo de Deus para o servio cristo. Leiamos em Efsios 4:11-13 que diz: Foi Ele (Jesus) quem deu dons s pessoas. Ele escolheu alguns para serem apstolos, outros para profetas, outros para ser evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o servio cristo, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos ns chegaremos a ser um na nossa f e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcanaremos a altura espiritual de Cristo. 129

Neste sentido, na mesma forma temos alguns jogadores de futebol que acabam sendo tcnicos para treinar a equipe, Deus nos deu: Apstolos que so missionrios Profetas que pregam a Palavra de Deus Evangelistas que exortam os povos que no conhecem a Deus para se arrepender e aceitar Jesus em seu corao Pastores que ensinam e cuidam de uma ou mais que uma simples igreja Mestres que so professores especiais que ensinam e treinam outros lderes Paulo disse que estes pessoas existem para que todos na igreja sejam pessoas maduras, no como as crianas que podem ser enganadas pelas doutrinas ou pessoas falsas, mas alcanando um nvel de espiritualidade mais parecido com o de Jesus. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD na pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que puderem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e converse. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Quando a igreja de Deus est crescendo como aconteceu no livro de Atos, Deus comea a mostrar igreja mesma as necessidades do servio. Ele prepara lderes dentro das igrejas para trabalhos especiais. Quem reconhece e seleciona estes lderes especiais so os membros das igrejas, unidos em amor e orao. Ningum de fora vai dizer quem sero seus lderes vocs precisam decidir. Vamos examinar nossa lista dos lderes novamente e entender melhor suas tarefas. Apstolos vo para os paises ou lugares no nosso pas que no tm discpulos e fazem discpulos e plantam as primeiras igrejas -- treinando outros lderes nestes lugares. Profetas que pregam a Palavra de Deus nas igrejas e qualquer outro lugar possvel. Evangelistas so pessoas que, quando elas pregam e exortam com ousadia e nimo, tm capacidade para explicar a Palavra de Deus na maneira que muitos descrentes se arrependem e aceitam Jesus no seu corao Pastores so lderes locais das igrejas na regio onde voc mora. Na primeira carta que Paulo escreveu a Timteo, captulo 3, versculos 1-7, ele destaca as qualidades que devemos considerar quando selecionamos um pastor. Mestres so professores que ensinam apstolos, profetas, evangelistas, pastores, outros mestres e professores capazes de ensinar os outros. 130

Diconos so lderes locais que trabalham como ministros auxiliares ao lado dos pastores para completar o ministrio pastoral na primeira carta que Paulo escreveu a Timteo, captulo 3, versculos 8-13, ele destaca as qualidades que devemos considerar quando selecionamos um dicono. Suas igrejas locais precisam de todos os lideres no momento atual? Talvez no. Mas talvez Deus disse a vocs que Ele quer que suas igrejas enviem um missionrio para um outro pais. H necessidade para mais evangelismo na sua regio? Ser que os pastores das igrejas precisam de auxilares para lhes substituir de vez em quando, ou para lhes ajudar a ministrar ao povo de uma forma ou de outra? As demais igrejas simples que vocs plantam, vocs vero a rede das igrejas espalhando, e Deus no seu tempo vai providenciar os nmeros e tipos dos lderes que todos precisam para cumprir Sua vontade. As igrejas sempre devem procurar a orientao de Deus atravs de orao, e selecionar as pessoas qualificadas que tenham uma vida exemplar eticamente, moralmente e espiritualmente. Em Atos 6, vimos que quando a igreja selecionou os lderes, eles colocaram as mos sobre eles, orando, pedindo que Esprito Santo capacitasse cada um deles para sua nova tarefa. Sempre devemos orar em favor de nossos lderes que Deus lhes d foras, coragem, ousadia, sabedoria e inteligncia para nos treinar e capacitar para as obras maiores que Deus quer realizar atravs de ns! Vamos formar grupos de dois ou trs e conversar sobre o que voc aprendeu. Quais so os lderes que j temos em nossa igreja ou nossa rede de igrejas? Precisamos de mais algum para servir de forma especial ou num lugar especial? H algum em nosso meio que Deus est preparando e que ns devemos reconhecer ou enviar? H algum servio especial que precisa de um lder? Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Vamos terminar a reunio de hoje com oraes e cnticos de louvor a Deus. Compartilhe suas necessidades uns com os outros antes de orar. No se esquea -- compartilhe com mais algum o que voc aprendeu esta semana. Pode apertar STOP no aparelho agora. (Pode pressionar STOP) (Se o grupo desejar celebrar a Ceia, pode ouvir a lio 22C a qualquer hora ou seja, fora da seqncia das lies, e depois voltar seqncia na semana seguinte) Voltar para a lista das lies

131

Lio 22C A Ceia do Senhor: Um encontro especial


(Lder SUPER IMPORTANTE -- aps a primeira vez fazendo esta lio, pode celebrar sem o uso desta faixa de CD, ou pular a parte sobre a preparao) (Se quiser, pode parar o CD e fazer uma reviso da histria e do versculo da semana passada. Use perguntas direcionadas.) Agora, vamos entrar em nosso perodo de louvor e orao, lembrando de agradecer a Deus e tambm orar pelas necessidades do grupo. Pode pressionar PAUSA agora e recomear quando vocs estiverem prontos. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) Hoje nesta reunio especial vamos aprender mais sobre a Ceia do Senhor. Achamos dois mandamentos especiais que o Senhor Jesus deu sua igreja. So atividades que Ele mandou ser feitas. Voc completou o primeiro o mandamento de ser batizado. O segundo celebrar a Ceia do Senhor. Hoje vamos aprender o porqu e como celebrar a Ceia do Senhor. Nossa histria est na Bblia, na carta de 1 Corntios, captulo 11, versculos 23 at 31. O Apstolo Paulo escreveu uma carta igreja de Corinto para lhes encorajar em seu caminho cristo. Uma parte desta carta ele usa para encoraj-los como celebrar a Ceia do Senhor. Escute o que Paulo lhes ensinou na sua carta. Paulo disse que ele recebeu este ensinamento diretamente de Jesus. O Senhor Jesus, na noite que ele foi trado, tomou o po, e aps dar graas, partiu o po e disse este meu corpo, dado para vocs. Faam isso em memria de mim. Na mesma forma, no final da ceia, ele tomou o clice, dizendo este clice a nova aliana do meu sangue. Cada vez que vocs beberem deste clice, faam em memria de mim. De maneira que cada vez vocs comerem deste po e beberem deste clice, esto anunciando a morte do Senhor, at que ele venha. Por isso aquele que comer do po do Senhor ou beber do clice de modo que ofenda a honra do Senhor esto pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, que cada um examine a sua conscincia e ento coma do po e beba o clice. Pois, a pessoa que comer do po ou beber do clice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estar sendo julgada ao comer e beber para o seu prprio castigo. por isso que muitos de vocs esto doentes e fracos, e alguns j morreram. Se examinssemos primeiro a nossa conscincia, ns no seramos julgados pelo Senhor. A melhor maneira de lembrar o que ns acabamos de ouvir tentar recontar a histria. Coloque o CD em pausa e deixe alguns membros do grupo tentar recontar a histria o melhor que conseguirem. Pode parar o CD agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto)

132

Converse um pouco em grupo e responda s perguntas: O que voc gostou na histria e por qu? O que voc aprendeu sobre Deus e seu carter? O que voc aprendeu que precisa fazer para obedecer a Deus esta semana? Coloque o CD na pausa e conversar. Pode fazer agora. (Coloque o CD na pausa at o grupo estar pronto) A maneira que podemos fielmente seguir ao Senhor atravs de um compromisso com Cristo que pretendemos encontrar com Ele e os outros regularmente a fim de participar da Ceia do Senhor. Achamos bom que vocs se encontrem mensalmente para lembrar o sacrifcio que o Senhor fez para vocs e renovar seu compromisso com Ele. Quando voc come o po lembre que o corpo de Cristo foi sacrificado por ns. Quando voc bebe do clice lembre que o sangue de Jesus cobriu nossos pecados. uma boa hora para certificar que voc confesse seus pecados a Deus e aos outros que voc pode ter ofendido. (Neste ponto o treinador / facilitador deve modelar a forma correta para celebrar a Ceia do Senhor conforme o modelo que Jesus mostrou aos seus discpulos.) Agora vamos explicar o que voc precisa fazer para celebrar corretamente a Ceia do Senhor. Quando voc fizer isso uma vez, voc no vai precisar ouvir esta parte novamente. (Lder aps a primeira vez, pode pular esta faixa no CD) (Preparao) Voc precisar preparar po suficiente para todos presentes. Tambm, voc precisar de pequenos copos com suco de uva para todos presentes. Seu lder ou algum no grupo precisar de sua Bblia ou ento decorar a histria de 1 Corntios 11: 23-26, que diz: O Senhor Jesus, na noite que ele foi trado, tomou o po, e aps dar graas, partiu o po e disse este meu corpo, dado para vocs. Faam isso em memria de mim. Na mesma forma, no final da ceia, ele tomou o clice, dizendo este clice a nova aliana do meu sangue. Cada vez que vocs beberem deste clice, faam em memria de mim. De maneira que cada vez vocs comerem deste po e beberem deste clice, esto anunciando a morte do Senhor, at que ele venha. O lder precisa explicar claramente a importncia da Ceia do Senhor que um mandamento de Jesus ou seja uma ordenana que a igreja faz em obedincia lembrando sua morte at ele voltar. A Ceia do Senhor no um ato de magia que traga curas, boa sorte, ou coisa assim. O po e o suco no se transformam no corpo ou no sangue verdadeiro de Jesus. A celebrao em si no traz a graa de Deus. uma ordenana feita em memria de Jesus porque Jesus nos mandou faz-la. Quem pode participar so aqueles que aceitaram Jesus como seu Salvador, aqueles que obeceram Jesus e foram batizados e aqueles que no tm pecados que no foram

133

confessados e no tm pessoas com quem eles devam pedir desculpas, perdo, ou ofereer perdo a algum. (Lder aps a primeira vez, pode pular para a prxima faixa no CD) (Conduzindo a Ceia do Senhor) O lider deve contar a histria de 1 Corntios 11:23-24, que diz O Senhor Jesus, na noite que ele foi trado, tomou o po, e aps dar graas, partiu o po e disse este meu corpo, dado para vocs. Faam isso em memria de mim. Ore ou pea um outro no grupo para orar agradecendo a Deus pelo seu corpo que foi quebrado por ns na cruz. Aps a orao, todos devem esperar at todos receberem o po. Distribuir o po at que todos tenham um pedao (pode pedir algum para servir o grupo). Quando todos receberem, convide o grupo para comer juntos. Quando todos terminarem, depois contar a histria de 1 Corntios 11:25-26 que diz Na mesma forma, no final da ceia, ele tomou o clice, dizendo este clice a nova aliana do meu sangue. Cada vez que vocs beberem deste clice, faam em memria de mim. De maneira que cada vez vocs comerem deste po e beberem deste clice, esto anunciando a morte do Senhor, at que ele venha. Tome um clice e pea para algum orar, dando graas pelo sangue de Jesus que ele deu para que pudssemos participar da nova aliana da vida eterna. Aps a orao, pea que todos esperem para tomar at todos receberem seu copo. Distribuir os copos de suco at todos terem um na mo (pode pedir para algum servir o grupo) Quando todos tiverem um copo, convidar o grupo para beber juntos. Quando todos terminarem pode pedir para algum orar dando graas ao Senhor pela nova vida que temos nEle. (Trmino da faixa de preparao) Quantas vezes a igreja deve se reunir para celebrar a Ceia do Senhor? A Bblia no nos fala. Algumas igrejas evanglicas fazem isso mensalmente. Algumas fazem semanalmente. uma deciso de cada igreja. importante que lembremos que um mandamento do Senhor e no somente uma opo. Tambm no deve ser feito de forma to freqente ou feito to rpido de forma que a pessoa no grupo se esquea da importncia da ceia, vendo ela como rotina. Quando sua igreja vai celebrar a Ceia do Senhor? Quem vai dirigir? Quem vai ajudar no servio do po e do suco? Quem pode trazer o po e o suco? Cada um na igreja pode ajudar nisso porque lembramos o que o Senhor havia feito por todos ns. Uma pergunta para o grupo quem no foi batizado ainda mas quer ser obediente ao nosso Senhor? Caso tenha algum que ainda no entenda bem o batismo, pode voltar e estudar esta lio. Seu lder ou alugm no grupo pode lhe acompanhar. (Lder pode deixar as pessoas interessadas ouvir a lio 4B Como os discpulos obedeceram -- Batismo ) Vamos terminar nossa reunio especial na mesma forma que os discpulos fizeram aps a ceia com cnticos de jbilo pelo fato de termos a vida eterna. Orem pelos amigos e familiares que ainda no conheem nosso Salvador maravilhoso! Voltar para a lista das lies 134

Das könnte Ihnen auch gefallen