Sie sind auf Seite 1von 2

CLASSIFICAO DOS TRIBUTOS NO BRASIL DIRETOS Incidem sobre o Contribuinte de Direito, o qual no tem, pelo menos teoricamente, a possibilidade

de repassar para outrem o nus tributrio. No Imposto de Renda da pessoa fsica assalariada, por exemplo, o empregado quem suporta a obrigao, no havendo condies de ocorrer a repercusso (transferncia do nus tributrio para outrem). INDIRETOS A carga tributria cai sobre o Contribuinte de Direito que o transfere para outrem, O Contribuinte de Direito figura diferente do Contribuinte de Fato. Nem sempre o contribuinte que paga , efetivamente, quem suporta em definitivo a carga tributria. Assim temos: Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o nus fiscal. Esse aspecto de importncia fundamental na soluo dos problemas de restituio do indbito tributrio. O IPI e o ICMS so impostos indiretos. uma vez que o consumidor final que, de fato, acaba por suportar a carga tributria, embora no seja designado pela lei como contribuinte desses impostos. ADICIONAL Quando o seu fato gerador representado pelo pagamento de outro imposto. Como exemplo, temos o adicional de 10% do Imposto de Renda, Pessoa Jurdica. FIXO Quando determinado o seu quantum em quantia certa, independentemente de clculos. Como exemplo, o ISS dos profissionais liberais. PROPORCIONAL Quando estabelecido em porcentagem nica incidente sobre o valor da matria tributvel, crescendo o valor do imposto apenas quando o valor bsico para o clculo sofra crescimento (ICMS, IPI e o ISS, quando incidente sobre a receita). PROGRESSIVO Quando suas alquotas so fixadas em porcentagens variveis e crescentes, conforme a elevao de valor da matria tributvel - como exemplo, o Imposto de Renda das Pessoas Fsicas. REGRESSIVOS So os impostos cobrados em porcentagens variveis e decrescentes, conforme a elevao de valor da matria tributvel. REAL o imposto que no leva em considerao as condies inerentes ao contribuinte, incidindo por igual face a qualquer pessoa, so os denominados "Impostos sobre o Patrimnio", como IPTU, IPVA e ITR. PESSOAL Pessoal o imposto que estabelece diferenas tributrias em funo de condies inerentes ao contribuinte. Tributa-se de acordo com sua capacidade econmica (IR das pessoas fsicas e jurdicas), em decorrncia do disposto no 1 do artigo 145 da CF: sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. EXTRAFISCAL Tributo que no visa s a arrecadao, mas tambm, corrigir anomalias. Exemplo: Imposto de Exportao. PARAFISCAL Contribuio cobrada por autarquia, rgos paraestatais, profissionais ou sociais, para custear seu financiamento autnomo. Exemplo: taxa anual do CRC, CREA, OAB, etc.

CONTRIBUIES FISCAIS Contribuies Fiscais so aquelas que tem como objetivo a arrecadao de recursos financeiros para o
Estado. Imposto de Renda, por exemplo;

CONTRIBUIES PARAFISCAIS Contribuies Parafiscais (previstas no art. 149 do CTN) so tributos includos na espcie tributria chamada contribuio especial no interesse de categorias econmicas ou profissionais. Um exemplo a Contribuio para o financiamento da seguridade social, a COFINS. Sua arrecadao destinada ao custeio de atividade paraestatal, ou seja, atividade exercida por entidades privadas, mas com conotao social ou de interesse pblico. Exemplo: a atividade desenvolvida pelo SESC, SENAC, SESI, SENAI, SEST, SENAT e SEBRAE. CONTRIBUIES EXTRAFISCAIS Contribuies Extrafiscais so aquelas cuja finalidade no produzir propriamente receita, mas possuem outras finalidades. Uma delas seria dificultar a entrada de produtos estrangeiros no pas. controverso se existe algum exemplo de contribuio extrafiscal. O mais prximo exemplo o das contribuies de interveno no domnio econmico, as CIDEs (art. 149 e 2; 159, III; e 177, 4, da CF e a ADCT, art. 76). O objetivo das CIDEs poderia ser restringir a importao de bens, porque elas podem incidir sobre importao. QUANTO FUNO Ter uma funo Fiscal, o tributo que tenha como objetivo preponderante a arrecadao. Ou seja, aquela exao que instituda com o fim maior de prover o Estado dos meios necessrios ao desempenho de suas atividades de atender ao bem comum, s necessidades coletivas. A funo Extrafiscal se refere inteno estatal de interferir no domnio econmico, alterando alquotas, a depender das diretrizes institudas pelas polticas econmica e fiscal. Assim, quando h uma necessidade de se conter uma eventual evaso de divisas, o Governo ajusta as alquotas de importao, aumentando-as, inibindo, desta forma, o desequilbrio da balana comercial. De outra sorte, quando a inteno incentivar a produo de uma determinada atividade industrial, a Unio pode intervir na economia, reduzindo a alquota do IPI referente quele segmento. J a funo Parafiscal a de custear atividades que, em tese, no so prprias do Estado, como a previdncia social, a organizao sindical, o interesse de categorias profissionais, etc. Bastante perceptvel no caso das contribuies sociais de interesse de categorias econmicas ou profissionais (149 da CF OAB, CREMEB, CREA, Etc...).

FUNO DOS TRIBUTOS


No Brasil, os tributos podem ter funo: Fiscal: Quando tem como objetivo a arrecadao de recursos financeiros para o Estado. Imposto de Renda, por exemplo; Extrafiscal: Quando o objetivo interferir no domnio econmico, buscando regular determinados setores da economia. As mudanas no IPI possuem essa funo; Parafiscal: Quando ocorre a delegao, pela pessoa poltica (Unio, Estados-Membros, Distrito Federal e Municipios), mediante lei, da capacidade tributria ativa terceira pessoa (de direito pblico ou privado), de forma que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigncia e utilize-se dos recursos auferidos para a consecuo de seus fins. Por exemplo, a contribuio anual paga pelos advogados OAB.

Das könnte Ihnen auch gefallen