Sie sind auf Seite 1von 64

Processamento de Imagens Radiologia Digital

Prof Glucia Ferrari

O processamento de imagens por computador no momento um dos ramos da computao que mais tem crescido, baseado em tcnicas digitais que tem suas origens nos projetos espaciais da NASA NASA. Atualmente, o desenvolvimento deve se deve-se fundamentalmente produo de componentes eletrnicos mais potentes, baratos e menores, que permitem o aumento das investigaes nesse campo, que antes estavam limitados a grandes instituies de pases do primeiro mundo.

Processamento Digital de Imagens tem se mostrado um dos mais importantes campos de pesquisa cientfica e tecnolgica e est entre as tecnologias computacionais que esto crescendo mais rapidamente nesta ltima dcada, devido ao grande potencial apresentado pelas inmeras aplicaes. A utilizao de imagens mdicas digitais est presente e vem em crescimento na maioria dos hospitais e clnicas do mundo, tornando imperativo o desenvolvimento mundo de tcnicas que viabilizem o armazenamento e a transmisso destas imagens em redes de computadores.

Dentre as tcnicas de processamento de imagens, a compresso de imagem digital tem papel fundamental no sentido de elevar o potencial de armazenamento e de d d l ld d transmisso destas informaes. A compresso de uma imagem o processo pelo q qual se consegue reduzir a quantidade de dados necessria g q para representar uma certa quantidade de informao pela eliminao de informaes redundantes e/ou irrelevantes de d acordo ao processo sem ou com perdas. d d

Anlise de Imagens
Depois de a imagem ter sido gerada, preciso ser analisada. analisada Usualmente o exame radiolgico requisitado por quatro razes bsicas: visualizao, quantificao, g localizao e triagem. O radiologista escolhe o mtodo de melhor indicao i di para manipular imagens, permitindo assim uma i l i iti d i melhor visualizao da doena. Por exemplo, pode-se ajustar os nveis de cinza de uma imagem tomogrfica para exibir as regies de maior interesse.

Muitos dos procedimentos de enriquecimento de imagens desenvolvidos pelo programa espacial da NASA foram ou sero usados para esse propsito. f d Por exemplo, tcnicas de filtragens digitais podem ser aplicadas para remover rudos, para deteco de bordas rudos bordas, e para limpar imagens borradas. O computador tambm pode ser utilizado para quantificar parmetros mensurveis, tal como o volume do d corao ou o tamanho do feto. t h d f t Nos sistemas mais modernos esses parmetros modernos, podem ser medidos nos instrumentos da tela com calibradores eletrnicos.

O computador registra as medidas e executa os clculos, melhorando a sua consistncia, e a produtividade dos radiologistas. Alm disso, a disponibilizao de imagens g g tridimensionais torna o clculo de volumes mais acurado, principalmente quando so feitas automaticamente (volumetria). ( l ti ) Para certos propsitos tais como cirurgias ou propsitos, radioterapia, a localizao precisa da leso a principal razo para estudo.

A localizao tambm crucial para procedimentos radiolgicos intervencionistas, tais como bpsias asprativas com agulha e drenagem de abscessos. Os radiologistas analisam as imagens para determinar o melhor local para chegar leso, e para g p p determinar o ngulo de aproximao e a profundidade. Dados de imagens tridimensionais so inestimveis para l localizao, porque estas devem ser relacionadas a li d l i d pontos de referncia externos no corpo (como 3 cm acima do umbigo) umbigo).

Esta informao tambm usada no planejamento de radioterapia onde o oncologista deve examinar o volume da zona de tratamento precisamente. l d d

Reconhecimento de Imagens
Como a interpretao cuidadosa de imagens radiogrficas consome tempo, e caro treinar radiologistas para processar grande nmero de imagens, alguns pesquisadores tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas (softwares)de ajuda interpretao de imagens por computador.

Esses sistemas, podem ser particularmente utilizados com o propsito de triagem - por exemplo, exame do trax em pr operatrio e mamografias peridicas. pr-operatrio peridicas Esta noo de triagem automatizada j foi analisada com sucesso para a interpretao de registros de ECG (eletrocardiograma). O problema da interpretao de imagens baseado em tcnicas de Inteligncia Artificial. Apesar de ser Artificial improvvel que o desenvolvimento de interpretao completamente automatizada ocorra brevemente, sistemas que oferecem interpretao parcialmente automatizada so viveis.

O diagnstico auxiliado por computador, no qual o radiologista usa os resultados de uma anlise computadorizada de imagens mdicas, serve como uma segunda opinio na deteco de leses e na elaborao do diagnstico. No Brasil alguns grupos de pesquisa, ligados Brasil, pesquisa principalmente a universidades, dedicam-se ao estudo, implementao e avaliao desse tipo de sistema. p p No entanto, percebe-se que os resultados so ainda iniciais, constituindo um mercado promissor para os prximos anos, tanto em termos d pesquisa quanto em termos de de d Implementao.

Programa de processamento de imagens Adobe PhotoShop tem quase todas as funes necessrias para imagens mdicas.

Estao de trabalho do radiologista - W k E d b lh d di l i Workstation i

a Estao de Trabalho onde as imagens vo ser manipuladas manipuladas, processadas e tratadas.

Estao de trabalho do radiologista o local onde ele deve ter acesso a todo o tipo de imagem atual ou antiga, assim como s informaes clnicas do paciente. paciente Tambm deve ter facilidades para visualizao manipulao das visualizao, imagens e emisso do laudo. A adequada funcionalidade, com monitores sensveis ao toque e bons sistemas de reconhecimento de voz tornam o trabalho mais agradvel e aumentam a adeso dos radiologistas ao PACS. maior facilidade para adequar s exigncias legais de segurana, confidencialidade, integridade, disponibilidade e responsabilidade na p prestao de contas.

A interface da estao de trabalho deve mostrar a imagem com o menor nmero possvel de comandos de teclado. Isto pode ser obtido por meio de caixas com cones que desencadeiam funes automaticamente automaticamente. A estao de trabalho deve ser capaz de recuperar imagens de forma rpida e fcil e possibilitar uma navegao intuitiva na base de dados para facilitar a dados, recuperao e comparao de dados relevantes relacionados ao exame. A definio de uma configurao ideal bastante complicada, porm existem alguns requisitos mnimos que devem ser respeitados em se tratando de uma para interpretao de exames: p p possuir p pelo menos dois monitores de estao p alto brilho, com 1.024 1.024 pixels no mnimo, apresentar a base de dados de forma otimizada, o tempo de espera entre a seleo da imagem e a sua exibio deve ser bastante curto (5 s), possuir programas bsicos de processamento de imagem (ajuste de brilho e contraste, "zoom", inverso de escala de cinza, rotao, rolagem e inverso da imagem).

Processamento das Imagens Mdicas:


- Processar uma imagem consiste em transform-la sucessivamente transform la com o objetivo de extrair mais facilmente a INFORMAO nela presente. - A grande vantagem da Imagem Mdica Digital que ela pode ser Processada, ou seja, manipulada. -B i Basicamente o sistema possui 2 ti t i t i tipos b i bsicos d Filt de Filtros;

Low Pass: suavisa a imagem/clarea a imagem

High Pass:aumenta o realce dos contornos Ou seja contornos.Ou realce com Brilho e contraste

Fatores influentes na imagem F t i fl t i


enegrecimento da radiografia processada. Quanto maior o grau de enegrecimento, menor a quantidade de luz que enegrecimento atravessar a radiografia quando colocada na frente de um negatoscpio ou de um foco de luz.

Densidade: Densidade radiogrfica (ptica) pode ser descrita como o grau de

(miliampere segundo), que controla a quantidade de raios X emitida pelo tubo de raios X durante uma exposio. Assim, a duplicao do mAs duplicar a quantidade de raios X emitida e a densidade.

Fatores de controle: O fator primrio de controle da densidade o mAs

Contraste: O contraste radiogrfico definido como a diferena de densidade g em reas adjacentes de uma radiografia ou outro receptor de imagem. Tambm pode ser definido como a variao na densidade. Quanto maior esta variao, maior o contraste. Quanto menor esta variao ou menor a diferena de densidade de reas adjacentes, menor o contraste. O objetivo ou funo do contraste tornar mais visvel os detalhes anatmicos de uma radiografia. Portanto, o contraste radiogrfico timo importante, sendo essencial uma compreenso do contraste na avaliao da qualidade. Um contraste menor significa escala de cinza mais longa, menor diferena entre densidades adjacentes.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


1 . FORMATAO ( (Format). ) - Tela ( Screen ) Documentao das imagens

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


2. REFORMATAO (Reformat ).

RFMT AXIAL

RFMT CORONAL

RFMT

SAGITAL

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


3. 3 MAGNIFICAO (Zoom Magnify) Magnify).

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


4. FECHAR REA NA IMAGEM ( Shot / Matte ) ).

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


5. 5 ANOTAO ( Write / Annotate ) ).

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


6. 6 GIRAR A IMAGEM ( Rotate / Flip / Mirror ) ).

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


7. MEDIDAS (Distance Angle Volume ROI ). ( g )

ROI

Medida linear

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


8. 8 INVERSO DE TELA (Inversion) SUBTRAO (Inversion).

Imagem invertida

Imagem normal.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


9. 9 IMAGENS DE REFERNCIA ( Reference Image / Cross Reference ) ).

Reference Image

Cross Reference

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


11. 11 DOCUMENTAO ( Filming Film Composer )

Processadora e Cmara LASER acopladas acopladas.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. CT-BONE : Estruturas sseas na tomografia computadorizada.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. CT : Para reconstrues de partes moles em tomografia.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. CT LUNG : Reconstrues da distribuio vaso-brnquica e do p parnquima p q pulmonar.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. CT ANGIO : Reconstruo de modelos angiogrficos em TC

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. MR ANGIO: Reconstruo de modelos angiogrficos em RMN.

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. VOLUME RENDERING: Modelos de reconstruo tridimensional que p colocam em evidncia diferentes tecidos e apresentam melhor percepo de profundidade.

Vol. Rendering Crebro RMN

Vol. Rendering Punho - CT

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares CT. As reconstrues vasculares normalmente so obtidas na tomografia g computadorizada aps injeo de meio de contraste.

Aorta TC Antes do Tratamento

Aorta - TC Aps Tratamento

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares CT.

Angio Traco-Abdominal CT

Corao 3D CT Angio Cerebral - CT

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares CT.

Corao CT - Multi-Slice

Pericrdio/Brnquios - Multi-Slice

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares RMN. Tcnica 3D ( Sem meio de contraste)

Angio Cerebral

Angio Cerebral Colorida

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares RMN.

Artria Cartida

Artria Popltea

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares RMN. Angio RMN Com Gadolnio ( contraste )

Angio RM -Trax

Angio RM Abdmen

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares RMN. Reconstrues Multiplanares com Variao da Espessura MPVR Multi Projection Volume Reconstruction Tcnica que permite a reconstruo de modelos tridimensionais com nfase aos pixels de mxima intensidade ( MIP ) e com espessura varivel do modelo de reconstruo.Tcnica que possibilita magnificao da imagem sem sua distoro.

Veia Porta

Tratamentos das Imagens Mdicas Digitais:


12. 12 Reconstrues Tridimensionais Tridimensionais. Reconstrues vasculares RMN. Anlise Funcional Funcional. A rpida possibilidade de aquisio de imagens em tomografia e tambm em ressonncia magntica, abriu a possibilidade da avaliao funcional de importantes rgos. Anlise Funcional mostrando ausncia de sinal na regio temporal esquerda devido a presena de mal-formao vascular. AVM:Acidente Vascular Meningeo/inflamao d M i /i fl dos ventriculos/meningite.

INVESALIUS 3.0B1: NOVA VERSO DO SOFTWARE LIVRE BRASILEIRO PARA RECONSTRUO 3D


DE IMAGENS MDICAS
com muito orgulho que ser lanado o InVesalius 3.0as telas. Para os que no conhecem, o InVesalius um software livre para reconstruo 3D de imagens Mdicas. g Este o primeiro de uma srie de releases para teste, atualmente previsto para Setembro de 2010. Estes releases beta so destinados principalmente a pessoas que tm interesse em testar o software de reconstruo tridimensional de imagens mdicas InVesalius e ajudar tanto a identificar quanto a resolver bugs antes do release 3.0 final.

InVesalius 3 foi desenvolvimento do zero, sendo um software completamente novo. Ele oferece as seguintes ferramentas, atravs de uma interface amigvel: Suporte a DICOM, incluindo: Verses 1 e 2 do ACR-NEMA Verso 3.0 do DICOM (incluindo diversas codificaes de JPEG -lossless and lossless lossy-, RLE). Segmentao baseada em fatias Valores pr-definidos de limiar, de acordo com o tecido de interesse p , Ferramentas para edio manual de fatia (semelhante ao Paint Brush) Criao de superfcie 3D Ferramenta para conectividade de superfcies 3D Exportao de superfcie 3D (incluindo: STL binrio, OBJ, VRML, !Inventor) Projeo volumtrica de alta qualidade Configuraes de projeo volumtrica pr-definidas Plano de corte de projeo volumtrica l d d l Exportao de telas (incluindo: BMP, TIFF, JPG, PostScript, POV-Ray)

Acesse: http://softwarelivre.org E faa o seu cadastro cadastro. Para o download do programa acesse: http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/3.0-beta-1

PROCEDIMENTOS E PRTICAS PARA DIGITALIZAO DE IMAGENS MDICAS

A tecnologia da imagem digital se desenvolve to rapidamente que ainda no foi totalmente normatizada uma terminologia ou nomenclatura padro para os diversos tipos de imagens digitais. Entretanto, certos termos descrevem os diversos tipos de imagens digitais e sistemas de processamento envolvidos e di ti d i di it i i t d t l id esto se tornando aceitos.

Quais so os equipamentos geradores de imagens digitais ?

Ressonncia Magntica R i M ti

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada (TC) A tomografia computadorizada foi desenvolvida no final da dcada de 1970 e incio de 1980, e foi uma das primeiras tcnicas a usar uma aplicao especial p g g g , de computadores e imagem digital em radiologia. Na TC, o tubo de raios X move-se ao redor do paciente durante o exame, fazendo mltiplas exposies de diferentes ngulos com um feixe firmemente colimado de raios X. As imagens dos cortes na forma digital so ento processadas em um computador para mostrar o corte do tecido (imagem capturada) sem a superposio de estruturas sobrepostas. Isso pode ser comparado a um po de frma com muitas fatias finas. Um tubo de raios X convencional e um captador de imagem mostram todo o po de frma, enquanto as fatias finas representam as imagens dos cortes feitos pela TC (capturadas) que podem ser separadas e vistas individualmente.

Hemodinmica

Hemodinmica um conjunto de procedimentos mdicos invasivos para diagnstico e tratamento de cardiopatias.

O laboratrio de hemodinmica o local onde so efetuados exames e intervenes radiolgicas sobre o corao e sistema vascular perifrico. Tambm pode ser utilizado com tima qualidade de imagem para realizao de deglutograma digital, exame em que o paciente engole alimento com contraste radiolgico, podendo-se estudar de forma dinmica os detalhes da d l d d d d f d d lh d deglutio, com velocidade de 30 quadros por segundo. O arco de raios-X composto por um gerador e de um intensificador de imagem, o sinal enviado para o monitor que est na prpria sala de exames. A imagem fica armazenada no disco rgido da estao de trabalho onde ser feito o seu tratamento, podendo-se gravar as partes de interesse em CD-ROM, padro DICOM, somente um exame por disco.

Medicina Nuclear

Densitometria ssea

Fluoroscopia Digital ( ) p g (FD) Outro desenvolvimento de uma aplicao diferente de imagens digital em radiologia a chamada fluoroscopia digital, surgida quase na mesma poca que a tomografia computadorizada, entre as dcadas de 1970 e 1980. Ela envolve uma imagem radiogrfica sendo projeta-da por um tubo de raios X (geralmente sob a mesa) sobre o lado receptor com um intensificador de imagem. As imagens da fluoroscopia digital so exibidas em um monitor durante e aps o procedimento. Essas imagens podem ser ajustadas e manipuladas conforme a vontade e podem tambm ser vistas de outros locais, durante e aps o exame. Elas podem ser impressas em um filme com uma impressora a laser ou arquivadas digitalmente.

Radiografia Computadorizada - CR

Todos os aparelhos de radiologia convencional, instalados no departamento de radiologia ou mveis para exames no leito do paciente, podem ter as suas imagens digitalizadas por meio do sistema de radiografia computadorizada. Aproximadamente no mesmo perodo em que surgiram a TC e a FD durante FD, as dcadas de 1970 e 1980, um terceiro mtodo de imagem digital foi desenvolvido, comumente chamado de Radiografia Computadorizada (CR). g p ( )

Radiografia Digital Direta ( ) g g (DR)

mtodo direto de converso em que um detector tanto captura como converte a imagem em formato digital. Esse detector digital, substitui o chassi da lmina de imagem e o leitor de imagem usados na CR ou o chassi de filme-cran e o processamento qumico como ocorre na radiografia convencional. Permite uma exposio precisa do d paciente. O operador pode, i t d d entretanto, fazer alguns ajustes ps-exposio ps exposio para uma exposio menos tima, reduzindo a necessidade de algumas re-peties causadas por erros de exposio.

A obteno de imagem convencional por filme-cran atravs de processamento q qumico das imagens usada h mais de 100 anos, desde a descoberta dos g , raios X em 1895, e ainda hoje a forma predominante de obteno de imagens clnicas. g Entretanto, os avanos no uso da computao em imagens radiogrficas nos ltimos 20 a 30 anos vm trazendo formatos novos e radicalmente diferentes s imagens mdicas chamadas imagens digitais. A imagem convencional do filme-cran e o processamento qumico certamente se tornaro amplamente obsoletos diante das diversas formas de evoluo das imagens digitais.

PADRONIZAES EM DOCUMENTAO MDICA A linguagem mdica, assim como a humana, evolui medida que novos conceitos so criados. Desta forma natural que com o surgimento de imagens mdicas digitais uma nova linguagem esteja sendo construda. Na i di di it i li t j d t d N unidade bsica desta nova lngua alm da palavra, existe o cdigo, com a finalidade de atender uma necessidade das mquinas. O segredo a padronizao onde podem trazer as seguintes vantagens: possibilitar a integrao de mensagens clnicas e administrativas ; melhorar a qualidade dos sistemas; melhorar ter baixo custo de desenvolvimento e manuteno, devido menor variao para diferentes clientes; maior facilidade para adequar s exigncias legais de segurana, , g , p p confidencialidade, integridade, disponibilidade e responsabilidade na prestao de contas.

Das könnte Ihnen auch gefallen