Sie sind auf Seite 1von 8

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008.

ISSN: 1983-2087

A ANTIGUIDADE TARDIA NAS DISCUSSES HISTORIOGRFICAS ACERCA DOS PERODOS DE TRANSLATIO. Ronaldo Amaral1 Resumo Quando estamos diante de perodos que marcam a transio de uma poca histrica a outra, como o caso da Antiguidade Tardia, que ora nos ocupa, como defini-los, j que se considera que no possuem entidade temporal prpria, uma vez que so to somente e, tradicionalmente, considerados intervalos entre um perodo histrico e outro? Esta questo, e tantas outras que implicam esta anlise, vm acirrando as discusses entre muitos historiadores deste perodo de translatio entre a Antiguidade e a Medievalidade, os quais so, e necessariamente, muitas vezes, mais levados por suas pocas mesmas e por suas especialidades histricas, do que por uma abordagem precisamente objetiva, de fato, a nosso ver, impraticvel, pois o historiador to presente no seu discurso histrico quanto suas prprias fontes, pois , ele mesmo, mais do que um produtor historiogrfico um agente infuso neste discurso. Palavras-chave: Antiguidade Tardia, Historiografia, Temporalidade. A histria tradicional O perodo que sucede a denominada Antigidade Clssica e precede a chamada Idade Mdia, j foi palco de discusses acirradas, sobretudo por autores levados mais por vontades e necessidades ideolgicas de sua poca, do que por questes de mtodos e vises historiogrficas propriamente ditas. O fim do mundo antigo estivera sempre e intrinsecamente ligado concepo da queda e do fim do Imprio Romano, isto porque, a histria tradicional, particularmente aquela surgida no sculo XIX, vira na poltica, ou mais precisamente na historia poltica, a razo por excelncia do fenmeno histrico. Assim a poltica, com seus agentes e ideologias, seria o motor do prprio processo histrico, levando em seu bojo todos os demais aspectos da vida social e suas transformaes. Da a passagem da Antiguidade Clssica para a Idade Mdia seria vista e explicada por um fato eminentemente poltico, o fim do Imprio Romano, entendido, sobretudo como uma unidade poltico-administrativa, cuja data especifica para seu findar se estabeleceu em 476, quando seria deposto o ultimo Imperador do Ocidente, que na verdade pouca
Doutor em histria social pela UNESP-Assis, ps- doutorando pela FAPESP UNESP-Assis. Email ronalduamaral@hotmail.com
1

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

ressonncia poltica possua mesmo em sua poca. O que nos parece ainda pior deixavase de lado os mais variados aspectos da realidade social, os quais cobrariam suas especificidades, mesmo no conjunto do poltico, deixando-se assim de precisar e sentir que o fenmeno histrico sempre mais complexo e dissonante. E aqui prevaleceria a queda, o declnio, a decadncia, sobretudo por aqueles que viam na Idade Mdia um perodo de obscurantismo, ou seja, o ponto de chegada e o desembocar desde estado decadente que acometeria o mundo antigo. Mas, ainda que concordssemos com esta derrocada da instituio poltica romana, ela no poderia abarcar, nem muito menos significar, um aviltamento de todos os mbitos da vida social e psicossocial humana. Mas assim foi feito, e uma de suas expresses mais contundentes parece ser Gibbon, (GIBBON, 1989) portador de um claro ideal iluminista. Marcado ainda pela gide do progresso, econmico e industrial, sobretudo, o sculo XIX, pautou suas questes por tais paradigmas, visualizando, desse modo, o progresso da Antiguidade como tendo sido abortado nos sculos de transio para a Idade Mdia, e suas razes, os preocupou sobremaneira (LE GOFF, 1984: 335). Mas correntes posteriores deram cores novas a esta discusso, demonstrando que os fenmenos histricos e suas vicissitudes no poderiam ser visto de forma to unssona e positiva assim, e que, os diversos aspectos da vida humana (economia, cultura(s), sociedade, religio, entre outros), mais dissonantes que consoantes, deveriam ser analisados em suas estruturas e importncias prprias, ainda que no desvinculados entre si. Deste modo, foi no seio da Escola dos Annales, e da posteriormente chamada Nova Histria, que se deu uma crtica mais contundente a historia tradicional e poltica, embora em relao a esta ltima, mas no sentido de reavali-la do que exclu-la. Propondo novos objetos, novas abordagens e novos problemas para a Histria, para parafrasear a coleo organizada por Pierre Nora e Jacques Le Goff, (LE GOFF; PIERRE NORA 1976; LE GOFF; PIERRE NORA, 1979; LE GOFF; PIERRE NORA, 1976) como a longa durao, ou um tempo que no se consideraria mais to teleolgico e linear a reger todas as coisas, e em relao a este ultimo aspecto, sua linearidade, ao menos no mbito das sensibilidades, insistia-se agora em um tempo de tempos mltiplos e imbricados, que permitiu novas interpretaes para o fim do mundo antigo.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

Algumas discusses: Peter Brown e Jacques Le Goff.

Peter Brown no prefcio de seu livro o Fim do Mundo Clssico (BROWN, 1972) chamara a ateno recorrentemente, no que respeita ao ltimo perodo do mundo antigo (200-700), para que observemos seu constante recurso entre as mudanas e as continuidades. Ver este perodo como uma melanclica histria da queda e fim do Imprio Romano seria muito mais cmodo e simplista, em lugar de se perceber as novidades que comeariam neste perodo. Porque a Europa torna-se crist, o Oriente mulumano; porque surge uma nova arte, a abstrata, e uma nova literatura, so questes que ele se impe e demonstram a complexidade e a pujana do perodo, visto por alguns, contudo, como simplesmente o fim, a decadncia de uma poca. O estudo deste perodo , sobretudo, segundo Brown, uma busca de ver e perceber como os homens desta poca lidaram com a mudana, isto , com um perodo dinmico, que trazia novidades e engendrava nossas estruturas materiais e sociais, assim como, novas mentalidades, pois inaugura uma nova viso de mundo e do sagrado, que conduziria e estabeleceria novas maneiras de pensar e agir. 2 As mudanas foram numerosas e complexas. Vo do social e do econmico, das modificaes claras e melhor documentadas, s relaes do homem consigo prprio e com seu prximo; com a religiosidade, suas atitudes e sensibilidades. E quanto a este ltimo aspecto, importar-nos- hoje, como tem importado aos historiadores mais recentes, as transformaes das sensibilidades e das concepes religiosas, do sagrado e sua relao com o humano, menos publicas e menos aclaradamente documentadas e analisveis, mas igualmente decisivas para se entender este perodo. Por sua vez, Jacques Le Goff, (LE GOFF, 2005:54) refletindo sobre os momentos histricos de transio, como o perodo que ora nos ocupa, onde se vem sobretudo rupturas, passagens abruptas, prefere no considera-los to radicais assim.
Ver sobretudo a primeira parte A ltima revoluo romana, em que demonstra uma mudana cada vez mais significativa no campo do social, abrangendo a poltica, a literatura, as formas de pensar e de agir diante da sociedade e do outro. Explorar tambm, a nosso ver magnificamente, o homem deste perodo diante de sua nova religio, o cristianismo, e as mais diversas formas que este assumiu, e no s aclarando suas manifestaes mais exteriores, como a Igreja crist e sua estrutura, principalmente em relao com o Estado, mas tambm como esta nova religio suscitou movimentos e formas de ser e sentir bem mais mltiplas e heterogneas, aquelas que diziam respeito mais ao homem interior e privado, mas sempre sensvel de ser investigado por sua relao com o outro, por exemplo, com uma comunidade afim, como a monstica.
2

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

Deste modo, no s no perodo considerado Antiguidade Tardia pode o medievalista encontrar traos da antiguidade, mas mesmo posteriormente a este. Por outro lado, traos da medievalidade, j se encontram no denominado perodo Antiguidade Tardia. Assim, se este perodo j no Antigo, pois no compreende mais a Antigidade Clssica, tambm no medieval. Por outro lado os que o vem como baixo, decadente, porque olham a partir da Antiguidade, reconhecendo-a como a idade de ouro, podem v-lo igualmente como ascendente, primeiro, alto se voltarem seus olhares a partir de medievalidade que o sucede. O professor Le Goff prefere assim a dupla continuidade/virada em detrimento de ruptura. Temos talvez, a respeito deste perodo, mais uma evoluo de muitas de suas estruturas sociais e mentais, em intensidades e temporalidades diferentes, do que uma mudana total e assaz, pois as mudanas (econmicas, polticas, sociais, religiosas), nem sempre, ou quase nunca, so simultneas. Quando estas acontecem simultaneamente, poderamos falar de uma troca de perodos, mas como isto improvvel, e mesmo impraticvel, pois as estruturas sociais, por mais que se transformem mais ou menos concomitantemente, evoluem primeiro que as estruturas mentais, teramos que continuar afirmando que no h ruptura radical entre uma poca e outra, ou mesmo uma mudana de perodo a curto prazo, menos ainda a curtssimo prazo, no podendo vermos, por exemplo, a data de 476, como o fim da Antigidade e inicio da Medievalidade. A Antigidade Tardia, termo aceito e empregado por Le Goff, deve ser vista assim, como um perodo especfico, 3 (LE GOFF, 2005: 55) em que se est, dependendo do ponto de vista, de quem olha da Antiguidade ou da Medievalidade, em ambos os perodos e ao mesmo tempo em nenhum deles efetivamente. Um exemplo disto vemos personificado no bispo hispnico Isidoro de Sevilha. Isidoro, uma personalidade que permeou quase todo o sculo VI, encerra em sua pessoa, e decorrncia disto, em seus escritos e pensamentos, este encontro da Antiguidade, ainda viva, com a medievalidade, nascente. Se por um lado, o bispo de Sevilha pode ser considerado o mais importante terico da Igreja crist da Hispnia de sua poca, e muitas de suas obras trazerem em si um grande esforo de cristianizar os paganismos de muitos textos clssicos servveis a causa crist, como j havia feito, por exemplo, Agostinho e Jernimo, Isidoro no deixar de compilar, comentar e louvar
A obra j clssica de Marrou tambm chama a ateno para que vejamos este perodo, no por meio de valoraes de outras pocas, mas em sua especificidade prpria, as quais ele bem apresenta. MARROU, Henri Irne. Decadncia Romana ou Antiguidade Tardia? Lisboa, ster, 1979
3

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

a cultura clssica por si mesma, a ponto de uma de suas principais obras, as Etimologias, ser considerada um dos mais importantes salvos condutos da cultura clssica para a cristandade, (AMARAL, 2006) e isto, no avanado sculo VI, no prtico de entrada da Idade Mdia propriamente dita. Contudo, este perodo de translatio, pelo fato s de ser nominado, vem por extenso, e inevitavelmente, a ser valorado e particularizado, por estes ou aqueles especialistas de uma determinada temporalidade histrica, neste caso, o antiqista e o medievalista. Deste modo, aqueles que acreditam e defendem ainda a idia de crise e decadncia do Imprio Romano, e por conseqncia uma viso no muito otimista do perodo medieval, tenderam a rotul-lo como Baixo Imprio, pois, neste contexto, baixo logicamente denotativo de decadente, de decrepitude, de algo que foi alto forte, pujante. Como acrescenta Le Goff, esta prpria terminologia alta baixa caracteristicamente medieval. Interessante notar aqui que, mesmo para aqueles que no olham o perodo medieval com olhos to benignos e entusiastas, necessariamente o tem em si, a ponto de, mesmo inconscientemente, lanar mo de concepes e vises do mundo que lhe fora prprio. A Primeira Idade Mdia. Buscando no me estender mais nas discusses quanto s nominaes e conceituaes j assentes referentes a este perodo, suscitadas e esboadas neste trabalho mais acima, quero me referir aqui a proposta, h alguns anos oferecida, por Hilrio Franco Junior (Franco Junior, 2005:15) de rever, mais do que o termo, o conceito de Antiguidade Tardia, a ponto de este historiador oferecer uma nova terminologia Primeira Idade Mdia. Para Franco Junior, parece claro que o termo Antiguidade Tardia deve ser superado. Insiste que temos nesta poca (sua cronologia oferecida e justificada vai dos sculos IV a VIII) traos caractersticos e essencialmente medievais, e em seus mais variados mbitos da vida social, como nos costumes; no vesturio; na escrita (o codex tomando o lugar do volumen); na religiosidade, agora centrada no alm e na salvao, diferindo j dos credos e das necessidades religiosas da poca clssica; na clericalizao do saber e do ensino; e mesmo na institucionalizao de uma religio nica, com uma liturgia e um corpus cannico bem articulado, etc. (FRANCO JNIOR, 2005: 27). Contudo admite o autor em questo, aquilo que j observvamos linhas acima, por meio

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

da pena de Le Goff, que um perodo de transio tem estruturas que evoluem em temporalidades mais ou menos intensas e cleres, podendo, por meio da escolha de um aspecto da vida social (educao, religio, economia, hbitos) avanar ou permanecer com mais ou menos rapidez em relao aos outros. Significativo disto o caso de Pierre Rich que estende a Antiguidade at o sculo XI, por ver a, traos da educao ainda caracteristicamente antigos. Neste sentido, Hilrio bem observa, que discusses desta envergadura se alam sobre a simples terminologia e implicam uma adoo e defesa de carter historiogrfico e conceitual. Em entrevista oferecida a Ruy de Oliveira Andrade Filho, (Franco Junior, 2005: 233-242) em um livro organizado por este, Franco Junior vir a detalhar um pouco mais esta sua proposta e justificar sua Primeira Idade Mdia em detrimento de Antiguidade Tardia. E embora se esquivasse, de forma louvvel a nosso ver pois toda postura demasiada incisiva e indiscutida dbil, mesmo para um intelectual de sua tessitura de qualquer perspectiva de postura partidria aos medievalistas, ou seja, de requerer com o termo Primeira Idade Mdia este perodo para os seus, assim como o fizeram, segundo este mesmo autor, os antiquistas criadores do termo Antiguidade Tardia, (FRANCO JNIOR, 2005: 233-234) no deixar, a nosso ver, e necessariamente, de avanar o muro abarcando este perodo para o terreno da Idade Mdia. Como o professor Hilrio pertinentemente afirmou, uma postura de adoo terminolgica mais do que isso, conceitual e historiogrfica, portanto, ideolgica para o historiador professo desta ou daquela poca. Assim e ainda que afirmara que [...] todos os rtulos de fenmenos e perodos so extremamente contestveis [...] e [...] obviamente so produtos histricos como produtos historiogrficos [...] (FRANCO JNIOR, 2005: 233) Hilrio, como no poderia deixar de ser, reafirma sua Primeira Idade Mdia, produto que , seu, e de seu momento histrico. Atenta-se, ademais, neste dilogo, por parte sobretudo do professor Hilrio, que muitas vezes a discusso, no ainda a respeito de Primeira Idade Media, mas em relao aos termos Antigidade Tardia ou Alta Idade Mdia sobremaneira uma discusso do territrio do especialista. Antiguidade Tardia assim um territrio de mltiplas definies e pontos de vistas, e no s entre antiquistas e medievalistas, mas entre os da mesma especialidade cronolgica. Para os antiqistas, seu perodo mais posterior, prestes a expirar, mas ainda no extinto. Contudo, para os que vem na Antigidade Clssica a poca de ouro, o

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

fim do mundo antigo, o encerramento do que havia de mais louvvel. Por outro lado, para os que adotam a postura no da ruptura e da decadncia, e sim da continuidade e transformao, um perodo onde a Antigidade, sem deixar de s-la, assume novas feies, se transforma. Quanto muitos medievalistas, o perodo inicial, o prtico de entrada para sua poca, por isso alta, Alta Idade Mdia, mais cujo termo , contudo, to pejorativo como o fora o de Baixo Imprio. Para outros, ou mais precisamente, o professor Hilrio, a Primeira Idade Mdia, pois possuiria traos muito caractersticos e prprios para ser abarcada, como o fazem alguns, por uma mesma terminologia, Alta Idade Mdia, que se estenderia at os avanados meados do sculo XI. Mas Franco Junior, nos parece, salvo algumas ressalvas, necessrias, alis, ao carter de avaliao que quisera dar a suas consideraes a respeito dos termos e conceitos que at ento se pretendiam consagrados, ser mais ou menos categrico em sua entrevista: a Antiguidade Tardia dever ser preterida Primeira Idade Mdia, pois se acerca por suas mltiplas caractersticas mais a segunda poca que a primeira. E novamente as elenca - Fraqueza do Estado, enrijecimento da hierarquia social, progresso do cristianismo, miscigenao tnica e cultural entre brbaros e romanos, a substituio do direito de territorialidade para o das personalidades das leis, mudanas lingsticas e do uso e formas do latim, retrocesso da vida e economia urbanas, mudana no quadro geogrfico voltando-se cada vez mais para o para o norte, entre outros, e por fim, finaliza: [...] Quanto ao rtulo Primeira Idade Mdia e no Antiguidade Tardia, simplesmente porque, como acabei de dizer no mais Antigidade [...] (FRANCO JNIOR, 2005: 236). Referncias Bibliogrficas AMARAL, Ronaldo. Saber e educao na Antigidade Tardia: Os Padres monsticos e eclesisticos diante da cultura greco-romana. Mirabilia. Revista Eletrnica de Histria Antiga e Medieval. v. 6, artigo 1, 2006 BROWN. Peter. O fim do mundo clssico. Lisboa: verbo, 1972 FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia. Nascimento do Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 2005.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, volume nico, Janeiro/Dezembro de 2008. ISSN: 1983-2087

FRANCO Junior, Hilrio. Por uma outra Alta Idade Mdia. In: Relaes de Poder, educao e Cultura na Antiguidade e Idade Mdia, ANDRADE FILHO, Ruy de O. (org). Santana do Parnaba: Solis, 2005. FRANCO JUNIOR, Hilrio. Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia. In: Relaes de Poder, educao e Cultura na Antiguidade e Idade Mdia, ANDRADE FILHO, Ruy de O. (org). Santana do Parnaba: Solis, 2005, p. 233 a 242. GIBBON, E. Declnio e queda do Imprio Romano. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. LE GOFF, J. "Decadncia e progresso/reao". In: ROMANO, R. (org.). Enciclopdia Einaudi; memria/histria. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984, p.335 LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Mdia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. MARROU, Henri Irne. Decadncia Romana ou Antiguidade Tardia? Lisboa, ster, 1979

Das könnte Ihnen auch gefallen