Sie sind auf Seite 1von 5

Controlador Lgico Programvel O Controlador Lgico Programvel (CLP) nasceu praticamente dentro da indstria automobilstica americana, especificamente na Hydronic

Division da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lgica de controle dos painis de comando a cada mudana na linha de montagem. Tais mudanas implicavam em altas perdas de tempo e dinheiro. O CLP um sistema microprocessado, ou seja, constitu-se de um microprocessador, um Programa Monitor, uma Memria de Programa, uma Memria de Dados, uma ou mais Interfaces de Entrada, uma ou mais Interfaces de Sada e Circuitos Auxiliares. Programa monitor O Programa Monitor o responsvel pelo funcionamento geral do CLP; o responsvel pelo gerenciamento de todas as atividades do CLP Memria de Programa onde se armazena o programa da aplicao desenvolvido pelo usurio. Pode ser alterada pelo usurio, j que uma das vantagens do uso de CLPs a flexibilidade de programao. Memria de dados a regio de memria destinada a armazenar os dados do programa do usurio. Estes dados so valores de temporizadores, valores de contadores, cdigos de erro, senhas de acesso, etc Vantagens da utilizao do CLP: Ocupam espaos menores; Requerem menor potncia eltrica; Podem ser reutilizados; So reprogramveis, permitindo alterar os parmetros de controle; Apresentam maior confiabilidade; Manuteno mais fcil e rpida; Oferecem maior flexibilidade; Apresentam interface de comunicao com outros CLPs e computadores de controle; Permitem maior rapidez na elaborao do projeto do sistema

Princpio de funcionamento (SCAM)

Hardware do CLP O hardware de um CLP formado por 3 unidades distintas, as quais so: fonte de alimentao, CPU (Unidade Central de Processamento) e interfaces de entrada e sadas ou I/O, a Figura abaixo apresenta as unidades em um modelo de um CLP.

Slots So as posies, as gavetas, onde so montados a CPU e os cartes.

Rack a plataforma, o chassi, onde so montados a fonte, CPU e os cartes. Entradas e sadas do CLP Um CLP monitora entradas, toma decises baseado em uma programao, e controla sadas para automatizar um processo ou mquina. A Figura abaixo apresenta a integrao do equipamento com as entradas e sadas.

Tipos de Variveis de entrada e sada do CLP As variveis analgicas so aquelas que variam continuamente com o tempo, conforme mostra a figura 1(a). Elas so comumente encontradas em processo qumicos advindas de sensores de presso, temperatura e outras variveis fsicas. As variveis discretas, ou digitais, so aquelas que variam discretamente com o tempo, como pode ser visto na figura 1(b).

Entradas digitais (Inputs - IN) So aquelas que possuem apenas dois estados possveis, ligado ou desligado, nvel lgico alto ou baixo, 0 ou 1, etc.

Botoeiras; Chaves fim de curso; Sensores de proximidade indutivos ou capacitivos; Chaves comutadoras; Termostatos; Pressostatos; Entradas analgicas (Inputs - IN) So aquelas que permitem que o CLP possa manipular grandezas analgicas, geralmente de tenso ou corrente enviadas normalmente por sensores eletrnicos que enviam ao CLP sinais eltricos que variam indiscretamente com o tempo. Transmissores de temperatura; Transmissores de umidade relativa; Sensores de presso manomtrica; Sadas discretas So aquelas que exigem do controlador apenas um pulso que determinar o seu acionamento ou desacionamento. Como exemplo tm-se: Contatores que acionam os Motores de Induo e as Vlvulas Eletropneumticas . Sadas analgicas So aquelas que recebem sinais analgicos de tenso e de corrente que variam indiscretamente com o tempo. Os exemplos mais comuns so: vlvula proporcional, displays grficos, entre outros. Linguagem ladder A linguagem Ladder foi a primeira que surgiu na programao dos Controladores Lgicos Programveis (CLPs), pois sua funcionalidade procurava imitar os antigos diagramas eltricos, utilizados pelos Tcnicos e Engenheiros da poca. O objetivo era o de evitar uma quebra de paradigmas muito grande, permitindo assim a melhor aceitao do produto no mercado. O diagrama de contatos (Ladder) consiste em um desenho formado por uma linha vertical, que representam os plo positivo de uma bateria, ou fonte de alimentao genrica. Partindo da linha vertical so desenhados ramais horizontais que possuem chaves. Estas podem ser normalmente abertas (Examine on), ou fechadas (Examine off) e representam os estados das entradas do CLP. Dessa forma

fica muito fcil passar um diagrama eltrico para linguagem Ladder. Basta transformar as colunas em linhas,para o caso de uma simples partida direta.

-Diagrama eltrico de uma partida direta

-Diagrama Ladder de uma partida direta

Das könnte Ihnen auch gefallen