Sie sind auf Seite 1von 6

Evoluo do modelo atmico

Os atomistas na Grcia antiga


A teoria atomista foi desenvolvida no sculo V a.C. por Leucipo de Mileto e seu discpulo Demcrito de Abdera que conciliou as constantes mudanas postuladas por Herclito com a unidade e imutabilidade do ser propostas por Parmnides. Demcrito postulava que a realidade se compe de partculas indivisveis ou "tomos" de natureza idntica e do vcuo ou no-ente e que estes existem desde a eternidade em mtua interao dando origem ao movimento. Segundo Demcrito, os tomos por si s apresentam as propriedades de tamanho, forma, impenetrabilidade e movimento, dando lugar, por meio de choques entre si, a corpos visveis. Alm disso, ao contrrio dos corpos macroscpicos, os tomos no podem interpenetrar-se nem dividir-se, sendo as mudanas observadas em certos fenmenos qumicos e fsicos atribudas pelos atomistas gregos a associaes e dissociaes de tomos. Nesse sentido, o sabor salgado dos alimentos era explicado pela disposio irregular de tomos grandes e pontiagudos.

O modelo de Dalton
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton (1766 1844) foi o criador da primeira teoria atmica moderna na passagem do sculo XVIII para o sculo XIX. Dalton bastante lembrado pela famosa Lei de Dalton, a lei das presses parciais e pelo daltonismo, o nome que se d incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria. Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absoro de gases pela gua e outros lquidos), neste delineou os princpios de seu modelo atmico. Segundo Dalton:

tomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si. tomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invarivel. tomos so partculas reais, indivisveis e descontnuas formadoras da matria. Nas reaes qumicas, os tomos permanecem inalterados. Na formao dos compostos, os tomos entram em propores numricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc. O peso total de um composto igual soma dos pesos dos tomos dos elementos que o constituem.

Em 1808, Dalton props a teoria do modelo atmico, onde o tomo uma minscula esfera macia, impenetrvel, indestrutvel e indivisvel. Todos os tomos de um mesmo elemento qumico so idnticos. Seu modelo atmico foi apelidado de "modelo atmico da bola de bilhar".

Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia qumica), nesse trabalho, haviam teses que provavam suas observaes, como a lei das presses parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas constituio da matria.

O modelo de John Thomson

O modelo atmico de Thomson.

Em 1897, Joseph John Thomson formulou a teoria segundo a qual a matria, independente de suas propriedades, contm partculas de massa muito menores que o tomo do hidrognio. Inicialmente denominou-as de corpsculos, depois conhecidas como eltrons. A demonstrao se deu ao comprovar a existncia daqueles corpsculos nos raios catdicos disparados na ampola de crookes (um tubo que continha vcuo), depois da passagem da corrente eltrica. Atravs de suas experincias, Thomson concluiu que a matria era formada por um modelo atmico diferente do modelo atmico de Dalton: uma esfera de carga positiva continha corpsculos (eltrons) de carga negativa distribudos uniformemente semelhana de um pudim de passas. O "modelo atmico do pudim com passas", substituiu ento ao "modelo da bola de bilhar", mas no eliminou totalmente as dedues de Dalton, apenas foram acrescentadas mais informaes. Grande parte das teorias de Thomsom esto em sua obra Conduction of Electricity Through Gases (1903; Conduo de eletricidade atravs dos gases).

O modelo de Rutherford

Modelo atmico de Rutherford.

Ernest Rutherford (1871 - 1937) foi premiado com o Prmio Nobel da Qumica em 1908 pelas suas investigaes sobre a desintegrao dos elementos e a qumica das substncias radioactivas. Dirigiu o Laboratrio Cavendish desde 1919 at sua morte. Pode dizer-se que Rutherford foi o fundador da Fsica Nuclear. Distinguiu os raios alfa e beta e introduziu o conceito de ncleo atmico. Bombardeando uma chapa metlica com partculas alfa, Rutherford percebeu que apenas uma pequena frao dessas sofria desvio de trajetria, com isto concluiu que as partculas que no se desviavam no encontravam no metal obstculo que causasse a deflexo de sua trajetria; desta forma criou um modelo atmico no qual os eltrons giravam em torno do ncleo atmico, que considerou a regio central do tomo onde havia a maior parte da massa atmica. O modelo se baseava em rbitas eletrnicas, isto , comparveis um sistema planetrio, Rutherford chegou concluso que a maior parte do tomo se encontra vazia, estando praticamente a totalidade de sua massa no ncleo, este sendo em torno de 10.000 vezes menor que o tomo.

O modelo de Niels Bohr

O modelo atmico de Bohr.

A teoria orbital de Rutherford encontrou uma dificuldade terica resolvida por Niels Bohr: no momento em que temos uma carga eltrica negativa composta pelos eltrons girando ao redor de um ncleo de carga positiva, este movimento gera uma perda de energia devido a emisso de radiao constante. Num dado momento, os eltrons deveriam se aproximar do ncleo num movimento em espiral at cair sobre ele. Em 1911, Niels Bohr publicou uma tese que demonstrava o comportamento eletrnico dos metais. Na mesma poca, foi trabalhar com Ernest Rutherford em Manchester, Inglaterra. L obteve os dados precisos do modelo atmico, que iriam lhe ajudar posteriormente. Em 1913, observando as dificuldades do modelo de Rutherford, Bohr intensificou suas pesquisas visando uma soluo terica. Em 1916, Niels Bohr retornou para Copenhague para atuar como professor de fsica. Continuando suas pesquisas sobre o modelo atmico de Rutherford. Em 1920, nomeado diretor do Instituto de Fsica Terica, Bohr acabou desenvolvendo um modelo atmico que unificava a teoria atmica de Rutherford e a teoria da mecnica quntica de Max Planck. Sua teoria consistia que ao girar em torno de um ncleo central, os eltrons deveriam girar em rbitas especficas com nveis energticos bem definidos. Que poderia haver a emisso ou absoro de pacotes discretos de energia chamados de quanta ao mudar de rbita. Realizando estudos nos elementos qumicos com mais de dois eltrons, concluiu que se tratava de uma organizao bem definida em camadas. Descobriu ainda que as propriedades qumicas dos elementos eram determinadas pela camada mais externa. Bohr enunciou o princpio da complementaridade, segundo o qual um fenmeno fsico deve ser observado a partir de dois pontos de vista diferentes e no excludentes. Observou que existiam paradoxos onde poderia haver o comportamento de onda e de partcula dos eltrons, dependendo do ponto de vista. Essa teoria acabou por se transformar na hiptese proposta por Louis Broglie (Louis Victor Pierre Raymond, stimo duque de Broglie) onde todo corpsculo atmico pode comportar-se de duas formas, como onda e como partcula.

O modelo atmico atual


Erwin Schrodinger, Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg, reunindo os conhecimentos de seus predecessores e contemporneos, acabaram por desenvolver uma nova teoria do modelo atmico, alm de postular uma nova viso, chamada de mecnica ondulatria.

Fundamentada na hiptese proposta por Broglie onde todo corpsculo atmico pode comportar-se como onda e como partcula, Heisenberg, em 1925, postulou o princpio da incerteza. A idia de rbita eletrnica acabou por ficar desconexa, sendo substituda pelo conceito de probabilidade de se encontrar num instante qualquer um dado eltron numa determinada regio do espao. O tomo deixou de ser indivisvel como acreditavam filsofos gregos antigos. O modelo atmico portanto, passou a se constituir na verdade, de uma estrutura complexa.

sabido que os eltrons possuem carga negativa, massa muito pequena e que se movem em rbitas ao redor do ncleo atmico. O ncleo atmico situado no centro do tomo e constitudo por prtons que so partculas de carga positiva, cuja massa aproximadamente 1.837 vezes superior a massa do eltron, e por nutrons, partculas sem carga e com massa ligeiramente superior dos prtons. O tomo eletricamente neutro, por possuir nmeros iguais de eltrons e prtons. O nmero de prtons no tomo se chama nmero atmico, este valor utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela peridica. A tabela peridica uma ordenao sistemtica dos elementos qumicos conhecidos. Cada elemento se caracteriza por possuir um nmero de eltrons que se distribuem nos diferentes nveis de energia do tomo correspondente. Os nveis energticos ou camadas, so denominados pelos smbolos K, L, M, N, O, P e Q. Cada camada possui uma quantidade fixa de eltrons. A camada mais prxima do ncleo K, comporta somente dois eltrons; a camada L, imediatamente posterior, oito, e assim sucessivamente. Os eltrons da ltima camada (mais afastados do ncleo) so responsveis pelo comportamento qumico do elemento, por isso so denominados eltrons de valncia. O nmero de massa equivalente soma do nmero de prtons e nutrons presentes no ncleo. O tomo pode perder eltrons, carregando-se positivamente, chamado de on positivo (ction). Ao receber eltrons, o tomo se torna negativo, sendo chamado on negativo (nion). O deslocamento dos eltrons provoca uma corrente eltrica, que d origem a todos os fenmenos relacionados eletricidade e ao magnetismo. No ncleo do tomo existem duas foras de interao a chamada interao nuclear forte[[, responsvel pela coeso do ncleo, e a interao nuclear fraca, ou fora forte e fora fraca respectivamente. As foras de interao nuclear so responsveis pelo comportamento do tomo quase em sua totalidade. As propriedades fsico-qumicas de um determinado elemento so predominantemente dadas pela sua configurao eletrnica,

principalmente pela estrutura da ltima camada, ou camada de valncia. As propriedades que so atribudas aos elementos na tabela, se repetem ciclicamente, por isso se denominou como tabela peridica dos elementos. Os istopos so tomos de um mesmo elemento com mesmo nmero de prtons, mas quantidade diferente de nutrons. Os istonos so tomos que possuem o mesmo nmero de nutrons Os Isbaros so tomos que possuem o nmero de massa Atravs da radioatividade alguns tomos atuam como emissores de radiao nuclear, esta constitui a base do uso da energia atmica.

Ver tambm: http://www.profpc.com.br/evolu%C3%A7%C3%A3o_at %C3%B4mica.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen