Sie sind auf Seite 1von 14

GISELA B.

TASCHNER

GISELA B. TASCHNER sociloga e professora da FGV-SP.

dernidade, sobre a vida nas sociedades capitalistas ocidentais contemporneas. Introduzido no debate h mais de uma dcada, entrou na moda, saiu de moda, e at hoje no h consenso sobre ele ou sobre sua utilidade: a psmodernidade aparece ora como um momento que sucede modernidade, ora como um momento que se contrape a ela, ora como um evento que, como tal, rompe com ela e seu quadro referencial, o que evidentemente implica significados distintos. Nos casos em que aparece como momento, a

conceito de ps-modernismo, assentado no campo das artes, tem gerado mais confuses do que esclarecimentos ao passar a ser utilizado nas cincias sociais, junto com seu correlato ps-mo-

Verso preliminar deste trabalho foi apresentada no XVII Encontro Anual da Anpocs, Caxambu (MG), 22-25 de outubro de 1993.

ERN

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

PS-

A ps-modernidade e a sociologia

periodizao por ele envolvida cambiante tambm: o que para uns ps-modernidade, para outros apenas alta modernidade e a ps-modernidade no passa de uma possibilidade no horizonte.

MOD

O objetivo deste artigo sem ter qualquer pretenso de esgotar o assunto ou mesmo a histria do conceito tentar recapturar e analisar alguns dos principais sentidos em que esse conceito (ou ser noo?) vem sendo utilizado em diferentes linhas de anlise da sociedade, bem como e principalmente a problemtica que ele envolve, de forma a facilitar o debate sobre o assunto, incluindo-se a a questo da contraposio entre uma sociologia ps-moderna (que a rigor nem poderia ser uma sociologia) e uma sociologia da ps-modernidade. O impacto que o Brasil vem sofrendo de transformaes no cenrio internacional contemporneo e a visibilidade aqui adquirida, particularmente nos anos 90, por caractersticas que tm sido definidas, de acordo com alguns enfoques, como ps-modernas, colocam na ordem do dia um trabalho desse tipo.

PS-MODERNIDADE E MODERNIDADE
A ps-modernidade tem como referncia ou contraponto a modernidade. A origem do termo moderno remonta, por sua vez, ao sculo V (modernus, em latim); ele servia para diferenciar o (ento) presente cristo da era passada pag. J o debate contemporneo sobre a ps-modernidade vem da percepo de que estamos vivendo uma srie de mudanas que nos afetam direta e indiretamente, e que preciso entender ainda que no se tenha chegado a um acordo claro sobre o significado e impacto de cada uma ou do conjunto delas sobre a vida social.

NID

ADE

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

1 D. Bell, The Coming of Post Industrial Society: a Venture in Social Forecasting, New York, Basic Books, 1973. 2 Cf. B. Smart, Modernity, Postmodernity and the Present, in Bryan S. Turner (ed.), Theories of Modernity and Postmodernity, London, Sage, 1990 (Reprinted 1991), pp. 14-5. 3 M. Featherstone, In Pursuit of the Postmodern, in Theory, Culture and Society, 5 (2-3), junho de 1988, p. 197. 4 K. Marx e F. Engels, Manifesto, parte burgueses e proletrios. 5 E. Durkheim, De la Division du Travail Social, Paris, PUF, 1930 (tiragem 1986).

Entre os precursores desse debate poderamos destacar Daniel Bell, com a noo de sociedade ps-industrial (1) e a nfase que a informao e o conhecimento ganham no campo enquadrado por tal noo; ou seja, a percepo dessas mudanas aparece inicialmente na contraposio entre sociedade industrial e sociedade ps-industrial. A base dessa contraposio que teoricamente um tanto nebulosa diz respeito s mudanas ocorridas na vida socioeconmica, que se associam ou mesmo derivam de alteraes nas foras produtivas, em funo de inovaes tecnolgicas, que levaram ao desenvolvimento de uma information society. A distino entre modernidade e psmodernidade, mais nebulosa ainda, passou a ser usada com referncia a mudanas nas dimenses social, cultural e poltica, deslocando do centro da cena o par sociedade industrial/sociedade ps-industrial. H uma relao tambm entre esses dois pares de noes, mas ela est ainda por ser estabelecida (2). Uma das dificuldades para a definio desse par (moderno/ps-moderno), conforme notou Featherstone em 1988, que, se o prefixo ps significa aquilo que vem depois, um corte ou ruptura com o moderno, que definido em contraposio a ele, o termo ps-modernismo est baseado mais fortemente em uma negao do moderno, um abandono, uma ruptura ou mudana para longe dos traos definidores do moderno, com a nfase firme no sentido de afastamento em relao ao moderno; e o problema era ns estarmos apenas no limiar dessa mudana e no em uma posio de olhar o ps-moderno como uma positividade inteiramente amadurecida, passvel de ser definida compreensivamente em funo de si prpria (3) e no em relao ao que no . Se isso nos remete a pensar a ps-modernidade em relao modernidade, preciso ento tentar entender essa ltima, pelo menos aquilo que seu ncleo, aquilo que lhe central, para que se possa ento cogitar de suas fronteiras e daquilo que se lhe contrape.

A modernidade dos clssicos


No registro clssico, a modernidade vista como inaugurando uma nova temporalidade. Em Marx, sobretudo no Manifesto, isso fica muito claro, quando diz: A burguesia s pode existir com a condio de revolucionar incessantemente os instrumentos de produo, por conseguinte as relaes de produo, e, com isso, todas as relaes sociais. [] Essa revoluo contnua da produo, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitao permanente e essa falta de segurana distinguem a poca burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relaes sociais antigas e cristalizadas, com seu cotejo de concepes e de idias secularmente veneradas; as relaes que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificarem. Tudo o que era slido e estvel se esfuma, tudo o que era sagrado profanado, e os homens so obrigados, finalmente, a encarar com serenidade suas condies de existncia e suas relaes recprocas (4). A nova temporalidade, por sua vez, inerente ao desenvolvimento dessa sociedade auto-referenciada no tempo, que a sociedade burguesa. O que nuclear a essa sociedade? Como ela foi caracterizada? Quais seus traos mais importantes? Correndo o risco do excesso de simplificaes e permanecendo ainda no registro clssico, vemos que essa sociedade moderna foi pensada, por exemplo, por Durkheim, como caracterizada por uma nova forma de solidariedade orgnica em relao ao passado (solidariedade mecnica), decorrente de um processo de diviso do trabalho social (5). Ainda que sua concepo de totalidade social, inspirada na biologia, fosse a de um todo harmnico e funcional, a Durkheim no escaparam problemas trazidos com a modernidade: de alguns tipos de suicdio a enfrentamentos de classe, havia formas de

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

comportamento que mostravam a dificuldade de se realizar a solidariedade orgnica, que se ancorava na complementaridade, mas era fruto da diferenciao, a qual, por sua vez, poderia tambm ter efeitos patolgicos, disruptivos e disfuncionais ao todo social (6). A diferenciao do mundo social est presente tambm na teoria sociolgica alem do fim do sculo XIX e incio do XX, em que a modernidade aparece contrastada ordem tradicional atravs da progressiva racionalizao econmica e administrativa. Em Weber talvez os traos mais tpicos de desenvolvimento da modernidade sejam o desencantamento e a racionalidade (7). a partir dessa perspectiva que ele desenvolve seu trabalho sobre o capitalismo. O desenvolvimento do Estado moderno, o monoplio da violncia legtima sobre um determinado territrio, a dominao racional, com base em um quadro administrativo burocrtico no topo do qual h sempre um no-burocrata tpico, a burocracia como princpio organizacional na esfera privada tambm (a da empresa), so alguns dos conceitos e processos-chave com que Weber nos ajuda a entender a modernidade e a jaula de ferro que, a seu ver, ela se tornou. Em Marx, a modernidade construda a partir de conceitos como modo de produo, mercadoria, capital, classes, articulados em uma viso de totalidade social cindida, que se articula na Histria atravs de contradies entre as classes polares geradas pelas relaes de produo capitalista. A diferenciao (assim como suas conseqncias) aparece aqui tambm, no desenvolvimento dessas relaes, atravs da subordinao no s formal, mas tambm real, do trabalho ao capital, a qual, junto com o crescimento das empresas e de seus mercados, vai formando uma sociedade burguesa e um modo especificamente capitalista de produo (8). O socialismo cientfico emerge no horizonte como a utopia no sentido mannheimiano (9) do termo que pode superar as contradies e problemas dessa sociedade.

A modernidade contempornea
Sem pretenso de esquecer as diferenas entre os clssicos, pode-se dizer que eles, cada um a seu modo, e tendo por base distintos paradigmas (10), nos ajudam a entender a sociedade moderna. Ao menos no chamado Primeiro Mundo, uma sociedade de produo industrial rgida e em srie, de produtos padronizados; a produo se faz num padro taylorista-fordista (separao entre mo e crebro) que criou um trabalhador parcial (depois operrio industrial) alienado e fragmentou a figura do capitalista em uma srie de ordens de servio emanadas de uma gerncia cientfica, onde o trabalho intelectual tambm dividido, entre especialistas, numa organizao com estrutura burocrtica. A essa estrutura produtiva correspondeu o desenvolvimento de um mercado de massas e de estilos de vida relativamente padronizados dentro de cada classe. A organizao comercial cresceu para tentar agilizar o que Marx denominou de o processo de realizao do valor. Como contrapartida, aps a revoluo industrial, transformou-se a estrutura urbana: a reforma de Hausmann em Paris um exemplo que, sob esse ponto de vista, transformou a cidade em um centro comercial, ao criar uma estrutura que facilitava a circulao de pessoas e mercadorias; nessa nova estrutura urbana, as lojas de departamentos (11) (e, bem depois, os shopping centers) ganharam grande realce, embalando as recmnascidas tcnicas de seduo dos possveis consumidores. O desenvolvimento do marketing e da propaganda ajudava a reduzir o gargalo que se formava na realizao do valor, no processo de reproduo ampliada do capital (no sentido desse conceito em Marx) (12). Passou-se a buscar um homem mdio como alvo para consumir uma produo de bens de consumo padronizados; e na esteira da publicidade, desenvolveu-se uma cultura de massas. Segundo Morin (13), seria uma cultura pensada em termos mais

6 Idem, Le Suicide, Paris, PUF, 1930 (tiragem de 1986); De la Division du Travail Social, op. cit., ltima parte. 7 A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, trad. port. da ed. de 1947 do original alemo (1a ed. alem, 1904/ 1905), So Paulo, Pioneira, 1967; Economia y Sociedad., trad. esp. Mexico, FCE,1969 (1a ed. Alem, 1922). 8 Marx mostra isso conceitualmente em: O Capital, Livro I, captulo 6 indito (trad. port., So Paulo, Livraria Editora Cincias Humanas, 1978); em O Capital, Livro I, caps. 11,12 e 13 (trad. port. da 4a ed. alem, de 1890, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1968), mostra enquanto processo histrico. 9 K. Mannheim, Ideologia y Utopia, trad. esp. da verso inglesa de 1954, Madrid, Aguilar, 1966. 10 No sentido atribudo a esse termo por Thomas S. Kuhn: A Estrutura das Revolues Cientficas, trad. port. da edio americana de 1969, So Paulo, Perspectiva, 1991 (1a edio americana 1962, University of Chicago Press). 11 W. Leach, Land of Desire, New York, Vintage, Random House, 1994 (1a ed. 1993). 12 Cf. O Capital, op. cit., Livro 2 . 13 E. Morin,Cultura de Massas no Sculo XX o Esprito do Tempo, trad. port. do original francs de 1962, Rio de Janeiro e So Paulo, Forense, 1969.

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

14 Estou tomando o termo forma no sentido em que G. Lukcs o define em LAme et les Formes (trad. francesa da ed. alem de 1971, que retoma a ed. original alem de 1911, Paris, Gallimard, 1974) como algo irredutvel: a melhor maneira de expressar um contedo determinado. 15 T. W. Adorno, A Indstria Cultural, in Gabriel Cohn (org.), Comunicao e Indstria Cultural, So Paulo, Nacional/ USP, 1971. 16 S. Lash and J. Urry, The End of Organized Capitalism London, Polity Press, 1987, esp. pp. 300 e segs.

antropolgicos que se colocaria entre a cultura erudita e a popular j existentes; cosmopolita e de vocao internacional, a primeira cultura que consegue atravessar as antigas barreiras entre as classes. Os frankfurtianos sequer aceitam o termo cultura de massa, pois no se trata de algo feito pelas classes populares (a massa) nem muito menos de uma cultura. Da terem cunhado a expresso indstria cultural para designar esse fenmeno que remonta ao passado, mas que aparece plenamente configurado apenas aps o final da Segunda Guerra Mundial. Para Adorno, a cultura pensada dentro da tradio filosfica alem e, nesses termos, ela se caracteriza por ser crtica, pela possibilidade de pr a realidade a nu e de apontar para mais alm. No isso o que caracteriza os produtos da indstria cultural. Ao contrrio, tendo frmulas no lugar da forma (14), e sendo feitos segundo a mesma lgica que comanda a produo das demais mercadorias no capitalismo contemporneo (ou monopolista, ou maduro, dependendo do referencial terico), os produtos da indstria cultural no so nem regras para uma vida feliz nem um novo poema moral, mas aquilo que tem por trs de si os mais grados interesses (15). Os produtos da indstria cultural apresentam apenas a aparncia do real. Operam como um rudo da realidade. E junto com a publicidade ajudam a reproduzir essa sociedade no s porque a publicidade e as mensagens da indstria cultural por ela patrocinadas ajudam a vender outras mercadorias, mas tambm porque ajudam a propagar uma viso de mundo coerente com a manuteno dessa sociedade. Para Adorno, como se sabe, a indstria cultural apenas a ponta de um iceberg, que a sociedade administrada. Nela vivese o processo de socializao total. No h mais um sujeito que a possa ou queira transformar. O mal-estar de Adorno, e no s dele, dos marxistas todos, decorre, no fundo, de uma espcie de aposta no proletariado como sujeito de transformao histrica, que no foi bem-sucedida; pelo menos,

o que passou a parecer na segunda metade do sculo XX. A alienao do trabalho prolongou-se no lazer, no consumo desenfreado, na vida quotidiana das sociedades de massas. Uma classe operria acomodada em meio a valores de classes mdias em expanso frustrou as expectativas de que realizaria a misso histrica que dela se esperava. Em tal trajetria, a anlise social, antes focada na produo, foi impelida para a dimenso da reproduo e por meio desse caminho tem trazido tona a discusso dos limites ou fronteiras da modernidade.

VISES DA PS-MODERNIDADE
Nos anos 80, por exemplo, Lash e Urry analisam o processo de modernizao em cinco pases capitalistas diferentes no chamado Primeiro Mundo (Inglaterra, Frana, Alemanha, Sucia e EUA) e detectam, para alm das diferenas, a presena de trs ordens de mudana em curso em todos eles: a internacionalizao (econmica, financeira, de estruturas estatais, de modos de lazer e cultura); a descentralizao de uma srie de processos (da indstria, da populao urbana, de tudo o que era de massas, com nfase crescente no que de mbito local); o aumento em tamanho e efetividade da classe de servios (16). Mas a proliferao de teorias sobre a ps-modernidade remonta aos anos 70. Baudrillard, um dos autores mais ligados temtica da ps-modernidade, comea a usar o termo ps-moderno apenas a partir dos anos 80, mas em seus trabalhos anteriores j se encontram diversos temas ligados mdia, sociedade de consumo e proliferao de signos que a caracteriza, que reaparecem no contexto da discusso que faz posteriormente da psmodernidade. Nesse sentido, seus textos de meados dos anos 70 em diante tambm merecem ser considerados, no que dizem respeito ao desenvolvimento de sua perspectiva ps-moderna.

10

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

O fim do social
O eixo do trabalho de Baudrillard est na reproduo da totalidade social (e no na produo). Sua anlise diz respeito ao fim da era da modernidade, dominada pela produo e pelo capitalismo industrial, e caracterizada pela tecnologia industrial e pela exploso da mercantilizao; e ao advento da era de uma ps-modernidade psindustrial, constituda por novas formas de tecnologia, cultura e sociedade; nessa nova era, tornam-se centrais as simulaes e uma hiper-realidade, com a imploso de todas as fronteiras e distines entre alta e baixa cultura, aparncia e realidade e qualquer outra oposio binria mantida pela filosofia e teoria social tradicionais (17). Esse processo tem como contrapartida o fim de todas as positividades, dos grandes referentes e das finalidades da teoria social prvia: o real, o significado, a histria, o poder, a revoluo e at o prprio social (18). Assim, enquanto a modernidade poderia ser caracterizada como um processo de racionalizao e diferenciao crescentes de esferas da vida, com tendncia fragmentao social e alienao, a ps-modernidade poderia ser interpretada como um processo de de-diferenciao (19), ou seja, como um processo que tende imploso de fronteiras entre dimenses ou aspectos da vida social previamente diferenciados. Essa imploso de fronteiras tambm, em Baudrillard , uma imploso do social como um todo. A de-diferenciao e a imploso do social talvez fiquem mais claras quando se leva em conta seu trabalho de 1983 Sombra das Maiorias Silenciosas (20). Quem a maioria silenciosa? As massas, responde ele j no incio do texto, quando afirma que todo o confuso amontoado do social se move em torno desse referente esponjoso, dessa realidade ao mesmo tempo opaca e translcida, desse nada: as massas (21). As massas so vistas como neutras, no sentido que tem esta palavra, a saber, ne uter (nem um nem outro); e como um buraco negro, que absorve tudo e no reflete nada. Elas no refletem o social. Ao contrrio, o espelho do social

que nelas se despedaa (22). A existncia dessas massas responde tambm pelo abismo do sentido que caracteriza a sociedade atual. A perda ou o vcuo de significado a que esse autor se refere exige trazer tona um outro componente desse quadro: a falta de profundidade. Em um artigo de 1984, ele compara a modernidade e a ps-modernidade, vendo a primeira como um processo de desencantamento do mundo, que marcado pela destruio das aparncias, e a segunda como um processo de destruio dos significados. Essa idia pode tornar-se mais explcita, conforme Kellner, se se considerar a modernidade como um momento em que reinaram Marx e Freud, em que a poltica, a cultura e a vida social eram interpretadas como epifenmenos da economia, ou tudo era interpretado em termos do desejo e do inconsciente. Essas interpretaes usavam modelos de profundidade para tentar trazer tona o que estava escondido por detrs do aparente. A modernidade, nesse sentido, foi uma revoluo do significado ancorada na economia, na histria ou no desejo. Mas o significado requer profundidade, uma dimenso escondida, um substrato no visto; e na sociedade ps-moderna, no entanto, tudo visvel, explcito, transparente. Da que, para Baudrillard, a ps-modernidade corresponda a uma segunda revoluo, a do sculo XX, [] que o imenso processo de destruio do significado, igual anterior destruio de aparncias (23). Vendo essa mesma questo por outro ngulo, como o faz no texto sobre as maiorias silenciosas, Baudrillard diz que o objetivo de qualquer informao, seja ela poltica, pedaggica ou o que for, filtrar um sentido (24). O problema que isso supe uma comunicao racional; e as massas esto interessadas no espetculo e no no sentido, ao qual so simplesmente impermeveis, segundo o autor (25). Ele d como exemplo o fato de que na noite de extradio do advogado alemo Klaus Croissant da Frana, a TV transmitiu um jogo de futebol do qual dependia a classificao da Frana para a Copa do Mundo.

17 D. Kellner, Postmodernism as Social Theory: Some Challenges and Problems, in Theory, Culture and Society, London, Newbury Park, Beverly Hills and New Delhi, SAGE, 1988, 5 (2/3), pp. 240-2. 18 J. Baudrillard, Simulations , New York, Semiotext(e), 1983a. 19 Ver S. Lash, Discourse or Figure? Postmodernism as a Regime of Signification, in Theory, Culture and Society, London, Newbury Park, Beverly Hills and New Delhi, SAGE, 1988, 5 (2/3), pp. 311-36; e Sociology of Postmodernism, London, Routledge, 1990. 20 J. Baudrillard, Sombra das Maiorias Silenciosas, So Paulo, Brasiliense, 1985 (1983b, 1a ed., em francs). Observese que as citaes diretas que fao, com referncia de pginas, so da traduo portuguesa, de 1985. 21 Idem, ibidem, p. 9. 22 Idem, ibidem, pp. 12-4 23 Idem, On Nihilism, in On the Beach 6, Spring,1984, pp. 389, apud D. Kellner, op. cit., 1988, p. 246. 24 Idem, Sombra das Maiorias Silenciosas, op. cit., p. 14. 25 Idem, ibidem, p. 16.

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

11

E o jogo despertou muito mais interesse que o drama poltico e humano de Croissant. Diz que isso causou certa indignao em certos crculos, mas que ningum se perguntou da razo dessa indiferena das massas e quando o fez respondeu sempre do mesmo modo: atribuindo a indiferena a uma suposta manipulao das massas pelo poder. Para Baudrillard essa explicao no convence: nesse raciocnio, a maioria silenciosa despossuda at de sua indiferena (26). O que ele acha que preciso perguntar : por que aps inmeras revolues e um sculo ou dois de aprendizagem poltica, apesar dos jornais, dos sindicatos, dos partidos, dos intelectuais e de todas as energias postas a educar e a mobilizar o povo, por que ainda se encontram (e se encontraro mesmo em dez ou vinte anos) mil pessoas para se mobilizar e vinte milhes para ficarem passivas? e no somente passivas, mas por francamente preferirem, com toda a boa f e satisfao, e sem mesmo se perguntarem por que, um jogo de futebol a um drama poltico e humano? (27). Para Baudrillard, essa constatao, em vez de subverter a anlise do comportamento das massas, apenas reforou a idia de que elas so objeto de manipulao. A seu ver, no entanto, o problema das massas no o de serem manipuladas. O problema que elas so indiferentes (28), e o melhor que se pode fazer reconhecer isso antes de qualquer coisa. Ele tenta remeter a explicao dessa indiferena evoluo que teve a esfera poltica. Exemplificando com Maquiavel, afirma que quando o poltico surge da esfera religiosa e eclesistica na poca da Renascena, ele , antes de tudo, apenas um puro jogo de signos, uma pura estratgia que no se preocupa com nenhuma verdade social ou histrica; ao contrrio, joga com a ausncia de verdade [] O espao poltico inicialmente da mesma natureza do teatro de intriga da Renascena [] (29). Em outras palavras, a poltica um jogo, um exerccio de simulaes e o sucesso nela depende de virtuosismo; ela no

26 Idem, ibidem, p. 17. 27 Idem, ibidem. 28 Idem, ibidem, p. 18. 29 Idem, ibidem, p.19. 30 Idem, ibidem, p. 20. 31 Idem, ibidem, pp. 20-1. 32 Idem, ibidem, p. 22

envolve nenhum conceito de verdade social, psicolgica, histrica. A partir do sculo XVIII, principalmente aps a Revoluo Francesa, o poltico passa a ter uma referncia social, o social se apodera dele (da poltica). A questo da representao (representar o povo, a vontade do povo, etc.) se torna relevante, assim como os mecanismos representativos; e o espao da poltica se torna o espao de evocao de um significado fundamental: o povo, a vontade do povo etc.. Ela comea ento a refletir o social. Nesse momento, a poltica deixa de ser mero jogo de signos e passa a trabalhar sobre um sentido: de repente eis que obrigada a significar o melhor possvel esse real que ela exprime, intimada a se tornar transparente, a se mobilizar e a responder ao ideal social de uma boa representao (30). Durante um certo tempo que, para Baudrillard, corresponde idade de ouro dos sistemas representativos burgueses (a constitucionalidade: a Inglaterra do sculo XVIII, os EUA, a Frana das revolues burguesas, a Europa de 1848) ainda haver um certo equilbrio entre esse carter de representao e suas caractersticas de jogo em uma esfera prpria. A poltica, portanto, ainda mantm sua autonomia, no mero reflexo do social, do econmico, etc. Com o marxismo e seus seguidores, inaugura-se o fim do poltico e de sua energia prpria, pois comea a hegemonia definitiva do social e do econmico e a coao, para o poltico, de ser o espelho, legislativo, institucional, executivo, do social. A autonomia do poltico inversamente proporcional crescente hegemonia do social (31). Mas, nesse momento, o social, que passa a abarcar tudo, desaparece: sua especificidade se perde, o social se tornou annimo, ele se tornou as massas. Em outras palavras, o social deixa de ser um significado que possa dar fora a um significante poltico, pois o nico referente a maioria silenciosa (32). E a maioria silenciosa s existe nas estatsticas, s se revela nas sondagens, nesse sentido ela no um referente social. A maioria silenciosa uma simulao do

12

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

social, onde o social j desapareceu (33). Isso no quer dizer que as massas no existam, quer dizer que com elas a representao no mais possvel, ningum pode dizer que fala em nome da maioria silenciosa, como antes se falava em nome do povo ou de uma classe. A massa no se exprime, ela sondada em enquetes; o paradoxo, como diz Baudrillard (34), que no se trata de as massas serem silenciosas (no se trata, tampouco, de alienao); mais do que isso, o seu silncio impede que se fale em seu nome. Isso faz abortar qualquer projeto ou esperana de uma revoluo social As simulaes e os simulacra so, assim, outro componente desse quadro autoreprodutivo. A idia de Baudrillard que eles passam a dominar a ordem social na ps-modernidade, na medida em que os modelos precedem o real e passam a constituir a sociedade como uma hiper-realidade. Os simulacra so representaes ou cpias de eventos ou objetos. Segundo Baudrillard, h diversas ordens de simulacra, que apareceram historicamente em perodos distintos: a primeira no Renascimento, a segunda na Revoluo Industrial (com o advento da produo de objetos em srie). Estaramos hoje na terceira ordem, constituda pelos modelos de simulao, uma ordem neocapitalista ciberntica que visa agora ao controle total (35). Baudrillard faz uma analogia entre linguagem, gentica e a organizao social para explicar o que fazem esses modelos de simulao: Assim como a linguagem contm cdigos ou modelos que estruturam o modo como nos comunicamos e nossas clulas contm cdigos genticos, DNA, que estruturam nossa experincia e nosso comportamento, assim tambm a sociedade contm cdigos e modelos de organizao social e de controle que estruturam o ambiente e a vida humana. Ou seja, modelos urbanos, arquitetnicos e de transporte estruturam, dentro de certos limites, como as cidades, casas e sistemas de transporte so organizados e usados. Dentro de casasmodelo, cdigos de design, decorao e

gosto, livros de cuidados com crianas, manuais sexuais, livros de culinria e revistas, jornais e media de broadcast, todos fornecem modelos que estruturam vrias atividades na vida quotidiana. Modelos e cdigos, assim, passam a estruturar a vida quotidiana e a modulao dos cdigos passa a constituir um sistema de diferenas e relaes em uma sociedade de simulaes. Conforme mostra Kellner, os cdigos inscrevem os indivduos nesse sistema de simulaes e os testam sempre de acordo com um sistema binrio do tipo: voc a favor ou contra x? As pessoas so inscritas em um sistema codificado de similaridades e dessimilaridades, de identidades e de diferenas programadas. Nesse sentido que Baudrillard v o triunfo da ciberntica : tudo reduzido a um sistema binrio, cujos dois plos supostamente dominantes (isto , partidos polticos, superpotncias mundiais, etc.) anulam suas diferenas e servem para manter um sistema auto-regulado e sempre idntico a si mesmo (36). Em suma, a prpria definio do real se torna: aquilo do que possvel dar uma reproduo equivalente o real no apenas o que pode ser reproduzido, mas o que j est sendo sempre reproduzido, o hiperreal (37). Nesse quadro, a ps-modernidade coloca-se como uma situao que se move, mas no progride, pois no h social nem representao nem sujeito nem sentido nem histria; a poca de uma espcie de pshistria: A ps-modernidade no uma poca otimista nem pessimista. um jogo com os vestgios do que foi destrudo. por isso que somos ps a histria parou (38).

A centralidade do conhecimento e a crise das grandes narrativas


Se Baudrillard v a ps-modernidade como uma condio que a sociedade assume a partir de determinado momento,

33 Idem, ibidem (grifo meu). 34 Idem, ibidem, pp. 22-3. 35 Idem, Simulations, New York, Semiotext(e), apud D. Kellner, op. cit., p. 243. 36 D. Kellner, op. cit., pp. 244-5. 37 Baudrillard, Simulations, New York, Semiotext(e), apud D. Kellner, op. cit., p. 243. 38 Idem, On Nihilism, p. 25, apud D. Kellner, op. cit., p. 248 (grifo meu).

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

13

Lyotard analisa a ps-modernidade em termos da condio do conhecimento nas sociedades mais desenvolvidas, e a coloca no contexto da crise das narrativas: O termo (ps-moderno) tem uso corrente no continente americano entre socilogos e crticos; ele designa o estado de nossa cultura que se segue a transformaes que, desde o fim do sculo XIX, alteraram as regras do jogo para a cincia, a literatura e as artes. O presente estudo colocar essas transformaes no contexto da crise das narrativas (39). Nesse enquadramento, ele define como moderna a cincia que busca sua legitimao em uma grande narrativa na filosofia: Vou designar como moderna qualquer cincia que se legitima com referncia a um metadiscurso desse tipo, fazendo um apelo explcito a alguma grande narrativa, tal como a dialtica do Esprito, a hermenutica do significado, a emancipao do sujeito racional ou que trabalha, ou a criao da riqueza. Por exemplo, a regra do consenso entre o emissor e o destinatrio de uma afirmao com valor-verdade vista como aceitvel, se tomada em termos de uma possvel unanimidade entre duas mentes racionais: essa a narrativa do Iluminismo, na qual o heri do conhecimento trabalha em direo a um bom objetivo poltico-tico a paz universal (40). E a cincia ps-moderna definida como aquela que desconfia de e questiona tais grandes narrativas: Simplificando ao extremo, defino o ps-moderno como a incredulidade em relao a metanarrativas. Essa incredulidade, sem dvida, um produto do progresso nas cincias: mas tal progresso, por sua vez, a pressupe (41). Nesse report on knowledge (subttulo de seu trabalho), a questo que se coloca de criar uma nova epistemologia, que possa fazer face s novas condies do

39 Jean-Franois Lyotard, The Postmodern Condition (1a ed. francs, 1979) trad. ingl., Univ. of Minnesota Press, 1984, p. xxiii. 40 Idem, ibidem, pp. xxiii-xxiv. 41 Idem, ibidem, p. xxiv. 42 Idem, ibidem, p. 3. 43 Idem, ibidem, pp. 4-6. 44 Idem, ibidem, pp. 11-3.

conhecimento. Essas novas condies do conhecimento so fruto de transformaes sociais: nossa hiptese de trabalho que o status do conhecimento alterado, medida que as sociedades entram no que conhecido como era ps-industrial e as culturas entram no que conhecido como era ps-moderna. Essa transio vem ocorrendo, pelo menos desde o fim dos anos 50, que, para a Europa, marcam o fim da reconstruo (42). Tais transformaes afetam tanto a pesquisa quanto a transmisso do conhecimento adquirido. A informatizao faz o conhecimento se subordinar sua traduo em bits, faz com que ele se exteriorize em relao a seu depositrio e passe a circular como uma mercadoria, com precedncia do valor e do valor de troca sobre o valor de uso. A mercantilizao do conhecimento e sua proeminncia crescente no conjunto da capacidade produtiva de um Estado-nao, por sua vez, tm implicaes sobre a esfera do poder: os Estados-nao podem vir a lutar pelo controle da informao, assim como no passado lutaram por territrios, por matrias-primas ou por mo-de-obra barata. E o gap entre os pases desenvolvidos e os no-desenvolvidos dever aumentar, em funo da centralidade que o conhecimento adquire no sistema produtivo. Essas so apenas algumas implicaes (43). Mas so suficientes para encaminhar a preocupao de Lyotard com a ligao entre o conhecimento e o poder. Para analisar o estado do conhecimento, preciso saber alguma coisa da sociedade na qual ele ocorre. E isso implica escolher um approach para ver a sociedade: uma sociedade como um todo integrado ou como uma totalidade dividida? O conhecimento em um caso funcional, no outro crtico (44). Para superar esse par de alternativas, Lyotard introduz a abordagem dos jogos de linguagem. So eles que fazem o social bond (que ligam as pessoas umas s outras e viabilizam a sociedade). Conforme Kellner, a viso que Lyotard tem da sociedade ps-moderna

14

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

a de uma (sociedade) na qual se luta dentro de vrios jogos de linguagem em um ambiente agnico, caracterizado pela diversidade, pelo conflito e pela dificuldade at a indesejabilidade e a impossibilidade de um consenso no forado. [E] o conhecimento ps-moderno para Lyotard envolve conhecimento de terrenos locais e tolerncia para com uma variedade e diversidade de jogos de linguagem [] ele diz que a cincia atual joga para o alto a idia de um universo estvel e sugere que o conhecimento precisa constantemente modificar-se a si mesmo e precisa ser tentativo, probabilstico e passvel de reviso, em princpio. Essa viso do universo supostamente invalida no s as teorias cientficas newtonianas, mas tambm as metanarrativas que afirmavam atingir a verdade e se propunham a oferecer um relato universal e totalizante da histria da sociedade ou do que quer que fosse (45). Kellner se apia na seguinte afirmativa (entre outras) de Lyotard para dizer o que diz: A grande narrativa perdeu sua credibilidade, independentemente de qual modo de unificao ela usa ou de ela ser uma narrativa especulativa ou de emancipao (46). A argumentao de Kellner, no entanto, de que enquanto Lyotard resiste s grandes narrativas, impossvel discernir como se pode ter uma teoria do ps-modernismo sem ter uma (grande narrativa) (47). Nesse sentido, na viso de Kellner (com a qual concordo nesse aspecto) a questo da ps-modernidade aparece subteorizada por Lyotard. De qualquer modo, a idia de Lyotard que no h uma razo, h razes, no h uma Histria, h histrias. Isso aparece mais claramente na entrevista que ele concedeu aps ter escrito A Condio Psmoderna (48). Finalmente, se em Lyotard a ps-modernidade aparece em alguns momentos como uma poca especfica, como vimos em algumas passagens acima, em outros ela aparece no como o fim do modernismo, mas como uma outra relao com o modernismo (49).

A exploso da cultura
Um outro intelectual que se preocupa com a ps-modernidade Frederic Jameson. Tal como Baudrillard e Lyotard, ele v a ps-modernidade em termos de um corte em relao ao desenvolvimento social anterior, mas faz isso tentando manterse no mbito de uma grande narrativa (o marxismo) . Como diz no prprio ttulo de seu ensaio de 1984, ele busca estabelecer a diferena entre o moderno e o ps-moderno, luz da concepo de uma norma hegemnica ou de uma lgica cultural dominante (50). Esse caminho importante porque o ps-moderno visto como um campo de foras, no qual diferentes tipos de impulsos culturais tentam se impor, tanto os residuais como os emergentes (nem toda a produo cultural dos dias de hoje psmoderna). Se no atingirmos essa idia de uma dominante cultural, cairemos em uma viso do presente como algo marcado pela heterogeneidade, por diferenas aleatrias, pela coexistncia de foras distintas sobre cuja efetividade fica impossvel decidir. Assim, Jameson tenta trabalhar o ps-moderno em termos de uma nova norma cultural sistmica e de sua reproduo. Para ele, o ps-moderno liga-se a uma mudana fundamental na esfera da cultura no capitalismo tardio, a qual inclui uma mudana na funo social da cultura. Tal mudana consiste no fato de que se a esfera cultural gozou de uma semi-autonomia em estgios anteriores do capitalismo, ela tem essa semiautonomia destruda pela lgica do capitalismo tardio. Inspirando-se na periodizao de Mandel capitalismo de mercado, capitalismo monopolista (ou imperialismo) e capitalismo tardio (ou multinacional ou do consumidor) Jameson caracteriza esse terceiro estgio do capitalismo como a forma mais pura de capital, como a expanso prodigiosa do capital para reas at ento no sujeitas mercantilizao. Jameson trabalha sobre a idia frankfurtiana da expanso da lgica mercantil

45 D. Kellner, op. cit., p. 251. 46 J.-F. Lyotard,The Postmodern Condition, op. cit., p. 37. 47 D. Kellner, op. cit., p. 253. Ele desenvolve depois esse argumento, tentando qualificar as narrativas em grupos distintos e especificar suas concordncias e discordncias em relao a Lyotard. Mas isso est fora do escopo deste trabalho. 48 Jean-Franois Lyotard, entrevista a Theory, Culture and Society, vol. 5, nr 2-3, 1988, pp. 227-309. 49 Idem, ibidem, p. 237. 50 Frederic Jameson,Postmodernism or the Cultural Logic of Late Capitalism, in New Left Review, 146, 1984, p. 57.

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

15

51 Idem, ibidem, p. 87. 52 Essa rejeio do termo ps-modernidade nos leva a apenas mencionar seu trabalho, sem entrar em detalhes neste texto. Da mesma maneira no nos debruamos sobre vrios outros autores contemporneos da maior importncia, tais como Bourdieu, Giddens, Foucault. 53 J. Habermas, O Discurso Filosfico da Modernidade, trad. port. Lisboa, 1990. 54 Idem, Modernity versus Postmodernity, in New German Critique 33, 1990, p. 9, apud D. Kellner, op. cit., p. 264. 55 Mike Featherstone,Consumer Culture and Postmodernism , London, Sage, 1991, p. 11.

para todas as dimenses da vida social, expanso essa que, no presente estgio, atinge e engloba a informao, o conhecimento, a conscincia e a experincia, em um grau nunca antes atingido. E essa expanso que destri a semiautonomia que a esfera cultural detinha anteriormente. At aqui sua viso se aproxima muito da perspectiva frankfurtiana dos anos 30. Mas, para Jameson, essa perda de autonomia no implica necessariamente a extino da cultura. Ao contrrio, a dissoluo de uma esfera cultural deve ser vista em termos de uma exploso, isto , trata-se de uma expanso da cultura pelo reino social, a um ponto tal que tudo na vida social se torna cultural em algum sentido, ainda que tal sentido no tenha sido teorizado (51). Esse tudo envolve os valores econmicos, o poder do Estado, as prticas e a estrutura psicolgica. J Habermas, da ltima gerao dos frankfurtianos, toma um caminho distinto, que comea por rejeitar a expresso ps-modernidade (52). Habermas argumenta que a modernidade um projeto que ainda no se completou (53). Esse projeto visto atravs dos esforos para desenvolver uma cincia objetiva, uma moralidade e leis universais e uma arte autnoma, de acordo com sua lgica interna. Ao mesmo tempo, esse projeto pretendia liberar de formas esotricas os potenciais cognitivos de cada um desses domnios. Os filsofos da Ilustrao queriam utilizar essa acumulao de cultura especializada para o enriquecimento da vida quotidiana, ou seja, para a organizao racional da vida social quotidiana (54). Habermas reconhece que esse projeto resultou na subordinao da vida lgica de uma racionalidade cientfico-tecnolgica e na dominao por uma cultura de especialistas, mas v nesse projeto um potencial para uma crescente racionalidade social, justia e moralidade. Featherstone, finalmente, rejeita no a idia da ps-modernidade, mas sim a possibilidade de se trabalhar a partir de teorias ps-modernas, tal como se apresentam, a comear pela questo da ne-

cessidade de uma grande narrativa e, continuando pela crtica a seus mtodos, que considera pouco confiveis por serem pouco sistemticos, v nessas teorias, no entanto, o mrito de apontarem para mudanas na ordem social, das quais necessrio dar-se conta. Esse dar-se conta Featherstone preconiza que se faa no mbito de uma sociologia da ps-modernidade e no no de uma sociologia ps-moderna pois esta, a rigor, nem poderia ser chamada de sociologia. Nesse aspecto, v, como tarefa inicial, a tentativa de se fazer um relato da psmodernidade. A primeira coisa que nota a ps-modernidade apontando para mudanas na cultura contempornea. Usando um raciocnio ancorado em Bourdieu, ele classifica essas mudanas em: a) mudanas nos campos artstico, intelectual e acadmico (mudanas em modos de teorizao, apresentao e disseminao de trabalho que no podem ser desligadas de competies especficas em determinados campos); b) mudanas na esfera cultural mais ampla, envolvendo os modos de produo, consumo e circulao de bens simblicos que podem ser relacionadas a mudanas no equilbrio de poder e na interdependncia de grupos e fraes de classes nos nveis intra e intersocietrio; c) mudanas nas prticas e experincias quotidianas de diversos grupos, os quais, em funo de mudanas mencionadas acima, podem estar usando regimes de significao em diferentes maneiras e desenvolvendo novos meios de orientao e novas estruturas de identidade (55). Essas mudanas so importantes, pois dizem respeito no apenas ao que ocorre concretamente na sociedade, mas tambm a mudanas em nossa percepo e sensibilidade em relao ao que acontece, que, por sua vez, podem engendrar mudanas concretas. Alm disso, Featherstone nos remete de volta busca do que haveria de novo na sociedade, nessa fase que alguns tm caracterizado como ps-moderna, ou seja, ele nos faz pensar de novo na questo dos limites ou fronteiras da modernidade.

16

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

RUMO A UMA SOCIOLOGIA DA PS-MODERNIDADE?


No que diz respeito ao primeiro grupo de mudanas assinaladas por Featherstone, que mencionamos mais acima, importante notar como a crtica ao capitalismo fora feita sempre no marco de uma outra grande narrativa, a saber, a viso socialista. A partir, grosso modo, de meados dos anos 60 68 talvez seja um marco, se se quiser usar uma data a crtica ao capitalismo fragmentou-se em uma srie de posturas que, no fundo, tomam o capitalismo como um dado de realidade e tentam melhor-lo, incidindo sobre aspectos especficos dele. As lutas de classe cederam lugar a movimentos sociais com novos atores: mulheres, gays, consumidores, ecologistas, para falar de alguns. Houve tambm outras mudanas concretas: assim, quase na virada para os anos 90, caiu o muro de Berlim; pouco depois implodiu a Unio Sovitica. Era um pedao enorme da parte realizada de uma utopia que vinha abaixo. Com ela, veio abaixo tambm muito da autoconfiana das esquerdas. E uma imensa perplexidade. Essa tambm uma questo que envolve os limites da modernidade. Um conjunto de outras transformaes vem trazendo tona permanentemente a questo de se saber se batemos ou no nos limites ( nesse sentido que estamos tomando o termo fronteiras) da modernidade, se estamos ou no entrando em uma era psmoderna. O salto tecnolgico da informtica, cujas origens remontam a estudos militares de eletrnica digital durante a Segunda Guerra Mundial nos EUA, mas que fica muito claro a partir dos anos 80, est alterando a base produtiva de nossa sociedade. A produo rgida mecnica entrou na era da automao, do controle numrico e tornou-se flexvel. Essa flexibilidade tornou possvel despadronizar os produtos. Isso significa que em uma mesma linha de montagem pode-se produzir uma seqn-

cia contendo produtos com caractersticas distintas, a custos semelhantes aos que se teria se os produtos fossem padronizados. Abre-se ento uma possibilidade tecnolgica de despadronizar o consumo tambm. A tcnica de segmentao de mercados promovida pelo marketing ganha sustentao com essa nova tecnologia de produo. Em vez de ter o foco no produto e procurar um homem mdio para consumilo, passa-se a ter o foco no cliente (segmentao do mercado at o nvel de personalizao, se possvel) e a buscar fazer um produto que atenda a seus desejos, necessidades ou expectativas. A TV, cone da indstria cultural, por ser um veculo-sntese, passa a chamar-se TV aberta e perde espao no mercado para as TVs a cabo (segmentadas). Mas, mais do que isso, perde espao para a Internet. Embora ainda incipiente em termos de nmero de usurios, a Internet tem uma estrutura que subverte completamente os princpios at ento dominantes na indstria cultural, na medida em que o nmero de emissores de mensagens pode crescer ao infinito e sem passar por qualquer filtro controlador (pelo menos at o momento). E h possibilidade de resposta eficaz a uma mensagem na Internet, ao contrrio da TV aberta. Ningum controla a Internet (56). A lgica de confeco das mensagens na Internet distinta da do sistema da indstria cultural, embora possa abrigar mensagens dessa ltima tambm. Ento a comunicao e a cultura esto sofrendo transformaes tambm. A globalizao outra transformaochave que talvez bata ou ultrapasse as fronteiras da modernidade. No porque o mercado se internacionalize, mas porque essa internacionalizao est atingindo propores tais e est se fazendo de formas tais que o espao dos estados nacionais vem sendo abalado. Acossados pelas dificuldades reveladas pelos projetos de Estado de Bem-estar e assemelhados desde os choques do petrleo na dcada de 1970, e agora tendo seu poder diminudo pelos acordos e blocos internacionais e pela volati-

56 Estou levando em conta a tipologia de Wright Mills de pblico e massa.

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

17

57 No estou ignorando a prvia artificialidade tnico-cultural de alguns desses estados. 58 J. K. Galbraith, O Novo Estado Industrial, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1969 (especialmente cap. VI).

lidade do capital eletrnico, os Estados nacionais vivem problemas, cujas solues talvez ponham em questo o prprio conceito de Estado-nao. Essa problemtica fica mais complexa ainda quando se leva em conta que como contrapartida globalizao est ocorrendo uma reafirmao de identidades e etnias regionais e locais, que tm sido e, possivelmente, ainda sero num futuro prximo foco de muita tenso social, em alguns casos, levando a mudanas fsicas de fronteiras de Estados preexistentes (57). Assim, a globalizao traz novas questes tambm. E possivelmente novas solues e propostas: o espao que o Estado nacional vem perdendo vem sendo ganho, ao menos em parte, pelas ONGs, apesar de inicialmente se ter tido a impresso de que o mercado o engoliria todo. As ONGs se colocam como integrantes do Terceiro Setor (nem empresa privada nem Estado); ao mesmo tempo, muitas delas so internacionais (podemos dizer que so globais). Ento substituem parte do Estado e talvez tambm da nao. As transformaes que vm atingindo as empresas nas ltimas dcadas, em decorrncia de saltos tecnolgicos, das alteraes no mercado e na competio entre elas tambm levantam questes. J Galbraith, nos anos de 1960, chamava a ateno (58) para o fenmeno da mudana nessas empresas. No s algumas delas tinham um nmero to grande de acionistas que a figura do capitalista-proprietrio se tornara intangvel e fragmentada; tambm o capitalista-patro perdia visibilidade. Galbraith afirmava que o poder dentro da empresa passara para a tecnoestrutura, um grupo de assalariados que inclua a diretoria muitas vezes assalariada tambm mais uma srie de trabalhadores intelectuais. Em conjunto e para alm das hierarquias formais eles mandavam nas empresas. Galbraith prenunciava, assim, a passagem da estrutura burocrtica para a estrutura de redes como princpio organizador interno das empresas que continuam a perseguir os lucros, bom no esquecer. Esse princpio comearia a ficar mais evi-

dente mais tarde, com o advento dos microcomputadores. Sobre essas transformaes, que mencionei a ttulo de exemplos, sem esgotar o assunto, vm-se colocando questes cujas respostas no se tem podido encontrar facilmente dentro dos paradigmas atuais. Abriu-se uma crise de paradigmas no sentido de Kuhn na sociologia, decorrente de um acmulo de anomalias. E como caracterstico de crises desse tipo, s vezes tem-se a impresso de se estar diante de conversas de surdos. Enquanto alguns dizem, por exemplo, que o marxismo morreu, porque est ancorado no conceito de valor do trabalho humano e nossa sociedade tem produo automatizada e , alis, no se sabe sequer se o trabalho ainda uma categoria estruturante da vida social, posto que as novas tecnologias criam um desemprego estrutural crescente , outros dizem que Marx previu tudo isso e mais a globalizao, que no mais que uma nova forma de o velho e conhecido imperialismo se manifestar. Da mesma maneira, discute-se se estamos na modernidade ou se entramos na psmodernidade. A favor do primeiro argumento, lana-se mo do fato verdadeiro de que nossa sociedade ainda burguesa e capitalista. Em contrrio, argumenta-se listando todos os fenmenos que mencionei e mais outros tantos, dizendo que, em conjunto, eles geram uma nova articulao, que aponta para uma nova sociedade. Temos figuras como Lyotard que pe em xeque as grandes narrativas e como Baudrillard, para quem a histria acabou e o social transformou-se apenas em um simulacro de si mesmo, pondo fim, por conseqncia, ao espao da sociologia. Mas temos tambm um Bourdieu que, trabalhando no mbito da reproduo social, continua a fazer uma sociologia berada nos clssicos, para a qual vem dando uma contribuio amplamente reconhecida mesmo no interior de discordncias pela comunidade acadmica. E essa parece ser a trilha mais fecunda.

18

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

Com efeito, por mais sedutores que os argumentos dos ps-modernos possam ser, difcil imaginar que se possa teorizar alguma coisa sem ter uma teoria (ou seja, uma grande narrativa); e talvez, mais que uma teoria ps-moderna, seja interessante seguir o conselho de Featherstone e tentar entender a ps-modernidade atravs da sociologia; mas comeando por um relato daquilo que aponta para a idia de psmodernidade. E no se trata de considerar apenas a dimenso cultural da sociedade, por mais que tudo tenha se tornado cultural e que a cultura possa ter centralidade na anlise.

Apesar da crise de paradigmas, que envolve conceitos bsicos, como o de Estado-nao, o de valor baseado no trabalho humano, para citar apenas alguns, o importante tentar compreender o efeito conjunto que a avalanche de transformaes que estamos vivendo, nessa passagem de uma sociedade industrial para uma de informao, pode acarretar sobre a vida social. Ainda que dentro de um modo de produo capitalista, tais transformaes engendram efeitos e, possivelmente, at uma nova etapa em nossa sociedade. a que vejo a utilidade de um conceito como o de ps-modernidade.

REVISTA USP, So Paulo, n.42, p. 6-19, junho/agosto 1999

19

Das könnte Ihnen auch gefallen