Sie sind auf Seite 1von 5

DESENVOLVIMENTO DE UM MDULO DE CONTROLE DE DISPOSITIVOS EXTERNOS UTILIZANDO A PORTA USB

Ricardo Yassuo Shimizu1, Joo Alberto Fabro2

Discente de Engenharia Eltrica - Centro de Engenharias e Cincias Exatas - CECE


2

Docente do Centro de Engenharias e Cincias Exatas CECE UNIOESTE Campus Foz do Iguau

ricardo_shimizu@yahoo.com.br, joaofabro@yahoo.com.br

1. Apresentao Atualmente, com o intuito de aumentar a produtividade e a qualidade de seus produtos, o homem est cada vez mais utilizando dispositivos de controle automtico que auxiliem em suas tarefas, onde o mesmo pode controlar diversos processos simultaneamente. Estes dispositivos aumentam a eficcia e a eficincia do trabalho e da produo, e estes acabam sendo um dos grandes requisitos para o desenvolvimento econmico de um pas, alm de ser uma forma eficiente de competir com o mercado internacional. Desta maneira, h um grande interesse das escolas tcnicas e universidades em desenvolver estes dispositivos para realizar experimentos educacionais a fim de formar profissionais com uma viso interdisciplinar e capacitados a utilizar adequadamente estas novas tecnologias. O Laboratrio de Pesquisas em Robtica da UNIOESTE visa aperfeioar o discente em situaes prticas na rea de Automao e Controle, onde ele aplica a interdisciplinaridade. Por isso o objetivo principal do projeto desenvolver um mdulo que seja conectado pela porta USB (Universal Serial Bus, ou Barramento Serial Universal) de modo a controlar dispositivos conectados ele, onde o aluno possa aplicar os conhecimentos visto no curso de graduao, em qualquer local onde possua um computador com uma entrada USB, e o mdulo de controle.

2. Informaes Tcnicas Para o desenvolvimento do mdulo de controle foi utilizado o microcontrolador PIC18F4550, que possui a comunicao USB integrada. Este um controlador de baixo custo e montagem simples, apresentando at 32 portas que possibilitam o controle de diversos dispositivos externos simultaneamente. Para a realizao dos testes preliminares, foi utilizada apenas a porta RA0, qual foi conectado um LED e um resistor. O projeto eletrnico foi desenvolvido no software Proteus 7 Professional, conforme figura 1:

Figura 1 Esquema eletrnico do mdulo de controle Neste esquema eletrnico o mdulo controla o LED atravs da comunicao USB, sendo possvel conectar outros dispositivos na sada do microcontrolador. A partir dos estudos sobre o funcionamento do microcontrolador, foi montado um circuito de testes em uma matriz de contato, apresentado na figura 2:

Figura 2 Prottipo de teste Para desenvolver o algoritmo para o controle do LED, foi utilizado o compilador MikroC 6.0 (Figura 3), pois este possui a vantagem de criar o algoritmo na linguagem C, o que simplifica o processo de programao, sendo que o prprio software converte a linguagem C no cdigo Assembly especfico para o microcontrolador PIC 18F4550. Outra vantagem do MikroC 6.0 que ele dispe de funes predefinidas para a comunicao atravs da porta USB, facilitando a implementao.Alm disso possvel configurar os bits no prprio compilador.

Figura 3 Implementao do algoritmo no MikroC

Aps ser gravado o cdigo, os testes sero realizados inicialmente no HID (Human Interface Device) do prprio MikroC (Figura 4), onde clicando o valor 1 ele acende o LED e clicando o valor 0 ele apaga o LED. Ele pode ser controlado atravs de um boto que est no prottipo, onde o LED acende quando for clicado o boto e apaga quando o boto no est pressionado. J est sendo projetada uma interface grfica que permitir a qualquer usurio do mdulo comandar suas aes diretamente, atravs de cliques do mouse.

Figura 4 - HID do MikroC 3. Concluses O mdulo de controle em desenvolvimento por este projeto visa simplificar a utilizao do computador como ferramenta de controle de dispositivos externos ao computador. As principais aplicaes encontram-se na rea educacional, tanto para estudantes do ensino superior procurando desenvolver equipamentos controlados pelo computador, quanto para o desenvolvimento de atividades de robtica educacional, em todos os nveis de ensino. Atualmente, existem poucas opes de dispositivos deste tipo no mercado, e ainda assim, as que existem funcionam apenas atravs de conexes pelas portas seriais e paralelas dos computadores. O desenvolvimento de um mdulo de controle que permita a comunicao atravs da porta USB uma iniciativa com grande

potencial de incentivo prtica da robtica educacional, por sua simplicidade de construo e uso. Espera-se obter, at junho de 2008, um prottipo funcional completo, para ento realizar um estudo de mercado visando sua produo e comercializao em escala nacional. 4. Referncias DATASHEET: PIC18F2455/2550/4455/4550. Disponvel em <http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39632D.pdf >. Acesso em: 11 abril 2008; C Compiler for Microchip PIC Microcontrollers: mikroC. Disponvel em <http://www.mikroe.com/pdf/mikroc/mikroc_manual.pdf>. Acesso em: 11 abril 2008. QUICK Reference Guide for C language: Software and Hardware solutions for Embedded World. Disponvel em: <http://www.mikroe.com/pdf/mikroc/c_syntax.pdf>. Acesso em: 11 abril 2008; JNIOR, Vidal Pereira da Silva. Linguagem C para microcontroladores PIC. Disponvel em <http://usuarios.upf.br/~fpassold/PIC/C_PIC.PDF>. Acesso em 11 abril 2008;

Das könnte Ihnen auch gefallen