Sie sind auf Seite 1von 20

Administrao Financeira e Oramentria

ESTRUTURA DO CAPITAL

Estrutura de Capital
A estrutura de capital de uma empresa refere-se composio de suas fontes de financiamento a longo prazo, oriundas de capitais de terceiros (exigvel) e de capitais prprios (patrimnio lquido). Diferentes setores de atividade e, inclusive, diferentes empresas dentro do mesmo segmento de negcios podem apresentar estruturas financeiras diferenciadas.

Estrutura tima de Capital


O conceito de estrutura tima de capital vincula-se proporo de recursos prprios e de terceiros a ser mantida por uma empresa que leva maximizao da riqueza de seus acionistas. Ainda no existe uma posio totalmente definida sobre esse assunto, porm, podem ser identificadas duas grandes linhas de pensamento: a convencional e a proposta defendida por Modigliani e Miller.

Teoria Convencional
Admite que, mediante uma combinao adequada de suas fontes de financiamento, uma empresa possa definir um valor mnimo para seu custo total de capital. Em outras palavras, possvel uma empresa alcanar estrutura tima de capital, na qual minimizaria seu custo de capital e maximizaria a riqueza de seus acionistas.

Teoria de Modigliani Miller (MM)


Modigliani e Miller apregoam que num mundo hipoteticamente sem impostos, o custo total de capital de uma empresa independente de sua estrutura de capital. O que define efetivamente o valor (e a atratividade) de um investimento a sua rentabilidade e, tambm, o risco associado deciso, e no a forma como financiado.

Por que Usar Capital Prprio Quando o Capital de Terceiros Mais Barato
Em geral, uma empresa pode escolher o quociente de endividamento (P/PL) que desejar. Pode emitir aes, debntures conversveis em aes e reter lucros. Por outro lado, pode tambm negociar com diferentes nveis de emprstimos e financiamentos, contratar leasing, e assim por diante.

Por que Usar Capital Prprio Quando o Capital de Terceiros Mais Barato
O capital prprio considerado um investimento de risco, arcando os seus provedores com todo o resultado residual da empresa. Eventual insucesso na gesto dos negcios repercute direta e negativamente sobre os rendimentos dos acionistas, no se estendendo sobre a remunerao dos credores. Um passivo oneroso constitui-se numa obrigao contratual com encargos e desembolsos financeiros previamente estabelecidos entre as partes, e a obrigao de seu desembolso no se vincula geralmente ao sucesso da empresa.

Por que Usar Capital Prprio Quando o Capital de Terceiros Mais Barato
No h uma frmula conclusiva e definitiva sobre como avaliar a relao tima entre capital prprio e de terceiros, no entanto: -as empresas normalmente procuram no se afastar muito do padro de endividamento do setor; -empresas com maiores incertezas em relao a seus resultados operacionais tendem a demandar maiores participaes de recursos prprios para financiar suas atividades.

Mercado Eficiente
Aquele no qual os preos refletem as informaes disponveis e apresentam grande sensibilidade a novos dados, ajustando-se rapidamente a outros ambientes. Os preos no devem ser tendenciosos. Nenhum participante sozinho tem capacidade de influenciar os preos nas negociaes. Constitudo de investidores racionais. Informaes disponveis, gratuitas e instantneas. Inexistncia de racionamento de capital. Os ativos so divisveis e negociveis sem restries. Expectativas dos investidores homogneas.

Mercado Eficiente
Rapidez na execuo das ordens de compra e venda num ambiente organizado. Elevado nmero de participantes envolvidos na negociao de aes. Disseminao das informaes das empresas, muitas vezes analisadas por especialistas. Os retornos oferecidos pelos diversos investimentos devem remunerar seu risco, com viso de longo prazo. Imperfeies: - Estimativas no homogneas dos investidores; - No todos os investidores so racionais; -O mercado sofre influncias de polticas econmicas.

Financiamento por Meio de Recursos Prprios


O financiamento de uma empresa por meio de recursos prprios pode desenvolver-se pela reteno de seus resultados lquidos e, principalmente, pela integralizao de novas aes.

Financiamento por Meio de Recursos Prprios


O processo de integralizao de novas aes (ordinrias ou preferenciais), que se desenvolve dentro do segmento acionrio do mercado de capitais, obedece a este fluxo seqencial de atividades:
Empresa Emitente de Novas Aes Instituio Financeira No Bancria Intermediadora da Operao Colocao Inicial: Mercado Primrio Renegociao das Aes: Mercado Secundrio

Por que Investir em Aes ?


A deciso de investir em aes deve ser precedida de uma anlise das expectativas dos rendimentos a serem auferidos ao longo do prazo de permanncia em determinada posio acionria e, tambm, da valorizao que possa verificar-se nesses valores mobilirios. Na verdade, a principal tarefa de um investidor centra-se na avaliao do retorno esperado de seu capital aplicado, o qual dever ser condizente com o risco assumido.

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


As principais modalidades de financiamentos a longo prazo, recursos de terceiros e disponveis mercado de capitais, podem ser acordo com os seguintes tipos: emprstimos e praticadas com s empresas no classificadas de

Emprstimos e financiamentos diretos; Repasses de recursos internos; Repasses de recursos externos; Subscrio de debntures; Arrendamento mercantil (leasing).

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Emprstimos e Financiamentos Referem-se s operaes de captao de recursos processadas diretamente por uma empresa nas instituies financeiras (bancrias ou no) componentes do mercado de capitais. Por exemplo: a colocao de Certificados de Depsitos Bancrios, por parte dos Bancos de Investimento, visa suprir o financiamento de capital de giro que essas instituies financeiras no bancrias promovem no mercado.

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Repasses de Recursos Internos Identificam os recursos oficiais alocados para o financiamento de atividades consideradas como de interesse econmico nacional. Essa forma de financiamento assume grande destaque no Brasil, dado o precrio nvel de captao da poupana privada voluntria. Os fundos oficiais internos apresentam normalmente baixos custos aos tomadores (em geral, as taxas de juros so inferiores s praticadas no mercado) e provm, basicamente, de dotaes oramentrias da Unio, da poupana compulsria (PIS, COFINS etc), de incentivos fiscais e de captaes processadas no exterior.

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Repasses de Recursos Externos So poupanas captadas no exterior, por instituies financeiras nacionais, e, a seguir, repassadas no mercado interno para as vrias empresas interessadas.
Banco Estrangeiro Emprestador dos Recursos Banco Nacional Captador e Repassador dos Recursos Externos Empresa Nacional Financiada

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Subscrio de Debntures As debntures so ttulos privados de crdito, emitidos exclusivamente por companhias de capital aberto e colocadas no mercado disposio de investidores interessados. A autorizao de emitir esses valores, assim como a definio de suas principais caractersticas (prazo de resgate, rendimentos previstos e forma de pagamento etc) so de competncia da assemblia de acionistas da empresa, respeitada a legislao em vigor.

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Subscrio de Debntures As debntures podem ser do tipo simples, as quais somente podem ser resgatadas em dinheiro, e conversveis em aes, as quais permitem que o debenturista, por ocasio do resgate, possa converter o montante acumulado em aes da empresa. As debntures ainda podem ter seus juros renegociados. Na hiptese de no se alcanar um acordo com a empresa, o debenturista poder exigir o resgate de sua aplicao, incidindo rendimentos somente at a data de sua sada.

Financiamento por Meio de Recursos de Terceiros


Arrendamento Mercantil (Leasing) Permitem que uma empresa se utilize de determinado ativo mediante o estabelecimento de um contrato de aluguel com a instituio arrendadora. Ao final do contrato, podero ocorrer as seguintes opes para a empresa arrendatria: -renovao do contrato com ou sem substituio do bem arrendado; -Devoluo do bem arrendadora; ou -Aquisio do bem por um preo previamente fixado (definido como valor residual garantido).

Das könnte Ihnen auch gefallen