Sie sind auf Seite 1von 14

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 5 Perodo

Taare Zameen Par - Every Child is Special

Trabalho apresentado a disciplina Leitura e Produo Textual ministrada pelo Prof. Nataniel Mendes da Silva, para obteno de nota parcial.

Resenha do Filme: Taare Zameen Par - Every Child is Special


Gnero: Drama, Direo e Produo: AAmir Khan, Roteirista: Amole Gupte Ano: 2007, Durao: 165 minutos (2 hora e 45 minutos), Pas de origem: ndia

Alexandre Braule Pinto Bezerra Pereira1 O ttulo original Taare Zameen Par - Every Child is Special, o que significa, exatamente, "Como Estrelas na Terra - Toda Criana Especial". Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criana, o filme uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador na formao de um novo ser humano. Ao afirmar no ttulo que toda e qualquer criana especial, que so como estrelas na Terra, a proposta trazer a ideia de que no podemos negligenciar a diversidade, limitaes e preciosidade dos projetos de uma criana, pois ela que faz o futuro de uma nao.

Filme indiano, com o ator/diretor e produtor Aamir Khan, que interpreta o papel do professor
1

substituto

de

Arte

Ram

Shankar

Nikumbh,

da

criana

Academico do Curso de Licenciatura de Artes Visuais - Instituto Federal do Maranho - Campus So Lus Centro Histrico

2 Darsheel Safary no papel de Ishaan Mandkishore Awasthi, seus pais Nandkishore Awasthi (Vipin Sharma) e Maya Awasthi (Tisca Chopra) e o irmo Yohaan Awasthi (Sachet Engineer).

O foco principal do filme uma criana que sofre com dislexia que um transtorno ou distrbio neurofuncional de causa gentica e hereditria. Logo, ele incompreendido pelos professores, pela escola e pela famlia, sendo considerado indisciplinado e antissocivel. Repetindo pela segunda vez a terceira srie e caminhando para um novo insucesso. Esse problema causa dificuldades na escrita, leitura, soletrao e interpretao. O pai tenta torn-lo produtivo, competente para o trabalho e apto concorrncia, desejando fazer dele uma imagem do irmo que consegue se destacar em todas as disciplinas. Mas o mesmo no consegue atender as exigncias a ele imposta, pois uma simples leitura torna-se um enorme desafio, enxerga as letras danando no papel e no consegue organiz-las de modo a formar um lxico e escrever outra tormenta.

E com este distrbio, o mesmo obrigado a entrar no ritmo normal de ensino da turma e a adaptar-se, sem nenhum acompanhamento especial e sem a correta identificao do seu problema. Desta forma, contribuindo para aumentar a sensao de sofrimento, opresso e incompreenso vividos pelo garoto dislxico. O pai resolve coloc-lo em um internato, sem que a me possa emitir uma opinio, na tentativa de que l, ele possa ser enquadrado. Tal atitude s faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criana. Ele entra em depresso, sentindo a falta da me, do irmo, da vida e a tendncia pedaggica do internato a de disciplinar cavalo selvagem.

Neste local que o professor de arte ir realizar o diagnostico do problema do Ishaan e passa a ter interesse em ajud-lo e cuidar do seu aprendizado. Fala com os pais do menino sobre dislexia e explica-os que o motivo do mau comportamento do garoto devido maneira de como ele tratado ocasionando agressividade e a baixa autoconfiana.

O professor, com sua viso construtivista, fala com o diretor da escola sobre as dificuldades de Ishaan, e se prope a ajud-lo, para isso usa diversos meios: escreve na areia, pede para que repita e pronuncie a letra, escreve em seu brao com o dedo e pede para ele pintar as letras similares como p, b, d e q, numa escada ensina subtrao e adio subindo e descendo degraus

e treina a coordenao motora em folhas quadriculadas, ele comea a recuperar sua autoestima quando o professor Ram Shankar Nikumbh, fala sobre as diversas personalidades famosas que tinham dislexia e sofreram na infncia mas que impressionaram o mundo, como por exemplo: Einstein, Agatha Christie, Da Vinci e Thomas Edison.

Ishaan percebe que sua diferena no o torna incapaz de fazer tudo que seus colegas fazem. Pelo contrrio, sua inteligncia exposta aos olhos de quem o recriminava, passa a se destacar em todas as disciplinas e volta vida de criana tornando-se um orgulho para a famlia. Ganha o concurso de pintura proposto pelo professor de arte e que contou com a participao de todos os alunos, diretor e professores.

O filme impressionou pela histria, qualidade, contedo e sensibilidade, musicas que aparecem como clipes com imagens que ilustram a melodia e tambm fazem parte da historia, como Maa, que significa me em Hndi. A pelcula mostra para o mundo e para a sociedade um pouco de humanidade, o papel de ensinar, o que ser pai ou me, o que implica em ter um filho, e o que significa cuidar, outro momento importante e o alerta para que no acontea com as crianas o que acontece com as rvores das Ilhas Salomo, que secam e morrem aps as pessoas ficarem gritando xingamentos a sua volta. Como uma Estrela na Terra precisa ser assistido por todos, principalmente por aqueles que pretendem seguir ou j seguem a profisso de docente, pois o

professor est sujeito a situaes diversas e adversas, e a dislexia no pode ser mais uma situao adversa a interferir na vida estudantil de uma criana. Cabe ao professor identificar e assegurar o processo de aprendizagem a todos os seus alunos, sem excees, mesmo para o aluno que considerado diferente. Dislexia A atitude a ser tomada por parte do professor diante deste problema muito conhecimento, senso de observao, percepo apurada, acompanhamento individual, amor e vontade de ajudar a criana a superar esta dificuldade. Sinais de alerta: Haver sempre: dificuldades com a linguagem e escrita; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentido na aprendizagem da leitura;

Haver muitas vezes: disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemtica, sobretudo na assimilao de smbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memria de curto prazo e com a organizao; dificuldades em seguir indicaes de caminhos e em executar sequencias de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda lngua.

Haver s vezes: dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepo espacial; confuso entre direita e esquerda.

10

Mapa do cinema Indiano

O mapa mostra onde esto cada uma das principais indstrias regionais de cinema da ndia, nele aparece somente o nome dos estados que abrigam as indstrias cinematogrficas, alm do nome das respectivas indstrias e lnguas faladas. O filme tema desta resenha foi feito em Bollywood.

11

Estudantes surdos e dislxicos ganharo mais tempo para fazer o Enem 2012

Mudanas no edital que garantem atendimento especializado para atender necessidades dos candidatos tambm preveem correo diferenciada das redaes. Cludio surdo. Utiliza a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) para tudo. Para ele e seus pares, essa sua primeira lngua. O portugus apenas o segundo idioma. Isso significa que a compreenso de contedos, provas e comandos em lngua portuguesa fica prejudicada. Especialmente em provas de seleo. Na escola onde estuda, o Colgio Rio Branco, em So Paulo, durante as aulas e nas provas, ele e os colegas surdos que estudam em classes regulares recebem apoio especializado. Uma intrprete de Libras os acompanha o tempo todo. No Enem, esse tipo de apoio tambm pode ser solicitado. Alm disso, eles tero tempo a mais para fazer as provas. As regras para atendimento diferenciado para candidatos deficientes tm se aprimorado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Educacionais Ansio Teixeira (Inep). Este ano, o edital deixou bem claro que, alm dos alunos com deficincia fsica, auditiva e visual que, em geral, podem solicitar atendimento especial, outros grupos sero contemplados. Pela primeira vez, as regras do exame orientam estudantes com dislexia, hiperativos e autistas, por exemplo, a pedir ajuda especial dos organizadores do exame. Todos tm direito a auxlio de um profissional ledor e transcritor, podem solicitar tempo a mais para fazer as provas e suas redaes sero corrigidas sob critrios diferenciados de avaliao. Ao longo de sucessivas realizaes do exame, o processo de eliminao de barreiras e de provimento de servios profissionais especializados e de recursos de acessibilidade vem se aprimorando, afirma o rgo em documento enviado ao iG. Para quem usufrui do atendimento, so essas peculiaridades que garantem a igualdade de condies. O atendimento diferenciado em provas de seleo um direito de todas as pessoas com deficincia. De acordo com o Decreto n 5.296/2004, esses jovens tm direito a instrumentos, equipamentos ou tecnologias adaptados

12

para favorecer a autonomia deles. As ferramentas tm de ser solicitadas no momento da inscrio. Nos casos de dislexia e dficit de ateno, por exemplo, quem no solicitar auxlio extra pode pedir mais tempo para resolver os itens por questes pedaggicas. Vale lembrar que preciso comprovar, com laudos mdicos, as necessidades especiais. As dificuldades com a linguagem tambm sero consideradas este ano na correo das redaes, segundo o Inep. Os mecanismos de avaliao dos textos de participantes surdos ou com deficincia auditiva so coerentes ao aprendizado da lngua portuguesa como segunda lngua. Para os dislxicos, as caractersticas lingusticas de quem possui esse transtorno tambm so levadas em conta.

13

REFERNCIAS Taare Zameen Par - Every Child is Special Ttulo em portugus: Como Estrelas na Terra Gnero: Drama Direo e Produo: AAmir Khan Roteirista: Amole Gupte Ano: 2007 Durao: 165 minutos (2 hora e 45 minutos) Pas de origem: ndia Site oficial do filme, disponvel em: http://www.taarezameenpar.com/ Acesso em 31 maio 2012 Associao Brasileira de Dislexia, disponvel em:
http://www.dislexia.org.br/abd/dislexia.html

Acesso em 07 jun 2012 ltimo Segundo, disponvel em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-0609/estudantes-surdos-e-dislexicos-ganharao-mais-tempo-para-fazer-o-enem.html

Priscilla Borges , iG Braslia | 09/06/2012 07:00:00 Acesso em 09 jun 2012 Cinema Indiano, disponvel em: http://cinemaindiano.blogspot.com.br/2008/09/mapado-cinema-indiano.html

Acesso em 09 jun 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen