Sie sind auf Seite 1von 6

1

www.InHouseIdiomas.com.br

APRENDER INGLS PRAZEROSO, ou seja, GOSTOSO APRENDER INGLS... Ah, professor, fala srio... Eu estou falando srio. O problema que a maioria das pessoas no sabe como estudar e nem se organizar para tal. Falta orientao e apoio. Vamos pensar um pouco. O estudo de ingls uma via de mo dupla, ou seja, o professor (a) precisa fazer seu trabalho e o aprendiz precisa aprender a matria. Entretanto, nosso tempo absorvido com trabalho e obrigaes pessoais. As seguintes sugestes so apresentadas para ORIENTAR, CONSCIENTIZAR, ORGANIZAR SEU TEMPO e AJUJDAR VOC A DISCIPLINAR SEUS ESTUDOS. muito mais fcil e simples do que voc imagina. MAS, voc precisa querer, ou melhor, DECIDIR-SE em levar seu projeto de aprender ingls a srio, PRIORIZAR o seu desenvolvimento no idioma. Tenha em mente a seguinte verdade: em sua grande maioria, ns, seres humanos, aprendemos de uma nica forma: REPETIO REGULAR.
O SEGREDO TER CONTATO CONSTANTEMENTE AO LONGO DO DIA COM INGLS

ADQUIRINDO O HBITO !
Hbito algo que voc faz sem pensar, pois j faz parte de voc mesmo, de sua natureza.

Parabns, por ter escolhido o mtodo Time To Talk.


Este mtodo foi concebido na premissa de que no adianta o professor ENSINAR ingls o APRENDIZ PRECISA SABER APRENDER A APRENDER. Nossa, professor, que estranho. O que isso significa aprender a aprender? Pois bem, eu explico: todo mundo manda a gente estudar, mas ningum ensina a gente a estudar. Os professores dizem que a gente tem que estudar, mas geralmente no nos mostram COMO ESTUDAR. E a funo de orientar o aprendiz a aprender do educador. Sendo assim este guia oferece dicas e orientaes de como tornar seu estudo produtivo e permanente. Ento vamos l! Primeiro voc precisa ter o hbito de estudar. E HBITO no cai do cu, Hbito se cria. Sempre peo aos alunos estudarem regularmente para que cristalizem* o idioma, explico a importncia da repetio no processo de aprendizado, mostro que temos, pelo * Cristalizar significa que o conhecimento grudou no seu crebro e que. Quantas vezes voc ouviu pessoas menos, 3 tipos de memria (visual, auditiva e sinestsica) e recomendo dizerem que o ingls delas est enferrujado por tipos de exerccios para serem feitos no carro, trabalho e outros lugares. falta de uso...se voc parar de ter contato com o Todos me ouvem com ateno, acreditam e prometem que vo faz-lo. idioma, voc vai esquecer, mesmo que Mas, o que realmente acontece? As atribuies do dia-a-dia acabam temporariamente, algumas coisas e sua lngua ter fazendo com que as pessoas esqueam que precisam dar uma dificuldade de pronunciar outras, lgico que um pouco de treino voc voltar ao seu estgio prespiada no livro de ingls. Depois vem a preguia (afinal muito mais enferrujamento, mas precisar de algum tempo. gostoso teclar no facebook, do que estudar um s um pouquinho de ingls). Final de semana? Nem pensar. Final de semana para descansar. CONSCIENTIZAO a palavra mgica. Sem conscientizao, ningum vai para frente. Por isso, voc precisa internalizar que voc precisa separar algum tempo para ter contato com ingls (faa sol ou faa chuva). Que sejam 15 ou 20 minutos por dia, voc deve reservar este tempo para VOC e INGLS. Voc conhece seus horrios e sua agenda, por isso faa sol, faa chuva, faa esse favor a voc: analise seus horrios e encaixe 15 minutos no seu dia e namore um pouco com seu material de ingls (leia um texto, copie algumas sentenas, oua o CD, enfim faa seu crebro ter contato com o idioma. Voc vai sentir a diferena. Bom, agora voc j se conscientizou que voc precisa se disciplinar. E para se disciplinar voc precisa criar hbito. Voc conhece a Regra do 21?

2
www.InHouseIdiomas.com.br

Essa regra no tem nada a ver com operadora de telefonia. Estudos do comportamento humano mostram que um hbito pode ser adquirido ao fazermos a mesma coisa por 21 vezes/dias consecutivos (no pode pular nenhum dia). Exemplo: se voc no tem o hbito de desligar a luz de um cmodo quando voc sai dele, basta voc se policiar e toda vez que voc estiver saindo do cmodo desligar a luz. No comeo voc vai se esquecer de fazer isto porque no seu hbito. Entretanto com o tempo voc se lembrar e o hbito ficar enraizado em voc. A partir desse momento voc desligar a luz automaticamente, e se voc no o fizer, vai se sentir incomodado (a), o que ser uma coisa positiva, pois para voc no se sentir incomodado, voc ter que desligar a luz (algo que voc quer como hbito).

Bom, agora que voc conhece a Regra do 21, voc precisa se disciplinar.
A seguir voc ter algumas recomendaes e alguns exemplos para tornar seu processo de disciplina organizado e, consequentemente, muito mais fcil.

1. Defina o que voc quer fazer. Veja exemplo:


Estudar 15 minutos de ingls todos os dias; Ler 3 minutos de ingls antes de iniciar seu dia de trabalho; Depois ler mais 10 minutos na hora do almoo; Ler mais 2 minutos no final do expediente Antes de dormir ler tudo que voc eui durante os 15 minutos dirios; Lembre-se 21 vezes (dias).

2. Faa uma promessa para voc mesmo:


Que voc vai fazer isso durante 21 dias...NO IMPORTA O QUE ACONTEA! Seja l o que for, defina o que voc deseja que se torne um hbito na sua vida (no caso, aprender ingls). Se voc no conseguir cumprir umas das tarefas do item 1, compense de outra forma. Por exemplo, voc no conseguiu ler os primeiros 3 minutos antes de iniciar seu dia, ento leia 3 minutos antes de sair para o almoo e deixe os 10 minutos de leitura do almoo para quando voc voltar do mesmo (nem que seja no banheiro depois de escovar seus dentes). Lembre-se 21 vezes (dias).

3. Arrume um modo, algo que possa te manter informado do hbito.


Programe seu celular para te avisar, cole post-it na sua mesa, gavetas ou tela de computador, acesse o site www.43things.com e descubra como ele pode te ajudar a se programar, fale para um colega ou sua me te lembrar, etc. O importante que, caso voc no lembre, algum ou alguma coisa te lembraro, s no deixe de fazer o que voc se prometeu. Lembre-se 21 vezes (dias).

4. No desanime!
Lembre-se que os primeiros 21 dias so difceis, mas depois voc vai colher os frutos! No pense no antes nem no depois. Nem mesmo pense, faa! Quando preciso fazer uma traduo de 100 pginas, eu abaixo a cabea e comeo a fazer. No conto quantas pginas eu j traduzi e MUITO MENOS quantas pginas faltam...abaixo a cabea e vou traduzindo.

5. Use um calendrio!
Ou algo em que voc possa marcar seu progresso e deixe-o em alguma lugar bem visvel (cole no teto, em cima da sua cama!). Voc precisa ver seu sucesso, isso vai te estimular. Lembre-se 21 vezes (dias).

6. Se possvel, arrume algum que tenha o mesmo objetivo que voc!


Voc vai ver que fazendo isso junto com algum bem mais fcil, pois um puxa o outro. Lembre-se 21 vezes (dias).

Bom, vamos l:
1. NO CARRO (indo para o trabalho ou escola): Deixe seu livro de ingls no assento do passageiro. Deixe seu livro aberto na pgina da lio de interesse. A cada parada no semforo pegue o livro e leia 6 ou 7 sentenas da lio EM VOZ ALTA. Sugiro que sejam sentenas da lio que voc esteja estudando em seu curso regular ou com seu professor particular ou de lies anteriores. Pelo amor de Deus: No leia enquanto estiver dirigindo, hein? ESCUTE O UDIO das lies enquanto fica parado no trnsito. Use esse tempo para acostumar seu ouvido com o idioma. Alis, escute o udio no nibus tambm. NO NIBUS, METR, TREM, VAN, AVIO etc. No importa como voc vai ao trabalho ou escola, voc sempre ter um tempinho para se dedicar ao ingls. Inclusive, em um transporte coletivo voc tem muito mais tempo para ler do quando est no carro. Meu amigo, minha amiga: utilize o tempo dentro do nibus para estudar ingls. FIQUE COM SEU LIVRO NA MO E PERTO DE SEUS OLHOS (a no ser que voc se sinta mal ou enjoado. Nesse caso deixe o livro longe de seus olhos). Deixe seu crebro SEMPRE em contato com o que voc estiver estudando. Isso faz com que ele, o crebro, permanea conectado ao idioma e fixe o que voc estiver aprendendo. O contato visual constantes no deixa o crebro esquecer que ele est aprendendo ingls. Mesmo que voc s consiga ler algo por 5 minutos em um nibus lotado, seu crebro estar em contato com o idioma. Outra coisa: carregue o material debaixo do brao e leve-o para todos os lugares que voc for.

2. 3.

3
www.InHouseIdiomas.com.br

4.

AO LONGO DOS EXERCCIOS NO MATERIAL DA , voc encontrar smbolos que orientam o que deve voc deve fazer quando estiver estudando Siga as orientaes e voc ter excelente resultado. Observe o que tais smbolos significam:

Prof. Roberto Witte, E-teacher, E-teachers girlfriend e Coruja. Leia as recomendaes, dicas e sugestes deles

- leia em voz baixa

- leia em voz alta

- oua o CD

- oua o CD e repita em voz alta - digite essas sentenas e mande para o email de seu professor.

- escreva / copie sentenas ou texto

- leia antes de dormir

Na

voc dispe das seguintes ferramentas.

Screen Teacher (O seu professor particular no seu computador)


Alm do material tradicional (livro e udio das lies), o aprendiz ter disposio exerccios de fixao das estruturas na tela de seu computador (Screen Teacher). COMO FUNCIONA? Veja esquema a seguir.

1. Consideremos o seguinte exemplo:


Vamos considerar que na aula, o (a) aprendiz esteja estudando a lio 7. Vamos supor que ele (a) inicie suas atividades no trabalho s 8h da manh. Ao iniciar seu trabalho, a pgina a lado aparecer no seu computador. Esta pgina trar as sentenas que ele (a) estiver estudando na aula (neste caso lio 7). Por 50 segundos o (a) aprendiz ler as sentenas que ele praticou em aula. Aps os 50 segundos a tela desaparece e o (a) aprendiz voltar s atividades profissionais. Se ele desejar ver as sentenas novamente, basta clicar no cone que fica no rodap de sua pgina. Essas sentenas ficam disposio do aprendiz por 1 hora, quando outra seqncia de sentenas aparecer novamente por 50 segundos.

2.

Aps 1h, ou seja, s 9h, novamente, aparece uma pgina (continuao da anterior), com novas sentenas que foram praticadas em aula por 50 segundos. E o ciclo se repete de hora em hora.
Estes ciclos so repetidos 10 vezes ao dia. No final do dia o (a) aprendiz ter lido, em mdia, 100 frases por dia. Todas as frases foram praticadas em sala de aula e, dessa forma, a consolidao facilitada por meio de sucessivas repeties. Estudos relacionados aos processos de aprendizagem do crebro mostram que a repetio a nica forma de fixao de conhecimento.

3. Objetivos e Vantagens da ferramenta


Aprendizes no precisam parar para estudar, pois o sistema os lembra de hora em hora a revisar e consolidar vocabulrio e estruturas praticadas em aula; a) O crebro do aprendiz alimentado a cada hora com o idioma. Este sistema de contagota ideal para que o crebro esteja regularmente em contacto com o idioma estudado; As sentenas ou palavras apresentadas so das prprias lies estudadas em sala de aula, ou seja, mais uma forma de ter contato com o vocabulrio que se deseja assimilar; Cria o hbito/rotina de estudo sem esforo ao aprendiz; Dilui o estudo ao longo do dia e semana fazendo com que o contato com o idioma seja constante; Estudos provam que mais eficaz estudar mais vezes por perodos mais curtos do que estudar uma nica vez por um longo perodo. Essa ferramenta prov esse benefcio automaticamente ao aprendiz dando a condio de um estudo mais regular e regrado (sem cansar o aprendiz); Gerencia a rotina e disciplina do (a) aprendiz. Revisa TODAS as estruturas aprendidas at aquele momento (inclusive de livros anteriores).

b) c) d) e)

f) g)

4
www.InHouseIdiomas.com.br

Email Teacher
Voc receber 4 emails no dia seguinte a uma aula. Estes emails sero disparados automaticamente (2 vezes no perodo da manh e 2 vezes no perodo da tarde) e traro algumas sentenas da matria estudada na aula do dia anterior, uma sentena para voc traduzir para o ingls e uma sentena (ou palavras) que abordam o ingls de negcios (Business English). Estas sentenas de Business English utilizaro estruturas gramaticais aprendidas at aquele ponto do seu curso. O objetivo destas sentenas voc praticar as estruturas gramaticais aprendidas at aquele momento com vocabulrio que voc utilizar em sua vida profissional. Dessa forma, por 4 vezes ao dia o aprendiz ter contato com o que foi abordado na aula. INCLUSIVE aprendizes que faltaram aula sabero o que foi abordado na aula (no tero mais desculpa de que no sabiam o que foi dado em aula porque faltaram). Outra funo desses emails lembrar o crebro de que o estudo do idioma uma atividade que deve estar em sua lista de prioridades. Trata-se de mais uma ferramenta de disciplina ao aprendiz que muitas vezes quer estudar, mas acaba imerso em seus afazeres profissionais. Aprendizes lero estes emails em seus Blalckberry, IPhones ou similares em qualquer lugar do mundo. Podem estar em viagem de negcios em outros estados ou pases, eles estaro recebendo suas lies de forma prtica e regular. No existe mtodo que oferece esse servio.

Faa o acompanhamento dos seus primeiros 21 dias de curso. Lembre-se que os primeiros 21 so ESSENCIAIS para voc adquirir um hbito. Agora com voc. Anote todo contato que voc tem todos os dias. Utilize a tabela abaixo para se organizar. Veja exemplo na primeira linha da tabela. Lembre-se: 21 vezes/dias

DIA
Exemplo

MANH
8h-08h10min Li frases em voz alta

ALMOO
12h10min-12h25min Escutei udio deda lio 7

TARDE
17h-17h20min Copiei o texto da pgina 78

ANTES DE DORMIR
Li 2 vezes em voz alta o texto da pgina 78

1 2 3 4

5
www.InHouseIdiomas.com.br

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

6
www.InHouseIdiomas.com.br

15 16 17 18 19 20 21

Pois bem, agora com voc. Conte conosco para auxili-lo (a) a alcanar seu objetivo: falar ingls e ser um cidado do mundo...em qualquer lugar do mundo. I wish you success, love and peace in your heart. God bless you and your family. Prof. Roberto Witte

Das könnte Ihnen auch gefallen