Sie sind auf Seite 1von 5

BREVE HISTRICO DA POLCIA MILITAR DO PAR (1818 2005)

uma Instituio Militar de Segurana Pblica, criada em 1818 no Governo do Conde VILLA FLOR, com a denominao de CORPO de POLCIA, sob o comando de JOS VICTORINO DE AMARANTE, do corpo de Artilharia da Capitania do Gro-Par e Rio Negro. Recebeu outras denominaes, como: Guarda Militar de Polcia (1820 - 1831); Corpo de Municipais Permanente (1831 - 1836); Corpo de Polcia do Par (1836 - 1847); Corpo Principal de Caadores de Polcia (1847 - 1865); Corpo Paraense de Voluntrios da Ptria (1865 - 1870); Corpo Militar de Polcia do Par (1885 - 1894); Regimento Militar do Estado (1894 - 1905); Brigada Militar do Estado (1905 - 1930); Fora Pblica do Estado Par (1935) e, por fora do Decreto 1.516, de 09 de Fevereiro de 1935, POLCIA MILITAR DO PAR. Participou de conquistas gloriosas em defesa da Ptria, nas batalhas da Guerra do Paraguai e da Campanha de Canudos, nos sertes da Bahia. Nesse episdio, no dia 25 de Setembro de 1897, o CORONEL PM ANTNIO SRGIO DIAS VIEIRA DA FONTOURA consagrou-se no comando do 2 Corpo de Regimento Militar do Estado, ao abrir caminho para vitria das foras expedicionrias contra Antnio Conselheiro e seus seguidores. O heri de Canudos o Patrono da Corporao. Tendo como alicerce a hierarquia e a disciplina militar, a Polcia Militar do Par componente da Defesa Social e do Sistema Integrado de Segurana Pblica do Estado, executando essencialmente aes de Polcia Ostensiva, Comunitria e Assistencial.

Polcia Militar
So denominadas polcias militares no Brasil as foras de segurana pblica das unidades federativas que tm por funo primordial a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144 da Constituio Federal de 1988). Subordinam-se, juntamente com as polcias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios (art. 144 6 da Constituio Federal de 1988). So foras auxiliares e reserva do Exrcito Brasileiro e integram o Sistema de Segurana Pblica e Defesa Social brasileiro. Seus integrantes so denominados militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos corpos de bombeiros militares. Cada Polcia Militar comandada por um oficial superior do posto de coronel e denominado Comandante-Geral.

Histrico
As Polcias MILITARES brasileiras tm sua origem nas Foras Policiais criadas durante o perodo em que o Brasil era Imperio e que foram extintas na chamada Revoluo de 64, objetivando estabelecer rgido controle sobre as corporaes policiais armadas,o governo militar extinguiu as Guardas Civis e regulamentou as normas fiscalizadoras do

Exrcito sobre as Polcias Militares, inclusive, nomeando oficiais do Exrcito para comand-las em todos os Estados. A Corporao mais antiga a do Estado do Rio de Janeiro, com origens na Guarda Municipal, criada no reinado de D. Pedro I. Guarda Real de Polcia criada em 1809 por Dom Joo VI, Rei de Portugal. Na poca D. Joo havia transferido sua corte de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em virtude das Guerras Napolenicas que assolavam na Europa. A fora militar de patrulhamento, genuinamente brasileira e mais antiga, a do Estado de Minas Gerais, tendo em vista que foi organizada em 1775, de modo regular e, at hoje, ininterrupto, constituda originalmente como Regimento Regular de Cavalaria de Minas, criado na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, pago pelos cofres pblicos e responsvel pela manuteno da ordem pblica ameaada pela descoberta das riquezas naquele Estado. Desde a sua criao, as polcias militares encontram-se organizadas em postos (relativos aos oficiais) e graduaes (relativas s praas), semelhana do Exrcito Brasileiro. Segundo a Constituio Federal de 1988, as polcias militares, por fora legal, so foras auxiliares e reservas para a defesa interna do territrio brasileiro.

Estrutura
Nas polcias militares, o maior posto o de Coronel seguido do de Tenente-Coronel e Major, Capito, 1 Tenente e 2 Tenente, seguida da graduao das praas-especiais Aspirante-a-Oficial - e das praas - Subtenente, 1 Sargento, 2 Sargento, 3 Sargento, Cabo e Soldado. Os alunos das academias de polcia militar, responsveis pela formao de oficiais, so denominados Alunos-Oficiais ou ento Cadetes. Os alunos dos cursos de formao de praas recebem a denominao de Aluno-Soldado, Soldado de 2 Classe ou Soldado de Classe C. O Comandante-Geral escolhido pelo Governador do Estado ou do Distrito Federal, dentre os oficiais do posto de Coronel. No entanto, os nomes e o nmero de patentes podem variar entre Estados. As polcias militares em alguns Estados foram criadas em 1831 depois de ato do regente padre Diogo Feij, sendo que a partir da Constituio Federal de 1946 (Constituio que redemocratizou o pas apa a Ditadura de Vargas) as Corporaes dos Estados passaram a ser denominadas 'Polcia Militar', congregando todas as instituies estaduais que faziam policiamento ostensivo, com exceo do Estado do Rio Grande do Sul que manteve o nome de Brigada Militar em sua fora policial. Atualmente, a maior Corporao Policial Militar a Polcia Militar do Estado de So Paulo que conta com cento e trinta mil integrantes depois o Corpo de Bombeiros Militar de So Paulo subordinado a PMESP, seguida da Polcia Militar de Minas Gerais, tendo logo aps a Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro, esta ltima com cerca de trinta e oito mil integrantes.

reas de Atuao

Eis algumas modalidades de policiamento exercidas pelas polcias militares:


motorizado; montado ( cavalo, bfalo, etc); com ces; de trnsito; rodovirio; ferrovirio; de choque; ambiental; areo; de bicicleta; ostensivo a p lacustre, martimo e outros. motocicletas

Habitantes por Policial Militar


A anlise da Razo entre Populao Residente e Nmero de policiais militares por Unidade da Federao mostra que, em 2003, a proporo no nmero de habitantes por policial militar bastante variada entre as Unidades da Federao. Os Estados de Roraima, do Amap, do Acre, de Rondnia, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, mais o Distrito Federal, so os locais que apresentam uma menor proporo de populao por Policial Militar. Neste sentido, destaca-se o Distrito Federal, onde, para cada policial militar, h 137 habitantes. No caso de So Paulo, Bahia e Rondnia, importante ressaltar-se que a Polcia Militar deste Estado agrega tambm os oficiais bombeiros. No extremo oposto, as Unidades da Federao que aparecem como as que concentram um maior nmero populacional por policial militar so o Par, o Maranho, o Piau, o Cear, o Mato Grosso do Sul, o Paran e o Rio Grande do Sul. O Maranho o Estado onde apresenta-se a maior desproporo, sendo 822 habitantes para cada policial militar. fonte: SENASP

A ideia da Guarda Nacional


Segundo alguns, sob aspectos de eficincia, eficcia e efetividade, as atuais Polcias Militares poderiam ser repensadas. Poderiam ser agrupadas em uma instituio maior e mais abrangente, dentro da concepo de uma Guarda Nacional, a exemplo das Guardas Nacionais do Chile, Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina, Colmbia. A necessidade residiria no fato de que suas aes so desenvolvidas apenas localmente, ou, no mximo, regionalmente, havendo uma perda do sentido de segurana em carter nacional, uma vez que os crimes, doravante praticados em uma rea, direta ou indiretamente, tm ligaes com organizaes ou faces de outros estados (em redes intercorrelacionadas nacionalmente, ou at mesmo transnacionalmente).

Havendo somente um "pensar local", deixa de haver um "pensar nacional", com consequentes perdas informativas e de gerenciamento de misses, apesar da existncia do Servio Nacional de Informaes, coordenado pela ABIN. Embora a Guarda Nacional no seja uma ideia simptica a muitas Polcias Militares, a atual Fora Nacional, formada por integrantes das Polcias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, pode estar caminhando no sentido da formao dessa nova instituio, que, despeito da vontade de alguns, poder ser, eventualmente, convertida em uma Guarda Nacional. Tal converso no aconteceria por um capricho poltico, mas, por um imperativo da sociedade na demanda por segurana, em razo de que as Polcias Militares muito deixam a dever, apesar dos bons servios prestados.

1.6 - Postos e graduaes


A hierarquia comum das Polcias e Corpos de Bombeiro Militares estaduais segue como especificado abaixo:

Das könnte Ihnen auch gefallen