Sie sind auf Seite 1von 31

INCOTERMS

Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Ingls: International Commercial Terms Portugus: Termos Internacionais de Comrcio

Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Termos de Vendas Internacionais desenvolvidos pela Cmara Internacional de Comrcio para definir as responsabilidades dos vendedores e dos compradores (referem-se a questes relacionadas com a entrega da mercadoria). *No so apenas termos de Transporte, mas e
sobretudo de Compra e venda
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Representados por trs siglas, tratam de condies de venda, pois definem direitos e obrigaes mnimas do vendedor e do comprador quanto a fretes, seguros, movimentao em terminais, liberaes em alfndegas e obteno de documentos de um contrato internacional de vendas de mercadorias. Por isso so tambm denominados Clusulas de Preos, pelo facto de cada termo determinar os elementos que compem o preo da mercadoria.
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Regulam apenas questes relacionadas com a diviso entre vendedor e comprador, do risco de perda ou danos sobre mercadoria, da diviso de custos, do transporte das mercadorias do vendedor para o comprador e do desembarao aduaneiro na exportao e na importao.
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms - Histria
Desde 1936 que os Incoterms so reconhecidos mundialmente como instrumentos prticos indispensveis melhor clarificao das trocas comerciais. Os Incoterms tm vindo a conhecer alteraes ao longo dos anos (1953,1976, 1980, 1990). A mais recente data de 2000 Incoterms 2000.
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
No fazem automaticamente parte de um contrato de compra e venda de mercadorias, necessitando que as partes do contrato o manifestem expressamente.

Rui Coragem ANTRAM

Incoterms Significado Jurdico


Aps agregados aos contratos de compra e venda, passam a ter fora legal, com o seu significado jurdico preciso e efectivamente determinado. Simplificam e agilizam a elaborao das clusulas dos contratos de compra e venda.
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Se as partes num contrato pretenderem utilizar Incoterms, devero sempre mencionar expressamente a verso a que se referem, que dever ser sempre a mais recente Incoterms 2000. Na utilizao dos Incoterms, qualquer que seja o termo, importante que seja feita referncia ao local combinado ou Porto, para alm de Incoterms 2000.
Rui Coragem ANTRAM

Incoterms
Um bom domnio dos Incoterms indispensvel para que o negociador possa incluir todos os seus gastos nas transaces em Comrcio Exterior. Qualquer interpretao errada sobre os direitos e obrigaes do comprador e vendedor pode causar grandes prejuzos comerciais para uma ou ambas as partes. importante o estudo cuidado sobre o termo mais conveniente para cada operao comercial, de modo a evitar incompatibilidades com clusulas pretendidas pelos negociantes.
Rui Coragem ANTRAM

Estrutura dos Incoterms


Os Incoterms so representados por siglas. Os Incoterms 2000 so constitudos por 13 termos. Os termos foram agrupados em 4 grupos (categorias), levando-se em conta o local onde o vendedor torna o bem disponvel para o comprador, pagamento do transporte principal e transferncia de riscos de perda ou dano ao bem.
Rui Coragem ANTRAM

Grupos-Incoterms
Grupo E - aquele em que o vendedor tem uma obrigao mnima, visto que tem apenas de colocar a mercadoria disposio do comprador, nas suas prprias instalaes; GRUPO F (de Franco) significa que o vendedor deve entregar a mercadoria a um transportador indicado, Franco, de risco e de despesas para o comprador; GRUPO C (de Custos) significa que o vendedor deve suportar certos Custos mesmo depois de ter sido alcanado o ponto crtico para a diviso do risco de perda ou danos mercadoria. GRUPO D (de Destino) significa que a mercadoria deve chegar a um destino estabelecido. Neste grupo o vendedor responsvel pela chegada das mercadorias ao local ou ponto deCoragem Rui destino, suportando todos os custos e riscos necessrios ANTRAM para que a mercadoria chegue ao destino.

Rui Coragem ANTRAM

Rui Coragem ANTRAM

Grupos - Incoterms
Vendas Partida (Grupos E, F e C)

Vendas Chegada (Grupo D)

Rui Coragem ANTRAM

Rui Coragem ANTRAM

Rui Coragem ANTRAM

Incoterms

Rui Coragem ANTRAM

EXW(Local) Ex Work (local)/na Fbrica (nas instalaes do vendedor) nome do local


O vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria quando a tiver colocado disposio do comprador nas suas instalaes. Principalmente no responsvel pelo carregamento da mercadoria no veculo fornecido pelo comprador nem pelo desalfandegamento da mercadoria na exportao. Significa o mnimo de obrigaes para o vendedor. O comprador suporta todos os custos e o risco inerente ao transporte da mercadoria desde as instalaes do vendedor at ao destino desejado. No entanto, se as partes definirem que o vendedor responsvel pelo carregamento das mercadorias e suportar todos os custos e riscos de tal carregamento, dever ser feito uma adenda no contrato de venda. Rui Coragem
ANTRAM

FCA ( local ) - Free Carrier .( local ) / Franco transportador .( local)


O vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria quando a tiver colocado desalfandegada na exportao responsabilidade do transportador nomeado pelo comprador no ponto ou local combinado. Se a entrega tiver lugar nas instalaes do vendedor, o vendedor ser responsvel pelo carregamento. Se a entrega ocorrer noutro lugar (por exemplo no terminal da empresa transitria) o vendedor no responsvel pelo descarregamento.) Transportador significa qualquer pessoa que no contrato de transporte se encarrega de efectuar ou arranjar quem faa o transporte. Se o comprador nomeou outra pessoa que no seja o transportador para receber a mercadoria, considera-se que o vendedor cumpriu a obrigao de entregar a mercadoria quando for entregue a essa Rui Coragem ANTRAM pessoa.

FAS . (porto) - Free Alongside Ship ..(porto) / Franco ao longo do navio ..(porto) Na utilizao deste termo o vendedor cumpriu a sua obrigao de entregar a mercadoria quando a tiver colocado ao longo do navio no porto de embarque combinado. A partir deste momento, o comprador deve suportar todos os custos e o risco de perdas ou danos mercadoria. Com este termo, e nesta verso 2000, cabe ao vendedor proceder ao desalfandegamento da mercadoria na exportao*.
a ter a obrigao de proceder declarao aduaneira, com todas as dificuldades da inerentes. Rui Coragem
ANTRAM

*No fazia sentido que fosse o comprador, colocado num outro pas

FOB . (porto) - Free on Board. ( porto )/ Franco a bordo (porto) Franco a bordo significa que o vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria quando esta tiver transposto a amurada do navio (de fora para dentro) no porto de embarque combinado. A partir desse ponto o comprador tem de suportar todos os custos e todos os riscos de perdas ou danos mercadoria. O termo FOB exige que seja o vendedor a proceder ao desalfandegamento da mercadoria na exportao
Rui Coragem ANTRAM

CFR ( porto) - Cost and Freight .(porto) / Custo e frete ( porto)


Custo e Frete significa que a entrega tem lugar quando a mercadoria tiver transposto a amurada do navio (de fora para dentro) no porto de embarque. O vendedor deve pagar os custos e o frete necessrios para levar a mercadoria at ao porto de destino combinado, mas o risco de perdas ou danos mercadoria, devidos a acontecimentos ocorridos depois do momento em que a mercadoria tiver sido entregue a bordo do navio, transferido do vendedor para o comprador. O termo CFR exige que seja o vendedor a desalfandegar a mercadoria na exportao*.
*Termo s aplicvel ao transporte martimo. Sempre que a amurada do navio nada signifique na prtica (ex: Roll-on/Roll-off, ou por contentores, prefervel usar o termo CPT
Rui Coragem ANTRAM

CIF ( porto) - Cost, Insurance, Freight.(porto) / Custo, Seguro e Frete (porto indicado )
Estes termo significa que a entrega se cumpre efectivamente quando a mercadoria tiver transposto a amurada do navio (de fora para dentro) no porto de embarque. O vendedor deve pagar os custos e frete necessrios para o transporte da mercadoria ao porto de destino combinado, mas o risco de perda ou dano das mercadorias, devidos a acontecimentos ocorridos posteriormente entrega da mercadoria so transferidos do vendedor para o comprador. Neste termo, contudo, o vendedor tem de fazer o seguro que cubra o transporte martimo contra perda ou dano da mercadoria. Assim, o vendedor faz o seguro, e paga o respectivo prmio. O comprador deve atender, que neste termo, s exigido ao vendedor um seguro com o mnimo de cobertura; se o comprador pretender uma cobertura maior, poder acordar expressamente com o vendedor ou ento faz-lo por sua iniciativa. Neste termo exigido ao vendedor que efectue o desalfandegamento da mercadoria na exportao*:
Rui Coragem ANTRAM

prefervel usar o termo CPT)

*apenas para transporte martimo (ex: Roll-on/Roll-off, ou por contentores,

CPT .. ( local )- Carriage paid to .. ( local ) / Transporte pago at .. ( local indicado ) Significa que o vendedor entrega a mercadoria ao transportador por ele indicado, mas paga o frete relativo a entrega da mercadoria, at ao destino combinado. Isto quer dizer que o comprador suporta o risco de perdas ou danos mercadoria, devido a acontecimentos ocorridos depois da altura em que a mercadoria tenha sido entregue ao transportador. Transportador qualquer pessoa que num contrato de transporte se encarregue de efectuar ou providenciar quem faa o transporte (por qualquer modo ou combinao destes ). Se forem utilizados transportadores sucessivos para o transporte da mercadoria, o risco do primeiro transportador a partir do momento em que a mercadoria lhe for entregue. Coragem desalfandegamento da mercadoria na exportao O Rui ANTRAM cabe ao vendedor.

CIP ( local) Carriage and Insurance Paid to . ( local ) / Transporte e Seguro pago at.. ( local )
Com este termo o vendedor cumpre a sua obrigao quando entrega as mercadorias ao transportador por ele indicado, mas deve pagar adicionalmente o custo do transporte necessrio para a entrega da mercadoria no local de destino combinado. O comprador suporta todos os riscos e custos adicionais que ocorram aps a entrega da mercadoria ao transportador indicado. O vendedor tem de fazer o seguro da mercadoria contra o risco de perdas ou danos mercadoria durante o transporte que correm por conta do comprador. A exemplo do termo CIF,,o comprador tem de ter em ateno que s exigido ao vendedor, um seguro com o mnimo de cobertura. Se o comprador quiser uma cobertura superior, necessrio que acorde esse facto expressamente com o vendedor, ou o faa por sua iniciativa. ANTRAM desalfandegamento da mercadoria na exportao cabe ao vendedor. O
Rui Coragem

DAF ( local ) Delivered at Frontier ( local ) / Entregue na fronteira ( local) Entregue na fronteira significa que o vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria, desalfandegada na exportao, mas no na importao, quando a colocar disposio do comprador, no local e ponto combinados na fronteira, mas antes do posto aduaneiro do pas adjacente. O termo fronteira pode ser utilizado para qualquer fronteira, incluindo a do pas de exportao. de importncia vital que a fronteira em questo seja exactamente definida, indicando sempre com preciso o ponto e o local do trmino. No entanto se as partes entenderem que deva ser da responsabilidade do vendedor o descarregamento da mercadoria chegada, bem como os riscos e custos desta operao, isso dever ser expressamente mencionado no contrato de venda.. Rui Coragem
ANTRAM

DES ( porto) Delivered ex ship ..( porto ) / Entregue no navio ( porto )

Entregue no navio significa que o vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria, quando a tiver colocado disposio do comprador a bordo do navio sem estar desalfandegada na importao, no porto de destino combinado. O vendedor tem de suportar todos os custos, e o risco, inerentes expedio da mercadoria at ao porto de destino combinado, antes de descarregar. Se as partes decidirem ser o vendedor responsvel pela descarga da mercadoria, dever ser utilizado o termo DEQ.
Rui Coragem ANTRAM

DEQ ( porto ) Delivered ex Quay ( porto )/ Entregue no Cais ( porto) Entregue no cais significa que o vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria, quando a colocar disposio do comprador no cais do porto de destino combinado, por desalfandegar. O vendedor tem de suportar todos os custos e riscos de entrega das mercadorias at ao porto de destino combinado e a respectiva descarga no cais. O termo DEQ implica que o comprador seja responsvel pelo desalfandegamento da mercadoria e tenha de suportar todos os riscos e custos incluindo os direitos e taxas e outros encargos na importao. Se as partes pretenderem que sejam obrigaes do vendedor, todos ou uma parte dos custos pagos na importao, devero indic-lo expressamente no contrato de venda. *Este termo s deve ser utilizado para o transporte martimo, ou por vias
Rui Coragem ANTRAM

navegveis, com descarga do navio para o cais.

DDU (local ) Delivered Duty Unpaid ( local ) / Entregue sem direitos Pagos ..(local ) Entregue sem direitos pagos significa que o vendedor cumpre a sua obrigao de entregar a mercadoria, quando a tiver colocado disposio do comprador, por desalfandegar e por descarregar de qualquer meio de transporte, no local de destino combinado, no pas de importao. O vendedor tem de suportar todos os custos e riscos pela entrega das mercadorias at esse local, excluindo quando aplicvel, quaisquer direitos*. No entanto se as partes desejarem que seja o vendedor a cumprir tais formalidades, tero de o indicar expressamente no contrato. Este termo pode ser utilizado independentemente do modo de transporte, mas quando a entrega tiver lugar no porto de destino a bordo de navio ou no cais devero ser utilizados os termos DES ou DEQ.
Rui Coragem ANTRAM

*A palavra direitos inclui a responsabilidade e os riscos de cumprir as formalidades aduaneiras e o pagamento das formalidades, direitos, taxas aduaneiras e outros encargos para importao no pas de destino.

DDP ..( local) Delivered Duty Paid( local ) / Entregue com Direitos Pagoslocal
Entregue com direitos pagos significa que o vendedor cumpre a sua obrigao ao colocar a mercadoria, desalfandegada na importao e no descarregada de quaisquer meios de transporte, disposio do comprador no local combinado no pas da importao. O vendedor tem de suportar o risco e os custos pela entrega da mercadoria nesse local incluindo, quando aplicvel, quaisquer direitos exigveis na importao no pas de destino. Enquanto o termo EXW representa o mnimo de obrigaes para o vendedor, o termo DDP representa o mximo de obrigaes. Este termo no deve ser usado se directa ou indirectamente o vendedor no puder obter a licena de importao, caso seja exigvel]. No entanto se as partes desejarem excluir das obrigaes do vendedor alguns dos custos exigveis na importao da mercadoria o valor do IVA, por exemplo, devero fazer constar expressamente do contrato, tal situao. Contudo se as partes desejarem que seja o comprador a suportar todos os custos com a importao da mercadoria deve ser utilizado o termo DDU. Como em EXW o DDP afasta uma norma bsica dos Incoterms (cada operador econmico deve pagar as despesas aduaneiras e os impostos no seu pas ). Rui Coragem Em DDP o vendedor paga todos os custos at entregar a mercadoria no ANTRAM local convencionado no interior do pas de destino.

Das könnte Ihnen auch gefallen