Sie sind auf Seite 1von 10

MINISTRIO DA EDUCAO

SECRETARIA DE EDUCAO MDIA E TECNOLGICA Coordenao-Geral de Ensino Mdio

Orientaes para a elaborao do projeto escolar


Questes norteadoras: Quais as etapas necessrias construo do projeto escolar? Que questes devem nortear as discusses, reflexes e aes desenvolvidas em cada etapa? (Perguntas concretas e objetivas para serem respondidas pela escola.) 1. Sensibilizao e mobilizao dos agentes e definio dos critrios, espaos e limites de participao de cada segmento (professores, pessoal tcnico-pedaggico e tcnico-administrativo, alunos, pais e outros agentes externos), observadas as disposies contidas na LDB e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Questes: Quem participa e em que condies?

2.

Como envolver os coletivos escolares na construo do projeto?


Estudo, discusso e compreenso da concepo de aprendizagem, de escola e de currculo presente na LDB, nas Diretrizes e nos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Necessidade de assegurar o acesso documentao, cabendo direo da escola distribu-la entre os professores e facilitar o acesso aos demais agentes, organizar tempo para estudo e discusso e prover espao para os encontros. Utilizao dos recursos disponibilizados pelo Ministrio da Educao e pela Secretaria de Educao, tais como TV Escola, teleconferncias, boletins e outros materiais de difuso e reflexo. A disponibilizao do tempo do professor fundamental no s para a construo do projeto escolar, mas para a sua permanente execuo, que envolve planejamento constante, de carter interdisciplinar. Compreenso dos conceitos de aprendizagem, competncias, interdisciplinaridade e contextualizao. Compreenso do significado da organizao curricular por competncias e em trs reas de conhecimento. Compreenso da articulao entre base nacional comum e parte diversificada do currculo. 1

Questes: Relativas ao processo: Como assegurar o acesso documentao a todos os segmentos? Como organizar o tempo de estudo e discusso?

Relativas ao produto: 3. Para que serve a escola? Para que aprender, o que aprender e como aprender? Estudo do perfil dos alunos e do contexto scio-cultural em que a escola est inserida.

Questes: Como so os alunos da escola? Qual a sua trajetria escolar e qual a sua identidade scio-cultural? Que interesses, expectativas e frustraes tm, em relao escola, famlia, ao trabalho, sociedade em geral? Como so os pais dos alunos? Qual a sua trajetria profissional e qual a sua identidade scio-cultural? Que esperam da escola? (Quando forem alunos jovens.) Como o contexto em que a escola est inserida? Quais as dificuldades e pontecialidades? Que agentes sociais atuam nele, como vem, se e como se articulam com a escola? 4. Desenho de um ideal de escola a ser atingido, conforme a concepo prevista nas bases legais e referenciais, o perfil do alunado e o contexto em que a escola est inserida. Questo: 5. Que escola exigida para a sociedade em que vivemos, na comunidade em que vivemos? Avaliao da situao atual da escola.

Questes: 5.1. Que escola temos e a que distncia est do ideal? Definio e caracterizao dos focos de atuao do projeto escolar: alunos, professores e pessoal tcnico-pedaggico, pais e outros agentes externos, infra-estrutura e recursos de aprendizagem, equipe de gesto e pessoal tcnico-administrativo e articulao com o sistema. Questes:

5.2.

Com quem e sobre quem atuaremos? Com o qu e sobre o qu atuaremos? Definio de indicadores para traar o perfil de cada elemento e acompanhar sua evoluo. Levantamento de questes a serem respondidas pelo perfil e definio de

estratgias/instrumentos para se obter as respostas.

Questionrios e outros instrumentos formais podem ser teis ao levantamento de informaes, mas preciso ter cuidado para no burocratizar o processo. E no se deve perder de vista estratgias simples como reunies e debates com os segmentos.

Questes: Como tem sido a aprendizagem escolar dos alunos? Como so os professores? Qual a sua trajetria profissional e qual a sua identidade scio-cultural? Que pensam da sociedade brasileira, da educao, da escola e de seu trabalho? Que pensam das relaes de poder na sala de aula e como so essas relaes? Como so os outros profissionais da escola? Qual a sua trajetria profissional e qual sua identidade sciocultural? Que pensam da sociedade brasileira, da educao, da escola e de seu trabalho? Como a articulao da escola com os pais dos alunos? Como a articulao da escola com outros agentes externos? Como a situao fsica da escola? Quais os recursos pedaggicos de que dispe? Quais as dificuldades e potencialidades? Como o currculo da escola? Que relaes possui com os interesses dos alunos e com o contexto externo escola? adequado aos alunos da escola? flexvel o bastante para incorporar elementos novos? Como o sistema de avaliao da escola? Como a prtica avaliativa dos professores? Que concepo de avaliao eles tm? Como a gesto da escola? Quem compe a equipe de gesto? Qual o compromisso pedaggico dessa equipe? Como so as relaes de poder na escola? Quais so os espaos de participao de cada segmento dentro da escola? Como a articulao da escola com o sistema? Qual o nvel de autonomia pedaggica, administrativa e financeira da escola? Com que recursos financeiros conta a escola? 6. Construo do projeto escolar.

A construo do projeto escolar implica a seleo de estratgias de construo do ideal. O projeto , portanto, um instrumento empregado para aproximar a escola atual da escola ideal.

Questes: Quem, o que e como fazer?

6.1. Construo da proposta pedaggica (definio curricular): a) Definio e explicitao do iderio poltico-pedaggico da escola, respeitadas as bases constitucionais e legais definidas para o sistema educacional brasileiro e observados os fundamentos estticos, polticos e ticos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Questo: Que educao?

b) Definio e explicitao dos objetivos educacionais, a serem alcanados pela ao pedaggica da escola, referidos aos valores e concepo de aprendizagem presentes na LDB e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Questes: c) Que escola? Que aprendizagem? Construo de uma matriz referencial, inter-relacionando competncias gerais e especficas, conhecimentos (valores, teorias, conceitos e mtodos) e contextos (objetos, temas e situaes contextualizados e problematizados). Essa matriz constitui a explicitao do mnimo que todo aluno dever construir ao longo do ensino mdio e servir para orientar a montagem de programas de aprendizagem adequados aos alunos concretos que a escola vier a ter. Questes: Que competncias, conhecimentos e contextos? Que articulaes?

d) Seleo e caracterizao de estratgias de avaliao diagnstica dos alunos, com vistas a aes de planejamento, reclassificao, reconhecimento de aprendizagens anteriores e acelerao de estudos, conforme a LDB. Essa avaliao tem um impacto importante sobre o planejamento do curso a ser desenvolvido para os alunos que a escola recebe no incio do ensino mdio. Ela nortear a seleo de estratgias para sistematizar o conhecimento prvio e no escolar dos alunos, bem como a seleo de estratgias para construir os conhecimentos que levem em conta as necessidades e a realidade vivida pelos mesmos alunos. Uma vez aplicada essa avaliao, inicia-se o processo de planejamento peridico da escola, para adequar sua proposta curricular s necessidades concretas dos alunos. a transio do projeto escolar para a construo de programas de aprendizagem. Questes: e) Como reconhecer a aprendizagem anterior dos alunos? Que fazer com essa aprendizagem? Identificao de contextos significativos associados ao perfil dos alunos e da comunidade externa. Questo: f) Que contextos especficos? Identificao de estratgias de articulao entre contextos mais prximos e outros mais distantes da percepo dos alunos. Questo: Como articular os diversos contextos, pessoais e sociais, prximos e distantes? Essa identificao feita no estudo do contexto em que a escola est inserida (ver 3, acima).

g) Seleo e caracterizao de estratgias de desenvolvimento da aprendizagem, na forma de disciplinas, projetos e atividades, comuns e/ou diversificados, para dar corpo matriz de competncias, conhecimentos e contextos. A seleo um planejamento peridico, de carter coletivo, condio para a realizao de um trabalho interdisciplinar.

Essa seleo implica reconhecer o perfil especfico de cada conjunto de alunos, para orientar recortes e reorganizaes de competncias, conhecimentos e contextos, na montagem dos programas pelos professores. Por isso, deve-se explicitar o papel de cada estratgia escolhida para a formao de alunos concretos na etapa da educao bsica em que se encontram, conforme sua situao de vida. Isso implica estabelecer que competncias sero trabalhadas com que estratgias.

Questo: Que disciplinas/projetos/atividades para que competncias/conhecimentos/contextos e para que alunos?

h) Incorporao de projetos juvenis a essas estratgias de desenvolvimento da aprendizagem. A seleo e incorporao de projetos juvenis implica a participao ativa dos alunos na proposio, descrio, sistematizao e posterior avaliao dos mesmos. Questes: i) Como mobilizar e orientar os alunos na elaborao de projetos juvenis? Que projetos juvenis para que competncias, conhecimentos e contextos? Identificao de recursos disponveis e necessrios, no contexto intra e extra-escolar, relacionados a cada estratgia de desenvolvimento da aprendizagem e caracterizao das metodologias de utilizao. Questes: j) Que recursos para que aprendizagens? Como utiliz-los? Seleo e caracterizao de estratgias de avaliao da aprendizagem adequadas a cada estratgia de desenvolvimento da aprendizagem. A seleo e caracterizao de estratgias de avaliao implica a observncia da LDB, no que diz respeito adoo de metodologias que permitam uma avaliao contnua e cumulativa, estimulem a participao e iniciativa do aluno, faam prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais, articulando processos e produtos. Questes: Para que avaliar? Como e quando avaliar?

k) Seleo e caracterizao de estratgias de recuperao da aprendizagem para os casos de baixo rendimento escolar. Questo: Como e quando recuperar?

6.2. Dinmica poltico-administrativa: a) Definio dos mecanismos internos de articulao entre os segmentos.

Questo: b) Como participar? Definio dos mecanismos de articulao entre os agentes internos e externos (pais e comunidade em geral). Questes: c) Como envolver? Como participar? Como cooperar? Caracterizao dos mecanismos de articulao entre a escola e o sistema.

Questo: d) Que autonomia? Negociao dos tempos, espaos e recursos da escola, na definio do desenho curricular a ser desenvolvido. Questo: e) Como superar os individualismos e corporativismos na prtica do planejamento escolar? Elaborao de um plano de ao, definindo metas, aes e estratgias de execuo e de acompanhamento, flexvel o bastante para permitir a incluso de correes no decorrer do processo. Questes:

Que aes imediatas, de mdio e de longo prazo devem ser desenvolvidas pela escola, para assegurar a melhoria da aprendizagem? Que recursos de aprendizagem e de infra-estrutura so necessrios melhoria da aprendizagem dos alunos e como fazer para obt-los, seja por articulao com o sistema, seja por articulao com a comunidade?

Que estratgias de formao continuada de seus profissionais a escola adotar e de que maneira proceder para execut-las?

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO MDIA E TECNOLGICA Coordenao-Geral de Ensino Mdio Curso de Formao Continuada: aplicando os princpios e conceitos do novo ensino mdio no desenvolvimento curricular Orientaes para a elaborao do projeto escolar Esquema Roteiro possvel

1. Sensibilizao e mobilizao

2. Estudo, discusso e compreenso das bases legais e referenciais

3. Estudo do perfil dos alunos e do contexto em que a escola est inserida

4. Perfil da escola Ideal

5. Avaliao da situao atual da escola

5. Construo permanente do projeto escolar

5.1. Construo da proposta pedaggica (currculo)

5.2. Dinmica polticoadministrativa

6. Construo permanente do projeto escolar

6.1. Construo da proposta pedaggica (currculo) a. Definio do iderio poltico-pedaggico

6.2. Dinmica polticoadministrativa

6. Construo permanente do projeto escolar

6.1. Construo da proposta pedaggica (currculo)

6.2. Dinmica polticoadministrativa

a. Definio do iderio poltico-pedaggico

a. Definio dos mecanismos de articulao interna

b. Definio dos objetivos educacionais b. Definio dos mecanismos de articulao externa c. Construo da matriz referencial de competncias, conhecimentos e contextos c. Caracterizao dos mecanismos de articulao entre a escola e o sistema d. Identificao de contextos significativos prximos dos alunos e. Avaliao da aprendizagem anterior dos alunos d. Negociao dos tempos, espaos e recursos

f. Articulao entre contextos prximos e distantes

e. Elaborao de um plano de ao

g. Seleo de estratgias de desenvolvimento da aprendizagem (disciplinas, projetos, atividades)

h. Incorporao de projetos juvenis

i. Identificao de recursos de aprendizagem intra e extra-escolares e caracterizao das metodologias de utilizao

j. Seleo de estratgias de avaliao da aprendizagem

k. Seleo de estratgias de recuperao da aprendizagem

10

Das könnte Ihnen auch gefallen