Sie sind auf Seite 1von 19

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6 a REGIO

Maio/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Engenharia Eltrica


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova K11, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova K11, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Economia religiosa Concordo plenamente com Dom Tarcsio Scaramussa, da CNBB, quando ele afirma que no faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de faz-lo. A declarao do prelado vem como crtica professora de uma escola pblica de Minas Gerais que hostilizou um aluno ateu que se recusara a rezar o pai-nosso em sua aula. uma boa ocasio para discutir o ensino religioso na rede pblica, do qual a CNBB entusiasta. Como ateu, no abrao nenhuma religio, mas, como liberal, no pretendo que todos pensem do mesmo modo. Admitamos, para efeitos de argumentao, que seja do interesse do Estado que os jovens sejam desde cedo expostos ao ensino religioso. Deve-se ento perguntar se essa uma tarefa que cabe escola pblica ou se as prprias organizaes so capazes de supri-la, com seus programas de catequese, escolas dominicais etc. A minha impresso a de que no faltam oportunidades para conhecer as mais diversas mensagens religiosas, onipresentes em rdios, TVs e tambm nas ruas. Na cidade de So Paulo, por exemplo, existem mais templos (algo em torno de 4.000) do que escolas pblicas (cerca de 1.700). Creio que aqui vale a regra econmica, segundo a qual o Estado deve ficar fora das atividades de que o setor privado j d conta. Outro ponto importante o dos custos. No me parece que faa muito sentido gastar recursos com professores de religio, quando faltam os de matemtica, portugus etc. Ao contrrio do que se d com a religio, difcil aprender fsica na esquina. At 1997, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao acertadamente estabelecia que o ensino religioso nas escolas oficiais no poderia representar nus para os cofres pblicos. A bancada religiosa emendou a lei para empurrar essa conta para o Estado. No deixa de ser um caso de esmola com o chapu alheio.
(Hlio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 06/04/2012)

2.

Atente para estas afirmaes:

I. Ao se declarar um cidado ao mesmo tempo ateu e


liberal, o autor enaltece essa sua dupla condio pessoal valendo-se do exemplo da prpria CNBB.

II. A falta de oportunidade para se acessarem mensagens religiosas poderia ser suprida, segundo o autor, pela criao de redes de comunicao voltadas para esse fim.

III. Nos dois ltimos pargrafos, o autor mostra no


reconhecer nem legitimidade nem prioridade para a implementao do ensino religioso na escola pblica. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

Pode-se inferir, com base numa afirmao do texto, que (A) o ensino religioso demanda profissionais altamente qualificados, que o Estado no teria como contratar. a bancada religiosa, tal como qualificada no ltimo pargrafo, partilha do mesmo radicalismo de Dom Tarcsio Scaramussa. as instituies pblicas de ensino devem complementar o que j fazem os templos, a exemplo do que ocorre na cidade de So Paulo. o aprendizado de uma religio no requer instruo to especializada como a que exigem as cincias exatas. os membros da bancada religiosa, sobretudo os liberais, buscam favorecer o setor privado na implementao do ensino religioso.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4. 1. No que diz respeito ao ensino religioso na escola pblica, o autor mantm-se (A) esquivo, pois arrola tanto argumentos que defendem a obrigatoriedade como o carter facultativo da implementao desse ensino. intransigente, uma vez que enumera uma srie de razes morais para que se proba o Estado de legislar sobre quaisquer matrias religiosas. pragmtico, j que na base de sua argumentao contra o ensino religioso na escola pblica esto razes de ordem jurdica e econmica. intolerante, dado que deixa de reconhecer, como ateu declarado, o direito que tm as pessoas de decidir sobre essa matria. prudente, pois evita pronunciar-se a favor da obrigatoriedade desse ensino, lembrando que ele j vem sendo ministrado por muitas entidades.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente um segmento em: (A) A declarao do prelado vem como crtica (1 pargrafo) = o pronunciamento do dignitrio eclesistico surge como censura Admitamos, para efeitos de argumentao (2 pargrafo) = Consignemos, a fim de especulao sejam desde cedo expostos ao ensino religioso (2 pargrafo) = venham prematuramente a expor-se no ensino clerical
o o o o

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

onipresentes em rdios (3 pargrafo) = discriminadas por emissoras de rdio no poderia representar nus (5 pargrafo) = implicaria que se acarretasse prejuzo
TRT6R-Conhecimentos Gerais2
o

(E)

(E)

Caderno de Prova K11, Tipo 001


5. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: O articulista da Folha de S. Paulo (A) propugna de que tanto o liberalismo quanto o atesmo podem convergir, para propiciar a questo do ensino pblico da religio. defende a tese de que no cabe ao Estado, inclusive por razes econmicas, promover o ensino religioso nas escolas pblicas. prope que se estenda bancada religiosa a deciso de aceitar ou rejeitar, segundo seus interesses, o ensino privado da religio. argumenta que no caso do ensino religioso, acatado pelos liberais, no se trata de ser a favor ou contra, mas arguir a real competncia. insinua que o ensino pblico da religio j se faz a contento, por que as emissoras de comunicao intentam-no em grande escala. 8. (...) ele afirma que no faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de faz-lo. Mantm-se, corretamente, o sentido da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por: (A) (B) (B) (C) (D) (E) nem impor a algum que reze, nem impedi-la de fazer o mesmo. deixar de obrigar uma pessoa a rezar, ou lhe proibir de o fazer. seja obrigar que uma pessoa reze, ou mesmo que o deixe de o praticar. coagir algum a que reze, ou impedi-lo de o fazer. forar uma pessoa para que reze, ou no faz-la de modo algum.

(C)

(D)

_________________________________________________________

9. (E)

A pontuao est plenamente adequada no perodo: (A) Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas; h quem no admita interferncia do Estado nas questes de f, como h quem lembre a obrigao que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espao, que o ensino religioso deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas: h quem no admita interferncia do Estado, nas questes de f, como h quem lembre, a obrigao que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso, deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas, h quem no admita interferncia do Estado nas questes de f, como h quem lembre a obrigao: que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso deve, ou no, ocupar dentro, ou fora, das escolas pblicas; h quem no admita interferncia, do Estado, nas questes de f; como h quem lembre a obrigao, que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate, nos dias de hoje acerca do espao que o ensino religioso deve, ou no, ocupar dentro ou fora das escolas pblicas: h quem no admita interferncia do Estado, nas questes de f, como h quem lembre, a obrigao, que ele tem de orientar as crianas, em idade escolar.

_________________________________________________________

6.

A concordncia verbal est plenamente observada na frase: (A) Provocam muitas polmicas, entre crentes e materialistas, o posicionamento de alguns religiosos e parlamentares acerca da educao religiosa nas escolas pblicas. Sempre devero haver bons motivos, junto queles que so contra a obrigatoriedade do ensino religioso, para se reservar essa prtica a setores da iniciativa privada. Um dos argumentos trazidos pelo autor do texto, contra os que votam a favor do ensino religioso na escola pblica, consistem nos altos custos econmicos que acarretaro tal medida. O nmero de templos em atividade na cidade de So Paulo vm gradativamente aumentando, em proporo maior do que ocorrem com o nmero de escolas pblicas. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educao como a regulao natural do mercado sinalizam para as inconvenincias que adviriam da adoo do ensino religioso nas escolas pblicas. (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

7.

O Estado deve ficar fora das atividades de que o setor privado j d conta. A nova redao da frase acima estar correta caso se substitua o elemento sublinhado por (A) (B) (C) (D) a que o setor privado j vem colaborando.

10.

Transpondo-se para a voz passiva a frase Sempre haver quem rejeite a interferncia do Estado nas questes religiosas, mantendo-se a correta correlao entre tempos e modos verbais, ela ficar: (A) (B) Ter havido sempre quem tem rejeitado que o Estado interferisse nas questes religiosas. A interferncia do Estado nas questes religiosas sempre haver de ser rejeitada por algum. Sempre haver de ter quem rejeite que o Estado interferisse nas questes religiosas. A interferncia do Estado nas questes religiosas sempre tem encontrado quem a rejeita. As questes religiosas sempre havero de rejeitar que o Estado venha a interferir nelas. 3

com as quais o setor privado j vem cuidando. (C) nas quais o setor privado j vem interferindo. em cujas o setor privado j vem demonstrando interesse. pelas quais o setor privado j vem administrando. (D) (E)

(E)

TRT6R-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova K11, Tipo 001


Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico 11. Para fazer um trabalho, um professor vai dividir os seus 86 alunos em 15 grupos, alguns formados por cinco, outros formados por seis alunos. Dessa forma, sendo C o nmero de grupos formados por cinco e S o nmero de grupos formados por seis alunos, o produto CS ser igual a (A) 56.

(B)

54.

(C)

50.

(D)

44.

(E)

36.

12.

Uma faculdade possui cinco salas equipadas para a projeo de filmes (I, II, III, IV e V). As salas I e II tm capacidade para 200 pessoas e as salas III, IV e V, para 100 pessoas. Durante um festival de cinema, as cinco salas sero usadas para a projeo do mesmo filme. Os alunos sero distribudos entre elas conforme a ordem de chegada, seguindo o padro descrito abaixo: 1 pessoa: sala I 2 pessoa: sala III 3 pessoa: sala II 4 pessoa: sala IV 5 pessoa: sala I 6 pessoa: sala V 7 pessoa: sala II A partir da 8 pessoa, o padro se repete (I, III, II, IV, I, V, II...). Nessas condies, a 496 pessoa a chegar assistir ao filme na sala (A)
a a a a a a a a a

V. IV. III. II. I.

(B)

(C)

(D)

(E)

13.

Em um determinado ano, o ms de abril, que possui um total de 30 dias, teve mais domingos do que sbados. Nesse ano, o o feriado de 1 de maio ocorreu numa (A) segunda-feira.

(B)

tera-feira.

(C)

quarta-feira.

(D)

quinta-feira.

(E) 4

sexta-feira.
TRT6R-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova K11, Tipo 001


14. Em um torneio de futebol, as equipes ganham 3 pontos por vitria, 1 ponto por empate e nenhum ponto em caso de derrota. Na a 1 fase desse torneio, as equipes so divididas em grupos de quatro, realizando um total de seis jogos (dois contra cada um dos a outros trs times do grupo). Classificam-se para a 2 fase as duas equipes com o maior nmero de pontos. Em caso de empate no nmero de pontos entre duas equipes, prevalece aquela com o maior nmero de vitrias.

A tabela resume o desempenho dos times de um dos grupos do torneio, aps cada um ter disputado cinco jogos. Equipe Arranca Toco Bola Murcha Canela Fina Espanta Sapo Jogos realizados 5 5 5 5 Vitrias 3 2 1 1 Empates 1 0 3 2 Derrotas 1 3 1 2

Sabendo que, na ltima rodada desse grupo, sero realizados os jogos Arranca Toco X Espanta Sapo e Bola Murcha X Canela Fina, avalie as afirmaes a seguir.

I. A equipe Arranca Toco j est classificada para a 2a fase, independentemente dos resultados da ltima rodada. II. Para que a equipe Canela Fina se classifique para a 2a fase, necessrio que ela vena sua partida, mas pode no ser
suficiente.

III. Para que a equipe Espanta Sapo se classifique para a 2a fase, necessrio que ela vena sua partida, mas pode no ser
suficiente.

Est correto o que se afirma em

(A)

I, II e III.

(B)

I, apenas.

(C)

I e II, apenas.

(D)

II e III, apenas.

(E)

I e III, apenas.

15.

Em um edifcio, 40% dos condminos so homens e 60% so mulheres. Dentre os homens, 80% so favorveis construo de uma quadra de futebol. Para que a construo seja aprovada, pelo menos a metade dos condminos deve ser a favor. Supondo que nenhum homem mude de opinio, para que a construo seja aprovada, o percentual de mulheres favorveis deve ser, no mnimo, (A) 20%.

(B)

25%.

(C)

30%.

(D)

35%.

(E)

50%. 5

TRT6R-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova K11, Tipo 001


Noes de Gesto Pblica 16. O processo de monitoramento de programas de governo pressupe (A) (B) (C) (D) (E) o acompanhamento contbil da implantao do programa, com relatrios semanais. uma checagem diria das condies formais da organizao, em termos de qualificao dos recursos humanos. o acompanhamento contnuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e polticas em relao a seus objetivos e metas. avaliaes executadas por instituies externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas especficas. a construo de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que do aos gestores informaes sobre o desempenho de programas.

17.

Como uma das dimenses do Estado contemporneo empreendedor, o princpio da desconcentrao se efetiva por meio (A) (B) (C) (D) (E) da racionalizao de custos de empresas pblicas. da delegao de competncias. da coordenao intersetorial de programas. do planejamento estratgico situacional. da reengenharia de processos na administrao direta.

18.

Com relao s caractersticas inovadoras do Plano Plurianual PPA no ciclo oramentrio brasileiro, considere:

I. aprovado por lei anual, sujeita a prazos e ritos ordinrios de tramitao. Tem vigncia do primeiro ano de um mandato
presidencial at o ltimo ano do respectivo mandato.

II. O PPA dividido em planos de aes, e cada plano dever conter indicadores que representem a situao que o plano
visa a alterar, necessidade de bens e servios para a correta efetivao do previsto, aes no previstas no oramento da Unio e regionalizao do plano.

III. Os programas no sero executados por uma unidade responsvel competente, pois durante a execuo dos trabalhos
vrias unidades da esfera pblica sero envolvidas.

IV. O PPA prev que sempre se deva buscar a integrao das vrias esferas do poder pblico (federal, estadual e municipal),
e tambm destas com o setor privado.

V. Prev a atuao do governo, durante o perodo mencionado, em programas de durao continuada j institudos ou a
instituir no mdio prazo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e V. I e III. II, IV e V. III, IV, e V. II e IV.

19.

O estilo tradicional de direo (Teoria X) est apoiado numa concepo da natureza humana que enfatiza (A) (B) (C) (D) (E) o carter egocntrico dos homens e a oposio entre os objetivos pessoais e os objetivos da organizao. o carter naturalmente empreendedor e ativo dos homens quando motivados por objetivos organizacionais ambiciosos. a natureza independente, a predisposio ao autocontrole e facilidade ao comportamento disciplinado. a capacidade de imaginao e de criatividade na soluo de problemas como atributo comum maioria dos homens. a responsabilidade da administrao em proporcionar condies para que as pessoas reconheam e desenvolvam suas potencialidades.

20.

O comportamento tico na gesto pblica exige que se valorize (A) (B) (C) (D) (E) a presteza acima da formalidade legal. a eficincia mais do que a eficcia. o consenso acima do conflito. o interesse pblico antes dos interesses privados. a impessoalidade contra a afabilidade.
TRT6R-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova K11, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Considere o circuito de controle abaixo.

+ S1

S2

Ele executa a funo lgica: (A) (B) (C) (D) (E)


S1 + S2 S1 + S2 S1 . S2

S1 S2 S1 . S2

22.

Tipo de eletroduto mais adequado para instalao aparente de cargas que produzem elevadas vibraes, como em ramais de alimentao de mquinas e motores: (A) (B) (C) (D) (E) flexvel metlico. canaleta de PVC. flexvel de borracha. rgido de PVC. rgido de metlico.

23.

Realiza teste de isolao em sistemas eltricos: (A) (B) (C) (D) (E) dcada capacitiva. wattmetro. decibelmetro. ampermetro. megmetro.

24.

Tipo de EPI Equipamento de Proteo Individual que possui modelo especificamente para proteo contra choques eltricos: (A) (B) (C) (D) (E) capuz. capacete. culos. protetor facial. perneira. 7

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


25. Um rel industrial tem uma especificao de tenso de 1000 V AC entre contatos abertos. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) carga mxima comutvel. isolamento entre bobina e contatos. rigidez dieltrica. tenso de reteno. tenso de alimentao de energizao.

26.

Considere o trecho de programa de um CLP em linguagem LADDER, apresentado abaixo.

A expresso equivalente sada S : (A) (B) (C) (D) (E)


X+Y+Z

X.Y + Z
X+Y+Z X.Y.Z X.Y + Z

27.

Em um projeto de instalao eltrica predial, sendo IB a corrente de projeto do circuito, IZ a capacidade de corrente dos condutores do circuito e IN a corrente nominal do dispositivo de proteo, para uma perfeita coordenao entre condutores e dispositivo de proteo necessrio que (A) (B) (C) (D) (E) IZ IB IN IB IN IZ IB 2 . I N IZ IN IZ 2 . I B IN IB IZ
o

28.

De acordo com a Lei n 8.666/93, quando um rgo contrata a execuo de uma obra com terceiros pelo regime de preo certo e total, ele o faz na forma de execuo (A) (B) (C) (D) (E) direta sob regime de empreitada integral. direta sob regime de empreitada por oramento parcial. indireta sob regime de empreitada por oramento unitrio. indireta sob regime de empreitada por preo global. indireta sob regime de empreitada por preo unitrio.
TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


29. A deformao de estruturas cristalinas de monocristais ferromagnticos devido aplicao de campos magnticos um fenmeno que provoca vibrao em ncleos ferromagnticos de aparelhos de corrente alternada, com o dobro da frequncia da corrente. Este fenmeno denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) histerese magntica. diamagnetizao. magnetostrio. paramagnetizao. permeabilidade magntica.

30.

Em inversores de frequncia, na etapa de controle eletrnico de velocidade de motor, usada a modulao por (A) (B) (C) (D) (E) largura de pulso. amplitude de pulso. codificao de pulso. chaveamento de frequncia. chaveamento de fase.

31.

Considere:

I. Esquema de aterramento em que o neutro do secundrio do transformador de alimentao diretamente aterrado, mas
os condutores neutro e de proteo (PE) seguem separados em toda a instalao.

II. Esquema de aterramento em que o neutro do secundrio do transformador completamente isolado da terra ou
aterrado por uma impedncia de valor elevado. Os cdigos desses sistemas de aterramento so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) TN-C e TN-S. IT e TN-C. IT e TN-S. TN-S e IT. TN-S e TT.

32.

Nos rels de sobrecorrente, acoplada ao cursor de arraste onde se apoiam as lminas bimetlicas principais, h uma lmina bimetlica auxiliar cuja funo (A) (B) (C) (D) (E) retardar o acionamento do rel durante a partida do motor a ser protegido. minimizar o efeito do campo eletromagntico no dispositivo de desarme do rel. minimizar o efeito das variaes da temperatura ambiente. acionar o rel em caso de variao brusca na corrente de carga. bloquear o rel em caso de temperatura ambiente extrema. 9

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


Instrues: Os esquemas abaixo devem ser utilizados para resolver s questes de nmeros 33 e 34:
A

x0 A YA B

x1 + K x0 w0 K K

R w1 S x1

YA

YB

w0 A YB B

w1

33.

Os dois dispositivos comandados por YA e YB so classificados como vlvulas eletropneumticas de (A) (B) (C) (D) (E) 4 vias e 2 estados com acionamento unidirecional. 4 vias e 4 estados com acionamento unidirecional. 2 vias e 2 estados com acionamento unidirecional. 2 vias e 4 estados com acionamento bidirecional. 2 vias e 2 estados com acionamento bidirecional.

34.

No circuito de controle, a funo do dispositivo K (A) (B) (C) (D) (E) garantir o avano simultneo dos cilindros A e B, embora seus recuos ocorram em instantes distintos. garantir o avano e recuo simultneos dos cilindros A e B. manter o cilindro B acionado enquanto o cilindro A avana e recua. manter o cilindro A acionado at o avano do cilindro B. manter o cilindro A acionado enquanto o cilindro B avana e recua.

35.

Um circuito monofsico de uma instalao eltrica alimenta uma carga resistiva de 127 V/4 kW. Os condutores de alimentao do circuito tm seo de 4 mm2 e resistividade igual a 0,017 mm2/m. Com um multmetro, mediu-se a resistncia total do circuito, a partir do quadro de distribuio, cujo resultado foi 4,32 . O comprimento da linha FN de alimentao da carga ao quadro de comando vale, em , aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 35. 50. 25. 15. 10.

36.

Para a proteo de circuitos de alimentao de motores trifsicos com rotor gaiola, o dispositivo mais adequado o (A) (B) (C) (D) (E) fusvel de cartucho. fusvel SILIZED. fusvel NH. dispositivo DR. DPS.
TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

10

Caderno de Prova K11, Tipo 001


37. Considere o esquema unifilar abaixo.
2 QM QD
1 2 3

-22

-2-

2
1a 2
1a

-11b 2

-1-

-2-

1a 2 2

-2SALA 2

-2-

-12 3 -3SALA 1 -2BANHEIRO -1-

3
1a
1c 2

-22

Considere as descries de circuitos fornecidas abaixo:

I. trs tomadas baixas e 4 tomadas mdias, todas bifsicas. II. quatro tomadas baixas e trs tomadas mdias, todas monofsicas. III. uma tomada alta bifsica. IV. trs tomadas altas monofsicas. V. duas lmpadas paralelas com dois pontos de comando. VI. duas lmpadas paralelas com trs pontos de comando e duas outras lmpadas, cada uma com um ponto de comando
independente.

VII. duas lmpadas paralelas com dois pontos de comando e duas outras lmpadas, cada uma com dois pontos de comando
independentes. Os trs circuitos que compem a instalao eltrica esto expressos em: Circuito 1 (A) (B) (C) (D) (E) Circuito 2 Circuito 3

VII VI V VII VI

III I II III II

II II III I III

38.

No CAD, para cotar de forma automtica e rpida um objeto selecionado, basta acionar o comando (A) (B) (C) (D) (E) Ordinate Dimension. Quick Dimension. Dtext. Pedit. Hatch. 11

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


39. Considere o smbolo abaixo definido pela NBR 5410 como um dos mtodos de instalao:

O smbolo refere-se a (A) cabos unipolares ou cabo multipolar em bandeja perfurada, horizontal ou vertical.

(B)

cabo multipolar em eletroduto de seo circular embutido em parede termicamente isolante.

(C)

cabos unipolares ou cabo multipolar em eletroduto de seo no circular embutido em alvenaria.

(D)

cabo multipolar em eletroduto aparente de seo no circular sobre parede.

(E)

condutores isolados ou cabos unipolares em eletroduto de seo circular embutido em alvenaria.

40.

De acordo com a NR10 Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. Em ordem de prioridade, as medidas previstas pela NR10 so: Prioridade I (A) (B) (C) (D) (E) Desenergizao eltrica Isolao das partes vivas Isolao das partes vivas Seccionamento automtico de alimentao Bloqueio do religamento automtico Prioridade II Emprego de tenso de segurana Desenergizao eltrica Seccionamento automtico de alimentao Bloqueio do religamento automtico Barreiras Prioridade III Isolao das partes vivas Sinalizao Desenergizao eltrica Desenergizao eltrica Sinalizao

41.

Um capacitor de polister 47 F/400 V recebe em seus terminais a tenso alternada de uma rede eltrica de 110 V. Nessa situao, correto afirmar que a corrente eltrica de pico desta ligao , em A, aproximadamente, (A) 1.

(B)

1,6.

(C)

2.

(D)

2,7.

(E) 12

3,4.
TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


42. Considere o circuito abaixo.

ZL 1 2 3 CI X 6 5 4 0,1F 127 V 60 Hz T1

Um circuito integrado comercial comumente utilizado na funo do CI X : (A) (B) (C) (D) (E) MOC 3020. LM 555. Flip-flop JK. LM 741. Meio somador.

43.

Para o contador em anel, representado abaixo, considere o estado inicial em zero.


Qc(MSB) QB QA(LSB)

D Ck

D Ck

D Ck

LSB = Bit menos significativo MSB = Bit mais significativo

Q Clock

Aps seguidos pulsos de clock, pode-se verificar que o mdulo principal de contagem, em decimal, : (A)

(B)

(C)

(D)

(E)

44.

Sobre um fotodiodo de dois terminais devidamente polarizado, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Ao receber luz a corrente reversa aumenta de valor. Cada valor de corrente de polarizao reversa emite luz com um comprimento de onda () especfico. O seu funcionamento baseia-se na transmisso e recepo de luz visvel modulada. um componente bipolar, pois para uma mesma aplicao, tanto na polarizao direta como na reversa, ele apresenta a mesma eficincia. O comprimento () da luz emitida por ele pertence faixa do espectro invisvel. 13

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


45. & & Um sistema trifsico com sequncia ABC, de 240 V, a trs condutores, com as cargas, ZAB = 10 0 , ZBC = 10 30 , e & CA = 15 _ 30 ligadas em tringulo, apresenta as seguintes correntes de fase: Z

& IAB (A)


(A) (B) (C) (D) (E) 11 120 16 120 20 90 16 120 24 120

& IBC (A)


11 30 24 30 20 0 14 30 24 30

& ICA (A)


7,3 270 24 270 24 105 16 270 16 270

46.

Considere o trecho de um programa de microcontrolador apresentado abaixo. MOV A,#3CH; carrega o registrador A com 3CH MOV B,#4AH; carrega o registrador B com 4AH ORL A,B; executa a operao A = A.OR.B CPL ACC.0; complementa o bit 0 do registrador A ANL A,#9DH; executa a operao A = A.AND.9DH Aps o processamento dessa rotina, o valor do registrador A (A) (B) (C) (D) (E) 9DH. 1DH. 35H. 77H. 1CH.

47.

Considere os tipos de transformadores citados abaixo.

I. Transformador de alta frequncia II. Transformador de potencial III. Transformador de fora IV. Transformador de corrente
So utilizados para realizao de medidas APENAS (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. II e III. II e IV. I e IV. I e III.

48.

Considere o circuito abaixo.


A

30V B

A corrente em um resistor de 10 , conectado entre os pontos A e B, (A) (B) (C) (D) (E) 14 1,0 A. 1,5 A. 2,0 A. 2,5 A. 3,0 A.
TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


49. Considere a montagem abaixo, na qual os diodos so de silcio.

Ve = 15Vrms + V

Nas condies apresentadas, o voltmetro DC instalado na carga registra, em V, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 50. 15. 21. 19,6. 12,5. 13,6.

Sobre o motor trifsico de induo, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Um par de polos obtido pela montagem de trs bobinas no estator dispostas a 120 e, nesse caso, a velocidade sncrona em 60 Hz 1200 rpm. Um par de polos obtido pela montagem de 2 conjuntos de trs bobinas no estator dispostas a 60 e, nesse caso, a velocidade sncrona em 60 Hz 1800 rpm. Dois pares de polos so obtidos pela montagem de 1 conjunto de trs bobinas no estator dispostas a 120 e, nesse caso, a velocidade sncrona em 60 Hz 1800 rpm. Dois pares de polos so obtidos pela montagem de 2 conjuntos de trs bobinas no estator dispostas a 60 e, nesse caso, a velocidade sncrona em 60 Hz 3600 rpm. Dois pares de polos so obtidos pela montagem de 2 conjuntos de trs bobinas no estator dispostas a 60 e, nesse caso, a velocidade sncrona em 60 Hz 1800 rpm.

51.

A figura abaixo mostra a placa incompleta de um motor monofsico de induo.

FBRICA DE MOTORES GIRA TERRA


Rodovia SP 300 Km 485

Penpolis - SP - Brasil

MOTOR DE INDUO MONOFSICO


Mod. MI345YYY5T4 2,5 110 FS REG cv / 1,15 cos 220 V CLASSE 0,78 28,6 / B Ip/In IP 60 1760 Hz rpm A 3,6 54

CAT N

F
6 4 110V 3

F
6 4 220V

Visto que a rede local de 380/220 V, 60 Hz, a corrente de partida no modo direto vale, em A, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 18. 25. 34. 51. 86. 15

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


52. Sobre a impedncia complexa z = (30 + j40) , alimentada por uma tenso de 110 Vrms, tem-se que o valor da potncia ativa , em W, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 145. 194. 50. 66 88.

53.

A Lei de Gaus afirma que (A) (B) (C) (D) polos magnticos iguais se repelem e polos diferentes se atraem. o fluxo do campo magntico atravs de uma superfcie fechada qualquer sempre nulo. a f.e.m. induzida em um circuito fechado determinada pela taxa de variao do fluxo magntico que atravessa o circuito. a intensidade de um campo magntico gerado por um condutor retilneo em seu entorno diretamente proporcional a intensidade da corrente eltrica que flui por ele e inversamente proporcional distncia do ponto considerado e o centro do fio. a corrente induzida est sempre em oposio causa que a produz.
S = X . Y . Z . W + X . Y . Z + X . Z . W + X . Y . Z + X . Z . W , utilizando-se um

(E)

54.

Deseja-se executar a expresso lgica

multiplexador e os recursos como os representados abaixo.

E0 E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 (MSB) A MUX S

(LSB) B C

Concludas as ligaes entre as linhas e o multiplexador (MUX), as ligaes que contemplam o propsito esto expressas em:
W

W E2, E3 E1 E1, E3, E4 E1, E2 E4

0 E1 E2, E4 E2 E4, E5 E0, E1, E3

1 E4, E7 E3, E6 E0, E6 E6, E7 E5, E6, E7


TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

(A) (B) (C) (D) (E) 16

E0, E5, E6 E0, E5, E7 E5, E7 E0, E3 E2

Caderno de Prova K11, Tipo 001


55. Considere um motor trifsico projetado para funcionar com tripla tenso nominal 220 V, 380 V e 440 V. Cada uma das ligaes apresentadas abaixo permite a operao com uma das tenses.

V1 V1

V1

V2 V2

V2

V3 V3

V3

Os valores de V1, V2 e V3 esto corretos em: V1 (A) (B) (C) (D) (E) 220 V 440 V 380 V 380 V 220 V V2 440 V 380 V 220 V 440 V 380 V V3 380 V 220 V 440 V 220 V 440 V

56.

O grfico abaixo mostra vrias regies de operao de um transistor NPN, numeradas de I a V, e o circuito ao lado do grfico corresponde a uma interface de potncia para acionamento de um motor CA:

IC (mA) 6 5 IV 4 3

V +12V M D1 Rede 110V / 60 Hz

II IB (A) III

2 1 VCE (volts)

Circuito Lgico

RB Q1

5 I

10

15

20

O transistor Q1 do circuito opera APENAS nas regies (A)

I e II. II e III. III e IV. I e IV. IV e V.


17

(B)

(C)

(D)

(E)

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

Caderno de Prova K11, Tipo 001


57. Considere o circuito abaixo.

E2=20V E1=80V

Para VR3 tem-se o valor, em V, de (A) (B) (C) (D) (E) 12. 18. 36. 48. 64.

58.

Considere as relaes sobre motores eltricos apresentadas abaixo.

I. Motor sncrono: funciona com velocidade fixa. II. Motor de induo: necessita de uma fonte de corrente contnua. III. Motor CC: no utiliza potncia reativa. IV. Motor universal: permite ligao tanto em corrente contnua como em corrente alternada. V. Motor trifsico assncrono: o rotor pode ser do tipo gaiola de esquilo ou bobinado.
Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e IV. I, IV e V. II, III e IV. II, IV e V. III, IV e V.

59.

Em um trecho de programa de certo microcontrolador aparece a instruo MOV A,B. Trata-se de uma instruo (A) (B) (C) (D) (E) aritmtica. lgica. de transferncia de dados. de desvio e controle. de manipulao de variveis Booleanas.

60.

Considere um pequeno transformador monofsico de induo mtua, com as seguintes caractersticas: tenso de entrada de 2200 V, tenso e potncia no secundrio 220 V/660 W, respectivamente, e 10% de perda de potncia. Nesse caso, a corrente mxima a ser considerada no primrio , em A, (A) (B) (C) (D) (E) 0,33. 3. 3,3. 13. 2,3.
TRT6R-Anal.Jud.-Eng.Eltrica-K11

18

E3=20V VR3

Caderno de Prova K11, Tipo 001

DISCURSIVA REDAO Ateno: Na Prova Discursiva Redao, a folha para rascunho de preenchimento facultativo. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo pela Banca Examinadora.
A Declarao de Chapultepec uma carta de princpios e coloca uma imprensa livre como uma condio fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade. No deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expresso ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicao. O documento foi adotado pela Conferncia Hemisfrica sobre Liberdade de Expresso realizada em Chapultepec, na cidade do Mxico, em 11 de maro de 1994.
(http://www.anj.org.br/programas-e-acoes/liberdade-de-imprensa/declaracao-de-chapultepec)

Ainda que o Brasil tenha assinado a declarao em 1996 e renovado o compromisso em 2006, no incomum a defesa de que limites deveriam ser impostos liberdade de imprensa, mas at que ponto isso poderia ser feito sem prejuzo da liberdade de expresso e do direito informao? Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade e direitos individuais

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

TRT6R-Anal.Ju.-Eng.Eltrica-K11

19

Das könnte Ihnen auch gefallen