Sie sind auf Seite 1von 13

151

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA


Andr Gonalo Dias Pereira*

1. O Bem-estar animal Se passarmos em revista as pginas do Dirio da Repblica e do Jornal Oficial das Comunidades Europeias compreendemos que se vem acentuando uma preocupao importante no sentido de conferir proteco jurdica aos animais. Em termos bioticos, o estatuto moral do animal altamente controverso.1 Todavia, penso ser legtimo afirmar que existe um consenso mnimo no sentido de que nas palavras do Acrdo da Relao de Guimares de 29 de Outubro de 2003 os animais merecem respeito. Alguns Estados conferem j proteco aos animais a nvel constitucional. Destacam-se nesse aspecto as Constituies sua2, alem3 e brasileira4.
_ ___________________________________________

* Mestre em Cincias jurdico-civilsticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Secretrio Cientfico do Centro de Direito Biomdico. 1 Peter Singer tem o mrito de ter iniciado a discusso sobre o estatuto moral do animal. Cfr. o seu livro Libertao Animal (trad. port. de Maria de Ftima St. Aubyn), Porto, Via ptima, 2000. 2 Cfr. Art. 80 e Art. 120 (2) da Constituio da Confederao Helvtica. 3 Art. 20. da Constituio da Repblica Federal da Alemanha: Na responsabilidade pelas futuras geraes, o Estado protege tambm os fundamentos naturais da vida e os animais, de acordo com os preceitos da ordem constitucional, atravs de Legislao e de acordo com a lei e o Direito, atravs do seu pleno poder e jurisdio. 4 Constituio da Repblica Federal do Brasil Art. 225, 1, (...) VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco a sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

152

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

No mbito da Unio Europeia o corpus legislativo que visa a proteco jurdica do animal bastante denso, destacando-se o Protocolo Anexo ao Tratado de Amsterdo Relativo ao Bem-Estar Animal. Por seu turno o Conselho da Europa tem tambm desenvolvido documentos normativos que visam proteger os animais.5 A nvel mundial, foi aprovada pela UNESCO em 1978 a Declarao Universal dos Direitos dos Animais. A proteco jurdica do animal uma realidade que se vem expressando no s ao nvel do direito pblico, mas tambm do direito civil. Na verdade, encontramos uma nova compreenso juscivilstica do estatuto dos animais em vrios pases europeus, sendo de destacar a evoluo ocorrida na ustria, na Alemanha, em Frana e na Sua. Por outro lado, a proteco do animal no mbito da investigao cientfica j hoje muito significativa. Estes dois domnio do Direito tm algo que os separa e algo que os une. O que os separa que se falamos de um lado de matrias jurdicas tradicionais, com uma dogmtica de multissecular (direito civil), do outro falamos de questes jurdicas recentes (investigao cientfica). O que as une o facto de nestas duas reas o direito ter dado alguns passos no sentido do bem-estar animal e constiturem um ponto de partida possvel para uma nova discusso biotica. Procura-se com este pequeno artigo apenas carrear algumas informaes e levantar algumas inquietaes para que esse debate se v densificando na biotica luso-brasileira.

2. O estatuto dos animais no Direito Civil: evolues recentes No plano do direito comparado encontramos uma nova compreenso juscivilstica do estatuto dos animais em vrios pases europeus.6 A ustria foi pioneira ao nvel do direito civil ao aprovar a 1 de Maro de 1988 a Lei federal sobre o estatuto jurdico do animal no direito civil. Desde ento, o Cdigo Civil austraco (ABGB Algemeines Brgerliches Gesetzbuch), que adopta no seu 285 um conceito muito
_ ___________________________________________ 5 Vide a Conveno Europeia para a Proteco dos Animais de Companhia (DR, I. Srie-A, n. 86, de 13.04.1993). 6 Cfr. JOHANNA FILIP-FRSCHL, Os Animais: coisas ou co-criaturas, Conferncia apresentada no Congresso Comemorativo dos 35 anos do Cdigo Civil (Direitos Reais), organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, dias 28 e 29 de Novembro de 2003, no prelo. Agradeo Autora austraca a cedncia do texto, fonte de muitas das informaes que aqui se retransmitem.

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

153

amplo de coisa (abrangendo tanto as coisas corpreas como as coisas incorpreas), viu ser introduzido o 285a, no qual se afirma: Os animais no so coisas; estes so protegidos mediante leis especiais. As normas relativas s coisas so aplicveis aos animais, na medida em que no existam disposies divergentes. Esta afirmao, este postulado de que os animais no so coisas no incuo e tem necessariamente implicaes em termos materiais. Essa mesma lei alterou o regime jurdico da obrigao de indemnizao. Nos ordenamentos jurdicos tradicionais, o montante da indemnizao est limitada pelo montante dos danos.7 E se a reparao da coisa for muito onerosa, ento o juiz deve atribuir uma indemnizao em dinheiro que permita a sua substituio por uma coisa de igual valor.8 Com base nesta regra, se o tratamento de um animal (coisa) tiver um custo superior ao seu valor patrimonial (valor objectivo ou valor de mercado), poder o lesante recusar-se a pagar esse tratamento, indemnizando apenas o valor patrimonial da coisa.9 Contra este regime o legislador austraco introduziu um novo artigo, no mbito da obrigao de indemnizao, relativo s despesas de tratamento do animal ferido o 1332a ABGB. Prescreve este pargrafo: No caso de um animal ser ferido, so reembolsveis as despesas efectivas com o seu tratamento mesmo que excedam o valor do animal, na medida em que um dono de animal razovel, colocado na situao do lesado, tambm tivesse realizado essas despesas.
_ ___________________________________________

Art. 562 (Princpio geral) do Cdigo civil portugus: Quem estiver obrigado a reparar um dano deve reconstituir a situao que existiria, se no se tivesse verificado o evento que obriga reparao. O art. 564., n. 2 afirma: Sem prejuzo do preceituado noutras disposies, a indemnizao em dinheiro tem como medida a diferena entre a situao patrimonial do lesado, na data mais recente que puder ser atendida pelo tribunal, e a que teria nessa data se no existissem danos. Assim, o escopo da responsabilidade civil primordialmente indemnizatrio e no se admite no direito nacional (tal como nos restantes ordenamentos da famlia romnico-germnica) os chamados punitive damages tradicionais do direito ingls (embora na Inglaterra j com pouca utilizao) e tpicos do direito norte-americano. 8 Cfr. tb. o Art. 566. n. 1 do Cdigo civil portugus: A indemnizao fixada em dinheiro, sempre que a reconstituio natural no seja possvel, no repare integralmente os danos ou seja excessivamente onerosa para o devedor. Se a reconstituio natural do animal for excessivamente onerosa, de valor superior ao prprio animal, deve o tribunal optar por uma indemnizao em dinheiro equivalente ao valor patrimonial do animal-coisa. 9 Sobre esta matria, vide JLIO GOMES, Custo das Reparaes, valor venal ou valor de substituio?- Anotao ao Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 27.2.2003, Rev. 4016/02, Cadernos de Direito Privado, I, 2003: 52-62 e bibliografia citada.

154

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

Desta forma o dono do animal pode ser reembolsado pelas despesas de tratamento veterinrio, mesmo que sejam em valor superior ao valor patrimonial do animal, dentro dos limites da razoabilidade. Este regime vai fomentar a realizao de melhores cuidados veterinrios aos animais feridos. Em matria de processo executivo, sendo o animal considerado uma coisa, em sentido jurdico, ento no h qualquer razo para que os credores no se possam fazer pagar pelo seu valor, nos termos das regras da penhora e da venda em execuo. Para afastar esse regime, em 1996, alterou-se o Cdigo de Processo Executivo (Exekutionsordnung) e estabeleceu-se no 250 (4) a impenhorabilidade de animais domsticos no destinados alienao, face aos quais exista uma relao emocional e que tenham um valor inferior a 750. Procurou-se com esta lei, por um lado, proteger os credores que continuam a poder penhorar os animais valiosos, isto , de valor superior a 750; por outro lado, tutela-se a relao afectiva que os donos estabeleam com animais de companhia de menor valor. A ustria no ficou isolada nesta modificao do direito civil que visa conceder maior proteco aos animais. Na Alemanha, foi introduzido em 1990 o 90a (relativo aos animais) no Cdigo Civil Alemo (BGB). Afirma este pargrafo: 1. Os animais no so coisas. 2. Eles sero protegidos por legislao especial. 3. As normas relativas s coisas sero correspondentemente aplicveis aos animais, salvo disposio em contrrio. Para alm desta alterao tcnico-jurdica, por muitos considerada como meramente simblica, a norma relativa aos poderes do proprietrio [ 903 BGB] prescreve agora que o proprietrio dum animal tem que observar no exerccio dos seus poderes os preceitos especiais de proteco dos animais. E em matria de obrigao de indemnizao foi estabelecido um regime mais favorvel restituio natural do animal do que s coisas, na medida em que se deve indemnizar as despesas feitas em tratamentos veterinrios com os animais, mesmo que excedam consideravelmente o valor deste (cfr. 251 BGB).10
_ ___________________________________________ 10 Observa-se que quer na ustria, quer na Alemanha, o autor de um dano ao animal pode ser obrigado a pagar o seu tratamento, mesmo que este seja superior ao valor (patrimonial) do animal. Estas solues so acauteladas pela proposta do Study Group on a European Civil Code, relativo ao direito da responsabilidade civil. Assim resulta, a contrario, do Artigo 6:101 do Projecto: (3) Where an inanimate thing is damaged,

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

155

Por outro lado, em sede de processo executivo, o 765a da Zivilprozessordnung (ZPO) prescreve: Caso a medida judicial afecte um animal, o tribunal de execuo tem que dar respeito responsabilidade do homem pelo animal nas consideraes que tiver de fazer. E mais especificamente o 811c ZPO determina que Os animais criados na esfera domstica e que no tenham fins lucrativos no so objecto da penhora. Todavia, o n. 2 deste mesmo pargrafo permite que o tribunal leve a cabo uma ponderao entre os interesses do dono do animal e os do prprio animal e os legtimos interesses patrimoniais do credor e decrete, em certos casos, a penhora de um animal domstico.11 Tambm em Frana, com a Lei de 6 de Janeiro de 1999, se regista uma alterao da concepo juscivilstica dos animais. O Code civil parte do conceito dos bens (biens), os quais divide em mveis e imveis. (art. 516). Com a alterao dos artigos 524 e 528 distingue claramente os animais dos objectos.12 J antes desta reforma estava estabelecida uma corrente jurisprudencial que tomava em considerao os interesses dos animais, normalmente acoplando-os aos interesses do proprietrio. Assim, em caso de divrcio, os tribunais franceses desde h muito regulam o direito de visita dos animais de companhia. Em matria do direito da
_ ___________________________________________

compensation equal to its depreciation of value is to be awarded instead of the cost of its repair if the cost of repair unreasonably exceeds the depreciation of value. Cfr. http://www.sgecc.net/media/download/04_06tort.pdf. Ao afirmar a regra apenas para as coisas inanimadas, claramente quis-se excluir os animais desta regra. Por seu turno, os Principles of European Tort Law, do European Group on Tort Law (cfr. http://www.ectil.org/ e http://civil.udg.es/tort/Principles/index.htm) no so claros na previso deste problema. Ainda assim, penso que permitiro chegar ao mesmo resultado se interpretarmos devidamente a norma proposta no Art. 10:203 do seu Projecto: (1) (...) if the victim has replaced or repaired it (or will do so), he may recover he highter expenditure therey incurred as long as it is reasonable to do so. Essa interpretao depende de se considerar que razovel tratar o animal mesmo que isso exceda o seu valor patrimonial. Nas pginas da internet indicadas encontra-se mais informao sobre a natureza, o objectivo e os trabalhos dos dois grupos referidos. Note-se que a jurisprudncia alem admite a indemnizao pela reparao do automvel, desde que esses custos no excedam em mais de 30% o valor de mercado do automvel em causa cfr BASIL MARKESINIS e HANNES UNBERATH, The German Law of Torts A comparative treatise, Hart Publishing, 2002, p. 935. 11 811c, II, ZPO: A pedido do credor, o tribunal de execuo pode decretar a penhora tendo em conta o valor econmico do animal, se a impenhorabilidade significar uma limitao injustificvel aos direitos do credor, mesmo tendo em considerao os interesses da proteco dos animais e dos interesses legtimos do devedor. 12 Art. 524 Code civil: Les animaux et les objets que le propritaire dun fonds y a placs pour le service et lexploitation de ce fonds sont immeuble par destination.

156

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

locao consagrou-se o direito de criar animais domsticos em casa arrendada. Por outro lado, desde o famoso caso Lunus, decidido em 1962, que reconhecido ao dono um valor de afeio no caso da morte do seu animal domstico, pelo que lhe pode ser reconhecida uma compensao pelo dano moral sofrido. Por outro lado, o Direito penal francs reconhece, desde 1992, que as infraces contra os animais se devem estabelecer de forma separada das infraces contra os bens. Na Sua, a Lei de 4 de Outubro de 2002, que entrou em vigor no dia 1 de Abril de 2003, trouxe alteraes ainda mais profundas no ordenamento jurdico. No s se leva a cabo a alterao conceptual e lingustica no sentido de os animais deixarem de ser considerados juscivilisticamente coisas (cfr. art. 641a do Cdigo civil suo), mas tambm se operam verdadeiras modificaes substantivas no direito das obrigaes, no direito das sucesses, nos direitos reais e no processo executivo. Assim, segundo o art. 43 n. 1bis do Cdigo das Obrigaes suo, o dono ou os seus familiares tm direito a uma indemnizao pelo valor de afeio adequado no caso de ferimento13 ou morte do animal de companhia. Tambm na Sua estabelecida a impenhorabilidade destes animais no mbito do processo executivo (art. 92, 1 1 Bundesgesetz ber Schuldbetreibung). Para alm disso, como afirma Johanna Filip-Frschl, neste ordenamento jurdico existem pela primeira vez preceitos meramente em favor do animal. Assim acontece, quando a jurisprudncia, em sede de processo executivo, considera os custos de alimentao do animal como alimentos necessrios limitando assim os direitos do exequente. E quando, no direito das sucesses, o art. 482 (4) Cdigo Civil estabelece que Sendo um animal beneficirio duma disposio mortis causa, esta disposio considera-se como nus de cuidar do animal. Tambm em relao aos animais achados so introduzidos novos preceitos que visam proteger directamente os animais: o achador dum animal tem que informar o proprietrio e, se no o conhece, deve declarar em locais pblicos indicados essa ocupao.14
_ ___________________________________________

Note-se que em muitos ordenamentos jurdicos, incluindo o portugus, no se reconhece o direito a uma compensao pelos danos no patrimoniais sofridos em caso de leso no letal a um familiar. O Art. 496., n. 2 e n. 3 do Cdigo civil portugus apenas admite a compensao em caso de morte do familiar. 14 Tambm em Portugal, em matria de ocupao, aquele que encontra animal ou outra coisa mvel perdida e no souber a quem pertence, deve anunciar o achado pelo modo mais conveniente () ou avisar as autoridades, observando os usos da terra. E s pode fazer a coisa sua, se no for reclamada pelo achador no prazo de um ano, a contar do anncio ou aviso (art. 1323. Cdigo civil).

13

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

157

Ainda mais inovadora a reforma em matria de direito da famlia que estatui que nos casos de dissoluo do casamento, da unio de facto ou de partilha da herana, o tribunal pode adjudicar o animal em litgio parte que garanta a melhor acomodao e o melhor tratamento do animal.15 A outra parte pode receber uma indemnizao adequada, numa quantia que est sujeita livre apreciao do tribunal. Tambm se prev que o tribunal deve tomar as medidas cautelares necessrias para o alojamento provisrio do animal. E esta norma recente tem tido j bastante aplicao prtica nos casos de divrcio. Mas, estes preceitos, mais uma vez, no tomam em conta os interesses de todos os animais, mas sim apenas os dos animais de companhia. Estes exemplos do direito comparado devem ser analisados com cautela e algum esprito crtico. Efectivamente, alguma doutrina entende que se trata de legislao populista e que, em boa anlise, em nada beneficia a posio jurdica do animal. A simples mudana de nomenclatura, o facto de uma norma geral afirmar que os animais no so coisas no tem contribudo para melhorar as condies de existncia concreta dos outros animais. Duvida-se mesmo que o direito civil possa contribuir para a proteco dos animais; talvez essa funo s possa ser desempenhada pelo direito pblico (administrativo, contra-ordenacional e penal). Posso concordar que as primeiras tentativas de melhorar a posio jurdica dos animais ainda foram feitas sem coragem suficiente para alterar verdadeiramente a posio jurdica do animal e conduziram em primeiro lugar a um melhoramento da posio jurdica do proprietrio do animal.16 Efectivamente, as normas referidas sobre a impenhorabilidade e o direito indemnizao por despesas veterinrias superiores ao valor do animal protegem em primeira linha o proprietrio do animal e s indirectamente o prprio animal. Sobretudo, e aqui que a minha crtica mais severa esta legislao apenas protege os animais de companhia, descurando e ignorando absolutamente os outros animais.17 Esta legislao, mais que promotoras da condio jurdica do animal, so leis tpicas de uma sociedade ps-industrial em grave declnio de natalidade.18
_ ___________________________________________

Art. 651a Cdigo civil suo. JOHANNA FILIP-FRSCHL, Os Animais: coisas ou co-criaturas, ob. cit. 17 Cfr. o Prefcio de Animal Liberation de Peter Singer, onde se refere a preocupao de algumas pessoas com os gatinhos. 18 Por ocasio do debate parlamentar na ustria foi apontado o facto de que em Viena vivem muito mais ces do que crianas com menos de 4 anos de idade.
16

15

158

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

Pela minha parte, porm, auguro um destino mais nobre e mais positivo a estas primeiras experincias legislativas. Elas inserem-se num movimento amplo, em que intervm os vrios ramos do direito, e em que as dogmticas tradicionais comeam a ser irritadas (no sentido de Luhmann) e a adaptar-se a um nova tica imposta por uma sociedade que se pretende mais justa para com os outros animais. A libertao da mulher, de raas no brancas, e das minorias tambm comearam titubiantemente com afirmaes vagas de princpio e normas aparentemente incuas ou de mera cosmtica, como muitos afirmam. A palavra e o texto da lei tm, para alm do valor simblico, um valor heurstico que no deve ser menorizado. Diria, a ttulo meramente intuitivo, que um Cdigo civil que afirma os animais no so coisas, como o austraco, o alemo, o francs e o suo, d mais armas aos juristas para defender os animais que um tradicional que prescreve: Podem ser adquiridas por ocupao os animais e outras coisas mveis(...), como regula o art. 1318. do nosso Cdigo Civil.19

3. A investigao cientfica com animais: carncia de controlo tico A nossa lei fundamental consagra o direito fundamental dos seres humanos liberdade de investigao (art. 42.) e por outro lado, protege o direito sade (art. 64.). Por outro lado, a proteco jurdica dos animais ainda no est plasmada na Constituio.20 Porm, est hoje crista_ ___________________________________________ 19 O legislador portugus considera, pois, os animais como coisas mveis, como resulta dos artigos 204., 205., 1318. e 1323. do Cdigo Civil. Sobre esta matria, vide Antnio Menezes Cordeiro, Tratado de Direito Civil Portugus, Parte Geral, Tomo 2, Coimbra2, Coisas, 2002, p. 32 e p. 211 ss. 20 O Centro de tica e Direitos dos Animais tem uma proposta de introduo da proteco dos animais na Constituio da Repblica Portuguesa. Segundo esta proposta: Artigo 73. (Proteco dos Animais) 1. Os animais que sejam dotados de sensibilidade fsica e psquica que lhes permita experienciar o sofrimento so seres intrinsecamente merecedores de respeito e de proteco por parte de todas as pessoas e do prprio Estado. 2. dever do Estado Portugus promover e assegurar o respeito pelos animais que possuam as caractersticas indicadas no nmero anterior, tomando as necessrias medidas para os proteger e preservar de todo o sofrimento, aprisionamento ou morte no justificveis. 3. Os animais que possuam as caractersticas indicadas no n. 1 deste artigo s podero ser submetidos inflico de sofrimento, ao aprisionamento ou induo de morte nos casos em que tal se revele necessrio e seja realizado de acordo com legislao especfica que regular tais situaes.

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

159

lizado no ordenamento jurdico portugus que So proibidos todas as violncias injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves leses a um animal.21 Para alm disso, est publicada alguma legislao no sentido de proteger os animais na investigao cientfica.22 Em termos de direito comparado, a proteco jurdica do animal est mais desenvolvida na Europa do que nos Estados Unidos. Por seu turno, o Reino Unido e a Nova Zelndia proibiram a experimentao cientfica com os grandes primatas.
_ ___________________________________________

Art. 1. da Lei n. 92/95 de 12 de Setembro Lei de Proteco do Animal. No direito portugus: o Decreto-Lei n. 129/92, de 6 de Julho, que transpe a Directiva n. 86/609/CEE, do Conselho, de 24 de Novembro de 1986, relativa proteco dos animais utilizados para fins experimentais e outros fins cientficos (alterado pelo Decreto-Lei n. 197/96 de 16 de Outubro); Portaria n. 1005/92 de 23 de Outubro, que aprova as normas tcnicas de proteco dos animais utilizados para fins experimentais e outros fins cientficos (alterada pela Portaria n. 44/95 de 17 de Maio e pela Portaria n. 1131/97 de 7 de Novembro); Portaria n. 124/99 de 17 de Fevereiro, que estabelece as normas a que devem obedecer os ensaios clnicos a realizar em animais, de modo a garantir a sua integridade fsica e a eficcia dos medicamentos veterinrios. No plano europeu: a Directiva 86/609/CEE do Conselho, de 24 de Novembro de 1986, relativa aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas dos EstadosMembros respeitantes proteco dos animais utilizados para fins experimentais e outros fins cientficos; a Conveno Europeia sobre a Proteco de Animais Vertebrados Utilizados com Fins Experimentais e Outros Fins Cientficos, de 18 de Maro de 1986, do Conselho da Europa (que entrou em vigor no territrio da Comunidade em de Novembro de 1998); a Deciso 90/67/CEE da Comisso, de 9 de Fevereiro de 1990, que institui um comit consultivo no domnio da proteco do animais utilizados para fins experimentais ou outros fins cientficos; a Deciso 1999/575/CE do Conselho, de 23 de Maro de 1998, relativa concluso pela Comunidade da Conveno Europeia sobre a proteco dos animais vertebrados utilizados para fins experimentais e outros fins cientficos (um Protocolo de Alterao da Conveno foi objecto da Deciso do Conselho 2003/584/CE, de 22 de Julho); a Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Novembro de 2001, que altera a Directiva 86/609/CEE; a Directiva 2003/15/CE do Conselho e do Parlamento Europeu, de 27 de Fevereiro de 2003,que visa reiniciar a proibio de comercializao de cosmticos cuja produo tenha envolvido testes em animais (reformulando a Directiva do Conselho 76/768/CEE, de 27 de Julho de 1976); e a Directiva 2003/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Julho de 2003, que modifica a Directiva 86/609/CEE do Conselho para pr de acordo as suas disposies com o que resulta da Conveno Europeia. Seguimos as indicaes legislativas do sumrio do Prof. Doutor Fernando Arajo na aula sobre Experimentao em Animais, que teve lugar no dia 27 de Maro de 2004, no mbito do 3. Curso de Ps-graduao em Direito da Farmcia e do Medicamento, organizado pelo Centro de Direito Biomdico da Faculdade de Direito de Coimbra.
22

21

160

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

A investigao cientfica com seres humanos beneficia de um forte controlo tico. Regra indiscutvel e desde h muito regulada a nvel internacional e nacional. Destaca-se, neste aspecto, a Declarao de Helsnquia23 e a Conveno sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina24. No direito interno, h normas especiais que regulam os ensaios clnicos de medicamentos de uso humano25 e a investigao clnica de dispositivos mdicos.26 A investigao com animais est sujeita a um menor controlo procedimental e tico. Ainda assim, de acordo com a Portaria 1005/92, a Direco-Geral de Pecuria (DGP) a responsvel pela superviso das experincias podendo delegar competncias nas autoridades veterinrias regionais, bem como no investigador-coordenador (al. l) do n. 3 da Portaria n. 1005/92 de 23 de Outubro. O art. 47. cria junto da DGP uma Comisso Consultiva com competncia para dar parecer sobre a concesso de alvars de funcionamento de certos estabelecimentos e pronunciar-se sobre quaisquer projectos de experincias (art. 49.). Esta poderia ser a entidade que velaria pelo rigor tcnico e pelo controlo tico da inves_ ___________________________________________

A Declarao de Helsnquia, relativa aos princpios ticos para a investigao mdica envolvendo seres humanos, foi adoptada pela 18. Assembleia Geral em Helsnquia, Finlndia, em Junho de 1964 e revista em Tquio, Japo, em Outubro de 1975, Veneza, Itlia, em Outubro de 1983, Hong Kong, em Setembro de 1989, Somerset West, frica do Sul, Outubro de 1996 e finalmente em Edimburgo, Esccia, em Outubro de 2000. Este documento afirmou-se no contexto internacional e muito respeitado pela classe mdica e pelos comits de tica. Cfr. O Relatrio e Parecer 34/CNECV/2001 sobre a Declarao de Helsnquia modificada em Edimburgo (Outubro de 2000), in www.cnecv.gov.pt e Erwin Deutsch/ Jochen Taupitz (Org.s), Freedom and Control of Biomedical Research, The planned revision of the Declaration of Helsinki, Springer, 1999. Vide tb. as International Ethical Guidelines for Biomedical Research Involving Human Subjects, preparados pelo COUNCIL FOR INTERNATIONAL ORGANIZATIONS OF MEDICAL SCIENCES (CIOMS) em colaborao com a ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, revistas em 2002. Cfr. http://www.cioms.ch/frame_guidelines_nov_2002.htm. 24 Cfr. Artigo 16. (iii) da Conveno e artigos 7. e 9. do Protocolo Adicional Conveno sobre Direitos Humanos e Biomedicina relativo Investigao Biomdica, adoptado pelo Comit de Ministros de 30 de Junho de 2004. 25 A Lei n. 46/2004, de 19 de Agosto transpe a Directiva 2001/20/CE do Parlamento e do Conselho, de 4 de Abril de 2001, que regula a aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes aplicao de boas prticas clnicas na conduo dos ensaios clnicos de medicamentos para uso humano. O controlo tico realizado por parte da Comisso de tica Competente: a Comisso de tica para a Investigao Cientfica ou as Comisso de tica Hospitalares nos termos previstos na lei. 26 Cf. O art. 8.-D do Decreto-Lei n. 30/2003, de 14 de Fevereiro.

23

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

161

tigao em animais, todavia a sua actividade tem sido bastante modesta. Talvez isso se deva ao centralismo da sua composio, pouco prxima dos laboratrios e dos centros de investigao. Relativamente investigao em medicamentos veterinrios, a Portaria n. 124/99 de 17 de Fevereiro dispe, no seu n. 5, que As entidades que procedam a ensaios clnicos carecem de licena emitida pela Direco-Geral de Veterinria (DGV), devendo, para esse efeito: a) dispor de instalaes e equipamento adequado s espcies de animais utilizadas e s experincias a realizar e b) o seu planeamento, construo e funcionamento ser de forma a garantir que as experincias se realizem com o objectivo de obter resultados slidos com o menor nmero de animais e o mnimo de dor, sofrimento, aflio ou danos duradouros. O art. 8. desta Portaria confere DGV o poder de se pronunciar sobre os pedidos de autorizao para a realizao de ensaios clnicos e fiscalizar a respectiva execuo, em especial no que respeita aos aspectos ticos e segurana e integridade dos sujeitos objecto do ensaio clnico, dando conhecimento ao INFARMED das decises tomadas. A DGV dever avaliar, entre outros aspectos a observncia dos compromissos ticos assumidos no protocolo ou resultantes das normas , nacionais ou internacionais, por que se rege a realizao dos ensaios clnicos (al. d) do n. 2 do art. 8. da Portaria n. 124/99 de 17 de Fevereiro). Podemos concluir que o controlo na investigao com animais no humanos de carcter mais tcnico e procedimental do que de carcter tico. Seria desejvel promover legislao mais efectiva de proteco dos animais na experimentao cientfica, no sentido de exigir um maior controlo tico da experimentao em animais. E deixo uma interrogao: deveriam as Comisses de tica dos Hospitais ou das Faculdades de Medicina que avaliam projectos de investigao em seres humanos, ser competentes para avaliar projectos de experimentao com animais?27 Especialmente quando em alguns destes centros de investigao se realiza essencialmente investigao com animais? Siga-se este ou outro caminho, penso que seria importante que a experimentao animal obedea cada vez mais a requisitos de publicidade, de transparncia e de controlo externo ao nvel tcnico e tico, pois s desse modo se pode garantir a proteco mnima do bem estar animal neste domnio.
_ ___________________________________________

Naturalmente, na constituio destes comits de tica, deveria estar obrigatoriamente presente um veterinrio e um membro de uma associao zofila.

27

162

BIOTICA OU BIOTICAS NA EVOLUO DAS SOCIEDADES

No plano substantivo, h j um corpo de normas de soft law28 e de direito positivo que visam dar alguma orientao aos cientistas que necessitam de recorrer experimentao animal. O Decreto-Lei n. 129/92, de 6 de Julho proscreve quaisquer formas de dor, sofrimento e aflio ou dano permanente mas apenas quando sejam desnecessariamente inflingidos. Casos essas formas de violncia sejam inevitveis, h o o dever de reduzir ao mnimo esses padecimentos. A ideia fundamental a de cumprir o imperativo de reduo do sofrimento. Nesse sentido, a Declarao Universal dos Direitos dos Animais afirma que As tcnicas de substituio devem ser utilizadas e desenvolvidas. Tal deve ser prosseguido seguindo o princpio dos 3 Rs: Replacement, Reduction, Refinement.29 Replacement significa a utilizao progressiva de objectos desprovidos de sensibilidade (por exemplo, a anlise a nvel de tecidos, de clulas, de reaces bioqumicas). Reduction: a utilizao de um nmero cada vez menor de cobaias e Refinement: a reduo ao estritamente necessrio dos procedimentos susceptveis de causar ansiedade ou sofrimento nas cobaias.30

4. Proteco dos animais no humanos: um novo horizonte para o biodireito em Portugal Alguns aspectos relativos proteco jurdica dos animais foram sumariamente descritos. Nesta modesta contribuio procurei apresentei uma leitura crtica das reformas juscivilsticas que esto a ser levadas a cabo na ustria, Alemanha, Frana e Sua. Se a distino dogmtica
_ ___________________________________________

Cfr. a Declarao Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO-1978) - Art. 8.: I A experimentao animal que implique sofrimento fsico ou psicolgico incompatvel com os direitos do animal, quer se trate de ma experincia mdica, cientfica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentao. II As tcnicas de substituio devem ser utilizadas e desenvolvidas. Cfr. tb. CIOMS COUNCIL FOR INTERNATIONAL ORGANIZATIONS OF MEDICAL SCIENCES, International Guiding Principles for biomedical Research Involving Animals. 29 Cfr. FERNANDO ARAJO, A Hora dos Direitos dos Animais, Coimbra, Almedina, 2003 e David DeGrazia, Animal Rights A very short introduction, Oxford University Press, 2002. 30 Neste sentido, de aplaudir a proibio de comercializao de cosmticos cuja produo tenha envolvido testes em animais, prevista a partir de 2009 na Unio Europeia, de acordo com a Directiva 2003/15/CE do Parlamento e do Conselho de 27 de Fevereiro de 2003 que altera a Directiva 76/768/CEE do Conselho relativa aproximao das legislaes dos Estados-Membros respeitantes aos produtos cosmticos.

28

O BEM-ESTAR ANIMAL NO DIREITO CIVIL E NA INVESTIGAO CIENTFICA

163

entre coisa e animal de aplaudir, j o contorno substantivo das normas em anlise parece prender-se mais com a proteco dos interesses do proprietrio do animal do que com o bem-estar dos prprios animais. Acresce que, na prtica, as referidas normas apenas protegem os animais de companhia, o que configura um especismo injustificado. Por outro lado parece-me criticvel a falta de controlo tico, de transparncia e de publicidade mais eficazes no domnio da investigao cientfica com animais e no descortino razes fortes para que os protocolos de investigao com animais no estejam sujeitos ao controlo tico das Comisses de tica, com uma eventual alterao na sua composio para discutir estes assuntos. Em suma: o animal no humano merecedor do nosso respeito e hoje um actor importante na discusso biotica. A emergncia dos direitos dos animais31 uma evidncia e o Biodireito e a Biotica apenas podem ficar enriquecidos com o dinmico, aberto e frtil debate em torno desta questo. Respeitando os outros animais promovemos e forma reforada a proteco e a dignidade dos seres humanos. De todos os seres humanos, especialmente os que se encontram em situao de vulnerabilidade.

_ ___________________________________________

Sobre a difcil questo dogmtica da titularidade de direitos por parte de outros animais, vide FERNANDO ARAJO, A Hora dos Direitos dos Animais, 2003, passim. Apenas gostaria de relembrar que a viso que associa a titularidade de direitos contra-exigncia de se ser destinatrio de deveres levanta alguns perigos para as pessoas recm-nascidas, em estado de demncia total ou em situao de coma, entre outras.

31

Das könnte Ihnen auch gefallen