Sie sind auf Seite 1von 3

Fonte: Prof. Alfredo da Mata Ps DDMM-Faced/UFBA.

ABORDAGENS EPISTEMOLGICAS
Ps-estruturalismo: caracterstica niilismo e ecletismo. No ter posio. Considera o signo como unidade do conhecimento. A verdade se d relativa e individual a partir do discurso de cada um. ANLISE DO DISCURSO. A FALA uma combinao de significados construdos. conhecimento comum. Sensao de pertena. Representao, simblico. Ex: Deleuze, Derrid, Foucoult Quem combate:Jurgen Habermas Discurso filosfico da modernidade (livro) Habermas considera que o conceito de modernizao se refere a um feixe de processos cumulativos que se reforam mutuamente: formao de capital e mobilizao de recursos, ao desenvolvimento das foras produtivas e aumento da produtividade no trabalho, ao estabelecimento de poderes polticos centralizados e formao de identidades naturais, expanso de direitos de participao poltica, de formas urbanas de vida e de formao escolar formal, secularizao de valores e normas, etc. O primeiro filsofo a desenvolver um conceito preciso de modernidade foi Hegel. Este comeou por utilizar o conceito de modernidade em contextos histricos, como conceito epocal, considera que os novos tempos, so os tempos modernos. Hegel, ter sido o primeiro a considerar como problema filosfico o processo de separao da modernidade das sugestes normativas do passado que lhe so exteriores. S no fim do sculo XVIII, o problema da autocertificao da modernidade se torna de tal modo premente que Hegel, toma conscincia da questo como problema filosfico e torna-o , um problema fundamental da sua filosofia. Isto deve-se inexistncia de modelos da modernidade. Hegel coloca a subjectividade como princpio dos tempos modernos. Este princpio explica a superioridade do mundo moderno e a sua vulnerabilidade face crise, que se revela no facto de ser um mundo de progresso e, ao mesmo tempo, o mundo do esprito alienado de si prprio. Os acontecimentos histricos chave que permitem estabelecer o princpio da subjectividade so a reforma, o iluminismo e a revoluo francesa. A Declarao dos Direitos do Homem e o Cdigo Napolenico consagraram, em detrimento do direito histrico, o princpio do livre arbtrio como fundamento do Estado. O princpio da subjectividade permite determinar tambm, as configuraes da cultura moderna, em que se considera o homem como sendo capaz de determinar leis da natureza, e o conhecimento desta, torna o homem livre. Os conceitos morais dos tempos modernos esto adaptados ao reconhecimento da liberdade subjectiva dos indivduos. Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1758246-discurso-filos%C3%B3fico-damodernidade/#ixzz24HivO12s Na modernidade, continua Habermas a vida religiosa, o Estado, a sociedade, a cincia, a moral e a arte so incarnaes do princpio da subjectividade. A considerao deste princpio implica quatro conotaes: a) o individualismo, em que se considera no mundo

moderno que a peculiaridade particular pode fazer valer as sua pretenses; b) o direito crtica, considerando-se que o princpio do mundo moderno exige que o que deve ser reconhecido por cada, um se lhe apresente como legtimo; c) a autonomia do agir, sendo caracterstico dos tempos modernos, o facto de nos querermos responsabilizar pelo que fazemos; d) filosofia idealista, em que Hegel considera como tarefa da filosofia dos tempos modernos, a apreenso da ideia que sabe de si prpria. Verifica-se que Hegel concebe a realidade, como unidade da essncia e da existncia, pondo de lado o que era primordial para a modernidade - a transitoriedade do momento pleno de significado no qual, em cada instante, se entrelaam os problemas do futuro. A sua concepo de realidade racional, eleva-se sobre a facticidade, a contingncia e actualidade dos acontecimentos. Hegel concebe a razo como autoconhecimento conciliador do esprito absoluto, que ignora o processo da histria aberto ao futuro, tal como o carcter irreconciliado do presente. contra uma formao cultural que tem a sua fonte na historiografia do antiqurio que Nietzsche se insurge propondo uma nova conscincia do tempo.& Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1758246-discurso-filos%C3%B3fico-damodernidade/#ixzz24HjD4v8A Linguagem = pensamento a ideologia burguesa do momento. A histria desaparece como prtica, substituda pela genealogia. (LIVRO: A INVENO DO COLETIVO). A fala a idia a subjetividade O sujeito desaparece, fica o indivduo. Neuro-construtivismo: unidade do conhecimento/significado/signo Verdade: consenso entre indivduos Coletivo: formado por sujeitos em consenso. Existe uma engenharia de conhecimento. Habernas= consenso e construo significativa Linguagem<>pensamento Que se faz/constri monta conhecimento Conhecimento cooperativo e consensual em rede. Devolve ao ser humano o direito de montar a histria. Ex: Piaget, Perreneaud Socio-construtivismo: unidade do conhecimento o sentido/ enunciado.

No existe significado sem contexto. A verdade acontece por compartilhamento de prxis. Vygotsky: no existe significado sem contexto ou mediao. Linguagem><pensamento Mas o que articula o pensamento (universo infinito interior) com o ambiente (universo infinito exterior) Zona de desenvolvimento imediato: o que articula, vrios sujeitos se tornam UM e formam um COLETIVO.

ONDE EST A OPOSIO ENTRE PIAGET E VYGOSTSKY? - Os dois so interacionistas

Social Infinito interior Infinito exterior Ligao dialtica Aplicado realidade histrica concreto

Articulao da mente infinito interior infinito exterior ligao mecnica causa e efeito

Das könnte Ihnen auch gefallen