Sie sind auf Seite 1von 11

A IMPORTNCIA DA APMF NA GESTO DEMOCRTICA DA ESCOLA PBLICA

Autor: Welington Esmerick Belmonte1 Orientador: Ado Aparecido Molina2

RESUMO A base legal da gesto democrtica encontra-se na Constituio Federal de 1988. Ela apresentada como um princpio constitucional no artigo 206,o qual diz que: O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: (...) VI. Gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei. Tal princpio reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN), de 1996, no artigo 3o, inciso VIII: "gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino;". A LDBEN/96 estabelece ainda, a definio das normas da gesto democrtica, no seu artigo 14, assim dispondo: "Os sistemas de ensino definiro as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I. Participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II. Participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes." Cabe, por conseguinte, aos sistemas de ensino (federal, estadual e municipal) regulamentar, com base no exposto na LDBEN, como ser efetivada a gesto democrtica. O princpio da participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico reforado na mesma lei, como incumbncia dos docentes (art. 13, I). Assim, tal prerrogativa se constitui em direito, mas tambm, em dever dos profissionais da educao no exerccio de sua funo. Quanto ao princpio da participao da comunidade escolar e local em conselhos escolares, destaca-se a organizao das instncias colegiadas, tais como: o Conselho Escolar, a Associao de Pais, Mestres e Funcionrios (APMF), o Grmio Estudantil e o Conselho de Classe e, ainda, a eleio direta para diretores. Essas so as formas de participao da comunidade escolar e local no exerccio da gesto democrtica do ensino pblico. Ao fazermos referncia s bases legais da gesto democrtica da educao, cumpre destacar que a mesma no se trata de uma concesso governamental, nem de uma ddiva das mantenedoras de instituies privadas de ensino, pelo contrrio, trata-se de uma conquista histrica de enormes propores, que implica uma filosofia poltica e uma estratgia de ao pedaggica. importante enfatizar, que no basta apenas a existncia de leis que estabelecem a gesto
1

Professor de Educao Fsica da rede pblica de ensino do Estado do Paran, atualmente Diretor do Colgio Estadual Slvio Vidal em Paranava - PR. Graduado em Educao Fsica pela ESEFAP - Escola Superior de Educao Fsica da Alta Paulista de Tup - SP. Psgraduado em Orientao, Superviso e Administrao Escolar pela UNOPAR - Universidade do Norte do Paran de Londrina - PR. 2 Professor do Departamento de Educao da UNESPAR Universidade Estadual Paranaense, Campus de Paranava - PR. Mestre / Doutor (???) em ??? e Orientador do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/PR.

democrtica como um princpio, para que ela se efetive em nosso meio, em nossas relaes. Embora esteja sendo amplamente difundida no meio educacional, a participao da comunidade nesse processo no tem evidenciado compromisso com a construo de uma escola efetivamente democrtica, pblica, gratuita e de qualidade. Diante do exposto, o Projeto de Interveno Pedaggica desenvolveu estudos em grupo sobre a temtica em foco no Projeto, ou seja, a importncia da APMF no contexto da gesto democrtica da escola pblica, visando obter a conscientizao da comunidade escolar acerca da citada importncia da APMF. Realizado durante o segundo semestre de 2011 no Colgio Estadual Slvio Vidal EFMP, do Municpio de Paranava, o Projeto de Interveno Pedaggica teve como pblico alvo a comunidade escolar do Colgio. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados diversos recursos didtico-metodolgicos, tais como: apresentao de slides com o resumo da legislao relacionada ao tema; apresentao de seminrio pelos participantes da interveno pedaggica sobre as trs dimenses da gesto: educacional, escolar e democrtica, visando esclarecer tais dimenses; confeco de cartazes e slides apresentando as concluses do grupo de estudos; apresentao do filme "A Onda" seguido de painel aberto para as discusses e reflexes sobre o mesmo; realizao de um Plano de Ao para a APMF do Colgio visando o ano letivo de 2012 e, por fim, a avaliao dos resultados da implementao do Projeto, bem como a auto-avaliao de cada participante. Como resultado principal da interveno pedaggica destaca-se a postura dos participantes diante dos novos conhecimentos adquiridos. Verificou-se que os mesmos no ignoravam as grandes responsabilidades imputadas APMF, enquanto instncia colegiada co-responsvel pela efetivao da gesto democrtica no nosso Colgio e muito menos as temiam, uma vez que mostraram-se entusiasmados e bastante receptivos s suas importantes incumbncias, sobre as quais passaram a ter amplo conhecimento. Palavras-chave: Escola Pblica; Gesto Democrtica; Associao de Pais, Mestres e Funcionrios.

1 INTRODUO O presente artigo o relato da implementao do Projeto de Interveno Pedaggica PDE/2010 intitulado "A importncia da APMF na gesto democrtica da escola pblica" desenvolvido no segundo semestre do ano letivo de 2011, no decorrer dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro no Colgio Estadual Slvio Vidal - Ensino Fundamental, Mdio e Profissionalizante do Municpio de Paranava. Busca-se, neste artigo, relatar as experincias realizadas e os conhecimentos adquiridos durante a implementao do referido Projeto, bem como os resultados obtidos com o mesmo.

Nas ltimas dcadas, em especial a partir do incio dos anos 80, observou-se no Brasil uma tendncia de democratizao da escola pblica bsica e de popularizao do ensino. A partir dessa democratizao, tem-se buscado mecanismos capazes de promover a partilha do poder entre dirigentes, professores, pais, funcionrios e de facilitar a participao de todos os envolvidos nas tomadas de decises relativas ao exerccio das funes da escola, com vistas realizao de suas finalidades. Tratava-se, portanto, dos primeiros passos rumo gesto democrtica da escola pblica. Sabe-se que, para que ocorra a gesto democrtica na escola pblica, necessria a participao das instncias colegiadas no cotidiano escolar. necessrio, dessa maneira, conhecer esses rgos, suas principais atribuies e proporcionar um debate acerca das contribuies que as instncias colegiadas podem trazer para a melhoria da educao pblica. A anlise das instncias colegiadas da escola deve ter a concepo do projeto poltico-pedaggico, o qual se alicera no princpio da construo coletiva. Assim, a concretizao e o encaminhamento das aes tm como exigncia a compreenso da dimenso coletiva de gesto democrtica. Diante do exposto acima, fcil concluir que o papel das APMFs vai muito alm da simples participao em eventos promocionais, com o intuito de arrecadao de recursos financeiros. Esse, no entanto, tem sido, infelizmente, o principal papel dessa instncia colegiada. Apesar de sua enorme importncia dentro da escola para a realizao da gesto democrtica, essa instncia colegiada nos ltimos anos continua com existncia meramente formal, pouco ou nada avanando em termos de uma efetiva participao dos seus membros. Percebe-se que a participao da comunidade nas instncias colegiadas, dentre as quais se incluem as APMFs, est ocorrendo de maneira a cumprir a legislao simplesmente. As atividades ficam restritas superficialidade que cerca o contexto escolar. Esse cenrio, infelizmente, no diferente do constatado no nosso Colgio Estadual Slvio Vidal. Com o intuito de resgatar o verdadeiro papel da APMF, enquanto instncia colegiada co-responsvel pela qualidade do ensino ofertado no Colgio Estadual Slvio Vidal, foi que surgiu o nosso Projeto de Interveno Pedaggica, a qual relatada neste artigo.

O presente artigo, assim, apresenta inicialmente a fundamentao terica acerca do objeto de estudo (importncia da APMF na gesto democrtica da escola pblica), em seguida, relata a metodologia empregada para a conscientizao da comunidade escolar sobre a importncia da APMF e, finalmente, discute a implementao e os resultados obtidos nos encontros pedaggicos realizados, assim como as concluses a que chegamos.

2 FUNDAMENTAO TERICA (FALTA A FUNDAMENTAO TERICA) Nas sees seguintes do presente artigo, discorremos sobre como se deu a implementao do nosso Projeto de Interveno Pedaggica, bem como os obstculos enfrentados, os resultados obtidos e as concluses a que chegamos.

3 METODOLOGIA A metodologia escolhida para a implementao do projeto de interveno foi a de constituir um grupo de estudo com membros da comunidade escolar, visando a conscientizao acerca da importncia da APMF enquanto instncia colegiada fundamental para a concretizao da gesto democrtica em nosso Colgio. Atravs da implementao da interveno pedaggica, buscou-se conscientizar a comunidade escolar do Colgio Slvio Vidal com o intuito de fazer da APMF uma instncia colegiada organizada e realmente compromissada com a efetivao da gesto democrtica no mbito do nosso Colgio. O Grupo de Trabalho em Rede (GTR) foi um importante aliado nas discusses acerca do Projeto de Interveno e do material didtico a ser utilizado com os participantes do grupo de estudo constitudo durante a implementao do Projeto. Foi a partir dos relatos dos professores participantes do nosso GTR que

fizemos alteraes e adequaes no material didtico para que o mesmo pudesse ser adequadamente utilizado pelos participantes da implementao. Para ter certeza da exequibilidade das atividades do material didtico durante a implementao, solicitamos a alguns professores do GTR, notadamente queles mais comprometidos com o trabalho em rede, que realizassem as tarefas que seriam solicitadas durante a implementao do nosso Projeto de Interveno Pedaggica. Obtivemos respostas muito satisfatrias, uma vez que as atividades propostas foram realizadas a contento e que os professores do GTR nos deram seu testemunho de que as atividades que seriam propostas durante a implementao eram perfeitamente factveis. Houve, entretanto, algumas recomendaes por parte dos professores GTR que realizaram as atividades, sobre alguns aspectos que poderiam ser melhorados. Tais recomendaes foram prontamente atendidas, o que melhorou significativamente a qualidade do material didtico a ser utilizado durante a implementao do Projeto. Com o material didtico testado e aprovado pelos professores GTR pudemos, finalmente, ter a segurana necessria para a apresentao do nosso Projeto de Interveno direo, equipe pedaggica, pais, funcionrios e aos professores do Colgio Estadual Slvio Vidal. A proposta do projeto foi bem recebida e, por sugesto dos presentes apresentao da mesma, decidimos que os encontros da implementao ocorreriam aos sbados, alternadamente, a partir de 13 de agosto com trmino previsto para o dia 17 de novembro de 2011. Tal cronograma foi uma sugesto dos participantes dos encontros da implementao, em um medida necessria para que todos pudessem participar dos mesmos. A realizao dos encontros em sbados alternados, outra sugesto dos participantes, tambm mostrou-se bastante profcua, uma vez que o intervalo de, no mnimo uma semana entre um encontro e outro, um tempo maior para as devidas reflexes acerca da temtica estudada, o que foi muito enriquecedor para a implementao do Projeto.

4 DISCUSSO E ANLISE DOS DADOS Todos os encontros da implementao, em um total de oito, com durao de quatro horas cada um (sempre das 8 s 12 horas), perfazendo um total de trinta e duas horas de estudos e atividades, foram realizados nas dependncias do Colgio Estadual Slvio Vidal - EFMP. O primeiro encontro foi realizado no dia 13 de agosto de 2011. Nesse primeiro encontro foi apresentado o Projeto de Interveno Pedaggica direo, equipe pedaggica, funcionrios, pais e professores, os quais, gentilmente, se fizeram presentes, em grande nmero, para ouvir a apresentao do Projeto. Com o intuito de melhor esclarecer os objetivos da nossa proposta de interveno pedaggica e dirimir quaisquer dvidas acerca da mesma, realizamos uma breve apresentao dos objetivos do projeto de interveno, o qual foi bem aceito pelos presentes ao encontro. Aps a referida apresentao, realizamos a inscrio dos professores, pais, funcionrios e membros da equipe pedaggica, os quais manifestaram grande interesse pelo curso a ser ministrado no decorrer da nossa interveno pedaggica. No segundo encontro, realizado no dia 10 de setembro de 2011, contando com a presena de todos os doze participantes inscritos, iniciamos com o estudo em grupo acerca da base legal da gesto educacional, da gesto escolar e da gesto democrtica da escola pblica, atravs do estudo da legislao pertinente ao assunto: Constituio Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN 9.394/96) e Plano Nacional de Educao, Lei no 10.172/2001. Em seguida, abordamos as trs dimenses (formas) de gesto citadas acima, esclarecendo o alcance de cada dimenso e ressaltando suas respectivas particularidades. Dando continuidade ao segundo encontro, utilizamos uma apresentao de slides com o intuito de resumir a legislao relacionada ao tema em estudo (as trs dimenses da gesto). Para finalizar as atividades do segundo encontro, efetivamente o primeiro com atividades pedaggicas, os participantes foram orientados na preparao dos materiais a serem utilizados no seminrio sobre as dimenses da gesto, o qual seria apresentado no prximo encontro, a ser realizado no dia 01 de outubro de 2011.

O terceiro encontro, realizado no dia 01 de outubro de 2011, com a presena de onze dos doze participantes da implementao, iniciou-se, no sala de udio e vdeo do Colgio, com a apresentao do seminrio sobre as trs dimenses da gesto: educacional, escolar e democrtica. No referido seminrio buscamos o esclarecimento acerca das formas de gesto, visando entender, historicamente, essas expresses to recorrentes em nosso meio, assim como a importncia de cada uma delas na organizao e na execuo das polticas pblicas para a educao. O quarto encontro realizou-se no dia 06 de outubro de 2011, com a presena de dez dos doze participantes da implementao. Iniciamos as atividades desse encontro com um estudo em grupo sobre o histrico da criao da APMF no Estado do Paran, sua importncia na rotina escolar e as perspectivas no horizonte das APMFs em nosso Estado, assim como em nosso Colgio. Naquele encontro buscamos traar um breve histrico da organizao e da participao comunitrias nas escolas pblicas paranaenses, uma vez que, acreditvamos que era necessrio conhecer o passado para compreender o presente e, assim, posicionar-se com relao ao futuro, resgatando-se, portanto, a identidade da instncia colegiada objeto de estudo da nossa interveno pedaggica. Dando continuidade programao do encontro, os participantes passaram confeco de material didtico cartazes e apresentao de slides resumindo as concluses do grupo acerca do estudo realizado. O quinto encontro, com a presena de todos os doze participantes, iniciou-se na sala de udio e vdeo do Colgio, com a exposio do material confeccionado no encontro anterior e os participantes realizando a anlise do grupo sobre o material produzido. Questionamos os participantes a respeito das concluses a que chegaram a respeito do papel da APMF e do seu carter poltico-pedaggico, uma vez que somente atravs do conhecimento do processo histrico da constituio da APMF que podemos recompor o seu verdadeiro papel de instncia colegiada, concretizando o seu carter poltico, voltado efetivao da qualidade do ensino pblico e rompendo-se com o carter assistencialista que lhe foi historicamente atribudo. Assim o fizemos, pois acreditvamos que tal conhecimento certamente embasaria as futuras aes dos representantes que compem este colegiado no

Colgio

Slvio

Vidal,

fim

de

que

os

mesmos

pudessem

efetivar

opo poltico-pedaggica da nossa APMF por uma educao pblica de qualidade para todos. No sexto encontro, realizado no dia 29 de outubro de 2011 com a presena de dez dos doze participantes da implementao, apresentamos o filme "A onda" (Die Welle) do diretor alemo, Dennis Gansel. Aps a exibio do filme abriu-se um painel para as discusses e reflexes sobre o mesmo, proporcionando aos participantes da implementao reflexes significativas sobre o filme, enfatizando-se a importncia do planejamento. Em seguida props-se um estudo em grupo acerca do planejamento participativo e da gesto democrtica no Colgio Slvio Vidal, destacando-se a importncia da APMF para a concretizao da gesto democrtica em nosso Colgio. Com o trmino dessa atividade, deu-se por encerrado o encontro. No stimo encontro, realizado no dia 12 de novembro de 2011, tivemos a presena de todos os doze participantes da implementao. Nesse penltimo encontro da nossa implementao fizemos uma explanao sobre a APMF e sobre como seu Plano de Ao deveria manter uma estreita relao com o Projeto Poltico-Pedaggico e o Regimento Escolar do Colgio. Aps essa explanao, pedimos aos participantes que, coletivamente, escrevessem um plano de ao para a APMF do Colgio visando o ano letivo de 2012, em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico e o Regimento Escolar do nosso estabelecimento de ensino. Com essa ao, pretendamos fazer com que os participantes, a maioria j integrante da APMF do Colgio, soubessem da importncia de se planejar coletivamente as aes, com todo o grupo assumindo o nus da concretizao das aes discutidas e planejadas por todos. No oitavo e ltimo encontro, realizado no dia 17 de novembro de 2011, com a presena de onze dos doze participantes da implementao, realizamos a avaliao dos resultados da implementao com a auto-avaliao de cada participante. Aps a fala de cada participante, o professor PDE agradeceu a grande participao de todos e procedeu as suas consideraes finais. Logo em seguida s consideraes finais do professor PDE, houve um momento de descontrao atravs de uma pequena confraternizao entre todos os participantes com a realizao de coquetel, no qual foram servidos docinhos, salgadinhos e refrigerantes. Aps o trmino do referido coquetel, novamente o professor PDE

agradeceu a presena de todos e deu por encerrada a implementao do seu Projeto de Interveno Pedaggica - PDE 2010.

5 CONSIDERAES FINAIS Ao trmino da implementao do nosso Projeto de Interveno Pedaggica podemos avaliar que a mesma foi bastante satisfatria. A constatao de alguns fatos podem comprovar tal afirmao. Em primeiro lugar citamos o fato de que, apesar de os encontros da implementao terem sido realizados aos sbados de manh, a presena dos participantes ficou prxima aos 100%. De um total de oitenta e quatro presenas possveis doze participantes em sete encontros com atividades, excetuando-se o primeiro, o qual serviu para a apresentao da proposta e inscrio dos participantes houve apenas seis faltas, ou seja, algo em torno de sete por cento, comprovando-se, portanto, a alta adeso e o compromisso dos participantes em relao proposta. Outro ponto a ser destacado o fato de que, em nenhum momento da implementao, os professores participantes deixaram de realizar as atividades propostas, comprovando a exequibilidade das mesmas e a sua perfeita adequao s expectativas e aos anseios dos participantes da implementao da nossa interveno pedaggica. Finalmente, destacamos como principal resultado da nossa interveno pedaggica, a mudana de postura dos professores participantes diante da temtica abordada. Antes da implementao acreditvamos piamente, pelas conversas que mantnhamos com membros da APMF do Colgio e diversos componentes da comunidade escolar, que os mesmos no davam a devida importncia APMF devido, principalmente, ao total desconhecimento acerca do real papel dessa instncia colegiada e do poder que a mesma possui em decises vitais para o nosso Colgio. Aps a implementao, a qual, na verdade tratou-se de um grande trabalho de convencimento, constatamos que, na verdade, o grande obstculo a ser superado era o medo da comunidade escolar de assumir um compromisso e, ao mesmo tempo, o total descrdito da APMF enquanto instncia colegiada capaz de

realizaes efetivas. Eis, portanto, no nosso entendimento, o grande mrito da interveno pedaggica: a quebra desse paradigma. A partir da concluso da nossa implementao, verificamos que aqueles mesmos professores, funcionrios e pais que outrora ignoravam ou fugiam dos compromissos da gesto colegiada, agora mostravam-se entusiasmados e bastante receptivos mesma, uma vez que estavam finalmente libertos dos receios que os encarceravam. No consideramos conclusos, no entanto, as discusses e os encaminhamentos para obtermos uma gesto democrtica no nosso Colgio, apesar dos excelentes resultados alcanados com a nossa interveno pedaggica, uma vez que a gesto democrtica no vir apenas com a APMF atuante, no entanto, consideramos um grande avano a mudana de postura dos seus componentes e acreditamos que essa nova mentalidade contribuir para o fortalecimento das demais instncias colegiadas: Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grmio Estudantil. Concluindo estas consideraes finais, reiteramos a importncia da APMF para a gesto democrtica da escola pblica. Neste sentido, consideramos plenamente atingido o principal objetivo da interveno pedaggica relatada neste artigo, a saber: despertar o interesse e o compromisso da comunidade escolar com relao APMF do nosso Colgio, demonstrando que a referida instncia colegiada pode colaborar decisivamente para o sucesso da atividade principal e razo de ser do nosso Colgio, ou seja, a educao de qualidade compromissada com a justia social.

REFERNCIAS BRANDO, C. F. PNE passo a passo. So Paulo: Avercamp, 2006. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. ______. Ministrio da Educao. Lei 9.394/96 - Lei de diretrizes e bases da educao nacional. Braslia: MEC, 1996a.

______. Ministrio da Educao. Lei 9.424/96 - Lei do fundo de manuteno e desenvolvimento do ensino fundamental e valorizao do magistrio (FUNDEF). Braslia: MEC, 1996b. ______. Ministrio da Educao. Lei 11.494/07 - Lei do fundo de manuteno e desenvolvimento da educao bsica e de valorizao dos profissionais da educao. Braslia: MEC, 2006. ______. Lei 10.172/01 - Plano nacional de educao. Braslia: MEC, 2001. CALDERON, A.; MARIM, V. Participao popular: a escola como alvo do terceiro setor. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CURY, C. R. J. Legislao educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LIBNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. So Paulo: Cortez, 2003. LCK, H. Gesto educacional: uma questo paradigmtica. Srie: Cadernos de Gesto. V. 1. Petrpolis RJ: Vozes, 2006. ______. Concepes e processos democrticos de gesto educacional. Srie: Cadernos de Gesto. V. 2. Petrpolis RJ: Vozes, 2006. PARO, V. H. Gesto democrtica da escola pblica. So Paulo: tica, 2005. PERRONI, V. Poltica educacional e papel do Estado. So Paulo: Xam, 2003. SANDER, B. Gesto educacional: concepes em disputa. In: Retratos da Escola. V. 3. N.4, jan /jun. Braslia: 2009. SAVIANI, D. A nova Lei da Educao: LDB (trajetrias, limites e perspectivas). Campinas: Autores Associados, 1998. SAVIANI, D. O legado educacional do sculo XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Poltica educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. SOUZA, A. R. de; GOUVEIA, A. B.; SILVA, M. R.; SCHWENDLER, S. F. Gesto da escola pblica. Caderno 1. Curitiba: UFPR, 2005. VIEIRA, S. L. Educao e gesto: extraindo significados da base legal. In: LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P. (Orgs). Gesto escolar democrtica: concepes e vivncias. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen