Sie sind auf Seite 1von 40

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE Centro de Cincias e Tecnologia - CCT Licenciatura Plena em Matemtica

Francisco Antnio Nogueira de Sousa

1. ROTEIRO DE CONHECIMENTO DA ESCOLA

1.1. DADOS DA INSTITUIO

Identificao da Escola Nome da Escola: E.E.F. Aracy Gonzaga da Silva. Endereo: Rua Coronel Ccero Nogueira, 1923, Centro. Municpio: Pacajus. Estado: Cear. CEP: 62870 CNPJ: 01948321/0001-85 CDIGO INEP: 23084146 Telefone: (85) 3348 1923 E-mail:aracygonzaga@yahoo.com.br Direo Diretora: Raimunda Nonata Matias. Coordenadores: Eliana Xavier Richelly Carter Matias. Joo Batista Xavier Nunes Rosemeire Matias

Secretria: Clevanilda Bezerra Nery

1. INTRODUO

Este relatrio tem por finalidade dar seqncia na integrao do aluno do curso de licenciatura em Matemtica e o meio escolar. Contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e humano. Tendo em vista a vivencia do estagirio como professor da sala de aula (9 ano), condies sociais dos alunos da escola envolvida e suas expectativas para a vida. Alm disso, conta com dados essncias da escola, como fundao, localizao, nmeros de professores, enfim um histrico completo da escola.

2.2. BREVE HISTRICO DA INSTITUIO

E.E.F. Aracy Gonzaga da Silva, situada na Rua Coronel Ccero Nogueira, 1923. Foi fundada no Bairro Croat I,em 12 de maio de 1987,na poca era constituda por 150 alunos e quatro professores. Hoje a escola est situada no Centro da Cidade de Pacajus. A Escola pertence rede municipal de ensino do Municpio de Pacajus. Tem uma fundamental importncia na educao e formao de crianas e dos jovens, visto que, a escola uma das maiores da sede do municpio recebendo alunos das adjacncias e preparando-os para a Escola Profissionalizante da Cidade. Tendo a Professora Leda Maria de Carvalho, Lucicleide de Menezes e a prpria Diretora Raimunda Nonata Matias,que participaram do desenvolvimento e ampliao da escola,tendo mais de 25 anos prestados a essa escola. A escola conta com nove salas de aula em boas condies, uma pequena biblioteca que possui material dourado e blocos de figuras geomtricos disponveis para os professores, sala de professores, Diretoria, Secretaria, Cantina, Banheiros, uma quadra poliesportiva que falta a coberta, quase todos os alunos possuem livros didticos em condies boas e possui em funcionamento uma sala moderna de informtica contendo quinze computadores. Existe ainda um auditrio equipado com TV, caixa de som, aparelho de DVD e Data Show e ainda possui sua prpria banda escolar. A escola pertence rede municipal de ensino do municpio de Pacajus. Tem um sistema de gesto democrtica regida pela Secretaria Municipal de Educao. Conta com associaes de pais presente na escola. Os recursos financeiros da escola vm da esfera municipal e federal.

2.3. QUADRO DE COLABORADORES

A E.E.F. Aracy Gonzaga da Silva conta com o seguinte quadro de colaboradores: um Diretor, quatro Coordenadores, uma Secretria, dezenove professores em sala de aula a maioria com graduao completa, seis fora de sala, cinco Agentes Administrativos, nove Auxiliares de servios gerais, uma Merendeiras e quatro Vigias. A diretora Nonata Matias vem desenvolvendo um excelente trabalho para o desenvolvimento da comunidade de Pacajus. Veja a tabela a seguir com as quantidades de colaboradores da escola:

Colaboradores Diretor Coordenadores Professores Secretria Agente Administrativo Merendeiras Vigia Auxiliar de Servios Gerais

Quantidade 01 04 25 01 05 01 04 09

10

2.4. QUADRO DE ALUNOS MATRICULADOS

Quadro de alunos matriculados na E.E.F Aracy Gonzaga da Silva de 942 alunos em 2012. Veja a tabela abaixo com os nmeros de alunos efetivamente estudando neste ano.

Nmero Turno Srie

de

Alunos

Matriculados em 2012

6 ano A 6 ano B 7 Ano A Manh 7 Ano B 7 Ano C 8 Ano A 8 Ano B 8 Ano C 9 Ano A 9 Ano B 6 Ano C 6 Ano D 6 Ano E Tarde 7 Ano D 7 Ano E 8 Ano D 8 Ano E 9 Ano C 9 Ano D

49 48 50 50 50 51 51 51 48 52 46 49 38 52 50 50 50 38 41

11

9 Ano E

29

Total

942

Dados de 2011 Nmeros de alunos Aprovados Reprovados Transferidos Desistentes 781 174 68 72

2.5. ORGANIZAO CURRICULAR DA ESCOLA

A escola abrange o Ensino O Ensino Fundamental II. Organizao da Ao Pedaggica foi elaborada pelo ncleo gestor e congregao de professores, feita na semana pedaggica numa reunio e abrange todo o regimento normativo da escola. A educao bsica oferecida por esta instituio tem por finalidade oferecer as condies necessrias para a formao de cidados crticos,participativos e engajados na sociedade em que vivem,buscando a descoberta de seus valores e habilidades que possam ser utilizados no cotidiano.

12

2.6. ORGANIZAO DA AO PEDAGGICA

O Projeto Poltico Pedaggico elaborado por Professores e Coordenadores. Em linhas gerais a E.E.F Aracy Gonzaga da Silva trabalha numa perspectiva que abrange aspectos de diversas concepes pedaggicas,j que procura mesclar os diversos referenciais tericos. O planejamento feito com a participao de todos os professores, o mesmo registrado numa planilha na qual contem tudo que se deseja programar. feito no inicio de cada bimestre.

Colaboradores Diretor Coordenadores Professores Secretria Agente Administrativo Merendeiras Vigia Auxiliar de Servios Gerais

Quantidade 01 04 25 01 05 01 04 09

13

2.7. ALUNOS E PROFESSORES

E com relao vestimenta dos alunos a maioria possui farda do colgio que uma blusa toda verde com o smbolo da Prefeitura e com detalhe em amarelo nos ombros. Os alunos e alunas na maioria usam cala jeans. grande a quantidade de alunos que vem para aula de sandlias. Eles conversam muito em sala de aula e por isso no conseguem prestar ateno nas aulas. Brincam o tempo todos uns com os outros e s vezes h atritos por causa de brincadeiras de mau gosto. O contedo ministrado atravs de explicaes no quadro negro ou no quadro branco e depois exerccios do livro didtico para serem feitos em sala de aula ou em casa. Muitos professores utilizam os recursos disponveis na escola em suas aulas, como o auditrio. Os professores se vestem de forma formal, com camisas fechadas e de mangas, cala jeans e tnis ou sandlia (professoras).A maioria tem bastante controle de sala outros menos,mais no geral a escola est bem servida de professores,principalmente na rea de Matemtica.

14

2.8. OBSERVAES DE AULAS DAS ROTINAS EM SALA DE AULA

13/09/2011

Primeiramente fui apresentado turma pela professora Lilian Monteiro e em seguida fiquei observando a rotina desse dia. No comeo da aula, devido a minha presena, os alunos ficaram bem quietinhos e com o decorrer da aula comearam a se soltar. A professora comea aula fazendo a chamada atravs dos respectivos nmeros. Depois verifica se os alunos fizeram os exerccios da aula anterior, que era de equao do primeiro grau com uma incgnita. Em seguida ela vai responder no quadro negro. Os alunos so bastante agitados e no h carteiras suficientes para todos. Na sala s h um ventilador que ficar na parede do lado do corredor e o piso da sala est um pouco deteriorado. Eles usam o livro A Conquista da Matemtica e quase todos tm livro, mas poucos usam. A turma muito numerosa, chegando a quase 40 alunos e variando muito a faixa etria. E para finalizar a aula a professora pede para os alunos fazerem uma questo do livro didtico.

15/09/2011

Nesse dia a professora da continuidade ao assunto da aula anterior, equaes do 1 grau com uma incgnita com nmeros fracionrios. Faz logo a chamada atravs dos respectivos nmeros de cada aluno. Em seguida comea a aula ensinando como resolver uma equao do 1 grau com uma varivel com princpios multiplicativos, visando preparao dos mesmos para as avaliaes. Ela tenta explicar, mas a turma no colabora conversas paralelas o tempo todo, a professora obrigada a cham-los a ateno. Os alunos so muito dispersos qualquer coisa tira a ateno deles e sem falar naqueles que no querem nada. E dar para notar que a turma muito defasada havendo tambm uma variao na faixa etria. Par

15

finalizar a professora passa uma atividade para eles comearem a resolver na sala de aula e terminar em casa.

20/09/2011

Como de costume a professora faz primeiramente a chamada, logo em seguida ela vai resolver a atividade proposta na aula anterior no quadro negro, envolvendo equao do 1 grau com nmeros fracionrios. Dar para observar que os alunos esto condicionados aquele mtodo de o professor passar a atividade e, como os alunos sabe que ela vai corrigir na aula seguinte, nem ligam em resolver as atividades. Poucos so aqueles que responderam a atividade proposta pela professora. Num determinado momento da aula a professora para de resolver no quadro negro e ento passa um exemplo para a turma responder, dar alguns minutos e depois ela responde o exemplo na lousa. Logo em seguida passa outra questo do livro didtico para ser feita em sala. Mesmo sendo uma aula de resoluo de exerccios os alunos conversam muito. preciso que a todo instante a professora interrompa a aula para intervir nas conversas paralelas. Depois passa uma questo valendo ponto e, somente um aluno consegue resolv-la. E para finalizar a aula ela passa atividade para casa.

22/09/2011

Nesta aula a professora comea fazendo a chamada dos alunos como de costume. Depois dar continuidade a aula resolvendo os exerccios finais envolvendo equaes do 1 grau com uma incgnita com nmeros fracionrios. grande a dificuldade dos alunos quando esto trabalhando com fraes. Em seguida a professora abordou problemas envolvendo equaes do 1 grau com uma incgnita. O mais difcil eles compreender a situao problema e transformar em equao. Primeiro porque eles no prestam ateno nas explicaes e segundo porque no lem o problema e nem procuram raciocinar. Depois de todas as explicaes a professora passa exerccios de fixao para ser feito em sala.

27/09/2011

Como de costume a professora faz a chamada no inicio da aula. E avisa logo aos alunos que as avaliaes esto prximas. Nesta aula ela passa uma bateria de exerccios para que se possa reforar o aprendizado.Ela escreve cinco questes no quadro negro,no qual

16

envolver equao do 1 grau com uma varivel,destas apenas 5 questo envolve situao problema.Dar um tempo pra eles tentarem responder,mas,devido a grande dificuldade junto com o desinteresse dos alunos,a professora logo responde na lousa.Na questo que envolvia uma situao problema todos os alunos tiveram dificuldade de interpretar,visto que,eles no tem o habito de ler questes. Como se aproxima da avaliao a professora cobra dos alunos mais empenho e dedicao. Como sempre a turma conversa muito e mal deixa a professora da aula. E quando eles colaboram muitos se engancham na falta de base. A aula inteira foi de resoluo da atividade e tirar as duvidas daqueles que querem pelo menos passar de ano.

29/09/2011

Nesta aula a professora fez uma reviso geral, visto que, na aula seguinte ser realizada a avaliao. Para comear ela revisou os conceitos de interpretao de problemas e passou uma questo para eles resolverem. Em seguida ela explicou como fazer para verificar se um dado valor verdadeiro para uma determinada equao. Depois revisou como resolver uma equao do 1 grau com uma incgnita e tirou as duvidas dos alunos. Mesmo numa aula antes de uma avaliao uma grande parte da sala no dar a mnima para o que est sendo abordado no quadro, so conversas que atrapalham muito a aula.

04/10/2011

Neste dia foi realizao da avaliao e sala estava praticamente lotada. E dava para perceber a dificuldade dos alunos em resolver uma prova muito fcil e de mltipla escolha.

06/10/11

Neste dia foi a devoluo das avaliaes e como j era de se esperar a maior nota foi um 5,0. Em seguida a professora pediu para os alunos resolverem as avaliaes sendo que eles podiam pesquisar individualmente no caderno e, valia pontos para ajudar na recuperao de notas. Os alunos neste dia estavam parecendo anjos, parecia a sala dos sonhos de todo professor, um silncio total.

17

3. REGNCIA EM SALA DE AULA

11/10/2011

Nesse dia foi apresentado aos alunos o contedo envolvendo equaes do 1 grau com duas incgnitas e sua respectiva soluo. Mesmo tendo um par ordenado prestabelecido, os alunos tiveram imensas dificuldades resolver a equao. E quando era dado um valor para uma das incgnitas, eles se enganchavam na equao com uma incgnita.
13/10/2011

Nesse dia houve o planejamento na escola, do qual participei tendo durao de 200 minutos.

14/11/2011

Aconteceu na escola a realizao da festinha de comemorao ao dia das crianas, onde participei da organizao, contabilizando mais 200 minutos.

18/11/2011

Nesta aula foi introduzido sistema de equaes do 1 grau com duas incgnitas e apresentado para a turma o mtodo da substituio. Se os alunos j tinham dificuldades com uma incgnita s, agora com duas, as coisas pioraram ainda mais.

20/10/2011

Dando continuidade a sistema de equaes do 1 grau com uma incgnita, nesta aula foi abordado o mtodo da adio. Com esse mtodo os alunos tiveram menos dificuldades.

18

25/10/2011

Prosseguindo com sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas, nesse dia foi abordado o mtodo da comparao, onde os alunos tiveram dificuldades de relacionar as equaes quando estavam isoladas numa varivel s.

27/10/2011

Esta aula foi reservada para exerccios de fixao com todo o contedo dado sobre equaes do 1 grau com duas incgnitas. Com aplicao dos exerccios pde perceber que os alunos estavam confundindo os trs mtodos de resoluo,quando iam aplicar o mtodo nas questes propostas eles misturavam os mtodos tornando a resoluo invivel.

01/11/2011

Fiz uma aplicao de um Quiz surpresa envolvendo sistema de equaes do 1 grau com duas incgnitas. Apenas uma questo com os itens a e b.E o resultado no foi dos melhores, ningum conseguiu acerta algum item. Nas situaes que envolvem problemas encontraram muitas dificuldades na interpretao.

03/11/2011

A abordagem desse dia foi sobre ngulos e seus elementos, onde os alunos participaram mais e entenderam o conceito de ngulos. Resolveram as atividades sem muitas dificuldades.

08/11/2011 Nesse dia propus mais um Quiz avaliativo, desta vez com duas questes, a primeira questo era sobre sistemas de equaes do 1 grau com duas variveis e segunda uma questo de lgica bem simples: 3 + 4 +2= ( ) + 2.O interessante que a metade da sala erraram a segunda questo.Contudo o resultado esperado foi um pouco melhor do que no primeiro teste.

10/11/2011

19

A aula desse dia ser sobre operaes com medidas de ngulos. Onde os alunos tiveram seus primeiros contatos com o grau, com o minuto e com o segundo. A principio os alunos assimilaram bem est aula.

14/11/2011

Neste dia foi realizao do planejamento, no qual participei por um perodo de 200 minutos.

17/11/2011

Nesta aula foi trabalhado adio, subtrao,multiplicao e diviso com medidas de ngulos.A grande dificuldade dos alunos foi no processo de diviso e na simplificao no final das operaes.

22/11/2011

Foi introduzido nesta aula desigualdades e inequaes do 1 grau. No comeo da aula os alunos tm um pouco de dificuldades, mas depois que eu mostro a semelhana com equaes do 1 grau com uma varivel eles conseguem resolver os problemas sem muitas dificuldades.

24/11/2011

Esta aula foi de fixao do contedo aplicado na aula anterior, na qual foram desenvolvidas as desigualdades e inequao. Onde os alunos tiveram a oportunidade de tirar as duvidas que restam sobre o contedo.

29/11/2011

Esta aula foi desenvolvida um bingo envolvendo noes de medidas de ngulos e inequaes do 1 grau. Foi uma proveitosa onde os alunos puderam desenvolver o

20

aprendizado de aulas anteriores. E depois do bingo foi aplicado resoluo de atividades envolvendo medidas de ngulos.

01/12/2011

Nesta aula foi passado um trabalho envolvendo sistemas de equaes do 1 grau, inequaes, noes gerais de ngulos e medidas de ngulos.Onde a turma foi dividida em trio para que se fosse feito o trabalho.Percebe-se algumas equipes tem mais dificuldades do que outras,contudo a turma desenvolveu razoavelmente.

06/12/12

Esta aula foi ministrada o contedo de razo e a turma no inicio teve um pouco de dificuldade. Durante o decorrer da aula com apresentao de exemplos do dia-a-dia eles comearam a desenrolar o contedo com mais facilidade.

08/12/2011

Nesta aula os alunos tiveram o primeiro contato com proporo e regra de trs simples. Como j era de esperar os alunos se saram bem na interpretao de proporo, mas tiveram dificuldade quando iam utilizar a regra de trs simples. Talvez essa dificuldade seja devido o fato dos alunos terem uma base fraca em diviso.

09/12/2011 Participao na organizao do Dia de Cultura Afro-brasileira, onde desenvolvi um trabalho de colaborao no perodo de 200 minutos.

21

4. DISCUSSO

Durante este perodo que passei convivendo com aquela turma do 7 ano da E.E.F Joaquim Amncio Bezerra,em uma turma muito atrasada e uma parte dos alunos no to nem a para os estudos.No comeo eu queria jogar bastante contedo,mas quando percebi as dificuldades que os alunos enfrentavam,resolvi passar menos contedos e focalizar no aprendizado real deles. Numa escola onde os recursos tecnolgicos so poucos, onde o professor ainda usa giz, tendo que conviver com realidade humilde dos alunos e com poucos recursos didticos disponveis, as minhas expectativas foram alcanadas. O que foi aprendido ser de fundamental importncia para o desenvolvimento da minha carreira como professor. Alm de conhecer por a realidade social dos alunos tive a oportunidade de v-la mais de perto durante esse perodo de estagio. Aprendi que numa turma igual aquela preciso ter punhos firmes e ser rgido em alguns momentos, porm temos que ter muita pacincia para moldar alunos daquele jeito. No geral esse estgio me trouxe uma boa experincia em sala de aula.

22

5. CONCLUSES

Aprendi a ter controle de minhas emoes, visto que certos dias davam vontade desistir do curso, pois, os alunos s vezes nem ligavam para o que era exposto no quadro negro. Entretanto Tentei dar o melhor de mim para que eles aprendessem alguma coisa de matemtica, interagindo entre eles, levando a histria da matemtica para sala, jogo de bingo e quiz.Fiz amizades com os professores,dos quais sempre que possvel tiravam minhas dvidas sobre certos assuntos que envolviam as aulas e a turma.Perante a proposta inicial do estgio,todos os requisitos foram cumpridos.

23

6. REFERNCIA BILIOGRFICAS:

GIOVANNI JR, Jos Ruy A conquista da Matemtica: Renovada, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci.-Ed.renovada.- So Paulo:FTD,2009.- (Coleo a conquista da matemtica)

24

7. ANEXOS

7.1. ETREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIO

Professor entrevistado: Lilian Monteiro Galvo Cunha

rea de atuao: Cincias Naturais.

Data: 05/09/2011

25

1. Qual a sua formao acadmica?

Pedagogia/habilitada em Biologia e Qumica. 2. Quando voc concluiu o ensino superior? Em 2000 a graduao e 2004 a habilitao em Biologia e Qumica. 3. Voc tem alguma formao complementar? No No No 4. Quanto tempo voc tem de magistrio? Tenho 11 anos. 5. Nesta escola voc atua como professor a quanto tempo? H nove meses 6. Qual sua situao empregatcia na escola? Efetiva 7. Qual a importncia do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes? O planejamento de fundamental importncia para o desenvolvimento de todas as aulas. 8. Como elaborado o plano de aula? Quais as etapas e os aspectos considerados? feito semanalmente, baseado no plano mensal, dividido: em contedo, estratgia, objetivo e recursos. 9. Qual a importncia da metodologia para o processo de ensino aprendizagem? na metodologia que se vai colocar como se deve trabalhar em sala de aula, que vai ser feito e maneira como vai ser feito. Doutorado- Qual rea? Mestrado- Qual rea? Especializao- Qual rea?

26

10. Quais os aspectos considerados no processo avaliativo? Participao em sala, realizao das atividades tanto individual como em grupo e por ultimo o diagnostico. 11. Quais as estratgias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades na apropriao dos conhecimentos? Tentar envolver os alunos atravs de atividades em grupo. 12. Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realizao do seu trabalho? Fazer os alunos compreender a matemtica e sua importncia. 13. Como voc se atualiza para a o exerccio do magistrio? Fazendo cursos de capacitao realizados pala Prefeitura e atravs da internet. 14. Faa uma avaliao do seu trabalho como professor (a)? Nessa turma, tentando fazer o mximo para atingir o ideal.

7.2. ANEXOS DE PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 11/10/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Apresentao de equao do 1 grau com duas incgnitas; Soluo de uma equao do 1 grau com duas incgnitas. COMPETNCIAS E HABILIDADES:

27

Perceber a importncia do estudo de equaes do 1 grau com duas incgnitas, compreender e usar na vida cotidiana OBJETIVOS: Propiciar aos alunos conhecer e resolver equaes do 1 grau com duas incgnitas. Depois dessa aula o aluno possa reconhecer uma equao do 1 grau com duas incgnitas. METODOLOGIA: Inicialmente ser apresentada uma equao do 1 grau com duas incgnitas com exemplos do livro didtico. Depois ser apresenta algumas solues com pares ordenados prestabelecidos. Em seguida atividade do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Data: 18/10/2011 Turma: nica Turno: Tarde Ano:2011

Durao da Aula: 100 minutos.

CONTEDO PROGRAMTICO: Apresentao de sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas; Soluo de um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas pelo mtodo da substituio. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Reconhecer e interpretar problemas que envolvam sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas.

28

OBJETIVOS: Reconhecer o sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. Escrever sistemas de duas equaes correspondentes a situaes concretas. Aplicar o mtodo da substituio na resoluo de problemas. METODOLOGIA: Inicialmente ser apresentado um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas com exemplos do livro didtico. Depois ser apresento o mtodo da substituio para se resolver um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas.Em seguida sero aplicados exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009. PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 20/10/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Resoluo dos exerccios e tirar dvidas dos alunos sobre o contedo da aula anterior, na qual foi visto o mtodo da substituio para resoluo de um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas ; Soluo de um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas pelo mtodo da adio. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Reconhecer e interpretar problemas que envolvam sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas usando os mtodos j estudados.

29

OBJETIVOS: Reconhecer o sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. Escrever sistemas de duas equaes correspondentes a situaes concretas. Aplicar o mtodo da adio na resoluo de problemas. METODOLOGIA: Inicialmente iremos resolver no quadro negro os exerccios da aula anterior e tirar todas as duvidas dos alunos de como se dever proceder para resolver um sistema de duas equaes do 1 com duas incgnitas pelo mtodo da comparao.Depois ser apresento o mtodo adio para se resolver um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas, onde ser abordado atravs de situaes problemas do dia-a-dia dos alunos.Em seguida ser aplicado exerccios. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios em sala e comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Iezzi,Gelson,Matemtica e realidade.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 25/10/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Resoluo dos exerccios e tirar dvidas dos alunos sobre o contedo da aula; Soluo de um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas pelo mtodo comparao.Aplicao de exerccios. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Reconhecer e interpretar problemas que envolvam sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas e utilizar os mtodos da adio e da substituio na resoluo de problemas.

30

OBJETIVOS: Escrever sistemas de duas equaes correspondentes a situaes concretas. Aplicar o mtodo da comparao na resoluo de problemas.Depois dessa aula o aluno ser capaz de diferenciar os trs sistemas e aplicar o mtodo da comparao. METODOLOGIA: Inicialmente sero resolvidos os exerccios da aula anterior e tirar as duvidadas dos alunos sobre o mtodo da adio. Depois ser apresento o mtodo da comparao para se resolver um sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas, com vrios exemplos do dia-adia dos alunos. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala, comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 27/10/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Ser feito uma reviso geral sobre os mtodos da adio, comparao e substituio para resoluo de sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. Aplicao de exerccios de fixao com os mtodos dados. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Reconhecer e interpretar problemas que envolvam sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. Solucionar problemas com os trs mtodos dados.

31

OBJETIVOS: Escrever sistemas de duas equaes correspondentes a situaes concretas. Aplicar os mtodos da adio, comparao e substituio na resoluo de problemas. Ter domnio sobre o manuseio e a utilizao de cada mtodo. METODOLOGIA: Inicialmente sero apresentados sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas com exemplos do livro didtico.Com esse exemplo apresentado, solucion-lo pelos mtodos da adio, comparao e substituio o sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas.Em seguida sero aplicados exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 01/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Ser aplicado um Quis envolvendo sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. Em seguida aplicao de situaes problemas. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber resolver problemas que envolvam sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas.

32

OBJETIVOS: Avaliar o domnio dos alunos com relao ao assunto apresentado. Saber interpretar situaes problemas. METODOLOGIA: Inicialmente ser proposto aos alunos que resolvam uma questo valendo um ponto, onde esta questo envolver sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. E os alunos podero escolher por qual mtodo ele ir resolver a questo. Em seguida aps o trmino do quis, irei resolv-lo e explic-lo no quadro negro. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 03/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Nesta aula ser apresentado aos alunos ngulos e seus elementos. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber reconhecer e identificar o ngulo e seus respectivos elementos. OBJETIVOS: Conceituar o ngulo e seus elementos.

33

O aluno depois dessa aula vai ser capaz de resolver questes com ngulos e seus elementos. METODOLOGIA: Inicialmente aula ser abordada de forma expositiva e, em seguida ser apresentado aos alunos, tringulos semelhantes, feitos de cartolina para que os alunos possam compar-los. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador, tringulos semelhantes feitos de cartolina e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 08/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Ser aplicado o segundo Quis avaliativo envolvendo sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. E ser aplicado tambm uma questo de lgica bem simples. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber resolver sistemas de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas e interpretar problemas de lgica. OBJETIVOS:

34

Avaliar o domnio dos alunos com relao ao assunto apresentado. Saber interpretar problemas de lgica. METODOLOGIA: Inicialmente ser proposto aos alunos que resolvam uma questo valendo um ponto, onde esta questo envolver sistema de duas equaes do 1 grau com duas incgnitas. E os alunos podero escolher por qual mtodo ele ir resolver a questo. Alm de terem a chance de desenvolver o raciocnio lgico matemtico na segunda questo.Em seguida aps o trmino do quis, irei resolv-lo e explic-lo no quadro negro. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala,comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 10/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo ministrado nesta aula ser sobre operaes com medidas de ngulos. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber quanto equivale um grau, um minuto e um segundo, e suas transformaes. OBJETIVOS: Reconhecer os submltiplos do grau.O aluno ser capaz de reconhecer o grau,minuto,segundo e fazer transformaes de uma unidade para outra.

35

METODOLOGIA: Aula expositiva atravs de exemplos do livro didtico. Em seguida aplicao de exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 17/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo ministrado nesta aula ser sobre adio,subtrao,multiplicao e diviso com medidas de ngulos. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber desenvolver as quatro operaes com medidas de ngulos. OBJETIVOS: Efetuar operaes com medidas de ngulos.

36

O aluno ser capaz efetuar adio,subtrao,multiplicao e diviso. METODOLOGIA: Aula expositiva atravs de exemplos do livro didtico. Em seguida aplicao de exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 22/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo ministrado nesta aula ser sobre desigualdades e inequaes do 1 grau. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Saber quanto diferenciar desigualdade de inequaes. OBJETIVOS: Reconhecer e diferenciar desigualdades de inequaes.

37

Depois dessa aula o aluno vai ser capaz de resolver uma inequao do 1 grau METODOLOGIA: Aula expositiva atravs de exemplos do livro didtico. Em seguida aplicao de exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 24/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo ministrado nesta aula ser de aplicao de exerccios envolvendo desigualdades e inequaes do 1 grau. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Fixar o aprendizado. OBJETIVOS: Trabalhar com exerccios que envolvam desigualdades de inequaes.

38

Depois dessa aula o aluno vai ser capaz de entender, compreender e desenvolver desigualdades e inequao do 1 grau METODOLOGIA: Aula de carter expositivo e com aplicao de exerccios. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 29/11/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Nesta aula ser desenvolvido um bingo com quatro nmeros, onde o contedo em questo ser ngulo e seus elementos e inequao do 1 grau. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Fixar o aprendizado e desenvolver o contedo estudado. OBJETIVOS: Trabalhar com o bingo envolvendo medidas de ngulos e inequaes do 1 grau.

39

Depois dessa aula o aluno vai ser capaz de interpretar, compreender e desenvolver desigual medidas de ngulos e inequao do 1 grau METODOLOGIA: Aula de carter expositivo atravs de perguntas relacionadas com o contedo programado e com aplicao de exerccios. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, folha de papel, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 01/12/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: Nesta ser elaborado um trabalho valendo nota, constitudo por cinco questes onde os alunos iro trabalhar sistemas de duas equaes do 1 grau com duas variveis, inequaes, noes gerais de ngulos e medidas de ngulos. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver e solucionar as questes dadas. OBJETIVOS:

40

Avaliar a capacidade dos alunos perante os assuntos propostos no trabalho. Depois dessa aula o aluno espera-se que os alunos realmente consigam fixar todos os contedos proposto no trabalho. METODOLOGIA: Trabalho escrito com cinco questes do livro didtico, onde o aluno poder utilizar o livro e o caderno para pesquisa. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 06/12/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo ministrado nesta aula ser sobre razo. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Relacionar nmeros e grandezas atravs de razo. OBJETIVOS: Reconhecer e representar razes.

41

Depois dessa aula o aluno vai ser capaz de comparar quantidades e grandezas atravs de razo e interpretar escalas. METODOLOGIA: Aula de carter expositivo no quadro negro com apresentao de exemplos que envolvam o cotidiano do aluno. Atividade do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

PLANO DE AULA

Instituio de Ensino: E.E.F Joaquim Amncio Bezerra. Professor (a): Francisco Antnio Nogueira de Sousa. Srie: 7 ano Disciplina: Matemtica Turma: nica Turno: Tarde Data: 08/12/2011 Durao da Aula: 100 minutos. Ano:2011

CONTEDO PROGRAMTICO: O contedo abordado nesta aula ser sobre propores e regra de trs simples. COMPETNCIAS E HABILIDADES: Reconhecer e representar propores e regra de trs simples. OBJETIVOS: Identificar uma proporo e aplica regra de trs simples em problemas de grandezas diretamente proporcional.

42

Depois dessa aula o aluno vai ser capaz desenvolver uma proporo e saber utilizar regra de trs simples. METODOLOGIA: Aula de carter expositivo com exemplos do livro didtico e do cotidiano do aluno. E aplicao de exerccios do livro didtico. RECURSOS DIDTICOS: Quadro negro, giz, apagador e o livro didtico. AVALIAO: Atividade com exerccios do livro didtico em sala. Comportamento e participao nas aulas. BIBLIOGRAFIA: Giovanni Jnior, Jos Ruy A conquista da matemtica, 7 ano/Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci. -Ed. Renovada, 2009.

7.3. FOTOS

43

44

Das könnte Ihnen auch gefallen