Sie sind auf Seite 1von 2

INTRODUO A busca pelo interesse do conhecimento espacial, das relaes entre a sociedade e a natureza e de como esses o se organizam no espao,

vm se tornando um desafio constante para os professores de Geografia do Ensino Bsico. Considerando as interfaces sociais e ambientais abordadas nesta problemtica, acredita-se ser possvel alcan-las por meio da aula de campo e/ou por visitas orientadas, pois esses recursos metodolgicos utilizados para ampliar o processo de ensino-aprendizagem vm sendo de crucial importncia no mbito do ensino geogrfico, valorizando a geografia escolar e, consequentemente, despertando maior interesse nos discentes pelo conhecimento espacial. OBJETIVO GERAL - Compreenso dos contedos alm das pginas do livro didtico trabalhado em sala de aula, a partir da atividade prtica de campo, comtemplando uma viso holstica de mundo no contexto real. OBJETIVOS ESPECFCIOS - Mostrar a importncia da agropecuria, do extrativismo e das cooperativas, para que os alunos materializem a realidade agrcola do municpio e se sintam agentes participantes desse processo. - Reconhecer o problema da concentrao de terras no territrio brasileiro; Distinguir o que a grande propriedade (latifndio) e pequena propriedade; O xodo Rural; - Entender os principais problemas da cidade de Marechal Cndido Rondon, como lixo e infraestrutura.

DESENVOLVIMENTO A atividade foi desenvolvida dentro do subprojeto PIBID: O ensino da Geografia: da teoria a prtica, na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no municpio de Marechal Cndido Rondon PR, realizada no dia 19 de Outubro de 2011, com os alunos do 7 ano A. METODOLOGIA princpio, foram analisados os contedos que estavam sendo trabalhados atravs do acompanhamento em sala de aula com os alunos, e, consequentemente, com apoio do livro didtico da prpria turma. A partir desse momento, com auxlio de referncias complementares, foram feitas reunies para se discutir qual seria a melhor atividade a ser desenvolvida para abordar os determinados contedos, levando-se em considerao a transposio didtica adaptada capacidade cognitiva para uma turma do 7 ano e, alm disso, integrar os contedos de forma que fosse satisfatria e de fcil compreenso por parte dos alunos, e, ao mesmo tempo, despertar nos alunos o interesse e a curiosidade para participarem da nova atividade proposta. Diante disso, em conversa com o professor da disciplina, organizamos a aula de campo juntamente com uma gincana para motivar os alunos participarem da aula atentamente, que serviu como forma de fixao de contedo. O material para a gincana foi confeccionado de acordo com as necessidades da atividade.

Das könnte Ihnen auch gefallen