Sie sind auf Seite 1von 4

Guia Bsico - Indicao Geogrfica

ltima atualizao Seg, 30 de Abril de 2012 11:54

Ao longo dos anos, algumas cidades ou regies ganham fama por causa de seus produtos ou servios. Quando qualidade e tradio se encontram num espao fsico, a Indicao Geogrfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciao do produto.

Isso porque a IG delimita a rea de produo, restringindo seu uso aos produtores da regio (em geral, uma Associao) e onde, mantendo os padres locais, impede que outras pessoas usem o nome da regio com produtos de baixa qualidade. A IG no tem prazo de validade. Com isso, o interesse nacional por esta certificao cada vez maior.

importante lembrar que no caso da Indicao de Procedncia, necessrio, alm dos documentos descritos, elementos que comprovem ter o nome geogrfico conhecido como centro de extrao, produo ou fabricao do produto ou prestao do servio. E que na Denominao de Origem, dever ser apresentada tambm a descrio das qualidadese as caractersticas do produto ou servio que se destacam, exclusiva ou essencialmente, por causa do meio geogrfico, ou aos fatores naturais e humanos.

COMO FEITO O PEDIDO?

Para realizar um pedido de Indicao Geogrfica, preciso apresentar a Guia de Recolhimento da Unio (GRU) paga para este servio e preencher o formulrio especfico, em duas vias, com os dados do requerente, tipo de IG solicitada (Indicao de Procedncia ou Denominao de Origem), nome e delimitao da rea e produto.

Para acessar os formulrios do INPI, clique aqui .

Tambm so necessrios os seguintes documentos:

- Instrumento comprobatrio da legitimidade requerente;

1/4

Guia Bsico - Indicao Geogrfica

ltima atualizao Seg, 30 de Abril de 2012 11:54

- Cpia dos atos constitutivos (ex: estatuto social) do requerente da ultima ata de eleio;

- Cpias do documento de identidade e de inscrio no CPF do representante legal da entidade requerente;

- Regulamento de uso do nome geogrfico;

- Instrumento oficial que delimita a rea geogrfica;

- Descrio do produto ou servio;

- Caractersticas do produto ou servio;

- Etiquetas, quando se tratar de representao grfica ou figurativa da Indicao Geogrfica;

- Comprovao de que os produtores ou prestadores de servios atuam na rea do pedido e exercem a atividade econmica que buscam proteger;

- Existncia de uma estrutura de controle sobre os produtores ou prestadores que tenham o direito ao uso exclusivo da Indicao Geogrfica e seu produto ou servio.

COMO A ANLISE?

A partir do depsito, o INPI faz um exame formal da documentao e publica o pedido, se estiver tudo certo. Caso exista algum erro, formulada uma exigncia e o depositante ter 60 dias para cumpri-la a partir da publicao na Revista da Propriedade Industrial (RPI). Para este

2/4

Guia Bsico - Indicao Geogrfica

ltima atualizao Seg, 30 de Abril de 2012 11:54

servio, tambm preciso pagar uma GRU e preencher o formulrio de petio de IG. Caso voc no cumpra, o pedido ser arquivado.

Aps a anlise formal, o pedido publicado na RPI, abrindo um prazo de 60 dias para manifestao de terceiros contra o pedido. Caso algum tenha algo contra um registro, deve seguir o procedimento padro, com a Guia paga e o formulrio preenchido em duas vias, acompanhado pelas razes fundamentadas.

A manifestao de terceiros publicada na RPI e inicia-se um prazo tambm de 60 dias para a contestao do requerente, que tambm deve apresentar a GRU, o formulrio e suas alegaes. A partir da, o INPI apresenta sua deciso sobre o pedido, podendo deferi-lo ou indeferi-lo.

Caso o pedido seja deferido, o depositante tem 60 dias para pagar as taxas de concesso do registro e emisso do certificado (via GRU). Tambm preciso preencher formulrio de IG, em duas vias.

O pedido tambm pode ser indeferido. Neste caso, o solicitante tem 60 dias, a partir da publicao na RPI, para protocolar recurso, com o formulrio e a Guia paga nos padres acima. O recurso decidido pelo presidente do INPI.

ONDE POSSO FAZER O PEDIDO?

O pedido pode ser feito na sede do INPI (Praa Mau 7, trreo Centro do Rio de Janeiro) ou na representao da Autarquia no seu estado (confira a lista no fim desta carta). Voc tambm pode fazer a solicitao por via postal, com aviso de recebimento. O CEP 20081-240.

FICOU COM DVIDAS? QUER SABER MAIS?

- Voc pode tirar suas dvidas ligando para (21) 3037-4023 ou enviando e-mail para dupin@in

3/4

Guia Bsico - Indicao Geogrfica

ltima atualizao Seg, 30 de Abril de 2012 11:54

pi.gov.br

-Caso prefira, voc tambm pode mandar mensagem pelo sistema Fale Conosco , disponvel no Portal do INPI.

- A legislao pertinente ao tema est disponvel no menu Legislao , localizado na barra superior deste Portal.

4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen